domingo, 9 de novembro de 2008

MAIS UMA

Isso foi ontem, no shopping relativamente novo que até agora eu só fui uma vez, pra ver Ensaio sobre a Cegueira. O ex-marido de uma mulher de 39 anos foi ao salão de cabeleireiro onde ela trabalhava no Shopping Iguatemi em Floripa, e a matou com um tiro. Em seguida, se matou também. Horrível. Foi a Meire que mandou pra mim a notícia. Ela pergunta como que um sujeito com passagem pela polícia por estupro e assalto podia estar solto. Eu também quero saber como que, se a vítima já havia avisado a polícia das ameaças que recebia, nada foi feito. É preciso esperar que o homem mate a ex-companheira para que a justiça aja? Aí já é tarde demais.
O governo federal lançou agora o Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, que prevê o investimento de 1 bilhão de reais até 2011. Mas como mudar a cabeça desses homens que pensam que suas ex-companheiras lhes pertencem, e proteger essas mulheres que deram o azar de se envolverem com psicopatas?

10 comentários:

Anônimo disse...

Bom, pra mudar a cabeça desse povo só com o tempo mesmo... Pq até os machistas serem extintos vai demorar um tempinho!
Mas quem sabe um dia néh?

No shopping aqui perto vie acontendo suicidios! Coisa de doido! Precisa ver!

E eu nem acho o seu blog diarinho! Tem muito conteúdo!
Bj!

Anônimo disse...

Qual é....preferir matar só porque levou chifre? Ah sim, o coitadinho não foi homem suficiente né, tem que proteger a honra ou alguma coisa assim.
Humm...acho que para mudar isso tem que se investir mais em educação. Mudar os conceitos que estão hoje na sociedade de uma maneira tão forte. E punir com mais rigor.
Aquilo tudo para mim soou como uma tragédia Grega, achando que tinha haver com aquela coisa que os adultos costuma de chamar a Magia do Amor.
O primeiro cadáver que eu vi foi junto ao campo de futebol do meu bairro quando eu tinha oito anos, o sujeito tinha acabado de fazer aquilo quando eu e meus amigos corremos lá para ver. Instantes depois descobrimos que ele tinha acabado de degolar a namorada porque ela foi VISTA a falar com outro rapaz.

Anônimo disse...

ups o segundo paragrafo na verdade é o último.

:-P disse...

Não me dê um coque pelo que vou dizer, primeiro de tudo! Mas preciso te dizer:

lógico que tem mulher que não percebe que o cara é doido. Mas isso é raro e são relacionamentos curtos. O que mais acontece é que a mulher percebe depois de algum tempo e aí isso dispara um dispositivo psicológico e duas coisas podem acontecer - ela pular fora ou ficar.

Se ela pula fora, tomara que tenha sido cedo e ela tome algumas precauções, porque maluco é maluco em qualquer lugar do mundo.

se ela não pula, ou é porque a loucura dele casou com a dela, ela é mais doida que ele ou porque ela precisa do status financeiro ou moral de estar casada - se o status valer mais que a vida dela. Em alguns casos, vale.

Acho que meu blog vai virar diálogo com o seu. Toda vez que entro aqui acho assunto pra post....
:-)

Mil beijos e no coques! :-D

:-P disse...

Ah, a chance dele jamais ficar preso é grande. O Pimenta das Neves está solto até hoje. :-/

lola aronovich disse...

Bobby, será que o machismo vai algum dia ser extinto? Tem que mudar muita coisa até que isso aconteça. Tem que mudar toda a estrutura da sociedade patriarcal! Onde vc mora mesmo? Em SP? E que shopping é esse que vive acontecendo suicídio? Conta essas histórias no seu blog. E obrigada por não achar o meu blog diarinho. Às vezes eu acho. Mas eu gosto.


Cavaca, que horror. Vc viu seu primeiro cadáver aos 8 anos? É, comigo foi mais ou menos nessa idade também. Deve ter sido bem traumático pra vcs. Horrível isso do cara matar a mulher por ter sido traído. Se isso é tão terrível pra ele, se separa e pronto, ué. Parte pra outra. Isso de proteger a honra é algo tão masculino! E claro que tem a ver com educação. Sério, “honra” é uma palavra que eu dispenso do meu vocabulário.

lola aronovich disse...

Malena, não vou te dar um coque nem nada, mas não concordo. Acho que pode até haver mulheres que, inconscientemente, procuram um relacionamento doentio para perpetuar algum trauma de infância. Mas são minoria. A maior parte só descobre depois que se envolveu com um doente. E aí é complicado sair. Elas são ameaçadas o tempo todo, muitas são dependentes financeiramente. E muitas acreditam também que “foi só aquela vez”. Agora, imagina como fica a cabeça de uma mulher que é vítima de um companheiro desses. O cara diz pra ela que, ela se separar, ele vai matá-la e se mata em seguida, não tem nada a perder. E aí ela vê toda semana na mídia um caso igualzinho à ameaça que recebe. Olha, deve dar muito medo.
O Pimenta tá solto também por ser rico. Este nojento do fim de semana se matou em seguida. Podia ter se matado antes...
Legal, vamos trocar figurinhas, Ma!

Anônimo disse...

Caramba, Lola, mas todos os dias têm notícias assim nos jornais...
É só entrar e no site do Globo e ver... toda hora isto acontece e ninguém toma medida preventiva. O judiciário solta presos por falta de continuidade nos processos, os solta no Natal, e ninguém se preocupa em ver se eles têm condiçôes de voltarem à sociedade...

É pavoroso!

Gisela Lacerda disse...

Cara, sabia que não gostei de "Ensaio sobre a cegueira". Não consigo gostar do Meirelles. Meu namorado que não queria ver de jeito nenhum acabou adorando. Tenho a impressão de que o livro deve ser ótimo. Aliás, no vôo da Tam de volta para o Rio, li uma bela reportagem com Saramago.

A. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.