quarta-feira, 11 de junho de 2008

VARAL DE ROUPA, COISA DE POBRE

Quer ver como a América é um país todo estranho? Aqui montes de pessoas dirigem pick-ups, trocam de eletrodomésticos a toda hora, não se preocupam com reciclagem... e proíbem que varais de roupas sejam instalados nos quintais. É, você leu direito: varais de roupa. Sabe, quando a gente lava roupa e as põe pra secar ao sol? Esses varais são considerados sinais de pobreza. Significa que você não tem um secador de roupas, e não que você liga pra ecologia e quer gastar menos eletricidade, por isso não usa secador. Não tô falando de colocar roupa pra secar em varais pendurados em janela de apartamento. Aí sim pode lembrar cortiço, e a água cai no apê de baixo. Mas nos EUA a maior parte das pessoas mora em subúrbios, logo, em casas. Tá cheio de associações, em vários bairros e cidades, que não permitem o uso de varais. A justificativa é que isso é coisa de pobre e que desvaloriza a vizinhança inteira. E também que, imagina, você vai colocar cuecas e calcinhas no seu quintal? E se os filhos do vizinho virem suas peças íntimas? Pode traumatizá-los pro resto da vida! Eu ia dizer que americano tem sérios problemas, mas a realidade é que o problema é nosso. Não é à toa que os EUA gastam os recursos naturais do planeta muito, muito mais que qualquer outro país. O lindo é que eles acham que isso é normal, e que aquecimento global não existe (agora lembrei da minha discussão com o guia voluntário do zôo de Chicago). Enquanto isso, na Europa, Oceania, e nos países em desenvolvimento como o nosso, varal de roupa segue sendo comum. Coisa de pobre.

14 comentários:

Anônimo disse...

olá lola...Você tem razão, aqui em Portugal por exemplo toda a gente mete a roupa na varanda para secar, já que a maioria mora em apartamentos. No geral ninguém se preocupa se isso é "coisa de pobre", uma vez que ajuda a economizar. Proibir varais é simplesmente ridiculo, em desperate housewives há varais logo na abertura, por isso pergunto, isso é assim em todo os Usa? Aliás em que mundo essa gente pretende viver, talvez eles devessem deixar todas as luzes da casa acesa para mostrar como são abastados e como a casa fica mais bonita toda iluminada!
Sabe que está tudo em crise total por aqui(tudo está parando devido ao preço absurdo a que os combustiveis estão atingindo...) está gerando muitas greves.
Eles precisam de uma alternativa urgente...fala-se de um carro elétrico programado para sair daqui a dois anos.
A vida está ficando tão cara que toda a gente quer não só opções mais saudáveis para o meio-ambiente como que mais baratas para poder ter acesso facilmente à elas. Quem pensar o contrário em favor de status quer que o planeta se lixe.

Suzana Elvas disse...

Lola,

Muita gente tem acompanhado aqui no Brasil a discussão que surgiu há uma semana por conta da crise de alimentos. Gente ligada ao setor de combustíveis está careca de saber o quando o álcool está incomodando os produtores de petróleo e, em particular, os plantadores de milho dos EUA - forncedores para as usinas de álcool de milho daquele país.

Uma das coisas que mais se discute é o beco em que se enfiou os EUA na questão ambiental. Incluindo um aspecto que muito se comenta aqui: o álcool é uma alternativa de energia; não está desmatando a Amazônia (que é hoje ocupada principalmente por gado e soja) e produz uma energia mais limpa. Em contrapartida, os países plantadores de cana que migram para a indústria de combustíveis estão surgindo como vozes a serem ouvidas. E Cuba é um dos maiores plantadores de cana do mundo.

A meu ver, EUA me lembram a decadência da Inglaterra vitoriana, da época em que quando a neblina descia sobre o Canal da Mancha os ingleses diziam que "o continente está isolado". Estão se afogando num status quo que não faz mais sentido. O mundo se globaliza, e os Estados Unidos querem que se globalize à maneira deles, quando é conveniente.

Anônimo disse...

Concordo com a Suzana elvas...e acho que apesar da moda de "curar o planeta" e deter o aquecimento global, os Usa vão se decidir pelo caminho onde perdem menos dinheiro. Por isso fiquei um pouco consternado com algumas declarações de Obama semana passada quando a candidatura dele foi oficializada, dizendo que fará de tudo para impedir a ameaça do Irã. Pode haver de facto uma ameaça. Mas ele parece pre-disposto a avançar com uma nova guerra.

lola aronovich disse...

Nao me lembrava sobre Desperate Housewives, Cavaca. Sera que isso do varal de roupa eh mais recente? Nunca tinha ouvido falar nisso antes de vir pra ca. Ai li em varios lugares do "problema" de comunidades com alguns vizinhos rebeldes que insistem em usar varais de roupa. As vezes chamam a policia, da pra acreditar? Ai li num dos maiores blogs de financas pessoais nos EUA, o The Simple Dollar, um post do autor (que mora em Iowa) dizendo que as vezes ate gostaria de por roupas pra secar fora, mas nao pode, porque na vizinhanca dele isso eh proibido. Esse post recebeu mais de 350 comentarios de leitores incredulos de todo o mundo, espantados com o "culture shock". Falei com varios americanos e eles me disseram que depende do lugar, mas que sim, ha lugares que proibem varais, e mesmo onde nao sao proibidos pouca gente usa (aqui em Michigan, e em muitas outras regioes, eh frio demais durante metade do ano. Parece que a roupa ate congela se deixada molhada fora).
Sobre o carro eletrico, eu nem sabia ate ver um documentario, Who Killed the Electric Car?, que esse tipo de carro existiu na California durante um periodo. Preciso escrever sobre esse doc, e tambem sobre outros que preveem o fim de boa parte do American way of life (dos suburbios, por exemplo).

lola aronovich disse...

Oi, Su, obrigada mais uma vez pela contribuicao. Eh verdade, os EUA estao numa sinuca de bico, e vao ter que se adaptar. Mesmo assim, vc fala com americano e muitos acham que tudo vai voltar aos bons tempos. Ninguem quer se sacrificar (ainda que o sacrificio seja apenas trocar a pick-up por um carro menor). E eh esquisito tb como EUA (e Europa, e paises ricos em geral) sao a favor do livre comercio apenas quando eh no quintal deles. Porque aqui eles sao muito protecionistas. Produtos de fora recebem impostos la no alto e fazendeiros locais sao subsidiados pelo governo. Isso esta muito ligado a crise de energia...

Cavaca, o ponto fraco do Obama eh justamente ele parecer fraco belicamente (principalmente se comparado ao McCain, heroi de guerra e tal). Ele disse numa entrevista que preferia usar diplomacia a forca fisica, e o pessoal caiu em cima - "Como diplomacia? Dialogar com terroristas?!" etc. Entao prepare-se pra ouvir o Obama "engrossar". Espero que seja apenas no discurso.

Suzana Elvas disse...

"Who killed the electric car" é um documentário bem legal. Me lembro que, quando vi, fiquei admirada com a cara do carro, que nem de longe lembrava aqueles que pareciam máquinas de lavar roupa - sempre achei que carro elétrico teria cara de Romi-Isetta, sabe (tipo assim, entregando a idade?)?
:o)

Anônimo disse...

Gostei do trailer, mas não sei se estou ancioso para ver! É o tipo de filme que parece que cansa, é legal assim, rapidinho, no trailer. Não, sei, posso estar errado, mas não vai ser um grande filme. Talvez cmo uma diverssão bobinha!

Anônimo disse...

Normal... Americanos médios costumam ser imbecis assim mesmo.

Se nos EUA eu morasse, creio que instalaria um varal no meu backyard e secaria minhas roupas tranquilamente. Afinal de contas, acho que não existe nenhuma lei criminal punindo isso, existe? Se os vizinhos não gostassem, que se matassem. Nem me importo... ☺

Nita disse...

será que nem todos as "revoltas naturais" que vem acontecendo não são o bastante para eles acreditarem que o aquecimento global existe e vai acabar matando todo mundo?
e óbvio que as criancinhas vão se traumatizar, afinal, que coisa mais obscena, calcinhas e cuecas no varal?
o grande problema é que se todo mundo começar a usar o varal, quem é que vai pagar os milhares de dólares das máquinas de secar?
viva o varal!

lola aronovich disse...

Puxa, Su, meu sonho de consumo é ter um carro elétrico. Quer dizer, pode ser um movido à energia solar. Será que isso ainda vai ser possível na nossa vida? (digamos, próximos 150 anos - por baixo!).

Luciano, vc tá falando do trailer de Hancock? É, ninguém tá achando que será um grande filme. Mas vamos esperar pra que seja uma diversão decente.

lola aronovich disse...

Ollie, então, nesse blog que eu li, em que o autor menciona que até gostaria de usar um varal, ele finalmente foi e falou com alguns vizinhos. E eles ficaram chocados com a pergunta. Disseram que não gostariam que ele emporcalhasse a vizinhança desse jeito. E o carinha, em nome da política da boa vizinhança, desistiu da idéia. Não quer se indispor com todo o pessoal. Ele até usa varal, mas só na área de serviço, dentro de casa, pra algumas coisinhas.

Ah, Nita, outra preocupação de americano ao deixar as roupas secando ao ar livre é com as bactérias. Imagina bactéria nas nossas roupas íntimas? Pô, a gente respira bactérias, come e bebe bactérias, e seguimos vivos e fortes. Mas isso que vc diz faz parte, Nita: ter um varal gasta muito menos que uma secadora de roupas. E a economia precisa estar aquecida, mesmo que isso aqueça o planeta também...

Igor Garcia disse...

O pior motivo que alguém teria em colocar varais no quintal é a falta de status? Status de que? Seco minhas roupas no secador, logo tenho dinheiro? Burrice tb tem seu status, infelizmente! E pelo visto as Associações de Moradores consegue ser mais influentes do que partidos políticos. Uma coisa de condomínios é ser decidido em assembléia, outra é rotular uma pessoa por um hábito ou costume que não seja o que a maioria quer (ou que a maioria condena)! O quintal não faz parte da propriedade de quem paga? Portanto se eu quiser andar pelado no meu quintal, o problema é de quem? Duvido que alguém se preocuparia se pendurassem uma calcinha fio dental ou um cuecão de couro. Se eu pendurasse um Keffieh (lenço-árabe) ai sim a Swat bateria na minha porta sobre acusação de Célula da Al-Qaeda! Bjs n'alma!

Vanessa disse...

Lola, não sei se vc sabe, mas aqui em Fortaleza, pela aldeota onde temos muitos prédios e alguns cada vez menores ou simplesmente mal contruídos; algumas familias tem o costume de estender roupas na varanda de suas casas... Mas isso é super mal visto e proíbido pelo regulamento de muitos condomínios. Pois "enfeia" a fachada do prédio...

Uma amiga mora num ap minúsculo com área de serviço quase inexistente, onde tem uma salinha no térreo com lavadoras e secadoras... logo aqui em fortaleza terra do sol e do calor... Eu acho lindas minhas roupinhas estendidas na minha área de serviço... Gosto da umidade e do cheiro... E as vezes "teimo" em estender blusa da farda dos meus filhos na varanda quando preciso que seque logo... Como meu prédio não tem muita frescura, ninguém ainda reclamou...

Anônimo disse...

Que inveja dos EUA!