terça-feira, 31 de agosto de 2010

CONCURSO DE BLOGUEIRAS NO AR

Fiquei radiante que várias blogueiras escreveram textos especialmente para este concurso com o tema “A origem do meu feminismo”. E o resultado foi excelente, como vocês vão poder conferir a partir de hoje. Que eu saiba (e digo isso porque posso ter pulado algum email, ou alguém deixou uma indicação de texto em outro post, não relacionado ao concurso, e eu não registrei), foram 16 inscrições. E, como pedir pra que vocês leiam 16 posts de uma vez só é um pouco demais, resolvi dividir o concurso em duas etapas (seguindo sugestões do último concurso, faz teeempo). Na primeira estapa, que é esta que você vê, os oito primeiros textos (em ordem alfabética de como a blogueira assina seu nome) estão aqui, para serem votados na enquete ao lado. Vocês podem votar (apenas uma vez por pessoa, se bem que, se você acionar o blog pelo Firefox e pelo Explorer, são dois votos) entre hoje e, hm, dia 13 de setembro, que tal? Daí, no dia 14 de setembro, ou seja, daqui a duas semanas, eu coloco a enquete para a segunda parte do concurso, com os outros oito posts incritos. “Classificam-se” os três posts mais votados de cada etapa, e aí a gente faz a etapa final, com uma enquete apenas para esses seis posts mais votados.
A intenção do concurso, como vocês já sabem, não é competir ou premiar umas e excluir as demais. É divulgar blogs interessantes escritos por mulheres. É criar novas amizades. É convidar as minhas 50 mil visitas por mês (que não sei quantas pessoas são) a conhecer outros blogs. Então, por favor, peço para que vocês me ajudem a divulgar o concurso nos seus Twitters e blogs. Se puderem, coloquem o selinho acima, que foi feito pela Nathaly, nos posts sobre o concurso. E ponham sempre o link para este post, de preferência (ou seja, http://escrevalolaescreva.blogspot.com/2010/08/concurso-de-blogueiras-no-ar.html), não pro meu blog. Eu peço isso porque a enquete do blogspot não permite que links sejam colocados dentro da enquete, como seria o ideal. E, como pretendo seguir atualizando meu blog pelo próximo mês (tempo que vai durar este concurso, por aí), este post não será o primeiro a ser visto quando a página for aberta.
Bom, como o objetivo é divulgação, vou colocar todos os 16 posts inscritos para o concurso neste post (e no do dia 14/9, que tratará da segunda etapa do concurso). Mas, na enquete ao lado, vocês só poderão votar nos oito primeiros, ok?
Se você ficou com vontade de participar, não se preocupe, que teremos outros concursos. E acho que esse tema, A Origem do meu Feminismo, é muito rico. É fascinante como temos 16 posts, 16 origens diferentes e, quem sabe, 16 diferentes formas de ver o feminismo. Então vamos lá, vamos ler, votar, e se comunicar. E não se desesperem se a enquete não sair do zero por um tempo. Isso aconteceu nas duas últimas enquetes que realizei, problemas do blogspot. Mas uma hora os votos aparecem.

Primeira etapa do concurso (enquete atual)
O feminismo que papai ensinou - Aline, Meus e Outros
Como um machista me transformou em feminista – Amanda, Petit Journal de la Porte Dorée
O Feminismo & Eu - Bia, Groselha News
Aos 21, era muito mais feminista do que sonhava a minha vã filosofia – Clara, Gaveta Virtual
Feminismo, ateísmo e outros “ismos” - Deborah, A Realidade, Maria, é Outra
Sobre a origem do meu feminismo – Ge, O Ângulo Mais Bonito
O começo de tudo – Fernanda, Grito de Fernanda
Feminista graças a Deus (e olha que sou agnóstica) - Laurinha, Mulher Modernex

Segunda etapa do concurso (para a próxima enquete)
Mulheres, homens e mais mulheres – Leika, Proseando
Feminista, eu? - Leticia, Chá-Tice
O dia em que me tornei feminista – Lúcia, Memórias
A anti-garota Anglo – Maíra, Como Assim?!
Feminismo, hein? - Nanci, Lúdica e Ácida
Antes que o galo cante - Renata, Agruras e Delícias
Menina pode sim – Rita, Estrada Anil
A origem do meu feminismo - Wonderwoman, Coffeee, Clear Heels and Random Thoughts

28 comentários:

Srta. Bia disse...

Parabéns para Nathaly pelo selinho, ficou bem bacana!
Já vou usá-lo!
Tenho certeza que esse será um ótimo concurso até mesmo para dialogarmos sobre as várias faces do feminismo. Parabéns pela iniciativa, Lola, pois é possível ver até mesmo uma rede de blogs feministas crescendo ao redor desse concurso.

Dáfni disse...

Divulgado Lola!

http://veramentebella.blogspot.com/2010/08/concurso-de-blogueiras-no-escreva-lola.html

Beijos

Carolina Pombo disse...

Oi Lola, o que aconteceu com o meu post? Ele não está na lista! E eu me inscrevi com um comentário lá naquele post inicial sobre o concurso! Você pode incluí-lo?

É esse aqui: http://www.whatmommyneeds.net/2010/08/maternidade-plenitude-e-feminismo-hein.html

Bsijo

Elaine Cris disse...

Muito legal, Lola! Já divulguei também!

Bjus

Luna disse...

Me arrependo amargamente de não ter participado desse concurso. Não sei porque cargas d'água não participei.


Quando me recuperar do meu arrependimento, lerei todos os textos e votarei. Divulgo também, claro ^^

Vivien Morgato : disse...

Bom, querida, vou ler e usar em aulas.;0)

Depois conto a repercussão. beijos.

Luna disse...

Votei.

Com dor no coração, porque eu fiquei em dúvida cruel. Houve muitos posts bons, e ainda depois de eliminar alguns, fiquei entre dois que simplesmente não conseguia decidir. D:

Luna disse...

De novo eu aqui, rs:
.
.
Mas quis te mostrar isso: http://dechanelnalaje.wordpress.com/2010/09/01/mac-rodarte-feminicidio-frivolidade-e-polemica/
.
.
.
Como é uma marca de maquiagem faz uma linha com nomes evocando os crimes contra mulheres e ainda diz que está fazendo consciência social? O que você pensa a respeito?

Ághata disse...

Aaah, perdi o tempo da inscrição... >.<'
Nãso tem prorrogação de inscrição pra próxima etapa?

Barbara O. disse...

que legal! já escolhi o post da primeira etapa. a idéia é bárbara. quem sabe um dia não me arrisco...

Rita disse...

Oba, começou a brincadeira. Já divulguei lá no Estrada e torço para que esse seja tão divertido quanto o terceiro - um monte de blogueiras trocando pitacos pra cá e pra lá, foi tuuudo de bom.

Beijos, Lola, parabéns!

Rita

Wonderwoman disse...

Pronto! Corrigido e divulgado com o link certo e o selinho, que ficou lindo, devo dizer!
Parabéns a todas as meninas e parabéns a Lola pela idéia! Fico muito feliz de ler os posts e ver que não estamos sozinhas e que a blogosfera é mais uma "voz" e um grande canal pra divulgação e defesa da "causa". Que comece a brincadeira!!!
beijos

Wonderwoman disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Fernanda disse...

Ei, gente!
Li os oito primeiros posts e constatei uma coisa curiosa: todas as autoras sempre foram feministas, tinham esses valores dentro delas. Achei muito legal isso, mas achei curioso o fato de TODAS serem assim. Eu descobri o feminismo ao descobrir que eu era machista. Sim. Percebi, na terapia, que um monte dos sentimentos que me incomodavam vinham dos valores machistas que foram introjetados em mim durante toda a minha infância, adolescência e até atualmente. Que eu achava que devia fazer tudo para agradar um homem, que estar linda é o bem máximo para uma mulher, e tantas outras coisas que me chocaram quando descobri. Porque a verdade é que eu não acredito racionalmente nisso, mas está de tal forma no meu subconsciente que é difícil ignorar. Por isso leio seu blog e outros feministas, leio livros sobre o assunto e faço um exercício diário de lutar contra esses valores anti-feministas dentro de mim e fora também.
Perdão se o comentário foi praticamente um post, mas me senti meio sozinha. Queria até saber se tem outras leitoras e leitores seus que passaram pela mesma coisa. De se descobrirem com valores machistas e terem que ir desconstruindo isso via racionalização e esforço voluntário. Alguém? Hehe...
Apesar de não me identificar, gostei muito dos posts.
Um abraço!

Linda Viana disse...

Poxa, como eu sou desinformada :~ nem sabia do concurso. Enfim, lerei todas as histórias!

Ághata disse...

Fernanda,

Também achei que o conteúdo dos posts tá meio uniforme, mas muitas pessoas mudam da mesma forma que você, descobrindo que tem um pouco de machismo em si mesmas, aliás, acho que todo mundo é um pouco machista mesmo porque isso tá muito introjetado na nossa cultura.

Teve muita gente que só foi acordar pro feminismo após sofrerem traumas, outros que se descobriram ao se reconhecerem machistas...

Me lembro de um cara - chamado Arthur - que começou a estudar feminismo porque, estudando psicologia, descobriu que tinha o perfil psicológico de homens que praticam violência doméstica.

Enfim, tem muitas histórias. Por mais que qualquer feminista se identifique com o movimento desde criança, tem muito que superar porque há ideias que são introjetadas na nossa cabeça de tal forma que é difícil se livrar delas.

lola aronovich disse...

ATENÇÃO: como deixei o post da Carolina de fora, e como outras leitoras manifestaram arrependimento por não estarem participando do Concurso, decidi colocar os posts que chegarem até SEGUNDA, dia 6/9, numa TERCEIRA ETAPA do concurso. Ok? Por favor, escrevam nos seus blogs posts com o tema "A Origem do Meu Feminismo" e deixem os links NOS COMENTÁRIOS DESTE POST.
Certo? Ághata, Luna... É a chance de vcs entrarem!
Vivien querida, não quer escrever um post não?
Fernanda: muito interessante o seu comentário! Então, que tal contar A SUA história sobre como vc virou feminista e deixar aqui o link? Vc tem blog? Se quiser, pode ser um guest post. Vamulá, mãos à obra!
Não quero excluir ninguém. Participem que ainda há tempo!

Índigo disse...

aaaah, eu queria muito participar do concurso - mas nao consigo escrever com tema nem as redaçoes pras aulas de espanhol da faculdade! - e to numa crise existencial como escritora. logo eu que sempre achei que a escrita era a única maneira de eu me ser...

acho que minha escritura é mais feminina (aquilo de escrever com o corpo) que feminista...
enfim, se alguém quiser ler:

http://sinnestesia.blogspot.com/2009/11/nao-tinha-asas-e-era-passaro.html

Jux disse...

Loláxima Fofaronovich!
Cá está minhas humildes linhas... e era uma vez uma guria que descobrius suas asas feministas!

http://dolcinha.wordpress.com/2010/08/31/minhas-asas-feministas/

especialmente para a 3ª etapa de votação, das tartaruguinhas-atrasadas (eis que sou uma, la tartaruguita voadora!)

Beijukkkisss

Luciana Nepomuceno disse...

O post é antigo (19/08) mas a inscrição é nova, novinha:
http://borboletasnosolhos.blogspot.com/2010/08/mulher-da-vida.html

E a divulgação (oficial, com selinho e tudo - porque extraoficial já acontece desde o lançamento da idéia) do concurso sai no post de hoje que está no forno.

Aline Valek disse...

Oi Lola!

Queria deixar minha contribuição ao tema "origem do meu feminismo"

http://www.alinevalek.com.br/blog/2010/09/coisas-de-menino/

;)

Gabriela Domiciano disse...

Meu post, na última hora, pra participar do concurso:

http://gabrieladomiciano.blogspot.com/2010/09/origem-do-meu-feminismo.html

caso.me.esqueçam disse...

mais um:

http://casomeesquecam.blogspot.com/2010/09/chega-de-macas.html

Anônimo disse...

Lolita, minha querida!
Depois de todo incentivo da minha Chefa do inesquecível caso me esqueçam, resolvi fazer o poste sobre a origem do meu feminismo.

http://apenasumafresta.blogspot.com/2010/09/nao-eu-nao-sou-obrigada.html

Tá aí! Espero que dê algum caldo! UASHUAHSAUHSH
Um beijo!

Nathália. disse...

Olá!
Acabei de saber do concurso, fiz um texto sobre o assunto e cá está ele, gostaria de me inscrever!

http://letrasnatela.blogspot.com/2010/09/origem-do-meu-feminismo-nao-tem-origem.html

Muito obrigada!

lola aronovich disse...

Ághata, Luna: e aí, vão me mandar um post pro Concurso de Blogueiras ou não? Só até amanhã, até o meio dia! Por favor, mandem!
Stela, vc quer participar com o que vc mandou, que não é exatamente sobre o tema? Quer dizer, é, a escrita que é poética! Vc decide!
Mais alguém? Olha quem eu tô incluindo pra próxima etapa: Anastasia, Borboleta, Carolina, Gabriela, Glória, Isabela, Jux, Luci, Monix e Helê, Nathalia e Valek.
Por favor, mandem os posts JÁ, pq pretendo escrever um post sobre o assunto pra amanhã (terça) à tarde.

Luna disse...

Para garantir:
http://pernicie.blogspot.com/2010/09/o-pop-que-me-deu-o-caminho.html



Que atraso mor o meu rs

Anônimo disse...

queria ter participado desse concurso!grrrrrrr!!!!!vc pode acessar o meu blog:fashionworldfw.blogspot.com

valeu!