terça-feira, 17 de agosto de 2010

A MÍDIA VENDIDA E OS REAÇAS ÓRFÃOS

A pesquisa Ibope divulgada ontem à noite deixou os reaças ainda mais delirantes e matematicamente abalados. É a primeira a apontar vitória de Dilma no primeiro turno. E, pelo jeito, em todas as últimas eleições, quem estava na frente antes do início do horário eleitoral (que é hoje! Quero ver), ganha. Portanto, as chances são enormes. Mas esse pessoal tá espumando. Não consegue entender como o Serra caiu, depois do show que deu no Jornal Nacional, e como a Dilma subiu, depois de ter sido massacrada no debate. Eta povinho burro, dizem eles. Como é que pode votar no PT? Será que esse povo não percebe como o país tá no fundo do poço? E essa diplomacia fajuta que idolatra o Irã, onde já se viu? Como é que o povinho não percebe como essas alianças inglórias afetam a sua vida? Bando de analfabetos! Por que essa gentinha pode votar? Democracia é um conceito lindo, mas só quando elegem o meu candidato! E por aí vai. Juro que estou exagerando só um tiquinho.
Então o povo é o culpado. Outro grande culpado é... a imprensa. Sério. Dá pra acreditar? Há uma conspiração nacional, e quiçá internacional, da mídia para que o PT vença. A única exceção é a Veja. O resto tá tudo vendido. É, vendido, porque é impossível que alguém possa apoiar o PT por ideologia, e porque o PT paga pra imprensa falar tão bem do partido e tão mal do Serra. As sabatinas no Jornal Nacional são um bom exemplo. O Serra visivelmente teve as perguntas mais difíceis. Por que só perguntaram do mensalão do PT pra ele, e não pra Dilma, ora bolas? Vendidos! Quanto custa ou é por quilo?
Ai gente, desculpe recorrer ao tio Rei novamente, mas o que ele e seus comentaristas escrevem eu não conseguiria inventar (tudo sic):

- “Titio, este Ibope, assim como, o Datafolha, venderam-se à terrorista, a exemplo do Vox Populis e do Sensus. O Serra é que está na frente e vai ganhar as eleições, tenho certeza e no primeiro turno.”
- “Aqui nós vamos fazendo o nosso trabalho de conscentização ao Eleitorado. Para que no dia 03 de outubro, ele vote com a razão e não motivado por um bonézinho do MST, ou um simples cartão 'vale esmola'. Pois o seu voto é muito valioso para ser trocado com coisas insignificantes.”
- “Infelizmente serra nao e de direita pois se fosse fariamos um verdadeiro ‘caça as bruxas' no dia seguinte a sua vitoria. Mas o tronco e suficiente para essa petralhada, dando-lhes boas chibatadas.”
- “O mais assustador de tudo isso é que a maioria das pessoas [...] vêem toda essa aberração apenas sob o aspecto financeiro, não percebendo que o principal objetivo é um elaborado plano fascista e genocida que visa destruir as instituições e o estado de direito”.
- “Agora mais do que nunca é a hora de mostrar quem é Dilma Roussef sem suas máscaras. O passado e o presente a condenam. Passou da hora de mostrar a nudez dessa aberração.”
- “A população da Alemanha aderiu a Hitler.”
- “Estou desepcionado com este resultado,mas pensando bem o próximo Presidente vai herdar um País em péssimas condições e quem pariu Mateus que balance.”
- “O que será de nós? Meu Deus, não acredito que moro num País deste. No meu Estado o PT não ganha, ela perde de longa margem, ao menos isso me consola. Fico envergonhado de dizer que sou brasileiro, igual aos cariocas, nordestinos e nortistas.”
- “Se alguém qualquer que seja homem ou mulher de algum instituto de pesquisa me parar pra entrevistar vai dar rolo, eu vou decer o pau e ainda vou chamar a tv e a polícia pra prender os safados dos entrevistadores que trabalham pros bandidos.”
- “Os petralhas estão comemorando o quê? A não ser aqueles que desfrutam das benesses dos cargos comissionados, não existem motivos para já estourarem a champanhe, no caso dos petralhas a cidra velha mesmo.”
- “Uma Dilma que participou de assalto a banco em BH liderar pesquisa….é uma vergonha, acho que nem na AFRICA isso aconteceria.”
- “Esse resultado me anima mais ainda - vamos, moçada! Sempre em frente, Serra Presidente.”

Hilário, melhor que qualquer programa de humor da mídia vendida! Fora isso, pipocam em todo lugar relatos de que candidatos tucanos ao governo do Estado e senado fogem do Serra como o diabo foge da cruz, ou melhor, como o Serra foge do FHC. Serra simplesmente não entra nos santinhos distribuídos ou nos outdoors expostos. É pra não queimar o filme dos candidatos. E pra fingir que eles não são oposição ao Lula. Nem o Serra é oposição — viram a vergonha alheia que é o jingle dele? Deve ser a primeira vez na história em que um jingle de campanha elogia o adversário político (“Para o Brasil seguir em frente, sai o Silva e entra o Zé”. O Zé é Serra, assim como tentaram transformar Alckmin em Geraldo, em 2006. Aquilo funcionou!). Aqui em Fortaleza já vi inúmeros cartazes pedindo voto pro Tasso Jereissati, candidato ao Senado. O Serra não aparece em nenhum deles. Um blog de extrema direita (que defende o Serra com unhas e dentes, o que é esquisito. Afinal, se direita e esquerda não existem mais, se PT e PSDB são tão parecidos, por que o pessoal de direita apoia o PSDB e odeia o PT? Deve ser pelo sorriso do Serra, só pode) começou uma campanha pedindo pra que os leitores façam uma lista de candidatos do PSDB/DEM que estão escondendo o Serra, para que não se vote neles. Não sobra um, do Oiapoque ao Chuí. Apoio totalmente! É isso aí! Votem no PT, que se orgulha de seus candidatos.
E, pra terminar, a revista Época, que pertence à Globo, tentou lembrar que Dilma foi uma bandida terrorista, como não se cansa de repetir a direita, ou uma heróica guerrilheira, que é como nós da esquerda vemos quem lutou contra a ditadura militar. Foi mais um tiro do pé da Globo: parece que a reportagem serviu pra animar a militância petista. A ilustração que fizeram da Dilma, jovem e vermelha, é belíssima. Desse jeito quase dá pra entender quando os reaças reclamam que a grande mídia está a favor do PT...

35 comentários:

Leila Silva disse...

Eu também adorei esse retrato que aí da Dilma. Ainda nãqo ouvi o jingle do Zé, mas ouvi falar. Estão desesperados mesmo.
Abraço

Marcos disse...

Esse aqui eu demorei pra entender se era sério ou se era um Hariovaldo. Mas o cara REALMENTE acredita uqe o Datafolha está numa conspiração para eleger Dilma.

http://lucioneto.blogspot.com/2010/08/extra-extra-datafolha-tambem-faz-parte.html

E as camisetas, que coisa linda! Eu, particularmente AMEI a do "Verás que um filho teu não foge à luta".
http://abundacanalha.blogspot.com/2010/08/faca-e-vista-camisa-da-dilma.html

aiaiai disse...

linda mesmo é a música que encerra o programa da dilma no rádio...gente, eu que não sou de chorar, chorei:

http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2010/08/dilma-inaugurou-horario-eleitoral-no.html?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter&utm_campaign=Feed%3A+blogspot%2FEemp+%28Os+Amigos+do+Presidente+Lula%29&utm_content=Twitter

não precisa ouvir tudo, só o final, tá lindo!

Bruno S disse...

Marcos,

eu li esse post do Lucio e foi de morrer de rir. E nos comentários ainda tem uma turma que, embora concorde com ele, tenta dizer que talvez a análise tenha problemas(na verdade é picaretagem mesmo) e é solenemente ignorada.

E, na boa, quem é Zé?

m. disse...

é impressionante como reaça é sinonimo de racista. "botar a petralhada no tronco" = clara alusao aos tempos de escravidao, já que os "direitistas iluminados" são provavelmente brancos e nós, a massa, a petralhada imbecil, de diversas cores. em outro dos comments, falam sobre a vergonha de se dizer brasileiro como os "nortistas, nordestinos e cariocas". já de se dizer brasileiro como as pessoas do sul, sudeste e centro-oeste nao dá nao ne? ah claro...pessoas desenvolvidas, civilizadas....
e achar q o brasil está em "péssimas condições" e que a imprensa esta comprada pelo pt é uma clara burrice profunda deste pessoal. é impossivel discutir politica de verdade, falar de mudancas, programas e necessidades com gente assim, fanática (e dps os esquerdistas que sao). eu nao quero o pais na mao de um monte de gente assim, assumidamente preconceituosa. fico feliz por dilma estar na frente, e adorei a imagem estilizada q a epoca fez

Anônimo disse...

Acho que fico mais aliviada com a Dilma na frente, gosto menos do Serra do que dela.
Mas Lola....não deixe a sua memória falhar tanto, vocês costumam caçar as bruxas da mesma forma que os direitistas como você mencionou neste post. As armas e argumentos utilizados são os mesmos. Eu já fui e já vi muitos serem vítimas da mesma agressividade só que partida de vocês em eleições anteriores. E vocês foram/são tão agressivos quanto.
Esse papel de pobre-coitados-santinhos não serve pra vocês.

P.s.: Desculpe a grosseria, mas “pimenta no ** dos outros é refresco!”

Ass: Beth

Anônimo disse...

não é a toa que muita gente tem medo de vocês, literalmente. Quem apoia ditador como Chaves, que fecha televisão e censura fervorosa, é capaz de muito mais do que só colocar no tronco. Aliás....a censura aqui volta sutilmente desde Heloísa Helena e quem não tem memória tão curtinha lembra....
Vocês tem um ódio enrustido tão grande da época da ditadura, que fazem parecer que querem lavar a alma e honrar o nome.
Beth

Dai disse...

tá linda a foto 'jovem e vermelha', quero uma camiseta!
assim como tá incrível essa matéria da Istoé (http://www.istoe.com.br/reportagens/83253_A+TORRE+DAS+DONZELAS?sms_ss=email), ilustrada pela mesmo foto capa da época. Dois exemplos de jornalismo, escolha o que achar mais confiável ;)

Teresa Silva disse...

E não é que essa ilustração da Dilma terrorista dá uma camiseta bem bacana? Parece a ilustração do Obama na campanha presidencial. Quem da revista Época teve essa idéia, está de parabéns!

lola aronovich disse...

Beth (anônimo), tá muito em código isso que vc escreveu. Traduz? Sério, tá muito genérico. Dê exemplos. Aqui não tem ninguém se fazendo de coitadinho. Aliás, coitadinho por quê? A gente tá na frente e tem chances de ganhar no primeiro turno. Acho absurdo que parte da direita pense seriamente que a mídia tradicional tá do nosso lado. Isso é desconhecer história, ver quem a mídia sempre apoiou, e continua apoiando. Aliás, é um apoio bastante explícito, através do Instituto Millenium, por exemplo. Faz poucos meses a representante da mídia, que trabalha pra Folha, deu uma declaração desonfortável dizendo que, na falta de partido de oposição competente no Brasil, a mídia cumpria esse papel. Quer dizer, ela assumiu que a mídia funcionava como partido de oposição ao PT! Isso não pegou bem, porque a mídia gosta de fingir que é neutra e imparcial. E tem gente que acredita! Por exemplo, esses reaças que chamam Globo e Folha de vendidas apenas porque os institutos de pesquisa registraram o que não dava mais pra esconder – que Dilma está na frente de Serra – acreditam na neutralidade da Veja. Eles não acham que a Veja apoia o Serra e tudo que é anti-PT. Acham apenas que a Veja diz “a verdade”. Pois é, eles acreditam em verdade absoluta. O que já é um sinal de ignorância gigantesco.
E muita gente tem medo da gente... literalmente?! Ah, vc precisa explicar esse “literalmente”!

B. @bruneuc disse...

Nossa mãe, fiquei CHOCADA com esse jingle do Serra! É muita hipocrisia, tá louco. O Lula não pode reclamar que tão usando o nome dele pra se beneficiarem? Isso é querer enganar o povo descaradamente!

B. @bruneuc disse...

Deixar o povo confuso pra não saber quem é oposição e quem não é. Do tipo "todos estamos com Lula, agora você pode escolher ou a Dilma ou o Serra, tanto faz".
Isso me irrita, sério.


E bem que alguém podia fazer uma camiseta de campanha com essa foto da Dilma, né? Compraria uma pra cada dia! huehuaheua

Magali disse...

amei esse retrato tb!
e amei o modelo do bolg: verás que um filho teu não foge à luta
chega me arrepiei!!!


ahh, e eu morro de rir com o pessoal da direita falando em teorias conspiratórias, q os institutos de pesquisas estão todos vendidos... afinal, eles só sao fidedignos qdo a direita está na frente, né?!
e a mídia vendida apoiando Lula???
faz-me rir!!!!!!!

se tem um veículo (e só!) q apoia o Lula e a Dilma abertamente e com bons argumentos é a Carta Capital, da qual sou leitora... os editoriais do Mino Carta são sensacionais... recomendo!

Antonio Luiz disse...

Às vezes penso que Merval e Sardenberg começaram assim, como a Beth (anônima), unindo a burrice com a estupidez para apenas arrotar, pensando que está pensando.

Luma Perrete disse...

Quanto preconceito embutido nesses comentários, né?

Essa capa da Época virou avatar de um monte de gente no Twitter, tem gente fazendo camiseta com ela (http://abundacanalha.blogspot.com/2010/08/faca-e-vista-camisa-da-dilma.html) e tal. Acho que não teve o efeito que a Época esperava...

E eu acabei de ver o programa eleitoral. O que foi esse primeiro programa da Dilma? Todo mundo aqui na campanha se reuniu pra assistir e todo mundo ficou com os olhos cheios de lágrimas.

Morgan disse...

Lola, fugindo do assunto do post totalmente, eu gostaria de saber a fonte das estatísticas dos posts sobre feminismo.
Porque eu estava organizando um trabalho sobre o assunto, e estatísticas seriam muito úteis pra ilustrar mesmo a coisa, que talvez para alguns cegos esteja abstrata demais (não sei como, mas existem tais pessoas, né).
Obrigada (:

Lis disse...

Eu vi as imagens antes de ler o post, e pensei "puxa, que propaganda legal - dá aqueles ares romantizados de resistência, daquela moça obstinada que, ao invés de se preocupar com roupinhas, cabelo e maquiagem, ia de cara limpa lutar pelos ideais... Quando vi que era para ser contrário, fiquei surpresa.

Gente, isso aqui não é os EUA, em que colocar com fundo vermelho e chamar de comunista faz todo mundo sair correndo...

joshua disse...

Fiquei siderado pela qualidade fantástica de este teu espaço. Parabéns pelo belíssimo blogue, Lola.

PALAVROSSAVRVS REX

joshua disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dea disse...

Lola,
vc leu meus pensamentos. Eu vinha aqui falar da falta da cara do Serra aqui em Fortaleza. Em todo canto tem a foto do Tasso, mas nada da foto do Serra. Parece que os candidatos não apoiam ninguém nas eleições pra presidente.

Clara Gurgel disse...

Lola, essa semana João Pedro Stédile numa entrevista ao "Brasil de Fato", dentre outras coisas, fez uma avaliação dos presidenciáveis que achei muito interessante. Ele diz assim:"...as candidaturas representam claramente interesses diversos de forças sociais organizadas. Serra representa os interesses da burguesia internacional, da burguesia financeira, dos industriais de São Paulo, do latifúndio atrasado, com sua Katia Abreu de coordenadora de finanças, e setores do agronegócio do etanol. Dilma representa setores da burguesia brasileira que resolveram se aliar com Lula, setores mais arejados do agronegócio, a classe média mais consciente, e praticamente todas as forças da classe trabalhadora organizada. Vejam, apesar de toda popularidade do Lula, nessa campanha, a Dilma reuniu mais forças da classe trabalhadora do que na eleição de 2006. A candidatura da Marina representa apenas setores ambientalistas e da classe média dos grandes centros, e por isso seu potencial eleitoral não decola. E temos três candidaturas de partidos de esquerda, com companheiros de biografia respeitada de compromisso com o povo, mas que não conseguiram aglutinar forças sociais ao seu redor, e por isso, o peso eleitoral será pequeno. Nesse cenário, nós achamos que a vitória da Dilma permitirá um cenário e correlação de forças mais favoráveis a avançarmos em conquistas sociais, inclusive em mudanças na política agrícola e agrária." (viomundo.com.br)

Nefelibata disse...

A Beth falou de caça às bruxas e ódio enrustido da época da ditadura. Como a Lola, também fiquei curioso. Porque não consigo ver essa caça às bruxas para além da normal troca de pessoal que se dá entre governos, principalmente nas alternâncias. Aliás, depois de mais de 40 anos do AI-5, não temos nem direito à verdade ainda. O Plano Nacional de Direitos Humanos foi rechaçado vergonhosamente nesse ponto de forma que o Brasil é o único país que conheço que dá anistia para ditadores e democidas (e logo, logo começam os processos de direito internacional com o Brasil como réu). Realmente, sinto que faltam algumas explicações quanto a essa semelhança entre direita e esquerda.

Abração, Lola!

Giovanni Gouveia disse...

Olha só a pérola: campanha para candidato a deputado federal do PSDB conclamando vitória para Dilma:

http://www.luizberto.com/?p=148474#comments

Anônimo disse...

Oi, Lola! Estamos numa sintonia ótima hoje (repare nos elevados níveis de empatia que um(a) leitor(a) -desconhecido(a) do (a) autor(a) -pode desenvolver...): quase agora no meu blog, fiz um post intitulado "vergonha alheia", rindo do jingle do Serra. Genial!

Ah, obrigada pela sua visita lá!! Eu já mandei o link pro concurso, logo que foi lançado. Carece de mandar de novo? Beijos!

Pentacúspide disse...

“Uma Dilma que participou de assalto a banco em BH liderar pesquisa….é uma vergonha, acho que nem na AFRICA isso aconteceria.”


Fidaputa do raio deste comentarista. que porra pensa ele que somos os africanos?

Experiência Diluída disse...

Eu li uma parte da matéria da Época e nem quis chegar ao final, o que é aquilo??? Não tem argumento para falar da Dilma, eles tão querendo o que ali, defender a Ditadura?? Eu hein. tem que ser muito ignorante para acreditar que lutar contra a censura e a imposição é ser bandido, terrorista...

joshua disse...

Gente, eu sou português e acompanho de longe essa disputa eleitoral, mas alguns amigos brasileiros enviaram-me esta mensagem: «A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR!!!
Para variar, o Lula sabe, e é a maneira de se livrar dela. Cadeia perpetua nos USA.

SE POR ACASO ESSA DILMA FOR ELEITA, QUEM REPRESENTARÁ O BRASIL NAS REUNIÕES QUE FOREM REALIZADAS NOS EUA, CONSIDERANDO QUE "ELA" NÃO PODE ENTRAR NO PAÍS DEVIDO AO SEQUESTRO DO EMBAIXADOR AMERICANO, NO QUAL ELA FOI UMA DAS PARTICIPANTES JUNTO COM GABEIRA E CIA.? »

Como responder-lhes com delicadeza cristã ou pelo menos simpaticamente?

ADOREI o blogue da Lola. Terei todo o gosto em falar dele e citar-lhe alguns textos aqui para os meus leitores em Portugal.

Beijos e Abraços à Lola e aos seus leitores-comentadores.

PALAVROSSAVRVS REX

Ághata disse...

Ouvi hoje a propaganda eleitoral do Serra...
É uma vergonha... Tem música nordestina, um cara fazendo propaganda dele com uma voz que lembra a de lula e com sotaque nordestino...

Dizendo que ele teve uma origem humilde e que lutou muito pra chegar onde está, blábláblá...

Adwilhans disse...

Oi Lola, vai dar Dilma no primeiro turno, pelo andar da carruagem. Uma mulher presidente! Finalmente! Afinal, as mulheres estão tomando conta do mundo. Ontem, ouvindo a "Voz do Brasil" (é, sou eu o cara que a ouve, no caminho para casa após o trabalho), fiquei sabendo que o número de doutores cresceu muito no Brasil, e que as doutoras já são maioria! E detalhe: VOCÊ ajudou a construir essa novidade! É um mundo que muda, é um Brasil que muda! Por isso, não posso concordar com um comentário pessimista seu em outro post, no sentido de que as mulheres não conseguiram a simpatia dos homens no processo de conquista de espaço: as bravatas vem dos covardes e mesquinhos, os homens de verdade saúdam a nova era. Talvez ainda seja forte o movimento dos homens que vivem no passado, mas isso está mudando - em grande parte pelos belos exemplos que mulheres vem dando. Minha filhinha, hoje com dois anos, certamente encontrará um mundo melhor que o recebido pelas gerações anteriores de mulheres. Espero, de coração, que ela tenha até dificuldades para entender o que era o machismo!
PS: acabei de ver os programas políticos, e quase morri de rir com a musiquinha do Serra.

Ághata disse...

“Uma Dilma que participou de assalto a banco em BH liderar pesquisa….é uma vergonha, acho que nem na AFRICA isso aconteceria.”

É, essa foi de torar...
Mas a galerinha de direita costuma ser racista por princípio.
Esse mesmo não foi o único comentário racista de lá...

Victor disse...

Já li a reportagem da Época. Achei-a até benevolente. Fala mais de como funcionava o presídio onde Dilma ficou e coisas mais neutras. Não vi tantas menções aos tais "crimes".

Agora, falando do horário eleitoral de hoje: alguém mais achou o programa da Dilma bilhões de vezes superior ao do Serra? Não entendi... Ele está se poupando para depois, entregando os pontos ou desaprendeu a fazer programa eleitoral? Tsc, tsc...

O programa da Dilma estava lindo. Já tinha ouvido algumas partes de manhã pelo rádio, mas na televisão é outra coisa. Vai ter post sobre o pograma eleitoral, Lola?

Elaine Cris disse...

Aqui em Minas também não tenho visto a cara do Serra em nenhum cartaz.
Em todo lado, só as caras do Aécio e até do Itamar Franco, que também está concorrendo pra senador... Mas nada do Serra, como se não tivessem candidato a presidência.

Flávia Simas disse...

Fiquei tão ansiosa pelo primeiro programa da Dilma que nem esperei a Lola postar, rsrsrs, fui procurar no youtube e amei! Também achei a ilustração da Época linda, que tiro pela culatra hein?

joshua disse...

Lições para Portugal? Seis anos de socratismo implicaram uma grosseira deturpação de prioridades: enquanto os grupos profissionais foram atacados caso a caso, segundo estereótipos, ganhando cada vez menos e sendo cada vez menos, enquanto cortes foram operados no sentido de emagrecer o Estado, constata-se que o Estado não emagreceu, não fez regredir a Despesa ao passo que resulta evidente verificar que lá, onde se retiram benefícios às pessoas, quer pela via fiscal quer pelo corte cego de empregos públicos, aumentou o encaixe de pessoal político nos interstícios discretos do Estado, absorvendo esse mesmo pessoal ganhos e vantagens absolutamente proibitivas. Não é à toa que Portugal recua em todos os indicadores: além de não produzir riqueza, também não distribui o mínimo que tem. Mais de dez anos a recuar em todos os parâmetros. A rã portuguesa, uma espécie de eleitorado manipulável e primário, está na panela fervente. Vendem-lhe uma mentira escabrosa para engordar o pessoal político, controlando/contendo factos puros pela desinformação, empobrecendo a sociedade.

Dária disse...

Um pessoal daqui lançou uma campanha: "Agripino e Rosalba não tenham vergonha de Serra" hahah, com direito a cartazinho e tudo (http://pedrossiqueira.blogspot.com/2010/08/agripino-tem-vergonha-de-serra.html)

Eles são, espectivamente, os candidatos ao senado e ao governo do estado pelo DEM, e tampouco estampam o candidato a presidente em qualquer lugar.