segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

BINGO DA GORDOFOBIA

(clique para ampliar)

De tanto ouvir clichês sobre como emagrecer é a coisa mais fácil do mundo e sobre como vou morrer se não entrar numa dieta (surpresa: magros também morrem!), decidi fazer este bingo. Coletei várias obviedades de comentários escritos no blog. Mas são coisas que a gente ouve no dia a dia. Ah, e eu tive que me esforçar pra reduzir os lugares comuns a apenas 25.
Como jogar: na próxima discussão sobre o seu tipo físico ou sobre a epidemia da obesidade, sente-se, relaxe, e vá preenchendo o bingo. Quem completar primeiro a cartela ganha um suplemento vitalício de tortas de chocolate com chantilly.

Outros bingos já publicados aqui: Bingo anti-feminista e bingo da psicologia evolucionista.

348 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 348 de 348
Loja Moeggall disse...

Pelamor, Moema, basear seus conhecimentos médicos no Dr. Oz, é como basear sua noção de justiça...

É sim, Dri, não assiste não, vc vai ficar incomodada com tanta gorda sendo tratada (elas emagrecem um pouquinho, e o Dr Oz finge que estão no IMC normal), mas tá valendo...rsrs

Quais os programas que vc assiste, Dri?
Sexcetera e outros? também tá valendo. Bjs

isabella k. disse...

quanto a discussão sobre células adiposas/metabolismo

nas minhas antigas aulas de ciências na escola, diziam que as células de gordura tinham a função de manter o calor do corpo e fornecer energia para o corpo.
e em algumas pessoas, o corpo gasta menos energia do que era pra gastar e que por isso acumulavam mais células de gordura. ou então o corpo confunde informações e sente que é necessário estocar mais do que realmente precisa. em ambos os casos sem relação nenhuma a quantidade de comida ingerida.

desculpem pela linguagem simplória, mas é que faz tempo e não sou nenhuma expert no assunto.
mas é que baseada nessas informações que tenho fiquei sem entender os argumentos de 'células de gordura não servem pra nada' e que 'células só incham quando a pessoa come'. se alguém puder explicar, agradeço. (e tipo, sem ironia mesmo. não consegui acompanhar os raciocínios nesse sentido)



Beatriz, olha só! passamos a compartilhar algo em comum graças ao nosso querido troll zica. não é lindo isso?

e Adriana, acho que só o fato de estarem aqui cagando regra na vida alheia quando a idéia do blog é justamente outra já mostra o quão frustrados e insatisfeitos estão. RISOS.

Anônimo disse...

Tenho medo de falar besteiras, logo, desde já peço perdão por qualquer comentário que possa ofender alguém.
Essa questão dúbia da guerra entre pessoas pró-aceitação e os pró-saúde me deixam em dúvida.
Eu sou ex-obesa, tenho tendência para engordar, emagreci e agora estou novamente em reeducação alimentar após ter recuperado 10 quilos dos 30 que perdi.
Bom, ao menos para mim, foi inegável o aumento da qualidade de vida após meu emagrecimento, pois enquanto obesa sentia dores no tornozelo e joelhos ao caminhar e correr, assim como o peso dos meus seios sempre me rendiam costas doloridas quando passava muito tempo sentada assistindo aulas (quando eu tinha 17 anos).
Além disso, tenho amigas obesas que reclamam e sofrem de vários problemas ligados a obesidade e frequentemente se enganam dizendo que são gordas por problemas metabólicos quando claramente comem mais do que necessitam.
Após o meu emagrecimento minha saúde também melhorou muito, ganhei resistência física, meus exames de rotina estão todos normais e minha pele ficou limpa de espinhas.
Entretanto, para manter o peso a dieta deve ser eterna, sofri muito até entender que meu metabolismo não permite os excessos alimentares que praticava.
Então, de certa forma, entendo a preocupação que esse tipo de post gera, principalmente diante dos problemas de saúde que decorrentes da obesidade que vem acometendo boa parte da população mundial.
Por outro lado, ninguém é tão policiado quanto o gordo que, como alguns já citaram, sofrem com único preconceito ainda admitido na nossa sociedade.
Se essa pressão fosse baseada apenas na saúde, ainda que não creia que ninguém tem o direito de decidir como um terceiro deve cuidar do seu corpo, talvez ela fosse justificável.
Contudo, o que mais se observa é que as pessoas querem, de forma até sádica, controlar a aparência alheia e se sentirem bem humilhando os outros.
Enfim, acho que sou a favor a luta contra a obesidade, contra o consumo de alimentos hipercalóricos, industrializados e altamente viciantes, mas ao mesmo tempo acho que ninguém, nem o Estado, tem o direito de interferir no corpo das pessoas quando o mal que elas fazem afetam apenas a elas.
Mas também sou a favor da auto aceitação, de lutarmos contra o padrão de beleza que impõe apenas um tipo de físico.
Mas em algum momento meus dois posicionamentos se conflitam e fica difícil decidir o que considerar mais correto para determinada situação.

Adriana disse...

Dri, é que essas pessoas tendem a acreditar muito mais nos especialistas da Veja.

Mas também vou parar por aqui, os especialistas também garantem que só com muita educação e muito aprendizado sobre a vida, esses clonadores de perfis poderão voltar a ser felizes (isso é cientificamente comprovado). E, bom, eu mesma não vou poder ajudá-los com nenhuma dessas coisas.

Sara disse...

Eu ja fui muito magra, hj sou mais cheinha, gostaria de emagrecer um pouco, mas entre ser cheinha ou anorexica como eu era, prefiro agora.
A magreza extrema tb não é nada saudavel,mas pouco se fala disso.
Eu mesma posso dizer que tive muito mais problemas de saúde quando era muito magra do que agora.

Carol M disse...

Moema, agora q vc aprendeu a arte do copy cola lê oq vc copiou com atenção e vc vai ver que é exatamente o que o Alex escreveu e vc desprezou qd chegou aqui.
Claro que o tecido adiposo é diferente, assim como a capacidade das células adiposas de armazenar lipídios. Células adiposas contêm godas de gordura (oq é bem diferente de serem gotas de gordura). Não vou explicar de novo pq o Alex já fez isso, vai lá e lê, com atenção viu, sei que não é o seu forte.
Se não importasse se o estoque é em células novas ou não, lipoaspirações seriam irrelevantes. Elas só funcionam pq retiram células que não conseguem se reproduzir e assim, reduz a capacidade do corpo de estocar gordura.

Anônimo disse...

CTA

Exatamente. Ninguém aqui nega que o excesso de peso possa trazer problemas, como os trolls teimam. O que criticamos é o policiamento constante em relação a gordos (obesos ou não, pois, pasmem os trolls, não existem somente os gordos obesos mórbidos, engulidores de vagas no SUS).
O que custa um pouco de sensibilidade? Cada um sabe onde aperta o seu calo, e tenho certeza de que pessoas acima do peso cuidam de sua saúde como as pessoas magras. Doenças e complicações não são castigos divinos, muito menos punições para gente preguiçosa. Uma doença pode surgir de várias maneiras, e cada corpo é um corpo diferente. Nem todos terão os mesmos problemas. É isso que os trolls não entendem, que uma pessoa acima do peso pode sim ser saudável, e que uma pessoa magra pode ser doente.

Outra coisa que questionei no início: toda essa preocupação com a "saúde" alheia só aparece em relação aos gordos, por que?

Allice disse...

EU:
também só uso saltos em ocasiões especiais, meu pé é 33/34 =( imagina o sofrimento pra achar sapatos, mas enfim...
Nossas articulações precisam de exercícios específicos pra ficarem fortalecidas, apenas carregar pouco peso não adianta nada, se assim fosse, todo magro seria bom bailarino porque aí suas articulações e musculatura seriam fortes pelo simples fato de ele ser magro...

Ser magro sem ser forte é como estar armado sem treinamento: não adianta nada! Por isso digo que há pessoas com sobrepeso com articulações saudáveis, assim como há velinhas magrelas francesas em cadeiras de roda indo até a praça "pedalar" no banquinho para lubrificar a articulação desgastada que tanto dói porque ela andou bastante, era magra, andava de sapatilha durante a semana,mas não foi orientada.
Levantei esse ponto da "epidemia do joelho ruim" entre os magrinhos, para lembrar que ser magro ou gordo, infelizmente não determina seu problema de articulação.
Há um limite? claro. Minha irmã já ultrapassou esse limite uma vez e teve problemas com o nervo ciático, mas agora ela emagreceu um pouco (uns 5 kg) e continua gordinha, só que sem dor nas articulações e no ciático: ou seja, ser magrinho, não quer dizer estar sempre de bem com as articulações.

Glayson disse...

desculpe, Lola, não sou de comentar no blog, mas esse post é muito equivocado.

Eu perdi uma das pessoas que mais amei nesse mundo para um raciocínio parecido com o desse bingo. Ela sempre foi alta e 'forte' e nunca aceitou que o sobrepeso podia fazer mal.

Até que o tempo fez a parte dele e a colocou numa cadeira de rodas, pois as pernas não aguentavam mais o resto do corpo. Depois, como, sem conseguir andar, o pouco exercício passou a ser nenhum, mesmo com dieta e remédios, enfraqueceu ainda mais e nem se levantar sozinha da cama conseguia.

Claro que a idade contou muito, mas, se não fosse o descuido com o peso, podia ter vivido um pouquinho mais, conhecido os 'netos' e visto meu casamento (sei que é piegas, mas era uma coisa que ela sempre sonhou).

Acho padrão estético uma babaquice também e concordo com você que a gente deve comer o que gosta e levar uma vida mais feliz, sem se encanar para as aparências. Mas, por favor, pela quantidade de leitores que você tem e o peso da sua opinião na vida deles (inclusive pra mim, que sou homem e aprendo muito com seu blog), não trate esse assunto de forma tão leviana.

Me sinto mal por escrever isso, mas carregar aquele caixão tão pesado me deixou ainda mais desamparado, porque eu não conseguia parar de pensar que, se fosse mais leve, também seria mais tarde.

isabella k. disse...

carolinapaiva não tenho um A a acrescentar em seu comentário.

todos precisam de acompanhamento médico durante a vida, magro ou gordo... não é esse o fator que indica saúde.

o que não da pra engolir mais, são os comentários a cada refeição feita. que dizem ser pra ajudar, mas no fundo só querem controlar a aparência alheia.

Carol M disse...

A anonima que falou do seu caso de obesidade: cada caso é um caso e só quem vai saber do seu estado de saúde é vc.
Todo mundo deve ter acesso a boa alimentação e espaços adequados para se exercitar, bem como tempo pra isso (pq é mole dizer pra alguem q saide casa as 5 da matina e volta as 23 que ela precisa se exercitar. qd?).
O mesmo par acesso a médicos e exames de rotina, para que o acompanhamento da saúde seja feito.
Só que nada justifica alguém ser cretino pra se achar no direito de dar pitaco na vida alheia, ou julgar as pessoas pelo manequim que vestem. Esse interesse não é preocupação, é ser intrometido, nenhum desses trolls se preocupa realmente com a saúde de pessoas obesas e muito menos com os sobrepeso de bem com a vida.
Uma frase muito usada é "Your weight do not measure your worth". Então, independente do seu estado de saúde, NG tem o direito de te criticar pelo seu peso, isso são só justificativas furadas de quem não quer perder o direito de discriminar.

aiaiai disse...

bom, gente, o que mata e destroi vidas é o medo de ficar gordo que é impulsionado pela sociedade gordofóbica (dá pra ver pelos comentários que é uma realidade).

Quem já viu alguem com anorexia sabe do que eu estou falando. A filha de um grande amigo ficou semanas internada em um hospital, quase morreu. Conheço muitas histórias e é triste demais.

Para saber mais sobre anorexia e bulimia, procurem no google. Esse site aqui tem algumas informações:

http://anorexiasintomas.blogspot.com/2010/04/anorexia.html

nessa outra página, só fotos de pessoas magras e nada saudáveis:

http://anorexiasintomas.blogspot.com/search?updated-min=2011-01-01T00:00:00-02:00&updated-max=2012-01-01T00:00:00-02:00&max-results=1

Anônimo disse...

Glayson

Ninguém aqui prega a obesidade, nem incentivamos que as pessoas "liguem o foda-se" para a saúde e façam o que der na telha.
O que se discute aqui é o constante policiamento de gordos sofrem da sociedade sob a desculpa de serem "preocupações com a saúde", sendo que, na verdade, é um mero capricho estético.
Estou falando de gordos obesos? Não, posso estar falando naquela garota de 55kg, por exemplo. É isso que as pessoas não enxergam, que não são só os gordos obesos os alvos desse bingo, mas sim TODAS as pessoas que saem do padrão modelete.

Loja Moeggall disse...

CTA, a vida inteira VOCÊ se perseguiu por ser gorda. Primeiro com o bullying dos outros, depois com seus sintomas patológicos.
Perdoe-se pelo que vc fez a si mesma prá vc ficar livre.Bjs

Anônimo disse...

Isabella

Pra você ter uma ideia, eu sempre fui muito magra (tenho 46kg), e isso, de acordo com os trolls, significaria que sou um poço de saúde.
Pois é, a magrela aqui não conseguia subir três lances de escada sem quase morrer por falta de ar. A situação só está mudando agora pq eu resolvi me mexer, sair do sedentarismo (que não tem nada a ver com gordura, como os ignorantes pensam).

Anônimo disse...

Sintam a PURA lógica:
A guria SE PERSEGUIU a vida toda pelo bullying dos outros, e depois, por ter complicações de saúde.
E da-lhe culpa, hein? Sensibilidade e empatia zero. E são essas as pessoas "tão preocupadas" com a saúde alheia. Quanto amor pra dar...

Loja Moeggall disse...

Eu sou ex-obesa, tenho tendência para engordar, emagreci e agora estou novamente em reeducação alimentar após ter recuperado 10 quilos dos 30 que perdi. (Anônima)

Obrigada pelo seu depoimento. Só corrigindo uma coisinha à toa: a esmagadora maioria de nós tem tendência a engordar...tendência a engordar quer dizer que nosso sistema digestivo funciona às mil maravilhas, os nutrientes e tb as gorduras, são absorvidos, e tal.

Bjs

Allice disse...

Carolina Paiva:

Pois é! é disso que estou falando! ser magro não quer dizer ter articulações fortes e pulmões de ferro!

As pessoas ignoram o biotipo das outras pessoas e se são magras acham que todo mundo no mundo tem sobrepeso por razões alienígenas pelas quais são culpados, como se ter sobrepeso fosse errado!

Minha mãe tem um biotipo cheinho, minha irmã também e as duas são saudáveis do ponto de vista cardíaco, de pressão e coisas ligadas a peso! E pra melhorar do nervo ciático ela não precisou virar uma top model, apenas perdeu 5 kg, porque o médico (ufa) soube ler que o biotipo dela não é o da paciente magra, e nem precisa ser.

Anônimo disse...

Uma grande amiga de infância sempre foi acima do peso considerado "ideal", e passou todos os anos do colégio sendo (duramente) sacaneada por tod@s @s colegas.
Ela fez de tudo para emagrecer. Quando acabou o colégio fez cirurgia bariátrica e cirurgias plásticas, e emagreceu.
Mas ela se matou há poucos meses, e não consigo parar de pensar que isso está relacionado com todo o sofrimento que ela teve durante tanto tempo.

Parabéns pelo seu post, Lola.

lola aronovich disse...

Desculpe, Glayson, mas aceitação do corpo e luta contra vários tipos de discriminação (e gorfofobia é um deles) é um dos muitos temas deste blog. Fazer bingo de alguma coisa (qualquer coisa) é ao mesmo tempo uma forma de humor – na minha opinião, sempre uma arma muito eficaz – e de listar clichês sobre um determinado assunto. É um resumo da ópera, digamos. Neste caso, da gordofobia. Neste bingo da gordofobia há clichês que pessoas das mais variadas formas ouvem todo dia. Sinto muito, mas nem eu nem ninguém de movimentos de Fat Acceptance (que eu prefiro chamar de Aceitação do Corpo, pois não são apenas @s gord@s que sofrem preconceito com seu corpo) matamos a sua parente querida. Ninguém recomenda que pessoas fiquem doentes. Inclusive, um dos pilares desse movimento ainda tímido chamado Aceitação do Corpo é o HAES, sigla para Health at Every Size, tamanho em qualquer tamanho – que a pessoa se exercite, coma de modo saudável, leve uma vida saudável, independente do seu peso. Os gordofóbicos acreditam que isso não é possível, que tod@ gord@ se mata de comer e é sendentári@ e que seu único jeito de mudar a situação é emagrecer. E esse pessoal costuma ser adepto do bullying, sabe? Eles acham que PRECISAM ser agressivos e preconceituosos com gord@s porque, senão, como gord@s saberão que estão gord@s? Só que obviamente esse método não funciona. Se toda pessoa gorda que tenha sido insultada pelo seu corpo emagrecesse, não teríamos pessoas gordas no mundo. Os adeptos da Aceitação do Corpo acreditam que é muito mais fácil cuidar de um corpo que se ama do que de um que se odeia. Só isso. Gordofóbicos adoram que existam pessoas gordas no mundo porque assim podem exercer todo seu preconceito – um preconceito que é sancionado pela sociedade, com o aval da ciência.

Loja Moeggall disse...

Glayson, cara, que depoimento! Olha que não sou de emocionar à toa...

Toda força prá você, viu?

Bjs

Loja Moeggall disse...

Sinto muito, mas nem eu nem ninguém de movimentos de Fat Acceptance (que eu prefiro chamar de Aceitação do Corpo, pois não são apenas @s gord@s que sofrem preconceito com seu corpo) matamos a sua parente querida.*

Quem sabe, né, Lola, quantas leitoras do Mito da Beleza deixaram a questão do sobrepeso e da obesidade prá lá e enfiaram o pé na jaca 24/7, hein? Você é uma delas? Jura que vc não sofre influência do movimento feminista prá manter seu peso atual? Jura que suas leitoras não estão achando o máximo ser que nem você, fisicamente falando? Jura que você não entende a sua responsabilidade nessa área aqui no blog?

Anônimo disse...

me coloque num quadrado do seu bingo... tamanho EG (XL) extra grande tá parecendo luva em mim... pois é, a bata que comprei nesse tamanho me serviu pq um pedaço da barra tem abertura boa de cada lado, não fôra isso e teria ficado encalacrada no quadril... ehehehe... vou morrer !

Anônimo disse...

Lola, sacanagem postar a foto desta torta maravilhosa! Hoje não teve sobremesa e estou com preguiça de sair pra comprar uma torta como esta, rsrs.
Tenho 34 anos e meu manequim é 40, e sou alta. Não gostaria de ser neurótica com o peso, mas sou um pouco. Fiquei dois meses longe da academia e das corridas e, agora, voltei. Estou com 3 kilos a mais e minha filhinha de 2 anos me viu reclamando e ela começou a olhar a barriguinha dela. Eu me apavorei com o meu péssimo exemplo, Lola!
Não quero que ela seja como eu, não mesmo. Eu como de tudo, mas malho todos os dias. Se vc me perguntar se é por saúde, 40 por cento, é. Mas o resto é pura estética. Toda esta preocupação veio das mulheres da minha família que são ligadas em manutenção de peso, cirurgia plástica, dietas das mais perversas. Eu nuca fiz uma cirurgia plástica e nunca fiz dieta, mas malho na academia. Além disso, trabalho sentada, pois sou da área de computação. Tenho receios da coluna e os 40 por cento proveem desta preocupação.
Ai, que vontade desta torta...

Anônimo disse...

Não acho que a LoLa seja responsável pelo excesso de peso de nenhuma fã da LoLa somente pq a LoLa é obesa. Há muito mais para nos fixarmos na LoLa no que no peso dela... ela tem muito mais a oferecer do que que nos fixemos no peso dela ou que nos espelhemos no peso dela, oras.

Loja Moeggall disse...

Prafalardemuseu, você sabe o que é biotipo de magra ou de gorda?
Pode me explicar?

Allice disse...

Seu biotipo depende da sua estrutura óssea, se você tem facilidade para emagrecer, se a ser musculoso ou gordo (isso se verifica bem fácil). Avaliar também qual o seu formato de corpo (tem vários formatos tanto masculinos, quanto femininos), sua fome (é frequente? etc) mas esse fator também depende da sua dieta, do seu estado emocional e de vários outros fatores, lógico.

Você pode se informar melhor sobre isso com sua nutróloga (faz reeducação alimentar, se não me engano...) ou com um profissional de educação física.

Anônimo disse...

Concordo com a CTA." Ninguém tem o direito de dizer nada a uma pessoa nem gorda nem magra".
Na verdade o que existe é uma grande pressão social pela insatisfação. É economicamente vantajoso que as pessoas sejam insatisfeitas. Pessoas insatisfeitas gastam mais. Quanto à aparência não é diferente. Há toda uma indústria da estética que movimenta milhões. O ideal da beleza é para não ser atingido nunca. Nem as meninas mais bonitas conseguem estar totalmente satisfeitas. Gordas, magras, jovens ou velhas, as mulheres sobretudo são pressionadas o tempo todo a se sentirem insatisfeitas com a própria imagem.
E o que me espanta, e apavora, é o quanto algumas mulheres que são igualmente afetadas pelo mesmo processo se mostram tão pouco solidárias e compreensivas umas com as outras (os homens idem, mas aqui estou falando das mulheres). O que leva alguém a colocar o dedo na cara de outro alguém apenas porque está acima do peso ideal? Olha, eu sou magra, sempre fui, e nem por isso me sinto melhor ou pior do que uma pessoa gorda. Mas de onde essa ideia??? Não me sinto atingida pelo peso dos outros, ou questionada, nada, sinto apenas que estou diante de outro ser humano. A aparência deste outro, ou a sua saúde é uma questão particular, individual, dele e ninguém tem nada com isso. Por que não podemos ter um olhar afável e otimista para com nosso semelhante? Por que toda essa empáfia, por que querer dar lições o tempo todo? Gente, desçam dos seus pedestais imaginários, vocês não são melhores do que ninguém. O mundo seria um lugar bem melhor se deixássemos de julgar tanto e tentássemos compreender.

Annah disse...

Puxa, minha mãe acertou 90% do bingo. Ela é professora de ed. fisíca aposentada e bastante obssecada com esportes e "fitness".
Daí ela fica o tempo todo dizendo como eu ficarei gorda aos 40 anos se eu continuar comendo doces, bacon e esse tipo de coisa que me gusta mucho.
Em fim, eu quero a torta com chantily! :D

Loja Moeggall disse...

A Lola é obesa, Lisana????:O

Eu tô lendo o Mito da Beleza, citado pela nossa anfitriã amiúde
como a Bíblia da anti-beleza, que passa pela anti-elegância, que passa pelo anti-peso normal. Se já não fosse cobra criada, estaria impressionada e concordando que eu posso sim, comer por prazer quanto eu quiser. kkk se eu engordar, engordei...A Naomi Wolf mantém uma silhueta mais ou menos, que nem a Nigella Lawson . As duas não hesitam em recorrer a dietas e que tais prá entrar na linha quando extrapolam. A última da Nigella foi uma dieta à base de miojo konjan, mas elas podem, né? Nós outras ficamos admirando-as e fazendo tudo que elas mandarem...:))

Loja Moeggall disse...

Práfalardemuseu, em que a estrutura óssea de uma gorda é diferente da de uma magra? Uma mulher atarracada tem que ser gorda e uma com pernas longas nasceu prá ser magra? Ou vice-versa? quem tem pescoço longo tem tendência a magreza? ou à obesidade? ombros largos é biotipo de gorda? altura tem a ver com biotipo de gordo? Meu corpo é totalmente proporcional. Tenho ombros largos e meu corpo é formato pera. Tenho biotipo de magra? A Angelina Jolie tem corpo tipo maçã. Por que ela não é gorda?

A musculatura não depende de quanto você a usa? o gordo tem mais músculo do que o magro fazendo as mesmas coisas todo dia?
Ter mais 1 quilo de músculo torna alguém propenso a engordar? Os homens têm mais músculos, por que não são mais gordos?

O que se come define o biotipo? como?

Carol disse...

A @Dri Caldeira odeia gente magra :(

Allice disse...

"EU"

Bom, como eu disse, você pode se informar melhor com um nutrólogo/ profissional de educação física.
Sim, depende de quanto você usa sua musculatura, mas já reparou como alguns ficam "fortinhos" mais rápido na academia? No caso do ballet por exemplo, com a mesma carga de treinos, há meninas mais atléticas e as sequinhas, há meninos magrinhos e os fortinhos.
Assim como há pessoas que possuem uma estrutura óssea menos aberta e por isso não conseguem executar os movimentos, outros possuem a estrutura aberta "en dehors" que é a indicada nesse caso.
"nasceu para ser magra" soa muito emocional, percebi uma carga de indignação, mas sim, as pessoas são diferentes, se desenvolvem de diferentes maneiras e infelizmente algumas pessoas usam essas diferenças para agredir, algumas pessoas tem tendência a engordar, outras não tem entre outras coisas.

Como eu disse, as pessoas possuem estruturas diferenciadas sim, caso isso não existisse haveria uma fórmula mágica e as pessoas "puft" ficariam como quisessem. Mas o ser humanos é fisicamente complexo e plural. Pena é quando isso faz alguém pensar que é pejorativo.

O que ferra tudo é o padrão de vida que a gente leva, e os padrões estéticos que a gente carrega. Ser gordinho não tem o mínimo problema desde que isso não esteja prejudicando sua saúde. E como disse, informe-se com um profissional da área, ele pode te dizer melhor.
Ser diferente não é crime.

Allice disse...

Há uma pequena confusão entre formato e densidade e hormônios.

O biotipo não é isolado, é formado de vários fatores, consulte um profissional.

lola aronovich disse...

Eu (Moema), vc disse: “Quem sabe, né, Lola, quantas leitoras do Mito da Beleza deixaram a questão do sobrepeso e da obesidade pra lá e enfiaram o pé na jaca 24/7, hein? Vc é uma delas? Jura que vc não sofre influência do movimento feminista pra manter seu peso atual? Jura que suas leitoras não estão
achando o máximo ser que nem você, fisicamente falando? Jura que vc não entende a sua responsabilidade?”
Quando eu li seu coment, pensei: WTF? Não sabia do que vc está falando. Mas agora entendi: vc quer dizer que a Naomi Wolf e outras feministas, eu inclusa, fazemos as mulheres engordarem. Que, quando criticamos a indústria da beleza, a ditadura de uma padrão único e irreal, e quando pregamos a aceitação, estamos fazendo um monte de meninas comerem o que quiserem, sem se preocupar, e engordarem. Bom, Mito da Beleza foi (é) importantíssimo pra mim. Me abriu muitos os olhos, em muitos sentidos. Antes de lê-lo, eu pensava em fazer uma cirurgia para reduzir os seios – puramente por motivos estéticos, já que não tenho problemas nas costas. E agora concordo com a Naomi: que droga de sociedade é essa que faz mulheres saudáveis mutilarem seus próprios corpos pra se encaixar num padrão de beleza? Quer dizer, eu já pensava nisso antes, sempre dizia que se eu morresse numa mesa de cirurgia por um procedimento estético, eu nunca iria me perdoar. Mas a Naomi me convenceu (ela não fala muito de gordura em geral, pelo que me lembro). Agora, s e eu passei a comer mais ou me exercitar menos depois de ler O Mito da Beleza? Óbvio que não. É uma besteira vc pensar que um livro, ou um blog, vai fazer com que toda a pressão da sociedade em ser magra desapareça. A pessoa que me lê fielmente entra aqui dez minutos por dia, lê o post, lê os comentários (inclusive os trolls), e continua vivendo numa sociedade machista, racista, homofóbica, gordofóbica... Ela pode se deixar afetar menos pelos preconceitos, pode querer lutar, mas toda a pressão continuará existindo. Eu duvido muito que alguma menina queira ser gorda (e uma gorda de 44 anos! Como faz a leitora adolescente que me lê?) por ler uma blogueira gorda. Espero que ela queira ser feminista. É ridículo achar que movimentos de Aceitação do Corpo incentivam pessoas a se tornarem gordas (é como achar que alguém vai ver uma parada de Orgulho Gay e pensar “Que legal, vou ser gay!”). Incentiva as pessoas a aceitarem e gostarem do seu corpo. E tratá-lo bem. Por que isso é tão ofensivo pra vc?
E sim, sou obesa. A última vez que me pesei, e faz tempo, eu tava com o IMC 33. Não me chocaria se estivesse mais alto agora.

Nanda disse...

Cheguei hoje ao blog e dou de cara com esse verdadeiro mar de merda gordofóbico e se o fedor não fosse tão nauseabundo eu estaria rindo loucamente dos catedráticos de Orkut.

Tenho 1,78 e peso entre 58~60kgs, para os "padrões" estou bem até demais. Acontece que eu não engordo, mesmo comendo duas daquela torta linda do post por dia. Sou assim, paciência, e me acostumei com a idéia de que a cada "palito" que ouvi um tanto de inveja estava embutido no comentário. É muito provável, diga-se, até porque a imposição midiática é que todas as mulheres sejam supermodelos, araras de loja de roupa. Quando engravidei, as pessoas começaram a perceber isso lá pelo "sexto ou sétimo mês" (não é assim que se conta a gestação, mas falo dessa forma para facilitar o entendimento).

Já o meu marido é gordo. Tem cerca de 1,87 e pesa *bem mais* de cem quilos. E sempre foi gordo, desde criança, simplesmente não existe uma versão magra dele. Amo aquela abundância toda como a vida.

Agora que vem a parte interessante da história: a saúde dele é muito melhor que a minha. Eu preciso me policiar o tempo todo no que como a uma, para não emagrecer demais, a duas, para manter colesterol, triglicerídeos e a coisa toda em ordem, positivo e operante. Já ele pode comer bacon no café da manhã que continua saudável como um garotinho bem nutrido, genética? Sorte? Não sei dizer.

Cada vez que ele vai ao médico fazer seu checkup anual os resultados são de causar inveja a qualquer um dos doutores de Wikipedia aqui presentes. Já eu, magra, branquela, alta e sem photoshop não posso dizer o mesmo sempre. Logo se vê aquele óbvio escancarado: a questão do peso hoje em dia deixou de ser de saúde, mas sim um problema moral. A saúde é usada como desculpa para chamar alguém de preguiçoso e relaxado, para lhe negar emprego, para já que não pode diminuir a figura da pessoa, então sua identidade é diminuida pela humilhação.

Meu marido nem se dá mais ao trabalho de completar o bingo, Lola, mas eu e ele aceitaríamos de bom grado a torta para devorá-la em um minuto sem uma gotinha de culpa ou prejuízo.

Um beijão pra você.

Anônimo disse...

Ah, peralá, não vamos usar o assunto do post pra ficar medindo opiniões sobre obesidade X magreza, sobre os riscos para a saúde etc. etc. Todo mundo que passa por aqui sabe sobre o assunto decor e salteado! Vamos mais é curtir o bingo, minha gente. Tenho 1,64 de altura, peso 78 quilos, estou usando manequim extra grande e gostaria de emagrecer 15 quilos mas não estou disposta a passar pela disciplina e rigidez que o processo requer.

E ninguém precisa me falar disso e daquilo pq eu sou vitalícia do Vigilantes do Peso por várias emagrecidas e conheço TODOS os regimes pra emagrecer mesmo aqueles que muita gente pensa que é coisa nova. No meu tempo da luta em manter-me magra eu visitava bibliotecas de universidades de prestígio internacional em busca de livros sobre o assunto. Li livros escritos em 1930 por médico francês em prol da magreza. Sei quem foi a primeira pessoa a publicar algo sobre emagrecimento e foi na Inglaterra, no sécuolo 19.

Bem, não engordar já é um grande alívio pra mim e tem gente aqui que sabe do meu trauma com excesso de peso. Não houve homens pra aguentar carregar o caixão da minha mãe durante o trajeto que normalmente o pessoal carrega o caixão do defunto... tão pesada ela era. Vamos curtir o bingo e se alguém comentar sobre casos de obesidade, sejamos compreensivas sem atacar e sem defendermos nossos pontos de vista como se numa luta a espadas, OK?

Anônimo disse...

meu deus, lola, isso aqui tá um chiqueiro hoje. eu cansei, as pessoas acham que maltratando gente gorda vão conseguir convencer alguém a emagrecer. acham que têm razão pq "o mundo está doente" e não conseguem justificar a repulsa aos gordos com algum motivo razoável. será que esse povo queima indio e dá surra em mendigo, pra não ser obrigado a olhar pra eles também?

Loja Moeggall disse...

Prafalaraverdade, não estou discutindo se ser gordinho é saudável ou não. Estou discutindo essa pretensa lei do biotipo de gordo ou magro.

Isso não existe, viu? o que existe são bolsões de gordura localizada dependendo da biografia da pessoa ou de traços familiares. Eu tive filho, engordei muito pouco, mas mesmo assim, prá chapar a barriga tenho que ficar mais de 10kg mais magra que minha altura em centímetros. Meus braços não têm gordura localizada visível alguma. Isso não quer dizer que não suportei sobrepeso por muitos anos. Meu biotipo era de sobrepeso agora é de magra? Não...eu fico com o peso que eu quiser, não interessa onde estoco minha reserva de gordura, nem o tempo que eu levo prá metabolizar o que como (uns 2 dias).

minha familia por parte de pai tem aquela bolsa de gordura debaixo dos olhos. Eu não tenho. Isso não é biotipo, isso é um traço genético de gordura localizada e só.

Agora vou fazer uma musculaçãozinha nos braços
/ombros/peito e costas.

Inté!

Anônimo disse...

alias, outro dia vi uma suposta feminista, uma imbecil daquele grupinho da flavia, aline e cia, te chamando de MAGROFOBICA. é pra morrer de rir. me diz ONDE que a sociedade tem preconceito com magro? se pá nos anos 80, quando a aids deixava as pessoas muito magras. mas depois q isso foi superado e as passarelas lançaram o "heroin chic", o visual de kate moss, ser magro, mesmo extremamente magro, NUNCA é visto como algo ruim.

eu realmente não gosto de comentários que chamam os outros de "puro osso" ou algo do tipo, mas tem q ser muito imbecil pra não ver a diferença. da mesma forma q há um abismo entre chamar negro de "seu preto"/"macaco"/"criolo" e branco de "seu branquelo"/"azedo"/"lagartixa" (segundo o danilo gentili isso é BRANCOFOBICO, né hahaha)

Allice disse...

Enfim...
Que bom que a Lola prega isso do respeito as diferenças seja qual for a diferença e a 'gordofobia' não é nada além de rejeição pelo que está fora de um padrão que adotaram, padrão esse que ignora a pessoa com suas particularidades sejam elas genéticas ou não. As pessoas são diferentes entre si e isso é fascinante!

Pois o que eu digo o tempo todo aqui e você não captou é que as pessoas sejam felizes e saudáveis com seus biotipos, seja aquela amiga de estrutura óssea (que é só um fatorzinho entre um montão de outros) larga ou a palitinho. Diferentes entre si, que respeitem seu corpo e não queiram forçá-lo a ser o que não é a base de sofrimento que não garante realização pessoal. Que respeitem sua genética, seus hormônios, suas emoções e ignorem todas as críticas destrutivas.
Eu amo mesmo uma discussão, acho que ela acrescenta e é positiva, entretanto, me poupo...é muito difícil falar com quem distorce tudo, eu fico repetindo, repetindo e blerght até eu já enjoei de mim.

Glayson disse...

Lola, desculpe, mas vou insistir. Eu nunca disse que ela era obesa. Ela era uma mulher de 1,80m que pesava menos de 100 quilos. isso é sobrepeso, não obesidade. A obesidade veio quando ela não conseguia mais se manter em pé sozinha. Mas, antes disso, os tendões e músculos já não aguentavam mais a massa corporal.

Quando foi embora, estava obesa, mas bem longe de obesidade mórbida. A fisioterapia, para fortalecer o corpo, tirou ela da cadeira de rodas várias vezes. Mas, uma vez em pé, dizia que estava tudo bem e se descuidava novamente.

Concordo que humor é uma arma incrível. Achei graça de muita coisa no seu bingo, mas a primeira: "você pode estar bem agora..." ela chega a me agredir. Eu diria: "você pode estar bem agora, mas espera o tempo vir te cobrar."

Quando ela começou a ter dificuldades para andar, nós implorávamos para que ela ao menos se animasse a dar uma volta no quintal. Seria um esforço, mas traria algum resultado.

Quando foi pra cadeira de rodas, implorávamos para
que, ao menos, ficasse movendo as pernas para ajudar a se recuperar.

Depois do seu post e dos comentários fico imaginando se ela não morreu de 'aceitação'. Ela era ágil, ativa e grande, não gorda e dizia que não queria ser miss, mas era linda e sabia disso. Só que, quando a idade foi minando as forças, ter 'se aceitado' por tanto tempo foi muito sofrido pra ela, e pra nós todos no final.

Ao contrário da cor da pele, da sexualidade, da religião ou falta dela, da preferência política, biotipo, escolaridade, etc. o peso vai fazer diferença no nosso futuro sim.

Comam a maldita torta, mas deem volta no quarteirão. Passem longe da balança, mas ouçam suas pernas. Eu estou fora do peso. Minha única medida é a diferença entre ver os filhos que quero ter brincando ou brincar com eles.

Novamente, me desculpe, 'aceitação' foi metade do conformismo que roubou dela a oportunidade de ver os 'filhos' transformarem em realidade cada uma das centenas de orações que ela fazia o dia todo.

É com os olhos cheios d 'água que eu escrevo que toda conquista da vida de cada um dos meus irmãos e primos é meio melancólica porque não dá para dividir com ela. Ninguém quis mais nosso bem do que ela.

Antes de 'aceitarem' pensem com carinho nas experiências que gostariam de ter num futuro um pouquinho mais longe.

Eu peso 105 quilos, Lola. Por ser alto (1.98), escuto de todo mundo que estou ótimo e que morrem de inveja de poder comer a vontade, sem se preocupar. Mas meu joelho range, como o dela rangia e eu sei que não está tudo bem.

Se depender de ouvir alguém me dizendo essas coisas, nunca marcaria um ponto no seu bingo. Se por acaso, acontecesse, a maioria delas me faria responder para a pessoa enfiar a magreza no c*.

Porém, "você pode estar bem agora, mas entre numa academia", não deveriam estar nessa cartela. Eu também preciso deles, pois tem tempo que não pratico atividade física. Mas eu sei que estou errado e não pretendo 'aceitar' isso.

Escrevi demais e coloquei bem mais emoção do que queria. Vou procurar alguma coisa na geladeira e me sentir culpado por provocar polêmica. Prometo não responder mais.

Carol M disse...

Gleyson, pelo seu relato parece que o problema da sua mãe foi ósseo/muscular e não de gordura ou sobrepeso. Desculpe perguntar, mas qual foi o diagnóstico médico para a situação dela?

Ah, e td mundo está falando desde o início é que o estilo de vida saudável (que inclui exercicios regularmente) é ótimo e serve para todos.

Anônimo disse...

glayson, sinto em te informar que quem matou sua parente foram médicos irresponsáveis, incompetentes e gordofobicos.

eles preferiram tentar justificar a fraqueza dessa pessoa que vc cita (que nem gorda era) com obesidade, ao invés de investigaram os verdadeiros motivos, pedirem exames, enfim, darem o tratamento correto.

se eu fosse vc, eu investigaria isso com algum médico decente e processaria o hospital. uma pessoa não aguentar o peso das próprias pernas pode ser causada por inúmeras doenças, até mesmo tuberculose óssea.

você já viu aquele programa the biggest loser? são todos obesos mórbidos que aguentam muita malhação e fazem um esforço absurdo. é muita ignorância insistir que a REGRA é o caso da sua parente e a exceção são eles. reflita um pouco.

Glayson disse...

Carol, não era minha mãe, mas era chamada de mamãe por muita gente. Ela morreu em decorrência de uma trombose. Porém a parte importante do parecer médico é que se ela se esforçasse para emagrecer um pouco (menos de 10 quilos) ela não teria tantas dificuldades de locomoção, logo, permaneceria ativa e, provavelmente, não passaria pelos problemas e complicações que passou e viveria, no mínimo, mais cinco anos, com boa saúde, mas, pelo histórico familiar, poderia chegar aos 90 (vinte anos a mais).

O ponto não é do que ela morreu, mas a forma como ela sempre encarou com 'naturalidade' e 'aceitou' o próprio corpo por décadas, até os problemas chegarem e ser tarde demais.

lola aronovich disse...

Glayson, o que está no bingo é o que pessoas gordas (e mesmo as não gordas) ouvem. Desculpe não compartilhar da sua emoção, mas acho absurdo vc culpar movimentos de Aceitação do Corpo pela morte da sua parente. Se é pra ser emotivo, meu pai, que era a pessoa que eu mais amava no mundo, morreu em 1993. Eu só tinha 25 anos, jovem demais, acredito, pra perder um pai. Ele era atlético, ia andando pro trabalho (que era longe), cuidava da alimentação, era magro... e mesmo assim teve um ataque cardíaco fulminante e morreu aos 68 anos. Ele estava começando a ter alguns probleminhas com o coração, tomava alguns comprimidos, e um médico pedia mais exames, que ele ia adiando, adiando, apesar da nossa insistência. Vou culpar quem por isso? Se ele tivesse feito mais exames, poderia ter vivido mais? Talvez, não sei. Se ele soubesse que iria morrer jovem, teria feito os tal exames e feito o que fosse possível? É provável. Não dá pra saber. As pessoas (magras, gordas, “normais” etc) morrem pelos mais diversos motivos. Uma das grandes falácias da gordofobia é que só os gordos morrem. Só os gordos têm problemas cardíacos. Só os gordos têm diabetes. Só os gordos são sedentários. Primeiro que, tirando a primeira frase (os gordos morrem), nenhuma das outras é verdadeira nem no que se aplica aos gordos: há gordos que não têm problemas cardíacos, que não têm diabetes, que não são sedentários. E segundo que tudo isso se aplica a seres humanos de outros pesos também. O que vc aconselha que fosse feito com a sua parente? Internação forçada? Não tente validar a gordofobia com a morte de um ente querido, ou com a sua própria condição de gordo.

Glayson disse...

Anônimo, minha intenção não é ficar prolongando a discussão, mas é difícil ver alguém que não se identifica falar bobagem e baseado em um relato de duas páginas sobre um drama de mais de dez anos.

Entre os médicos e enfermeiros que cuidaram dela, havia pessoas da própria família, além de profissionais respeitados em todo o Brasil.

Como falei para a Carol, a morte dela chegou a ser previsível, porque, aos poucos, ela foi se tornando campeã do bingo da Lola, completando mais e mais cartelas.

Há biotipos que aceitam ser mais cheinhos, mas quantos gordinhos, como ela se tornou, vão se 'aceitar' sem saber que não são os felizardos que podem ter uns quilinhos a mais?

Eu concordo com a posição da Lola de querer promover a aceitação, mas acho absurdo tentar criar uma situação absurda de incompetência médica, doença não relacionada a obesidade, etc, para fugir do diagnóstico de que o peso extra roubou dela uns 15 anos.

Muita gente está criando mil e uma causa mortis alternativa e dando voltas pra fugir do ponto. Acho que a navalha de Ocan serve de resposta pra isso daqui pra frente.

Anônimo disse...

Se alguém tiver interesse, há um depoimento muito bonito de uma moça em processo de aceitação do próprio corpo. Fica neste blog
http://telinha.blogspot.com/
É o post do dia 27.01.12

Ana Carla disse...

Uma coisa que me incomoda muito é a relação que fazem com beleza e saúde. Todo mundo que vai ou já foi ao mercado já se deparou com o departamento de saúde e beleza e essa associação está tão impregnada que um passa a ser sinônimo do outro, sendo um prato cheio para a gordofobia.

Ia ser legal ler um post sobre o o assunto.

Anônimo disse...

Glayson

Qual é a sua alternativa? Bullying com gordos para que eles se cuidem? Pressão sobre o peso (que causa outras doenças, como anorexia e bulimia)?
Sua parente não morreu porque se aceitou como era, pois se aceitar não é sinônimo de deixar de cuidar da saúde, como você disse que ela deixou de cuidar.

Starsmore disse...

Passando só pra notar que o mundo real está longe desse blog, ninguém liga para aquela blogueira lá de Cuba. E que bom que aqueles PMs grevistas lá estão sendo cercados pelo exército, assim não tem perigo deles pisarem em solo sagrado das universidades baianas.

Enquanto isso leio uma pseudo Aria(d)na juíza dos lipídios alheios, discutindo contra as esquerdistas que começam a te o fender se você não concordar com elas.

Game of Trolls acaba de começar. Adooogo.

Glayson disse...

Lola, eu não culpo o movimento pela morte dela. Isso seria realmente absurdo. Mas não concordo com algumas dessas bandeiras. Você mesma se incomoda com o 'Fat' do movimento original e trocou por 'aceitar o corpo', que abrange gordos, baixos, carecas, corcundas, etc.

Eu compartilhei minha história porque ela tem a ver com seu bingo. Tem a ver com o perigo de se enrolar em bandeiras que podem esconder um problema real.

Eu usei o campo de comentários para dividir uma opinião contrária, baseada em um drama pessoal, para alertar para um problema sério: "não se enganem! Aceitar o próprio corpo pode não ser o melhor para todos!".

Quando você, Lola, trás a história do seu pai, dizendo: "já que é para ser emotiv@", mesmo fora do contexto, colocando o "se ele soubesse... teria feito o exame" para rebater quando eu digo "ela sabia... mas 'aceitou o próprio corpo' e não seguiu a orientação médica", eu me sinto censurado.

A emoção, veio, porque é difícil falar disso sem me comover, mas tudo que eu queria era oferecer um contraponto. Pelo visto, não vou conseguir.

Até agora, foi culpa dos médicos, ela que não cuidou da saúde, foi outro tipo de doença, meus pêsames, etc. etc. etc.

Mas ninguém prestou atenção no seguite, o descaso dela com o peso, por 'aceitar' o próprio corpo, roubou dela a oportunidade de ver os frutos que ela plantou serem colhidos. Ela não precisava ter morrido antes da hora e nem sofrido tanto, se não tivesse usado os avisos pra jogar bingo!

Continuo um leitor fiel, mas, dada a reação, melhor me conter nos comentários.

Pela última vez, desculpe por incomodar.

Anônimo disse...

glayson, eu poderia assinar qualquer nome aqui, que diferença faria? me chama de maria, de joana, de gorda, do que vc quiser.

vc q parece não aceitar que alguém com sobrepeso não morre por causa do sobrepeso. que pessoas medianas ou altas que pesam 80kg não correm nenhum risco especial, mas sofrem preconceito por causa dessa ideologia infundada.

de fato, pessoas com IMC muito acima de 40, ou seja, obesas mórbidas, podem vir a ficar suscetíveis a certas doenças (como a diabetes), mas isso não é uma CERTEZA. há obesos mórbidos que não são diabéticos, q não morrem do coração, q podem vir a morrer, sim, por outros motivos, afinal somos todos mortais.

um desses motivos é especialmente injusto pq só vai afetar aos gordos, por preconceito: sofrer descaso dos médicos com outras doenças. por ex, um gordo com pneumonia ou pedra nos rins, pode vir a sofrer mais, não pq é gordo, mas pq n recebe um tratamento adequado.

continuando: o risco que obesos mórbidos correm não se estende aos demais gordos e "gordinhos". gordos sedentários correm tanto risco quanto magros sedentários. eu sou gorda, faço academia e me alimento adequadamente. se vc acha q eu vou morrer por isso, problema é seu. se eu for, problema é meu, exclusivamente meu, e eu não sou obrigada a ver ninguém me tripudiando por isso pq só quem vai sair perdendo (ou não) sou eu.

pessoas não merecem ser xingadas e desprezadas por q alguém não gosta de gordos e não quer olhar pra gordos.

eu me pergunto EM QUE maltratar gordos vai ajuda-los a emagrecer ou vai evitar q pessoas engordem... quem tiver q engordar, vai engordar. pode ser muito ou pouco, isso vai depender de cada biotipo. há pessoas magras q comem muito e são sedentárias e nem por isso deixam de ser magras.

Anônimo disse...

lolinha, esse bug do twitter é bem comum. mas cuidado pq na maioria das vezes basta atualizar a página (F5) q o status normaliza. cuidado pra não acabar seguindo ou desbloqueando gente que você não gosta. dê F5 sempre quando se deparar com um desses erros

Anônimo disse...

"Aceitar o próprio corpo não é bom pra todos"? Que eu saiba, se cuida melhor quem se aceita. Se aceitar não é sinônimo de se largar pro mundo, de não cuidar mais da saúde.
Alguém aqui disse isso e eu assino embaixo: é mais fácil cuidar de um corpo amado do que um corpo odiado.
Não aceitar o próprio corpo é ter baixa auto-estima. Eu não sei vocês, mas quando eu tive baixa auto-estima eu não ligava pra nada, muito menos pra saúde.
Quem se aceita, se ama, e quem se ama, se cuida.

ravena disse...

detalhe: apesar de amar e achar o homem mais lindo da face da terra (atualidade) me pergunto pq reinaldo geanequini tem cancer???????????????????
sempre foi modelo,(alimentação saudavel e exercicios fisicos) e eu uma gorda fumante e sedentária tó sadia?????????????????
QUE BRUXARIA É ESSA?

Anônimo disse...

exato, carolina. se a pessoa não se ama, não vai ter forças pra conseguir se cuidar. alguém que teve o pé quebrado não vai facilmente passar a pular num pé só e se assumir como saci até q o pé quebrado se recupere. ele vai precisar de muletas. e se vc tira as muletas, ele cai.

eu já estive deprimida por me sentir gorda e sofrer MUITA rejeição social. comecei a ser sacaneada pelo meu peso aos 6 anos de idade, mas só foi piorar mesmo quando entrei na adolescência. pq até então eu ainda era elogiada pela minha beleza por algumas pessoas, as críticas não pesavam tanto. eu não tinha ninguém pra conversar sobre isso, ninguém pra me falar q eu n devia me sentir culpada pela rejeição.

quando eu fiz 12/13 anos, e atingi a estatura e peso de adulto, passei a ser perseguida por meninos, que me agrediam, tanto na sala, quanto na rua. durante todo o colégio, o máximo q eu cheguei, na minha fase mais gorda, foi ao tamanho 46, mas eu me sentia uma baleia (um dos meus vários apelidinhos) mesmo qd vestia 42

quando meu grupo de amigos (eu só tinha amigAs, claro, mas elas tinham os amigOs delas, q n me tratavam da mesma maneira e me criticavam tb) ia à praia ou ao clube, eu não ia, por vergonha. depois ainda tinha q inventar uma desculpa pra justificar (tinha vergonha de dizer a verdade, q não ia por ser gorda) e ficava com fama de antissocial. pararam de convidar pra outros eventos sociais, presumindo que eu não iria, oq aumentou meu sentimento de rejeição.

eu amava sair pra dançar, mas fui perdendo o gosto por isso pois todas as vezes q saía, algum idiota vinha me sacanear. passei a recusar convites pra boates, blocos de carnaval, festas, enfim, outros eventos q todos iam, por medo de ser ridicularizada, depois de algumas experiências bem tristes (ninguém sair pra se divertir com a ideia de voltar pra casa e chorar né?).

nunca tinha beijado um garoto até os 18 anos, não pq não quisesse, mas pq ninguém gostava de mim. ninguém tinha a decência de se aproximar de mim de um jeito normal. eu via como era a interação dos caras com minhas amigas (q não eram super modelos, eram meninas normais, com defeitinhos aparentes, mas magras), via como as coisas deveriam acontecer, o tipo de papo q rolava. eu era uma pessoa interessante, bem informada, divertida, as minhas amigas gostavam de mim por isso, mas os caras não se interessavam em me conhecer.

comigo, os caras q puxavam meu braço agressivamente nas "baladas" achavam q por ser gorda eu tinha a obrigação de beijar um total desconhecido, bêbado, q não se aproximou de mim por se interessar, mas pq achou q seria mais fácil. eles não tentavam dialogar comigo, n me elogiavam, n estavam interessados em mim, só queriam provar para os amigos q apesar de serem feios, eram "machos". eu nem me oporia a ficar com um cara feio, desde q ele se mostrasse interessante tb. mas não. alguns vinham falar comigo com os amigos já rindo e debochando ("não acredito que ele vai pegar aquela gorda") então ficou mto claro pra mim q eu não era atraente, eu n era bonita, eu nunca teria um namorado.

na faculdade, vi q seria igual ao colégio pois logo no primeiro dia de aula um grupo resolveu fazer comentários ruins sobre meu corpo. pessoas de 18, 19 anos na cara rindo de uma colega q eles ainda nem conheciam, só por ser gorda (nessa altura, eu já tinha conseguido emagrecer de novo, estava vestindo 44).

Anônimo disse...

a minha sorte só melhorou um pouco qd arrumei um namoradinho pela internet. ele não me via, nós ficamos amigos, ele se mostrou interessado em mim sem saber q eu era gorda (eu nunca menti, mas n enviava fotos minhas. falei q era gorda, q era BV, e ele disse q n ligava, pq ele tb n era mto bonito nem mto experiente). o melhor foi qd finalmente tomei coragem de enviar fotos minhas, ele não me achou gorda, me achou linda.

eu podia ter me ferrado, podia ser um cara babaca disposto a arruinar minha auto-estima pra manter dependente dele, mas era uma pessoa boa. sim, eu precisei q alguém de fora me dissesse o obvio pra q eu parasse de me odiar tanto. se eu tivesse lido blogs como o da lola na época, n teria ficado tão vulnerável, n esperaria uma confirmação dele pra tudo sobre mim, teria sido uma namorada mto mais segura, mto melhor. talvez meu namoro tivesse durado mais, talvez não, nao importa. mas a verdade é q eu já tinha sofrido tanto a toa, principalmente dos 12 aos 19, q eu me agarrei naquela chance por desespero, e isso nunca é legal.

eu me cuidava, fazia exercícios todos os dias, comia pouco, sabia q aquele corpo era o mais magro q eu conseguiria manter. mas qd eu começava a me sentir bonita, a ter prazer em comprar uma blusa M e ela caber, vinha sempre algum cretino me agredir e me lembrar do quão gorda eu era. sempre. imagina vc andando na rua, distraída, indo pegar seu ônibus, passa um carro, buzina, e grita lá de dentro: "sua gorda/baleia/free willy". HOJE eu saberia lidar com isso, mas época eu não sabia.

voltei a sofrer. claro que a culpa é minha, as pessoas tem mania de dizer q gordo se faz de vítima, mas não é verdade. fui eu q me larguei, por mais q eu tivesse motivos alheios a minha vontade, por mais q a sociedade me dissesse pra me odiar, a responsabilidade é minha.

parei de ir à academia, engordei, me desesperei, jejuei, fiz dietas malucas, não queria mais ver meu namorado, cismei q só queria reencontra-lo qd estivesse mais magra. pq até lá eu n me sentiria bem, n queria q ele me visse mais gorda pq achava (tinha certeza) q ele ia deixar de gostar de mim. lógico q o namoro acabou.

não queria comprar roupas, pq as lojas q eu costumava ir não tinham mais peças do meu tamanho. o GG delas não caía mais bem. e lojas especializadas em tamanhos grandes era uma coisa humilhante demais na minha cabeça. eu era jovem, queria roupas pra jovens, mas não encontrava. me arrumar perdeu a graça.

daí em diante foi tudo muito rápido e confuso, eu não consigo nem dizer exatamente oq aconteceu e qd. hj eu sei q aquilo era depressão, mas eu não sabia. a única coisa q eu sei é q eu faltava a aula pq n queria interagir com as pessoas, com medo de fazerem piadas sobre mim. ficava em casa, praticamente o dia todo na cama. dormia mais de 13 horas por dia, e quando acordava eu chorava ou ficava apática. comecei a comer bem mais, pq era a única coisa q me dava prazer na vida.

como eu praticamente n saía de casa, não via necessidade de me arrumar. não penteava mais o cabelo, só escovava os dentes e tomava banho em casos de extrema necessidade, só pq não queria ficar fedendo (algumas vezes só fui perceber qd já estava fedendo e sentia ainda mais nojo de mim. mas sabe? pra quem já tem um absoluto desprezo por si mesmo, n faz tanta diferença)

só ia à rua qd era obrigada a pagar contas e tirar dinheiro. pedia tudo por telefone ou pela internet, pra evitar contato social o máximo de tempo possível.

eu não tinha coragem de me matar, no fundo nem queria morrer, mas se morresse NAO FAZIA DIFERENÇA. não me oporia, não me esforçaria pra viver. não fui mais a médicos pq n fazia sentido: se descobrissem alguma doença, eu não ia querer me desgastar no tratamento, sofrer mais. não aguentava mais nenhum sofrimento, qualquer dorzinha física (tipo cortar o dedo ou dar uma topada) era suficiente pra me fazer chorar minhas dores emocionais.

Anônimo disse...

falando assim parece q foi tudo de repente ou ao mesmo tempo, mas não foi. foi num crescendo. e só qd estava bem crítico e q comecei a perceber q havia algo errado comigo. comecei a procurar me entender na internet (e numa dessas q cheguei a esse blog, e a alguns outros tb, mas principalmente a este blog, q me fez resgatar um pouquinho de amor-proprio)

claro que engordei muito mais nesse tempo, mas isso foi consequência do meu sofrimento, não a causa original. e só comecei a me cuidar quando parei de me odiar tanto. mas é muito difícil, até hoje não me recuperei totalmente. to me esforçando, to tentando, to voltando a sonhar.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Caramba, durante minha gravidez eu andei de bicicleta sem ter barriga visível até o quinto mês. Dei à luz num sábado e no sábado seguinte eu estava na rua com o mesmo par de shorts de antes de engravidar. Mas eu empre soube que mais dia ou menos dia a obesidade bateria à minha porta a menos que eu fosse atleta até o final da vida. Obesidade tem sim a ver com a genêtica e agravada com o estilo de vida. Eu tenho casos na família e entre parentes pra saber o que estou falando... éramos crianças todas com o mesmo estilo de vida e ora aqui ora acolá havia alguém gordinho, não assim como as crianças de hoje, mas gordinho.

Não sou de entrar em conversa alheia qdo a conversa está resultando em desagravo entre as pessoas, mas esse assunto de obesidade já deu nos nervos de muita gente anteriormente e acho melhor cada qual parar de insistir em provar, insistir, citar material científico e sim se divertir com o bingo tenha cada qual o biotipo físico que tiver, pombas!

Anônimo disse...

Glayson, o caso da minha mãe foi assim parecido ao seu relato. Aliás, pior... não havia balança em hospital algum pra pesá-la... ela não tinha colesterol alto e nenhuma outra doença provocada pela obesidade a não ser estropiado os joelhos pelo excesso de peso e por fim ficou cardíaca pq o coração já estava estraçalhando-se em ter de bombar o sangue pra todo aquele corpo imenso. Já comentei isso aqui e deu um quebra-pau pq citei que qdo minha mãe caiu no chão do quarto, seis homens tiveram de botar força juntos pra levantá-la pra cama. A recepção do meu relato foi um horror.

Portanto, vamos deixar que as pessoas cuidem de seu peso por si mesmas. Isso é o que eu digo pela minha experiência tentando ajudar minhas duas irmãs até que cada qual partiu pra bariátrica. As duas estão magras e eu estou aqui com 15 quilos em excesso... rs... rs... e quero dar uma bocada nessa torta que a LoLa postou.

lola aronovich disse...

Puxa, Anônima, como é triste e comovente o seu relato. Espero que você faça terapia e encontre ânimo pra superar tudo isso. Terapia com reeducação alimentar (com um grupo de apoio) com exercício físico costumam funcionar bem nessas horas. Triste também é ver como o que vc passou faz parte da vida de tant@s gord@s. Isso de ser bullied quando nem se está gorda, e aí, anos depois, ver uma foto antiga e pensar “Nossa, como eu estava magra!”. Vc sofreu isso usando manequim 42, imagina só. É isso que a gordofobia gera: pessoas feridas, inseguras, sem amor próprio. E quem dá o direito a algum infeliz gritar “Sua baleia horrorosa!” da janela do carro para uma desconhecida? Como isso ajuda a gorda? O Glayson realmente acha que se isso tivesse acontecido com a parente dele (e provavelmente aconteceu!) ela teria feito alguma coisa para perder os menos de 10 quilos que tinha pra perder? Bullying não resolve de jeito nenhum, só piora a situação. E duvido muito que o pessoal que grita “Sua baleia horrorosa”, ou os trolls asquerosos que vem aqui insultar leitoras ou me insultar ou insultar o meu marido (ele é magro, mas ama uma gorda, merece sofrer), queiram ajudar alguém. Além do mais, já ouvi mil e um relatos de gordas que vão fazer caminhada na rua, na praia, e são xingadas. Quer dizer, elas estão fazendo exercício físico, talvez queiram emagrecer, ou manterem-se saudáveis, e aparece um sujeito que nem as conhece pra xingá-las. Isso ajuda? Repito o que eu disse: se bullying ajudasse as pessoas a emagrecer, não existiria uma só gorda no mundo.
Anônima querida, muita força pra vc! Fico muito, muito feliz que vc sinta que este blog te ajuda um pouquinho.

Anônimo disse...

Mulheres, no Brasil chegou esse tipo de jeans?
https://www.pajamajeans.com/

É uma delícia mesmo. Eu comprei nr. 18 mas foi ficando largo e mais largo, sei lá talvez eu tenha emagrecido um pouquinho... fui comprar outro no tamanho menor que é 14/16 e qdo vesti achei muito justo, mas gostoso de usar, muito confortável e depois de umas horas no corpo já estava beleza. -- O meu é o modelito de boca larga. Apenas uma dica legal pra todas vcs sejam magras ou gordas ou meio termo.

Anônimo disse...

"Qdo a gente se ama, a gente se cuida."

É esse o dizer... pois bem, quem não se ama precisa começar a se cuidar pra começar a se amar. Eu sempre fui de ajudar a outras pessoas pra depois pensar em mim; fui de deixar passar sonhos meus; isso em prol de família. Pois bem, meu sacrífico por nenhum deles resultou em nada de progresso na vida deles pq não sabiam avaliar a preciosidade que eu lhes proporcionava e hoje estão lá como que com uma mão na frente e outra atrás e eu apesar de sem em problema financeiro muita coisa que eu queria fazer o tempo passou e não dá mais.

Portanto, quem não se ama, trate de fazer por si pra começar a se amar pq qdo a gente renuncia várias vezes em prol de outros é pq a gente não se ama, mas eu não sabia disso. Esse blog me despertou muita coisa... coisa boa, claro.

Anônimo disse...

Lisana

Para ajudar alguém com baixa auto-estima, a gente apoia, não xinga. Gordofobia é xingar uma pessoa acima do peso com essa desculpa esfarrapada de querer ajudar. Isso nunca será ajuda. Ajuda vem da empatia, do gostar, do querer bem.
Isso resume bem a minha crítica sobre gordofobia, e como o bingo da Lola ressalta frases ofensivas.

Anônimo disse...

LoLa, geralmente qdo os comentários chegam a um número alto, passando dos 200, qdo eu abro a página dos comentários, eu tenho a opção em clicar em "mais recenrs" pra chegar na segunda página, mas hoje não está sendo assim e pra testar eu enviei 2 comentários sem comentário. Bem, isso que está ocorrendo hoje não foi notado por mais ninguém?

Anônimo disse...

OUT OF TOPIC
LoLa, atores americanos homossexuais reclamaram que a eles não lhes dão a interpretação de personagem heterossexual, mas a atores hetero lhes permitem interpretar papel gay. E isso tem sido muito debatido.

Bem, encontrei essa matéria: "Ator que assumir que é gay é bobo." --Sílvio de Abreu
http://audienciadatv.wordpress.com/2010/05/26/ator-que-assumir-que-e-gay-e-bobo-diz-silvio-de-abreu/

(desculpe-me se vc já abordou isso)

blog InQuIe TuDiNe
"Apesar de você amanhã há de ser outro dia"
http://inquietudine.wordpress.com/2010/05/26/apesar-de-vo/

Ana disse...

Não é por nada não, eu adoro o feminismo, também sou contra a ditadura da magreza por saber que não é algo saudável, mas sério. Ás vezes dá vontade de pedir desculpas a todas as mulheres acima do peso e todas as outras feministas por ser magra. Pq claro, só gordas sofrem com a pressão externa, só gordas sofrem bullying, só gordas sofrem a não-aceitação. E parece que, para vcs, quem é magra está no topo da pirâmide social da estética, mas nem fazem ideia de como mulheres magras (e naturalmente magras, não-anoréxicas), tb sofrem pressão por não serem "gostosas". Por não terem peito, bunda, e as carnes abundantes. Sofri bullying a minha vida escolar inteira por não conseguir engordar. Sempre tive que engolir piadas machistas e maldosas do tipo "quem gosta de osso é cachorro. homem que é homem gosta de carne". E nunca fui magra pq quis, inclusive sempre me alimentei bem, mas é horrível a cara que as pessoas fazem dizendo "Noooooooossaaaaaaaa como vc está muuuuuuuuito magra" já imaginando que, se estou abaixo do peso, só posso ser uma anoréxica doente. Por causa disso minha auto-estima está abalada até hoje. Posso ir pra cama com qualquer homem e não importa se ele diz o quão bonita eu sou, nunca consigo acreditar. Aqui no blog da Lola mesmo, nunca vi um post falando sobre isso. Parece que as únicas mulheres que sofrem por uma questão estética são as gordas. São as únicas vítimas do padrão de beleza, mas não se esqueçam que o padrão de beleza das passarelas não é o mesmo que das ruas. Só estilistas e produtores de moda exaltam as modelos magérrimas por elas se parecerem com cabides. E SÓ por isso. Mulheres abaixo do peso tb possuem dificuldade em encontrar roupas, tb ouvimos piadinhas e comentários maldosos, e talvez até mais do que as gordinhas, pq com as gordinhas algumas pessoas ainda se podam para não desrespeitar, afinal há mais consenso que chamar mulher de gorda é desrespeito. Mas chamar uma mulher de anoréxica à beira da morte não, pois é consenso que as mulheres magras são bem quistas, então não tem problema em comentar isso.

Enfim, vejo uma invisibilidade muito grande em relação às mulheres que estão na minha situação, inclusive vinda do movimento feminista, que já assumiu que o preconceito contra gordas é o único estético.

Anônimo disse...

Eu sou magra e muito feliz. Eu não tenho problema com as gordinhas e nem gosto de dar conselhos porque elas nunca ouvem. A única coisa que eu evito é viajar com elas. O problema de flatulência é muito desagradável e não entendo o porquê, mas as gordinhas soltam muito pum. Em viagens longas é um atrás do outro, um horror. Uma vez no ônibus coletivo uma gordinha soltou um pum tão forte que houve uma revolta e o motorista foi obrigado a parar e quase todo mundo desceu porque o budum estava demais.

Sara disse...

Isso aqui ta virando uma piada kkkkkk

Daní Montper disse...

Estou impressionada com o rumo da coisas.
A Lola e a Naomi Wolf se tornaram responsáveis por mulheres engordarem, e as gordinhas são terríveis flatulantes...

Anônimo disse...

"Gordofobia mata, sim". Como defesa, é só o gordo se jogar em cima do preconceituoso. Mata, também.

Beatriz disse...

Só um comentário estilo curiosidade: mostrei os posts do pessoal aqui (Eu e companhia) para minha mãe, que é profissional formada na área de saúde e pesquisou obesidade na adolescência uma época (a pesquisa real dela é em protagonismo da juventude através da atividade física, mas acabou passando por questões de aceitação do corpo). Ela chorou de rir. Sério, com lágrimas. Depois manifestou preocupação pelo ensino de biologia nas escolas. Não está fácil para ninguém, pessoal.

Maíra disse...

Meu pai fala que eu nunca ia arrumar namorado desde que eu tinha 12 anos de idade. A vida inteira provei que ele estava errado. Agora ele passou pro "apoio você em tudo, e TE ACEITO, mas não vou deixar você se destruir".

Loja Moeggall disse...

Mostra ae com que que ela riu, Beatriz. Da balela do biotipo? Não corrigi porque aqui não é mesmo aula de Biologia. A anfitriã usa o termo (que não existe), os leigos no assunto usam e dá prá entender o sentido. De resto, chame sua mãe ae prá nos iluminar...rsrs

Loja Moeggall disse...

A Lola e a Naomi Wolf se tornaram responsáveis por mulheres engordarem*

Por engordarem não, tia, por permanecerem gordas, por se 'aceitarem' gordas, por engordarem mais ainda. Sabe qual é o final da história, fila da bariátrica, viu?
rsrs

Lord Anderson disse...

po to impressionado com o poder de convencimento da Lola...

quer dizer ela consegue vencer TODAS as revistas femininas que lotam as bancas com suas centenas de dietas miraculosas, toda a industria da moda, toda a midia que exalta magreza como unico padrão de beleza, vence toda a pregação da Moema, Melissa e Serge com sua cruzada contra a "gordice" (não apenas a obesidade, qualquer "gordice" pelo jeito)ao incentivar o crime das pessoas se aceitarem e não ficarem paranoicas com o seu corpo...

Lola, se vc fosse vendedora ficaria rica.

hehehhe


Que pena que vc não consegue convencer mais pessoas a pararem com o abuso sexual, a descriminação e o odio.

com isso sua argumentação parece funcionar menos.

Beatriz disse...

Para que Eu? Para vc continuar repetindo o que vc ACHA que é verdade, independente do que for apresentado? Obrigada moça, já fizeram isso à exaustão com vc aqui e vc só teimou igual a criança birrenta. Acho que para vc, continuar aprendendo pela tv está bem apropriado.
Dei o tema da pesquisa dela, com um google q vc acha. Tá bem taggeada.

Loja Moeggall disse...

po to impressionado com o poder de convencimento da Lola...(Lord Anderson)

O fiel escudeiro da Lola dando o ar da graça. O que seria da Lola sem você prá defendê-la, hein, Lord Anderson? rsrs

Ah, é sim, os posts aqui são inócuos, só prá rir, né? O Mito da Beleza e outros também são só prá rir, prá passar o tempo...o 'Aceite-se Gorda' é um clube de desocupadas, não tem intenção alguma. Tudo brincadeirinha!
Os guest posters e demais comentaristas que vêm aqui chorar pitanga, e como choram, estão só fingindo. No fundo, o 'blame game' é mais divertido do que ser elegante, do que parar de ofegar, mancar, do que estar no controle. Prá quê, né, um dia todos vamos morrer mesmo, então vamos nos empanturrar de porcaria e dar bastante trabalho prá esses imbecis que se preocupam com a gente. Eles merecem...

Anônimo disse...

BELEZA

Eu acho que a questão de beleza é relativa. Um mulher de 1,9 mt com sobrepeso é uma chubby, uma BBW, portanto altamente comestível e ótima para reprodução, terá uma prole forte. O mesmo não posso dizer das baixas que ficam parecendo um botijão de gás.

FOBIA

Eu sempre achei as pessoas com sobrepeso felizes e bem resolvidas, porém as obesas mórbidas são desagradáveis, chatas e problemáticas. Isso é uma generalização tosca e não uma regra. Eu sou do tipo homem atlético, tenho muito medo de ficar fora de forma porque seria condenado a pegar apenas empregadas doméstica e gordinhas nas baladas. Homem que não toma anabolizante e pega pesado não fica com as gostosas. Gordinha peituda é tudo de bom para tocar uma espanhola, já as obesas mórbidas você nem acha o furo.

FLATULÊNCIA

Os piores são os caras de academias que tomam bomba e comem concentrados de proteína com muito ovo, a peidaça é podre. As gordinhas costumam peidar muito porque comem porcariada na rua e muito doce, mas não chegam nem perto dos ogros de academia.

BULLYING

A verdade é que essas truta de direito humano só vale enquanto todo mundo está cheio da grana e com comida fácil de comprar. O ser humano é da natureza e na natureza só sobrevive o mais adaptado. A verdade é que nos países muito frio e montanhosos os gordos tem mais chance e nos países quentes o magros tem vantagem. Na sociedade industrializada, onde a natureza perdeu seu poder vale a regra do mais bonito(a), do mais gostoso(a), de quem tem mais grana.

Verô! disse...

Essa história de que pessoas gordas necessariamente são doentes é um mecanismo nojento para medicalizar nossos corpos e colocar todo mundo dentro de um padrão estético que simplesmente é inalcançável para muitas pessoas. No fim não se trata de zelar pela saúde d@s gord@s, mas de usar desse subterfúgio para ocultar o que realmente está em jogo: o quanto os corpos gordos são incômodos, o quanto são transgressores dos padrões estéticos que sacralizamos. Mais incômodos ainda são as gordinhas e os gordinhos que se aceitam e, absurdo dos absurdos, são felizes e bem resolvidos com seus corpos.

Pessoal, o inferno são os outros!

Lord Anderson disse...

"O fiel escudeiro da Lola dando o ar da graça. O que seria da Lola sem você prá defendê-la, hein, Lord Anderson? rsrs"

Po, Moema, não elogia que eu fico sem jeito

(na verdade não fico, mas é de bom tom dizer isso, heheeh)

não tenho duvida que a Lola conseguiria se sair muito bem sem mim, como fez na epoca que eu não conhecia o blog e como faz nos posts em que eu não comento.

Mas obrigado por dizer que contribuo de alguma forma, acho importante num mundo em que tanta gente se apressa a condenar os outros e patrulhar suas vidas, incomodados com a felicidades que eles possam ter.

não devia nem repetir que ninguem defende a obsidade morbida , nem que as pessoas parem de se cuidar, mas sim que lutem contra a imposição de uma padrão de saude e principalmente com a intolerancia e descriminação, que isso ja foi explicado tantas vezes e por tanta gente, que vc não entende pq não quer mesmo.

e se para vc parece haver só dois tipos, magros e obesos , fica dificil mesmo um debate.

Loja Moeggall disse...

Beatriz, vc como os outros, gostam de me atacar generalizando. Não vi vc dizer nada que prestasse prá eu teimar o contrário. Golpe baixo é fácil dar. Quero ver discutir ponto a ponto.

Anônimo disse...

Dona Verô!

A fita é a seguinte. Qualquer pessoa chega a um corpo muito bacana. Tem anabolizante para homem, tem anabolizante para mulher. Bombando com GH e efedrina seca rápido e fica trincado da hora. O padrão estético é essencial para garantir a pureza da raça. Se as pessoas que estão fora do padrão se reproduzirem em pouco tempo a raça está degenerada. O correto seria apenas 50% da população se reproduzir.

Para manter a população é necessário uma taxa de natalidade de 2,5 filhos por casal, se apenas 50% se reproduzir e tiver 5 filhos cada casal de média, a raça é fortalecida e fica mais bonita.

A discriminação é um mecanismo de defesa da humanidade, faz parte do processo da natureza, da seleção natural do mais adaptado ao meio.

lola aronovich disse...

Ha ha, pra ser franca, tô abismada que o tema “flatulência das gordas” só veio depois de 280 comentários. É um tema tão comum... Geralmente os trolls que me chamam de gorda não param nisso não. Sempre vem um “gorda fedorenta” junto. Porque, óbvio, não só gordas têm grande desleixo moral e de caráter, como elas ainda cheiram mal... Mas desconfio que isso é só pra mulheres, porque nunca vi mascus (que são gordofóbicos ao extremo) xingarem gordos de fedorentos. Eles odeiam gordOs também, sem dúvida, chamam de “gordo de tetinhas” (já que, pra eles, afeminado é a pior coisa que um homem pode ser), mas só quem tem vagina fede.


LisAnaHD, pois é, tá acontecendo algo estranho nesta caixa de comentários. Ontem, toda vez que eu abria a caixa, ela dizia que havia 200 coments, quando já havia mais. Mas, depois de publicar o coment, o número correto aparecia. Na realidade, odeio esse sistema de comentários do blogspot. Até os 200 comentários tudo bem. Eu posso clicar nele por aqui (numa caixa que só eu tenho acesso, e que fica mais fácil ler todos os comentários – não só os daquele post específico, mas todos que foram postados naquele período – e também deletar os indesejados) que o coment é selecionado. Assim, posso deixar uma mensagem no Twitter encaminhando diretamente praquele comentário interessante que eu quero destacar. Mas isso só é possível até o número 200. Depois disso, cai tudo no mesmo lugar. Ok, sei que tô chorando de barriga cheia porque é raríssimo na internet posts com mais de 200 comentários, mas aqui no blog acontece com certa frequência (é só ver a lista dos posts mais comentados do ano passado, que eu praticamente só contabilizei posts com mais de 150 coments), e o blogspot bem que podia pensar nesses casos. Se bem que o blogspot tem tantos problemas referentes a coments que este é só um detalhe...

lola aronovich disse...

Ana, em quase todo post que eu falo de aceitação do corpo eu falo que as magras também sofrem bullying. Tanto que eu não uso o termo Fat Acceptance, que é muito usado nos EUA. Prefiro Aceitação do Corpo, não só restrito à gordura, já que a discriminação só se resume a um só tipo físico. E já publiquei um ou outro guest post em que a autora havia sido bullied por vários motivos, inclusive por ser magra (mas este não era o foco do guest post). Já pedi pra que me enviassem relatos de quem sofreu por ser magra. E, ou alguma leitora me enviou um texto que se perdeu na minha caixa de emails (eu faço o máximo pra que isso não aconteça, mas pode acontecer – uma vez, mais pro começo do blog, eu esqueci um texto de uma leitora que tinha feito cirurgia bariátrica. Só o vi MESES depois), ou eu nunca recebi nada disso. Quer me mandar um? Eu sei muito bem que magras também são insultadas, confundidas com anoréxicas, pressionadas o tempo todo pra engordar. Sei que vcs ouvem (como as gordas) que estão a um passo da morte. Mas, sem querer entrar nas Olimpíadas da Opresão e competir pra ver quem é mais discriminada, magras ainda estão muito mais próximas ao padrão de beleza do que gordas. Afinal, praticamente todas as modelos tem IMC abaixo de 17. Claro que as próprias modelos contam que foram bullied na escola, por serem altas e magras demais. E claro que iluminação, maquiagem, poses, cirurgia e photoshop ajudam a modelo a parecer que tem bunda, quadril, peitos. Mas magreza é associada a muitas coisas negativas, mas não a desleixo moral e preguiça. E não concordo nem um pouco com vc que é consenso que chamar mulher de gorda é desrespeito. Gordas são chamadas de gordas (como insulto) todo santo dia, sem parar. Sinal de que parece ser consenso que gordas MERECEM ser insultadas, quem sabe assim elas aprendam... Mas o que a indústria da beleza quer é que TODAS as mulheres, sem exceção, odeiem seus corpos e passem a vida toda querendo “consertá-los”. O mais incrível é que haja tantos trolls prontos pra servirem de guardiões da normalidade.

Loja Moeggall disse...

Lisana, meu anjo, confio no seu discernimento pra NÃO fazer bariátrica coisa alguma. O que põe quilo em cima de quilo é a regularidade com que se come as bombas calóricas (minha filha adora esse termo).

Comer porcaria uma vez em nunca NÃO acumula peso.
Descobri um strudel na padaria que eu frequento feito todo final de semana. Sábado passado eu comi um pedaço maravilhoso com chá de cidreira. Vou comer na próxima sexta/sábado ou domingo? Vou não. O hábito aí FAZ o monge, oops, o gordo. Um strudelzinho à toa engorda? Eu que me peso quase todo dia, posso dizer que sim, altera a balança. Não houve uma vez sequer que a balança se alterou prá cima que eu não tivesse lembrado o que eu comi fora do habitual. Caloria não leva desaforo prá casa, né?

Loja Moeggall disse...

comem*

Loja Moeggall disse...

Mas o que a indústria da beleza quer é que TODAS as mulheres, sem exceção, odeiem seus corpos e passem a vida toda querendo “consertá-los”.*

E a indústria açucareira e gordureira quer que TODAS AS PESSOAS
se viciem em porcaria, e depois que vão consertar seus corpos nos quintos dos infernos, né, Lola?

lola aronovich disse...

Ai meu senhor, demorou também pra chegar misógino falando em pureza da raça! Tudo nos dois comentários do rato de academia denota que ele é um mascu. Empregada doméstica como o padrão mais baixo da sociedade, não encontrar o furo (mulher é só isso, um buraco), discriminanação como algo positivo (mecanismo de defesa da sociedade)... Boa parte dos preconceitos classistas, nazistas, misóginos e racistas unidos em um só comentário! Ou em dois.
Agora vamos entrar em contagem progressiva pro sujeito (anônimo, claro!) vir aqui dizer que não é um mascu... 3, 2, 1...


Eu (Moema), sua trollagem anti-gordas neste post não foi muito eficiente, né? É inclusive decepcionante que vc não tenha trazido à tona o assunto dos peidos. Tsc tsc tsc. Vc já foi melhor.

Sara disse...

Lola nem eu sabia q tinha tanto comediante te lendo aqui, esse post mas parece concurso de piadas, agora essa de proteger a nossa espécie é de doer kkkkkk.

Anônimo disse...

Lola,

concordo plenamente (até porque é óbvio) que a indústria da beleza precisa que todas as mulheres se odeiem para que eles possam nos consertar, mas por que você não fala também da indústria alimentícia que usa alta doses de açúcar, elementos químicos, sódio, etc que são extremamente viciantes e prejudiciais a saúde?

Claro que a indústria da estética é prejudicial, mas as propagandas e estratégias da indústria alimentícia são igualmente periculosas para a nossa saúde.

Acho que esse seria um tema muito legal para um post futuro.

Sara disse...

Não sei não mas MARIA BERGAMO, MOEMA, EU , não seriam a mesma pessoa.???? eu aposto q são...

Loja Moeggall disse...

Lola, prá falar a verdade eu nem sabia dessa, rsrs e nem do mal cheiro. Desista, viu? eu não sou bully,nem troll, bem que você gostaria, faz parte do 'blame game', né?

Já viu esse estudo?

http://www.scielo.br/pdf/rbr/v47n2/03.pdf

Boa semana prá você!

Anônimo disse...

Bruna B.

Caramba, quanta asneira por parte desses gordofóbicos/trolls/ignorantes. Não sei como vc aguenta, Lola.

O povo acha que ser magro é lindo, maravilhoso, tudo de ótimo na vida.
Veja bem, povinho tacanho, a história não é bem assim...
Há alguns anos passei por um transtorno pós traumático. Com ele, veio a anorexia nervosa e eu passei de 56kg para 43kg em pouco mais de um mês.
Tive insuficiência renal, úlceras no estômago, lesões na traquéia e no esôfago, anemia, perda de cabelos... enfim.
Hoje, sofro pra manter um peso normal e faço tratamento para os problemas estomacais decorrentes daquele período. É um inferno!

Pra vocês verem que magreza não é sinônimo de saúde. Não mesmo.

Anônimo disse...

Lola, descobri seu blog não tem muito tempo mas já aprendi a adorar. Seus posts sempre me fazem pensar...quero deixar aqui uma opinião que espero que te faça refletir também...

Em um outro post você falava de como os mascus são frustrados porque só querem meninas tipo Sandy. Que as gordinhas e as feinhas não eram notadas. E que as meninas tipo Sandy só queriam caras bonitões também...

Vc mesma, de alguma forma, classificou-se como menos atraente/sensual do que uma menina padrão. Claro que é possível não seu padrão e ser tão sensual/atraente (ou seja lá o que for) quanto uma Sandy. O importante é vc se sentir bonita. A Sofia Loren já dizia que nada torna uma mulher tão bonita quanto ela mesma se achar irresistível. Então eu te pergunto, você se acha bonita? Se acha sensual? Se a resposta for "sim", então vc é uma gordinha feliz. Se a resposta for "não", aí temos um problema. É engraçado como a maioria das pessoas que todo mundo gosta de sacanear são pessoas que já tem a auto-estima baixa. Tenho uma amiga que é gordinha e não vejo ninguém enchendo o saco dela com isso, tampouco a vejo reclamando disso. Vale dizer que essa amiga é super-estilosa, e é referencia de estilo para outras amigas. Aprendi com ela, a ma maquiar mais, inclusive. Ser gordinha, ter os traços brutos, ser baixa, não ter bunda, ter peitão, todo mundo tem defeitos. A diferença, é a importancia que vc dá a esses defeitos.

E antes que o povo aqui me ataque, eu gostaria de dizer que na minha vida, ser sensual e bonita é importante para MIM. Não é uma questão de atrair homens ou admiração alheia. É uma questão de me olhar no espelho e gostar do que vejo.

Carol M disse...

Uma coisa que é fácil de notar é que esse tipo de agressão e violência acontece realmente com pessoas com baixa auto-estima. É como se essa fragilidade emocional exalasse da pessoa e ela virasse um grande alvo pros boçais de plantão. Isso que @ anônim@ falou é verdade, as gordinhas bem resolvidas raramente são importunadas, é como se as pessoas soubessem que vão ouvir poucas e boas se se meterem a besta.
E gente, tratar alguém q veste 44/46 como obesa é no mínimo muita cara de pau e falta de bom senso.
Existem magr@s, obes@s e uma infinidade te tipos de corpos entre esses 2, essa idéia binária de mundo é coisa de quem tem uma imaginação muito limitada. Ou que precisa tomar conta da vida alheia pq se olhar pra própria é capaz de cair em prantos. Aí fica por aí vivendo em função de aparências.

Pessoas felizes fora do padrão imposto incomodam e muito, pois acabam mostrando pra quem segue fielmente o quanto suas vidinhas são vazias.

Se aceitar e fortalecer seu lado emocional é o mais importante pra afastar quem dá pitaco sem ser chamado. E se amando rola muito mais disposição pra fazer um exercício, comer bem, ir regularmente ao médico, sair pra se divertir e td isso que constrói uma vida saudável.

Anônimo disse...

Sobre preconceito de médico:

Fiquei 9 anos sem ir ao ginecologista por causa da "gordofobia". Não tenho plano de saúde e tenho que usar o posto de saúde do meu bairro, pois outros postos não me aceitam (o cadastro é por endereço).
Há mais de 10 anos o ginecologista do meu posto é o mesmo. Quando fui nele pela primeira vez, há 9 anos, me senti extremamente ofendida com a sua abordagem, ele me deu até uma receita de remédio pra emagrecer, sendo que eu não solicitei isso e essa não era a função dele enquanto ginecologista(eu estava com uns 10 kilos a mais na época, segundo o IMC).

Recentemente necessitei de atendimento ginecológico e fui obrigada a recorrer a ele. Agora estou com 30 kilos a mais e, novamente, me senti ofendida com a consulta, pois o tempo inteiro ele me disse que eu era doente, de uma maneira muito arrogante e nem um pouco humana. Relacionou todos os meus sintomas ginecológicos com a obesidade, sendo que são coisas distintas.

Eu faço medicina e tenho consciência de que a longo prazo me manter obesa assim terá consequências ruins pra minha saúde. Esteticamente também não me sinto satisfeita, pois gostaria de vestir algumas roupas e não posso.
Porém acredito que "ser gorda" ou "ser magra" vai muito além do simples "querer". Vários fatores estão envolvidos, como a genética, o histórico de vida, questões psicológicas, emocionais, etc, que influenciam demais na hora de se tomar uma atitude como "comer menos".

Eu hoje estou obesa e possuo o desejo de emagrecer. Mas respeito profundamente (e até invejo) quem se aceita como está e não passa pelas melancolias que eu passo, pq infelizmente me influencio pelo padrão de beleza vigente que dita que a pessoa só pode ser feliz se for magra.

Cada um tem que cuidar da própria vida e respeitar a vida alheia!
É clichê dizer isto, mas é uma grande verdade do mundo!

Anônimo disse...

cara, estou de cara com as postagens...
poucas vezes eu vi aqui os comentários chegarem a niveis bizarros de trolagem....

Anônimo disse...

o mais engraçado do comentário do touro reprodutor (ou seria búfalo?) é ele partir do princípio que todos podem emagrecer tomando anabolizante e logo em seguida dizer que discriminar gordos é essencial para a eugenia da espécie.
telecurso 2000, aulinha de genética: se vc "reproduz" com um gordo que emagreceu, o gene da gordura estará lá e irá para a prole. seu professor de biologia não te ensinou isso? ou você ainda não concluiu o ensino médio?

agora, falando sério, de onde as pessoas assumem que a função dos humanos é reproduzir? que toda mulher deve ser vista primeiramente como parideira? ahh, já sei. da bíblia.
é incrível como esses mascus têm um pensamento tão tacanho: escolher uma mulher para transar pensando se ela vai dar uma boa cria é doentio (de CINCO filhotes, ainda por cima, para repovoar a Terra hahaha)

promover um apartheid entre gordos e magros provavelmente vai fazer com que muitos gordos se odeiem, sejam infelizes, não tenham uma vida plena. mas nada disso tem a ver com filhos, tem tudo a ver com amar, ser amado, fazer sexo, rir, se divertir.

Loja Moeggall disse...

Eu hoje estou obesa e possuo o desejo de emagrecer. Mas respeito profundamente (e até invejo) quem se aceita como está e não passa pelas melancolias que eu passo, pq infelizmente me influencio pelo padrão de beleza vigente que dita que a pessoa só pode ser feliz se for magra.*

Liga pro que essa gente má diz não, futura médica. Avance nessa torta que a Lola postou e seja feliz. Bjs

Anônimo disse...

A Demi Moore foi internada por quê mesmo?
Tsc, tsc... E ainda dizem que magreza é sinônimo de saúde.

Anônimo disse...

"Liga pro que essa gente má diz não, futura médica. Avance nessa torta que a Lola postou e seja feliz. Bjs"

Pelo "futura médica" dá pra perceber o que mais doeu, do relato inteiro.

Loja Moeggall disse...

hahaha,então tá, futura obesa tipo III na fila da bariátrica. Boa sorte, dear.

Anônimo disse...

"Eu", é o seguinte. Você pode não ser gorda, mas qual a vantagem? Ninguém nessa caixa de comentários (exceto talvez a Lisana) suporta você. Certamente é a mesma coisa na realidade. Sua familia, seus amigos (você os tem? Duvido!), as pessoas que tem a má sorte de cruzarem no seu caminho devem passar momentos extremamente desagradáveis e devem dar vivas quando você se ausenta. Porque você é muito chata, desagradável, desumana, cruel, arrogante e perversa. Você precisa urgente de ajuda. Não pense que vir diariamente destilar o seu veneno aqui vais lhe ajudar. Não vai. Sua vidinha em nada vai melhorar. Pode ser que você se distraia dela por um bom tempo, já que, parece, você não desgruda muito daqui mesmo. Mas se você só consegue ter prazer agredindo as pessoas, sendo cínica e desagradável, saiba que isso é um disturbio sério. Que certamente mata muito mais do que alguns quilinhos a mais. E sua presença faz o mundo pior. Você não tem nada de positivo a dar a ninguém. O que você tem, todos aqui já sabem.

lola aronovich disse...

Então, Eu (Moema), vc realmente não vê esse tipo de comentário idiota que vc faz como trollagem? É o que, então? Discordar? Mostrar um outro ponto de vista? A moça vem aqui, conta como foi discriminada toda vez que precisou de consulta ginecológica (o que não tem muito a ver com gordura, vamos admitir), diz que quer emagrecer e está tentando, será uma futura médica que muito provavelmente não repetirá a grande falha que o médico que tinha à disposição cometeu (e que é um relato frequente entre gordas, inclusive, há pesquisas mostrando que um quarto dos médic@s e enfermeir@s têm repulsa por pacientes gordas, e que mulheres gordas têm menos acesso a tratamento médico que mulheres “normais”. Será que isso também não afeta a mortalidade das gordas?)... E, finalmente, diz que respeita quem se aceita como é. Daí, de todo esse relato, o que te ofendeu tanto? Foi a palavra RESPEITO, certo? Pelo jeito não é uma palavra que faz parte do seu vocabulário, Moema. Vc poderia falar alguma coisa sobre vários pontos citados pela leitora, mas resolveu partir pra agressão gratuita. Isso é comportamento típico de troll.
Se autoanalise, Moema: por que pessoas gordas te ofendem tanto? (não que vc seja tapada só no que se concerne à gordura, mas sua trollagem se manifesta com mais vigor neste tema).

Bruna B. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bruna B. disse...

'Eu' diz:
"... Um strudelzinho à toa engorda? Eu que me peso quase todo dia, posso dizer que sim, altera a balança."


Tadinha, ela é neurótica, se pesa quase todo dia.
Agora eu consigo entender o porquê de toda essa descarga de veneno e frustração nos coments da criaturinha.
'Eu', queridinha, vá se tratar. Esquizofrenia tem tratamento, viu?

Loja Moeggall disse...

A Anônima em questão não foi discriminada por estar 10-30kg fora do peso. Discriminação é outra coisa. Aviar uma receita de remédio prá emagrecer não é crueldade nem insulto, muito menos discriminação (discordo de remédio prá emagrecer tb, mas é isso que as pessoas querem).
Ele simplesmente tentou reverter uma situação que acabou se agravando. Mas a anônima preferiu continuar a pôr a culpa onde a culpa não está e depois o malvado é o médico.

A obesidade acarreta e agrava problemas ginecológicos sim, senhora. e na gravidez, a coisa piora ainda mais.

"As mulheres também podem reservar hormônio feminino na gordura do corpo. Este pode ser eliminado na corrente sanguínea por longos anos após a menopausa. Geralmente a mulher obesa tem menos sintomas de menopausa por conta do depósito estrogênico no tecido gorduroso.

Podemos dizer que a gordura passa a ter um função hormonal, como se fosse uma glândula.

Por um lado é bom, porque ela fica assintomática. Só que o estrogênio depositado vai agir nas mamas e no útero de uma forma anormal e sem controle e ela se torna uma candidata ao câncer nestes órgãos."

http://www.clubedadonameno.com/tmedicos/mostra_temas_medicos.asp?id=20

Além disso, o ovário policístico, alterações menstruais estão ligadas sim, à obesidade.

Não agredi viva alma aqui. apenas sugeri que ela comesse a torta que você postou e fosse feliz. Futura médica é insulto? Ah, vá...rsrs

Loja Moeggall disse...

A Anônima sim, me chamou de invejosa nas entrelinhas e vc não falou nada.
Dois pesos e duas medidas, né? Já fui xingada aqui trocentas vezes e o que vc fez? ah, quem discorda tem passe livre prá ser abusado, né?

Loja Moeggall disse...

Lola, não tinha o que falar do comentário da Anônima. É o típico mimimi de sempre. Ela já sabe o começo, meio e fim da história. Ela sabe como posar de vítima inocente aviltada pelo ginecologista que chamou a atenção dela prá obesidade. Ele não é coleguinha de jardim de infância abusando, fazendo bullying, é um profissional de saúde. Ela sabe que a obesidade incomoda muito mais do que achar roupa prá comprar, mas prá ficar bem na fita, ela solta essa prá não tocar no problema e não fazer nada.
Ela quer emagrecer mas tem inveja de quem se aceita como gorda. Ela põe um monte de dificuldades intransponíveis prá não 'comer muito'...Vou dizer o quê? Manja que che fa bene é só o que eu tenho prá dizer DESTA VEZ. Sorry.

Veja lá o que eu comentei no post da abdomoplastia, sim?

Anônimo disse...

Só quero dizer que vc's gordas continuam me dando vergonha.

Ginger disse...

Essa Eu/Moema/Morgana/Morfética é a maior farsa!

Puts, ela ja botou duas fotos no seu perfil qe não tem nada haver uma com a outra!

Na primeira vez, tava caindo pro lado dela a acusação de que ela era meia racista, dai ela vai e bota a foto de uma mulher negra com cabelo alisado tirando foto se olhando par ao espelho (orkut oi?)

Depois passa um tempo bota de uma outra mulher, morena, que só pega os olhos, cabelos meio ondulados (acha que ta enganando)

Agora vem com essas duas fotos que nao nada haver uma com a outra!!!

puts sai fora seu mascu chato!!! credo, vc odeia toda pessoa que não é igual a vc, vai viver sua vida!

¬¬ não entendo pq a Lola não dispena a esse TROLL NOJENTO o mesmo tratamento que ela da para os demais.

aff

Loja Moeggall disse...

Ginger, amore, são 4 pessoas diferentes mesmo. Como vc percebeu? rsrs

Anônimo disse...

"É como se essa fragilidade emocional exalasse da pessoa e ela virasse um grande alvo pros boçais de plantão." --Carol

taí algo sério pra nos fazer ponderar e essa ponderação não é exclusivamente ref. ao nosso peso.

=======
Alguém comentou que ninguém suporta a EU/Moema com exceção da Lisana... bem, eu acho sim que ela exprapola e insiste em dizer coisas que ela sabe vai desagradar a muita gente aqui, mas daí a não suportá-la é outro departamento. Eu discordo de muita coisa que ela escreve pq ela sabe que o faz desagradando ao alheio, e ainda assim ela o faz. Entendoque ela esteja em lua-de-mel com o emagrecimento, apenas isso. A insistência dela vai passar, para o bem dela mesma e alívio de quem sente incômodo com os comments dela.

Não, EU/Moema, não vou chegar a pesar tanto tanto pra considerar a bariátrica... não sou valente o suficiente pra encarar tamanha invasão no meu corpo e os cuidados pós-operatórios, etc.

Loja Moeggall disse...

Sim, Lisana, as consequências de uma bariátrica são perigosíssimas. Se eu fosse Ministro da Saúde, eu proibia esse procedimento, pp a de redução de estômago.

Minha lua de mel com meu corpitcho já dura 3-4 anos, não sei bem. Li num site fat acceptance que o emagracimento só é considerado definitivo depois de 5 anos, bem enfatizado pelo comentarista.

Vou passear com o maridão. (Eu tb tenho um maridão). Faço bodas de prata hoje.

Bjs

Inté a todas!

Anônimo disse...

Lola, olha, normalmente eu estou de acordo com seus posicionamentos... mas você precisa tomar cuidado com esse assunto. E muita gente já falou, mas todas as demais fazem questão de rechaçar. Então já aviso que não quero ofender e nem vou discriminar. Ok? Guardem as ofensas pros trolls, como a Melissa.

Uma pessoa pode ser gorda e ser linda, saudável e feliz- Sim, pode, sim, e é maravilhosos que existam pessoas gordas no mundo ,assim como pessoas negras, pessoas baixas, altas, sardentas e todo o mais - diversidade é fundamental. Tenho amigas com sobrepeso que são lindas de morrer, e quando suas mães dizem que estão umas bolas, eu sou a primeira em dizer que estão lindas como estão. Porque estão bem de saúde, são sexies e lindas de verdade com esse corpo.

Agora, se alguma delas começasse a ter sinais de problemas de saúde por causa disso, eu também seria a primeira em dizer que fizesse uma dieta, fosse num nutricionista, entrasse numa atividade física, e tudo mais. Porque infelizmente quando você tem muita gordura, os efeitos são graduais. E você pode estar bem agora e estar uma merda daqui a 10 anos por causa do peso.

Não, nem todo gordo tem diabetes, problemas nos joelhos, ataques cardíacos. Também nem todo mundo que sai na Rio Branco à 1 da manhã sozinho é assaltado. Mas você quer arriscar?

Pras meninas que tem o metabolismo lento de verdade, que tem problemas hormonais de verdade, que DE VERDADE sofreram emagrecendo mas não conseguem por x ou por y- ou seja, as meninas de biotipo gordo - essas sim, precisam aceitar que seu corpo é do jeito que é, que são lindas e fim da história. Como minhas amigas. Mesmo que no futuro tenham problemas de saúde, não há o que fazer, elas SÃO assim.

Agora, a maioria dos gordos e obesos sofrem da famosa "esculhambose múltipla". E eu falo mesmo, porque tem muita gente que como feito um porco (principalmente porcaria), engorda horrores e depois vai falar pro médico que deve ter um problema na tireóide. Meu pai é médico, e ele diz mesmo: a maioria das pessoas é gorda PORQUE COME E NÃO SE EXERCITA.

Fator genético? Existe e é fortíssimo. Idade? Idem. Biotipo? Claro. Problemas psicológicos? óbvio. Mas 90% dos obesos são obesos, e não gordinhos, porque com todos esses fatores ainda comem muito.

Agora, Lolinha, vou dizer outra vez: não considero gente com sobrepeso gorda. De jeito nenhum isso torna uma pessoa feia. Se o preconceito á com pessoas que estão com 10, 15, até 20 kg acima do peso, então olha, apoio total, porque essas pessoas estão bem. Pessoas mega-gordas mas que podem gabar-se de ter excelente saúde, ó, idem. Não tem nem o que falar.

Mas gente gorda porque é gorda, porque falta disciplina pra emagrecer ou porque se aferra a esses argumentos que você colocou quando não se aplicam a elas... bem, Lola, as pessoas têm de se cuidar pro bem da comunidade. O do SUS é uma merda, mas é verdade: o número de internações e óbitos por problemas relacionados à obesidade ascende a cifras impensáveis há 10 anos.

Assim que quem é gordo, seja como for, tem de manter um controle grande, sim. E, se for possível, tentar emagrecer sim, se forma saudável (porque há muitos "falsos magros", que o são porque não tem músculos - seu peso é em gordura).

Só pra constar: mido 1,70m e peso 85kg. Me amo, eu sei que não posso emagrecer porque tentei e não rola. Minha saúde é de ferro, mas faó dois check-ups por ano, evito comer porcaria, faço exercício. Sou gostosíssima. Mas sei que sou exceção.

Anônimo disse...

Eu/Moema/Diabo-que-te-carregue

Quem se faz de vítima aqui é você, que fica de mimimi pq o povo discorda de ti.
SEMPRE que alguém começa uma discussão com você pela primeira vez, você passa a ser cínica e debochada, por não conseguir convencer ninguém. O que fazemos então? Retribuir a gentileza.
Existe como discordar com civilidade e maturidade, duas coisas que tu demonstra não ter em um debate.
Quando você é questionada, começa com "rsrs", "faz-me rir", "queridinha", e uma enxurrada de deboches infantis pra tentar desqualificar o outro. Aí, quando o outro perde a paciência contigo e é mais agressivo, tu vem com esse papo de "não fiz nada, mimimi, sou perseguida por ser questionadora, mimimi".
O que tu faz não é questionar, é pentelhar.

Carol M disse...

Na hora que alguém perguntar se ela ta tomando os anti depressivos direitinho e se fala o que fala pq não suporta ver ng feliz ela vai dizer que está sendo perseguida. Mas a vida é assim né...

Leila disse...

Essa história de que obesidade é sinônimo de problema de saúde é balela. Eu tenho uma prova disso dentro da minha família.
Meu marido é um exemplo. Ele nunca teve problemas com a balança, adora praticar esportes, vai a academia todos os dias, e alimenta-se bem. No entanto, seu colesterol é altíssimo, tendo de ser controlado através de medicamentos. Por outro lado, sua irmã mais velha é obesa, chocólatra, viciada em coca-cola, não faz exercícios e tem uma saúde melhor que a dele. O colesterol dela é perfeito. Detalhe: Ela é uma mulher que aceita seu corpo exatamente do jeito que é, e não dá a mínima pras críticas que recebe, inclusive da própria família. Talvez seja esse o segredo da sua saúde perfeita? Auto estima elevada também faz bem ao nosso corpo.
Portanto, não podemos generalizar que toda pessoa acima do peso vai ficar doente. Os magros tb adoecem.

Anônimo disse...

minha nossa, pra dar um UP no número de comments basta lascar um post sobre obesidade, hein? é sempre assim tb na TV americana e nas revistas... qdo um programa talk show está com baixa audiência, fazem entrevistas que tem a ver com obesidade; qdo alguma revista está vendendo pouco, trazem reportagens sobre obesidade; eita assunto que dá pano pra manga!

Anônimo disse...

Eu/Moema,
Feliz comemoração pelos 25 anos de casada, Bodas de Prata e repica aí a noite de lua-de-mel, agora com mais experiência, hein?

Aproveite a alegria dessa data e dê uma reconsiderada na sua participação aqui nos comments... sim, houve uma par de gente que me chamou de troll por falta de argumento inteligente, pois eu não sou troll. PORÉM, se LoLa, dona do blogue, me qualificasse como troll, sem a menor sombra de dúvida eu tomaria um chá de simancol e mudaria minha atitude pq uma coisa é que nossos comments aborreçam duas pessoas aqui e ali MAS outra coisa é aborrecer a maioria, inclusive a dona do blogue, que nos permite marcar presença nesse espaço... ;>)

♪Sueli Alves♪ disse...

Li todos os posts, exceto os dos trolls, me dá preguiça.
Sempre fui gordinha. Desde bebê.
E sabe quando eu emagreci, que fiquei com um corpo mais enxuto? (mas o manequim 40). Quando tive DEPRESSÃO.
Eu realmente fiquei com a cara de doente. Todos me elogiavam por ter emagrecido, mas eu estava doente por dentro. Sentava e sentia os ossinhos da minha bunda. Não estava feliz. Quando eu me curei da depressão, automaticamente engordei. E Será que eu sou mais feliz com o peso que tenho hoje ou quando estava mais enxuta e depressiva?

Anônimo disse...

A expressão "me dá preguiça" usada pra desdenhar algo vem de onde? é de algum programa da TV? alguma novela? outro dia alguém citou "Senta aqui, Cláudia" e várias vezes já li "me dá preguiça".

Anônimo disse...

heheheeh essa (eu, moema) parece aqueles fanáticos religiosos que acabaram de se converter! E agora quer fazer lavagem cerebral na galera CUSTE O QUE CUSTAR... pqp!
ta do carvalho isso aqui mano....

Anônimo disse...

''Eu realmente fiquei com a cara de doente. Todos me elogiavam por ter emagrecido, mas eu estava doente por dentro. Sentava e sentia os ossinhos da minha bunda. Não estava feliz.''

essa é a sociedade que vive de aparÊncia e PARA A APARÊNCIA.
pouco importa se vc está feliz e satisfeita, isso fica lá para o décimo plano...

Ana disse...

Que engraçado, cadê o meu comentário que não ofendia ninguém e só falava da invisibilidade que as mulheres abaixo do peso são submetidas? É invisibilidade MESMO, até aqui. Pergunte a qualquer mulher que está abaixo do peso se ela só escuta coisas agradáveis. Pergunta se é legal para nós ouvir coisas como "quem gosta de osso é cachorro. homem que é homem gosta das carrrrrnes"? Até hj não aceito o meu corpo e tenho que ir para a psicóloga por causa do bullying que sofri por anos em todos os colégios que frequentei. E não é magra só quem quer não! Da mesma forma como dizem que as gordas são gordas pq querem, também acham que todas as mulheres com imc abaixo do ideal são anoréxicas. E é incrível ver que meu comentário foi apagado. Ok, continuem achando que somente as gordas sofrem por causa dos padrões estéticos. Continuem ignorando todas as outras mulheres que sofrem preconceito por não serem gostosas do corpão violão. Realmente, fazendo isso vcs estão colaborando muito para o movimento feminista!

Ana disse...

Lola, perdão. Só agora fui achar meu comentário. Quanto a um guest post sobre o assunto, posso escrevê-lo e mandar. E desculpe pela revolta, e sei bem que o que uma mulher magra passa nem chega perto do que as gordas sofrem. Nem quero competir para ver quem sofre mais, pq se for por isso, até as gostosonas sofrem (se é magra demais é ruim, se é gorda demais é ruim tb, e se está "no ponto" é puta e burra). Mas esse é um assunto tão pouco debatido, que me causa revolta pela invisibilidade.

Starsmore disse...

Aviso para esquerdistas, é a Foia:
Ilustradora italiana Anna Utopia Giordano 'emagrece' a Vênus de Boticelli; veja outras obras que foram alteradas

http://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/6452-venus-photoshopadas#foto-122813

Ficaram todas deformadas, hahaha.

Sara disse...

Starsmore vi o link que vc postou, e fiquei pensando como nossa visão do corpo feminino ficou tão deturpada nos dias de hoje.
Eu adoro arte, e vendo as formas naturais de mulheres que os artistas retrataram tão belas, como foi que chegamos aos padrões impostos na atualidade, onde foi parar nossa sensibilidade a beleza??

Allice disse...

Eu prefiro as naturais, as originais. Essas photoshopadas chegaram a ficar agressivas, acabou com a leveza da obra.

Allice disse...

Claro que deve ter sido uma crítica, lógico, mas não gostei do que sofri visualmente.
srsrsrsr

Anônimo disse...

Gente, sou a mesma anônima que falou sobre auto-estima e do quanto as pessoas que tem esse sentimento em baixa são mais propícias a serem vítimas de bullying.

Deixando um pouco de lado a questão da saúde, que é muito importante óbvio, mas justamente pela obviedade que é vou deixar essa questão de lado para me concentrar num ponto que não tem como ser apoiado pela ciência e por fatos concretos, a tal da auto-estima. Não acho que a maioria das gordas sofra problemas de saúde mas a maioria sofre sim com a questão da auto-estima. Aí eu me pergunto, quem veio primeiro, o sentimento de ser gorda ou a baixa-auto-estima? Sei que serei atacada por dizer isso, mas às vezes eu tenho a impressão de que muita gorda/negra/nariguda/etc põe a culpa da sua própria baixa-auto estima na sociedade, arranjando com isso, uma bela desculpa pra não procurar um meio de sentir melhor. Claro que a sociedade tem um papel importante, mas mudar a sociedade é um processo lento. EStamos todos tentando,mas enquanto ela não muda, não dá pra ficar parada e colocar a culpa dos seus problemas da sociedade arranjando com isso uma bela desculpa para ser infeliz e viver reclamando. Claro que os gordos são mais atacados do que os magros, mas gente, vamos falar a verdade? Eu mesma sou magra e já sofri problemas de auto-estima diversos. A não que vc seja: magra + com bunda + cara de boneca + cabelo lisos + branca e de prefência loira de olhos claros, vc vai ter problemas SIM!

Quero contar uma historinha verídica: eu estava numa loja de biquines, tenho 30 anos e sou muito magra. Geneticamente magra. (Com isso quero dizer que não sou magra por opção. Não malho e não faço dieta.) Estou eu experimentando meus biquinis, que estão todos ficando largos (o que por sí só, já é suficiente para me deixar deprimida já que eu estava com um número 36 na mão...)quando eu vejo duas senhoras que estavam na loja apontando pra mim e cochichando. Sabe o que elas estavam comentando? Que eu devia ter algum problema. Conseguei ouvir sutilmente as palavras: anorexia e coitada. Eu estava do lado de fora da cabine, naquela espelho que gerlamente tem no corredor. Vale lembrar que isso foi um pouco depois de ter saído na mídia o caso de uma modelo anoréxica que morreu. Ou seja, lógico que saí correndo dali e depois chorei horrores.

Mas estou contando tudo isso pra dizer que a sociedade é implacável, sabe? Acho que são MUITO importantes os movimento de aceitação do corpo, mas vale lembrar que antes da sociedade te aceitar, vc mesma vai ter que fazer isso. E talvez essa seja a parte mais difícil.

Allice disse...

Anônima,

Eu passei por coisas assim, me achava linda quando fazia ballet porque estava dentro do padrão, mas fora da academia eu era a magrela, mas tinha auto-estima e era bem tratada por isso só que quando saí tive uma crise de identidade horrível e comecei a me achar toda feia, horrível...mas já melhorei e ufa! de um ano e meio pra cá estou com a auto-estima curada.
É verdade, se você se ama e transmite que não é uma pessoa amargurada etc a vida é muito melhor, independente do idiota da rua que te chama de feia ou bonita a palavrinha deles nesse caso não conta. Mas como é tenso chegar a esse estágio!

Mah_ disse...

Lola, primeiro: eu sou sua fã! =D
Minha mãe é gorda, se ama muito e se sente muito bem do jeito que é. Eu a acho o máximo. Do jeito que também te acho tudo de bom! Sou leitura assídua do seu blog há cerca 8 meses, quando o conheci. Só agora resolvi começar a comentar.

Adorei o post. "pra variar"... rsrs...

Daniela Brunner disse...

Pois é, passei a infância toda sendo gordinha e saudável... E minha irmã, que sempre foi bem mais magra, tipo, de fazer curso de modelo e talz, sofre de distúrbios na tireoide.
Na infância a gente não dá muita bola. O problema é a adolescência. Passei a minha fazendo dietas. Comia lendo revistas Boa Forma. Na minha festa de 15 anos, eu estava pesando 45,0 kg (para 1,63) e me achei gorda nas filmagens...
Enfim, eu já superei uns 65% dessa minha obsessão com meu peso, mas é difícil me livrar disso.
E pra quem diz que magreza é sinônimo de saúde: hoje eu peso 52,0 Kg e faço caminhadas todos os dias. E há um ano descobri um problema cardíaco.
Pois é...

Loja Moeggall disse...

Anônima, porque vc não foi conversar com as mulheres que comentaram sobre vc ao invés de ir chorar horrores?

Uma vez que fui comprar roupa na loja de sempre, e estava lá com meus 48kg e pouco, quando eu tirei a blusa, percebi que as vendedoras abaixaram a cabeça e olharam pro outro lado. Entendi na hora que elas estavam abismadas com meus bracos, ombros, colo, sei lá, e o medo de eu continuar a emagrecer, pois elas me conhecem e sabiam do meu processo.

Não senti absolutamente nada. Não derramei uma lágrima, nem fiquei de mal com elas. Eu já sabia como estava magra, mas nada fora do controle. Não interessava o que os outros achavam, como alguns parentes que vieram dizer na minha cara que assim estava ficando feio. Feio o quê? Quando eu estava gorda, sem roupa, com cabelo da vovó, eu não estava feia? Tava sim, mas aí não tinha inveja, não tinha surpresa, não tinha raiva, simplesmente porque eu consegui ficar elegante sem 'personal', sem medidores presos ao corpo prá exercitar (que eles exibiam vaidosamente), sem spas, sem nutri, sem maratona (até isso eles tentaram) sem p**ra. nenhuma...rsrsrs

Hoje, só ouço elogios. Se não elogios, não ouço nada. Ouço o meu corpo, só ele me importa. As pessoas me olham sim, não sei o que elas pensam. Tô pouco ligando.

Loja Moeggall disse...

Até hj não aceito o meu corpo e tenho que ir para a psicóloga por causa do bullying que sofri por anos em todos os colégios que frequentei. E não é magra só quem quer não! @

Eu fui magra, barriguda, asmática, dentuça, nariguda, moreninha, feia, numa cidade colonizada por suíços e alemães, estudei em colgio de freiras, depois passei pro colégio estadual, fiz Cultura Inglesa, minha melhor amiga era loira de olhos verdes, uma gracinha´, e NUNCA ouvi um gracejo sequer pro meu lado.

Anônimo disse...

"Até hj não aceito o meu corpo e tenho que ir para a psicóloga por causa do bullying que sofri por anos em todos os colégios que frequentei"

Agora ficou muito claro toda a "GORDOFOBIA" da nossa colega "Eu/Moema". Geralmente as pessoas que cometem bullying são as mesmas que já foram vítimas dele. Por isso tanto deboche, ofensa gratuita, raiva destilada e arrogância com todas as pessoas que aqui expressaram RESPEITO (como disse a Lola) pelo "universo gordo".

-----------------------------

"Não interessava o que os outros achavam, como alguns parentes que vieram dizer na minha cara que assim estava ficando feio. Feio o quê? Quando eu estava gorda, sem roupa, com cabelo da vovó, eu não estava feia? Tava sim, mas aí não tinha inveja, não tinha surpresa, não tinha raiva, simplesmente porque eu consegui ficar elegante sem 'personal', sem medidores presos ao corpo prá exercitar (que eles exibiam vaidosamente), sem spas, sem nutri, sem maratona (até isso eles tentaram) sem p**ra. nenhuma...rsrsrs"

Quanta preocupação com o que os outros pensam! Quanto rancor, quanta energia negativa! Quanta INVEJA das pessoas, pra poder se comparar assim!

-----------------------------

Eu/Moema, continue se tratando mesmo! Tomara que vc consiga perdoar as pessoas que lhe desrespeitaram e aprenda a não desrespeitar mais as outras pessoas. Fortaleça sua auto-estima, pare de se comparar com os outros.
Isso sim é saude!

Loja Moeggall disse...

OFF TOPIC

Não pude deixar de dar umas boas gargalhadas com o festival de calcinhas no velório do Wando.
:DDD

Anônimo disse...

Segundo um estudo que rolou nos EUA o FaceBook diminui a autoestima das pessoas... o Twitter e o FaceBook são mais viciantes do que beber e fumar... é cada estudo, minha nossa!

Loja Moeggall disse...

Meu anjinho, não fui eu quem disse que sofri bullying. Apenas repeti a declaração prá comentar. Desculpe tê-la feito entender que fui eu.
Nunca fui vítima de bullying. Bjs




"Até hj não aceito o meu corpo e tenho que ir para a psicóloga por causa do bullying que sofri por anos em todos os colégios que frequentei"

Agora ficou muito claro toda a "GORDOFOBIA" da nossa colega "Eu/Moema". Geralmente as pessoas que cometem bullying são as mesmas que já foram vítimas dele. Por isso tanto deboche, ofensa gratuita, raiva destilada e arrogância com todas as pessoas que aqui expressaram RESPEITO (como disse a Lola) pelo "universo gordo".(Anônimo)

Anônimo disse...

anônima, vc sugere que não liguemos tanto pros xingamentos, q "n culpemos a sociedade", q não nos acomodemos, justificando nossa inércia por sermos oprimidos... mas peraí, qual o problema de se acomodar? quem disse q a pessoa precisa mudar? se ELA não se incomoda com sua condição, se ela se aceita, isso é oq importa, ela n precisa mudar nada.

se eu tivesse noção disso há 4 anos, eu n ia querer mudar. eu era bonita, saudável, tinha tudo pra ser feliz, mesmo q pra muita gente eu fosse simplesmente "a gorda". eu n tinha aceitação externa, mas oq mais me faltava era me aceitar. se eu me aceitasse, provavelmente teria me sentido feliz com oq eu era, me amado, me mantido daquele jeito.
como eu narrei acima, foi o desamor por mim mesma q me fez me largar e engordar mais e mais, não a aceitação.

posso estar interpretando mal oq vc disse, mas me soou algo do tipo "ok, as pessoas foram cruéis com vc, agora,se vc quer ser aceita, levanta a cabeça e vai emagrecer". pq, olha, a questão não é essa. a pessoa muitas vezes não precisa e/ou não quer emagrecer. e isso não faz dela menos merecedora de respeito. ninguem precisa gostar dela, mas respeito é o mínimo pra q a sociedade funcione.

me pareceu q vc está sugerindo q alguém q tentou ser magro a vida toda, de uma hora pra outra vai parar de tentar pq é mais fácil ser gordo e tentar fazer os outros te aceitarem. mas perae, se a pessoa parou de tentar foi pq ela passou a reconhecer beleza em si mesma, mesmo gorda. ela n pode repensar os próprios valores? eu me achava uma baleia com 80kg, mas eu não era, eu era linda. mesmo com cento e poucos quilos, eu já fico muito bem, muito bonita e bem disposta. claro q na época eu não enxergava isso, né? mudei minha visão sobre mim.

aí vc vai perguntar: ué, então pq se incomodar com a opinião alheia, se a própria pessoa se aceita? pq essa é a parte mais difícil! a gente aprender a dar mais valor ao q a gente pensa da gente mesmo. e querendo ou nao somos obrigados a interagir com as pessoas o tempo todo. receber hostilidade nunca é bom, sempre machuca, um pouco ou muito.

daí a importância de ter apoio, mesmo q seja através de um blog, como esse aqui, pq nem todo mundo tem papai, mamãe e amigos pra construir sua auto-estima, se sentir seguro e querido. crianças n tem maturidade de mandar a opinião pública às favas. e se a pessoa não cresce com essa noção, vai chegar à idade adulta fragilizada mesmo, ué. se vc cresce ouvindo comentários pejorativos a seu respeito, vc se convence daquilo, vc SE culpa por ser assim.
a auto-aceitação é um processo lento, que envolve, sim, reconhecer que oq te destruiu (emocionalmente) foram os outros, q vc não tem culpa de nada, q vc não estava errado.

só depois disso a gente tem q ter maturidade para perceber que independentemente da mudança de postura dos outros, vc tem q se reconstruir (repiso: emocionalmente) e contar apenas consigo mesmo. pq aí qd o outro vier dizer q vc não é saudável/atraente, ou qualquer bobagem dessas, vc já está blindado e vai ignorar, por dentro, n vai sentir dor.

Anônimo disse...

a questao é: até quando esse ciclo de discriminação e sofrimento vai durar? pq a mim n afeta mais do mesmo modo q afetou, mesmo q me xinguem muito, eu já n estou tão vulnerável, n dói tanto qd doía. mas nesse momento há milhares de meninas gordinhas sofrendo tanto qt eu sofri. n acho justo q elas tb percam anos da vida delas (e justamente a juventude) chorando por causa de gente idiota. eu sei q elas vao se recuperar, q elas vao se reerguer, nem q tenham q chegar no fundo do poço, como eu, antes disso. mas seria tao melhor q elas n tivessem q passar por isso...

quando eu comecei a me recuperar da depressão foi assim, foi tentando voltar a me sentir bem comigo mesma. se eu continuasse me achando um lixo, eu n teria voltado pra academia. eu ia continuar convicta de q era um lixo, q nunca ia ser aceita pelos outros, e q portanto n valia a pena tentar me esforçar. alias, eu nem cogitava tentar mudar, n tinha forças pra isso.

eu só pude enxergar q a vida valeria a pena qd vi q, mesmo q eu nunca seja aceita pelos outros, EU posso me aceitar, me curtir, fazer as coisas q gosto sozinha mesmo. voltei a pensar em mim como alguem com valor, por quem valia a pena viver. baixei minha ansiedade por ser aceita (como eu disse: essa parte é muito difícil, tenho q renovar a cada dia esse sentimento e muitas e muitas vezes, fraquejo).

Anônimo disse...

agora, EU quero emagrecer um pouco, não pra ser aceita (pq eu não era e sei q vou continuar não sendo), mas pq lembro de me sentir melhor, fisicamente, antes.
mesmo q esse índice da obesidade morbida seja generalizante e impreciso (já q pra minha altura isso significaria 115kg e com 115kg eu me sinto saudável), eu não quero pesar mais do q isso, pq tem o lance da resistência insulínica e tudo mais. a minha mae é obesa morbida e n tem nada, mas eu posso ser mais suscetível por gostar mto mais de açucar do q ela, entao mantendo meu peso ligeiramente mais baixo do q o atual e tendo uma vida menos sedentaria, ja me dou por satisfeita.

é até engraçado isso pq tinha gente q me sugeria cirurgia anos atrás, qd eu ainda era ativa e fazia tudo oq queria. depois do meu período reclusa, eu parei de controlar o peso e cheguei aos 10 sem nem perceber. não senti diferença (eu praticamente n saía mais, n comprava roupa, n me olhava no espelho, fugia de fotos, etc)

então é isso, quero voltar aos cento e poucos kg, n tenho a pretensão de voltar ao meu corpo antigo, mas recuperar simplesmente minha disposição. por isso voltei pra academia.

até pq atividade física me dá prazer, me dá mais fôlego e me incentiva a comer menos açucar. eu n to fazendo dieta, to comendo oq eu sempre comi, mas evitando algumas bobagens q eu me permiti fazer nesses anos (tipo continuo comendo biscoito qd dá vontade, mas n todo santo dia)

agora uma pessoa q está saudavel e só sofre por uma questao estética, n tem q mudar nada, não. o negócio é se manter bem, mesmo q o senso comum te diga pra vc se preocupar, blablabla. cada um sabe exatamente até onde seu corpo reage bem, oras. nao é problema de mais ninguem, só da pessoa. e mesmo q a pessoa esteja doente e morrendo, ela merece ser respeitada.

Rafaella disse...

Kate Moss é que está certa quando diz que:Não há nada melhor do que ser magra.

O resto é gorda(o) querendo achar "desculpinha" para a sua baranquice!kkk

Anônimo disse...

Vou fazer um bingo anti-tabagista.

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 348 de 348   Recentes› Mais recentes»