sexta-feira, 5 de setembro de 2008

OUTRO FIM DE SEMANA RUIM DE CINEMA. MELHOR DE POLÍTICA


Jogo dos três erros: o que o Nicolas tem de pior nesta foto - o cabelo, a camisa, ou a cara de mau?

Nos States, este final de semana depois do Dia do Trabalho é considerado o pior do ano pra se lançar um filme (as pessoas devem viajar, há campeonatos esportivos na TV, sei lá). Portanto, há somente uma estréia, e com o Nicolas Cage, ainda por cima: Bangkok Dangerous (Perigo em Bangkok, que chega ao Brasil na próxima sexta), a vida de um assassino por encomenda que tem cabelo estranho numa missão na Tailândia. Ahn, parece promissor, mas eu passo. Há também uma comédia romântica independente com distribuição limitadíssima e título duvidoso, Todo Mundo Quer Ser Italiano. Ué, eu pensei que todo mundo quisesse ser Brazilian, isso sim.

No Brasil, as três principais estréias são Hellboy 2: O Exército Dourado, Caçadores de Dragões, e o nacional Linha de Passe, de Walter Salles (Central do Brasil, Diários da Motocicleta) e Daniela Thomas. Linha foi muito aplaudido em Cannes. Já Hellboy o maridão tentou ver no nosso último mês em Detroit. Aguentou dez minutos e foi embora. Minha vontade de ver isso é próxima a zero.

E agora, o que todo mundo quer saber: o que tá passando em Joinville, cidade que hospeda a grande Lolinha que não vai ao cinema há um mês esta que vos fala. Tem Asterix e os Jogos Olímpicos, Casamento em Dose Dupla (nem sei qual comédia romântica é essa, é mais uma com a Diane Keaton, tadinha. Eu até iria ver se tivesse ingresso grátis pra essa rede de cinemas), Jogo de Amor em Las Vegas, Kung Fu Panda, A Ilha da Imaginação, Arquivo X: Eu Quero Acreditar, Hellboy 2, O Procurado, e Reino Proibido. Quer dizer, nove filmes passando em cinco salas – até que não tá mal. Exceto que, desses nove, tem três que eu já vi, quatro que eu não quis ver nem de graça nos EUA, e dois (Asterix, Casamento) que eu teria que pagar pra ver um filme que tem tudo pra ser ruim. Não vale a pena.

Minha vida tá triste sem cinema. Pra compensar, amanhã cedo vou ao comício do Carlito, candidato do PT à prefeitura de Joinville. A Dilma Rousseff estará presente. Joinville tá afundada em corrupção. O negócio tá feio mesmo. O prefeito atual é do PSDB, mas no fundo a cidade, como o estado de Santa Catarina, sempre esteve nas mãos de políticos ligados ao PMDB (do Luiz Henrique, que tá quase sendo impeachado), e ao PP (do Esperidião Amin). Joinville nunca teve um governo de esquerda. Há três candidatos embolados: Carlito Merss, que a gente conhece pessoalmente de várias paradas (coral, peças de teatro), Darci de Matos, do DEM (coligado com o PSDB), e um radialista, Kennedy Nunes, do PP. Darci foi meu professor de – pasme! - Sociologia num semestre da faculdade de Pedagogia. Pavoroso. O cara é uma porta, mas ao menos não é histérico e estourado como o prefeito atual. A propósito, Joinville tem meio milhão de habitantes e é a maior cidade do Estado, inclusive maior que Floripa (é o único caso no país em que a maior cidade não é a capital). Ainda assim, tem apenas cinco salas de cinema e uma máfia no governo que vem dilapidando os cofres públicos. São dois motivos que nos fazem querer sair daqui.

17 comentários:

Anônimo disse...

A foto não tá aparecendo =/

lola aronovich disse...

Nem me fala, Princesa! Tô me batendo com o Blogger hoje desde de manhã. De repente ele acordou sem aceitar o que venho fazendo desde janeiro: escrevo o texto no Word, coloco no blogger, ponho as fotos, publico. Eu faço isso todo dia, pô, faz quase nove meses! O Blogger avisa que tem problema com html. Tenho que fazer as coisas três vezes. AHHHH!
A propósito, Princesa, estava procurando o link de alguma crítica minha, e vi o seu comentário sobre Orgulho e Preconceito no "Gueixas Produto Exportação". Vc tem o link pro seu post? Desculpe, só vi hoje!
Por isso, peço a todos(as) que queiram comentar posts antigos que o façam num post recente.

Masegui disse...

Bem, não sei se vc viu, então vou repetir aqui o que comentei laaaaaa embaixo:

"Mario Sergio, como vc consegue ter se aposentado jovem se sempre gastou o que ganhou? Isso é um luxo!"

Obrigado pelo jovem (sniff), mas trabalhei desde os 15 anos "de carteira assinada". Enquanto meus amigos namoravam, jogavam futebol e se divertiam... eu ralava!. Hoje eles me chamam de vagabundo (a mando do FDP do FHC) e eu rio até as orelhas...

"Munheca de samambaia" é muito comum por aqui, mas tem outras expressões para designar quem tem "escorpião no bolso". Aliás, quer dizer, então, que o maridão é que é o "unha-de-fome"? e eu culpando você, vejam só!

Vitor Ferreira disse...

Infleizmente essa máfia está espalhada pelo país inteiro. Aqui no NE a gente ouve: no Sul as coisas são diferentes. Será mesmo? Pelo menos o IDH aí é bem maior que o daqui...

OREM 2009 disse...

O unico caso não é nao, aqui em no ES tambem é assim, e vitoria, não é nem a segunda maior cidade, e sim a terceira.

Kaká disse...

Lola, aqui em Fortaleza já tivemos duas prefeituras do PT (inclusive a atual), várias do PMDB, do PSDB, e se tem uma conclusão que eu tiro disso é que não tem bom nessa história, todos roubam de um jeito ou de outro.

A Maria Luiza (PT)teve problemas porque dizia que não tinha apoio do estado, mas na prefeitura dela a cidade virou um lixo, literalmente,teve greve dos lixeiros por meses. E ela deu permissão e estrutura, para vários barraqueiros se instalarem aqui na praia e acabaram virando ponto de prostituição. Esses barraqueiros são um problema até hoje.

O Juraci Magalhães (PMDB) pode fazer do filho dele um homem muito rico com uma empresa de meio-fio que ele tinha, quando ajeitou as vias da cidade. Aliás, na prefeitura dele muita gente da construção civil ganhou dinheiro.

Eu até tinha esperanças na prefeita atual, Luizianne (PT) com quem eu estudei numa pós-graduação. Votei nela, mas não voto outra vez. Até sei que ela fez muita coisa pela periferia (onde tem que fazer mesmo), mas teve o escândalo do reveillon do ano passado (coisa de 2 milhões de reais). E agora na eleição está jogando dinheiro da prefeitura fora em obras eleitoreiras, só aqui perto de casa eles estão gastando 1,2 milhões de reais para construir um jardim japonês numa área que era um gramado que só precisava de cuidado. E ela é apoiada pelo governador do Estado (PP), Cid Gomes (irmão do Ciro) um cara que gosta de levar a sogra para passear na Europa com dinheiro público. Não adianta eu votar nela quando a máquina por trás é corrupta demais.

Sinceramente, eu não sei o que fazer com o meu voto.

Juliana disse...

eu quero ver o Asterix (AMO os gibis) mas ainda não fui... quero ver o Ensaio Sobre a Cegueira mas não tá passando...
bom comício, então.

Masegui disse...

Política e sujeira são sinônimos!
Tá legal, vá lá, menos... não sou totalmente alienado, só perdi as esperanças... não, no brasileiro, não, no ser humano! Mexer com bicho é muito mais fácil.. e olha que não sou chegado nem em rum-rum, nem em au-au... tá, num precisa empurrar, vou dormir que é melhor... beijocas.

lola aronovich disse...

Eu vi o seu comentário no outro post, Mario Sergio, só não tive tempo de responder. Bom, sem dúvida, é bom poder se aposentar jovem. Acho que é um privilégio que as novas gerações não terão, não acha? Independentemente de quando comecem a trabalhar, logo logo ninguém poderá se aposentar com menos de 60 anos... em qualquer lugar do mundo. Eu quero poder não ter que trabalhar com 55. Ou pelo menos não ter que me preocupar com o vil metal nessa idade. Se vai dar certo ou não, não faço a mínima. Mas se der, vai ser por economias próprias, porque duvido que eu ou o maridão venhamos a receber mais que um salário mínimo de aposentadoria do governo. E acho que vai ser só aos 65...
O maridão é super pão-duro, Mario! Muito me insulta vc pensar que era só eu. Ele e eu somos muito parecidos, felizmente, por isso a gente raramente briga por causa de dinheiro. Ambos somo economicamente muito responsáveis!


Vitor, aí no Nordeste vcs têm coronéis. Aqui no Sul, nós também! Coronéis muito parecidos, por sinal. Com compra de votos e tudo. Sim, o nosso IDH é maior que o do Nordeste, mas isso não nos faz primeiro mundo como tanto sulista gosta de acreditar. É até uma piada achar isso. Quando cheguei aqui em Joinville, que é a cidade com o maior PIB do estado, havia apenas 9% (nove por cento!!!) de casas com esgoto (agora há muito mais, por conta do governo federal). Se isso é IDH de primeiro mundo...

lola aronovich disse...

Sheriff, obrigada pela correção, eu não sabia. Me diga: quais são as cidades maiores que Vitória aí no ES? E, se puder, passe os números também. Tenho curiosidade!


Kaká, obrigada pela contribuição. Não posso falar nada sobre Fortaleza. Não acompanho nada sobre a situação aí.

lola aronovich disse...

Ju, Ensaio sobre a Cegueira tá marcado pra estrear semana que vem. Não esta! Tomara que chegue até aqui. O comício foi muito legal, obrigada!


Mario Sergio, por mais que haja muita sujeira em política, acho que temos que acreditar, apoiar, fiscalizar, e cobrar. Eu confio no pessoal em que voto.

Unknown disse...

fim de semana sem cinema? lola, pq vc num aluga uns filmes q num tiveram a oportunidade de serem comentados aqui, ou q são mais antigos e comenta? acho q seria legal...bjs!

Liris Tribuzzi disse...

Pensei que fosse só eu que tá um mês sem cinema. Crise de abstinência brava.

Anônimo disse...

Caracas, mas eu não assisto este filme do Nicolas Cage nem sob tortura. Nem se me oferecerem um suprimento eterno de Nutella. No way, hon!

Como as minhas chances de ir ao Cinema são cada vez mais esparças e os ingressos cada vez mais caros, eu valorizo moooito os meus R$ 18!

Beijos

Mica disse...

Já eu, estou louca de vontade de assistir Hellboy II. Não por causa do Hellboy ou da namoradinha com cara de drogada, mas pq eu simpatizei com os personagens que aparecem nos trailers.

lola aronovich disse...

É uma boa idéia, Manoel. E pelo jeito, é o jeito. Na realidade estou com uma lista imensa de filmes que vi em dvd pra comentar... Alguns até com anotações e tudo. Falta só escrever.


Um mês sem cinema, pra quem viu mais de cem filmes só no cinema no ano em que esteve nos EUA, é coisa brava. Mas fazer o quê? Vou ter que ter paciência. É uma droga, mas...

lola aronovich disse...

Chris, acho que por um suprimento eterno de Nutella, tem jogo. E a senhorita não vai nem ver os filmes que gosta, claro que vai ficar longe dos filmes com o Nicolas Cage... Mas por um suprimento de Nutella vc ia, sim. Quequié?! Pra cima de moi...


Tá falando da Selma Blair, né, Mica? Ela tem uma cara de demente mesmo às vezes, não sempre. Por que vc não vai ver Hellboy 2, já que tá com tanta vontade?