sexta-feira, 29 de novembro de 2002

CRÍTICA: O ÚLTIMO SUSPEITO / Mui suspeito

Antes de mais nada, quero esclarecer que adoro o Robert De Niro, sempre aclamado como o melhor ator de sua geração, o que deve deixar o Al Pacino meio zangado. De Niro – Bob pros íntimos – esteve fabuloso em “O Poderoso Chefão 2” e em todos os filmes do Scorcese, de “Caminhos Perigosos” a “Cassino”, passando por “Taxi Driver” e “Touro Indomável”, lógico. De uns tempos pra cá, no entanto, Bob vem se especializando em comédias meia-boca como “Máfia no Divã”, onde ele só precisa fazer careta. Tudo bem, talvez a auto-paródia seja mesmo o destino dos grandes atores da década de 70. Isso depõe mais contra a atual safra cinematográfica do que contra o próprio astro. Mas não é triste que, até quando busca um papel sério, Bob vá parar num troço tipo “O Último Suspeito”?

No início de “Suspeito”, surgem umas legendas mostrando Long Beach, praia perto de Nova York, com cenas e músicas de outra época. Enquanto eu pensava “será que eles ficaram sem verba pra começar?”, o filme corta pra uma praia decadente, e logo vem uma briga mal-filmada em que um traficante é morto. O pimpolho-assassino-por-acidente é o filho de um policial interpretado pelo Bob. O pimpolho em si quem faz é um tal de James Franco, o melhor amigo de Peter Parker em “Homem-Aranha”. James não está mal como viciado em drogas, e admito que gostei mais dele ao descobrir que o ator não era o Jedi de “Ataque dos Clones”. Os dois devem ser irmãos gêmeos, mórbida semelhança.

Daí o personagem do Bob fala pra Frances McDormand (a maravilha de “Fargo”), a vizinha com quem ele transa mas evita compromisso: “Meu pai recebeu a pena de morte, eu batia na minha mulher e abandonei meu filho, e o guri agora é um viciado procurado por assassinato”. Isso que é inferno astral! A perplexa Frances pergunta, “Tem mais alguma coisa que você quer me dizer?”, e eu esperava que o Bob falasse, “Sim, eu só aceito declamar diálogos assim pelo dinheiro”. Na verdade, nem prestei atenção na resposta dele, já que o público tava rindo após essas revelações. Bom, como o filme é americano, você sabe que pai e filho que não se falam há 14 anos vão se reencontrar numa cena comovente. O filho estará, é claro, sendo perseguido por toda a força policial de NY, e o pai já terá brigado com seu chefe e deixado o distintivo na delegacia. Tudo é previsível. Desde o momento em que o conflito é exposto, você já sabe que o Bob vai se regenerar e que o filme vai indicar um vilão pra gente vibrar com a morte dele. E adivinha quem vai matá-lo? Ué, como você acha que pai e filho fazem as pazes? Nos EUA, família que mata unida permanece unida.

Antes que isso aconteça, Bob recebe broncas de todo mundo por ter abandonado o filho. Minha bronca preferida vem de uma moça que lhe rouba a carteira e larga o bebê pra sair e comprar drogas. Ela já chega pedindo 60 dólares pra pagar o táxi, e Bob lhe assegura que dinheiro não é problema. Tudo isso é fascinante, mas o que eu queria mesmo saber é se ainda há vaga pra policial em NY. Outra cena legal ocorre quando Bob busca um criminoso. Ele vai a um bar e grita, “Se aquele desgraçado maderfãquer quiser falar comigo, eu estarei no hotel tal”. E o cara, sabendo que o Bob é um tira, vai! Por que a polícia do Rio não adota essa prática? A gente tem tanto que aprender com os americanos...

Quem dirigiu esta joça foi Michael Caton-Jones, de “Rob Roy” e “O Despertar de um Homem”. O nome dele não parece comercial de cigarro? Michael Caton-Jones, um raro prazer. Ah, o título em inglês é “Cidade à Beira-mar”, mas o tradutor não gostou da referência a Long Beach e inventou um título nada a ver. Assista ao filme e você também sairá perguntando: que mané último suspeito é esse? O maridão tentou uma explicação. Ele disse que tem filmes que você vai ver apenas por confiar no ator. Falei que aí seria “O Último Insuspeito”, mas ele me ignorou. Continuou dizendo que o Al Pacino é outro que não faria filme ruim. Eu o lembrei que Al esteve em “O Novato”, e ele falou: “Então o Bob é o último mesmo”.

Nenhum comentário: