quinta-feira, 26 de agosto de 2010

LOLINHA NO TWITTER!

Momento histórico: o fim do Twitter.

Atendendo a pedidos, pressões e, principalmente, subornos chocolatísticos, eu estou entrando no Twitter. Calma! Nada de festa ainda! Primeiro gostaria de avisar aos que estão me comprando com chocolate que não me vendo por pouco. Segundo que minha continha no Twitter vai ser bem mixuruca. Não esperem os rompantes de genialidade, ha ha (tô gargalhando agora), que vocês estão acostumad@s a ver neste humildérrimo bloguinho. E terceiro que vocês riem à toa, né? Pra que saudar minha chegada tardia ao Twitter se a ferramenta não deve ter mais que um mês de vida?
Explico: eu fui oficialmente a última brasileira (há discordâncias acerca da minha nacionalidade. Intrigas da oposição!) a entrar no Orkut. Acho que aceitei o milésimo convite de alguém em 2006. E só aí descobri que já havia duas comunidades (fofinhas, de fãs, não de detratores) sobre a minha pessoinha no troço. Porque eu sou assim, rápida. Mas foi só eu entrar que surgiram os boatos de que o Orkut estava ultrapassado, que a rede de relacionamento não tinha futuro, que lá só tinha brasileiro, eca!, que o quente mesmo era o Facebook, e sei lá mais o quê. É sério: deram o atestado de óbito pro orkut um mês depois da minha triunfal estreia! (O Orkut continua vivo, sem muito prestígio, assim como a minha conta e as minhas duas comunidades. Eu entro no orkut uma vez a cada dez dias, se tanto). Portanto, não tenham dúvidas que o mesmo vai acontecer com o Twitter, agora que eu entrei. Espero que vocês não sintam falta.
Mas pra sentir falta de um Twitter? Não sei, tem gente que vicia, juram as más línguas. Eu recusei entrar porque já gasto tempo demais na internet. Ter um blog atualizado diariamente, ler todos os comentários (ainda que não encontre tempo para respondê-los), visitar, mesmo que rapidinho, os blogs de pessoas queridas, checar emails, inclusive de leitor@s do blog, isso tudo leva horas. E, por mais que eu adore essas atividades, eu tenho que trabalhar. Então não preciso de mais internet pra me ocupar. Além do mais, alguém em sã consciência consegue me imaginar escrevendo algo com menos de 1,400 caracteres? No Twitter são sempre 140 estúpidos caracteres? Eles não abrem exceção pra ninguém não?
Há outros motivos também, admito. Eu não estava no Twitter, mas de vez em quando lia algumas coisinhas lá. E não gostava muito do que lia. Pra saber notícias de último minuto, tenho certeza que nada bate o Twitter (logicamente que todo mundo que estava tuitando ficou sabendo da morte do Michael Jackson antes de mim). Pra passar links, deve ser o ideal. Pra fofoquinhas, talvez. Mas pro resto? Pelo pouco que vi, não parece um espaço bom pra conversar, e muito menos pra debater. Isso de ler as frases de cima pra baixo é muito estranho. E tem o limite de espaço, que pra uma pessoa prolixa como eu, é, ahn, limitador. Parece, não estou certa, que os tuiteiros deixaram de usar suas contas para anunciar temas de suprema importância pra humanidade, como “Comi um pão de queijo gostoso” ou “Vou ao banheiro”. Mas nem era isso o que mais me irritava. Eram as supostas pérolas de sabedoria. Gente que quer falar algo profundo em 140 caracteres! Acho até que é possível distribuir pérolas de humor em tão pouco espaço, com a vantagem de não soar pedante. Mas sabedoria não!
E o meu preconceito era (é) também em parte por causa de uma forçação de barra, uma espécie de “porque sigo Fulano no Twitter tenho uma relação de amizade muito intensa com ele”. Eu acompanhei essa onda na época em que o William Bonner entrou no troço, e senti vergonha alheia. Era um tal de “Eu sou amigão do Bonner!” e “Boa noite, William”, que me deixavam constrangida. Benedict Anderson acertou na veia quando falou de “comunidades imaginárias”. Põe imaginário nisso! Quer dizer, eu li que o apresentador do Jornal Nacional pediu a opinião de seus seguidores sobre a cor da gravata que usaria numa noite. E esses seguidores, além de opinar, ainda escreveram que pautavam o JN! O Bonner liga pra nossa opinião! Estou interagindo com ele! Olha só, sem as mãos, mamãe!
E eu lia muita birrinha também. Brigas intermináveis e infrutíferas, porque, ahn, preciso repetir, ninguém sai vencedor de um debate de 140 caracteres. Sem falar que isso de seguidores pode se transformar em concurso de popularidade, e quem precisa disso?
Foi por esses motivos que me mantive afastada todos esses anos (a primeira vez que ouvi falar no Twitter foi no início de 2008, creio). Ah sim, e eu já era xingada bastante (algumas amigas me mandavam emails do tipo “Você viu o que Tal e Tal escreveu sobre você?”) sem estar no Twitter.
Mas pessoas do bem (vocês não querem que eu considere quem me insulta pelas costas “do bem”, certo?) têm me falado repetidamente que o Twitter funciona, que sem estar no Twitter você não é ninguém na internet, que pra divulgar o blog o Twitter é mais ligeiro e eficaz que qualquer outra ferramenta (uma amiga me contou que uma conhecida dela ficava sabendo das atualizações do meu blog através do meu Hate Club no Twitter, acreditam?), que o Twitter aumenta a frequência do blog em até 20%, por aí vai. E teve a pá de cal de me oferecerem chocolate em troca da minha ida. Depois disso minha resistência virou pó numa questão de dias.
Então... Eis aí o meu Twitter que, pra combinar com o meu email e lembrar o blog, vai atender pelo nome de @lolaescreva. Vocês que são querid@s e vivem colocando links pros meus posts, por favor, não parem. O Lord Anderson até criou um tag (se é assim que se fala) no Twitter pra esses links, escrevalola. Só pra me contrariar ele deixou meu nome por último! (dá pra mudar?) Eu não prometo uma atividade febril no Twitter, nem mesmo uma atividade minimamente interessante, mas estarei lá. Às vezes. Bom, pelo menos serei uma grande fonte de diversão, porque vocês podem esperar de mim no começo as mais atrapalhadas confusões, como fiz no bloguinho em 2008 (alguém lembra de quando tirei uma foto de uma tela do computador, porque não sabia que existia print screen? Espero que não!).

P.S.: Foi a Jux que reservou o nome pra mim, e o Vitor que fez o layout (ele fez um colorido também; qual vocês preferem?). O maridão pegou umas fotos minhas e fez o melhor que pôde, bless his heart, mas não ficou bom (a colagem tá aí em cima, com a primeira versão no Twitter). Eu tenho colaborador@s maravilhos@s! Alguém se habilita a escrever mensagens de 140 caracteres pra mim?

35 comentários:

m. disse...

kkk sou rapida no gatilho! ja to seguindo....

Anônimo disse...

uhu! eu tbm!
já mandei mensagem INCLUSIVE! hahaha

(é só clicar no seu @lolaescreva que vc vê todo mundo que te mencionou)

Lord Anderson disse...

Ops, hehehe

Bem vinda Lo,a tenho certeza que vc vai se divertir.

Olha eu não uso, mas tem ferramentas que permitem que vc crie um post com mais caracteres sim.

Vou pesquisar e te passo.

E a tag (ou has tag)com o nome por ultimo não foi p/ contrariar não, foi só referencia ao nome do blog, posso mudar sim, sem problemas, elas não são fixas.


Agora licença, que eu vou lá virar seu stalker tb ,hehehe

L. Archilla disse...

Lola, vc citou uma das coisas que mais me incomoda no twitter: as tentativas de demonstrar SABEDORIA em 140 caracteres. Gosto de alguns twitteiros como a Denise, que posta bastante link pra texto mais completo, e de vez em quando dou uma fuçada em tweets de amigos engraçadinhos... desde que não escrevam mais que 2 tweets engraçadinhos por dia, que aí perde a espontaneidade e parece que a pessoa fica o dia inteiro pensando em piada pra postar - me passa uma ideia de "gostem de mim, por favor!". Acho chato.

E esses que contam cada vez que vão ao banheiro ou saíram pra tomar um cafezinho nem merecem comentários.

Jux disse...

ADORO!!!
Eu acho o twitter bacana pra saber de cousas que rolam pelo mundo... mas pra isso tem que seguir pessoas cujos tweets sejam um pouco mais que "comi uma empadinha", "vou dormir", etc etc.

A Denise Arcoverde, por exemplo, tem um dos melhores twitters da minha lista: ela sempre tweeta informações muito legais mesmo!!!

Bem vinda Loláxima!!!

Ághata disse...

5ª seguidora!

Kaká disse...

Eu adoro o twitter. Só escrevo besteira por lá (confesso que sou daquelas que diz que vai comer um brownie com sorvete e ainda coloco foto).
O twitter é legal quando tem eventos como Oscar, Emmy, etc, que todo mundo fica comentando por lá.
E é ótimo para linkar os posts do blog, ou outros artigos que você ache interessante.

Claudia disse...

Lola,

Só para corrigir uma confusão que você fez no post do encontro de blogueiros. A Judith Brito é presidente da Associação Nacional de Jornais, dos donos de jornal e não da Associação Nacional de Jornalistas como você escreveu.

A ANJ que ela preside é a organização patronal, das grandes famílias donas das velhas mídias que querem ter poder de partido político...hahaha! Ela definitivamente merece o prêmio corvo e eu falo de cadeira, trabalhei com ela!

BJ,

C.

aiaiai disse...

caramba!!! agora só falta vc me passar todos os seus dados (endereço, telefone, tals) e eu vou levar os chocolates prometidos...Você gosta mais de chocolate branco, né?

Anônimo disse...

Lolita! Já tô te seguindo também. /óbvio
Seja super bem-vinda por lá como já deixei tuitado pra você.
O meu é @Glorinhaah! Siga-me também. =)
Eu confesso que só falo potoca no twitter. Vez, ou outra eu falo algo que preste. AUHSUAHSUAHUSHAU!É bom pra dar uma descontraída. UAHSUHUSHAUHSUH Um beijo!

Anônimo disse...

E ah... adicionei no orkut também. AUHSUAHSUAHUSH =*

Flávia Simas disse...

que sem estar no Twitter você não é ninguém na internet

Caramba, esse tipo de fala me assusta. E eu também já ouvi muito isso. Enfim. Continuarei a ser ninguém e a visitá-la sempre aqui no blog.

Luma Perrete disse...

Já estou te seguindo lá também.

Eu uso o Twitter pra milhões de coisas. Uso pra compartilhar links, pra falar besteira, pra falar com os amigos, pra ficar sabendo das novidades... Enfim, uso bastante hahaha

Se precisar de dicas, é só falar comigo. Sou praticamente uma especialista hahahaha

Anônimo disse...

UHULLL!!! Lola no TWITTER!
Ainda não entrei (bloqueado no serviço ¬¬), mas a noite, a primeira coisa que vou fazer, é te seguir no twitter. @lolaescreva

Se quiser me seguir, o meu é @Mariana_Gusmao, mas não crie expectativas: falo de cotidiano, troco idéias, e sigo gente engraçada.

Acho que a AIAIAI até criou uma lista no twitter de LOLISTAS (esse é o nome da lista). Fofa, né? Não sei se ela pensou no trocadilho 'LULISTAS' ou se foi no trocadilho 'lista loLISTAS'. Ou fui só eu quem pensei isso, AIAIAI? Só sei que achei bem melhor do que um simples FASDALOLA.

Enfim, ADOREI a sua adesão. E lola, não adianta ficar falando pra gente não criar expectativa com seus tweets. Porque nós vamos criar. E você, que não cria qualquer expectativa em relação ao site, vai se apaixonar como todo mundo.

Precisando de ajudas twísticas, é só gritar.

DICAS:

Na lateral direita da tela, você pode ver quem você segue, quem segue você (você recebe uma notificação no seu email quando alguém passa a te seguir, mas não dá pra saber quem deixou de te seguir).

Tem também as indicaçoes do twitter. Geralmente são furadas, hehehe.

Mais embaixo, tem um link @lolaescreva. lá você verá todo mundo (independente de vc seguir ou não) que citou você. Embaixo tem as DMs (são como depoimentos OFF do orkut. Só você vê. E só quem te segue pode enviar. e vc só pode enviar pra quem segue você). Depois tem os Retweets. Você vê tudo o que foi retwittado pelos seus seguidores ou tweets, tudo o que voce retwittou e tudo o que voce disse e foi retwittado.

Na sua página inicial, aparece tudo o que as pessoas que voce segue falam ou retwittam. E você aparece na página de quem segue você. Tem também, por fim, a lista dos mais comentados (você pode selecionar o 'mais comentado no mundo, ou no brasil, ou em determinados países ou cidades...). Você clica no assunto e aparece o que todo mundo falou sobre aquilo. Se você quiser saber sobre um assunto que não tá nos mais comentados ainda, é só buscar na lupinha logo acima.

Enfim, é isso. Não é difícil e voce vai aprender rapidim. Daqui uns dias a atualização lá vai ser diária também, aposto. hehehe

aiaiai disse...

to aprendendo um monte com esse pessoal!

Valeu pelas dicas Mariana!
A lista é lolistas porque é o povo que eu conheço porque são adeptos da Lola...é parecido com lulistas mas não foi intencional.

Lola, to encomendando 5 quilos de chocolate branco de diversas formas para levar para você. Vc vai adorar kkkkkkkkkk

Lord Anderson disse...

Aiaiai

Eu gosto de praticar um pouco de crueldade com as pessoas...mas essa heresia chamada chocolate branco vai alem do meu limite

vc é muito má.

Insana disse...

Você é boa nisto.

bjs
Insana

Rafaela Ventura disse...

Já sou seguidora. Realmente, tem um monte de bobagem, mas também um monte de coisas legais. E vicia mesmo!

Elaine Cris disse...

Também tenho twitter, mas se entrei lá cinco vezes foi muito, também não achei muita utilidade, a não ser se for esse lance de troca de links... Uma das vezes que entrei foi essa época que o Willian Bonner parecia viciado, twitava o dia inteiro, frases sem sentido até... não sei como anda o vício dele agora... rs
Internet é mesmo uma coisa boa, mas viciante e isso não é legal.
Participo de algumas comunidades do orkut, antes achava interessante, adorava, mas ultimamente tenho achado é que anda muito repetitivo, muita gente grosseira, mas fico tentando me afastar por uns tempos e não consigo, acho que viciei, todo dia vou dar uma espiadinha e já me vejo postando... Sorte sua não ter viciado em orkut, ou comunidades de orkut...

Bjus Lola!

Vivien Morgato : disse...

eu não te achei....;0(

Anônimo disse...

Lola,
o Twitter pode ser muito bom e divertido quando a gente segue as pessoas certas (e aí cada um tem o seu gosto). Eu entrei em 2007, ainda nos primórdios, e é incrível a doidolândia que aquilo virou. Mas é como dizia minha avó: tudo com temperança.
O pessoal que posta 'pérolas' é chatinho, mas aqueles que inundam sua timeline (página) com tweets e retweets inúteis costumam ser bem piores.
Também achei que não conseguiria escrever em 140 caracteres. O que mostra que a gente aprende 'de um tudo' nessa vida... :)
Te vejo por lá. Devo 'quebrar' a minha conta em breve, separando a parte de trabalho e a do blog - essa poderá ser a sua próxima etapa, hehehe...
abraço
Mônica

Cristina Maria disse...

Te seguindo belíssima!

Luciana disse...

Eba! Lolinha no twitter!
Séculos que não comento por aqui, porque a coisa tá feia (monografando), aí só dá pra acompanhar pelo reader mesmo.
Vai ter vaquinha pro suborno, digo, chocolate?

Luna disse...

Seja bem-vinda ao Twitter rs.

Confesso que quase não uso Twitter. É sempre cheio de novidades, mas... não sou muito chegada, rs.

Usarei mais pra acompanhar, rs :)

Anônimo disse...

Te segui lá. Eu entrei faz pouco também, tô achando o twitter bom pra colher links pra artigos, posts em blogs, vídeos etc. Tá sugando um bom tempo do meu dia...

Masegui disse...

aiaiai,

Acho que Lolinha não gosta de chocolate branco. Se não me engano ela até já disse que "chocolate branco não é chocolate"!!

Bem, se você já encomendou... eu aceito numa boa... :))

Arashi disse...

Ô Lola tem um monte de gente legal pra seguir no Twitter. E em época de eleição, também é muito legal seguir os políticos. Eu, por exemplo, sigo os presidenciáveis (aliás, lamento informá-la que o Twitter do Serra dá de 10 a zero no da Dilma, que é chatinho que dá dó). E na Copa, então, foi muito legal tuitar.

Espero que você se divirta!

lola aronovich disse...

PÓDIPARÁ com esse papo besta de chocolate branco, pessoal! Todos vcs que me conhecem sabem que eu não gosto de chocolate branco. Ok, não desprezo, pq entre comer uma banana e um chocolate, mesmo branco, a gente fica com o chocolate. Mas estudos mundialmente respeitados provam que chocolate branco não é chocolate! Inventei isso agora, mas tenho certeza que é verdade!
Twitter parece um bom lugar pra fazer campanhas. A gente podia começar uma: Abaixo o chocolate branco!
Obrigada pelas palavras e dicas de incentivo, pessoal! Não tá fácil escrever em 140 caracteres... E se isso me incluenciar negativamente? Eu sou muito influenciável!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Luna disse...

Mas chocolate branco não é chocolate meeeeesmo! Chocolate branco é feito com a manteiga do cacau, não com o cacau em si, portanto não tem os ativos como serotonina.

Eu li isso na revista Capricho, quando ela ainda era boa rs xDD

E, Lola, eu morro de curiosidade pra algum dia ver um post seu sobre a música e feminismo.

Por exemplo, eu sou muito fã de Christina Aguilera que tenta passar feminismo (veja o videoclipe Can't Hold Us Down no YouTube!) inclusive em sua postura e observei que os fãs de certas cantoras, como Christina, tendem a ser mais feministas, criticando a diferença de tratamento de gênero.

Eu realmente sou curiosa pra saber o q vc acha disso! :)

=Maíra= disse...

Não tenho muita paciência pra twitter não, fico meses sem postar... Mas estou te seguindo! :D
Abraços!

Arthur disse...

Oi Lola, comento aqui raramente, mas passei pra dizer que já estou te seguindo e uma outra informaçãozinha sobre o twitter.
Muitos serviços podem ser interligados, por exmplo, cada vez que você posta aqui no blog, um link é postado no seu perfil do twitter automaticamente... não sei se existe para o blogger, mas provavelmente sim (o quê não existe hoje na internet?).
Enfim, acho que jogando no google já dá pra ter uma idéia, não é tão complicado.

Abraços !

Barbara O. disse...

Lola,

O Anderson fala de comunidades 'imaginadas', não imaginárias.
Isto faz toda a diferença. Só uma crianças solitária tem comunidade imaginárias, ao passo que todos nós pertencemos a comunidades imaginadas.

Dáfni disse...

Lola, eu tenho twitter mas, como vc, não vejo muita utilidade. Tanto é que ele está super parado!

Beijos

Unknown disse...

Lolinha, que bom que vc está no twitter! O passarinho azul vai ficar melhor com vc (ó, rasguei seda).
Acho que vc ia achar legal usar o twitterfeed:
http://twitterfeed.com/
É uma ferramenta que posta no seu twitter automaticamente toda vez que vc faz um post.
Eu uso e acho bem útil, e super ia gostar de saber pelo twitter cada vez que vc coloca post novo ;)
Ah, eu sou a @_elyana