terça-feira, 20 de abril de 2010

A NOSSA MÍDIA É TÃO IMPARCIAL

Eu nem deveria me espantar: a Globo sempre pode mais.

Impressionante isso. Eu vi no Nassif e não pude acreditar. A campanha da Globo para comemorar o aniversário deste ano traz artistas dizendo mais, mais, mais. “Emoção? Mais! Mais informação? A gente é capaz! Brasil, muito mais! É por você que a gente faz sempre mais”. Etc etc (veja com seus próprios olhos aqui). Sei lá, não lembra nem um tiquinho o slogan do Serra pra sua campanha presidencial, aquele meio chupado do Obama — “O Brasil pode mais”? Mas aí vem a chave de ouro. Sabe quantos anos a Globo completa este ano?Sabe qual o número do PSDB? O mesmo! O logotipo também tá mais pra Gêmeos, Mórbida Semelhança: Mas deve ser coincidência... Imagina, a Globo não faria campanha pra um candidato assim, na cara dura! Quer dizer, a emissora até deu uma forcinha pro Collor em 1989, e pro FHC em 94 e 98, e pro Serra em 2002, e pro Alckmin em 2006. Mas isso não quer dizer nada! Tenho certeza que, se a Vênus Platinada estivesse comemorando treze anos, faria uma enorme campanha (bem num ano eleitoral) com seus artistas celebrando esse número da sorte. E ainda colocaria seu 13 em vermelho, com direito à estrelinha.

P.S.: Faltou a Regina Duarte no comercial da Globo! Ela está de férias? Pelo menos a velha collorida Claudia Raia compareceu.
P.S.2: Opa! D
epois da repercussão, a Globo decidiu cancelar o comercial de sua campanha. Não quer ser acusada de tendenciosa. Ah, quem iria acusar um órgão da mídia com um histórico tão lindo de serviços prestados ao país? Quem? Só gente sem amor no coração! E por falar em amor no coração, amanhã falo da doce capa da Veja. Love is in the air, minha gente!

100 comentários:

Anônimo disse...

Hahaha, a mãozinha no queixo é óteeema.
Sem dúvida a Veja mais romântica que já vi.

Jaciara disse...

A Veja é tão imparcial, que até colocou uma chamada para um artigo da Dilma na capa(ahan, a gente finge que acredita nisso...)

caso me esqueçam - luci disse...

essa mao no queixo, esse sorriso maroto... dah ou nao dah vontade de levar pra casa? :)

Jaciara disse...

E quanto à campanha da Globo, no início eu só achei chata, mas as referências ao "mais" são explícitas e repetidas ad nauseam. E o 45 no final só coroa o anúncio de quem a Globo vai apoiar nessas eleições.

érika. disse...

Pô, Lola, antes de eu começar a ler seu blog, umas duas semanas atrás, eu sabia que a Veja era bem tendenciosa e a Globo um pouco, um poquinho só, mas agora parece que eu vejo uma descarada emissora que finge ser bem imparcial, tudo culpa sua viu?!rs.
deixando a falsa indignação de lado, num sei se porque antes eu não me importava tanto com política ou se eu tava mais ligada em outras coisas da minha vida, tenho 22, só p constar, mas nunca reparei o quanto a globo é parcial, assim, num sou Lula mas acho que ele foi e é, porque ainda num acabou o mandato, um ótimo presidente, melhor que o FHC, que basicamente foram só esses dois que vi na minha vida, não apoio a Dilma, minha mãe que também sempre foi Lula num está muito animada com a Dilma, mas é ridiculo o que a globo vem fazendo, comecei a me indignar mesmo quando eles fizeram a cobertura dos deslizamentos no Rio, dando nomes e partidos, não me lembro deles fazendo a mesma coisa em outras coberturas, e quanto a propaganda, bem eu vi na TV, uma vez, depois não vi mais, achei estranho porque é a globo, né?! agora entendi, uma coisa explícita assim a galera não gostou, eles tiraram, mas o resto que parece jornalísmo as pessoas comuns num percebem tão bem, incluindo eu antes do seu blog.
quando eu estava na escola, sempre via o jornal da globo e lia a veja, até porque era de lá que minha professora tirava os temas paras as redações, e eu sempre gostei de tirar dez, e comecei a pensar, tenho certeza que ela ainda faz isso e que muitos professores também o fazem, ah, eu estudei em colégio particular, acho que é por isso que ele são de direita, mas eu já percebi, pelo menos aqui, moro em Itararé, interior de SP, é uma pratica bem comum em todas as escolas, savo alguns professores de história que são de esquerda e tentam alertar para essa imparcialidade, o resto finge, porque não credito que eles acreditam, que veja e globo são imparciais, por isso basta acompanhar esses dois que já estão muito bem informados ponto final, sabe?!

levando em cosideração a falta de habilidade que eu tenho em terminar qq coisa que eu escrevo, pq eu nunca sei COMO terminar, só espero que num tenha ficado mt grande o coment, vai que é pq to comentando pela primeira vz, rs.
ah, Lola, mt fera o blog.

érika. disse...

pelos deuses, ficou sim mt grande =/

Lorena Previtali disse...

São só pequenas dicas minha gente, afinal o analfabetismo ainda reina no nosso país, a mídia (claro) tem que dar a sua ajudinha aos mais indecisos ou ignorantes. rsrsrs
Adorei o blog!!

Anônimo disse...

Lola, mas então a Globo não vai poder comemorar seu aniversário neste ano? E se puder, não pode dizer quantos anos tem? É isso? E onde é que fica a liberdade de expressão? (Sim, sei, você vai me chamar de ingênua, porque não vejo mensagem subliminar na propaganda global, etc., etc, etc.) Há quem diga que, se for assim, neste ano não se pode dizer que a Segunda Guerra acabou em 45, que nenhum meio de comunicação poderá publicar notas de aniversário 45 anos de casamento ou de qualquer outra coisa...

E se fosse o contrário? Imagine que o PSDB (ou a elite, como você gosta de dizer) estivesse no poder e impedisse o PT de comemorar seu aniversário? O que você diria? Que eles querem impor a mordaça? Que eles querem impor sua forma de poder? Que eles não têm moral para isso? (Afinal, moral é com o PT! Dirceu e companhia que o digam, não é mesmo?) Que eles não praticam a democracia? Que liberdade não é com eles, só no papel?

Sei que este é um blog petista, mas você haverá de convir comigo que é preciso bom senso até para criticar, não? (A propósito, o homizio de nosso presidente você nunca comentou. E se fosse o PSDB que quisesse segurar o Battisti aqui? Imagino o auê que você faria...) Aliás, qual publicação brasileira você sugere que seus leitores acompanhem? O PT tem alguma? Porque Veja, Época, IstoÉ, TV Globo, Record, SBT, nada disso presta. Alguma publicação petista salva a pátria do jornalismo? Marciane

Pri S. disse...

Como vc é má! A Globo tendenciosa????? A Veja tendenciosa???? Mas as faculdades de jornalismo tem esses dois veículos de comunicação como exemplo para seus alunos! São idolatrados! Informações tãããão precisas. Exatamente como o povo gado gosta. E mantendo o status quo de quem domina.

Adoro o blog. Sempre.

Márcia V Silva disse...

Alôôu, Marcianêêêê, dá uma entradinha no blog do Nassif, filha. A emissora já decidiu tirar o dito vídeo de circulação. Não é só pela coinscidência dos 45 anos e o nº do PSDB, mas "gente, a gente bem que podia aproveitar essa coinscidência, néra não?" e acrescentaram "a gente pode mais" tudo haver com o slogan da campanha de Serra "o Brasil pode mais". Entende 2 + 2? Se não enetnder pode dizer, a gente explica diferente.

Márcia V Silva disse...

P.S.: a gente explica de modo diferente.

Mari disse...

ô meu deus, que sorriso cândido!
praticamente um petutinho.

Giovanni Gouveia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Giovanni Gouveia disse...

Marciane (poarece ser esse nome, do anônimo aí em cima), deu TÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃO na vista, que até a Globo tirou a institucional do ar, depois de uma avalanche de críticas, inclusive dos próprios atores que participaram.
Quanto às Mídias, se você não sabe, houve, recentemente, um seminário do Instituto Milenium (http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=16414), para que podia pagar R$500,00 (quinhentos reais), que escancarou a cara dos grande poderosos da Mídia Tupiniquim, dizendo, textualmente, que os partidos de oposição eram fracos, e quem tinha que tomar as rédeas da oposição ao Governo Lula era a grande mídia.
Detalhe, em nenhuma democracia série NO PLANETA, a mídia é controlada por tão poucos como no Brasil, em que família Civita (Abril, Veja, etc), Frias (folha de São Paulo), Mesquita (Estadão), Marinho (Globo), Sílvio Santos (SBT
), Saad (BAnd) são os reis do pedaço, e a defesa de uma "Liberdade de Expressão" só serve pra eles. Fale em rádio, e Tv, comunitárias junto desse povo pra ver se não é escorraçada, pois só que pode ter esse direito são os grandes barões da mídia nacional, ao povo não cabe "liberdade de expressão", tem que engolir calado, como remédio.
Nada contra qualquer veículo de comunicação ter seu viés politico, mas s o que mais assusta é o velho discurso estelionatário de que são "imparciais", isso não se pode aceitar, em absoluto.
Lola em nenhum momento disse ser impacial, sempre defendeu um lado, mas essa declaração de parcialidade você nunca vai ler/ver/ouvir dos grandes veículos de imprensa.
(editado porque havia errinhos que comprometiam a compreensão)

Jux disse...

Loláxima!!!

E o mais grostesco é ler os comentários postados nos vídeos aí que vc deixou o link. Cousas do tipo "Inacreditável a Globo tirar esta campanha do ar só por causa dos petistas. Submissão ridícula."

Não se trata de submissão: é que fica feio pra uma emissora que SE DIZ neutra.

RÁ!

Agora, a capa da Veja... blérgh! Tipo, ele tentaram fazer o Serra ficar com expressão da Dilma ou estou vendo cousas???

Baralho, ele tá até sorrindo!

medo, muito medo de tudo isso :P

Jux disse...

acho que a idéia de fazer o Serra parecido com a Dilma faz sentido. Consultando a Igreja Googleana, percebi que a maioria das fotos da Dilma SEMPRE TEM A MÃO DELA - nunca a vi na TV, mas desconfio que ela gesticule bastante, que "fale com as mãos".

Essa mãozinha do Serra aí, com esse ar de "amigo" nem engana mesmo.

E as palavras destacas em amarellow na capa "SERRA e o brasil PÓS LULA"

FODA!

Vivien Morgato : disse...

ahahahah....me lembrei da namoradinha do Brasil falando que estava com medo.....aquela foi a melhor.
Melhor? hum, Cláudia Raia fazendo compras com a doida mulé do doido tb era uma beleza...

Oliveira disse...

Singela Lola:

A globo ajudou o Collor antes do impeachment e contra o Lula, que era o certo a fazer.

O Lula está ajudando e se associando ao Collor agora, depois de tudo que aconteceu, impeachment etc. Quem está mais errado?

A Regina Duarte estava correta, nós é que não sabíamos que o tal do Lula e do PT eram tão assustadores. Hoje eu tenho mais medo que a Regina Duarte, nossa vidente fabulosa, afinal, vai sair o desocupado e quer entrar a !!!!. Nossa!

Oliveira disse...

Marciane; você exige muito!

Como vai ter alguma revista, ou jornal do PT, ou desse governo, se eles não sabem escrever? O negocio deles é conversinha.

Anônimo disse...

Foram ridículos os papeis prestados pela namoradinha do brasil e da cláudia raia. Fato.

Mas nao necessariamente devemos vincular a opinião pessoal desses artistas a emissora em que trabalham. Pode ser (pode ser!) só coincidencia. Pior seria se a globo impedisse que seus contratados se vinculassem a qualquer candidato que fosse...
E o que vcs acham da outra duarte,a Paloma?
Que saiu pra criticar a regina duarte sobre o papel ridículo que ela tinha feito? Aí pode?

Oliveira disse...

Alias, só pra lembrar, quem foi vergonhosamente multado por fazer campanha ilegal, foi o Sr. Lula! Ainda ficou boquejando falando mal dos juizes. Um democrata nato!

Márcia V Silva disse...

Acho que Oliveira é o Cérebro. Ele tá já já conquistando o mundo com o discurso que tem. E haverá muitos Pinks para seguí-lo. Fala mestre!

DÃ!!!

Anônimo disse...

Márcia, é só "coinscidência" que você escreva assim e tenha essa opinião? Caramba! Como é que se pode levar a sério a opinião de alguém que escreve "coinscidência"? E duas vezes! Isso não é coincidência! Ademais, "tudo haver". É de lascar! (Bem, mas querer que quem defende o Lula escreva certo já é querer demais... Viajei!)

Ah, tá no blog do Nassif? Puxa, como é que eu fui ter um ponto de vista sem antes ver o blog do Nassif! Como me atrevi! Desculpa, Márcia, mas não preciso que alguém me diga como e o que pensar! Marciane

Roberta disse...

Pior é que eu tenho um professor que fala pra minha sala ler VEJA,FOLHA e por aí vai.E a gente vai fazer o que?Tem que ler isso né pra se "informar" ,o ENEM é no final do ano(e minha escola compra a revista religiosamente assim que sai,amém).Eu mesma leio...
Fazer o que,existe revista/jornal que não seja tão cara-de-pau assim Lola?Algum site pra se informar sei lá.Já to cansada de ler (cer)VEJA.
Um moço disse que o jeito é só ler noticias em varias fontes diferentes,só assim mesmo?



Abraços Lolissíma!

Márcia V Silva disse...

E olha que coisinha bonitinha que saiu no Observatório da Imprensa sobre a declaração de Maria Judith Brito, presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ) e executiva do grupo Folha de S.Paulo presidente da Associação Brasileira de Jornalismo, sobre a IMPRENSA COMO PARTIDO POLÍTICO:

http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=586JDB003

Tão fofa ela!!! Será que foi isso que inspirou essa carinha fofa de Serra na Veja? Ai, que delicinha...

O que diria o Oliveira ao ler esse artigo? Ah, vai, a culpa é do Lula...

lola aronovich disse...

Obrigada, Erika! Pois é, quando eu estava na escola (e isso já faz tempo), eu também lia e comentava artigos da Veja. Mas eu tinha uma professsora que ensinava a ler todos os textos com olhar crítico. E tinha o meu amado pai, que, diante da TV, berrava com a Globo enquanto via as manipulações do Jornal Nacional. Comente mais, viu? E não se preocupe com o tamanho do comentário!


Excelente comentário, Gio!
E as gracinhas com a capa da Veja estão hilárias!

lola aronovich disse...

Marciane, seu raciocício é bem confuso. Sério mesmo que vc vê o comercial dos 45 anos da Globo, com o 45 escrito em azul, parecidíssimo com o logo do PSDB, e com a mensagem do “mais mais mais” (enquanto o slogan do Serra é “O Brasil pode mais”) e não vê NENHUMA semelhança? Note que em nenhum momento eu falei em propaganda subliminar: pra mim é propaganda escancarada mesmo!
Se a Globo apenas comemorasse seus 45 anos, sem uma mensagem tão parecida à do Serra, com um “45” escrito de forma um pouquinho diferente, talvez ninguém notasse. O que é gritante é o conjunto da obra, entende? E pelamor, Marciane, jura que vc não vê diferença entre um casal comemorar 45 anos de casamento e a maior emissora do país passar o número 45 o tempo todo, bem num ano eleitoral? Sendo que 45 é, por coincidência, o número do candidato dela a presidente? (ou vc realmente acha que a mídia não tem candidato a presidente?).
Releia o meu post e, por favor, sublinhe a parte onde eu peço que o comercial da Globo seja tirado do ar. Eu aguardo. Acabou? Encontrou alguma parte assim? Não, né? Deve ser porque eu não pedi censura. Eu (e um montão de gente na blogosfera) apenas comentou o absurdo que é essa campanha da Globo. Isso pode? Ou a liberdade de expressão não vale pra todos?
Onde vc viu alguém do PT exigindo que o comercial da Globo fosse tirado do ar? O assessor da Dilma na internet criticou o comercial. Acho que ele (e a Dilma, e o PT, e quem mais quiser) tem todo o direito de criticar um comercial, não? Não é o PT que censura. Tipo: quando o PT discorda de uma pesquisa eleitoral, ele (o partido mesmo, não blogueiros) não pede intervenção. O PSDB fez isso com a pesquisa Sensus na semana passada, porque não gostou do empate técnico que a pesquisa deu entre Serra e Dilma. Isso seria censura? Imagina se o PT fizesse isso com a Datafolha?
E o que tem a ver esse seu comentário com qualquer coisa? “Imagine que o PSDB (ou a elite, como você gosta de dizer) estivesse no poder e impedisse o PT de comemorar seu aniversário? O que você diria?”. Não entendi nada. O PT está impedindo que o PSDB comemore seu aniversário? Vc pode ao menos decidir quais os sujeitos da ação? Tipo: é a Globo contra o PT? Ou o PT contra a Globo? Ou o PT contra o PSDB? Ou vice versa?
E o que o Battisti tem a ver com isso? Perdoe-me por eu não achar o “caso Battisti” algo muito interessante. É um caso tão isolado, tão particular... Vc acha que vcs da direita estariam dando alguma atenção pra isso se exatamente a mesma coisa estivesse acontecendo num governo do PSDB?
Qual publicação brasileira recomendo a meus leitores? Ué, todas. Eu particularmente não gosto muito de nenhuma (nem da Carta Capital, nem da Caros Amigos), mas o que cair na minha mão, eu leio. Minha sugestão é que TUDO (inclusive este blog que vos fala) seja lido e visto com olhos críticos.
Ah, e o negócio que o Giovanni lembrou, sobre a mídia brasileira ser controlada por quatro famílias? Isso também não te toca em nada?

Márcia V Silva disse...

Fofa Marciane, desculpa pelo erro absurdo de ortografia. Acho que todas as minhas opiniões e capacidade de reflexão estão comprometidas a partir de agora. Vou pular do pé de coentro!!!

Também, aquilo que professores ensinam é muita burrice, claro, ler muito sobre o tema, principalmente prós e contra, para arriscar uma opinião mais confiável é PURO DESATINO DESSA PESSOA QUE VOS FALA E COMETEU O ATO IMPERDOÁVEL DE ERRAR A GRAFIA DE UMA PALAVRA.

Muita falta de argumento, viu, Ô MÔ PAI!

Roberto Freire disse...

O acessor da Dilma na internet criticou o comercial então??? Nossa, acharam muita apelação???

Mas então, estou confuso... e o que dizer do filme do Lula BEM EM ANO ELEITORAL???

Pq vc não fala disso Lola?

Isso não foi apelação? Um absurdo tbm como vc diz?

A hipocrisia PARCIAL é engraçada...

lola aronovich disse...

Mariana, não vejo onde vc quer chegar. A eleição de 89 inteirinha foi decidida através da mídia, mais especificamente da Rede Globo, que tinha enorme poder na época. O fato da Claudia Raia, Dercy Gonçalvez, Marilia Pera, Beatriz Segall etc etc terei feito campanha pro Collor significa muito pouca coisa perto da manipulação da Globo no caso do debate entre Lula e Collor, ou da exibição dos sequestradores do Abilio Diniz vestindo camisas do PT, ou da Globo ter entrevistado a Miriam Cordeiro antes, por exemplo, do Collor contratá-la pra falar mal do Lula. O que cada estrela de TV faz individualmente não tem esse poder, certo?
O caso da Regina Duarte pode ser classificado como “terrorismo eleitoral”. E fica ainda mais interessante se analisado em conjunto com as “advertências” da mídia. É o mesmo discurso, entende? E é exatamente o mesmo discurso desde 89. Em 89, Mario Amato, um empresário, presidente da FIESP, disse que, se o Lula ganhasse, no dia seguinte haveria 800 mil empresários deixando o Brasil. Essa fala foi repetida ad nauseum pela mídia... Isso é jogo limpo?


Roberta, acho importante se manter bem informada. Há vários portais de notícias. Mas, para interpretar as notícias, convém ler muita gente na internet, como o Azenha, o Nassif, o Paulo Henrique Amorim... Dê uma olhada neste site: http://asultimas.com.br/?page_id=6
Gosto muito das ÚLTIMAS, não só porque o meu humilde bloguinho está listado na seção de Cinema, mas porque ele é um bom agregador. Tem muito blog político listado lá. Se puder e tiver tempo, dê uma passada por todos, dos reaças como Reinaldo Azevedo e Noblat aos mais à esquerda. E confira sempre o Observatório da Imprensa, http://www.observatoriodaimprensa.com.br/ , que também traz vários pontos de vista.

Carolina Vignard disse...

Não curto nem um pouco o Oliveira, mas aqui realmente ele esteve certo:

"Alias, só pra lembrar, quem foi vergonhosamente multado por fazer campanha ilegal, foi o Sr. Lula! Ainda ficou boquejando falando mal dos juizes. Um democrata nato!"

Lula foi multado por fazer campanha eleitoral ilegal e detalhe... ninguém fala nada do filme do Lula, bem em ano eleitoral.

Isso sim é descaramento vergonhoso do presidente do país.

PS: Sabem o que ele disse sobre as multas por campanhas ilegais? Que um partido não deve acatar leis. Isso é democracia???

Como vcs conseguem ser tão cegos?

Giovanni Gouveia disse...

Lola, não se trata de análise lingüístico de discurso, mas psicanalítico mesmo. Note bem o texto:

"E se fosse o contrário? Imagine que o PSDB (ou a elite, como você gosta de dizer) estivesse no poder e impedisse o PT de comemorar seu aniversário? O que você diria? Que eles querem impor a mordaça?"

Ou seja, puro ato falho, não notou que Globo e PSDB são a mesma pessoa?
Ora, se a Globo fará/está fazendo/fez 45 anos, o PSDB também o faz, é como Hide e Jekyll, ou Dorian Gray e eu retrato, duas faces, a mesma pessoa...

Giovanni Gouveia disse...

O fim da democracia é quando toda e qualquer decisão monocrática é soberana, sem direito a apelo, nem questionamentos.

O direito à ampla defesa, ao recurso e ao contraditório, numa democracia, são inalienáveis.

Querem, de novo, impedir que quem se sente injustiçado procure fazer valer a justiça? Então defendam, declaradamente e descaradamente a volta da ditadura.

Daniel disse...

Minha santa querupitá, não sei se o pessoal gosta de se fazer de tonto ou se só constumam usar o cérebro para determinados assuntos!

DESDE QUANDO O NÚMERO DE UM PARTIDO SE EQUIVALE A QUANTIDADE DE ANOS QUE ELE EXISTE???

SE FOSSE ASSIM ERA PARA TODOS OS ANOS SEU NÚMERO DO PARTIDO IR AUMENTANDO.

E só me falatava citarem psicanálise ... puts

Lola, parece que vc tem uma cabeça muito boa e critica para vários assuntos, mas com politica vc se corrompe a ignorância partidária. Seu blog é muito legal, tirando o fanátismo político e cego.

Daniel Quaresma Dias disse...

Filme do Lula em ano eleitoral. Presidente da republica sendo multado por campanha eleitoral ilegal e ainda dizer que o partido não deve acatar lei alguma ... realmente é um absurdo a globo fazer um comercial de seus 45 anos. (ironia)

Jux disse...

Daniel²: a questão não é a Globo fazer propaganda dos 45 anos. A questão é foi feita de tal jeito que é praticamente IMPOSSÍVEL não associar os 45 da pseudo-neutra-emissora com o número do candidato Serra.

A opinião de vocês dois mostra que não assistem às propagandas eleitorais, nas quais são feitas musiquinhas e filmezinhos em que se repete de forma maciça e massante o número do candidato, associando o número a N situações.

E o caso da Globo foi exatamente uma dessas "situações".

Se a propaganda fôsse realmente APENAS UMA FORMA DE COMEMORAR O ANIVERSÁRIO DA EMISSORA, ela mesma, a Rede Globo, não teria retirado a propaganda do ar, temendo o risco de PARECER TENDENCIOSA.

OI???

Não foi censura externa, foi AUTO-CENSURA MESMO.

Não se trata de analisar o número 45 de forma isolada, como Daniel² estão fazendo. Observando esses fatos dentro do contexto eleitoral - que está longe de qualquer menção à coincidência - a Lola tem razão.

Sabrina disse...

http://meiguiceserra.tumblr.com/ Procura-se por carisma

Giovanni Gouveia disse...

Roberto e Daniel, só algumas perguntinhas:

Lula é candidato a alguma coisa este ano?

Em que um filme sobre a vida dele (mais da mãe dele que dele próprio, sem aprofundar a vida política d'O Cara) interferiria nas próximas eleições?

Se a chamada da Globo era tão inocente assim, porque a toda poderosa tirou o comercial do ar de livre e espontânea vontade?

Decisões judiciais são infalíveis em absoluto? Não podem receber qualquer tipo de crítica? Se não podem, onde fica o tão propalado "direito à livre expressão" que a direita agora agarra como se fosse dona?

Um poder da república não pode criticar o outro? Se não, onde fica o princípio do Estado Democrático de Direito, à luz de Montesquieu e outros pensadores da teoria politica, para quem a independência entre os três poderes que se fiscalizam mutuamente são a base desse mesmo Estado Democrático de Direito?

Fernando Romano disse...

Daniel, se filme do Lula - que nem se candidatar pode - é propaganda eleitoral, o Serra aparecendo em SuperPop, Hebe e até em final de Libertadores é o quê?...

Sempre lembrando que TVs são concessões públicas, não podem favorecer este ou aquele candidato. Mas vai dizer isso pra Globo (ironia).

Realmente, um absurdo a ignorância seletiva.

Daniel Quaresma Dias disse...

Giovanni:

Você diz: "Lula é candidato a alguma coisa este ano?"

Giovanni, não seja ingênuo ou querer passar ingenuidade, a ponto de não associar a campanha eleitoral do Lula pela Dilma. Lula e Dilma são um só nessa campanha, e vc sabe disso vai! Não nos tire de ingenuos tbm... rs
Colega, ele foi até multado por conta disso. Lula não é candidato a nada esse ano, mas sua parceira Dilma é. E ele irá por todos os rincões desse Brasil fazer campanha eleitoral pra ela. Vc consegue associar a campanha da Globo com o Serra e não consegue associar Lula e Dilma, é demais né??? rs

Um filme sobre a vida do presidente da república que apoia infinitamente e até sob multas sua candidata Dilma, que está querendo a presidencia esse ano e é do mesmo partido de Lula, TUDO TEM A VER. É campanha partidária descarada!!! E vc acha que é pura coincidencia ser lançado bem em ano eleitoral??? Ingenuidade??? rs

Não disse que a chamada da Globo era inocente. Pode ter sido sim uma puxação pro lado do Serra, mas agora vcs petistas não admitirem que esse filme do Lula foi algo tão mais absurdo que essa "campanha/propaganda da Globo" é osso duro de roer.

Jura que vcs não admitem isso??? Isso é fanatismo gente. É não conseguir enxergar nem os mais grotescos erros.

O que o senhor Lula fez não foi apenas criticar decisões judiciais. Foi dizer que um partido não deve acatar lei alguma. E isso veio do Presidente da República, quem mais deveria zelar pela LEGISLAÇÃO DEMOCRÁTICA! SE um partido não deve acatar lei alguma, ele teria então poderes absolutos ditatoriais?

Que belo exemplo de democracia! Democracia de esquerda! rs

Daniel Quaresma Dias disse...

Eu nem sei pq escrevi aqui sobre isso.
Já deu de ver até onde vai a defesa cega e fánatica de um partido por uma boa parte do pessoal aqui.

Em outro tópico mesmo onde estávamos discutindo nos comentários sobre a questão ambiental do governo Lula e em relação a Dilma tbm (que fez questão de envergonhar o Brasil na Convenção sobre o clima, dizendo que o meio ambiente era uma ameaça ao desenvolvimento - a mesma coisa absurda que o Brasil disse na Convenção de Estocolmo em 1972), onde ninguém conseguiu provar que a questão ambiental desse governo e a visão e ações de Dilma sobre o meio-ambiente são sequer decentes.

Só um exemplo do que saiu hoje na página da uol sobre o Desmate do PAC (a motossera do PAC que de Serra só tem o nome, deveria ser MotoDilma) que equivale a metade de São Paulo: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ambiente/ult10007u722826.shtml

Esse fanatismo tem as mesmas caracteristicas que os "Grandes líderes" e "salvadores" despertavam e despertam nas pessoas. Elas tbm não admitem UM ERRO SEQUER DE SEUS ÍDOLOS. E sempre tem uma "resposta ou justificativa" na ponta da língua para defendê-los. Mas para esses ídolos se manterem no topo sempre tem que se criar um inimigo. Algum grupo que se oponha e que se possa ser rebatida as críticas, canalizadas suas raivas e incentivados os seus sentimentos que perseguição; de que, se não estão a meu favor, estão do lado deles e querem acabar com o nosso.
Estamos falando da máfia dourada? Tbm, mas nesse caso aqui, estamos falando da máfia lulista.

Lula pode algum dia até bater em mulher, que tenho certeza que irão arrumar alguma desculpa. Lula pode ser machista (ao dizer que a primeira coisa que ele fez como um macho nordestino foi embuchar a galega), Lula pode ser homofóbico (como já disse em Pelotas que lá era terra de viado), Lula pode adotar a postura e o discurso de um ditador ao dizer que seu partido não deve acatar lei alguma, Lula pode ser mentiroso ou alienado dizendo que não sabia de mensalão algum, Lula pode gastar milhões de cartão corporativo em papel higiênico, Lula pode cagar para o meio ambiente como está acontecendo... enfim, Lula pode fazer o que quiser, que seu séquito de fanáticos "douradisticos" seguidores sempre estarão lá para servílo, adorá-lo e defendê-lo.

E parei por aqui. Já tive experiencia suficiente discutindo com skinheads, membros da máfia dourada, para saber que o fanatismo não pode ser mudado por discussões de internet.

Aconselho a assistirem ao filme: "A Onda".

E fui!

Giovanni Gouveia disse...

Modo sarcárstico on:

Daniel,
"A onda" não é aquele filme que mostra a propaganda da Sabesp aqui no Nordeste?

Modo sarcárstico off:

Em tempo, há uma diferença astronômica entre um filme e uma peça numa rede de TV que está praticamente em todos os lares do país, de graça.

Sobre a psicanálise, analise o discurso a que eu referia que tio Freud diria mesmo se tratar de ato falho, quem confundiu as bolas não fui eu, meu caro.
E se fosse o contrário? Imagine que o PSDB (ou a elite, como você gosta de dizer) estivesse no poder e impedisse o PT de comemorar seu aniversário?

Anônimo disse...

Afff...
não sei se tem mensagem subliminar ou não nisso tudo (e se é subliminar, é pro pessoal não notar, hohoho), mas tô começando a achar melhor ligar pro buffet e cancelar a minha festa de 45 anos. Vai que depois vem alguém dizer que eu tou fazendo campanha pro Serra? ;-)

E olha que possivelmente eu nem vou estar por aqui pra votar...

abraço
Mônica

Anônimo disse...

Gosto muito de embates políticos, são saudáveis e democráticos, mas este aqui não está com nada. Só confirma a minha tese de que o PT há muito deixou de ser um partido político para transformar-se numa religião!! Não vê o fanatismo dos petistas? São capazes de perder um tempo precioso inventando raciocínios mirabolantes para encobrir o autoritarismo e a corrupção que campeia à solta nesse governo petista. Mas é evidente que esse contingente de "religiosos" não consegue percebr a verdade que está na sua cara. E a lavagem mental serve pra quê, hein!!! Afff. Abraço. Claudinha.

m. disse...

"Em tempo, há uma diferença astronômica entre um filme e uma peça numa rede de TV que está praticamente em todos os lares do país, de graça."

vim pra dizer exatamente a mesma coisa...

Ines Ferreira disse...

É de lascar a gente ler estes trolls Anônimo, que assina (Marciane - não seria marciana?!- coitada está tão por fora das coisas) e Oliveira no blog da gente. Porque vocês não vão baixar em outra freguesia, hem? De preferência lá dos DEMos e dos tucanos, eles são as turmas de vocês.

Welligton disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rê Minami disse...

Desculpe, mas a campanha dos 45 anos da Globo está pronta desde Novembro de 2009. Um tempo antes dos slogans políticos estarem prontos.
A Globo realmente é muiiito culpada por completar 45 anos em ano de eleição e o 45 ser o número do Serra. Porra, Globo!
Pelamor.

Daniel Quaresma Dias disse...

Giovani,

Não meu caro. A Onda é um filme alemão baseado em um caso veridico que aconteceu nos EUA (mas este recente filme, ele se passa na Alemanha. Lá vc vai saber direitinho o que acontece com as massas fanáticas. O começo do fanatismo que serve para os douradistas, os lulistas, enfim. Todo o fanatismo cego. Assista! Só não sei se é válido assistir alguém que já está inserido no fanatismo absoluto.

Ou seja... não tem argumento algum sobre o absurdo que foi esse filme. E detalhe, vc fala da gratuidade da TV (o que não é bem verdade), mas se esquece que o filme do Lula, até para servir de campanha política pra Dilma, sua parceira, tbm foi GRATUITO para várias regiões pobres e densas.

Nossa... não é campanha eleitoral né??? E em pleno ano eleitoral?? nossa... e pq será que nosso presidente teve que pagar multas com campanhas eleitorais ilegiais? Nossa... ironia on e off... rs

E se fosse o contrário? Imagine que o PSDB (ou a elite, como você gosta de dizer) estivesse no poder e impedisse o PT de comemorar seu aniversário?

Agora vem cá.... eu gosto de dizer que PSDB é elite? Aonde disse isso? Tás "loucão" ou incutindo falso testemunho apenas pq não tens os argumentos salvo os argumentos fanáticos que não precisam de corroboração, pq não sabe o que responder? Freud explica! rs

Daniel Quaresma Dias disse...

"É de lascar a gente ler estes trolls Anônimo, que assina (Marciane - não seria marciana?!- coitada está tão por fora das coisas) e Oliveira no blog da gente. Porque vocês não vão baixar em outra freguesia, hem? De preferência lá dos DEMos e dos tucanos, eles são as turmas de vocês."

Olhem a mentalidade. É como eu falei: Ou estão a nosso favor, ou estão contra nós e sumam daqui!
Se uma pessoa critica Lula ela é já catalogada como direitista, troll, tucano, etc. "A turma de vcs foi ótima". Só mesmo um tucano ou direitista para criticar Lula?

O fanatismo é demais! Nubla qualquer senso crítico. Todos que se opõe a Hitler estavam amantes de judeus e estavam contra a Alemanha. E da mesma forma, todos os que estão contra os abusos israelenses na faixa de gaza, são anti-semitas. Todos os que estão contra a máfica dourada, são homossexuais e mulheres mal comidas. Todos os que criticam Lula são trolls direitistas que só pensam na elite.

Será que não entra na cabeça fanática e PRECONCEITUOSA de vcs que muita gente que critica o Lula e Dilma não é pq são direitistas??? Que podem não votar em ambos por inúmeras razões, mas votar em vários outros candidatos Petistas, como o Olivio Dutra que a meu ver sempre foi muito bom.

Parem com essa mania de perseguição que só sabe atrofiar o cérebro e o senso crítico de vcs.

wagner disse...

A Globo é antes de tudo um grupo empresarial, e como tal não tem ideologia, tem interesses.

A mesma globo que hoje está com Serra deu muitos preciosos minutos no horário nobre exclusivos para Lula quando ele foi eleito.

A mesma globo que aponta problemas no país que, segundo os petistas, tem por objetivo derrubar Lula, também mostra aumento de renda, de emprego, baixo custo de vida, etc, que favorecem Lula.

A mesma globo que é acusada (aqui mesmo) de ser homofóbica por causa de algum idiota no BBB, coloca quase em todas as novelas casais gays, travestis, numa boa, o que com certeza faz diminuir o preconceito por aí.

A mesma globo que é acusada de demonizar os movimentos sociais, fez uma novela completamente simpática aos sem-terra, que tinha um líder chamado Regino (quando no mundo real era o Rainha).

A mesma globo que é capaz de produzir coisas de baixíssimo nível, pode, quando interessa, produzir os melhores programas da TV brasileira.

E por aí vai.

Esse amor da Globo pelo Serra é apenas circunstancial, dependendo do que possa ocorrer, ela pode muito bem virar lulista.

Resumindo, a Globo é o que é, faz parte do país e das suas contradições. Ela está com Serra, e daí ? Se ela fizesse a cabeça da população, como se apregoa tanto, Lula não teria 80% de aprovação.

Acho que o pessoal que comenta nesse blog está perdendo a cabeça por muito pouco.

Tina Lopes disse...

Olha só http://meiguiceserra.tumblr.com/

(explicação lá no bloguinho. Bjk!)

Gabriela Domiciano disse...

Que bom que atualmente é possível uma alternativa à grande mídia graças principalmente à internet, e aos blogs!! Continue escrevendo, Lola!!!

Li a reportagem no site da Veja: http://veja.abril.com.br/210410/com-casa-ordem-serra-vai-luta-p-062.shtml
Lançaram até mão de astrologia para sugerir a vitória de Serra!!!!

Há! tenho uma sugestão de publicação, O Le Monde Brasil
http://diplomatique.uol.com.br/
http://diplo.org.br/

e o portal Outras Palavras
http://www.outraspalavras.net/

=)

Rê Minami disse...

Wagner e Daniel Q. Dias - vocês são os mais sensatos e lúcidos em toda essa discussão. Assino embaixo do que ambos escreveram.

Anônimo disse...

Detesto a Globo com todas as minhas forças, e me parece incrível que tenha quem não consiga enxergar a propaganda embutida na campanha da Globo.
O Serra é intragável, autoritário, anti-democrático, mas não votei no Lula e não voto na Dilma, não consigo mesmo ver o PT como um partido de esquerda.
Lúcia

L. Archilla disse...

assim... na boa, gente, sem pedrada. nem vou entrar no mérito de slogan e emblema parecidos (q estão prontos desde 2009, etc, etc). eu me lembro bem da comemoração de 30 anos da globo. lembro do emblema, da vinheta, e tudo. lembro tb da de 40 anos. das anteriores eu não lembro pq era muito pequena. mas, apesar do esforço, não me lembro da de 35. eu acho que não teve, certo?

e aí começo a lembrar de comemorações de outros grupos e instituições. geralmente se comemora números redondos (10, 20, 30, 100...). a exceção é para o 25 (acho que por ser 1/4 de século, e tal). por que raios uma emissora estaria comemorando QUARENTA E CINCO anos com uma mega campanha em ano eleitoral? coincidência?

Unknown disse...

Fico impressionada com quem não achou nada demais a campanha da globo, até pq a própria globo achou demais e retirou do ar, por livre e espontânea vontade. Gente, até a globo!

Não vi ngm reclamar da globo comemorar os seus 45 anos. O problema mesmo foi o slogan, igual o do serra. Os 45 anos foram só a cereja do bolo. A globo podia tar fazendo dez anos que ia ser ridículo do mesmo jeito.

Também me impressiona o argumento de que a campanha foi preparada no ano passado. Que fosse. Serra teria roubado o slogan e a globo estaria agora plageando. Não deveria ter usado.

No mais, a campanha pode ter sido preparada em novembro, como a globo divulgou. Mas (pelo menos parte) do comercial foi gravada no último dia 14. Só lembrando que Serra lançou a campanha dia 10.

Aqui, vcs podem conferir a gravação: http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/2010/04/20/globo-gravou-comercial-no-dia-14/

RICARDO AGUIEIRAS disse...

Lola e colegas daqui!
Eu não sou "de direita", nem "de esquerda" e nem "de centro". Sou anarquista.Acho direita e esquerda farinhas do mesmo saco. Não há apenas duas cores, o preto e o branco, o mundo é bem mais colorido que isso.
Nunca, em nenhum lugar do mundo e nem dentro da história, a mídia foi "imparcial", apesar de Faculdades de jornalismo babacas falarem que o "bom jornalismo é o imparcial" e etc.etc., discurso que a gente já conhece.
A questão é - e que ninguém assume - é quando a tal "imparcialidade" da mídia que vejo me convém,combina com o que eu penso e acredito, então eu calo a boca com um semi-sorriso nos lábios. Quando não me convém, eu venho em altos brados com o papo de que "não são parciais" e etc. E , me desculpem, mas o discurso da tal esquerda é tão autoritário e nocivo quanto a da direita.
Abraços,
Ricardo
aguieiras2002@yahoo.com.br
http://dividindoatubaina.wordpress.com/

Roberta disse...

Valeu pelos sites Lola.
Vou lê-los.

Brigada :)

Unknown disse...

L. Archilla

Ninguém aqui que critica Lula e Dilma veio com pedradas. Quem veio com preconceito e rotulando como sempre fazem de "trolls, direitistas, elites, etc" foram os petistas, que como já foi dito tem sempre que eleger o inimigo e cultuar um sentimento ridículo de perseguição, e claro, o fanatismo cego.

Olha, sobre as vinhetas e emblemas comemorativos das Globo, vc pode não se lembrar, mas eles sempre existiram. É só vc pesquisar, no próprio youtube vc acha tudinho. Inclusive a vinheta comemorativa dos seus 35 anos. Aliás, a globo sempre comemorou por exemplo os 35 anos de tudo. Os 35 anos de globo reporter, os 35 anos de fantástico, de Globo Espetacular. E só vc procurar!
Inclusive, olha quem interessante a propaganda e a vinheta e o emblema da Globo comemorativa dos 35 anos de sua TV nordeste. O link do video: http://www.youtube.com/watch?v=PmtDAgxwsZ0&feature=player_embedded

Sim, eles comemoraram seus 35 anos em peso lá, e isso foi em 2007 (ano não eleitoral), e dê uma olhada em seu emblema... não te lembra algo?
A mim me lembra bastante o emblema de agora dos 45 anos de sua existencia. O símbolo na frente e o número de sua idade ao lado e bem grande.

E aí, o que acha disso? Será que era já uma alusão aos 45 do Serra? Era só alguém com uma mente mais fértil acrescentar + 10 ali... mas... era 2007, não era ano eleitora. Bem, eu acho que, como eles perseguem os lulistas, eles já se adiantaram... hehehe

Não estou dizendo aqui que a Globo é santa e imparcial, até pq NENHUMA TV OU MÍDIA SÃO, MUITO MENOS A GLOBO. Só estou dizendo que, quando a Globo ou qualquer outra midia puxa sardinha para o Governo Lula vcs se calam. Quando Lula ou Dilma cometem erros vcs se calam. Aliás, vcs adoram se fazer de cegos ali, somente para perpetuar essa coisa da "perseguição"... ai, os direitistas nos odeiam, a midia nos odeia, todo mundo nos odeia e quer nos destruir.

É demais né?

Vc quer saber o que é uma coincidencia mui estranha??
O que vc me diz do filme do Lula em em ano eleitoral??? Coincidência??? rsrsrs

Mirelle Matias disse...

Vez ou outra passo pelo seu blog, mas é a primeira vez que escrevo, acho. Ou uma das..mas enfim, so queria dizer que sinto um pouco de recalque da sua parte em relação a Globo. Pq diabos ela te incomoda tanto? Seria frustraçao de jornalista que nunca conseguiu emprego la? Ja trabalhei na Globo-SP e tenho uma incrivel admiração pelos amigos profissionais que deixei la, principalmente os que não são famosos.Os operadores de audio, de camera, os editores, contra-regras. FAlar mal da Globo é falar mal de todos que prestam um serviço maravilhoso à essa emissora.

Vira um pouco o disco, começa a falar do povo brasileiro, burro, ignorante, influenciavel, que elege marcelo dourado como representante absoluto dos seus. Que tal?

Abraços

Oliveira disse...

Daniel Quaresma Dias: não se desespere. Os reacionários petistas não suportam opinião contrária. Eles querem que todo mundo fique quieto aos seus desmandos. Não se vá; fique por aqui com sua opinião firme e mande esses "inocentes" às favas.

Luciana: parabéns pela visão.

Marciene: você deve realmente ser Marciana, não tem medo dessa gente!

Lola: você acha que o Lula, proteger um assassino (o Batisti) uma cosia menor? Se não tem argumentos, não responda aos comentários. Ouça, aprenda e se modifique.
A propósito: O Nassif e a Carta Capital são as piores fontes de referencia política do Brasil e provavelmente do mundo. São o mal intencionado e o anódino, respectivamente.



Masegui: deixa de ser retardado! Eu sei que você não comentou neste post, mas vai acabar falando uma idioletice. A velha história: eu não sei por que estou batendo, mas você sabe por que está apanhando.

Oliveira disse...

Boa Mirelle Siqueira!

Oliveira disse...

Roberto Aguieiras:

Apesar do seu desabafo eu tenho certeza que você não é anarquista. Eu conheci o anarquismo sendo aplicado na cidade de Palmeiras (PR) e um dos principais fundamentos do anarquismo é não haver nenhuma propriedade particular; ou seja, acredite, a sua mulher é de todos e seus filhos são de todos e vice-versa. Eu acho que você como brasileiro não aceitaria uma coisa destas. Esse foi o principal motivo pelo qual o anarquismo não deu certo em Palmeiras, no Paraná.

lola aronovich disse...

Parabéns, reaças: vcs foram aprovados pelo meu troll de estimação, o Oliveira. Deve ser uma honra estar ao lado de alguém tão espetacular, que diz que mulher é propriedade particular. Ele é dono desta pérola:
"um dos principais fundamentos do anarquismo é não haver nenhuma propriedade particular; ou seja, acredite, a sua mulher é de todos e seus filhos são de todos".
Toda semana ele nos brinda com alguma pérola do precoceito e da ignorância. Não é bom estar ao lado de alguém tão sábio?
E, por coincidência, não existe ninguém que ele odeia mais no mundo que o Lula.

Oliveira disse...

Lola:

Seu marido sabe que a mulher dele é de todos? Como ele é avançado!

Oliveira disse...

No caso do anarquismo eu dei um exemplo de um dos pontos que realmente afetou a relaçao entre os anarquistas, por motivos óbvios. Familia, pricipalmente, no Brasil é sagrada.

Se você não entendeu eu compreendo.

Daniel disse...

Parabéns Lola por ser tão preconceituosa.

Então quem é a favor de Lula e Dilma é reaça?

E se Oliveira fala bem de algum debatente, o debatente é necessariamente igual ao Oliveira?

Jura que vc pensa e é dessa forma?

Então quer dizer que, José Dirceu defendendo Lula, consequentemente ele é farinha do mesmo saco? Ou pior... Duda Mendonça defendendo Lula, então Lula consequentemente é um escrotão que adora mutilações e maus-tratos a animais com rinhas de galo e caça?

Esse é o seu pensamento preconceituoso e desrespeitoso. Parabéns!

Isso é desrespeito até com seus eleitores que vem todos os dias ler seu blog e só quer participar.

Mas pelo visto não pode exercer a democracia aqui, tem que sempre concordar com vc e adorar Lula.

Vc xingou de reaças pessoas como o Ricardo Aguieiras, o Daniel, a Renata Minami, a Mirelle e simplesmente pq... não concordam contigo e pq Oliveira falou bem. Nossa, que atitude mais adulta e justa.

Daniel disse...

corrigindo: "Quem NÃO é favor de Lula e Dilma, é reaça??"

lola aronovich disse...

Oliveira, frequentar há meses um blog feminista não te ensinou absolutamente nada de feminismo ou direitos das mulheres, né? Fala a verdade: vc nem lê os posts deste blog, só vem aqui falar mal de mim, das minhas leitoras e, claro, do seu alvo principal, o PT. É ou não é? Se vc tivesse lido algum post meu, saberia que mulher não é propriedade de ninguém. Nem particular nem coletiva. É esse conceito de mulher como propriedade que faz tantos maridos, namorados e ex-parceiros matarem a mulher que quer se separar ou que se separa. É também esse conceito de mulher como propriedade que faz com que uma mulher sozinha seja vista como uma mulher disponível. Pra um babacão como vc, se uma mulher não é de um homem, ela é de todos, de qualquer um. Como se a mulher não tivesse nenhum poder de decisão sobre o seu próprio corpo.
Pode ter certeza que se meu marido me encarasse como propriedade particular (como ele vê o seu carro ou sua escova de dentes), eu me separaria dele na hora. Felizmente, ele é muito mais avançado que um neandertal como vc.

lola aronovich disse...

Ué, Daniel, vc não está exercendo sua democracia aqui? Por acaso eu excluí algum comentário? Eu impedi alguém de falar o que quisesse? Só que democracia funciona pra mais de um lado. Ela também ME dá o direito de falar o que penso. E sim, eu teria muita vergonha de ser elogiada pelo Oliveira. Ou de concordar com ele no que quer que fosse.

Oliveira disse...

Lola:

Tem gente obviamente de esquerda, até (cruz credo) petista e até (cruz credo duas vezes) adoradores do Lula, mas que são lúcidos e que se pode ler sem ter as ânsias de vômito que todo comunista ou lulista, ou petista causa. Esse é caso do blog que te indico a seguir.

Te indico o blog do Rafael Galvão, especialmente o último post “Curso Rafael Galvão para sacanear comunistas".
Você vai ver que com cultura pode se ser de esquerda, sem ser bitolado, cego ou entojado. Assim como pode se ler e apreciar outro blogueiro, o Joào Pereira Coutinho, que é de direita e tem inteligência para ser lúcido.

Eu sei que você sabe pouco porque estuda pouco, lê pouco, etc., mas nunca é tarde. Esses dois acima sabem muito e vão poder te ajudar. Engraçado, acho que nenhum dos dois é doutor.

L. Archilla disse...

Luciana, eu falei "na boa, sem pedrada", querendo dizer não só para não me darem pedradas, como para que meu comentário não soasse como pedrada (prevendo reações de gente como Marciane, que toma como ofensa pessoal todos os comentários discordantes) - e sim como um lembrete, algo que ninguém havia comentado desde então. Não falei que os de direita estavam apedrejando os de esquerda, ou vice versa. Sinto muito se a carapuça serviu...

Bem, esclarecido isto, devo dizer que a Lola já pesquisou e trouxe a tal comemoração dos 35 anos da globo. O 35 é citado brevemente no começo do comercial; o resto trata dos 50 anos de TV, inclusive com o número 50 no slogan.

Oliveira disse...

Ah; seu blog, ao contrário do que você pensa, não é feminista, mas sim, conformista. A diferença está na sua cara.

Daniel disse...

E sim, eu teria muita vergonha de er elogiada pelo Oliveira. Ou de concordar com ele no que quer que fosse.

Não Lola, vc não impediu que ninguém falasse, só exerceu da democracia para xingar leitores e exercer todo seu preconceito e fanatismo.

Será que Lula se sentiu muito envergonhado por ser defendido por tipos como Daniel Dantas, Duda Mendonça, José Dirceu??? Sim, pq, se falam bem dele, então Lula é igualzinho essa podralha, pelo seu pensamento...

Um verdadeiro reaça Troll!

Ou será que, isso não se encaixa no todo poderoso? rs

Anônimo disse...

Preciso dizer que fico feliz com o número de comentários "contrários" à regra geral (apoiar a Lola). Engraçado, parece que quem tem visão diferente da blogueira não é bem-vindo aqui. Será que não se garantem nas réplicas? (Eu tinha ficado ofendida com "umazinha" aí me chamar de marciana. Mas depois do que o Oliveira disse, confesso que me sinto melhor! Obrigada, Oliveira.)

Lola, eu não escrevi que VOCÊ disse que era mensagem subliminar. EU disse isso! Eu tampouco disse que você escreveu que o comercial devia ser tirado do ar. Você viajou. Quanto aos aniversários, você diz que não entendeu nada. Um pouquinho de leitura nas entrelinhas seria suficiente para entender. E tenho certeza de que você é boa nisso; estudou até SFL!

Lola diz: "Vc acha que vcs da direita estariam dando alguma atenção pra isso se exatamente a mesma coisa estivesse acontecendo num governo do PSDB?" Mesmo não me julgando de direita - apenas alguém que leva em consideração pessoas e atos e não partidarismo obtuso - eu veria o problema, sim. Porque eu não faço vista grossa aos erros daqueles que admiro (diferentemente de alguns!).

Ines, você está expulsando daqui os que pensam diferente? E eu não estou anônima, meu nome está no fim do neu comentário (mas é preciso atenção para vê-lo). Ah, desculpe-me pelo fato de eu estar tão "por fora". Quem está por dentro são só os petistas, é isso? E se eu sou petista, não posso ver os erros do meu partido? Eu não sou cega, não! Marciane

Anônimo disse...

Lola,

gostaria de saber uma coisa de ti, muito importante: perfeição NÃO existe, assim sendo, CITE ou CRITIQUE cinco ações de governo do PT que foram fracassadas, coisa vergonhosa mesmo. Para garantir um equilíbrio da coisa, depois cite cinco fatos bem sucedidos.

Unknown disse...

L. Archilla,

Não, se vc pesquisar bem como eu te falei, vc vai ver que não é só uma vinhetinha. Eles fazem vários programas comemorativos dos 35 anos, e inclusive no video que te passei, dos 35 anos da tv nordeste da globo, o slogan é muuuuuito parecido com esse dos 45 anos (e foi feito mostrado em 2007, ano nada eleitoral..rs), e não foi mostrado apenas uma vinheta, veja lá como foi.

Ahhh e vc não conseguiu ver a coincidência desse símbolo dos 45 anos com os 35 anos? Por favor nao use também do fanatismo cego.

E vc não respondeu se acha pura coincidencia um filme sobre o Lula, o maior apoiador influente da Dilma, ser lançado bem em ano eleitoral... hehehe.

Aqui já está demais, já que, quem não concorda com a blogueira e com a maioria dos leitores, não é bem vindo. Ou seja, a discussão aqui TEM QUE SER UNILATERAL. Com todos concordando. Pq senão, a dona Lola se exalta, xinga, ofende e se torna tão preconceituosa quanto qualquer preconceito que ela rebate sempre.

Será que a Lola defenderia até Hitler se este estivesse vivo e se aliasse ao PT? Pq nunca vi aqui nesse blog uma crítica sequer aos vários políticos corruptos ou que cometeram erros petistas. Alguém aqui já viu?
Alguém já viu Lola lembrar sobre o esquema do mensalão?

Nadia disse...

Não é minha intenção doutrinar ninguém, embora às vezes seja necessário mais que um depoimento para fazer o outro enxergar certas coisas.
Eu leio de tudo: da Caras da sala de espera do consultório, aos jornais (daqui do RJ, principalmente o Globo, O dia e JB), a Veja, a Época... a Piauí, a Caros Amigos (essa é mais difícil encontrar nas salas de espera...). Os blogs de culinária (sim, eles dizem muito sobre a nossa vida, sobre economia principalmente pra quem é dona de casa!), o da Lola, o Observatório, os sites de humor, os comentários dos blogs... e, gente!, não me acanho em dizer isso, leio de tudo, creio que posso ler de tudo, ouço a Band News, a CBN, posso assistir à TV Globo, ao CQC da Band, ao Domingo espetacular da Record (deu pra sacar q não tenho tv a cabo) tudo isso porque não economizo nos Por quês. Meu marido brinca comigo, dizendo que não consigo ver nada sem questionar ("pô, vc tem que contestar tudo???"), diz ele.
Tenho, sim, gosto desse exercício, me faz bem saber que posso me estender além os textos e imagens, e ver que nada que está a nossa volta é por acaso (tipo aqueles adesivos O acaso não existe, leia Kardec rsrsrs).
Eu leio a Lola quase todos os dias, sei que ela é imparcial (por favor, isso não é uma ofensa!), não partilho de todas as suas opiniões políticas, mas acho importante saber a opinião dela, e não só sobre política. Tá, não sinto tanta necessidade de ver o teatrinho do Arnaldo Jabour todas as noites no Jornal da Globo, nem anseio pela coluna semanal do Reinaldo Azevedo.
Bem, tudo isso pra dizer que casos como esse da propaganda institucional da Globo estão acima da minha posição partidária; foi tão explícito e a própria Organizações Globo percebeu isso. Quem passou pela campanha de 89 (eu tinha 12 anos) viu os debates editados, sequestradores com camisa do PT, ex-namorada dizendo que o Lula queria que ela abortasse... e as outras campanhas que se seguiram, tanta coisa absurda! Lembro que em 1994 vazou pra quem tinha parabólica uma entrevista do Min. Ricúpero dizendo que não tinha escrúpulos e isso quase não foi explorado na campanha (pela imprensa); a condescendência da imprensa com o filho adulterino do FHC com a jornalista da Globo; mais recentemente, em 2006, o enorme destaque para a compra do dossiê por petistas, no mesmo dia da queda do avião da Gol (imagine a dificuldade para não dar mais destaque ao acidente, principalmente o JN sendo tão sensacionalista!). E não é só com o PT: a imprensa de uma forma geral faz de tudo para transfomar em caricaturas os candidatos que não estão, digamos, afinados com seu discurso e os interesses de quem representam. Ora, não é tão difícil saber quem são os grupos que dominam os meios de comunicação no país e a quem estão associados.
Então, dá para ler/ouvir/ver qualquer coisa sem perguntar o porquê?
A última vez que votei no PT foi em 2002, o que não me transformou em eleitora do PSDB/DEM/PMDB e outros partidos de direita. Mas acho importante entender os dois lados da moeda.
E esse momento que estamos vivendo agora, com a oportunidade de ter acessível tantas possibilidades de informação com a web, é muito especial.
Parabéns, Lola, e todos os demais blogueiros e comentaristas. Embora saiba que nessa campanha de 2010 vai rolar muita baixaria e que o nível vai lááá embaixo, acho que vai dar pra tirar muita coisa boa desse debate.
(desculpe pelo texto gigante)

L. Archilla disse...

Luciana, tenha dó. Uma coisa é fazer um programa comemorativo, outra é lançar uma mega campanha comemorativa, como foi aos 30 e aos 40 anos.

quanto à coincidência dos slogans, pra mim é indiferente, já que quem tocou no assunto da semelhança gráfica com o 45 do PSDB foi a Lola, não eu. aliás, eu fiz questão de relevar.

sobre o filme do Lula, nós já discutimos aqui quando a Lola escreveu a crítica. foram vários posts, se não me engano. pra mim não foi campanha e tb não tem comparação com os 45 anos da globo, os argumentos estão lá. sobre o mensalão, ela já escreveu que o próprio FHC usou mensalão pra aprovar a reeleição, que não era permitida quando ele foi eleito para o 1o mandato.

e, pra terminar - isso não é só pra Luciana - eu gostaria muito de entender o que de tão agressivo, preconceituoso e intolerante a Lola faz ou fala. Classificar algumas pessoas como direita? o que há de tão ofensivo numa denominação política? porque assim... a Lola é intolerante, né? O Oliveira, que vem aqui diariamente pra chamar todo mundo de burro é o quê? Contra-argumentar a Lola é liberdade de expressão; ela rebater é censura?

Nadia disse...

Ah, a questão do filme do Lula:
tiro no pé dos Barretos pensar que o índice de popularidade superior a 80% levaria multidões ao cinema. Realmente o Lula não é o Chico Xavier...
Continuo afirmando: mais do que servir de peça de campanha, a intenção em lançar o filme em 2010 era aproveitar a popularidade do presidente. Não deu certo.
O Lula (como qualquer político que tenta a reeleição ou que quer fazer seu sucessor) tem a máquina nas mãos e vai se utilizar dela para tal fim.
Bem, podemos dizer agora que a briga é de cachorro grande, pois em outras ocasiões alguns candidatos possuíam além da máquina, o apoio de setores como os meios de comunicação. A luta era beeeem desigual.

Masegui disse...

Pelo visto o idiota do Oliveira tá fazendo escola, nunca vi tanta gente idiota por aqui, Deus me livre!

Como dizem aqui na minha terra: sai fora cambada de besta!

Anônimo disse...

Lola,

também gostaria de saber mais uma posição sua. O que você acha dos irmãos Castro e sua Cuba, bem como o venezuelano Chávez? Também queria saber, pela ótica petista, por que Lula, líder democrático de uma grande nação, faz vista grossa e até mesmo admira tais regimes ditatoriais.

Anônimo disse...

Obs: até o momento, só o tal do Oliveira tem se manifestado idiotamente, ninguém mais!

Oliveira disse...

Eu nào falei que você ia aparecer com uma idioletice Masegui? Sujeitinho previsivel.

Unknown disse...

L. Archilla

Bem, ao menos vc consegue admitir as semelhanças enormes dos slogans de 45 ao de 35 (feito em 2007 - ano não político). E de relevar a mania de perseguição da Lola e dos petistas que se vangloriam com isso, com a idéia de serem coitadinhos perseguidos.

Mas agora, dizer que não acha campanha partidária o filme do Lula ainda ser lançado em ano eleitoral super importante pra ele, que quer de qualquer jeito eleger a sua candidata de seu partido, é forçar demais.

Vc disse que a Lola escreveu sobre o mensalão de FHC né? E sobre os mensalões petistas? Os dollares nas cuecas? O "não sabia de nada". Isso tudo não é falado? É simplesmente esquecido? Vc acha isso imparcial? rs

E para terminar, o que faz a Lola ser uma preconceituosa não é ela classificar algumas pessoas de direita (esse algumas pessoas, é toda e qualquer pessoa que não aprova o governo LULA, entende-se bem - não aprovou o governo Lula é taxativamente de direita! rsrsrs). Lola foi capaz de xingar pessoas aqui (que ela falou bem em um posto recente anterior, como o Ricardo) de reaças e trolls, simplesmente pq não concordam com ela, não aprovam Lula ou o que seu rival Oliveira falou bem.

Lola, além de ter sido preconceituosa foi sim intolerante com opiniões discordantes e mau-educada, pois ela não rebateu com opiniões, com argumentos... não, simplesmente xingou, rotulou e agiu de preconceito.

Aqui nesse blog, quem não é a favor de Lula e Dilma, é rechaçado. Mas não com idéias e argumentos, pq vcs não tem! (como foi o caso da questão ambiental de Lula e Dilma). vcs rechaçam com grosserias, intolerancia e preconceito como a dona sesse blog, Lola, fez e faz sempre!

Anônimo disse...

Masegui, você até dá a impressão de ser inteligente, mas dizendo o que disse (que pensar como o Oliveira é ser idiota e que ele está fazendo escola) foi de uma pobreza intelectual de doer! Não concordar com a Lola é ser idiota? E não ter ideias próprias é o quê? Sinal de inteligência? Ah, tá.

Unknown disse...

"Pelo visto o idiota do Oliveira tá fazendo escola, nunca vi tanta gente idiota por aqui, Deus me livre!

Como dizem aqui na minha terra: sai fora cambada de besta!"

Viram... mais um exemplo!

Quem é contra o govern Lula e sua candidata Dilma, é idiota e tem que sair fora!!

É aquele velho slogan da ditaura militar no brasil que foi tanto combatido pelos petistas...rs:

"Ame-o ou deixe-o".

Ame Lula, ou deixe este blog!

Senão, vc será xingado, rechaçado e humilhado!

Grandes pessoas... grandes esquerdistas!

Anônimo disse...

Ops, antes que alguém me chame de covarde (sem motivo!), o comentário da 00h02min é meu, Marciane.

Oliveira disse...

Masegui:

A época desse blog ter apenas comentaristas cortejadores passou. O que acabou com essa época foi, por parte da dona do blog, a incoerência, somada a arrogância, multiplicada pela inconsitência, que deu como resultado, a discordância e o enfrentamento.

Acostume-se, são novos tempos para os petistas tracônicos e dissimulados.

A dona do blog pode sempre nos deletar, mas como fazer isso sem ferir a sua alma pseudo-democrática?

Renata Riveiras disse...

35 anos da Tv globo no nordeste, comemoração, slogan:

http://i.ytimg.com/vi/PmtDAgxwsZ0/0.jpg

O que lembra? (Isso foi no ano de 2007, bem longe de campanhas presidenciais).

Pra mim é super parecido com o slogan dos 45 anos.

Realmente parece que esse povo quer perpetuar um sentimento de perseguição. Que grupo social mais fez isso? Os nazistas ("os judeus querem acabar com a nossa Alemanha"), os douradistas ("os gays querem acabar com os machos), os judeus na faixa de gaza ("os palestinos querem acabar com nossos territórios), etc, etc, etc.
E agora: "os que não são a favor de Lula e Cia querem acabar conosco... rs

Alexandre Gonçalves disse...

Dentre outras coisas ótimas que li aqui, pensei que esse espaço era povoado apenas por petistas fanáticos, uma das melhores foi essa daqui:

"Lola,

gostaria de saber uma coisa de ti, muito importante: perfeição NÃO existe, assim sendo, CITE ou CRITIQUE cinco ações de governo do PT que foram fracassadas, coisa vergonhosa mesmo. Para garantir um equilíbrio da coisa, depois cite cinco fatos bem sucedidos."

E agora Lola? Vai simplesmente ignorar isso?

Oliveira disse...

Boa Renata Riveiras!

Boa Alexandre Gonsalves!

Meus deus!!! de onde apreceu esse pessaol?

Ághata disse...

"E agora Lola? Vai simplesmente ignorar isso?"

Não.
Ela vai pautar o blog dela no assunto que qualquer palerma vier aqui exigir porque, vocês sabem, né, Lola está escrevendo neste blog a serviço dos desocupados de plantão.

Ághata disse...

Na verdade, não estão sendo comemorados os 35 anos da Globo e sim 50 anos de televisão brasileira. Eles aproveitam e dizem '35 anos de Globo e talz'. O que eu acho engraçado é que não tem slogan neste níver de 35, e no níver de 45 não tem programação especial nem nada... E nem falam da tv em si, é só o slogan 'podemo mais informação/saúde/paz bláblá'...
Este níver de 45 anos não se assemelha em nada aos outros aniversários da Globo.
Só o povo de esquerda notou isso...?

Nadia disse...

Ágatha,
o que se percebe é que as pessoas que estão aqui criticando, o fazem somente para "espezinhar". Qualquer símio perceberia a semelhança (e a intenção clara) da campanha da Globo e do comercial do Serra (ou seria o contrário?). Achei que a proposta do post era discutir a influência da mídia no processo eleitoral (fator sempre negado pela própria imprensa). Mas a discussão acaba parando numa discussão partidária polarizada.
Uma das grandes decepções que o PT me deu, foi exatamente o fato de ter dado motivos para a direita, no inédito papel de oposição, vestir o Manto da Ética e da Moralidade (vestimenta nunca antes usada por eles...). Ver Bornhauser, ACM Neto, Heráclito Fortes, Jereissati, Rodrigo e César Maia, Dornelles, entre outras aberrações, posando de guadiões da ética, da moral e dos bons costumes, e seus admiradores/eleitores reproduzindo seu discurso é demais pra mim.

Jornalist Press disse...

Lola parabéns pelas observações, até que enfim alguém se propôs a falar sobre isso, eu estava vendo na banca de jornal no final de semana e quando me deparei com a cfapa da veja quase surtei, chega ser absurdo a falta de vergonha na cara de se considerar um veículo imparcial. Será que para trabalhar lá tem que vender a alma ao Diabo? Bem, se não, alguma coisa você tem que vender, pois seus principios e o caráter desaparecem, mas enfim, todos precisam pagar as suas contas, mas isso não justifica. Fico feliz em saber que existem pessoas que tem discernimento para saber o que é manipulação ou não. Um beijo e parabéns pelo Blog

Bianca disse...

Gente, como se pode criticar o governo do Lula "segundo levantamento feito pela Folha". Acho que foi Daniel que postou a reportagem da Folha. Gente, a FOLHA!
É como querer provar que Deus existe se baseando na Biblia.
Quantos levantamentos comprovadamente falsos, denuncias falsas a Folha não já fez. E é claro que a folha vai falar mal do PAC, vai falar mal de qualquer coisa que o governo possa usar na campanha.
Sabe quanto o brasil tem de floresta em 200 anos prezervada? 65%. Sabe quanto a europa tem? 0,05%.
O brasil precisa crescer? precisa. Pra isso é necessário energia. Nâo é sair destruindo tudo por isso, claro que não. Mas utilizar, da maneira que cause menos prejuizo, os recursos que temos.
Existem prejuízos ambientais? Sempre. Pra construir o prédio ou a casa em que você mora houve dano,houve desmatamento. O que se tenta é balancear as coisas.
Eu realmente não sei os programas pelo meio ambiente do governo, e sinceramente, procurei e não econtrei a tal frase que a Dilma falou. Mas o último dado que vi foi de que o desmatamento havia reduzido em 38% e que o governo iria trabalhar para cumprir os acordos ambientais assinados. Acredito que pra isso exista fiscalização.
Enfim, pesando prós e contras, não vejo por que criticar com tanto rancor e raiva o presidente.

Patty Martins disse...

O pessoal aí tá viajando chamando a Lola de preconceituosa [?!!]

Lola e preconceito são paradoxos! ;)

bjos, querida

Jorge Carlet disse...

Oi Lola !
Estou conhecendo teu blog agora. Ele é muito bom. Com o tempo vou bisbilhotar os post's mais antigos.
Quanto a matéria da Globo/Veja e suas predileções partidárias endosso plenamente tua posição. Aqui no RS a afilhada da Globo é a RBS que, quando o PT governou o estado foi inapelavelmente por ela combatido ferozmente dia-após-dia. Um absurdo, mas que rendeu seus frutos (para a direita local). Hoje os dois maiores partidos por aqui são, não necessariamente nesta ordem : o PT e o Partido do Ódio ao PT. Então, se forem postas duas candidaturas: uma do PT e outra de um jumento ou qualquer coisa que o valha, o PT perde.

Outro dia postei no meu blog uma matéria onde Luiz Carlos Azenha desvenda o método Globo de fazer jornalismo (casualmente (?) eles adoram uma dobradinha com a Veja).
Então se quiseres dar uma olhadinha está lá em http://soparamorcegos.blogspot.com/2010/04/o-jeitinho-globo-de-fazer-jornalismo.html

Agora vamos combinar uma coisa: está na hora dos consumidores de jornalismo aprenderem a fazer a leitura adeqüada do que é dito, de quê forma é dito e também do que não é dito.
Não custa lembrar que a grande imprensa adora passar a idéia de serem tão isentas quanto pés-de-alface; mas não é.