domingo, 30 de novembro de 2008

ESTRIGIFORME É A MÃE!

Minha querida leitora Fátima, de Laguna, mais ao sul de Santa Catarina (uma cidade que milagrosamente foi poupada das enchentes), me enviou hoje esta foto que ela tirou de uma coruja na praia. Linda, né? Eu amo corujas. Quando estive num sítio em SP, faz dois anos, vimos várias dessas corujas buraqueiras, embora nenhuma tão bonita quanto a da Fá. Essas corujas são minhas amigas inclusive por serem exímias caçadoras de ratos. Um dos motivos por eu ser tão apaixonada por essas aves é que elas são idênticas a minha gata Blanche, só que com penas. A cara de tédio, às vezes, ou de “você é muito burra mesmo, Lolinha”, é a mesma! Mas o maridão diz que as corujas só são parecidas com a Blanche quando ela está de mau humor. De todo modo, o que ele entende de corujas? Nada! Eu chutei que devem existir dezenas de espécies corujais; ele disse que só conhece duas. Abri a Wikipedia pra poder dar uma informação abalizada pra você, mas a primeira coisa que eles dizem é que a coruja é uma ave estrigiforme. E eles ainda andam pedindo doações! Uma enciclopédia que ofende assim minhas amiguinhas não verá um centavo meu!

36 comentários:

Daniel Pearl Bezerra disse...

Minha querida LOLA, o endereço da primeira matéria:
http://dilma13.blogspot.com/2008/11/o-blog-dilma-presidente-13-busca.html

Daniel Pearl Bezerra disse...

LOLA, o links da segunda matéria: http://dilma13.blogspot.com/2008/11/conhea-um-pouco-do-passado-de-dilma.html

Daniel Pearl Bezerra disse...

Lola, agora ficou legal?

lola aronovich disse...

Muito obrigada, Daniel! Já anotei tudo e agora posso linkar.

Tina Lopes disse...

Na casícula de praia da minha mãe, no litoral do Paraná (chuva), temos várias dessas. No verão passado (chuva) levamos a Mimi, e ela sumiu por um dia e uma noite inteiros. Pensamos que ela tivesse sido comida por uma coruja - elas caçam, sabia? Minha mãe já viu uma dar um rasante no que ela chama de preá - e eu chamo de ratão do banhado. Mas a Mimi estava sã e salva dentro do espaço do motor do carro de um tio, que tinha ido nos visitar.

Anônimo disse...

Nossa! Eu tive que procurar no dicionário o significado da palavra "estrigiforme".
Meu Deus, que coisa. ☺

Anônimo disse...

Hhahahahah que legal Lola!
A corujinha aí me deu sorte!
Alé de vc tê-la publicado, o que me deixou bem feliz, recebi há pouco o convite para inaugurar a GALERIA de fotos de um site que minha amiga vai lançar nos próximos dias, ueeebbbbaaaaaaaaa!
Vivam as corujas buraqueiras!
E então vamos explicar o que é um estrigiforme: "Família de aves noturnas, com o dedo médio mais comprido que o dedo interior. Em sua maioria, têm penachos na cabeça que lembram pequenas orelhas, plumagem mole, e alimentam-se de pequenos vertebrados e artrópodes. São os mochos, corujas e caburés."
Genteeee a natureza é a coisa mais linda do mundo né? E os filhinhos da coruja são os bebês mais lindossssssss. Ela que o diga...eheheheheh

lola aronovich disse...

Tina, eu já vi um filme, não sei qual, em que uma ave de rapina passa num muro e pega um GATO e sai voando. Fiquei horrorizada. Mas acho que coruja não é grande o suficiente pra pegar um gato. Bom, gatos somem de vez em quando, é o jeito deles. A gente odeia, mas...


Ollie, tudo que preciso saber é que é um tipo de ave. Deve ser meio ave de rapina, suponho?

lola aronovich disse...

Ah, que bom que vc gostou, Fá! Nem deu tempo de pedir sua autorização, mas sabia que vc não iria se opor. Filhote de coruja eu nunca vi! Queria muito ver. Que final de semana hiper agitado o seu, hein? Obrigada por explicar o que é um estrigi... esse palavrão aí. Mas já descobriu quantas espécies de corujas existem? Dúzias, né?

Anônimo disse...

Lola, exato. Ahahahah...
Também tem alguma coisa relacionada ao fato da coruja ter o dedo médio de suas patas mais longo que os outros. Aquelas descrições técnicas relacionadas a ordem de classificação entre os animais, etc. No caso, "aves de rapina".
PS: Adoro corujas. Elas comem ratos e só isso já é motivo suficiente para eu simpatizar com elas. Também gosto do canto lúgubre e assustador. No interior de SP (zonas rurais) as pessoas sempre temem que uma coruja cante em seu telhado ou na cumeeira de suas casas. Dizem que o canto delas anunciam a morte de alguém naquela residência. ☺

Andrea disse...

Ao lado do apartamento de praia que meus pais tem nos Ingleses há um terreno baldio. Todo fim de ano lá estão elas fazendo ninhos e dando o ar da graça com vários filhotinhos. Minha mae as adora e superproteje. Ai dos muleques que soltam por ali mexerem com as corujinhas. Ela solta o verbo!!! As mamães corujas tb sao superprotetoras, gritam um monte e atacam que chega perto dos ninhos.

Qto a comparação com a Blanche, fico cada vez mais interessada em conhecê-la! ahaha

Andrea disse...

Errata: Ai dos muleques que soltam PIPA por ali mexerem com as corujinhas.

Giovanni Gouveia disse...

Coruja, por estas bandas (pelo menos) são estigmatizadas, de que "trazem a morte", meio que aquela morte do Sétimo Selo, de Bergman. Aí, usualmente, são "sacrificadas" 8-().
Desde que eu cheguei no prédio que eu moro (há 3,5 anos), sempre que vou fumar, pelas madrugas, eu avisto uma, linda e branca. Semana passada morreu a síndica do prédio, uma vizinha jura que viu a minha "companheira" noturna "rasgando a mortalha" (piando), o que é meio complicado, porque ela "rasgou" em cima de um prédio de três andares, e só uma morreu...
Ah, eu não mato nenhum animal (nem as baratas (essas, quando aparecem, eu as enxorto, defenestro, espanto...), já fui vegetariano (vegano eu nunca tive coragem, mesmo porque eu adoro queijo e mel) até um dia que, na ausência de outro alimento num weekend, apareceu uma maravilhosa costela...
Em tempo, já pensou corujas atacando as mulheres numa reunião republicana?

Kaká disse...

No safari qeu eu fiz no Kruger Park (Africa do Sul) esse ano o guia parou uns 10 minutos para mostrar uma coruja e-n-o-r-m-e, eu nunca tinha visto uma tão grande. Ele colocou uma luz de holofote nela (era um safari noturno), e enquanto ele dava os dados da coruja ela saiu voando, fez um rasante e pegou um coelho selvagem bem na frente do jeep. Foi um momento super National Geographic, bonito e assutador.

Anônimo disse...

Andréa Cristina, a coruja é a cara da Blanche quando zangada: os mesmos cross eyes olhando fixos. É a expressão da Blanche com seu olhar 43 (o que ela usa pra espantar cachorros inconvenientes, desses que latem para gatos.) Vou pedir pra Lola botar uma foto ao lado da outra e você vai ver o que é a natureza: almas gêmeas.
Ah, Fátima. Você é bióloga ou zoóloga, or both. Porque você sabe tanto de natureza. Ou conservacionista? Obrigada pela coruja, lindinha de doer. Eu amo corujas. Amo. Quando morava em uma fazenda em Argentina, tínhamos uma que se chamava Sofrôncia, por Sophrosine, claro. Demos esse nome pelo jeito como ela se curou: comia só o necessário, dormia pouquíssimo. Era toda comedida. E sábia, Ela apareceu em casa com uma assa quebrada, patinha quebrada, a cabeça não voltava, um caquinho. O veterinário consertou a assa com cotonetes, fez curativo no pescoço. Nunca soubemos como ela ficou assim ferida. Ai demorou um pouco, mas foi curando. Comia carne crua em pedacinhos, besourinhos, cenoura, banana. Depois de curada ela ficava perto de casa, juro que nos reconhecia e nos chamava. Eu botava discos de Maria Callas bem altos e ela respondia com uns gritos bem altos. A cachorrinha Maria Antonia, minúscula, tinha muito medo e se escondia no armário, tadinha. Épocas passadas bem felizes também. Um dia eu conto do Gerald Durrell e os castores.
Enquanto às pererecas, acho que já vi a tal de scinax catharinae no jardim. A Blanche e o Calvin têm o maior medo e guardam respeitosa distância de pererecas e sapos. Por isso tem que fechar a porta, Lola. E trancar com chave pois o vento abre. O Calvin entra pela janela e a Blanche chama pra entrar e sair. Os sapos entram sem permisão mesmo.
Kaká : VOCÊ ESTEVE NO KRUGER? Era meu sonho antigamente. Feliz de você. Precisamos conversar. Bjs. Nelly, La Mamacita

Kaká disse...

Nelly, La Mamacita, o Kruger é lindo! E super bem organizado. Nós ficamos 3 dias lá dentro num rest camp. Só não demos sorte de ver leões e leopardos(o que é bem difícil), mas vimos todos os outros animais. O que você quiser saber é só perguntar. :)

Anônimo disse...

Nelly que história linda a da
coruja Sofrôncia! E ela curtia Maria Callas? Que coisa mais amada.
Sofrôncia compreendia todo o sentimento daquela deusa canora e queria fazer o background
eheheheh e María Callas, cuyo verdadero nombre era Cecilia Sophia Anna Maria Kalogeropoulou, nació en la ciudad de Nueva York el 2 de Diciembre de 1923 como hija de unos emigrantes griegos.
besito da Fatima. P.S: Mamacita da Lola eu não sou bióloga, mas desejo escrever e publicar um livro de contos infantis e, acho que observar os outros bichos é um bom começo. Meus únicos programas de TV eu vejo na SKY, e são tipo
ANIMAL PLANET. Tenho um casal de amigos que são doutores em Zoologia e vivo perguntando coisas a eles. Meu marido tambem não é dessa área mas tem muitos conhecimentos e grande respeito
pelo mundo animal além de plantas.
E ele ouve Maria Callas. Suas histórias com os bichinhos são muito bonitas e inspiram histórias para crianças.

Suzana Elvas disse...

Uma das lendas que corria na Idade Média na Inglaterra/França era que uma vez, Jesus parou numa padaria a caminho de Jerusalém. A mulher o padeiro pôs um bom pedaço de massa no forno, mas sua filha achou um exagero dar tanto pão a um maltrapilho; tirou quase toda a massa de lá, deixando apenas um pedacinho. Mas o pãozito cresceu tanto que tomou conta de todo o forno. A garota fez, então, admirada, "Uh! Uh!", som semelhante ao que fazem as corujas - e foi aí que Jesus, então, a transformou na ave, por conta de seu egoísmo.

Fui procurar essa explicação porque sempre me pareceu curiosa essa citação em "Hamlet", quando Ofélia, já completamente maluca, diz a Gertrude do nada, como se fosse a fofoca mais quente da corte: "Dizem que a coruja era a filha do padeiro" :o)

Aproveitando, depois procure esse livro, Lola: "A coruja era filha do padeiro - Obesidade, anorexia nervosa e o feminino reprimido", de Marion Woodman. Uma amiga que é psicóloga está lendo e me disse que é muito, muito bom.
Bjs

Anônimo disse...

Oi Lola,

tudo bem? Se voce quiser mais informaçoes sobre corujas e afins voce pode dar uma olhada nesse sitio: http://animaldiversity.ummz.umich.edu/site/accounts/pictures/Strigidae.html

Na verdade o negocio de estrigiforme faz parte da classificação phylogenética das espécies...aproveite que nesse site tem fotos maravilhosas de todos as familias de animais do mundo (nao, nao é exagero)

bjs, Carol,arqueologa

Anônimo disse...

http://animaldiversity.ummz.umich.edu/site/accounts/pictures/Strigidae.html

Desculpe nao coloquei o link corretamente. Aproveite que tem fotos de bebes corujas...

Carol

Christina Frenzel disse...

Linda foto!!!

Bjs

Anônimo disse...

Alô Suzana! Você é a autora de:
"Sinto o ventre vazio, apesar de nele habitar o eco de minhas filhas. Contrariando o poeta, parir é gerar saudade."? Pois quando vejo um poema assim bonito fico com saudade de não tê-lo escrito eheheh.
Na verdade é quase doloroso
ler que "parir é gerar saudade" porque é uma coisa tão verdadeira que chega a doer, embora, o ato de parir, para mim, não tenha a menor relação com dor, já que dei à luz sorrindo, mas, o eco da nossa cria fica em nós, na tal saudade. Pesquisei o livro que vc menciona e fiquei muito curiosa já que fiz 5 semestres de Psicologia e adorei Jung.Estou lendo uma autora junguiana em "Mulheres que correm com lobos" e tentartei adquirir o livro de Marion. Abraço da Fatima.

Anônimo disse...

Chris mãe da Cecília vc gostou da foto? Eu sempre adoro foto de bichinhos. Só não tive curiosidade
ainda foi de fotografar baratas arghhhhh

Suzana Elvas disse...

Oi, Fátima;

Sim, a frase é minha. :o)

"Mulheres que correm com os lobos" é um dos meus livros de cabeceira. Sempre que estendo a mão ele está lá.
Bjs

lola aronovich disse...

Ollie, ah é, tem a ver com o dedo médio. Ah, eu tb adoro corujas. Qualquer coisa que coma ratos (tipo o meu gatinho) já tem credencial pra ser minha amiga. E adoro o conta das corujas tb. Acho o fim essas superstições, pô! Deixem as corujas cantar em paz!


Andrea, ai, filhotinhos de coruja?! Tira umas fotos, vai. Algum dia vc tem que vir aqui conhecer a Blanchinha pessoalmente.

lola aronovich disse...

Gio, que horror, sacrificar corujas por causa de supersitições estúpidas. Odeio todas essas superstições, ainda mais as que envolvem animais, porque claro que quem paga são os bichinhos. E também, pô, as corujas estariam apenas anunciando a morte de alguém. Não matando alguém, né?
Ah não, matar barata, pra mim, é um dever de todo homem. Nem que seja pra ajudar a diminuir um pouco a população de baratas na Terra.
Eu teria que ser muito reeducada pra virar vegetariana. Vegan é impossível. Eu adoro queijo!
Puxa, essa imagem das corujas atacando os casacos de peles das mulheres é ótima!


Kaká, que experiência, hein, ver uma coruja enorme dando o bote num coelho?! Deve ter sido assustador mesmo.

lola aronovich disse...

Puxa, mãe, que bonita essa sua história com a coruja na Argentina. Mas compreendo o medo da Maria Antonia, uma pinscher (vou ter que colocar uma foto dela dormindo no meu berço).


Fá, que legal esse seu projeto de escrever um livro de contos infantis! Já tem data pra começar ou publicar?

lola aronovich disse...

Su, muito interessante essa história que vc contou! Eu não conhecia. E nunca tinha me tocado na frase do Hamlet. Afinal, a Ofélia já tá louca mesmo. Que demais, agora tudo se encaixa. Mas essas lendas medievais... Eu hein? A mulher é a culpada, e a coruja é um símbolo de egoísmo e punição? Tadinhas, não é à toa que ambas eram sacrificadas na época. Muito obrigada pela indicação do livro. Dei uma olhada rápida no link que vc me mandou por email, e realmente parece muito bom. Eu sempre aprendo um monte contigo, Su!


Carol, obrigada pelo link. Dei uma olhada e constatei que existem montes de espécies de corujas. Passei esse link pro maridão e comentei sobre a enormidade de tipos de corujas, mas ele insistiu no “Mais de duas?”. Só que não vi muitas fotos de filhotes de corujas nesse site. E não dá pra aumentar as fotos?

lola aronovich disse...

Chris, linda mesmo! A coruja tá olhando bem pra câmera.


Puxa, Fá, que mensagem poética. É bom que haja tantas poetas aqui no meu blog.
Ahn, não precisa fotografar baratas. Ou, se fotografar, não me mande as fotos! Vcs já notaram como no meu blog, eu não coloco fotos nojentas? Mesmo quando eu escrevo coisas nojentas, sobre baratas, se houver uma ilustração de barata, será uma ilustração, um desenhinho, nunca uma foto. Em respeito a nossa sensibilidade.


Ok, anotando no meu caderninho mais um livro que preciso ler: Mulheres que correm com os lobos. Tá extensa a lista, viu, Su?

Suzana Elvas disse...

Lola, é por isso que a peste bubônica aniquilou dois terços do chamado mundo civilizado. Ao perseguir e exterminar animais como corujas e principalmente gatos, o homem acabou com os controladores da população de ratos (cobertos de pulgas contaminadas), que ficaram livres para levar a peste a qualquer lugar.

Sim, assim que puder compre "Mulheres que correm com os lobos". E faça um esforcinho e adquira, da Clarissa Pinkola Estés também, a coletânea de contos dos Irmãos Grimm selecionados e analisados por ela, que a Rocco publicou. Você vai ficar de queixo caído.
Bjs

Anônimo disse...

Lola um dia eu subi no cômoro de areia, fiquei de cócora e coloquei meu braço com a câmera para baixo e lá para dentro da toca da mamãe coruja, pois eu sabia que ela havia saído para buscar comida. Lá no interior da "casa" havia 4 pares de olhos perscrutadores. Na verdade eu não os via porque a toca é um túnel com curvas mas graças ao flash consegui clicar os filhotes. Vou enviar pra vc por e-mail. è uma foto da qual tenho ciúmes porque adoro.
Quanto ao conto infantil eu fiz um natalino com bichinhos e mandei para uma revista de Pediatria que me publicou versinhos há uns dois anos. Abraço. Fatima.

iaeeee disse...

Com certeza existem mais corujas...Aqui na minha cidade, na Universidade a gente vê umas bem pequenininhas e não é filhote não.
Ah e tem aquela coruja brancona que aparece em harry potter, ae agora já são três corujas!

lola aronovich disse...

Su, sobre os gatos eu sabia, e acho bem feito que esse pessoal que tenha exterminado animais tão lindos tenha morrido. Mas não sabia sobre as corujas não. Como que elas foram exterminadas, se eram/são um animal silvestre? Caçar corujas virou esporte nacional nessa fase da Idade Média? E a Clarissa faz com os contos dos irmãos Grimm o mesmo que A Psicanálise nos Contos de Fada?

lola aronovich disse...

Ai, Fá, quero ver a foto das corujinhas! Tadinhas, elas devem ter ficado super assustadas com o seu clic.


Iaee, tá, então vc já contabilizou 3 tipos. Vá lá no site que a Carol recomendou que vc vai dezenas!

Anônimo disse...

Fâ, darling,
Quando você tiver produção pronta, I mean, quando você tiver contos infantis ou materiais pra crianças, eu te ponho em contato com minha amada amiga, Magda Starke Lee. A Magda é geógrafa, minha colega desde a graduação na USP, e virou escritora de livros infantis. (Depois de trabalhar anos como professora.) Que tal? Topas? Acho que vocês teriam muito pra conversar. A Magda é de Itajaí e mora em Sampa. Adoro a Magda e a admiro muito, uma pessoa toda especial. Bjs, Nelly

Anônimo disse...

Fâ, darling,
Quando você tiver produção pronta, I mean, quando você tiver contos infantis ou materiais pra crianças, eu te ponho em contato com minha amada amiga, Magda Starke Lee. A Magda é geógrafa, minha colega desde a graduação na USP, e virou escritora de livros infantis. (Depois de trabalhar anos como professora.) Que tal? Topas? Acho que vocês teriam muito pra conversar. A Magda é de Itajaí e mora em Sampa. Adoro a Magda e a admiro muito, uma pessoa toda especial. Bjs, Nelly