segunda-feira, 21 de março de 2022

VOCÊ FICA CADA VEZ MAIS POBRE E NEM NOTA

Reproduzo aqui este fio que o jornalista, doutor e mestre em Artes João Gustavo Melo publicou no seu Twitter. Muita gente se identificou, e com razão.  

O empobrecimento é um mal silencioso. Você vai se adaptando. Um mês, está comendo carne. Aí troca pelo frango. Aí troca pelo ovo. Depois, escolhe o arroz. Aquele, da marca que vc gosta, fica com preço inacessível. E de repente vc deixa de tomar o café para acordar da moleza.  

Aí vc vende o carro e passa a andar de Uber. Aí não tem mais Uber ou o preço tá proibitivo. Aí vai de metrô, se sua cidade tiver esse modal. Depois passa a ir de ônibus, porque é mais barato. Que nada, não é tão longe, começa a ir a pé. 

Aí vc sai uma vez por semana com a família para almoçar fora. De repente vc vê que não tá dando e passa a ir uma vez por mês. Mas vc vai se adaptando. Almoçar fora passa a ser ir na casa de familiares ou amigos. Mas daí vc passa a não ter como ir até lá. O dinheiro não dá. 

Aí vc vai ao cinema para distrair a cabeça. De repente, veja só, passa a ir na segunda que é mais barato. Mas aí também não dá mais porque aquele dinheiro passa a fazer falta para comprar comida. Aí vc passa a ver pelo streaming. Até que não consegue mais pagar internet.  

Lembra daquela viagem à Europa que vc fez em 2012? Um ano economizando, comprou euro aos pouquinhos, mas deu. Inesquecível. Aí a viagem ao exterior passou a ser aqui mesmo no Brasil. Avião que nada, bora de ônibus ali pra Iguaba. Aí férias significa usar o dinheiro pra pagar dívidas.

Aí vc está num emprego legal, que te dá dignidade. Filhão no colégio particular. Mas aí começa a rolar demissão. Eita! Aí bota o Enzo na escola pública. A demissão vem. Qualificado, espera vir logo uma vaga. Lembra do Uber? Agora é tu, só que a gasolina tá cara à beça. 

Enfim, este é o país do Bolsonaro. Mas daí ele te distrai requentando pautas que não te dizem respeito e não te afetam na hora de ir ao mercado. Mas vc tá lá, apoiando. Segurando no saco dele, acreditando que ele é o Messias. Lembra da carne logo no início? 

Pois é, né? Sabe o que houve? Teu bife virou ovo. A tua vida tá na merda. E vai piorar. Sabe por quê? Porque te fizeram acreditar só em mentiras. Porque te fazem crer que tá tudo bem. Olha ao redor, vê a lama que tu tá. Que nós estamos. O que melhorou na tua vida desde 2019? Pensa! E reage! 

8 comentários:

Paulo Cunha disse...

Uau! Exatamente o que eu precisava! Valeu, João.
Brigadão, Lola :)

Anônimo disse...

Eu não tenho twitter, mas tem uma postagem bem realista e está vinculada ao post no blog.
"Quem comia filet está comendo acém
Quem comia acém agora come frango
Quem comia frango agora come ovo
Quem comia ovo agora passa come
Quem comia caviar continua comendo caviar"
Esse é a diferença entre quem tem um comércio de fundo de quintal e pensa ser um Rockefeller e quem é um Rockefeller, esses nunca passarão dificuldades, estão dentro da financeirizacão.

avasconsil disse...

Quando a gente vai ao supermercado e encontra a cenoura a 13 reais o kg, e isso porque fui ao atacadão que fica perto da minha casa (no supermercado varejão deve estar mais cara...), não dá pra não se sentir mais pobre. Troquei a cenoura pela abobrinha. A abobrinha me agrada menos que a cenoura. Mas também faz croc croc quando a gente come crua e enche meu bucho. Notei que a abóbora e a beterraba também subiram pouco. Dei preferência. Já o tomate... Odiava tomate quando era criança. Mas depois que cresci mudei de ideia. Mas tá bem carinho. Tô comprando menos... Tá difícil, viu? E eu me considero de uma classe privilegiada. Tenho casa própria quitada. Carro quitado. E não tenho filhos humanos. Mas adotei um gatinho que alguém chutou e deixou à beira da morte. Ele veio pedir ajuda aqui em casa. Não consegui ignorar. Tá me dando uma certa despesa. Mas tá se recuperando bem. Astor. De Astor Piazzolla, que teria completado 100 anos ano passado se ainda fosse vivo. É um filhotinho com no máximo 04 meses, segundo o veterinário. Pense... Vai que é a reencarnação de Gaspar, meu gato que morreu em abril do ano passado? À criatura que quase o matou não sei nem o que desejar. Hoje ele teria passado por uma cirurgia ortopédica pra corrigir uma fratura no fêmur da pata esquerda traseira. Mas o exame de sangue descobriu que ele tem anaplasmose, uma das algumas doenças que os carrapatos podem transmitir. Depois de tratar essa doença, talvez nem valha mais a pena a cirurgia. Pelo menos ele tá aqui em casa, com comida garantida, além de atenção, carinho e amor. Na rua as chances de ele sobreviver estariam muito reduzidas. O acolhimento humano aumenta a taxa de seletividade da seleção natural. Estamos mais pobres, sim. Mas só de dinheiro. Astor me mostrou que vou bem do coração.

kay wilbury disse...

Eu já venho notando faz é tempo...
Mas a maioria não percebe mesmo não. Quando se dá conta, toma um susto.

Guidi disse...

Muito difícil fazer compras. Compramos basicamente vegetais e leguminosas aqui em casa e me dói o fato de eu não poder usufruir de nem um terço de toda a variedade desse universo. Mesmo sendo uma opção alimentar tradicionalmente barata, ir ao mercado/mercearia agora tornou-se algo muito mais caro. Sei que poderia me alimentar muito melhor se não estivéssemos em um momento horroroso GRAÇAS A QUEM VOTOU no Bozo (parabéns, minions inúteis que votam mal e sonhar em ir morar em Lisboa, depois de ajudarem a acabar com o país). Não passamos fome, mas sempre comemos arroz, feijão, couve e abóbora, e às vezes alface e tomate (o preço do tomate... 15 reais o QUILO! Achamos "barato" quando encontramos por 10 reais). De fruta, a base é banana, porque as outras agora se tornaram ainda mais um "luxo". Ou seja: tudo o que faz bem à saúde está virando proibitivo. O negócio é consumir ultraprocessados (viver à base de achocolatado de canudinho, biscoito Maria, biscoito salgado vagaba). Comendo apenas um pouco disso para enganar a fome com esses troços, aí, sim, alimentar-se vira barato. E a saúde e o prazer de comer que se explodam.

Sei que nunca passarei fome, mas passo vontade todo dia. Isso porque sou sortuda. Imagine se eu fosse pobre! Tava FODIDA. Graças a quem votou no Bozo, o Brasil votou para o mapa da fome. Valeu de novo, galera!

kay wilbury disse...

Lembrei do pessoal que dizia para "aproveitar" que a carne estava cara e virar vegetariano. Bem, está difícil, né?! Daqui a pouco só vai mesmo restar ao pobre o biscoito Fofura (daqueles que parecem isopor). E olhe lá.

Guidi disse...

Exato. O próximo passo é a promoção do jejum prolongado.

Anônimo disse...

Guido

Isso tem acontecido tem certo tempo nas mídias sociais, influencers com postura de "alimentação saudável e vegana" são bolsominions, teóricos da conspiração, negacionistas e fazem lives sobre jejum e oração.