sábado, 21 de fevereiro de 2009

PREVISÕES PARA O OSCAR - PARTE 2

Num outro post coloquei minhas previsões pras categorias técnicas. Aqui faço as das mais ou menos intermediárias. E, amanhã, noite do Oscar, das principais (veja todas as indicações).Animação
Wall-E poderia ter algum trabalho nesta categoria se o israelense Valsa com Bashir tivesse entrado aqui. Como não entrou, será surpreendente se Wall-E não ganhar. Embora alguns especialistas digam que Kung Fu Panda é mais inovador (ah, o terceiro concorrente é Bolt, sem chances, e eu mal sei sobre o que é - um cachorro?), Wall-E por pouco não entrou na corrida de melhor filme, ponto. Vai ganhar muito fácil, ou não me chamo Lolinha.
Roteiro Original
Na Mira do Chefe tem levado alguns prêmios, incluindo o Bafta (prêmio inglês), e Rio Congelado e Simplesmente Feliz são produções menores, mais independentes, com roteiros menos ambiciosos. Acho que fica entre Milk e Wall-E. Wall-E porque tanta gente adora essa animação e lamenta que ela não esteja entre os cinco indicados a melhor filme. Milk porque concorre a uma penca de Oscars, e não deve sair com as mãos abanando. E o roteiro é muito bom, lógico. Eu aposto mais em Milk. Ontem circulou na internet um "vazamento" da lista dos vencedores. É mentirinha, mas dava Roteiro Original pra Na Mira do Chefe, Adaptado pra O Leitor, Efeitos Visuais pra Homem de Ferro, e Melhor Filme Estrangeiro pro japonês Departures. Entre outras zebras.
Roteiro Adaptado
A princípio, a categoria de Roteiro Adaptado parecia muito mais difícil que a de Original. Mas, à medida que o favoritismo de Quem Quer Ser um Milionário? foi se consolidando, ficou mais previsível. Acho que a gente pode riscar Benjamin Button e Frost/Nixon da lista. O Leitor tem alguma chance, porque a campanha é grande, e eleger Dúvida daria a oportunidade de premiar seu diretor. Mas essa categoria costuma bater com a de Melhor Filme. Portanto, o roteirista de Milionário já pode ir preparando seu discurso de agradecimento.

Fotografia
Ish, eu quase sempre me dou mal em Fotografia e Direção de Arte... Fotografia costuma ganhar o filme que tem belas paisagens bucólicas (por do sol entre as savanas da África cai muito bem), ou o que leva Melhor Filme. Ou seja, imagino que fique entre Benjamin Button e Milionário. Tá mais pro segundo.
Direção de Arte
Ufa, até que enfim uma categoria em que Milionário tenha ficado de fora! Direção de Arte leva em conta os cenários, principalmente. Pense na estação de trem de Benjamin Button, com o relógio que anda ao contrário. É por isso que aposto em BB. Mas Cavaleiro das Trevas também tem belos cenários... que acabam destruídos pelo Coringa. Não, tô sendo injusta. Cavaleiro constrói Gotham City inteira, e isso é direção de arte (das boas!). Como tem muita gente que confunde Figurino com Direção de Arte, e A Duquesa foi lembrada nas duas categorias, eu não o descartaria completamente. Filmes de época levam vantagem, e isso inclui A Troca e Foi Apenas um Sonho. Mas BB tem cenários de muitas décadas diferentes. Tá mais pra ele.
Figurino
O indicado que mais se destaca nessa categoria é Milk. É que todos são filmes de época, mas Milk é o mais recente da leva (anos 70). É raro indicarem figurinos assim. Geralmente ganham figurinos de reis e rainhas, e, nesse caso, A Duquesa parece imbatível. Mas talvez Austrália divida os votos com ela, e sobre pra Benjamin Button ou Foi Apenas um Sonho. BB tem muitos personagens e cobre muitas épocas distintas - tem chances. Eu apostei em Duquesa apenas por comodismo, porque, afinal, Elizabeth ganhou ano passado e Maria Antonieta, em 2007.

Trilha Sonora Original
Hmm... Difícil. Acho que está mais pra Milionário, mas é uma categoria bastante imprevisível. Tipo, é a nona indicação do Thomas Newman, desta vez por Wall-E. Ele nunca ganhou! É a oitava do James Newton Howard (Defiance), e a quarta do Danny Elfman (Milk). E aí quem vai levar é o A. R. Rahman por Milionário?! Pois é, parece que sim. Canção
Foi totalmente injusto a Academia não indicar a bela música do Bruce Springsteen em O Lutador, ou mesmo ter deixado de fora a Beyoncé por Cadillac Records (ouça aqui). Temos três indicados apenas. A canção do Wall-E é de uma chatice sem tamanho, na minha opinião (ouça aqui). E pode perder pontos agora que Peter Gabriel avisou que só comparecerá à entrega do Oscar se for pra cantá-la inteira (a cerimônia fará apenas um medley com as três canções). Porém, como as duas músicas de Milionário talvez dividam os votos, pode sobrar pra Wall-E. De qualquer jeito, eu aposto em “Jai Ho”, de Milionário, porque é a canção mais animada e marcante das três (ouça aqui). É a que definitivamente levanta o filme, e que faz Milionário terminar num tom de muita alegria. E imagino que todo mundo queira ver um número musical a la Bollywood no Oscar. A outra, "O Saya", não tem o mesmo impacto nem de longe (ouça aqui). Mas, pô, escute a canção de Lutador e me diga se não é a mais bonita - inclusive, levou o Globo de Ouro! Este foi um dos maiores estelionatos da história da Academia.
Filme Estrangeiro
Não sei quase nada sobre esta categoria. Alguns dos trailers não têm nem legenda em inglês. Tipo, veja o trailer do japonês Departures (Partidas?) em... japonês. Pelo menos dá pra saber que a história é de um sujeito que toca o cello. Ou veja o trailer de The Baader-Meinhof Complex em alemão. Parece ser sobre o grupo terrorista. Aproveite pra praticar seu alemão vendo o trailer do austríaco Revanche também. Aliás, desista: nem encontrei o trailer. Só descobri que Revanche é sobre um crime numa cidade pequena. Olha, tá triste o negócio: daqui a pouco teremos tantas chances de ver esses filmes estrangeiros indicados ao Oscar quanto temos de ver os curtas de animação. Sei apenas que Valsa com Bashir (trailer legendado em português aqui) era o favorito. É, também, a primeira vez que uma animação é indicada nesta categoria (ano passado, o lindo Persépolis ficou de fora). Mas eu digo que Valsa era o favorito porque, nos últimos dias, pode ter havido uma guinada para o francês e vencedor em Cannes A Classe (trailer legendado em inglês, aleluia, aqui). De todo o modo, dos cinco indicados, apenas esses dois estão passando nos cinemas americanos (e sabe-se lá quando, e se, passarão no Brasil). Isso conta.

8 comentários:

Alfredo disse...

Amei o site do Vincenzo.
Vou conversar com ele depois !!!

Masegui disse...

Lolinha,

Gostei muito da canção do Bruce Springsteen, muito bonita mesmo!

A parte cantada após o refrão:

"Tell me, friend can you ask for anything more,
Tell me can you ask for anything more."

A melodia aqui é identica à uma canção do Bob Dylan: It's all over now, baby blue.

Só a título de curiosidade!

Abração,

Mário Sérgio

Vitor Ferreira disse...

Gosto do Bruce Springsteen, mas essa de O Lutador euy acho um tédio. Da de Wall-E eu gosto. As indianas eu passo. Aquele final de Slumdog à la Bollywood foi um momento vergonha alheia sem tamanho pra mim. Achei podre...
As músicas que eu mais gostava nem foram indicadas. Eram I Thought I Lost You, do desenho Bolt, cantada pelo John Travolta e pela Hannah Montana (eu vou pro inferno...), The Story, de My Blueberry Nights, cantada pela Norah Jones (que eu adoro), Right to Dream, do filme Tennessee, cantada pela Mariah Carey e a canção do filme Hamlet 2, Rock Me Sexy Jesus. É muito engraçada a letra. Tem pérolas tipo "I think you're really sexy when you kick Sathan's ass".

Anônimo disse...

fico triste q milk, que receberia meu voto absoluto, nao vai ganhar muitos, ou qm sabe nenhum, premios no oscar.
mas fico feliz que este filme tenha sido indicado! Acho que a 10 anos atras esse tipo de filme seria visto como independente ou algo assim e ficaria fora das indicações...
Acho que de uma certa maneira o oscar esta melhor... ou pelo menos melhorando..

Anônimo disse...

Desculpe minha ignorancia, mas as letras de Milionário são em inglês? Gosto do ritmo indiano, mas não sei nada de línguas. Se alguém puder me responder.

Dea disse...

revanche é UAU de tão fantástico. entre les murs e bashir fazem essa linha de documentário fake pra o mostrar a realidade de eventos não tão agradaveis. o meinhof komplex é legal, mas eu acho que depois a vida dos outros vai ser difícil fazer outro filme tão pessoal e ainda contar mais uma parte importante da alemanha pós-guerra. e o único que eu não vi o okuribito, e é que tá saindo por aí ganhador nessa lista. enfim, eu acho que vai ficar entre bashir e o francês. sendo que IMHO, revanche merece mais.

Liris Tribuzzi disse...

A música do filme do Milionário me lembra daquelas 'traduções' que foram moda no youtube uns tempos aí.

http://www.youtube.com/watch?v=rcsf24fX8Ow

Esse aqui até a coca cola se aproveitou:
http://www.youtube.com/watch?v=1lsy22BdJJA&feature=related

Leo Cordeiro disse...

Lola, adoro seu blog, mas seus textos são muito longos. Não devo ser o perfil dos seus leitores, mas insisto em vir aqui. De qualquer forma, adoro suas críticas que inevitavelmente ficam longas. Só tenho preguiça de lê-las (me corrija) do começo ao fim.
Porém, não encurte seus escritos se isso comprometer a sua qualidade.