domingo, 8 de agosto de 2010

CONCURSO DE BLOGUEIRAS: INSCRIÇÕES ABERTAS

Então tá, gente! Decidido: o próximo concurso de blogueiras tem como tema “A origem do meu feminismo”. Não precisa ser isso ao pé da letra. Por exemplo, a Danee disse que gostaria de participar do concurso, mas não tem certeza se seu feminismo realmente teve um início. Bom, Danee, pode falar sobre isso, sobre como não saber quando você se tornou feminista, se houve algo marcante ou não. Já a Carolina sugeriu “Por que eu sou feminista”, mas acho que dá pra mesclar os dois, falar sobre a origem, mesmo que não dê pra pontuá-la em muitos casos. Se eu tivesse que escrever sobre o tema, eu falaria mais sobre quando me descobri feminista do que pelos motivos (foi quando eu era criança ainda). Quer dizer, eu misturaria tudo. Não quero pautar ninguém nem limitar sua criatividade. Vocês entenderam o tema, agora escrevam algo nessas linhas!
Preciso também de um selinho urgente pra este concurso. Alguém com veia artística se habilita, por caridade?
Nem sei se preciso repetir o propósito de um concurso desses. Talvez precise. Esses dias uma amiga me contou que alguém twittou uma indireta contra mim — que achava muito presunçoso que um blog organizasse um concurso de blogueiras, que era se dar importância demais, algo do tipo. Hum... É, eu considero um concurso desses importante, já que nós, blogueiras, não somos vistas por algumas pessoas como seres pensantes. Tanto que os concursos promovidos costumam dedicar às blogueiras uma categoria-parênteses, invariavelmente ligada à aparência física da mulher que escreve (blogueira mais gostosa etc). Gostaria que houvesse mais concursos que ajudassem a valorizar a blogosfera feminina, mas o que temos a dizer, não o naco de carne que temos pra mostrar. Se houvesse outros concursos como este que estou organizando, eu certamente participaria.
Dá um trabalhão organizar um concurso desses. Só que vale a pena, porque passo a conhecer blogueiras que não conhecia, e muitas formam laços de amizade. Dessa forma, cria-se uma espécie de comunidade. Não sei como isso pode ser ruim! Tomei a iniciativa de lançar esse concurso no ano passado. Meu humilde bloguinho tem um bom número de visitas, algo como 1,500 por dia, umas 70 mil page views por mês, e uma média de comentários por post que é rara (sem falar na qualidade desses comentários!). Quando coloco aqui links pra outros blogs, é certo que as visitas daquele blog aumentam. E é esse o meu desejo: divulgar blogs excelentes, que talvez ainda não sejam tão conhecidos, e aproximar pessoas com interesses comuns.
Ouvir que várias blogueiras vão escrever posts especiais com o tema proposto (a origem do seu feminismo), um tema nobre, ainda por cima, me enche de alegria. Eu sinto que a blogosfera feminista não é unida. Nem acho que eu, alguém polêmica por natureza, seja a pessoa indicada para aproximar pessoas. Mas por enquanto, pelo que vejo, é o que tem. Então sim, talvez eu esteja me dando importância. Só que é importância pra realizar algo positivo, não pra espalhar ódio e fofocas. Birrinhas de quem não tem mais o que fazer, e precisa se unir escolhendo um inimigo comum.
Portanto, meninas, mandem seus textos. Escrevam um, ou escolham um (de preferência que tenha sido publicado este ano), indiquem um. O espaço é de vocês. Deixem os links aqui, ou mandem pra mim por email (lolaescreva@gmail.com). Prefiro aqui, porque outras pessoas podem ler. E, queridos leitores homens, se quiserem escrever sobre a origem do seu feminismo, porque homem pode (e deve) ser feminista também, eu adoraria escutar. Mandem pra mim que publico como guest post, com muito prazer. Porém, no concurso, só blogueiras.
Estão abertas as inscrições!

33 comentários:

Ana disse...

Estou ansiosa, Lola!

Luma Perrete disse...

Mal vejo a hora de poder começar a ler os posts das inscritas! Se meu blog voltar a tempo, quem sabe eu não faça um post também?

Vou tentar fazer um selinho e mando pro seu e-mail.

Clara Gurgel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Clara Gurgel disse...

Lola,achei sensacional essa história do concurso. Por essas e outras que o seu blog "faz a diferença"! Bom, tava meio receosa quanto a participar ou não, mas resolvi "dar a cara para bater".Quem quiser conferir...http://claragurgel.blogspot.com/2010/08/aos-21era-muito-mais-feminista-do-que.html

=Maíra= disse...

Tem data-limite pra enviar o texto?

lola aronovich disse...

Pois é, Maíra, não queria fixar uma data-limite, mas acho que precisamos fixar uma, né? (eu pelo menos só trabalho sob pressão). O que vcs acham, dez dias tá bom? Duas semanas? Sei lá, até o dia 21/8? Menos? Mais?

L. Archilla disse...

Não entendo como pode ser presunçoso organizar um concurso de blogs... sério... tipo assim... ninguém disse que era o MELHOR ou MAIOR concurso de blogs, ou que o blog vencedor seria o MAIS INCRÍVEL da blogosfera...

ai, tem gente com cada uma...

caso.me.esqueçam disse...

lola, eu tive um blog durante quatro anos onde eu soh linkava e era linkada por blogs bizarros. felizmente, eu esqueci a senha do coitado e decidi fazer o "caso me esquecam". nao vou fazer um post sobre isso pra participar do concurso, mas posso dizer aqui que meu feminismo aflorou depois de certas leituras (de blogs) que fiz. conheci muita gente boa atraves dos seus concursos e, gracas ao link que voce deixou do meu blog aih do lado, vejo muita gente boa parar no meu blog. nao sei se as blogueiras feministas sao unidas, mas conheci muita gente boa e acho que a tendencia eh melhorar! que venham mais concursos e blogs feministas! parabens pela iniciativa. se depender de mim, o concurso sera um sucesso, divulgarei por aih!

beijos!

=Maíra= disse...

Lola, eu acho 10 dias um prazo razoável.

Bom, criei coragem e escrevio o meu post:
http://novamentebizarro.wordpress.com/2010/08/08/a-anti-garota-anglo/

Tenh outra dúvida: todos os posts enviados participarão do concurso ou haverá uma pré-seleção?

Ághata disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ághata disse...

Oi, Lola!

Vou tentar participar desta vez! Mas ainda não escrevi o texto! [Espero que até a data limite esteja pronto...]

A crise dos 30 disse...

Muito legal a idéia. Eu tinha uma visão errada do que é ser feminista: achava que só aquelas mulheres cheias de diplomas podiam se denominar feministas. Hoje sei que qualquer mulher pode ter idéias feministas, inclusive eu.

Elaine Cris disse...

Também não entendi essa de alguém dizer que um blog que tem um número alto de leitores (ou leitoras) e quer organizar um concurso está sendo presunçoso... Se fosse um blogueiro a fazer isso, essa pessoa que fez o comentário acharia isso? Duvido... E tem gente que ainda fala que feminismo é desnecessário...
Escrevi um post sobre o "começo" do meu feminismo em janeiro, não tá lá esse primor, foi mais um desabafo mesmo, mas tá aqui...

http://mulhermodernex.blogspot.com/2010/01/feminista-gracas-deus-e-olha-que-sou.html

Bjus Lola!

Carolina Pombo disse...

Obaaaa! Olha Lola, eu adoro me meter a artista... E adoro usar meu power point pra isso. Não sou experiente com web disgn, mas vou me divertir tentando criar um selo para o concurso - que você pode usar ou não! Mas, posso mandar um selinho pra você?

Beijos

Rita disse...

Ois!

Aqui: http://www.estradaanil.com/2010/08/menina-pode-sim.html

Bj!
Rita

Aline Sant´Ana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Aline Sant´Ana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Aline Sant´Ana disse...

Oi Lola,
sou estudante, 19 anos,comecei a acompanhar o seu blog há pouco mais de cinco meses e estou curtindo muito a tua linha bloggueira-intelectual de ser. Confesso que foi o teu blog que me inspirou a criar um próprio. E agora, com a oportunidade temática deste concurso, me arisco a participar deste movimento, que há muito admiro.

Não repara não, o meu blog ainda está muito no comecinho...mas acho que dá pra partcipar.

Minha postagem é "O feminismo que papai ensinou"

http://meuseoutros.blogspot.com/2010/08/o-feminismo-que-papai-ensinou.html

Dê uma olhadinha.
Ah, parabéns pela qualidade.

Unknown disse...

legal

Unknown disse...

http://lucia-latorre.blogspot.com/

criei coragem e vai lá....

Carolina Pombo disse...

Lola, aí está meu texto para o concurso. Ufa! Um desafio e tanto!
http://www.whatmommyneeds.net/2010/08/maternidade-plenitude-e-feminismo-hein.html

Letícia disse...

Já que o prazo é até 21 de agosto, mando aqui meu texto aos 44 do segundo tempo. :)

http://www.cha-tice.com.br/como-me-tornei-feminista/

Renata Lima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Renata Lima disse...

Lola,

Aqui segue o link com o meu post para o concurso.
http://as-agruras-e-as-delicias.blogspot.com/2010/08/antes-que-o-galo-cante.html

Descobri seu blog há dois anos, e comecei meu próprio blog há quatro meses, me inspirando no seu, descaradamente confesso!
Cheguei até você através da Semíramis, que foi minha professora de pós, e que também tem um blog.
Agradeço pelo incentivo e pela inspiração!

Bjão!

Bia Cardoso disse...

Oi Lola, acho que você ainda não fechou as inscrições, então para continuar minha carreira sempre participando dos seus concursos, aqui vai meu post http://srtabia.com/2010/08/o-feminismo-eu/

Ge disse...

Oi, Lola!

Gostei muito da idéia e escrevi aqui também: http://tem-que-ser.blogspot.com/2010/08/sobre-origem-do-meu-feminismo.html

Fernanda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fernanda disse...

Oi Lola...Sou uma das leitoras "quietinhas" e assiduas de seu blog, que ate hoje nao havia mandado um alozinho ainda... A oportunidade de escrever um post sobre feminismo e boa demais para passar, entao me enchi de coragem e animo para criar o meu proprio blog e participar do concurso de blogueiras. Ai vai o link do meu post: http://ogritodefernanda.blogspot.com/2010/08/o-comeo-de-tudo.html

Sou sua fa...Beijos da Inglaterra,

Fernanda

PS: me perdoe pela falta de acentos e cedilhas, mas esse teclado hoje nao quer se comportar...

Deborah Leão disse...

Também sou da turma que lê quietinha, mas não pude resistir. Escrevi um post sobre isso esse ano, depois de pensar um bocado a respeito, e também de ler por aí quanta gente passou por trajetórias semelhantes:

http://arealidadeelouca.wordpress.com/2010/03/03/feminismo-ateismo-e-outros-ismos/

Wonderwoman disse...

Sei que passou o tempo. mas o coração não tem tempo.
Agradeço pela provocação, fez com que eu confessasse algo que nunca confessei. abraços
http://wonderwoman-bra.blogspot.com/2010/08/origem-do-meu-feminismo.html

Chris disse...

Lola, você mandou no twitter que ainda dava tempo... Será que dá mesmo?? Queria muito poder participar do concurso!!! O link tá aí!!!

http://sobreasmulheresdeatenas.blogspot.com/2010/09/origem-do-meu-feminismo-ou-origem-da.html

De toda forma, mesmo se não entrar no concurso, fico feliz em ter escrito algo, e poder colocar o link aqui!!!!!

Bruna disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Bruna disse...

Caraca!

Concurso para blogueiras feministas?
Quando?Onde?Como?

Será que cheguei tarde demais?! :/