segunda-feira, 1 de setembro de 2008

RESULTADO DA ENQUETE: MELHOR ANIMAÇÃO DA DREAMWORKS

Isso eu vejo na minha geladeira.

Vocês fazem de propósito, né? Deu Shrek na cabeça pra melhor animação da DreamWorks, estúdio do Spielberg. Só porque eu detesto o filme, 31% tiveram que votar nele. Minha doce vingança é que até hoje ninguém sabe pronunciar o treco. Canso de ouvir nas locadoras: “Tem Chereque?”

Em segundo lugar, Chereque 2, com 11%.

Em terceiro lugar, um empate: Príncipe do Egito e “Não gostei muito de nenhum desses”, que é uma resposta razoável pro nível dos filmes. Convenhamos, a DreamWorks não é nenhuma Pixar. Não é nem uma Disney. Por pouco não é uma Sony. Sobre Príncipe do Egito, o que posso dizer é que parece A Bíblia, Versão Infanto-Juvenil (dessas que são vendidas em dvd por R$ 9,90). Sabe qual?

Em quarto lugar: vocês fazem de propósito, né? Só pra provocar a minha mãe. Fuga das Galinhas, com 9%. Esse é um grande trauma pra ela, que agora não quer ver nem Persépolis. Ela ouve falar em animação e faz o sinal da cruz, graças à Fuga, que ela chama de “campo de concentração dos frangos”. Só pra não ter que repetir o título.

Pra quinta colocação o negócio melhora: Formiguinhaz, com 8%. Eu até gosto desse desenho, porque tem toda a personalidade do Woody Allen como inseto neurótico.

Em sexto, Madagascar, com 6%. Eu até acho fofinho. Ou pelo menos gosto da crítica que o filme me fez escrever.

Em sétimo, com 5%, Os Sem-Floresta. Desse eu escapei. Confundo com uma atrocidade, O Bicho Vai Pegar.

Em oitavo, outro empate: Spirit, O Corcel Indomável (não vi), e Wallace & Gromit: A Batalha dos Vegetais (vi e não gostei. Pode ser cult e tal. Eu achei bem fraco), ambos com 3%

E aí há uma bateria que recebeu um voto cada: Bee Movie – A História de uma Abelha, O Caminho para El Dorado, O Espanta-Tubarões, e Kung-Fu Panda. Em comum entre essas animações, só o fato de que passei longe de todas elas.

Dos cem votantes, ninguém teve pena de Sinbad – A Lenda dos Sete Mares, Por Água Abaixo (ruinzinho), e Shrek 3 (que tem que ser o meu preferido entre os Chereques, mas eu tampouco votaria nele pra síndico do prédio). Será que os filhos(as) e irmãos mais novos de vocês votariam diferente? Tipo, melhor? Sem querer me ofender tanto?

E agora vou aproveitar a estréia de O Nevoeiro pra mais duas enquetes: as melhores e piores adaptações pra telona baseadas em histórias do Stephen King. Note que é “pra telona”, ou seja,estão fora adaptações pra TV, onde a versão do próprio King pro Iluminado seria imbatível na pesquisa das piores. Pois, é difícil escolher a melhor. Eu limitei os títulos a doze. Talvez pudesse tirar uns dois ou três menos dignos, mas considero indiscutível que há lá uns cinco grandes filmes. E como os gêneros variam, realmente não é fácil escolher. Mas a verdade é que votar no melhor é fichinha perto da enquete pras piores. Acho que eu tenho meus dois favoritos imbatíveis pra piores, e não sei como vou fazer pra escolher entre os dois. Mas há outros que representam uma árdua competição. Perto desses que tenho em mente (e os quais só revelarei semana que vem, pra não influenciar o voto de vocês – ha, essa foi boa!), 1408, A Janela Secreta e O Aprendiz – ou seja, filmes com ótimos atores, como John Cusack, Johnny Depp e Ian McKellen, respectivamente – nem parecem tão ruins. Mas eu não os colocaria na lista dos melhores nem que o ogro verde tussa.

32 comentários:

Anônimo disse...

terei de votar em outros: o apanhador de sonhos é um dos piores que já vi, king ou não!

Anônimo disse...

ops, erro meu: confundi as enquetes.

*ajoelhada no milho*

Babi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Babi disse...

oi lola!
Gostei das enquetes, mas so acho justo votar em filmes dos quais já li o livro. Como posso saber se a adaptacao é boa, se nao sei como eh o livro!? Do mesmo jeito, também há livros que li e me recusei a ver o filme...
O tipo de literatura do King, muitas vezes nao deve ser transformada em filme... Muitas historias sao muito macabras, quando o pessoal tenta fazer filme, fica so uma coisa ridícula, meio cômica, e nao assustador como no livro (Christine, por exemplo)
Por isso votei em "Conta comigo" para melhor, e "O aprendiz" como pior (a novela é excelente, mas o filme deixa a desejar, como ja comentei)...
bjinho

Chaves disse...

Que engraçado! Dos ruins eu não vi nenhum, e dentre os bons estão três dos meus filmes prediletos: Louca Obsessão, Conta Comigo e Cemitério Maldito.
Pros idos de 92, eu fiz um trabalho pro cursinho de inglês sobre o Stephen King. Peguei todos os filmes "dele" na locadora, já que não rolava de ler os livros. Passei a gostar do gênero desde então... Mas esse do nevoeiro me pegou desprevinida... estava tão acostumada com os suspenses do Shyamalan...

Chaves disse...

Pessoal, é desprevEnida ou desprevInida??? Credo...

Ju Ribeiro disse...

lolinha, eu vi o nevoeiro ontem. que tenso!!!

deu pena no final, e quando "aquela pessoa" morreu, meu namorado e os primos dele fizeram uma "ola". posso com isso?!

Chaves disse...

Julinaa, eu tava no cinema ontem à noite também, e o pessoal aplaudiu nessa cena que você falou...
Eu estava só, e mesmo assim gargalhei!

Kaká disse...

Essa do Stephen King é difícil. Eu gosto dos dois que tem a Kathy Bates, de Carrie, de Conta Comigo, e Um sonho de liberdade. Vou pensar mais um pouco nessa enquete.
Mas o pior é, sem dúvida, O apanhador de sonhos.

L. Archilla disse...

Essa enquete foi legal pq eu já tinha visto boa parte dos filmes. Votei em Shrek 2, que pra mim é o melhor da trilogia. O 1 tb é bacana (sem contar as piadas escatológicas, bem clichês), mas o 3 é ruim de doer. Não sei como puderam decair tanto. Pra mim, Shrek termina no 2.

Fuga das Galinhas eu revi esses dias (tinha visto qd lançou, há muito tempo). Não sei dizer o q faltou no filme. A história é simpática, tem um certo apelo social, os bichinhos são bonitinhos... mas alguma coisa acontece (ou não acontece), e me dá sono. O engraçado é que Formiguinhaz tb é da DreamWorks, tb tem apelo social e bichinhos bonitinhos, e é muito melhor. Tem coisa que não se explica.

Os demais são tristes. Sinto que tá rolando uma alavanche de animações, e o público tá começando a saturar. (Eu já saturei faz tempo!). Tomara que as bilheterias confirmem isso e as produtoras comecem a atentar para a qualidade (sonho meeeeu, sonho meeeeu...)

Ah! Mas Bee Movie é bem bacana. Totalmente pipoca, mas dá pra dar umas risadas.

Mica disse...

Eu só votarei depois de assistir O Nevoeiro (amanhã). Se bem que mais da metade daqueles filmes eu não assisti...e da parcela que eu vi, não lembro da minha impressão ao assistir.
Mas quem disse aí que ler Stephen King e assistir é algo bem diferente, concordo. É difícil passar o nível de tensão para os filmes.

Quanto as animações, eu realmente não votei pq não me senti capaz. Mas eu gostei dos dois primeiros Shreks (shreko, como dizem minhas amigas zoando) e também de Príncipe do Egito, e da Fuga e...acho que gostei de quase todas animações, não soube escolher entre as poucas que vi.

Juliana disse...

não votei na da animação, mas nessa do Stephen King votei em "outros," mas não que seja necessáriamente a melhor adaptação, mas porque é um filme que eu gosto muito (acho que mais que o livro), mas porque me marcou mto a infância foi "The Langoliers" que um português chama "Fenda no Tempo."

E concordo com a "batatatransgenica" que O Apanhador de Sonhos é muito ruim!!

Juliana disse...

agora que vi que tinha a enquete do pior. votei no apanhador...

Ju Ribeiro disse...

tem muita juliana aqui...

Juliana disse...

eu tô aqui há mais tempo já, sót ava sumida, hahahha.
vc é a ju da ufsc?

Mica disse...

Eu lembro que na época eu achei Apanhador interessantezinho. Não achei maravilhoso, mas não lembro de ter achado horrível.
Esse é o meu problema. Memória fraquíssima, nunca sei depois de um tempinho qual foi a minha impressão da coisa (salvo raríssimas exceções). Por isso que quando vou resenhar algum seriado tenho que fazer assim que assisto, pq depois de uns dias, nem lembro do que se tratava, quem dirá minhas impressões.

Liris Tribuzzi disse...

"Janela Secreta" tá de figuração, né? Eu gostei bastante, pelo menos. Todo caso, não votarei nessas enquetes. Falta bagagem.

Já a de animações, fui uma das pessoas que ovacionou Shrek! Você deveria estar de mau humor quando viu. É mor dos legal!

Juliana disse...

PQP, agora que vi que é melhor adaptação pra telona e descobri que Langoliers foi feito pra TV (mas eu vi em VHS, 2 fitas, hahaha). Vou mudar meu voto então.

Leo disse...

Eu adoro Formiguinhaz! É o meu preferido, sem dúvida. Mas gosto bastante também de Fuga das Galinhas.
Nessa do Stephen "O Iluminado" é imbatível!
Mas "Um sonho de liberdade" é também um filme sensacional, que me marcou bastante.

Anônimo disse...

“Sonâmbulos” entre os piores?! Hmmm, tô com vergonha: eu gosto desse filme.

Anônimo disse...

Cara, acho um super absurdo a única obra -prima da Dreamworks, Spirit, ficar em penultimo lugar. Absurdo! Não gosto dos filmes, nem do Shrek. Mas Spirit é incrivel. Lola, assista!

Podem me apedrejar, mas eu gosto dos livros do King (suas histórias e personagens são muito bons, embora algumas piadinhas e vicios sejam irritantes), e acho que muitos de seus filmes viraram grandes filmes. O Iluminado, carrie, louca Obsessão, Um Sonho de Liberdade...

Babi disse...

ei lola, agora que eu vi que vc nao colocou o janela secreta na enquete dos melhores... so na dos piores... vc achou tao ruim assim???
Eu gostei dele! Mas pra falar a verdade, vi faz tanto tempo que nem me lembro mais...

Ju Ribeiro disse...

não, não sou da ufsc. sou do rio de janeiro e caí aqui meio que caí aqui por acaso. quer dizer então que tem outra juliana além de nós?
normal, eu também nunca fui única juliana da classe.

Mica disse...

Hahahaha, eu também adorei Sonâmbulos. Assisti um monte de vezes. Se bem que, talvez, se eu reassistisse hoje eu não fosse gostar tanto.

Anônimo disse...

Eu AMO o Stephen King dos livros, aquele autor fantástico que não dá muita sorte com as suas adaptações cinematográficas...

Mas as adaptações em geral são muito inferiores aos livros.

Êita, estamos falando da Dreamworks, né... que deslize.

Então, eu adoro Shrek, adoro a maioria das animações (se tiver bichinho no meio então, é a festa), mas ando meio frustrada com a repetição de temas que cerca as animações: é uma coletânea de desenhos sobre peixes, pinguins, bichos lutando pelo seu habitat e tals que acaba saturando.

Enfim, gostei do Shrek ter vencido, até porque nao entra em nenhuma das "categorias" acima, é meio que uma exceção à regra!

Beijos,
Chris

lola aronovich disse...

Tá, todos aí da pesquisa: mudei de opinião. Vcs me convenceram. Escolher UM melhor é mais difícil que escolher apenas um pior. Parece que não tem pra ninguém, Batata Naomi: Apanhador de Sonhos na cabeça!


Bárbara, ah, não concordo. Dá pra votar na enquete mesmo sem ter lido os contos/romances. Claro que incentivo todo mundo a ler os troços, mas a gente tá votando mesmo no produto final, que é o livro. Eu podia ter perguntado simplesmente: Qual o melhor filme baseado numa história do Stephen King? Eu adoro ver filmes baseados em obras literárias, e ler obras literárias que viraram filmes. Às vezes a adaptação bate com a minha visão. Na maior parte das vezes, não. Porque é só uma visão!

lola aronovich disse...

Camomila, acho que é desprevenida. Ah, esses trabalhos de cursinho são tão legais! Ver montes de filmes do Stephen King! Numa época eu fiz um trabalho pra faculdade sobre os jovens astros de Vidas Sem Rumo. Então tentei ver tudo que tinha nas locadoras do Matt Dillon, Rob Lowe, Emilio Estevez, C. Thomas Howell, Tom Cruise, Ralph Macchio... Só que era 87 ou 88 e as locadoras de vídeo ainda estavam engatinhando no Brasil. Não tinha muita coisa!


Gostou do Nevoeiro, Ju? Que negócio é esse do pessoal rir na cena do fim? Só entendo se rir for pra aliviar a tensão!

lola aronovich disse...

Kaká, fiquei com vontade de ver Dolores Claiborne de novo. Só vi uma vez, faz tempo, e não achei grande coisa. Quem sabe numa segunda visita eu mude de idéia?


Lauren, eu é que tenho um pouco de birra com filme infantil. Ainda mais quando TODAS as salas da cidade são tomadas pelo mesmo filme... que não foi feito pensando em mim de jeito nenhum!

lola aronovich disse...

Ju, eu nem sabia da existência desses Langoliers antes de organizar a enquete, mas, pelo que li, eu teria que colocá-lo na lista dos piores...


Ahá! Sabia que tava demorando aparecer alguém aqui pra defender Apanhadores! Tinha que ser vc, Miquinha?! Não defende não, que pega mal...

lola aronovich disse...

É, Leo, difícil decidir entre Iluminado e Sonho de Liberdade. Bem mais duro que decidir entre Formiguinhaz e Fuga das Galinhas...


Eliane, eu não sei, nunca vi Sonâmbulos. Mas a palavra que corre é que tá mais pra ruim que pra bom. Bom, pelo menos vc não gostou de Apanhadores.

lola aronovich disse...

Assistir Spirit? Nem a pau, Luciano! Na época eu li que era sensível e bonitinho e tal, mas obra-prima? Eu ainda vou ter que fazer um esforço imenso pra ver Monstros SA.
Concordo plenamente que várias das histórias do King viraram grandes filmes. Não dá pra negar.


Bárbara, não, nem achei Janela Secreta tão ruim. Mas nunca o colocaria numa lista dos piores. Provavelmente eu deveria tê-lo deixado de fora.

lola aronovich disse...

Mica, vc está piorando sua reputação. Primeiro defendendo Apanhadores, agora Sonâmbulos?!


Chris, eu prefiro o King das adaptações pro cinema que dos livros. Se bem que não li muito dele. O que li? Iluminado, Carrie, alguns contos... Tô esquecendo de outros títulos. Muitos dos filmes baseados nele são medíocres, mas muitos são ótimos tbm. Eu o acho um ótimo contador de histórias – que não escreve muito bem (a coluna que ele tem na Entertainment Weekly é mais uma prova disso. Não só que ele não escreve muito bem, como que ele é um dos caras mais “clueless”, “sem noção”, na indústria. Ele ainda fala mal do Iluminado do Kubrick! E acha que bom mesmo foi o feito pra TV.