terça-feira, 28 de julho de 2009

BINGO ANTI-FEMINISTA

Se você já cansou de ouvir besteira, não grite. Grite bingo.

Achei isso ótimo e decidi traduzi-lo pra poupar nosso tempo. Qualquer pessoa que tem ou já teve um blog feminista já ouviu várias dessas pérolas. Ou todas. O modo de usar este bingo é colocar os lugares-comuns a seguir numa cartela com 25 quadradinhos. Quando um bando de trololós machistas invadir o seu espaço numa discussão, vá riscando (ou colocando feijãozinho em) cada categoria que o troll disparar. Grite "Bingo!" ao completar uma coluna na vertical, horizontal ou diagonal. Vamulá:
- Mas eu gosto que minhas mulheres sejam femininas.
- As feministas estão totalmente erradas. Eu sou a favor da igualdade.
- As mulheres são naturalmente melhores nesse tipo de coisa.
- É o seu dever me ensinar sobre feminismo. Pode começar.
- O sistema patriarcal também prejudica os homens.
- Você simplesmente não gosta de sexo e quer estragar o prazer de todo mundo.
- Abuso sexual é raro. Você é paranoica.
- Ela deu várias vezes antes.
- Nós te demos o direito a voto, agora cale a boca.
- Se você quiser ser tratada como uma dama, é melhor começar a se comportar como uma.
- Mulheres não conseguem ser objetivas em questões de gênero.
- Com essa atitude, você nunca vai conseguir ir pra cama com alguém.
- Você mancha a imagem das feministas.
- Sou apenas um cavalheiro das antigas.
- Você fica tão sexy quando está zangada.
- Você está com TPM.
- Você tem uma mentalidade de vítima.
- Tudo que vocês feministas precisam é de uma boa trepada.
- Você está sendo tola e emocional.
- As mulheres têm todo o poder sobre os homens - vocês podem nos reduzir a gelatinas de tanto desejo!
- Vocês feministas odeiam os homens.
- Eu sou um cara legal, por que não consigo uma mulher?
- Vou te dizer o que há de errado com o feminismo...
- Mas eu quero falar sobre isso. Me escute!
E, no centro de tudo, bem em destaque, a clássica: “Você não tem senso de humor!”.
A autora do bingo feminista decidiu fazer outra compilação (minha tradução falha também), mas algumas citações são meio específicas demais. Selecionei apenas as mais comuns:
- É genético: um homem deve espalhar sua sementinha.
- Vá se ocupar de causas mais importantes [como as criancinhas passando fome].
- Tenho uma amiga que é feminista e ela discorda de você.
- Você é gorda e seu marido é um idiota covarde.
Depois de amanhã eu publico uma lista das pérolas machistas que mais tenho lido por aí nos comentários da blogosfera feminista do Brasil-sil-sil. Ah, e nem precisei recorrer a posts do Lingerie Day pra isso.

48 comentários:

Lord Anderson disse...

Tai uma boa prova de senso de humor.

Triste é ver que eu ja soltei algumas dessas perolas num momento ou no outro.

Ando me policiando mais, só que nem sempre observo a regra de pensar antes de falar.

Habitos são mesmo dificil de vencer.

Drixz disse...

Esqueceram a clássica "Vc tem suvaco cabeludo". Eu por sorte nunca ouvi nada endereçado a mim que fosse ofensivo, mas o maridão... Muita gente fica com pena dele achando que sofre na minha mão. hehehe

Lily Dragon disse...

BINGO!!!
E olha que eu nem escrevo direito em blog... Só com a convivência (infeliz) com alguns porcos humanos aqui em Brasília já devo ter preenchido metade da cartela ¬¬''

Mas a idéia é excelente! Vou fazer uma cartelinha e começar de novo XD

L. Archilla disse...

AHAHAHAHAHAH

adorei. depois dizem q feminista não tem senso de humor.

astrocat disse...

Hahaha! Bingo! Não conhecia esse blog Hoyden About Town, gostei.

Iara disse...

Não consigo entender porque a frase "o patriarcado também é prejudicial aos homens" é anti-feminista. Alguém me explica? Porque eu realmente acho que muitos perdem com a lógica patriarcal. De resto, concordo com todas.

Ághata disse...

Nossa, já ouvi a maioria!! XD
Quanto será que falta para ouvir o resto...?

Ághata disse...

Iara, ou Lara, enfim, desde quando dizer que o patriarcado prejudica os homens é argumento contra o feminismo ou justifica o abuso contra mulheres...?

Ana disse...

Olá,
Eu acho que a "você está na tpm" pode ser uma pergunta sem fundamento machista. Depende do contexto. Eu, de fato, quando encho o saco do meu namorado mais do que o normal, estou na tpm e ele pergunta só para ter certeza e me oferecer um chocolate, rs e chocolate é um santo remédio anti-tpm.

Ah, lembrei de uma coisa: vc já assistiu ao filme "Idiocracy"? Procurei entre as suas críticas de filmes e não encontrei. Assiti fds passado e achei esse filme curioso. Se vc assistir me avise, quero saber sua opinião.
Beijos,

Srta. Bia disse...

Também adorei!
E faltou algumas das que são bem diretas, do tipo: "Você não é feminista? Para que quer ajuda de um homem para trocar o garrafão de água?"
Inclua aí: "como assim você é feminista e não sabe trocar pneu?" Ou, "essa aí não gosta de homem porque é mal amada".
Mas a que eu mais escuto já está no bingo. E a maioria das pessoas que me dizem são mulheres: "Sou conta o feminismo, pois sou a favor da igualdade".

Débora disse...

Rá. Bingo! Onde que eu busco meu prêmio?

Lord Anderson disse...

Srta Bia

Essa frase, dita por uma mulher norteou uma longa discurssão na minha lista de mails sobre papeis de generos.

Alias ela foi tão intensa que até gerou ameaças de agressão.

Vou ver se o pessoal me autoriza a divulgar, pq juro, fazia tempo que não via uma mulher reclamar tanto das desiguldades e ao mesmo tempo condenar o feminismo.

Alias ela meio que atribuiu parte da culpa as feministas

Foi algo muito surpreendente.

lola aronovich disse...

Iara, depende do contexto. Eu mesma já usei a frase “O patriarcado também é prejudicial aos homens”, e concordo com ela. Mas imagina que vc tá num blog feminista, no meio de uma discussão sobre, sei lá, estupro, e vem um carinha pra proferir a tal frase. É chato, né? Pode não ser tão ruim quanto outras, mas, ainda assim... Aguarde que depois da amanhã eu publico um monte de frases! E todas nossas, brazucas.



Claro, Ana, tudo depende do contexto. Aliás, a frase no bingo original é algo como “em que dia do mês vc está?”, que eu traduzi pra “vc tá com tpm?”. Mas eu DETESTO ter minhas opiniões desconsideradas por eu estar ou não com tpm, estar ou não menstruada. Eu fico mais sensível quando estou com tpm, um pouco mais irritadiça, mas não viro nenhum bicho de sete cabeças. E não acho que a maior parte das mulheres se torna incontrolável durante esse período. Eu conheço vários homens que VIVEM irritados, e eles não têm tpm. Associar mulher com histeria, irracionalidade, disfunção hormonal etc é um clichê antigo. Com todo o apoio da ciência!
Eu vi Idiocracy, mas nunca escrevi sobre ele. Até vale a pena rever e escrever. Eu gosto do filme, pelo menos até a metade. Depois fica muito estúpido mesmo. Mas até lá tá cheio de coisa engraçada, e, bom, bastante pertinente.

Abobrinhas Psicodélicas disse...

Oi, Lola,

A pousada onde aquele colega ficou durante o Simpósio Nacional de História e que localiza-se mais próxima da UFC chama-se Pousada Montese Star. Ele disse que as instalações são bem razoáveis. O endereço e o telefone são os seguintes:Rua Des Praxedes, 890 - (085)3491-1369. Beijos.

Marcelo disse...

Realmente muitas frases são pérolas do machismo disfarçado. Mas alguém pode me explicar, pelamordedeus, o que está errado em querer a igualdade, respeitadas as particularidades de cada gênero?
Parabéns por tudo!

olhodopombo disse...

Triste é saber que apesar de tudo,
tudo continua igual,,,,,,

L. Archilla disse...

Marcelo, o problema não está nas frases em si, mas em serem usadas como argumentos anti-feministas. é claro q homens e mulheres são diferentes, e continuarão sendo, pq o propósito do feminismo nunca foi transformar todos os seres humanos em hermafroditas. o duro é qd vc ta defendendo a igualdade de capacidade racional, por exemplo, e alguém fala: "ah, mas homens e mulheres são diferentes!" - e acredite: esse argumento é muuuuuuuito comum. mesma coisa o da TPM, como citou a Ana. Algumas mulheres (eu disse ALGUMAS) realmente ficam insuportáveis na TPM, mas isso não lhes tira o direito de reclamar de alguma injustiça! E mesma coisa com "o patriarcado tb prejudica os homens", como a Lola falou. Prejudica, lógico, mas prejudica infinitamente mais as mulheres. Então tudo depende do contexto...

Unknown disse...

Só teno uma coisa a dizer: BINGO!

Unknown disse...

Pensei numa coisinha...Sempre que conto a alguém sobre algum plano, qualquer plano (ter outro filho, mudar de emprego, fazer um mestrado, emagrecer, comprar um eletrodoméstico, uma roupa, fazer uma viagem, sei lá...) vem sempre uma perguntinha: "E o que seu marido acha disso?"
Essa é boa pra entrar na lista...
P.S.: Meu amo e senhor permite que eu use o computador para ler blogs interessantes. Ele deixa até eu ter minha própria conta no google.

lola aronovich disse...

Todo mundo sabe que seu amo e senhor é uma pessoa excepcional, Cris! Não precisa deixar a gente com inveja. Falando nisso, ele anda meio sumido por aqui. Vc tá dando um monte de afazeres domésticos pra ele?
Mas essa pérola que vc falou é ótima! Eu tinha me esquecido dessa. Vou inclui-la.
Ah, lembrei (minha mente não funciona em linha reta): quando eu faço ou sirvo a comida, sempre digo pro meu maridão: "Espero que esteja do seu feitio, meu senhor e mestre". Ele não gosta, vê meu sarcasmo escorrendo pelos lados da boca.

marcelo disse...

Obrigado, Archilla!
Acho que o problema da frase que me confundiu é que juntou um absurdo "feministas estão sempre erradas", com a ideia de busca da igualdade, e pareceu que isso também seria anti-feminismo.
Acho que muitas das frases são "falácias contra a pessoa", ou seja, tentam desqualificar a pessoa para atacar seu discurso, como dizer que a mulher está com TPM.
Então, tudo depende mesmo do contexto. Obrigadão, de novo, por ter respondido.

Unknown disse...

Huahaua. Lola, eu peguei uma gripe quase suína e não fui trabalhar nem ontem nem hoje. Ontem ele passou o dia comigo no prontosocorro (estranho, é junto ou separado?) e hoje ele ficou com Danton pra cima e pra baixo porque meu sogro também está gripado e não pode ficar com o neto.

lola aronovich disse...

Pessoal querido, não vejo problema algum em vcs perguntarem se não entenderem alguma coisa, tá? O que é óbvio pra algumas pessoas pode não ser pra outras. Na lista que eu vou publicar na quinta serão mais exemplos ainda, então se alguém não entender, é só gritar, tá? Mesmo que eu esteja impossibilitada de responder, alguém por aqui sempre vai fazer a gentileza. Conheço muitos blogs feministas (americanos) que são meio antipáticos nisso de responder dúvidas. Eu não quero incorrer nesse erro. Se este blog puder ajudar a educar em alguma coisa, quero mais é que eduque mesmo!

Lord Anderson disse...

hewheheheh

vc sendo sarcastica na mesa do jantar deve ser uma cena.

no lugar do maridon eu até esperaria mais alguem provar a comida antes.

Anônimo disse...

Machista na origem significa "que tem características de macho". Para mim, usar esse termo é o equivalente a usar o verbo denegrir, que tem negro no radical e é uma palavra negativa. Não dá para se dizer partidário da igualdade entre sexos e usar esse termo.
O termo aceitável é sexista.

Lord Anderson disse...

Tai Lola, vc ganhou totalmente de gratis, mas sem pagar nada, um comentario todo novo p/ o bingo.

Anônimo disse...

Qual comentário, Anderson?
O meu?
Em que dizer que machista é um termo impróprio é sexismo?
Se você fica satisfeito com o papel de capacho, o problema é seu.
Eu vejo que há muita coisa entre a misoginia e a submissão masculina.

Iara disse...

Ok, entendi. Depende do contexto. É que pra mim ela soa como anti-patriarcal e pró-feminismo, e não faria sentido usá-la contra o feminismo. Então, solta assim, me pareceu válida. Mas, sei lá, as pessoas falam cada coisa...

Lord Anderson disse...

"Eu vejo que há muita coisa entre a misoginia e a submissão masculina."

Concordo plenamente. Há MUITA diferença entre um e outro, mas quando foi que vc viu alguem nesse blog defender submissão masculina ???

O machismo é combatido pq ele representa um tipo de cultura em que apenas um dos generos é beneficiado, apenas um deles é levado a serio ,considerado importante, tem poder de fato, etc.

A palavra machista é sexista por isso. Ela é criticada justamente por que traz essa ideia de que apenas um genero importa.

Não vejo como abandonar o seu uso.

E sobre eu querer virar capacho....tem razão, seria problema essa escolha, mas pq vc foi tão rapido a essa conclusão?

Que ser contra o machismo e querer trocar uma dominação por outra? vc não imagina um meio termo?

Anônimo disse...

Só questionei o uso do termo machista, que é disseminado, embora ofensivo. Inclusive aqui.

Acho que a autora do blog não precisa de porta-voz, não acredito que ela se identifique com o papel de donzela em apuros.

Lord Anderson disse...

Eu não acho, tenho certeza que ela não precise de porta-voz.

Mas ao colocar uma opinião num blog, vc a torna passivel de ser analisada, discutida e comentada por qualque frequentador.

Foi oq fiz, mas se prefere ter respostas só da autora, tudo bem.

Não farei novamente.

Anônimo disse...

"Sempre que conto a alguém sobre algum plano, qualquer plano (ter outro filho...) vem sempre uma perguntinha: "E o que seu marido acha disso?"

É verdade, o que o marido tem a ver com um outro filho, né?
Cada exemplo infeliz...

lola aronovich disse...

Gente, por favor, não briguem! "A autora" (ha ha, esse termo é estranho pra mim) muitas vezes não tem como responder os comentários, e adora que os outros respondam por ela. Eu quero mais é que vcs conversem entre si, tá?
Quanto ao termo "sexista", bom, é o termo que existe em inglês, sexist (e que muita gente confunde com SEXY. Imagina vc dizer que tal coisa é sexista e alguém dizer "Obrigado por me achar sexy, minha namorada também acha!"?). Não tem "machista" em inglês. Mas, por aqui, "machista" é muito mais comum que "sexista". Eu ainda prefiro, uma questão de hábito mesmo. Ainda vou escrever um post sobre palavras que são preconceituosas, como "denegrir", "judiar", "prejudicar", etc. O problema é que tem outra?! Essas palavras são tão usadas faz tanto tempo que se sobressaíram fácil sobre os sinônimos que tiveram algum dia. Mas a gente precisa analisar as palavras e lutar contra o preconceito embutido na língua, sim, sem dúvida.

Raiza disse...

OFF:E começa mais um lingerieday no twitter!aff ¬¬ você viu Lola?
Agora os homens estão tirando a roupa também (em número menor que as mulheres) só pra mostrar que a campanha não é machista.Assim sendo porque não tiraram a roupa logo na primeira vez?

Unknown disse...

Lola, se vc quer completar seu bingo rapidinho, dá uma olhada nisso aqui:http://ultimainstancia.uol.com.br/noticia/JUSTICA+ABSOLVE+HOMEM+ACUSADO+DE+ESTUPRAR+MENINA+DE+11+ANOS+EM+GOIANIA+_64924.shtml

E nisso aqui: http://forum.darkside.com.br/vb/showthread.php?t=32872

Patricia disse...

Existe uma versão fruto de tradução colaborativa: http://i44.tinypic.com/vzamop.jpg

Unknown disse...

Ok, o exemplo foi infeliz , mesmo, mas o que eu quis dizer é dá-se a impressão de que é necessária a 'autorização' do marido e naõ um comum acordo...

Anônimo disse...

Lola,
Esse argumento é circular. Se as pessoas usarem machista porque sexista (um termo inclusive mais preciso) não é comum como o termo vai se popularizar?
Além disso, como a palavra machismo carrega o sentido de característica do macho, de acordo a etimologia, lutar contra o machismo seria lutar contra a natureza. Justamente o oposto do que se pretende.
Se não houvesse outra palavra comum para negro a não ser "crioulo", você usaria?

Daniel disse...

"O sistema patriarcal também prejudica os homens."

Sei lá, acho que isso não devia estar na lista. Porque a frase em si só diz uma verdade. Eu, por exemplo, já fui prejudicado várias vezes...
Claro que se um cara usa isso como justificativa para dizer que mulheres não podem reclamar (do tipo: eu também sofro, então parem de reclamar), aí a frase fica sexista.
Mas são poucos os casos em que eu vejo ela assim, na maioria é só uma afirmação real, e uma ajuda na luta pela igualdade.


(eu espero não ter falado muita besteira... Acabei de voltar de viagem, dormi 18 horas seguidas e to indo dormir de novo, realmente não consigo pensar direito o/)

Anônimo disse...

Вот еще немного ссылок на тему, Православные Знакомства Любовь

Знакомства В Москве И Московской - http://isaacdriscoll.dousetsu.com
Знакомства Лучшие - http://brennanknox.dousetsu.com
Хочу Познакомиться С Итальянцем - http://borisalec.dousetsu.com
Сайт Знакомств Для Полных Людей - http://guytyrone.dousetsu.com
Оральный Секс Для Девушки - http://abelbenjamin.dousetsu.com
Давай Познакомимся Стихи - http://ericmarshall.dousetsu.com
Знакомства Нефтекамск - http://uptonwilliam.dousetsu.com
Ищу Девушку Для Виртуального Секса - http://marshallconan.dousetsu.com
Мамаба Сайт Знакомств - http://alicolby.dousetsu.com
Девушки Для Секса В Уфе - http://hoyttanner.dousetsu.com
Зеленоградский Сайт Знакомств - http://tanekjonas.dousetsu.com
Сервер Знакомств - http://dominicarden.dousetsu.com
Сайт Серьезных Знакомств - http://channingjohn.dousetsu.com
Секс Чат Майл - http://jerryemery.dousetsu.com
Знакомства Mail Ru Без Регистрации - http://yulinicholas.dousetsu.com
Секс Игрушки Для Котов - http://herrodandrew.dousetsu.com
Сайт Знакомств В Эстонии - http://hedleymicah.dousetsu.com
Секс Видио Чат Онлайн - http://gilzane.dousetsu.com
Замужние Женщины Для Секса - http://ezekieluriah.dousetsu.com
Необычные Позы Для Секса Фото - http://joelkennedy.dousetsu.com
Движок Знакомств - http://masonslade.dousetsu.com
Nirvana Сайт Знакомств - http://patrickmagee.dousetsu.com
Опен Сайт Знакомств - http://ryanigor.dousetsu.com
Tatar Сайт Знакомств - http://rajanigel.dousetsu.com
Сайт Знакомств От 50 Лет - http://jakeememerson.dousetsu.com
Возраст Для Первого Секса - http://dillonoleg.dousetsu.com
Planet Знакомства - http://abeljakeem.dousetsu.com
Реальные Встречи Для Секса - http://lucianorson.dousetsu.com
Онлайн Секс Чат Девушки - http://jacksonerasmus.dousetsu.com
Знакомства Для Секса За Деньги - http://wadeodysseus.dousetsu.com
Знакомства Сегодня - http://clarkeburton.dousetsu.com
Сайт Знакомств В Мариуполе - http://eltonjarrod.dousetsu.com
Откровенные Знакомства - http://clintonmalik.dousetsu.com
Донецкий Сайт Знакомств - http://stoneblaze.dousetsu.com
Вирт Знакомства Чат - http://brianleroy.dousetsu.com
Как Оригинально Познакомиться - http://berkchanning.dousetsu.com
Знакомства Через Веб - http://nolanmacaulay.dousetsu.com
Девушки Для Секса Ярославль - http://kaseemraja.dousetsu.com
Лесби Чат Знакомств - http://paulelijah.dousetsu.com
Фото Знакомства Женщины - http://wayneyoshio.dousetsu.com
Секс Для Удовольствия - http://grayulric.dousetsu.com
Сайт Знакомств Для Лесбиянок - http://traviskareem.dousetsu.com
Видео Позы Секса Для Беременных - http://kieranoleg.dousetsu.com
Фото Мужчин С Сайта Знакомств - http://baxterciaran.dousetsu.com
Секс Для Oblivion - http://rashadezekiel.dousetsu.com
Юины Для Секса - http://colthoward.dousetsu.com
Познакомились В Интернете И Поженились - http://avrameric.dousetsu.com
Как Оригинально Познакомиться - http://rudyardroth.dousetsu.com
Самые Большие Сайты Знакомств - http://peterdieter.dousetsu.com
Красноярский Сайт Знакомств - http://mylesmicah.dousetsu.com

Allice disse...

BINGO! e olha que eu nem tenho um blog feminista! hahaha

Allice disse...

ou
"quem vê seu facebook jura que você tem sovaco cabeludo e fala grosso."

"Essas (cretinices que eles exigem) são apenas coisas que apreciamos em uma mulher, assim como vocês apreciam nos homens"



"Ah, temos direito de resposta"



faça-me o favor né?


hahahahaahah

Rê Bordosa disse...

Lola, gostei muito do bingo mas discordo de dois pontos:

"O sistema patriarcal também prejudica os homens."
O homem é prejudicado, mesmo que em uma menor escala. Se por um lado o homem ganha poder, controle sobre a família, status, melhores salários... Por outro ele perde em experiências afetivas. O machismo castra, mutila emocionalmente.
Ele também prejudica os gays, pois sofrem com a homofobia, que é um subproduto do patriarcado e não deixam de ser homens porque são gays.
Também tem o caso do menino que apanhou do pai até morrer pra "aprender a virar homem". E quantos outros casos não noticiados devem existir por ai?!
O machismo prejudica a todos, torna o mundo todo infeliz, homens e mulheres, por isso tem que acabar.

"Você mancha a imagem das feministas."
Você (Lola) é bem coerente, mas internet afora tem uns discursos intitulados de feministas que fazem uma salada louca juntando feminismo, supremacia feminina e misandria que dão vergonha. Ha um tempo atrás li uma "militante" dizendo que "deviam matar os homens no berço porque essa praga não presta"... Esse tipo de coisa não ajuda em nada um movimento por igualdade.

Rê Bordosa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rê Bordosa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rê Bordosa disse...

Exato! Bom seria se mais homens percebessem o quanto perdem com esse sistema, o quanto o machismo os castra emocionalmente.

Rê Bordosa disse...

O patriarcado afeta a todos na nossa sociedade, inclusive os homens. Mas não justifica a violência.
O homem sofre influencia de um sistema que o oprime emocionalmente e o incentiva a ser machista? Sim. Mas influência é diferente de "lavagem cerebral". Ele, de posse de suas faculdades mentais, tem a escolha de violentar ou não.

Rê Bordosa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.