quinta-feira, 6 de novembro de 2008

O ÚNICO

Esta imagem de todos os presidentes americanos e o 44o, o Obama, me lembrou da primeira eleição do Lula (aliás, tem muita coisa na vitória do Obama que me lembra o Lula em 2002). Eu dava aula pra pior turma de adolescentes que já peguei. Sempre tive uma ótima relação com meus aluninhos, mas esses eram todos chatos e, influenciados pelos pais ricos, totalmente de direita. Nojentinhos. Ficaram revoltados quando o Lula ganhou, porque odiavam tudo que era pobre. E um dia, antes da posse, levaram um exemplar da Veja que tinha saído detalhando a profissão de cada um dos 35 presidentes do Brasil. Eles liam pra mim em voz alta: advogado, engenheiro, sociólogo... E quando chegavam no Lula, morriam de rir ao pronunciar "torneiro mecânico". Maior deboche, como se um torneiro mecânico não merecesse ser presidente, e como se todos os "doutores" que tínhamos tido até então houvessem construído uma nação justa.
É uma questão de ponto de vista. Eu olhava praquelas profissões todas e sentia o maior orgulho que, finalmente, tínhamos um operário na presidência. Pros meus aluninhos, aquilo era ultrajante. Agora eu olho pro único negro num mar de brancos e sinto grande alegria. Mas pode ter certeza que tem gente debochando disso.
E, óbvio, espero que em 2010 a gente repita essa imagem, desta vez com a Dilma pra fugir do padrão dominante.

30 comentários:

Raiza disse...

Eu também espero que em 2010 tenhamos a Dilma =]

Babs disse...

O legal dessa charge é que não apenas o Obama é o único negro, ele é o que tem o sorriso mais aberto e simpático.
Eu fico pensando o que o Obama não deve estar sendo na cabeça de milhares de meninos negros, talvez bem pobres e que não tem muitas expectativas. É um modelo bem legal, faz bem para a auto estima imaginar que pode-se chegar lá, que não é impossível.
Bj

Anônimo disse...

Babs, acho que não só dos negros mas também de todas as outras minorias. E muitas mulheres que apostavam numa mulher para presidente acho que se sentem mais satisfeitas com um Negro que tem pensamentos mais liberais. Obama está atualizado com as questões do hoje.
As pessoas que reclamam da cobertura dada as eleições americanas devem saber que não só apenas no Brasil está sendo assim mas em todo o mundo. Acho que é o maior acontecimento histórico desde 11 de setembro, só que muito positivo. Eu até comprei o whashington post com a manchete Obama Makes History e pendurei na parede. Não só os Americanos estão contagiados com essas mudanças mas o planeta todo. Quantos post a Lola já não fez sobre esse assunto também? Não é? Bem o mal eles interferem com as nossas vidas.

Anônimo disse...

Olha lá, e que prova de Democracia mais libertadora do que milhões de pessoas escolherem um lider que é torneiro mecânico. O que há de errado nisso? As pessoas são julgadas pelas suas profissões e é isso? Uma camareira não pode ser atriz..um operário não pode ser escritor...esse tipo de história é o que dá mais fôlego as esperanças de muita gente. Aquele que vence nas piores circunstâncias! Nós somos uma País onde qualquer um pode ser presidente, e quando Lula foi eleito a população também estava contagiada com a vontade de mudar e sabia que poderia contar com ele.
Algumas coisas me perturbaram no decorrer da presidencia do Lula, coisas das quais ele deveriam ter se prevenido melhor. Mas no geral as coisas estão muito bem.
Eu já convivi muito com esse tipo de pessoa no colégio...que te olhavam de soslaio porque vinham até a escola no carro do papai e tinham esplendidas condições de vida e se achavam humanos melhores que você (que vinha para a escola, no meu caso, numa monareta (marca de bicicleta antiga) laranja cujo pai gastou metade do salário para te fazer feliz. E me deixou feliz! O pior é que muitas vezes essas crianças levam essa arrogância para a vida adulta.

Anônimo disse...

e por consequência acabam sendo de direita.

Anônimo disse...

Oii!
O fato de Obama ser negro pra mim é apenas a cobertura de chocolate do sorvete da minha comemoração. Fiquei feliz por ele ter sido eleito, me parece que dentro das opções possíveis era de longe a melhor. São as propostas e promessas dele que me interessam mais, as idéias renovadas em relação ao governo anterior. Mas como sou mega-pé-atrás com a política dos EUA não tenho espectativas muito ingênuas, mas gostaria de me surpreender. Neste caso me decepcionar seria bom, hehe. Acredito que "pior não pode ficar" tendo ele sido o eleito e não o seu opositor.

E o cara ser negro é um adicional muitooo bem-vindo num mundo cheio de preconceitos e discriminações. Sou bem "branquela" e muitas pessoas ficam chocadas comigo quando falo que no cadastro de intenção de adoção de uma criança que eu e meu marido temos não fizemos nenhuma específicação quanto a cor. Sempre tem alguém que pergunta se isso quer dizer que pode ser uma criança loira ou morena... E eu sempre de novo preciso dizer que pode ser loira, morena, negra, india, asiática, que a cor não vai fazer nenhuma criança ser mais ou menos minha filha/o.

Bjsss
Taia

Babs disse...

Cavaca,

Certamente que ser mulher não basta. Não trocaria o Obama nem por um milhão de Saras Palins...
Mas é uma mudança empolgante mesmo, não é?
Ontem eu tentei explicar para os meninos aqui em casa que foi um dia histórico.

Em relação ao Lula, penso que a "elite" (a classe média e alta amedrontada) não o perdoa não apenas por não ter tido instrução.
Ser nordestino, ter sido pobre, e ter sido trabalhador tudo isso cheira a pecado numa sociedade onde o chique é ser carioca ou paulista e não trabalhar.

Eu não vejo a menor graça no tanto de piada que existe sobre o dedo dele, por exemplo.
Para mim isso já dá uma tese de antropologia : porque tantas pessoas na sociedade brasileira acham jocoso alguém perder o dedo trabalhando e ter que continuar a trabalhar por medo de ser demitido. Ha... Ha... E por aí vai.

E acho tosco quando vejo alguém chamando o Lula de "molusco" ou "sapo barbudo". Tosco, infantil e ridículo.

Mas o que dizer, depois que eu fui vitima de ataques de neo nazistas e de "TFP" pelo orkut eu acredito em qualquer podridão...

Babs disse...

Olha que legal:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/11/081106_obamanomes_mp.shtml

É a questão, Obama querendo ou não mudou um paradigma.
Agora o mundo todo pensa que também "can"!

Leo Cordeiro disse...

Eu torci pelo Obama, e fiquei feliz com a vitória dele e votei no Lula também, hehe. Esse tipo de coisa, divisão de raça, classe social... enfim. Insiste em continuar gerações por gerações.
Sou instrutor de Yôga e a maioria dos alunos são de classe alta, outro dia tava um senhor conversando com uma jovem e a pergunta que surgiu dele foi: De que família você é?
Acho isso o cúmulo.

Voz no Deserto disse...

hull.. essa dos EUA foi fuerte mesmo..

nem me fale. eu tava cansada da nojeira aqui de joinville... mas graças a Deus esse ano deu PT!!! hohoho

bjo

lola aronovich disse...

Princesa, tomara mesmo. Vamos ver. Se pelo menos a maior parte das mulheres votasse nela, ela seria eleita.


Babs, é, o Obama é bonitão, dependendo do ângulo (às vezes tem orelhas de abano). Sem dúvida o sorriso dele é bonito. Mas eu amo mesmo é a cor. Black is beautiful! Não tem como comparar com a minha meio amarela aqui, ou com a branca/rosa do maridão.
Espero mesmo que o Obama sirva de exemplo pra milhões de meninos negros nos EUA e em todo o mundo. A gente que é branca se esquece que existem pouquíssimos ídolos negros, porque a mídia é toda branca. Auto-estima é super importante pra todo mundo, ainda mais pra uma criança.

lola aronovich disse...

Cavaca, quanto a isso não tenho certeza - de que todas as minorias se sintam representadas pelo Obama. Por mais que eu goste dele e esteja feliz com sua vitória, eu acho que já passou da hora de ter uma mulher num cargo desses. Mas, sem dúvida, o Obama está muito mais antenado com questões feministas que o McCain ou a Sarah Palin. É um fato muito importante mesmo a vitória do Obama. Espero que vc esteja gostando dos posts, porque vem pelo menos mais dois aí...
Sobre eleger um torneiro mecânico - exatamente, Cavaca. Dá raiva que só membros da elite sejam eleitos. Não é coincidência que todos sejam brancos, homens e ricos. Variedade é bom!
Acho muito difícil que essas crianças que vc descreve (e esses meus aluninhos) tornem-se menos esnobes. Eles nascem em berço de ouro e aprendem que MERECERAM nascer assim. O problema é que vc passa a achar que as outras pessoas MERECEM ser pobres. É muita arrogância mesmo. É sim o pensamento da direita, esse “sense of entitlement”. São pessoas que vivem muito mal em sociedade, porque acham que tudo é uma eterna competição, com perdedores e vencedores bem definidos. O Lula será sempre um loser pra essa gente. Não importa ele ter se tornado presidente do seu país e ser reeleito e ser admirado no mundo todo. É um loser porque nasceu pobre e no lugar errado (nordeste, eca).

lola aronovich disse...

Taia, hum, cobertura de chocolate... Não fala essas coisas que eu fico carente! Mas é isso, o Obama ser negro é apenas uma vantagem a mais. E concordo, é um adicional ótimo, porque os EUA - e o mundo - seguem sendo racistas. Tomara que o Obama faça um bom governo e, de quebra, ajude a diminuir o racismo. Que legal que vc e seu marido não especificaram cor na criança que querem adotar. É um problema muito sério pras crianças negras e mais velhas, já que a maior parte dos casais quer bebês brancos. Se eu adotasse alguém, não iria dar a mínima pra cor. E agora, Taia, em que estágio está a adoção?


Babs, que ótimo ponto vc faz sobre o dedo a menos do Lula! É, tem toda uma classe que fica indignada pelo Lula ter um dedo a menos. É gente que, como eu, nunca pisou numa fábrica, não faz trabalho manual. Só que, ao contrário de mim, acha ultrajante quem tenha essas profissões. Quer dizer, claro que alguém pode ser operário, mas desde que ele fique bem quietinho e não queira nunca ser político. Porque política tá reservada pra elite. Mas a gente já ouviu tudo sobre o dedo do Lula, né? Até que ele CORTOU o dedo de propósito pra não ter mais que trabalhar. É um ódio declarado contra as classes mais baixa e também por qualquer tipo de reivindicação dessas classes. Odeiam o Lula não só por ele ter sido operário, mas sindicalista. Sindicalista é aquele que não gosta de trabalhar e fica tentando roubar os patrões, aqueles seres tão bonzinhos...
Ah, acho o máximo que tenha sido feriado no Quênia. Espero que a vitória do Oama seja uma influência positiva pra todos os africanos.

lola aronovich disse...

Leo, ai, ui! “De que família vc é?” - felizmente, esse é o tipo de pergunta que nunca me fizeram! Eu acho essas aristocracias ridículas. Não tenho respeito algum.


Voz, que bom que deu Carlito em Joinville. No artigo que escrevi hoje pro jornal, e acho que será publicado amanhã (domingo aqui no blog), eu falo um tiquinho disso no final. Porque fico p da vida quando dizem “Ai, que lindo as pessoas comemorarem a eleição de um político! É uma raridade! Só nos EUA mesmo!”. Vão pastar, né?

Anônimo disse...

...Mas afinal o Lula é pobre...?

E o botox?

kelly marciano disse...

estou esperando o melhor, mas me preparando para o pior. fiquei muito feliz com a vitória do obama, mas não sei o quanto é mesmo possível mudar. ok, não ando muito esperançosa, é a tpm.
agora quanto ao brasil, e a classe dominante brasileira, cada vez me desespero mais. a total falta de cultura, iniciativa e qualquer vontade de entender o mundo das pessoas que tiveram todas as oportunidades que o dinheiro pode comprar. e não é um discurso amargo, eu não posso reclamar, tive todas as oportunidades e espero ter sabido aproveita-las. já meu irmão, como a maioria das pessoas que cresceram comigo, acham uma vergonha trabalhar e não conseguem ver a dignidade de qualquer emprego que não seja em uma sala envidraçada, na torre de uma multinacional.
me desculpe pelo mau humor, como já disse, deve ser a tpm.

Anônimo disse...

Relendo agora o post e tb os comentários, não consegui deixar de pensar que seria ótimo se daqui há alguns anos a Lola fosse obrigada a pensar que "errou" ao colocar como Título do post "o único"... Tomara que em breve esse título precise ser mudado para "o primeiro!"

E respondendo sobre o processo de adoção, ele está indo... (não me pergunte para onde, hehe). A habilitação é no RS, do tempo em que morávamos lá. Sabemos que somos um dos primeiros casais da fila que tb aceita menino e independente da cor. Então pode ser para amanhã, como pode demorar bastante ainda. É uma gravidez longaaa, mas muito emocionante.

Unknown disse...

Se tivermos uma mulher como presidente, não sei nem oq faço. Acho que ficaria atordoada, em estado de êxtase total e demoraria um tempo para acreditar que fosse verdade.

JAM disse...

como negra, como nordestina, como mulher...feliz! com lula, com obama e oxalá com a Dilma! vamos sim romper os padroes dominantes. Tá na hora de mudar.

sou parte de uma família pobre, mas tivemos a oportunidade de estudar. isso fez uma grande diferença em nossas vidas...fico maravilhada com o lula, que nao teve a mesma oportunidade, estar lá.

força para nós. que consigamos fazer a mudança!

Giovanni Gouveia disse...

A eleição de Barack Obama quebrou dois tabus na "maior democracia do mundo":
De pele negra, traz consigo o sonho de Martin Luther King, de não distinção de várias etnias que fazem os EUA.
Mas Barack Obama não herda, diretamente, a tradição dos ex escravos dos EUA, pois ele é filho de Africano, portanto filho de imigrante (ainda que legal e temporário) oriundo do terceiro mundo...

João Neto disse...

Lola:

Você acha que falar dos seus antigos alunos dizendo "meus aluninhos, mas esses eram todos chatos e, influenciados pelos pais ricos, totalmente de direita. Nojentinhos" é uma coisa legal?

Parece coisa minha, mas dito por você.

Anônimo disse...

Nossa, eu vi essa charge na Lolla Moon e achei maravilhosa.
Porém, preciso dizer uma coisa.
Não vejo nada demais no fato de Obama ser negro. Isso não deveria importar, nem para votar contra, muito menos a favor.
Só o fato da cor dele ser um diferencial ou motivo para comemoração (ou crítica) é prova de que o mundo não mudou muita coisa no que diz respeito ao racismo.
Enfim... Apenas estou sendo chata.
Como sempre.☺

Anônimo disse...

"Espero que o Obama acabe com essa necessidade de heróis americanos" LOLA adorei isto!
Aqui estamos fazendo a edição natalina da revista Balaio
das Letras e preciso entrevistar um papai noel(um bancário aposentado que se veste de papai noel), e quero fazer uma pergunta que envolve Obama.
Vim aqui para me inspirar. Li uma matéria sua no A Notícia. Gostei muito dos seus posts e dos comentários dos leitores.
Abraço da Fatima/Laguna

lola aronovich disse...

Guta, o Lula não é pobre hoje. Seria ilógico esperar que o Lula fosse pobre hoje, com o salário que recebe um presidente (aliás, qualquer político recebe altos salários, principalmente se comparado com a média da população). Nem como torneiro mecânico ele era pobre. Tava mais pra classe média baixa. Metalúrgico é classe média. Mas é inegável que sua origem é de menino pobre. E que botox, Guta? O que isso tem a ver com qualquer coisa? Só pessoas ricas colocam botox? O Serra e o FCH não fizeram plástica também na região dos olhos?


Kelly, ah, mais esperança, vamos! Olha, acho que pior que o Bush é impossível. Mas a crise tá braba, então o que o Obama vai conseguir fazer é bem limitado. Sobre isso que vc fala das pessoas não quererem trabalhar, não é só no Brasil. Nos EUA também é assim! As pessoas querem enriquecer, ganhar na loteria, ficar ricas rapidamente. É estranho. Na época em que eu era adolescente acho que muita gente ainda gostava de trabalhar. Hoje, é bem raro encontrar alguém. Não sei porquê. Acho que é, em parte, porque as pessoas se deram conta que quase ninguém fica rico trabalhando. E porque o trabalho tá cada vez mais competitivo e estafante. Isso de que “o trabalho dignifica o homem” passou. O pessoal trabalha porque precisa mesmo. Eu gosto de trabalhar, sempre gostei, adoro dar aula. Mas acho que, se eu tivesse dinheiro pra me sustentar sem trabalhar pro resto da vida, why not? (claro que escrever o blog e pro jornal também é trabalho...).

lola aronovich disse...

Taia, é, o título não tá bom. Pensei nisso. E espero que seja o primeiro de muitos. Mas é o único até agora, assim como o Lula. Ah, vc morava no RS? E agora tá em SC, é isso? Não pode fazer habilitação em mais de um estado? E ir até um orfanato e encontrar uma criança lá? Conheço algumas pessoas que fizeram isso. Aproveitando: li um dia que tem idade máxima pros pais adotarem. Vc sabe algo sobre isso?


Elyana, é, eu também. Mas não pode ser qualquer mulher, né? Ter uma Roseane Sarney, uma Angela Amin, uma Yeda Crusius, não adianta nada. Tem que ser uma mulher de esquerda pra mim. E de preferência de um partido que tenha estrutura pra governar, o que, por enquanto, exclui o PSOL.

lola aronovich disse...

Jamine, que legal ouvir o seu depoimento! Realmente, nessas horas as vitórias do Lula e Obama devem ter tido ainda mais significado pra vc.


Gio, pois é. Tem monte de gente da direita dizendo que nem americano ele é e, portanto, não poderia concorrer a presidente americano. Dizem que ele nasceu no Quênia, como o pai. Olha, pra ser honesta, mais incrível ainda que ele tenha sido eleito é um cara com o nome dele ter sido eleito! Com todo o preconceito que há contra muçulmanos nos EUA... Ele é cristão, mas por si só esse nome já soa tão suspeito pra tanta gente (que o trata pelo nome do meio, Hussein).

lola aronovich disse...

João, “parece coisa minha, mas dito pro vc” foi uma admissão que às vezes você não é muito polido? Não, eu concordo que não é legal falar mal dos meus aluninhos. Mas com ressalvas. 1) O termo “meus aluninhos” não é nada pejorativo. Eu sempre falo dos meus adolescentes como aluninhos. É uma forma de carinho. O diminutivo não é ofensivo. Pode me chamar de Lolinha, que eu gosto. 2) Esses aluninhos em particular não eram nojentinhos só por serem ricos e de direita. Quase todos os meus grupos de adolescentes eram ricos e de direita, e no entanto a gente se dava maravilhosamente bem e se divertia muito. Mas esse grupo em particular era um tédio. Era um grupo pequeno, de 4 ou 5 alunos, não lembro (faz mais de 5, 6 anos), e eles eram chaaatos. Sabe o tipo de aluno que vc pergunta “O que vc mais gosta de fazer?”, e ele responde “dormir”? Eles eram muito desinteressados com a vida. No final do semestre meu relacionamento com eles evoluiu bastante, mas certamente foi o grupo de adolescentes que eu menos gostei. 3) E muitas das coisas que eles diziam eu só poderia classificar como nojentinhas. Preconceito racial, de classe, machismo, homofobia, tudo que vc puder imaginar! Mais pro meio do semestre comecei a suspeitar que eles só falavam algumas coisas pra me deixar de cabelo em pé, pra me horrorizar mesmo. Pra me provocar.

lola aronovich disse...

Ollie, eu vi essa charge na Lolla depois de escrever o post (que foi anteontem). Nem teria escrito se não tivesse pensado nesse paralelo com o Lula. Gosto da charge. Vi na Lolla que tem gente que a acha (a charge) racista. Não vejo como. Ah sim, só se for racista contra os brancos...
Tô de saco cheio de ouvir americano de direita falando que a vitória do Obama foi racista, porque se fala tanto da cor, porque 95% dos negros votaram nele... É uma inversão ridícula do que é racismo.
Ollie, se fosse algo corriqueiro eleger políticos negros e mulheres, realmente seria estúpido falar tanto na bela cor do Obama. Como não é, isso se torna um marco, sim. Não dá pra fechar os olhos e fingir que todos que são eleitos não são sempre os mesmos. Sempre pertencentes ao mesmo padrão dominante. Qualquer ruptura merece ser comemorada sim.


Fátima, edição natalina? Entrevistar aposentado vestido de papai noel? Pois é, taí uma coisa que a gente NÃO deveria copiar dos States. Papai Noel! Neve em clima tropical. Tadinho dos velhinhos que precisam se vestir com essas roupas em pleno verão. Mas espero que vc tenha se inspirado um tiquinho depois de passar por aqui. Ah, a matéria do jornal que saiu ontem eu vou colocar aqui na íntegra (porque ficou tão grande que até o jornal teve que cortar um pouco) amanhã. Abração!

Anônimo disse...

Lola vamulá:
A)o Brasil não copiou o papai noel dos USA, concordo ter sido via cultura norte americana.
B)O tal escolhido que será entrevistado, é uma figura ímpar
por ser culto, por vestir-se não apenas de papai noel, mas de outras
personagens muito interessantes tambem, em outras festas da nossa cultura, inclusive a açoriana.
C)Uma edição natalina sim, porque estaremos levando contos, crônicas e poemas para a praça no estande da Associção Comercial.
D)Conforme vc vê eu não concordo com todas as suas colocações e pra finalizar: inspirei-me de forma excelente aqui no seu blog. O adjetivo aposentado não deve caracterizar negativamente a iniciativa particular e disinteressada de um homem com alto espírito de cidadnia e comunidade como este que entrevistaremos. Bj da Fatima.

lola aronovich disse...

Querida Fátima, não quis criticar a sua revista ou a sua escolha por entrevistar o papai noel! Eu nem conheço o sujeito. Tenho certeza que, se vc vai entrevistá-lo, é porque ele tem muita coisa interessante a dizer. E eu também não usei o adjetivo “aposentado”. Inclusive, até usei como substantivo. E pra mim não tem sentido pejorativo. Eu quero mais é me aposentar eu também! Outra coisa: eu coloquei "edição natalina" mais como surpresa minha, porque ainda não acredito que a gente tá quase em dezembro. Parece surreal isso que o Natal já tá quase aí. Desculpe se me expressei mal, não quis ofender sua iniciativa. Só critiquei o costume brasileiro (e, imagino, de outros países tropicais também) de fazer pobres homens vestirem roupas pesadas de papai noel como se a gente estivesse numa terra com neve! Essas pobres almas têm toda a minha solidariedade, pode acreditar. Abração!
Ah, e pode concordar sempre com o que eu escrevo que eu não me ofendo!