segunda-feira, 16 de junho de 2008

FIM SEM GRANDE VIOLÊNCIA

- Se eu começar a atuar como o Mark Wahlberg, já sei o que fazer.

Na saída do
press screening de Fim dos Tempos, contei o filme inteirinho pro maridão (ele pediu!). Enquanto estava narrando, fiquei surpresa ao ver como Fim não é violento. Há duas ou três cenas um pouco mais gráficas, mas nada que não tenhamos visto milhares de vezes em qualquer arrasa-quarteirão. O maridão quis saber a classificação do filme. Eu não tinha certeza; chutei um PG-13
(menores de 13 anos não podem entrar desacompanhados dos pais; como é isso no Brasil, pra maiores de 12 anos?). Aí cheguei em casa, li algumas coisinhas, e descobri que o estúdio pediu pro Shyamalan fazer seu primeiro filme R-rated (menores de 17 anos só podem entrar acompanhados de um adulto. Li também que a classificação no Brasil é pra 16 anos, bem alta). Olha, pruma obra ser classificada como R, tem que ter sexo (necas em Fim), muitos palavrões (não ouvi nenhum), ou uma violência muito explícita. Ou seja, o Shya não consegue fazer um R-rated film nem quando lhe mandam (e o que tem de errado em só fazer produções mais sugestivas do que gráficas?). Pra mim fica a impressão que Fim só ganhou essa classificação após ter insistido muito. Deve ser um caso inédito: censor, reduza o público pro meu filme, please!
Crítica aqui.

10 comentários:

Anônimo disse...

Lola eu vi o filme hoje e achei pouco excitante. Vou contar alguma coisa do filme agora: Mark mark está mesmo péssimo, assim como todo o resto. A menina era completamente desnecessária, a próposito.
Quanto a classificação, acho que para os americanos a cena de um menino sendo morto a bala, e o outro tendo os miolos estourados, já lhes causa muito choque. (o que acontece com os meninos que são mortos no Iraque não conta, é realidade). O tema até é muito interessante (desconsiderando a velha doida) mas seria muito mais se as pessoas partissem para a matança contra outros seres humanos e eles tivessem que fugir contra isso no desconhecimento de que humano está contaminado ou não.

Juliana disse...

não vi o filme, mas pelas descrições q vcs deram aí, é pra ser R msm, de acordo com os padrões de censura americano. Já viu "13 going on 30"? Não tem nada, nada, nada ali pra censurar e é PG-13... Vi na imdb que é "for some sexual content and brief drug references" mas me diz onde??? Nela bebendo "pina colada non virgin" (drugs?) e no namorado loser dela fazendo strip-tease (é, até pode ser, haha, mas é tão cômico).

Se aquilo é PG-13, qq coisa como parece ser Fim dos Tempos tem que ser R msm, hahaha.

Clecia disse...

Já estou curiosa para ver este filme. Parece-me interessante! Uma ótima semana para você.

lola aronovich disse...

Puxa, Cavaca, eu tinha me esquecido totalmente dos dois adolescentes mortos a bala. Mas não é muito explícito, é? Não lembro de miolos estourando. Hoje li uma entrevista do Shyamalan e ele diz que quis fazer 90 minutos sobre paranóia. Mas acho que é justamente isso que faltou no filme: paranóia.


Ju, eu vi 13 Going on 30 (no ônibus de Floripa pra Joinville), mas não lembro de muita coisa. Mas pode ser, se aquilo é PG-13, Happening tem que ser mesmo R. Mas, sei lá, compara com os outros filmes do Shya, todos PG-13. Fim dos Tempos realmente não me pareceu mais violento que Sexto Sentido, Corpo Fechado, A Vila ou Sinais. Por isso estranho.


Oi, Clecia. Va ver o filme e depois diga o que achou. Otima semana pra vc tambem!

Liris Tribuzzi disse...

Eita! Marketing as avessas? Enquanto os arrasas querem diminuir ao máximo a faixa etária o estúdio quis aumentar?! Será que é pra nenhum adolescente viciado em arrasas assistir ao filme e sair de lá revoltado porque não tinha bomba, terrorista ou um super herói?

Anônimo disse...

Eu tambpem não achei tão pesado. A primeira noticia do filme que apareceu foi "Shyamalan faz seu primeiro filme R". Eu ja achava que era sepuer pesado. Tem sim cenas violêntas, mas comoarado com os filmes que vemos hoje, eu daria censura 14 anos! 16 é a censura de Jogos Mortais! Exagero!

Juliana disse...

Jogos Mortais é 16 no Brasil... nos EUA é R. E, pra piorar, era NC-17 originalmente, que é acima do R.. não entre acima de 17 nem com pai e mãe.
Até pq nos EUA não tem nada entre PG-13 e R. Qualquer coisinha joga o filme pra PG-13 e qualquer coisinha a mais joga pra R.

lola aronovich disse...

Eu também não entendi bem a estratégia, Li. O máximo que posso deduzir é que o último filme do Shyamalan, Dama n'Água, tinha sido muito infantil (eu não vi, mas foi o que li - foi muito criticado também por isso), e como já faz um tempinho que o diretor vem decepcionando público e crítica, o novo estúdio, a Fox, quis ver se um Shya mais "adulto" faria mais sucesso. Esse é o meu chute pra história.

lola aronovich disse...

Luciano, ah, eu acho que daria censura 12 anos (e PG-13 nos EUA). Não achei nada de violência muito forte no filme. Não sei se é porque ando pensando mais nisso. Outro dia vi Indiana Jones e o Templo da Perdição, vulgo Indy 2. Sabe que a classificação PG-13 foi criada especialmente pra esse filme, né? Antes dele ia do PG pro R. Só que Indy 2 é violento pacas. Tem sacrifício, um cara arrancando o coração de uma pessoa viva... Hoje em dia Indy 2 não seria liberado pra PG-13 de jeito nenhum (compara com Indy 4, que é muito mais suave). Fim dos Tempos não é mais violento que Indy 2 nem a pau.
O que me chama a atenção foi o estúdio ter pedido pro Shya fazer um filme R, e o Shya ter feito um filme tão pouco violento. Agora li uma entrevista dele explicando que sexo ele não põe nos filmes porque na Índia isso não é permitido, e palavrão não tem porque ele não gosta. Então ele fez um filme violento. Ou melhor, ele ACHA que fez. (ah, só pra esclarecer, não acho que Fim dos Tempos deveria ser mais violento. Deveria ter mais paranóia, isso sim. Só estranho a classificação R).

lola aronovich disse...

Ju, esses torture porns como Jogos Mortais e Albergue são ultra-violentos e sádicos. Eu classificaria como NC-17. Só que aí é veneno de bilheteria, porque impede o público-alvo (meninos adolescentes) de entrar no cinema pra ver o filme. O sistema de classificação americano é muito hipócrita. Só filmes com sexo mais caliente pra receber essa classificação, NC-17. E mesmo assim tem que ser filmes independentes ou estrangeiros. A Renata do Óraculo de Lesbos escreveu um post muito interessante sobre como as cenas de sexo recebem classificação diferente se forem cenas heteros de filmes mainstream e se forem cenas gays ou lésbicas de filmes independentes. Procura lá no blog dela (tá no meu blogroll).