terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

COMERCIAL MANDA A PRÓPRIA MARCA SIFU

Acabei de interromper o meu trabalho insano (não, a tese não anda nada bem - eu estava era redigindo a crítica de O Leitor, que publico amanhã) pra ir lá no quarto e dar um beijinho no maridão, que assistia ao Globo Esporte ou Jornal Hoje ou algo do gênero, quando vejo um comercial em forma de desenho animado. E ao dizer vejo é ver mesmo, porque o maridão estava assistindo TV com fone de ouvido, então não ouvi nada, só vi. E parecia ser o anúncio de uma concessionária. Ele mostrava vários carros coloridos, mas eu só tinha olhos pra uma lojinha que ficava atrás dos carros. Perguntei pro maridão, atônita: "Ali não tá escrito Fuck?! Uau, pode colocar palavrão no horário nobre?" O comercial era rápido, e antes que o maridão respondesse a minha pergunta, apareceu o logotipo cobrindo a tela: "Fuck Fiat. Movidos pela paixão". Pô, nem o pessoal que organiza piquetes em frente à Wal-Mart faria melhor!
Tá, eu entendi. É de uma concessionária de "Canoinhas e região", pelo que pude captar. E não, não parece ser de uma concessionária rival, da Volkswagen, por exemplo, pagando pra colocar na TV "A Fiat que sifu". Em Joinville e demais cidades de colonização alemã, o sobrenome Fuch é bastante comum. E sim, Fuck também. Mas você não acha que, nessas horas difíceis, se você calha de nascer com um nome do tipo "Lola Fucks", você deve deixar a vaidade de lado e não usá-lo como marca? Porque, tipo, é uma das palavras mais conhecidas do mundo. Até aluno básico do básico de inglês conhece. Vem quase antes do "hi". (Pausa. Ok, houve um caso na escola de inglês onde eu era coordenadora em que uma professora passou Jerry Maguire pra uma classe de alunos de 14 anos. Numa cena muito rápida, a mulher do John Travolta na vida real aparece transando com o Tom Cruise, e ela diz: "Don't ever stop f***ing me". E uma aluninha perguntou: "What's fuck?". E a turma nem era básica, era intermediária. Mas a menina vinha de família ultra-religiosa, e a gente espera, até hoje, que a professora tenha explicado suficientemente bem o que era fuck pra garota não ter que repetir a pergunta pros pais). Mas digamos que você, além de nascer com o sobrenome Fuck, ainda insiste no erro e decide que um negócio seu não pode ter outro nome além do seu. Aí você teria coragem de fazer propaganda da sua marca? Dizendo que tenha, o que parece pior - Fiat Fuck ou Fuck Fiat? No primeiro caso, é a Fiat que fucks. No segundo, tá mais pra "fuck-se a Fiat", o que não pega bem pra empresa italiana.
Agora acabei de notar que não estou em condições de escrever uma tese. Pra última frase, eu queria colocar o nome do cara que é dono da Fiat, então voltei ao quarto com a minha lógica torta e todo meu vasto conhecimento automobilístico pra me informar com o maridão.
Eu: "Amor, como é o nome do dono da Fiat?"

Ele: "Alguma coisa Agnelli. Por quê?"
Eu: "Não, amor, não esse. Aquele que o Faustão sempre fala nas transmissões das corridas de Fórmula I".
Ele: "Faustão?"
Eu: "Ahn, Galvão. Bueno. Aquele um".
Ele: "Amor, na Fórmula I não tem Fiat. Tem Ferrari".
Eu: "Não tem Fiat? Tem certeza?"
Ele: "É, a Fiat é a dona da Ferrari".

Eu: "Então deve ser esse mesmo que o Faustão, ahn, Galvão, tanto menciona. Quem é o dono da Ferrari?"
Ele: "Enzo Ferrari. Mas ele morreu".

Bom, o que mais posso dizer? Fuck Ferrari também.

26 comentários:

Giovanni Gouveia disse...

Primeiro: a hora de publicação é a placa do meu carro, vou ali jogar no bicho e já volto...

Felipe Guimarães disse...

uahuahuahuahuah
Nossa... nunca pensei que isso poderia passar na televisão... que horário que passou?
Adorei a conversa da Fiat com o maridão... muito cômica...

Giovanni Gouveia disse...

Mas essa história me lembrou do enterro de um amigo meu, filho de escoceses foi enterrado no cemitério dos ingleses daqui do Recife, e eu, enquanto esperávamos o coveiro enterrar outro corpo, fiquei vendo as outras lápides, e encontrei a lápide de:
Dick Black...

Unknown disse...

Aqui em Pomerode conheço algumas pessoas com o sobrenome Fuchs. Fuchs em alemão significa raposa, e a pronúncia é parecida com fox. Não sei se já havia mencionado, mas boa parte da minha família é de decendência alemã e eu consigo falar e entender bastante coisa em alemão

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Suzana Elvas disse...

Nos anos 40 em Manaus havia uma moçoila muito rica, da família Pestana, que casou com um mui soberbo moço da família Kussen. E adotou, orgulhosa, o sobrenome Kussen Pestana.

Essa concessionária saiu, se não me engano, no "PhotoshopDisasters" no ano passado.
Bjs

Serge Renine disse...

Aronovich, cara mia:

Giane Agnelli é o nome do dono da Fiat.

Andrea disse...

Uhauhauhauhah! ri muitooo!
"Lola Fucks"! Ainda bem q a mamacita teve bom senso hein! "Fiat Fuck ou Fuck Fiat?" Realmente não sei qual é pior!

Suzana Elvas disse...

O presidente da Ferrari era o Umberto Agnelli - mais um que morreu prematuramente (esse foi por câncer). Na Itália a família tem fama parecida com a dos Kennedy - Umberto era o último homem da casa dos Agnelli.

Na boa, eu adouuuuro essas coisas de casas européias, fortunas datando da Idade Média, senhoras casadas com condes russos... É tão Danielle Steel!

Paola disse...

Não é que meu pai tem lá a razão dele, diz que alemão é o português que sabe fazer conta, mas não entende piada!

PAola

Suzana Elvas disse...

Serge, Gianni Agnelli morreu em 2003. Ele era presidente honorário da companhia. Umberto, o último homem Agnelli, morreu em 2004. O herdeiro da família (e hoje vice-presidente da Fiat) é John Philip Elkann, filho de Margherita Agnelli (por sua vez, filha de Gianni).

A Fiat é uma empresa de capital aberto, mas a família Agnelli detém 30% da companhia. Elkann é presidente ainda da Ifil, que administra todos os bens da família Agnelli. O presidente da Ferrari é Luca di Montezemolo.

Serge Renine disse...

Obrigado Suzana!

Estou desatualizado.

Serge Renine disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Babi disse...

Fuck Fiat me lembrou do partido liberal aqui da alemanha, que se chama FDP... eu quase morride rir na primeira vez q vi um cartaz com a propaganda de um politico qualquer com o nome do partido do lado... pensei, é, pelo menos aqui eles nao disfarcam...
hauhauhauhuhuha

Thais disse...

http://www.avidaaposaafrica.blogspot.com/

Anônimo disse...

Lola, eu sei que isso é totalmente off topic, mas, o assunto do dia é agressão do cantor de r&b Chris Brown à namorada dele, a cantora Rihanna (não sei se você a conhece, mas ela é uma das maiores estrelas do pop atual). O laudo da polícia diz que a moça está cheia de hematomas roxos e mordidas pelo corpo. Além disso, ainda estaria com o nariz quebrado. Dizem que são marcas horríveis. (http://www.tmz.com/2009/02/10/rihannas-injuries-horrific/)
Eu nem sou fã dela, mas como mulher, fiquei chocada com a violência e o desrespeito cometido contra ela. Quando li a respeito, me lembrei de você, sempre aqui falando de feminismo e de como os direitos da mulher são desrespeitados na sociedade.

Andreza Schmitt disse...

Nooossa realmente adorei. Faz pouco tempo que comecei a ler seu blog, mas esse post não pude deixar de comentar. Realmente é gostar muito do nome da família :D. ou não ter a mínima noção de inglês, muito menos de publicidade.

Liris Tribuzzi disse...

A Lola mostrando seus conhecimentos televisivos...hauhuahuahuahauhauhauh
Te invejo em não conseguir identificar essas figuras lendárias de domingo.

Ana Rute disse...

haha que sem noção

John Rômulo disse...

O papo com o maridão foi mara!muito legal mesmo!

pena q não assisti esse comercial!

seu blog ta muito bom mesmo! parabéns !

de uma olhadinha lá ; www.johnrmulo.blogspot.com

Anônimo disse...

Lola, conheci seu blog há umas duas semanas e gostei bastante.
Hoje quis comentar aqui pra te dizer que venho passando dias difíceis por conta de uma pessoa querida que faleceu inocentemente de forma trágica neste final de semana.
Tenho passado horas lendo suas críticas de filmes, antigas ou não, e isso tem me distraído e até divertido na medida do possível.
Por isso, um obrigada pra vc.
Abraços.

JAM disse...

hahahaha...

O cara montou o negócio,cresceu e na hora da propaganda ficou tosco...

Acontece nas melhores empresas de cidadezinhas do interior do Brasil...

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

hahaha...depois desse "fuck" , espere só as entradinhas pelo google!!! ^_^

E vc já viu aquela loja que tem aqui em Fplis chamada Kock? A grafia pode ser um pouco diferente, mas a pronúncia não...e sem contar que existe uma pré-escola chamada Creepi...

Christina Frenzel disse...

Héin???

Não tem isso no Youtube, não?

Tayná Tavares disse...

HAUHAUHAUHAUHA
Fuck Fiat, como assim?!!! HUAHAUHAUHA Fuck é mesmo um sobrenome comum por aí? Essas fotos realmente existem, não são Photoshop? HUAHAUHAUha Coitado do cara, todo feliz crente que tava ahazando com o comercial, e num se tocou duma merda dessas...