terça-feira, 16 de junho de 2009

FINALMENTE, UM CONCURSO

Bom, gente, tem um concurso saindo do forno! Com muito atraso, é verdade, com o bolo já queimando, mas tem. Lembra daquele famigerado concurso que premiava várias áreas (quase todas ocupadas apenas por blogs de homens) e destava uma categoria para a blogueira mais gata, gostosa, sexy, sei lá? Então. Eu e muitas blogueiras ficamos revoltadas. Não porque não fomos indicadas. Sei que é difícil acreditar, mas nem todas as mulheres do mundo sonham em participar de concursos de beleza. É incrível, eu sei, praticamente uma falha na nossa formação, mas há pessoas portadoras de vaginas que querem ser lidas e ouvidas pelo que têm a dizer, e não admiradas pelo seu teor decorativo. Tipo assim, há mulheres que querem ser tratadas como homens. Ó heresia! Mulher que quer ser tratada como homem? E a nossa femininidade, como é que fica? Ué, fica igual. Sermos tratadas com o respeito que merecemos não nos masculiniza. Só torna a pessoa que nos trata com respeito mais humana.
Por causa daquele famigerado concurso, decidi começar o meu próprio. Pedi pra vocês indicarem seus blogs e posts favoritos. Isso foi em março. Ou fevereiro? Só sei que faz tempo pra caramba. Aí eu fiquei esperando por um selinho. O maridão tentou fazer um, ficou horrível, e ele não tentou de novo. Recentemente recebi outras propostas, e taí o que a Cynthia elaborou tão gentilmente. Vamos fazer o concurso. Este é apenas o primeiro e, por isso, imagino, será o mais improvisado. Os próximos serão melhores. Eu gostaria de promover um por mês. A ideia não é bem competir, mas divulgar blogueiras e textos que talvez não sejam tão conhecidos. Até porque não tem prêmio nem nada, só selinho, mais leitoras(es), e reconhecimento. Opa, até que não é tão ruim!
O critério para essa primeira etapa do concurso foi simplesmente indicação. Concorrem as blogueiras que indicaram um post específico de um blog (delas próprias ou de outra blogueira). É muito difícil comparar blogs tão diversos, que tratam de tudo quanto é assunto. Portanto, vamos começar com posts. Houve gente que indicou blogs, mas não um post específico. Por favor, pra próxima vez (mês que vem, espero), mandem nomeações pra um post só, não um blog. E prefiro que vocês escolham o post que mais gostam. Acho mais democrático. Digo isso porque, quando indicaram um post meu pra um concurso, escolheram um que eu não achava representativo do bloguinho. Achava batido, até (era sobre o Oscar do ano passado). Falando em desatualizações, alguns dos posts indicados aqui são do ano passado. Mas não são sobre um tópico pontual que só valia naquele contexto. Pro próximo concurso, gostaria que vocês indicassem posts mais recentes. Mais pra frente, quando houver várias indicações, eu divido os posts por categorias.
Outro problema é de logística. Eu não sei como colocar link nas enquetes. Já tentei várias vezes e não consegui. Então vai ficar apenas este post aqui, com todas as indicações e links, e a enquete no canto superior direito do blog até o final de junho. Pode ser? A vantagem é que, nesse esquema, só dá pra votar uma vez por computador, ou pelo menos por navegador (acho que entrando pelo Mozilla, Explorer e Google Chrome, dá pra votar três vezes). Já vi concursos onde o link estava na própria enquete e dava pra votar quantas vezes a pessoa quisesse, o que é bem chato. Conto com vocês para divulgarem o concurso e, claro, pra promoverem outros concursos e divulgações de blogs escritos por mulheres. Afinal, os blogueiros homens (muitos dos quais eu admiro) já têm os seus concursos, com os seus júris masculinos e suas indicações masculinas, onde blogs de mulheres parecem ainda valer apenas pelo seu potencial decorativo. Vamos mostrar que somos mais que rostinhos lindos e delicados.
As indicações deste primeiro concurso são essas, em ordem alfabética:
Bru, da Verdade Inversa, fala sobre como é ser anti-convencional em "Confissões".
Carol, da Menina Má, fala sobre a importância de Dona Leopoldina em "Então tá que foi o D. Pedro".
Cris, do Interpretar, escreve sobre um grande erro da Igreja em "Crueldade".
Daniela, do Histórias de Menina, escreve sobre aceitar o seu cabelo em "Menina vai pra guerra".
Donna, do Conjunções e Advérbios, escreve sobre a impressão de não ser igual em "Imutavelmente Diferente".
Inali, do Experiência Diluída, escreve sobre correntes preconceituosas em "Emails preconceituosos, apago e quebro a corrente.
Jaque, do Bom Pra Você, escreve sobre um jovem chamado Marco em "As dores propositais que só ele sente".
Malu, do Demônio do Meio Dia, fala sobre lutar pelo que acreditamos em "Seja benvinda".
Nessita, do Diário Não Oficial, escreve sobre as histórias de vida em "A vida não é filme".
Paula, do Mais um Palimpsesto, escreve sobre repressão policial a uma manifestação em Porto Alegre em "Rasgaram a Constituição".
Somnia, do Borboleta Pequenina na Suécia, escreve sobre como é deixar o filho na creche em "O primeiro vôo do anjo".
Srta T, do Calma que Fica Pior, escreve sobre não gostar de natal em "Como todo moderno, eu odeio natal".
Agora é com você. Leia os posts, vote aí ao lado (no seu post favorito entre esses doze, não no blog favorito, ok?), divulgue o concurso, e indique outros posts pra próxima etapa. E por favor, minhas talentosas designers, mandem mais sugestões pros próximos selinhos. Vamulá! Let's get this show on the road (vamubotáesseshownarua?).

39 comentários:

Amanda Lourenço disse...

Oba! Um monte de coisa legal pra ler!

Tina Lopes disse...

Ah, Lola, eu vi o título no meu blogroll e pensei que fosse um concurso pra você fazer numa universidade. Bem. Vamos aos links e às leituras, então. Bjk.

lola aronovich disse...

Ah não, Tina! Isso é outra história. Na realidade, eu me inscrevi prum concurso na Universidade Federal do Ceará, que parecia um sonho: é pra Literatura, quatro vagas, em Fortaleza, e não exigia graduação em Letras. Mas tinha que ter doutorado. E eu só defendo a minha tese na sexta (e a inscrição vencia dia 9, dez dias antes). Eu me inscrevi, paguei, mandei toda a papelada, mas a inscrição não foi aceita. Vamos torcer pra que eles reabram o concurso pra mestre. Eu quero muito tentar esse concurso!

Carol S. disse...

Eu me alembro que tinha indicado uma blogueira. Mas ela não consta nessa lista, magoei.

Anônimo disse...

Poxa Lola, que difícil escolher só um...
Leah

lola aronovich disse...

Carol, teve uns 15 blogs que foram indicados, mas sem a especificação de um post só. E é como eu disse no texto: não me sinto à vontade pra escolher o melhor post (ainda que recente) do blog de alguém. Se já é difícil pra própria blogueira decidir, imagina pra quem é de fora... Por isso, só incluí no concurso quem indicou um POST, não um blog. Mas não magoa não, Carol. Indica de novo, desta vez escolhendo um só post. Pode indicar aqui, neste espaço mesmo. Já coloco pro próximo concurso.

Danda disse...

Quando que era pra indicar? Te leio todos os dias e perdi essa... =(
Não pode votar em mais de uma não? Gostei muito de vários posts, me deu oportunidade de conhecer blogueiras novas. Parabéns pela iniciativa!

Suzana Elvas disse...

Quando que era pra indicar? Te leio todos os dias e perdi essa... =( [2]

Srta.T disse...

Putz, nem lembrava mais... e nem tinha mais relido meu post, bateu uma saudade violenta do meu avô.

lola aronovich disse...

Viram só, ó infiéis? (isso tem acento ainda?) Se vcs não apenas acompanhassem como registrassem o que leem aqui no bloguinho todo dia, se lembrariam dos três posts que coloquei falando do concurso (todos estão linkados aí no post). Mas tudo bem, isso tudo foi em março, faz tempo. E também não deixei hiper duper totalmente claro que era pra indicar. Pro próximo concurso farei mais de um post convocando vcs a indicarem posts, tá? Aliás, podem começar já, se quiserem. Planejo fazer um outro concurso pra meados de julho. Mas mais pra frente eu falo de novo.

Blog Dri Viaro disse...

Conhecendo o blog e desejando boa semana
bjs

aguardo sua visita :D

Daniel M. S. disse...

Eba, adoro essas listas de concursos porque sempre é cheio de coisa interessante pra ler...
Só tenho medo da votação, sou a criatura mais indecisa do mundo, escolher um é quase impossível... Mas vou tentar o/


Bela iniciativa, gostei muito ^^

Cris disse...

Lolinha, pensei a mesma coisa que a Tina Lopes. Vou ler os textso e votar depois.
Vc vai escrever sobre a bomba que jogaram na passeata de SP? Até que ponto chega o preconceito...
beijos

disse...

Amanhã passarei o dia lendo esses textos. Até porque estou precisando de material para um trabalho de cena. Quem sabe não pinta por aqui???

E gostaria muitissimo de receber uma indicação na proxima vez. O que preciso fazer???? Quero ganhar esse selinho aí.

Beijos

Srta.T disse...

Lola, tô jantando agora e nem lembro mais o que comi no almoço. Como você espera que eu lembre... eita, que é isso no meu prato?

Túlio disse...

Lola, pq não tem nenhum post seu?

Puts, fiquei em dúvida entre dois post. Vamo que vamo.

astrocat disse...

nossa, Lola, adorei essa indéia! já votei!

Anônimo disse...

ah, faltou a marjorie aí!
Lola, você vai dar um seminário na facul que eu estudo (Ielusc), né?
Espero ter dinheiro pra fazer.
Agora vou ler os posts, depois eu voto.

beijo

lola aronovich disse...

Cris, pois é, vi isso da bomba que jogaram na Parada Gay de SP, fiquei horrorizada. Não terei tempo de escrever sobre isso, mas espero que encontrem os criminosos. E que isso não se repita em nenhuma outra manifestação (inclusive na que vou participar, em Joinville, no final de junho).


Rê, pra participar é só selecionar um post de um blog e indicá-lo. Talvez, mais pra frente, a gente tenha um júri pra “filtrar” os melhores entre os indicados, mas por enquanto, quem indicar/for indicado tá dentro.

lola aronovich disse...

Túlio, não tem post meu no concurso porque eu que estou organizando. Não acho ético. Espero que outras blogueiras organizem concursos também, e assim eu possa participar.


Kori, ah, faltou um monte de gente! Mas éque eu não indiquei nenhum blog. Só coloquei no concurso quem foi indicada. Aliás, quem indicou POSTS, não blogs.
Vc estuda na Ielusc? Pois é, estou oferecendo um seminário aí. Depende do número de inscritos pro curso abrir. Tomara que dê certo.

Mari Biddle disse...

Obaaaaaaaaaaaa! Vou ler demais da conta! E adicionar novos blogs aos meus Favoritos.
bjim Lola.

Amanda Lourenço disse...

Ja votei tbm. Aproveito pra te convidar, Lola, e seus leitores é claro, pra ler meu ultimo post sobre machismo na França. Eh estranho, sempre quando toco nesse assunto (que não é tão recorrente no meu blog) ninguém comenta!

http://portedoree.blogspot.com/

Isso não é uma inscrição pro proximo concurso não, depois vou procurar um post pra me inscrever!

Experiência Diluída disse...

Opa! Vi a noticia agora! Que bom que voltou Lola!
Só me ensina depois a colocar o selinho que eu n sei como que faz...Ok?
Beijão Querida!

... disse...

oba! muitos textos de colegas pra ler!
;)
beijos,lola

Suzana Elvas disse...

Ah, comofas? A gente indica post por e-mail ou aqui mesmo?
Bjs

lola aronovich disse...

Gente, pode indicar aqui mesmo os posts pro próximo concurso (um por blog, please).
Alguns links pros blogs (não pros posts) estavam com defeito, agora já consertei. E aí, gostando dos textos?

Carla Fernanda da Silva disse...

Vou indicar dois:

Aquário - já que muitos peixes morrem lá
http://sobrecoisaselugares.blogspot.com/

e Ensaio da Noite: Personalidade?
http://www.descoisando.blogspot.com/

Beli disse...

Indicando:

Carla Fernanda escreve em www.escritadesi.blogspot.com (Autoficção)e o post indicado é 'Novos Traços': http://escritadesi.blogspot.com/2009/05/novos-tracos.html

Carla Fernanda da Silva disse...

Olá
http://www.clionocio.blogspot.com/
Não estou indicando para o concurso, pois este é um blog colaboativo que propõe a discussão sobre o corpo, e além de discutir os preconceitos que 'ainda' teimam em existir, entender como pensamos o CORPO no cotidiano, filosoficamente, na arte, na história...

Anônimo disse...

Nossa, quantos posts legais. Tô feliz que o concurso saiu, yay!

Meu voto vai para a Daniela, com "Menina vai para a guerra".

PS -- ei, posso fazer o selinho da próxima edição? Deixa, deixa?

Anônimo disse...

Ah, indicação pro próximo prêmio: http://ebompraquemgosta.wordpress.com/2009/06/16/gravidez-indesejada-e-aborto-em-caso-de-estupro/

Somnia Carvalho disse...

putz Lola!

eu li ontem os títulos dos posts atrasados e achei que era sobre um concurso pra voce prestar... dai pensei em voltar na leitura hoje e vi que se trata do concurso das vaginas mais inteligentes... ups!

adorei voce ter conseguido fazer sair do papel!

estou começando a leitura para conseguir votar a tempo!

legal mesmo e convideu minhas leitoras a participarem nas proximas seja votando ou indicando!

beijocas!

ah! nao que eu nao preste atencao, eu presto! eu leio com o maior interesse, mas eu devo ter alzheimer precoce... a facul é de letras que ce ta fazendo ne? não sei porque me deu branco com pedagogia! que idiota!

Unknown disse...

gosto desse post da minha filha:
http://brochurasdeumamenina.blogspot.com/2009/04/enquanto-casos-de-feminicidio-pipocam.html

Carol S. disse...

Liguei os pontinhos e entendi. De fato provavelmente eu não indiquei post espefífico. Mas ainda volto e falo-ei, haha

Somnia Carvalho disse...

oi Lola, eu de novo!

Gostei muito do texto da Daniela e acho que o concurso ja ta valendo porque faz a gente conhecer blogs e gente nova!

pensei uma coisa a partir das suas sugestões para os proximos: eu gostei muitos dos textos, mas como vc mesma disse é dificil escolher entre assuntos tão diferentes. Imaginei que se voce criasse a cada concurso um tema. Tipo: mes que vem fosse posts que tivessem a ver com sei lá, tv e mídia, no outro fosse, mulheres modernas, ta ta ta...

me parece que assim a gente conseguiria comparar um texto com outro... nesse o meu voto fica mais para o assunto que achei mais legal, nao exatamente para o melhor post, porque ha varios bons... sei la, so uma ideia!

preciso melhorar! rs...

Christina Frenzel disse...

Oba, vários textos legais para ler!!!
Vou dar uma conferida e depois digo para quem vai o meu voto!

Beijos e valeu pela iniciativa

Giovanni Gouveia disse...

Todos são tocantes, mas o post "O primeiro vôo do anjo" me tocou mais, porque eu que tive minhas tremedeiras, insônia e dor de barriga ao levar meu filho, Danton, pro primeiro dia de aula e fui buscá-lo ao final sendo recebido por um maravilhoso sorriso e um ecoante "PAPAAIII"...

disse...

Oie, eu de novo.
Acabei de fazer um post de divulgação do concurso lá no Pequenos Fragmentos de Luz.
Peguei emprestado o slogan do selinho para ilustrar e tb seu banner devidamente 'linkado'.
Espero que seja um sucesso. Melhor... já está sendo, não é?
Veja lá se expliquei tudo direitinho e se quiser fazer alguma alteração é só me avisar!

Queria aproveitar para indicar um texto para o mês que vem:
http://sabortangerina.blogspot.com/2009/05/eu-nao-amo-ninguem.html
Esse com certeza e devida autorização entrará em meu projeto de cena (ainda nem falei com a autora....rsrsr). Ele é irresistivel.

Beijos e sucesso sempre

Maíra Teixeira disse...

Adorei ver o blog da Bruna indicado Lola. Tens ótimo gosto. Bjs.