domingo, 20 de março de 2022

O OSCAR É NO PRÓXIMO DOMINGO! BOLÃO SÓ ATÉ SEXTA

- Jura que você vai deixar até a última hora pra entrar no bolão?

Pessoas queridas, domingo que vem já é a cerimônia do Oscar!

E, como vocês já estão cansados de saber, todo ano, há uns 35 anos (o que inclui esses 14 anos de blog), eu organizo um tradicional bolão do Oscar. Quer dizer, na verdade quem organiza desde 2009 é o super competente Júlio César (senão eu ainda estaria anotando as apostas à mão). 

Só que o bolão deste ano por enquanto está um fracasso. Pouquíssima gente entrou! Vamulá, gente, só pode apostar até sexta 23h59. E é muito simples. Pra apostar no bolão grátis, basta clicar aqui. Leva uns dez minutos pra chutar. Pra entrar no bolão pago, tem que clicar aqui, depositar R$ 25 no meu pix (a mesma chave do meu email), e mandar o comprovante pra mim (lolaescreva@gmail.com) e pro Júlio César (jcaoalves@gmail.com). 

Há algumas novidades (nem todas boas) no que se refere à 94a edição do Oscar. A cerimônia, que será apresentada por Wanda Sykes, Amy Schumer e Regina Hall, vai excluir oito das 23 categorias. Certo, não é exatamente excluir: elas serão gravadas uma hora antes do show, editadas, e passadas durante a cerimônia ao vivo. 

Acho uma sacanagem, e suponho que os técnicos que criam documentário de curta metragem, curta metragem animação, curta metragem de live action, design de produção, som, edição, maquiagem/penteado, som e trilha sonora também acham. Pô, não só edição é a alma do cinema, como é comum que o melhor filme ganhe também melhor montagem. E imagina um filme sem som!

O Oscar quis fazer isso em 2018, mas muita gente reclamou. Só que como o público tem caído a cada ano (o do ano passado teve apenas 10.4 milhões de espectadores, 56% menos que em 2020)., eles vão mexer no show. Parece que os Tonys (a premiação mais importante do teatro dos EUA) faz o mesmo. A reação da indústria  cinematográfica contra essa mudança está sendo grande. Mas, como disse um especialista, "um Oscar é um Oscar. Só porque não será transmitido ao vivo não elimina o reconhecimento".

Outras duas novidades: dois casais foram indicados no mesmo ano, a primeira vez que isso acontece: Javier Bardem (Being the Ricardos) e Penelope Cruz (Mães Paralelas), Kirsten Dunst e Jesse Plemons (ambos como coadjuvantes em Ataque dos Cães). Pelo jeito nenhum vai ganhar.

Ariana DeBose, fabulosa em Amor Sublime Amor, é favorita para atriz coadjuvante. Se ela vencer, será a primeira mulher assumidamente lésbica a levar um Oscar (quando a magnífica Jodie Foster ganhou suas duas estatuetas, ela ainda não tinha saído do armário).

Criaram também uma categoria à parte para que o público possa participar. Quem vota no Oscar são cerca de dez mil membros da indústria que já foram indicados (críticos e jornalistas não entram). É bastante gente. Mas às vezes filmes mais populares ficam de fora (por exemplo, algumas pessoas imaginavam que o último Homem-Aranha pudesse abocanhar uma nomeação a melhor filme). 

Agora vai haver uma tal de #OscarFanFavorite. O público escolheu dez filmes -- entre eles Ataque dos Cães, Duna e Tick Tick Boom, que foram contemplados na votação "oficial" --, e o vencedor será anunciado durante a cerimônia. Ainda não se sabe se levará uma estatueta ou não. 

E aí, vocês são a favor de incluir essa nova categoria no bolão do Oscar do ano que vem? Isso se houver bolão do Oscar no ano que vem! Se só eu, o maridão e o Júlio César participarmos, não vai haver. Então entrem no bolão, gente! 

Nenhum comentário: