terça-feira, 9 de setembro de 2008

RESULTADO DA ENQUETE: MELHOR ADAPTAÇÃO DE HISTÓRIA DO STEPHEN KING

- Pai, o Stephen King não gostou de você nem da adaptação do Kubrick. Mas foi só ele.

Pra melhor adaptação pro cinema feita de uma história do King, a competição foi dura até mais ou menos a metade da enquete. Era voto a voto entre O Iluminado e Um Sonho de Liberdade. Finalmente Iluminado deslanchou e recebeu 34% dos 117 votos, enquanto Sonho teve que se contentar com 26% e um honroso segundo lugar. É até injusto, eu sei, pedir pra optar por dois filmes tão difererentes, inclusive de gêneros distintos. Ambos são grandes clássicos, na minha opinião.

Em terceiro lugar temos um resultado interessante, porque aí começa a disputa pra melhor diretor de filmes baseados em King. Kubrick e De Palma não contam, porque eles só adaptaram uma obra. Mas Rob Reiner dirigiu duas (Conta Comigo e Louca Obsessão), e Frank Darabont, três (Sonho, À Espera de um Milagre, O Nevoeiro). Então, quem fica com o título? Acho que o Darabont, concordam? Enfim, tanto Conta Comigo quanto À Espera ficaram empatados com 7% dos votos. Eu gosto de Conta Comigo (tiraria algumas cenas nojentas, como o vômito no concurso de comilança), mas acho um filme irregular. Por incrível que pareça, À Espera também tem cenas de um grandalhão abrindo a boca pra despejar coisas. Vocês são fãs desses atos bulímicos, né? Pra mim, À Espera é longo demais e, portanto, falta ritmo.

Prefiro fácil os dois filmes que vocês colocaram em quarto lugar (outro empate): Carrie, A Estranha, e O Nevoeiro, com 6%. Tudo que eu queria dizer sobre Carrie eu já disse aqui. Quanto ao Nevoeiro, minha previsão é que, com o passar do tempo, ele seja reverenciado unanimemente como um grande King. Contra ele, só o fato de ter a maior pinta de um filme B.

Em quinto lugar, com 5%, Louca Obsessão (Misery). Ô gente. Eu troco Conta Comigo e À Espera por Misery a qualquer hora do dia e da noite. Prometo escrever sobre esse filmaço até o final do mês.

Em sexto lugar, com 2%, outro com a Kathy Bates: Eclipse Total, que preciso urgentemente rever. Mal lembro dele.

Gosto de todos os filmes desta enquete, sem exceção. Mas a escolha é dura, e assim Cemitério Maldito, Christine, o Carro Assassino e A Hora da Zona Morta só conseguiram um votinho cada. Cemitério é trash total, mas a música-tema dos Ramones fica na cabeça pra sempre, e a cena do garotinho correndo na direção da estrada enquanto a câmera corta pra um caminhão vindo em alta velocidade rivaliza com o momento mais chocante do maravilhoso Mad Max. Sobre Christine, eu achei meia-boca quando o vi, em 83. Mas a cada exibição o filme foi melhorando, e depois de ver o Crash do Cronenberg (em que pessoas têm tesão em transar entre destroços automobilísticos), eu pensei: o John Carpenter tratou disso muito melhor e sem tanta pretensão treze anos antes. E Transformers foi a pá de cal pra que eu aceitasse Christine como um filmão.

A Hora da Zona Morta (Dead Zone) é outro. O Christopher Walken, que nasceu pra fazer esse tipo de papel, interpreta um carinha que, depois de um longo coma, acorda com poderes psíquicos. Mas, a cada previsão que pode salvar vidas, ele morre um pouquinho. Martin Sheen faz um perigoso candidato a presidente. O final, com uma mera capa de revista, é uma aula de síntese. O filme tá cheio de ecos de Taxi Driver e é um dos mais convencionais do Cronenberg. Eu adoro. Vi alguns episódios da série de TV com o Anthony Michael Hall (o guri de Clube dos Cinco). Não chega aos pés do filme.

E Cujo? Ninguém votou nele. Vocês não conhecem, ou não gostam? Boa parte de Cujo se passa dentro de um carro, onde mãe e filhinho asmático têm que se refugiar de um São Bernardo com raiva. O clima claustrofóbico funciona muito bem.

Se histórias do King geraram uma dúzia de ótimos filmes como estes, não tenho como não gostar do dentução. E pensar que meus aluninhos adolescentes nunca tinham ouvido falar nele...

17 comentários:

Dgsantos disse...

Realmente, muito difícil escolher entre iluminado e um sonho de liberdade. Acabei votando no segundo, até porque vi mais vezes, e mais recentemente...
Mas o que me chamou a atenção nesse post é o fato da Lola gostar de mad max, rsrsrs. Achei que pouca gente gostasse (além de mim).

Giovanni Gouveia disse...

Quando eu disse a Cris (também conhecida como minha esposa) que tinha votado em "O Iluminado" ela perguntou logo: "Você leu?"
E eu, na lata:
"Nâo, mas o filme é dupriqui" )aliás temos em casa...)
Nicholson é, indubitavelmente, um baita de um ator, o enredo ajuda, e o diretor mata a pau, impossível não dar certo. Acho que King não entende é de cinema... :p
Cemitério Maldito, apesar da música de mesmo nome(dos Ramones) é meio que chocante demais, em especial a cena do "tênis do guri", não consigo mais assistir.
Carrie virou cliche...

Ju Ribeiro disse...

to criando coragem pra pegar cemitério maldito. a cena do tênis que o amigo citou (eu só vi essa cena) é traumatizante.

eu li o iluminado, a tensão era enorme...mas o final é tão....tão....fraco! acho que me decepcionou justamente por eu ter visto o filme do kubrick antes.

ah, lola...tuas legendas das fotos me matam hauhauhauhauah!!!!

Ju Ribeiro disse...

sabe o que eu achei interessante em "à espera de um milagre"?

a mulher que tá doente dá uma medalha de são cristóvão pro gigante (são cristóvão, de acordo com a tradição católica, era um gigante que ajudava os outros na travessia de um rio). detalhe: sou atéia.

nunca vi "cujo", nem ouvi falar.
e anthony michael hall é um xuxu. lindo!

lola, você gosta de taxi driver (veja minha descrição do orkut no meu perfil)? sou fã do de niro, ainda mais nessa época que ele era um pêssego (hoje em dia ele tá mais pra uva passa).

Anônimo disse...

Mais do que justo O Iluminado ganhar. Só acho que Misery (que eu adoro) deveria estar um pouco acima.

Anônimo disse...

Nossa, que páreo duro... Eu mudei meu voto algumas vezes até estacionar em 'O Iluminado' mas sempre que a página carregava ficava com as mãos coçando para mudar meu voto!

Eu adoro Cujo! rsrsrs

Lola, você esqueceu de colocar na emquete dos piores a minissérie 'Os Langoliers' que é sério candidato à pior adaptação de todos os tempos rsrs

:-P disse...

Pet Cemetery é bisonho. Nos desfizemos do DVD, pra vc ter uma idéia.

Prr...que medo.

Bjos,

Malena.

lola aronovich disse...

Daniel, como eu já disse antes, até admito que seja injusto pedir por optar entre Iluminado e Sonho, que são gêneros muito diferentes. Ué, pra vc é surpreendente que eu goste de Mad Max? Gosto muito! Tem clima apocalíptico, que sempre me agrada (adoro filmes sobre fim do mundo), e um Mel Gibson jovem e lindo vestindo calça justa de couro. O que mais se pode querer da vida?


Pois é, Gio, hoje todo mundo acha o Iluminado uma obra-prima. Mas vc é velhinho o bastante, como eu, pra saber que quando ele foi lançado foi recebido a pedradas. O Jack Nicholson foi pichado. A Shelley Duvall foi indicada à Framboesa de Ouro (prêmio dados aos PIORES do ano). Quando o Stephen King falou mal do filme, na ocasião, ele não tava sozinho mesmo. Era a maioria. Só que rapidamente a opinião foi mudando e ele foi um dos poucos que continuou dizendo que o filme era como se fosse um carrão sem motor... Ficou falando sozinho.

lola aronovich disse...

Ju R, puxa, essa cena do tênis é de cortar o coração. Mas veja Cemitério. É trash, não é pra se levar muito a sério. Mas eu acho um daqueles filmes impossíveis de parar de assistir, sabe?
Então, o final do Iluminado, livro do King, é péssimo. Eu até gosto do livro, mas ele sofre se comparado ao filme.
E que bom que vc gosta das minhas legendas!
Nem prestei atenção nisso em À Espera de um Milagre.
Cujo é muito legal. Se vc encontrar nas locadoras, pegue.
Vc acha o Anthony Michael Hall lindo?
Eu até escrevi sobre Taxi Driver. Gosto muito do filme. Não é meu preferido nem nada, mas gosto pacas. Nunca achei o De Niro bonito, nem naquela época. Mas sempre o achei um tremendo ator. Acho que onde ele tá mais bonitinho mesmo é no Chefão 2.


Luciano, por mim Misery ficava mais pra cima tb. Antes de Conta Comigo e À Espera, decerto.

lola aronovich disse...

Chris, tá vendo como não dá pra satisfazer a todos? Teve gente que já reclamou por Langoliers não estar na lista dos melhores! Mas eu só não incluí esse filme (que não vi) em nenhuma das listas porque, pelo que sei, ele foi feito pra TV.
Cujo é muito, muito bom...


Malena, é, acho que dá azar ter Pet Cemitery em casa. Eu não tenho. Eu gosto do filme, mas não o compraria, não.

Anônimo disse...

Acabei de ler o livro em que O Cemitério Maldito foi baseado, e odiei! Eu até gosto do King. Christine, o livro, é muito bom. O Iluminado e A Coisa (que é o livro que inspirou IT) também. Mas esse Cemitério... muito ruim.

Mica disse...

Eu li poucas coisas do Stephen King. Não lembro qual dos livros dele que empaquei no meio e não me animei a continuar e depois daquilo numa mais li. Mas lembro que eu tinha lido Chamas de Vingança e amei. Depois fui ver o filme e...não achei horrível, mas é tão inferior.
Semana passada comecei a ler O Nevoeiro, mas empaquei antes deles chegarem no supermercado. Que enrolação!!!! Mas quero continuar, só não deu tempo mesmo.

Luciano disse...

O conto do King, O Nevoeiro, é bem fraco. Ainda mais pra quem acabou de ver a obra-prima do Darabont.

lola aronovich disse...

Eu devo ter lido mais livros do King do que mencionei antes, Luciano. Só não me lembro quais. Mas eu leria mais com todo o prazer. Já tinha ouvido falar que Cemitério Maldito, o livro, é bem ruim.


Não é, Mica? Também odeio essa enrolação. Começa logo a história, pô! Essa é a principal crítica que faço ao Hitchcock: alguns filmes dele demoram demais pra começar. Esse é um dos motivos que amo tanto Intriga Internacional. Começa no ato!


Pois é, Luciano. O nevoeiro, o filme, é do tipo de fazer sombra ao conto original...

Renata disse...

Qdo vi a enquete, já estava encerrada. Ia votar em Um Sonho de Liberdade, acho o filme fantástico. Mas há outros de que gosto, espcialmente Louca Obsessão e Eclipse Total, com a Kathy Bates.
beijo
Renata

Ollie disse...

Lolla, eu acho "Louca Obsessão" um dos melhores filmes que já assisti.
Vou aguardar ansiosamente você escrever algo sobre.
bjos,

lola aronovich disse...

Renata, pena que vc não pôde votar. Mas apareça sempre, tem sempre enquete nova por aqui. Toda semana...


Ollie, como estão as coisas, sua sumida? Eu adoro Louca Obsessão, já estou com um monte de coisa anotada sobre o filme, é só sentar e escrever. Farei isso. Soon.