quinta-feira, 12 de junho de 2008

RESULTADO DAS ENQUETES

Última Cruzada ficar na frente de Caçadores?! Nem em 700 anos!

Começando pela enquete que esqueci de comentar, aquela sobre o melhor Indiana Jones. Não foi uma das minhas consultas mais populares. Apenas 48 leitores votaram, e ainda por cima por pouco não erraram feio! Indiana Jones e a Última Cruzada ficou apenas dois votos atrás do grande Caçadores da Arca Perdida. Gente, eu teria um chilique se vocês elegessem Indy 3. Mas dá pra ver que minhas reclamações contra o filme tiveram muita influência (cof cof), e Última Cruzada pegou o segundo lugar, com 15 votos, ou 31%, enquanto Caçadores manteve seu justo lugar no topo, com 17 votos, ou 35%. Indiana Jones e o Templo da Perdição recebeu 9 votos, ou 18%, e a enigmática (e esperançosa) alternativa “O próximo, se houver”, pescou 6 votos, ou 12%. Uma alma de boa vontade conferiu um voto solitário a Indy 4. Será que, se essa pesquisa fosse realizada daqui a cinco anos, o resultado não seria diferente?

- Pelas barbas do ET, vocês quase votaram errado!

A enquete pra eleger o melhor filme do Spielberg gerou mais participação: 80 leitores(as) se animaram. E, novamente, houve grande angústia pra Lolinha que vos fala. Como que vocês quase colocam A Lista de Schindler na frente de ET?! Eu gosto de Schindler, mas não é meu filme de cabeceira de jeito nenhum, enquanto ET não envelhece. O do extraterrestre ficou com 26%, com Schindler na cola, com 23%. A Cor Púrpura (surpreendente pra mim, que nunca fui fã do filme) pegou a terceira colocação, com 10%, seguidos de Tubarão (8%), Caçadores (7%), Minority Report (6%), O Resgate do Soldado Ryan (5%), Contatos Imediatos do Terceiro Grau e Império do Sol (3% cada), Encurralado (2%), e o lanterninha, Munique (1%). Acho, não tenho certeza, que na minha ordem de grandeza seria assim: ET, Caçadores, Minority Report (adoro!), e Schindler. Anotaram?

- Vamos conferir a lista da Lolinha. Em primeiro ET, em segundo Caçadores... Epa, cadê nós?

Mas tenho que admitir que escolher o melhor Spielberg não é tão difícil. Já pensou em ter que escolher o melhor Kubrick, por exemplo? Como dizer que Laranja Mecânica é melhor que 2001, ou que Glória Feita de Sangue é superior a O Iluminado (entre vários outros)? Talvez isso prove porque Kubrick é considerado um diretor melhor que Spielberg. Ou, como disse o Jack Nicholson numa entrevista: “Kubrick é O CARA. E acho que mesmo essa definição já o subestima”.

Mas não vou fazer essa sujeira de ter de votar no melhor filme do Kubrick... ainda. Como, na seleção dos top Spielbergs, precisei separar o joio do trigo, vamos agora ao joio (nunca entendo essas alusões agrícolas). E aí, qual é o pior Spielberg? Você vai ver que a disputa é acirrada (incluí na lista alguns que eu nem acho ruins, mas que não mereciam estar na enquete dos melhores). Participe, que desta vez você não corre o risco de me decepcionar – há na lista pelo menos umas três alternativas em que eu votaria, fácil. E sei que alguns de vocês, mais bonzinhos, não gostam de participar de votação dos piores. Mas acredite, por mais que meu bloguinho esteja se tornando ultra-popular (mais cof), não existe o risco do Spielberg chegar aqui, se magoar, e nunca mais fazer um filme, em represália. Até porque ele no habla português.

17 comentários:

Anônimo disse...

Nossa, pra mim Schindler não é melhor do que ET nem em 100000 anos. Nunca, nunca! Eu gosto do Spielberg mais criança e menos sério. ET, nossa, nem comento, ET é ET, um dos filmes mais emocionantes de todos os tempos!

lola aronovich disse...

Pois é, Luciano, concordo totalmente. Eu fiz alusão aos 700 anos porque é o tempo que o cavalheiro ficou dentro da caverna guardando o cálice sagrado, mas pra mim, assim como Indy 3 não é melhor que Caçadores nem em 700 anos, Schindler não é melhor que ET nem em (quantos zeros você pos aí?).

Anônimo disse...

Ah, foram 6!

;)

Leo disse...

Eu não sou muuuuito fã do Spilberg. Acho que ele é um bom entertainer. Isso é inegável olhando todos os anos de filmes no topo das bilheterias.
Tubarão e ET são filmes bacanas. Mas nenhum dos dois entraria em uma lista de favoritos minha. São bons, mas não me marcaram.. Quer dizer: Marcaram. Boas frases, o medo do mar. Mas não sei... Não é uma obra prima! Não na minha opinião! Nada que se compare a qualquer filme do Kubrick, por exemplo.
Por isso ainda acho Schindler o melhor filme dele. É o que tem mais substância. O que mais se parece com uma obra prima.
Achar o pior também não exigiu muito de mim. Embora Amistad, AI e O mundo perdido, dos que eu vi sejam os piores, nada supera Guerra dos Mundos que é TUDO de ruim!

Anônimo disse...

Lola questionando os resultados da sua enquete, OU SEJA: promover uma eleição nos EUA dá nisso...

Kaká disse...

Eu votei no Tubarão, meu critério de escolha foi que eu vejo esse filme toda vez que passa na tv e ainda tenho medo daquele tubarão fake.
A Lista de Schindler eu não vejo duas vezes (mas isso não quer dizer que achei ruim), quando passa na tv eu vejo um pedacinho e mudo logo de canal.

Eu gosto dos filmes do Spielberg, acho que ele as vezes vacila em alguns finais (tipo AI), mas é sempre bom. Ele se sai bem em todos os generos.
Vc até colocou dois que eu gosto muito na lista dos piores: Prenda-me se for capaz, e 1941 (todo mundo diz que é ruim, mas eu acho super divertido). Aliás, nos piores eu acho que vou votar no Guerra dos Mundos.

Juliana disse...

eu adoro "Prenda-me se for capaz"! Votei no Jurassic Park 2 e, na anterior, no Minority Report, que amo!! É o que ET é hour concours, né?

Do Indy eu não votei pq realmente não lembro dos outros, assim que eu terminar o TCC faço uma sessão pra rever tudo! =)

Tayná Tavares disse...

Eu não sou muito fã do Spielberg não.. Mas schindler jamais ficaria em primeiro lugar pra mim: tubarão sim! Acho que fora os filmes sobre Ovnis, é o único que conseguiu me assustar até hoje XD. E em segundo ET, pq além de ser O clássico, foi o único filme com Ets, que não me assustou, com direito até a um boneco dele no meu quarto...

E eu não gosto de Indiana.. E Kubrick por enquanto só vi Laranja, O Iluminado e Full Metal Jacket, então só poderia ter esses 3 na minha lista XD

lola aronovich disse...

Eltinho, se vc estiver me lendo por aqui: encontrei e postei a crítica de AS HORAS. Não tava entre os meus documentos do Word. Encontrei no lost art. Mas agora tá aqui, com fotos e tudo:
http://escrevalolaescreva.blogspot.com/2002/12/hora-de-ir-ao-cinema.html
ou, se não couber (aliás, como faz pra caber? Me ensina?)
http://escrevalolaescreva.blogspot.
com/2002/12/hora-de-ir-ao-cinema.html

lola aronovich disse...

Leo, eu tô mais com o Luciano: prefiro o Spielberg menos sério. Mas gosto de Schindler e de Munique. Acho que ele simplesmente tem muito filme bom. Difícil não gostar dele. Eu não detestei Guerra dos Mundos tanto assim. Não que eu me lembre muito... Só vi uma vez. (minha crítica existe. É só digitar Guerra dos Mundos na busca).

Ricardinho branco e nulo, não tô questionando os resultados das minhas enquetes porque POR ENQUANTO o pessoal vota nos que eu votaria. Mas eu fico suando frio, sabe? E por enquanto tô só questionando resultado, não manipulando. Opa, eu empreguei as palavras "por enquanto"? Ainda bem que eu sou tão incompetente que não conseguiria manipular resultados nem que quisesse. E o rapaz branco e nulo vai revelar seus votos?

lola aronovich disse...

Kaká, nesse sentido eu tô como vc: quando passa Tubarão, eu vejo (e tenho o DVD tb, mas acho o filme meio machão demais pro meu gosto). Já Schindler eu só vi inteiro uma vez! Falta vontade pra ver uma segunda. 1941 eu nunca vi inteiro, só uns pedacinhos. Não posso opinar. Já Prenda-me se for Capaz eu vi no cinema e em DVD, e gosto bastante. Eu jamais votaria nele pra pior de qualquer coisa, mas pra melhor também não...

Ju, então a senhorita tá quase terminando o TCC? Que glória! Depois assista os Indys. Não vou revelar em qual(is - difícil escolher um só!) voto pra pior do Spielberg porque sabe como é: é só eu falar que todo mundo vota igual. Eu exerço enorme influência sobre os meus leitores. Hahahahahaha! Essa foi boa.

Juliana disse...

quase terminando? ha! ha! I WISH!!!

mas agora que vi que tem o guerra dos mundos nas opções dos piores, deixa eu mudar me voto!!!

lola aronovich disse...

Exatamente, Huntress. Acho que até ET quase todos os filmes com ETs (tirando Contatos Imediatos) mostravam os alienígenas como vilões. E aí temos um extraterrestre fofinho e querido... Meigo! Até hoje lembro que o filme foi censurado na Suécia porque promovia a luta de crianças contra adultos. Ou pelo menos essa foi a lenda urbana que circulou na época.
E tá esperando o que pra ver outros Kubricks?

Nita disse...

concordo com você. lista de schindler é um ótimo filme, mas et é eterno.

Anônimo disse...

Votei em Caçadores.
Acho que é o Spilberg dos Spilbergs.
Mas gosto muito também de Tubarão.
A Cor Púrpura.
Encurralado.
E depois desses é que vem ET.

Anônimo disse...

Gostei muito da legenda na fotinha da Lista. cool.

lola aronovich disse...

Ju, uma luta difícil decidir entre Jurassic Park 2 e Guerra dos Mundos. Mas acho Guerra muito mais assistível que J.P. 2!

Pois é, Nita. Lista de Schindler é referência pra filmes sobre o Holocausto e até sobre a 2a Guerra. Mas ET é referência pra tudo!

Ricardinho, vc é um herege! ET em (deixa eu contar) QUINTO?!

Cavaca, que bom que vc gostou da legenda. O maridão também gostou. Ele até riu, o que é raríssimo! (ele só ri das próprias piadas).