quarta-feira, 11 de junho de 2008

CRI-CRÍTICA DE TRAILER: HANCOCK

Leia as críticas do filme aqui e aqui.


Gostei do trailer. Não sei se vou gostar do filme, porque ele parece misturar demais os gêneros pro meu paladar.
Anyway, esse mix de aventura de ação, comédia e até drama social (o protagonista é alcoólatra) estréia nos EUA e no resto do mundo, incluindo o Brasil, no feriadão de 4 de julho,
dia da independência americana. Will Smith está acostumado a lançar arrasa-quarteirões nessa data disputadíssima. Depois de Independence Day, Bad Boys e Men in Black, não é à toa que ele ganhou o apelido de “Mr. July”. E ele tem tanta certeza do sucesso de Hancock que fala pros repórteres que esta será a maior bilheteria da sua carreira. Uma declaração pra lá de ousada, até porque seus filmes só perdem em arrecadação pros do Tom Cruise.

Numa temporada de verão tão recheada de super-heróis, é interessante ver um trailer em que o super da vez, pra começar, é negro (coisa nada frequente), e, pra continuar, não é nada perfeito. Um carinha que bebe demais, chama garotos de “quatro olhos”, “gorducho” e “maricas”, e joga baleias de volta ao mar não seria nunca o meu herói (eu mais ou menos perdôo a crueldade com a baleia porque algo assim jamais aconteceria na vida real). Entra então o relações-públicas feito pelo Jason Bateman (que revitalizou sua carreira com Juno), que acha que pra melhorar a imagem do Hancock, só mandando-o pra cadeia. Nessas horas a homofobia vem à tona, com uma gag totalmente asquerosa do herói colocando a cabeça de um detento no bumbum de outro, se eu entendi direito (repare nos sons! Espero que no filme completo esta cena dure exatamente o mesmo tempo). A criminalidade na cidade aumenta e Hancock é chamado pra salvar o mundo. As piadas com os figurinos dos heróis parecem meio batidas a essa altura, mas é engraçadinho o Will dizendo “Não vou vestir isso” (lembra o “I make this look good” de Men in Black) e explicando que o traje tá um pouco apertado. Repare também na cena em que ele, voando, cruza um prédio - e me diga se ela não remete ao atentado do World Trade Center. Não tem como isso não ser proposital. Ah, gosto de quando o super declama o manual do politicamente correto antes de resgatar uma mulher.

E por falar em mulher, tem uma que surge em alguns pedacinhos do trailer e que eu nem reconheci. É a Charlize Theron. Pelo que li, ela faz a esposa do Jason e talvez se envolva com o herói. Opa, relacionamento interracial? Não vai estar no trailer mesmo! Se estiver no filme já vai ser lucro. Na realidade, o que sugere que a Charlize será o interesse romântico do herói é a ausência de uma personagem negra. Porque trama de Hollywood segue sempre o mesmo roteiro: o único carinha negro do filme vai se juntar com a única mulher negra do filme. Eu achava que o trailer de Hancock contava demais a história, mas toda essa lacuna sobre a parte romântica mostra que não é bem assim.
Quanto a “Ele vai salvar o mundo... Mesmo que nós não queiramos”, essa é uma mensagem direta demais sobre o imperialismo americano. Disso eu não consigo rir. Mas no
ta 4 pro trailer em geral.

Eu ia escrever sobre o trailer de The Women, que vi no cinema faz dez dias. Mas não encontrei uma versão legendada em português. Se souber de alguma, me avise. E se quiser que eu critique um trailer, pode sugerir (de preferência, mande o link pro trailer com legendas em português).

9 comentários:

Anônimo disse...

oi lola...desculpa entrar para nao comentar nada a respeito do post, mas vc disse que poderiamos recomendar trailers dos quais gostariamos que vc fizesse a critica, e acho que apenas por aqui se pode fazer isso...entao...tem um documentario novo de Bill maher chamado religulous, do qual eu vi o trailer no site do quicktime...e gostaria de ler uma critica sua a respeito.
Ah sim... e talvez seja cada vez mais possivel herois negros, ou papeis importantes para negros, com a forte possibilidade de um presidente negro.

Anônimo disse...

Oi, Lola!
Gostei do trailer, mas estou meio cansada dos papéis do Will Smith herói... Adorei Em Busca da Felicidade, chorei baldes, amei, mas logo em seguida veio Fim dos Dias, Fim do Mundo, fim sei lá do que e perdeu a graça rs
Bão, achei o trailer nota 6, em se tratando de Will Smith + action flick!
Beijos

Nita disse...

eu já tinha visto esse trailer e concordo com você. gostei do trailer, mas não sei se vou gostar tanto assim do filme. adoro o will smith, mas não sei, se eles começarem a apelar demais o filme vai acabar ficando cansativo.

lola aronovich disse...

Pode falar sobre o que quiser nos posts, Cavaca. Não precisa ser relacionado. Então, já ouvi falar desse documentário com o Bill Maher e tô louca pra vê-lo. Vc viu algum trailer legendado? Mande o link pra mim, please.
E quanto a super-heróis negros... Parece que o Will Smith já rejeitou várias ofertas de fazer alguns heróis. A carreira do cara é muitíssimo bem-sucedida há o que, uns 15 anos? É bem mais tempo que o Obama... Mas eu tenho reparado que nos últimos anos poucos atores negros jovens têm se destacado, não acha?

lola aronovich disse...

Chris, então vc tinha tempo pra ir ao cinema antes? Ai, não gostei de A Procura da Felicidade (tenho crítica do filme em algum lugar, digite na busca. Ou digite Will Smith que deve aparecer). E também não gostei muito de Eu sou a Lenda. Mas continuo gostando do Will Smith!

É, Nita, vamos ver no que dá o filme. Eu me surpreendo mesmo com essa afirmação do Will dizendo que este será o maior sucesso de bilheteria da sua carreira. Baseado em quê? Eu nunca tinha ouvido falar nesse super-herói!

Anônimo disse...

Sim eu concordo...até parecia que aconteceria o contrário depois dos primeiros oscars para atores negros não é?
Os que há são os habituais.
Mas acho que eles têm se destacado mais é na tv, os novos seriados quase sempre incluem personagens negros com algum destaque, o que também é importante.

Liris Tribuzzi disse...

Só quero ver o filme pelo Will Smith. Ele é um dos atores mais carismáticos na minha opinião, sem contar que é lindo!

lola aronovich disse...

Cavaca, se tem ator jovem negro na TV, é porque não tá se destacando mesmo! Tô falando do cinema. Sei lá, outro dia saiu em alguma revista, esqueci qual, um artigo sobre os atores jovens mais promissores desta geração (ou algo assim). Tinha mais de dez, e nenhum negro. Espero que não continue assim, por que senão, quem será o próximo Denzel? O próximo Will? Tem algum ator negro com menos de 35 anos se destacando no momento?

Vc acha o Will lindo, Li? Ah, isso eu nunca achei. Ele tem orelhas de abano e, pra mim, às vezes, dá a impressão de ser magro demais. Mas carismático ele é, sem dúvida. E eu gosto que ele seja um "role model" pra muitos negros.

Anônimo disse...

Achei absolutamente inverossímel, tanto que saí no meio do filme, uma bobagem sem qualquer explicação e portanto absurda!!! Principalmente por que não causa nenhuma curiosidade, e sim um enfado sem precedentes!!! Realmente, não houve ponto nenhum de envolvimento. Por favor, essa é apenas a minha opinião e nada mais que isso!!! Abs!!