domingo, 2 de novembro de 2008

MONSTROS DO MEU JARDIM

O maridão até que anda tirando umas fotos bonitas ultimamente, então decidi colocar aqui duas que me chamaram a atenção (só essas duas primeiras são dele; as outras eu peguei do Google Images). Eu disse "chamaram a atenção"? Elas me encheram de pavor, isso sim. Ambas foram tiradas no mesmo dia e horário - ou seja, é uma invasão. O próprio maridão ficou surpreso por ter captado uma mosca olhando bem pra ele, olhos nos olhos. Pois é, essa aí é uma simples mosca caseira, mas se quisessem fazer outro filme de terror sobre o bicho (além de A Mosca e O Filho da Mosca), teriam todo o meu medo.
A outra foto parece a maior aranha caranguejeira que eu já vi na vida, mas o maridão jura que ela é do tamanho de metade da unha do dedinho dele. Talvez ele só esteja inventando isso pra acalmar meus nervos.Isso me lembra de quando cheguei a Joinville. Ou o maridão ainda não morava aqui ou tava viajando. Só sei que fui à area de serviço da minha casa à noite fechar a porta (que quase sempre fica entreaberta pros cães e gatos poderem entrar e sair), e me deparo com a maior aranha que já vi. Essa sim era uma caranguejeira. Era muito maior que a minha mão. Olha, nunca tinha visto uma aranha daquele tamanho fora do Butantã (onde eu era visitante, e não uma jararaca que morava lá - é bom esclarecer, caso o maridão esteja lendo), e fiquei bastante apavorada. Até o Hamlet e Fru (meu cão e gato na época, respectivamente) não quiseram chegar perto. E não havia a menor chance de eu e aquele mostrengo dividirmos o mesmo teto. Decidi matá-la com uma vassoura, mas achei que aquilo iria ser muito nojento. Então, antes de dar uma vassourada, joguei um caderno de jornal em cima dela (quando contei o drama pro maridão, ele só disse, sarcástico: "Edição de domingo, eu suponho"). Desnecessário dizer que não acertei aranha nenhuma. Nunca encontrei o cadáver porque, obviamente, não havia cadáver ("there is no body because there was no murder" - fala repetida várias vezes em Irmãs Diabólicas, terror antigão do De Palma).
Eu realmente não gosto de insetos. Tá, sei que aranha tecnicamente não é inseto, mas pra mim parece ser uma prima bem próxima. Eu ia dizer que a única exceção no meu repúdio é borboleta, só que penso numas tirinhas do grande Fernando Gonzalez em que ele mostra baratas e borboletas convivendo numa boa, e diz basicamente que borboletas são baratas com asas mais bonitas. Injustiça, claro. Ah, acho que não tenho nojo de vagalume. De resto, insetos não são meus amigos. Incluindo aí os pernilongos que tanto me amam.
Umas noites pra cá tem aparecido bastante sapo. Tenho uma amiga que tem total horror de sapos, pererecas, rãs e derivados. Sapo pra ela é como se fosse barata pra mim. Mas meu convívio com sapos é bastante bom. Eles po
dem ficar no jardim à vontade, comendo mosquitos, que eu não vou reclamar. Claro, não gosto quando eles entram em casa. Hum, pra falar a verdade, não tenho visitado o meu jardim à noite por causa deles. Mas também, desde quando um humano deve ir à selva à noite?
Por enquanto não dá pra reclamar. A gente voltou pra cá há três meses e até agora viu apenas uma barata em casa. Esse foi o número total de baratas que vi em Detroit, sem contar a de Wall-E. Mas não tem jeito: moramos num país tropical cheio de vantagens climáticas. A contrapartida é que existem mesmo mais insetos. De todo modo, com esses monstros à solta no meu jardim (como provam as fotos do maridão), acho que vou me esconder mais em casa esses dias.

25 comentários:

Unknown disse...

Lola, vc acredita que eu também já tirei várias fotos de moscas e outros insetos? Acho o máximo essas fotos, claro que não sou muito fã de insetos. Finalmente baixei o filme do Michael Moore, quer que made uma cópia para vc? Para finalizar, achei o vídeo da Sarah Palin no SNL em outro site, e mandei para vc por e-mail. Vc recebeu?

Anônimo disse...

Eu também sou apaixonado por fotografia, como toda a gente pode ver em www.flickr.com/photos/lcavaca prefiro outros assuntos aos insetos, mas as fotos do maridão são macros boas. Eu odeio mais répteis do que insetos (embora os insetos incomodem mais como os pernilongos). Mas afinal os repteis não servem para muita coisa não é? Eu entendo que um sapo coma os insetos..é um trabalho sujo mas alguém tem que fazê-lo...mas para que serve uma cobra? Ela come outros bichinhos é certo, como as aranhas. Mas uma aranha na sua casa definitivamente não é um convite para uma serpente aparecer. E para que serve uma barata também?

Nalu A*) disse...

Lola, eu tenho pavor de insetos, chego a ter fobia mesmo. Baratas e cigarras me fazem passar muito mal, saio de mim. Eu acho isso horrível, mas não consegui superar ainda. Abraços

Masegui disse...

Eu não gosto de insetos. Até consigo conviver com eles, se eles não me incomodarem, mas não é o caso. Mosquitos e pernilongos eu abomino, mas até que tolero os pernilongos daqui, que são amadores. Oe de Valadares eram profissionais e era preciso uma força-tarefa para combate-los. Basta dizer que se você passasse da hora eles iam te buscar na rua...
Quanto aos anfíbios, bem, já cacei muita rã quando era menino... adorava... carne muito boa, parece carne de frango. Sapos... não simpatizo muito com eles, embora não os deteste. Perereca... bem... adoro!

Júlio César disse...

Eu simpatizo bastante com alguns desses seres. Lagartixas e rãs são os mais comuns aqui em casa e convivo em harmonia com eles. Também gosto de aracnídeos, o problema é que não sei lidar com eles. Há alguns dias, apareceu no meu quarto um escorpião gigante (um dos maiores que já vi pessoalmente). Minha consciência de proteção aos animais se extende também aos escorpiões. Como eu nunca passei por um treinamento para capturar estes bichos, é a minha vida ou a dele. Ele sempre acaba morrendo mas eu juro que preferia entregá-lo vivo ao IBAMA, por exemplo (tem uma sede bem próximo de onde moro). Já as baratas, eu abomino. Morram todas.

Anônimo disse...

Eu tenho horror a inseto. Horror, horror. Uma vez eu me tranquei do lado de fora de casa aqui em Jersey (não essa casa que moramos agora), meio do outono, um frio considerável e eu de camisola. Meu pânico não era morrer de exposição aos elementos, mas sim morrer de susto com a quantidade avassaladora de bichos voadores enormes, cheios de antenas e pernas, voando e correndo na minha direção e batendo na minha cara, atraídos pelos meujs 36 graus centígrados. Traumatizante.

Também adoro tirar fotos de insetos e admirá-los (muitos são lindos), mas mantendo a distância.

Liris Tribuzzi disse...

O maridão já tem uma ocupação se não achar aulas de xadrez. hehehe. Ficarem bem legais, mas é eu não colocariam em porta retrato algum na minha casa!

Liris Tribuzzi disse...

[Totalmente off] Olha onde ue vou jogar: http://www.viradaesportivasp.com.br/pg_eventos_desafio_mequinho.html!
xD

Ju Ribeiro disse...

lolinha, hj vi "rock'n'rolla", do guy ritchie. sabe que eu gostei? dele, eu só gostava do "snatch".

lembrei de vc porque além de casaizinhos tagarelas, teve uma dona que atendeu o telefone no meio da sessão (sério, o toque era tão alto que eu pensei que fosse o meu telefone) e pior, ficou conversando um tempão. que vontade de voar no pescoço!

Anônimo disse...

Acho que todo mundo tem uma história com aranhas (ou outros insetos, sejam eles insetos ou não).
a minha acteceu na primeira vez que eu fui visitar meus sogros - nointeriordointerior. Primeira noite, todos já estavam dormindo, meu namorado e eu se preparando para deitar tmbém. Ele foi no banheiro e eu fiquei esperando no quarto a minha vez. Sentada na cama, vejo no corredor algo preto, cabeludo, com várias patas e grande. Muito grande. A maior aranha que eu já tinha visto! Pensei: se eu ficar nesse quarto, ela vai entrar e me encurralar. Tenho que sair daqui. Ela começou a andar devagarinho pelo rodapé, eu de olho nela, até que ela parou mais longe de mim. Foi a minha deixa. Corri até o banheiro e berrei (bem baixo, pra não acordar a sogra e o sogro) "tem uma aranha gigante ali!". O desfecho foi melhor que o que você narrou, pois a aranha que eu vi ganhou uma vassourada e foi pra rua, manca. No dia seguinte, minha sogra falou que fazia tempo que nao aparecia uma dessas por lá.

O mais irônico é que na última vez que eu estive na casa deles eu encontrei outra.

Lola, parabéns pelo blog! É ótimo! Um beijo da Aline!

Anônimo disse...

Lola convido o seu maridão para que juntos façamos uma exposição de fotos. Tenho uma que fiz onde
um louva-a-deus me olha nos olhos e se posiciona para me dar um esquerdo no meio da testa, coisa mais lindinha. É sério,
descobri que ele é um grande predador embora morra apos o ato de amar. Cliquei tambem uma destas borboletas imensas que são chamadas
de bruxas, e fiz uma da tal aranha-frade. Ontem cliquei um ovo de anum que eu desconhecia ele é todo pigmentado de um tom de verde magnífico.Fiquei muito chateada porque após uma chuvarada encontrei um sapo IMENSO e eu estava sem a câmera. Ah e tem uma foto que fiz dos filhinhos da Coruja buraqueira aqui nos cômoros da praia. Vc por favor mostre minha fotos ao seu marido.
Abraço da Fatima.
Vai em e-mail pra vc. A mosca tá lindona eheheheheheh, Bj da Fatima de Laguna.

Giovanni Gouveia disse...

Lembro que uma vez eu estava num quarto e vi uma lagartixa linda, toda listradinha, não tive dúvidas, cliquei, masinha máquina não tinha zoom...

O nome dessa aranha, por estas bandas, é "pega-mosca"...

Babs disse...

Linda foto! Parece profissional!
Não gosto de insetos, mas pavor eu não tenho. Morro de nojo mas vou lá e mato, acabo logo com isso. Litaralmente...
Bjs

lola aronovich disse...

Clau, ah, quero sim, manda uma cópia, se puder. O negócio com o vídeo da Sarah Palin veio sem nenhuma palavrinha no email. Eu não sabia o que era, então deletei.


Cavaca, pois é, muitas vezes eu me pego pensando na inutilidade de alguns bichos, principalmente os asquerosos. Mas outro dia li que até baratas e ratos são necessários pro equilíbrio do meio ambiente! Eu não sei... Realmente adoraria viver num mundo sem baratas!

lola aronovich disse...

Nalu, cigarras tb, tadinhas? Quer dizer, de perto todo inseto é horrível. Vai que eles também nos acham monstruosos... e gigantes!


Mario Sergio, há há, os pernilongos daí são amadores?! Os daqui de Joinville são bem profissionais, eu acho. Eca, nunca vou comer carne de réptil. Nem que eu estiver ilhada e minha sobrevivência depender disso.

lola aronovich disse...

Júlio, é com, lagartixa eu não tenho grandes problemas. Não gosto quando elas ficam no meu quarto, lógico, mas na sala eu até suporto. Não que elas tenham muita chance por aqui, com um gato louco à solta... Eu tava pensando no seu comentário: acho que nunca vi um escorpião na vida (fora do Butantã). Ainda bem!


Lolla, sério que os insetos foram atraídos pelo seu calor? Que idéia apavorante! Ah, vc deve ter fotos lindas de tudo quanto é coisa no mundo... incluindo insetos.

lola aronovich disse...

Li, legais essas fotos, né? Até que enfim ele tira alguma que preste!
Jura, Li? Vc vai ser uma das 20 contra o Mequinho? Que demais! Depois conta tudo, tá?


Ju R, acho que até agora só vi mesmo Snatch do Guy Ritchie. E lembro de ter gostado mais ou menos. Só. Não lembro de mais nada no filme. Eu tô meio obcecada pelo Guy no momento porque li que ele, quando se casou com a Madonna, já tinha 25 milhões de libras! Pô, cineasta ganha tão bem assim? Uau! Quanto a esse pessoal que teima em falar no cinema, nem sei o que fazer.

lola aronovich disse...

Aline, bem-vinda ao meu bloguinho! Ó, gente, pra quem não sabe, a Aline é uma grande artista de Floripa. E seu nome é tão artístico também! Eu gosto.
Que história de terror essa que vc conta, Aline. Às vezes eu tento ser racional e penso: Eu sou MUITO maior que esse bicho, ele deve estar com mais medo ainda de mim que eu dele, então controle-se, Lolinha. Mas não funciona assim. Não sei, não pode ser algo instintivo a gente ter pavor de barata. É da nossa educação, né? Abração pra vc, pro Emílio, pra Camila e pra sua xará. Apareçam!


Fá, acho que nem recebi essas suas fotos. Ou senão passei por uns dias tão alucinados que nem notei. Anum? Eu nem sei o que é isso! Manda as fotos de novo que eu mostro pra ele.

lola aronovich disse...

Gio, como assim? A aranha que eu narrei tem outro nome, além de caranguejeira? Acho legal um bicho que pega mosca, porque odeio mosca.


Babs, ah, queria ter sua coragem. Eu fico meio paralisada ao ver um inseto. E deixo o serviço sujo pro maridão. Sei que os ecologistas dizem que não devemos matar nem um ser vivo, mas tem alguns bichos nojentos que eu não aceito na minha casa.

Vitor Ferreira disse...

Imagine por aqui no nordeste o que não tem desses bichos... Já pelos anfíbios eu tenho simpatia.

Samara L. disse...

Baratas.
Tudo menos baratas.
Ratos, mas não baratas.
Fujo se tiver baratas.
Me demito.
Me divorcio.
Faço o que for.

O D E I O B A R A T A S ! ! !

Liris Tribuzzi disse...

Viu só como eu sou pop, Lola! Huahuahuahuah

Vou fazer figuração por lá dia 16. Com sorte, eu duro uns 15 minutos...

lola aronovich disse...

Como assim, Vitor? Explica melhor esse seu comentário enigmático. Vc tá querendo me demover da idéia de viver aí no nordeste?! Aí tem mais barata que aqui no Sul, por exemplo?


Samara, sem dúvida: se houver uma olimpíada pra escolher o bicho mais nojento, barata ganha.

lola aronovich disse...

Ah, Li, vai durar bem mais que 15 minutos. Até porque simultânea com 20 pessoas leva algumas horas. Eu participei de uma há muitos anos, quando o Giovanni Vescovi tinha 12 anos, eu acho. Foi muito legal. Eu perdi um cavalo logo na abertura e aí decidi partir pro tudo ou nada. Não tinha nada a perder mesmo, então passei a atacar e dei um trabalhão. Óbvio que ele se defendeu muitíssimo bem e virou a posição, e aí disse “Ufa!”. Fui a que dei mais trabalho pra ele! Faz isso com o Mequinho por mim. E depois conta tudo.

Vitor Ferreira disse...

Poia eh Lola. Eu nao sei se ai no sul tem mais barata que aqui, mas aqui tem um monte! Tem barata, moscas, grilos, cigarras, vespas, abelhas, escorpiao, barbeiro, percevejo (ate mijada do miseravel eu ja levei) e tudo mais. Eh o reduto dos insetos e aracnideos. Quando eu morava em casa, encontrava bicho que eu nem sabia o que era. Mas por incrivel que pareca, o lugar que eu mais vi barata na vida, foi no Hawaii! Nunca vi nada igual. Mas pelo menos la nao ha nenhum animal venenoso.