segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

PONTAPÉ INICIAL PRO 34o TRADICIONAL BOLÃO DO OSCAR DA LOLA

As indicações ao Oscar 2022 saíram semana passada e me deixaram bem animada (não sei o porquê, sinceramente). 

Até agora não vi muitos filmes. Como todo mundo que acompanha o bloguinho sabe, eu não gostei nada de Não Olhe Para Cima, e eis que ele foi indicado a melhor filme (e outras três estatuetas!). Pelo menos o meu preferido entre os que vi até agora, Ataque dos Cães, é o favorito (eu acho). Foi indicado a doze Oscars! Em segundo lugar, com dez indicações, uma produção que eu penei pra assistir: Duna. Não é ruim, mas certamente não é meu tipo de filme. 

Eu vi e gostei de King Richard: criando campeãs (sobre as origens das extraordinárias tenistas Venus e Serena Williams) e O Beco do Pesadelo, mas não sei se entrariam numa lista de melhores do ano. 

Dois filmes que eu odiei foram Apresentando os Ricardos (sobre Lucille Ball) -- eu larguei no meio, o que não é comum pra mim, mas tava chato que dói --, e Spencer, sobre a Diana (qualquer episódio do The Crown é melhor). E eu não amei A Filha Perdida, mas vou inclui-lo no meu curso de extensão sobre cinema e gênero, pra falar sobre maternidade. 

E foi praticamente tudo que vi até agora. Mas até o dia 27 de março, quando será a transmissão da cerimônia, verei vários outros. E fico na torcida pra Jane Campion levar melhor direção pra casa. Ela é a primeira mulher a ter sido indicada duas vezes na categoria (a primeira vez foi pelo lindo O Piano). Se ganhar (deve ganhar), será fantástico, já que ano passado Chloé Zhao levou por Nomadland. Será a terceira vez na história que uma mulher ganha em 94 anos.

E será a 34a vez que eu faço o meu já tradicional bolão do Oscar! Não sei se comecei em 1988 ou 89, apenas entre a família (lembro que meu pai ganhou o bolão e ficou insuportável). E de lá pra cá, organizo todo ano, sem falta. Quer dizer, desde 2009 quem organiza mesmo é um leitor querido e muito antigo, o Júlio César, direto de Maceió. Se não fosse ele, eu já teria parado faz tempo.

Ano passado foram 214 participantes no bolão grátis e 18 no bolão pago. E fiquei bastante feliz por quem ganhou (teria ficado mais se tivesse sido eu). Claudemir, um veterano do bolão (ele participa desde 2006, quando era adolescente) ganhou o bolão pago, com 15 acertos em 19 categorias. Foi a terceira vez que ele vence, o desgramado. E a Janaina Lira acertou incríveis 17 categorias no bolão grátis (e ficou em segundo lugar no pago). Ela participa do bolão desde 2012.

Então, gente, participe! Não custa absolutamente nada se você entrar no bolão grátis. É só entrar aqui e clicar nos seus palpites. O Júlio César, ou o computador, estimou que leva 7 minutinhos pra apostar. Aí na véspera da cerimônia você recebe por email uma tabela com todos os participantes e todas as apostas pra poder acompanhar a transmissão e torcer por quem vc apostou.

Por isso que é bem mais emocionante entrar no bolão pago: tem dinheiro envolvido. Não é muito. Quem quiser entrar deve me enviar um pix (minha chave é meu email: lolaescreva@gmail.com) no valor de R$ 25, e um comprovante pro meu email e pro email do Júlio César (jcaoalves@gmail.com) e fazer suas apostas aqui, nas 19 categorias principais (categorias mais difíceis de encontrar pra assistir, como documentário e curta, ficam de fora no bolão). Quem acertar mais, leva todo o montante apostado (ano passado foi R$ 450). Se houver empate, o prêmio é dividido. 

E só! É super simples. Então vamos lá! Só que, pra ter tempo hábil de fazer as tabelas, o Júlio César fecha o prazo pra apostar até as 23h59 do dia 25 de março. Tem um tempão até lá, mas não deixe pra última hora. Ah, e quem quiser pode entrar nos dois bolões (o pago e o grátis), com apostas diferentes. Vai, Jane!

Nenhum comentário: