sexta-feira, 13 de junho de 2008

ESTRÉIAS DA SEMANA: HOMEM VERDE, HOMENS PERDIDAÇOS

- E mesmo assim vou sofrer menos que a dupla Shyamalan/Mark Wahlberg.

Tanto nos EUA quanto no Brasil, hoje ocupam a maior parte das salas dois blockbusters: O Incrível Hulk e Fim dos Tempos. Hulk eu vou ver neste final de semana e comentar assim que possível. Fim eu já critiquei aqui. E até fui bem benevolente, em comparação com a nota que os críticos americanos estão dando pro filme – 37 (em 100), glupt. Pro Metacritic Hulk se sai melhor, e recebe nota 62. Tadinho do Shyamalan! Fiquei com pena dele agora. Mas não do Mark Wahlberg, que é desde já forte candidato às Framboesas de Ouro.

No Brasil também chega A Outra (The Other Boleyn Girl), com a Scarlett Johansson e a Natalie Portman como duas irmãs disputando a atenção do rei Henrique VIII. Vi o drama em fevereiro, eu acho, e gostei bastante. Minha crônica sobre ele sai amanhã ou domingo. Ah, agora que me toquei da coincidência. Quem faz o rei é o Eric Bana... que fazia o bicho verde no Hulk do Ang Lee.

Ainda em terras brasileiras, mas suponho que em pouquíssimas salas, estréiam dois documentários: 1958 – O Ano em que o Mundo Descobriu o Brasil, sobre nosso primeiro título numa Copa do Mundo (veja o trailer aqui), e o americano Personal Che, sobre esse ícone chamado Che Guevara (uma vez escrevi uma crítica com muita ironia sobre Diários da Motocicleta, que adorei. Um rapaz não entendeu e achou que eu tava falando mal do Che. E que eu era de direita). Mais filmes chegando em SP, imagino, incluem Valsa para Bruno Stein, com Walmor Chagas, e dois franceses, Lírios d'Água e O Homem Perdido.

Nos EUA, além dos arrasa-quarteirões, tem The Promotion, comédia independente com John C. Reilly e Seann William Scott sobre dois sujeitos que competem por uma vaga de gerente numa loja, e o documentário Bigger, Stronger, Faster. Este último, sobre a indústria dos anabolizantes e os “efeitos colaterais de ser americano”, é excepcional (trailer aqui). Prometo escrever sobre ele em breve, porque vai saber quando (se?) um filme desses chega aí.

12 comentários:

Juliana disse...

não entendo qual a graça das pessoas ainda fazerem filme com o hulk...

o meu preferido é esse
http://www.youtube.com/watch?v=vSwDCMMVz88

(é só clicar 2 vezes em cima do link que ele automaticamente seleciona tudo)

Anônimo disse...

Lola, assisti 'The Other Bolean Girl' e adorei, apesar do Eric Bana(na), que é péssimo.

Sou fã do Edward Norton, para mim, disparado um dos melhores atores de sua geração - se não o melhor, mas nem ele me convence a assisitir o Bonequinho verde saltitante (trauma do primeiro filme).

Eu acho que sou a única pessoa do mundo que só gostou de '6º sentido' de todos os filmes do Shyamalan. Detestei/me decepcionei com todos os outros. OK, dou um desconto para A Vila, a idéia era ótima, mas o filme é muito tosco.

Quanto aos outros, não vou me arriscar. A diária da babá é muito cara para jogar os meus R$18, fora rsrsrs

Beijos

lola aronovich disse...

Ju, eu também não vejo graça no Hulk. Ah, vc gosta de Scrubs, né? Sei lá, é fácil fazer graça com Hulk. Mas sabe o que acabei de descobrir, graças a vc? Que esse carinha do Scrubs é o mesmo de Garden State, que vi outro dia e gostei muito! Ok, perdão se todo mundo já sabia menos eu.
E super obrigada por avisar sobre o rally com o Obama em Detroit. Eu e o Silvinho vamos tentar ir. Até já respondemos ao RSVP. Mas isso não garante nada. Vamos ver se vai dar pra entrar...

Chris, sou muito fã do Edward Norton, principalmente por causa de American History X. Vamos ver se ele consegue elevar o nível do Hulk. Ah, e sobre o Shya, vc não é a única. Tem muito crítico que só elogiou Sexto Sentido dele, mais nada. E quanto a não ir ver filme pra não gastar muito dinheiro, entendo totalmente. Ultimamente acho que vou mais ao cinema pra comer sorvete que pra ver os filmes... Quer dizer, não, mas dá um desânimo andar mais de 2 horas pra ver um só filme (tipo Hulk)...

lola aronovich disse...

Pessoal, comunicado mais ou menos importante. Cá estava eu, colocando os links no post, quando fui procurar minha crítica de Diários da Motocicleta e... não a encontrei no blog! Eu pensei que TODAS as minhas críticas/crônicas de cinema de meados de 2000 pra cá estivessem aqui. Mas não estão. E tanto a crítica de Diários quanto a de As Horas tampouco estavam nos meus documentos do Word. Só fui encontrá-las no Lost Art. Portanto, se vcs forem procurar alguma crítica mais antiga no blog e não a encontrarem, por favor, me dêem um toque. Ou pode ser porque não a escrevi (o mais provável), ou porque por algum mistério ela deveria estar no blog e não está.
Obrigada!

Juliana disse...

Eu gosto muito de Scrubs. Tanto que chega a ser chato porque pra tudo na vida tem um episódio de Scrubs. Na verdade dizem isso do Seinfeld, mas o Scrubs tá chegando lá. São as 3 séries que mais gosto: Seinfeld, Scrubs e Friends.

Então, o Zach Braff do Scrubs escreveu, dirigiu e estrelou o Garden State, homenagem ao estado natal dele (New Jersey). Faz tempo que eu vi esse filme, nem lembro dele direito.
Se vc for no rally do Obama depois faz um post sobre ele aí, hehe

lola aronovich disse...

Ju, eu só vi um episódio do Scrubs e achei fofo, mas nada que me desse vontade de ver mais. Mas acho que não tô numa fase de muita TV. Mas gostei muito de Garden State, principalmente da personagem da Natalie Portman. Sim, sei que foi o Zach Braff que fez tudo no filme, mas não sabia que ele era o carinha do Scrubs. Só soube agora, vendo o clip do youtube que vc mandou. Aí eu comentei com o maridão: "esse não é o sujeito do Garden State?". E era! Ah, pode deixar. Eu vou no rally do Obama. Se eu conseguir entrar, escrevo um post. Porque mesmo com RSVP só entra quem chega antes. As portas abrem às 18:30, o troço começa às 20:30. Que horas vc acha que devo chegar pra garantir lugar? (não muito antes das 18:30, please!).

Fernanda França disse...

Puxa, Lola, eu conheci seu blog agora e adorei. Gosto muito de cinema e li vários textos seus, tudo de uma vez só. Beijão! Fernanda.

lola aronovich disse...

Puxa, que ótimo, Fernanda! Apareça sempre, então. E comente sempre que quiser. Abração!

Tayná Tavares disse...

Hulk, o primeiro foi um saco, o segundo não tem como ser diferente.. Já os outros filmes que você citou, parecem ser bem melhores, assim que voltar pra Volta Redonda e tiver uma boa companhia vou dar uma olhada no cinema *__* Principalmente pra ver o documentário...
...Se bem que o Sean é engraçado...

Juliana disse...

ai, Lola, não tenho a menor idéia de qual seja o nível de fanatismo do povo que vai no rally... pergunta pra algum americano que esteja familiarizado com essas coisas. Vou perguntar pro Nick se ele tem alguma idéia também.

lola aronovich disse...

Huntress, em Volta Redonda tem bastante sala de cinema? E quem é Sean?

Ju, eu perguntei pro Arthur se ele queria ir (ele também não sabia que o Obama estaria aqui amanhã), e ele disse que não quer passar HORAS numa fila. Olha, mais que 2,5 horas antes do troço começar não dá. Aí já é demais. Vamos ver se a Andie e o James querem ir também. O Nick vai? Sexta o pessoal do xadrez disse pro Silvinho que talvez o Obama passasse por Wayne State. Mas não encontrei nenhuma informação sobre isso. Me avisa, já que vc tá muito melhor informada do que eu!

Juliana disse...

Tá vendo? Já temos alguma referência. Passar horas numa fila já nos diz algo sobre o evento, talvez. Se vocês forem em grupo assim é mais divertido, nem sentem as horas na fila passando, haha
Não ouvi nada sobre o Obama passar pela Wayne State também não.
A única coisa que o Nick me falou é que os Michiganders tão meio putos com o Obama por ele não ter feito campanha aí ainda. E, não, duvido muito que o Nick vá a um evento desses. Talvez se fosse o McCain, pq ele gosta msm do cara (há tempos) mas pro Obama, muito difícil.