quinta-feira, 19 de junho de 2008

RESULTADO DA ENQUETE

Oitenta bravas pessoas não tiveram medo de ofender o Spielberg e escolheram seu pior filme. Foi uma votação disputada, vamos confessar. Começando pelos sem-voto (ou porque ninguém acha os filmes tão ruins ou porque ninguém os viu), 1941 – Uma Guerra Muito Louca (1979) e Além da Eternidade (Always, 1989) não revoltaram ninguém. Pessoalmente, nunca vi 1941 inteiro, só pedaços, e acho Always completamente inofensivo, apesar do nome de marca de absorvente. Peço até desculpas por ter incluído na enquete uma comédia tão deliciosa quanto Prenda-me se For Capaz (2002). É que ela não é maravilhosa o suficiente pra fazer companhia aos melhores Spielbergs da enquete anterior, mas é uma gracinha. Ela tá aqui agora (mais um texto perdido que reapareceu). E ainda assim, uma alma malvada votou contra o filme. Mais um voto solitário foi pra “outro”, mas como a pessoa não se manifestou, não sei qual filme do Spielberg pode ser pior que os desta lista. Os dois votos contra Louca Escapada (Sugarland Express, 1974) também me surpreenderam um pouco. Não que eu me lembre de alguma coisa sobre o filme, fora a presença da Goldie Hawn.

Ficaram com 5 votos (6%) cada O Mundo Perdido – Jurassic Park 2 (1997), Terminal (2004) e Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (2008). Acho um tanto injusto pros dois últimos, que não são ruins de jeito nenhum (críticas aqui e aqui). Já Jurassic Park 2 não tem salvação, merece todos os votos, e até estranho que não tenha recebido mais.

Em seguida, com 8 votos, ou 10%, vem Amistad (1997), daonde podemos ao menos concluir que 1997 foi o pior ano da carreira do diretor (Amistad e Jurassic Park 2 ao mesmo tempo? Antes ele tivesse tirado um ano sabático!). Tenho um relacionamento de amor e ódio com Amistad. Quer dizer, odeio o filme com todas as minhas forças, mas fiquei tão, mas tão revoltada com ele na época que isso me levou a escrever uma crítica. Foi a primeira que enviei pra Notícia. O jornal publicou meu texto detonador junto com uma crítica altamente elogiosa do Estadão, lado a lado, pra que o leitor pudesse decidir entre a opinião de uma completa desconhecida e a de um crítico famoso. Dez anos depois (o filme só chegou ao Brasil em 98), nem preciso dizer quem tinha razão. Infelizmente perdi tudo que tinha no computador antes de 2000, mas na minha casa em Joinville tenho a página do jornal. Algum dia eu tiro uma foto e vocês podem lê-la. Em linhas gerais, eu digo que Amistad é tão horrendo que é até embaraçoso. Até na capa do dvd vem escrito “Absolutamente inesquecível”, o que não é nenhuma mentira.

Com 10 votos, ou 12%, chega a vez de AI – Inteligência Artificial (2001). Eu não colocaria esta ficção científica entre os piores porque a primeira parte é triste e me fez chorar baldes. Só os dois terços restantes que ficam terríveis e vão piorando até não dar mais. Escrevi sobre AI na ocasião. Será que falei tão mal assim?

Sobre Hook – A Volta do Capitão Gancho (1991), que recebeu 12 votos, ou 15%, eu nunca redigi uma crítica. Mas sei que coloquei essa bomba na minha lista dos piores filmes da década de 90. Eu só vi o filme uma vez e já foi um sofrimento extremo. Só lembro que torci pra todo mundo – Robin Williams, Dustin Hoffman, Julia Roberts – acabar na barriga do crocodilo, que já estaria bastante cheia depois de engolir o diretor. Mas aí fiquei com pena do crocodilo.

16% dos leitores optou por “Nenhum – até filme ruim do Spielberg é lucro”. Bando de puxa-sacos spielberguianos! Fala isso pro crocodilo! Qual o lucro de um Jurassic Park 2, gente?

O grande vencedor da enquete pra pior filme foi Guerra dos Mundos, que recebeu 22% dos votos. Não concordo. Deve ser apenas porque tá fresquinho na cabeça de vocês. Guerra é fraquinho (leia a crítica), mas perto de Amistad, Hook e JP2, é praticamente uma obra-prima. Quer dizer... Tá, não é. Em nenhum contexto dá pra chamar Guerra de obra-prima, nisso concordamos. Mas e um Tom Cruise bonitão - não vale nada? Se o Spielberg tivesse colocado o Tom ao invés do crocodilo ou do dinossauro, talvez eu estaria aqui agora, defendendo Hook e JP2.

Nova enquete, começando já: quem é o maior diretor americano vivo? Difícil pacas, eu sei. E ainda por cima devo ter esquecido de muita gente, então me lembrem nos comentários. E antes que alguém reclame, eu não teria incluído o Peter Jackson nem que ele fosse texano e não neozelandês.

22 comentários:

Vitor Ferreira disse...

Sinceramente eu acho Prenda-me ótimo. Um dos melhores dele. A obsessão do Spielberg por ETs. Ninguém merece! Ele é muito infantil. Deve ser uma pessoa muito chata de se ter por perto.
Always é legal. Hook, Indiana 4 e JP2 são tenebrosos e A Lista de Schindler eh apelação demais pro meu gosto. Ele tb eh obcecado por holocausto. Coisas de judeu.

Anônimo disse...

Poxa, eu adoro 'Prenda-me', a abertura merecia um Oscar. Aliás, acho que deveria ser criada a categoria de 'Opening Credits', juro!
Eu simplesmente ODEIO Hook. Nâo sei se é pelo asco ao Robin Williams, ou aos trejeitos do Jason alguma coisa que faz o Hook, sei lá, só sei que o filme acabou com a minha síndrome de Mary-Pan!

Beijos

Unknown disse...

eu, até por deformação profissional (faço diplomas falsos), adorei o "Prenda-me se for capaz", desenvolvi um enorme carinho pelo personagem , e quando ele reconheceu que um certo documento tinha sido impresso numa Heidelberg, virou meu ídolo!
toda aquela paixão por papéis timbrados, autenticações...mmmmm amei

mas o nome Spielberg nunca me atraiu pro cinema, nunca vi um "Jurassic Park", nem pensei em ver "Hook" ou "Amistad"...mal e mal vi "ET"......nem votei nessa enquete, acho que não vi 80% dos filmes, Spielberg me dá um pouco de coceira...

Leo disse...

Eu também gosto de "prenda-me" e de "o terminal". Não acho que eles mereciam estar nessa lista. Quanto ao resultado da enquete, você sabe em quem votei! :P Eu acho "Hook" até divertidinho perto de "guerra" e já não sou o maior simpatizante do Tom...
Agora, quanto à enquete nova, achei um desparate você perguntar isso! Como assim pedir pra gente escolher algo assim?! É muito difícil! :p
Fiquei um tempão pensando... acho que diretor "vivo" é relativo. Afinal, ele pode estar vivo mas não fazer nada há muito tempo. Pelo menos não algo que preste. Esse foi o critério que usei, e que eliminou a maior galera! Isso porque muita gente fez filmes brilhantes há 2 ou 3 décadas, mas ultimamente tem feito filmes medianos ou até fracos, como o Copolla e o De Palma. Tem outros que são muito novos pra merecer tal título, como o Tarantino e os irmãos Coen. Eles ainda tem muito trabalho pra mostrar.
Considerando então que não amo o Spielberg e que não gosto do Clint (nem como ator, nem como diretor! Tenho muita implicância com tudo o que ele faz!), me sobra o Woody Allen! Ele é o mais constante, com uma das maiores filmografias.
A propósito, vi Scoop essa semana e me lembrei da sua enquete de frases do Woody. Tem uma frase ótima. Ao ser perguntado qual a sua religião, ele responde:
I was born into the Hebrew persuasion, but when I got older I converted to narcissism.
hehehehe

Suzana Elvas disse...

Adoro "1941", que é considerado um filme menor. Tô nem aí.

Ah, e dentro desse clima tô avisando que votei no Clint como meljor diretor, e explico o porquê: um cara que fazia filmes de bangue-bangue italianos e ainda levava fama de talento zero tipo durão pré-Rambo, fazer coisas como "Meia-noite no jardim do bem e do mal" é simplesmente um espanto.

Anônimo disse...

Fiquei muito curiosa com sua crítica ao Amistad, porque esse filme me incomoda muito, mas eu não sei direito porque...

Juliana disse...

Como te falei, fiquei em dúvida entre o Jurassic Park 2 e o Guerra dos Mundos. Mudei meu voto pra Guerra dos Mundos porque realmente saí do cinema xingando. E em termos de filme eu gosto de qualquer porcaria, sério mesmo. Pra eu sair xingando é porque o filme tem que ser muito ruim. Pelo menos na minha opinião. E eu costumo gostar muito dos filmes com o Tom Cruise.
Claro que não votei no Amistad ou nenhum dos outros menos conhecidos porque, realmente, não vi. Já disse que adoro Prenda-me se for capaz, mas eu também adorei o Terminal e, pra contrariar a população leitora geral do blog da Lola, gosto de Hook e já vi mais de uma vez. Pode ter a ver com o fato de eu ter visto a prieira vez quando era criança ou pré adolescente (eu acho), mas tem um quê de fanfiction bem escrita (coisa rara). Tipo, é mto fanfiction esse papo de Peter Pan ser adulto e ter família. Eu acho o máximo! E também gosto muito do Robin Willians.

Ainda não votei na enquete nova (e nem acho que eu tenha conhecimento de causa pra votar) mas gostei da explicação do leo pro voto dele.

Tayná Tavares disse...

Eu gosto de prenda-me se for capaz, O Terminal e I.A, só que no último ele se embolou no meio do filme. Se não me engano votei em JP2. Não sei pra que toda essa bajulaçã em cima do Spielberg, ele é apenas mais um diretor que tem dinheiro suficiente pra fazer o que vier a sua cabeça, independente disso ser bom ou ruim....

Kaká disse...

Eu votei em Guerra dos Mundos por causa daquele final meloso do Tom Cruise encontrando o filho na casa da ex-esposa. Blergh! Até ali eu estava gostando do filme. JP2 é ruim mesmo, vergonha alheia, mas não me fez raiva. Amistad, eu dormi no meio do filme, acho que por isso não me incomodou.
Na votação dos diretores o meu voto é do Clint Eastwood, só porque ele é macho-que-é-macho. :) Em segundo, Woody Allen.

lola aronovich disse...

Gosto muito de Prenda-me, Vitor. Mas tb gosto da obsessão do Spielberg por ETs. E Lista de Schindler é um filme importante, valioso, apesar de não ser do tipo que alguém queira ver mais de uma vez.


Chris, os créditos de Prenda-me são ótimos mesmo. Parecem uma homenagem às aberturas do Saul Bass (Vitor, vc que estuda design deve conhecer, né?). Ha, Síndrome de Mary-Pan é boa!

lola aronovich disse...

Mari, eu gosto muito do personagem em Prenda-me até que ele aceita trabalhar pra polícia no final. Mas como assim, "mal e mal vi ET"?! Sei que Spielberg dá coceira em muita gente (é O símbolo-mor do cinema puro entretenimento), mas seria bom se quase todos os filmes escapistas fossem tão bons quanto a maioria dos filmes do Spielberg.


Leo, isso de perguntar o melhor diretor vivo é até comum. Pensei em fazer enquete com "o melhor diretor americano em atividade", mas aí só o Coppola ficaria de fora da lista. E fazer o melhor diretor americano, ponto, indica de todos os tempos, e aí entram todos os monstros sagrados de costume (e são muitos). Mesmo numa listinha com apenas 12 ou 13 nomes desses já é difícil escolher. Ah, eu vi Scoop esses dias também e achei uma gracinha. E essa piada do Woody Allen é mais uma a se juntar à coleção.

(Gente, amanhã continuo respondendo).

CPZ disse...

Lolinha, e Almodívar?
Coloca ele na enquete!

Liris Tribuzzi disse...

Eu adoro "Prenda-me" e "Terminal". Em partes por eu ter uma ligação sentimental por ambos, em partes por gostar do Tom Hanks e em partes por ser uma das puxa-sacos do Spielberg (um dos votos spielberguianos foi meu!). "Amistad" é o tipo de filme que só se vê quando o professor de história manda. Aí já viu...
"Hook" eu me lembro de ter visto na minha pivetisse. Só me recordo da história geral do filme e da cena de troca de xingos entre o Peter velho e o Peter novo (nem lembro se era isso mesmo). "Jurassic Park 2" é realmente terrível. Gosto bastante do primeiro, mas não ao ponto de ter tido um apego e assim colocar o nome do segundo filme na boca de um sapo.
"Guerra dos Mundos" não é nenhuma anomalia cinematográfica. Quando fui assistir, achei legalzinho. O fato dos ets terem sido derrotados pelo influenza foi uma das coisas que mais encomodou a galera de modo geral, mas faz parte da história original, pô!
Indi 4 tá aí de feliz junto com os dois primeiros que eu citei, né? A.I. é fofinho! Não tenho muito mais o que dizer sobre ele. Só que odeio filme que me faz chorar.
Não vi os outros.
Você pegou pesado com o Spielberg!

lola aronovich disse...

Suzana, eu não tenho muita vontade de ver 1941, não. E eu gosto do CLint Eastwood, mais como diretor que como ator, mas não gostei nada de Meia Noite. É verdade que ele teve uma evolução tremenda em sua carreira. Só que será que ele fez tantos grandes filmes como alguns dos outros na enquete? Amo Imperdoáveis, mas quanto aos outros filmes da sua vasta obra, não tenho tanta certeza.


Nalu, vou tentar colocá-la no blog quando voltar pra Joinville. Acho que o que mais incomoda no filme, ideologicamente falando, é que mostra os negros puramente como vítimas e alguns grandes heróis brancos pra defendê-los. É um daqueles filmes cheios das boas intenções, mas melodramático demais. E o tom religioso do filme também me incomoda bastante.

lola aronovich disse...

Ju, tenho quase certeza que vc não é a única pessoa no mundo a gostar de Hook. Deve haver outras. Mas certamente é um desses filmes que tem mais detratores do que fãs, e não apenas no meu bloguinho. Tem também o fato do Spielberg ter sido acusado a carreira inteira de ser um Peter Pan, sabe, um adulto que se recusa a deixar de ser criança. Se vc recebe essas críticas o tempo todo, não deveria filmar logo um Peter Pan...
Ah, vota na enquete. Não precisa conhecimento de causa. Pense só no conjunto da obra de cada diretor, ou mesmo quem vc acha que faz os melhores filmes.


É, Huntress/Tayná, também acho que o Spielberg se embolou no meio de AI. Aliás, pra mim, antes do meio. Ah, mas o Spielberg merece a badalação. Ele é provavelmente o diretor mais bem-sucedido de todos os tempos, pelo menos comercialmente. E, pra muita gente, artisticamente também. Ele não é um qualquer MESMO. Sempre se espera dele um entretenimento acima da média. Não dá pra compará-lo com os diretores de aluguel que tem por aí.

lola aronovich disse...

Kaká, é, aquele final de Guerra dos Mundos é terrível mesmo. E não só o final, final mesmo. Antes já tem besteira demais, e é confuso. Mas daí pra eu considerá-lo o PIOR filme da carreira do Spielberg? Não, JP2, Hook e Amistad são piores. Aliás, é duro me decidir entre os três.
Votar no Clint só porque ele é macho? Aliás, agora lembrei que gostei muito das Pontes de Madison. Que não tem muito de macho, tem?


CPZ, bem lembrado. Vou fazer uma enquete sobre os melhores do Almodovar. Não dá pra colocá-lo nesta enquete porque aqui é só diretores americanos. E fora isso, a enquete já tá no meio e o blogger não deixa mudar depois do primeiro voto.
Podem sugerir outras enquetes! Preciso (muito) de boas idéias.

Anônimo disse...

Olá lola....eu sempre me emocionei muito com Et, é uma história óptima. Acho que o spielberg é muito bom com esse tema, digo, instigar os sonhos dos adolescentes, mas spielberg politico deixa a desejar um pouco. E afinal de contas, qual a última coisa mesmo boa que ele fez nos últimos 5 anos? Ou até mesmo 10 anos? minority report talvez?

Poxa, essa vai ser dificil, melhor director vivo. Pode escolher dois? Talvez o Ridley Scott e o Paul thomas Anderson.

Kaká disse...

hahaha! Quando eu digo que o Clint Eastwood é macho-que-é-macho (não é machão, é aquele homem seguro de si) é justamente porque ele é capaz de fazer filmes sensíveis como As Pontes de Madison e excelentes westerns como Os Imperdoáveis. Ele até conseguiu dar uma visão do lado japonês da guerra em Cartas de Iwo Jima. Além do mais, ele dirige, atua, e ainda compõe algumas trilhas. E a minha avó é fã dele. :)

Suzana Elvas disse...

Oi, Lola;

O que me encanta no Clint é a maneira como ele saiu da "lama" dos filmes de pancadaria e mostrou que podia construir outra carreira. Outros (bons) atores não conseguiram isso: Robert Redford, Denzel Washington, Kevin Costner... Ele livrou-se belamente da pecha de atorzinho grunhidor e conseguiu a reputação de um bom, sólido (e às vezes brilhante, até) diretor.

Por isso votei nele. E eu amo "Meia-noite no jardim do bem e do mal" porque eu adoro Kevin Spacey, John Cusack (que anda merecendo melhores papéis e menos tinta no cabelo - o blog dele é sensacional; a última entrevista que ele fez foi com a Naomi Klein) e aquele travesti po-de-ro-so :o)
Bjs

lola aronovich disse...

Oi, Li. Terminal eu achei fofinho na época, mas não voltei a vê-lo. Não deu vontade. Já Prenda-me eu vi duas vezes em dvd, depois de ver no cinema, e adorei ambas. Acho até que é um filme que melhora a cada visita. Eu gosto bastante do Tom Hanks, mas pra mim Prenda-me é inteirinho do Leo.
Sobre Jurassic Park... Gostei do primeiro. Não amei nem nada, mas é bem inovador nos efeitos e divertido. Não é que eu tenha detestado o segundo por causa de comparações com o primeiro. É só que é muito ruim mesmo. A impressão que eu tenho é que metade do filme se passa num trailer caindo dentro da boca do dinossauro, com a Julianne Moore gritando. Nem sei se tinha trailer. Era isso? Isso é o que eu me lembro do filme: muita gritaria. Chato. (e depois vira Godzilla, não vira?). Eu gostei muito mais do terceiro, e olha que não era grande coisa. Mas é que o segundo era tão ruim que até o 3o engrandece na comparação.
Vc odeia filme que te faz chorar?! Ah, eu gosto! Quer dizer, depende do tipo. Às vezes eu cheiro a manipulação de longe. Sei que estou detestando o filme, e sei que ele vai me fazer chorar. Aí eu não gosto mesmo. Mas chorar em filme do Almodovar é um prazer!
EU peguei pesado com o Spielberg?! Eu vivo falando bem dele! Defendi até Guerra dos Mundos!

lola aronovich disse...

Não, Cavaca, Spielberg é ótimo! No geral ele é. Acho que muita gente (eu inclusa) prefere o Spielberg sentimental e divertido ao Spielberg sentimental e político. Mas Minority Report é ótimo. Munique é muito bom. Terminal não é ruim. Prenda-me é uma gracinha. Tudo da década de agora. Compare esta década com a de 90 e vc vai ver que os filmes dele de 2001 pra frente são bem melhores que a maior parte dos de 90.
O Ridley Scott vc não pode escolher, Cavaquinha! Porque ele não é americano, é inglês. Mas vote no Paul Thomas Anderson, se quiser. Ele é tão novinho ainda! Mas já é um ótimo diretor.

lola aronovich disse...

Kaká, vc vai votar no Clint porque a sua avó gosta dele?! Tá bom, é um bom motivo. Não, sério, eu gosto muito dele, mas acho-o superestimado às vezes. Tem muito crítico que baba em cima de tudo que ele faz. Gosto mais de Iwo Jima que de Flags of our Fathers, mas nenhum dos dois me cativa muito.


Su, acho legal que o Clint tenha se firmado tanto como diretor. Só não acho que ele tenha feito tantos grandes filmes. (eu lembro de um dos primeiros dele, Play Misty for Me, que é muito bom). Mas como ator ele é bem duro, no mau sentido. Ele é bom no que faz, mas é limitado como ator. Pra mim não dá pra compará-lo ao Robert Redford ou ao Denzel (o Kevin, coitado, tem feito muita besteira). Mas gosto também da carreira do Redford como diretor. Adoro Gente como a Gente!
O John Cusack tem um blog?! Indica, vai!