terça-feira, 13 de julho de 2010

A INTRÉPIDA CAÇADORA DE TRAÇAS

Eu no meu escri quase pronto. Em algum canto das paredes e estantes as traças se escondem...

Aqui na nossa casona em Fortaleza tem muita traça. Em Joinville também tinha, mas lá era úmido, e aqui não, então não sei qual a explicação. Quando o nosso ótimo pedreiro estava fazendo as reformas, ele, experiente, disse que nunca viu tanta traça quanto aqui. A gente chegou à conclusão que só pode ser a tonelada de caixas de papelão que vieram na mudança, por conta da minha mãe (o placar ficou assim, sem exagero: caixas minhas e do maridão, 15 x caixas da minha mãe, 45. Desnecessário lembrar que o matricídio passou pela minha cabeça quando vi os carregadores deixando as caixas na sala, muitas das quais ainda estão lá, após cinco meses).
As traças que temos não são voadoras. São aquelas nojentinhas que parecem um casulo, mas que se mexem, e tem uma cabecinha na ponta. E elas comem papel e tecido. Não penso muito nas minhas roupas, mas ai das traças se chegarem perto dos meus livros!
Numa rápida pesquisa na internet, vi que uma traça pode viver quatro anos. Sim, tava escrito anos! Vê se há justiça nesse mundo?! Uma traça vive mais que bichinhos peludos e fofinhos como coelhos e hamsters, e a mesma eternidade que aquele inseto inominável que não tem na Suécia. Não entendi se as traças cascudas estão num estágio antes de virarem voadoras, mas sei que elas já são exímias devoradoras dos meus livros em qualquer grau de evolução. Li também que, pra afastá-las, é bom colocar folhas de louro. Minhas dúvidas (razoáveis, a meu ver) são: 1) afastá-las pra onde? E 2) e se de repente louro afasta traças, mas atrai outro tipo de inseto ainda mais asqueroso?
Então minha vida tá complicada no momento, e estou numa cruzada contra as traças. Sou eu contra um exército interminável. Cada vez que vejo uma traça numa altura que posso alcançar, eu a caço. Como realizo tal façanha?, você pode querer saber. Bom, eu peguei um papel contact que veio na mudança (era do maridão, imagino), e que não tem muita cola faz tempo, e o cortei em dezenas de pedacinhos. Em cada pedaço eu grudo uma média de trinta traças (como você pode ver nas duas fotos que o maridão tirou). Quando o papel tá bem cheio e não dá mais pra pegar nele sem encostar em algum inseto, eu faço um embrulhinho e jogo fora, imaginando que, pra uma traça sair de onde está grudada, embrulhada e no lixo, tem que ser um Houdini. Às vezes, porém, antes do embrulho, várias traças menos coladas conseguem fugir. E lá vou eu caça-las de novo. Meu gatinho Calvin reclama que não estou lhe dando a devida atenção.
Mas, claro, não adianta eu passar meus dias com papelzinho contact na mão, porque não é todo mundo aqui em casa que nota. Por exemplo, ontem falei pro maridão:
- Tô preocupada com as traças.
- Ah, minha paixão! Você se preocupa com elas! E as pessoas ainda ficam falando que você não tem coração! Não sabem o que dizem! Olha, nem São Francisco de Assis, viu?
Odeio o maridão. Odeio as traças.

40 comentários:

Ághata disse...

Você enrola as coitadas em papel contact?
Ai, tadinhas...

Rita disse...

HAHAHHAHAHAHA!! Desculpa, Lola. Sinto muito por seu sufoco. Mas que tá engraçado, tá.

Boa sorte.
Bj,
Rita

lola aronovich disse...

Que bom! Fico feliz em saber que os comentários não sumiram!
É que semana passada eu, sem querer, publiquei este post sem estar pronto (ou seja, minimamente revisado e com fotos). Então o tirei do ar, e agora coloco de volta. Eu tinha copiado os dois comentários pra colocá-los de volta. Mas não precisei, eles estão aqui.
Bom, fico no aguardo de conselhos, simpatias, e elogios ao meu lindo escri. Porque tá lindo, né?
Essas são as estantes de que já falei aqui e, talvez, em menor escala, aqui.

Roberta disse...

Então cola o maridão no papel contact tbm uai :D

Umrae disse...

Uma má notícia para você, Lola: traças SÃO o Houdini.
Em vez de tentar matá-las de fome /asfixiadas no contact vagarosamente, esmaga essas pragas de uma vez (e tem que esmagar bem esmagado, porque senão você acha que elas morreram mas, quando você sai de perto, elas voltam a andar, igual barata).
Sem contar que se essa variedade não nativa da região que você transportou nas caixas e introduziu no ecossistema local chegar viva ao depósito de lixo e conseguir se soltar lá, com a grande disponibilidade de comida e abrigo, vai se reproduzir descontroladamente e você terá causado uma catástrofe ecológica!
MWAHAHAHAHA!
(Modo Teoria do Caos off)
Boa sorte. Considere chamar um dedetizador.
Bjos

aiaiai disse...

Puxa, Lola,

sempre achei que vc era uma defensora dos animais...enrolar as traças em papel contact é de uma crueldade...faz mais isso não.

Sou totalmente a favor de combater pragas dentro de casa, afinal, não dá para viver com elas, mas não precisa de crueldade. Até porque esse seu método não vai adiantar nada.

Acho bem melhor vc achar um jeito de matar todas logo de uma vez. Procure um especialista porque vc vai precisar. Se vc deixar, elas vão tomar conta da sua casa.

E reze para não aparecer nenhum troll vegan aqui...kkkkkkkkkkkk

Michelle disse...

olha, é uma sacanagem esses bichinhos!!! na minha casa tb tem bastante, mas ao contrário do seu escritório (lindo!), não tenho muitos livros. uma vez, nessas revistas de (f)utilidades femininas, tinha visto algo como colocar saquinhos de pano com cravo perto de onde ficam muitos papéis pra evitar as benditas traças. queria te mandar o link, mas sabe como é, faz um tempo isso e os sites de revistas só guardam artigos novos... bjo e espero q vc acabe com as chatonildas antes q elas acabem com seus livros!

aiaiai disse...

totalmente fora de assunto, mas muito importante.

vocês sabiam que este ano temos que levar dois documentos para votar??????

É...O TITULO DE ELEITOR AGORA É OBRIGATÓRIO!!!!

A partir dessa eleição (2010) o eleitor terá que apresentar dois documentos quando for votar no dia 3 de outubro: o título de eleitor e a identidade oficial com foto.

QUEM NÃO TIVER, NÃO VOTA!!!!


Quem perdeu o título, pode pedir segunda via até 23 de setembro.

Umrae disse...

Fui pesquisar um site sobre traças para ver como eliminar e olha a frase que estava lá:
"São muito ágeis e escondem-se rapidamente em frestas de móveis, armários, rodapés e caixas, sendo este último, o principal veículo de dispersão da praga, levada junto a livros e utensílios domésticos em mudanças."
http://www.fazfacil.com.br/saude/tracas.html
Engraçado que, nessas dicas caseiras, vi o povo recomendando colocar louro, pimenta do reino, cravo, salsinha, hortelã, polvilho... Desse jeito vai é temperar tudo para elas comerem!

Lord Anderson disse...

Se a Lola me permitir, tb faço um off pq é importante:

E toda comoção não adiantou nada; Roman Polanski não vai ser extraditado para os EUA:

http://migre.me/WCvM

Arashi disse...

Ai Lola! Insetisan na ideia, senão você vai enlouquecer. Sério! As traças atacaram o armário lá de casa e acabaram com várias peças de crochê de barbante que minha mãe tinha feito, inclusive um tapetinho do Bambi que era da minha irmã - até hoje ela resmunga por causa disso. E foi coisa rápida, que aquele armário não levava vinte anos pra ser limpo não. Sério, chama 'os homi'. Traça é igual barata, nem de longe só tem aquelas que a gente vê.

Anália disse...

Traças são terríveis... Eu sinto dizer que as mando descarga abaixo... Tb sou louca pelos meus livros. Nunca tinha ouvido falar de louro para afastar, costumo usar cravo.
Bjs,
Anália

olhodopombo disse...

segundo a minha professora de Conservação do curso de Museologia da UFRB, em todos os lugares de clima tropical tem traças e outros insetos xilofagos, e é mesmo uma batalha grande para destrui-las.pois as larvinhas se reproduzem e crescem com uma rapidez incrivel.produtos quimicos exstem no mercado para os devidos bichinhos, mas é a prevensão o melhor remedio.

Carla Mazaro disse...

Ficou mesmo muito linda sua estante... qdo eu tiver uma casa vou querer ela pra mim!!!
HAHAHA o maridão me mata de rir!! Francisco de Assis... HAHAHA
Vc coloca louro em volta do seus livros pra afastar elas de lá... agora se elas vão parar na seu guarda roupa ou na cama, não é importante. O importante é proteger os livros!

Unknown disse...

Só rindo mesmo do seu maridão...

Totalmente off-topic: não sei se circula aí em Fortaleza o jornal EXTRA. Hoje este jornal trouxe a seguinte manchete na capa: "as mulheres estão no poder e Eliza está morta."(dá pra ver no link:http://extra.globo.com//_img/capas/capa.asp). Fala de como decisões de mulheres repercutiram na morte desta moça.Acho q este assunto daria pano pra manga aqui no blog, não?
abs

Ághata disse...

É, seu escritório é lindo mesmo! (E tá tão limpinho, esse branco de titânio...)

Koppe disse...

Eu também tenho problema com elas, principalmente porque coleciono revistas em quadrinhos. As que eu consigo pegar eu jogo no quintal, longe o suficiente pra elas viverem e não voltarem mais. E haja naftalina! Um tempo atrás tinha gente que não conseguia ficar muito tempo no meu quarto por causa do cheiro de naftalina no ar. Reduzi um pouco, mas não tudo. É o jeito mais prático...

Luma Perrete disse...

Aqui em casa a gente sai amassando as traças todas vez que vemos uma na parede hahaha

Margot disse...

off topic - olha que coluna lamentável http://wp.clicrbs.com.br/paulosantana/2010/01/25/epidemia-
de-pernas-grossas/?topo=13,1,1 Tbém né, o q esperar do demente do Paulo Santana???

BTW boa sorte eleiminando as traças, pelo menos não são baratas...

BTW2 adorei teus posts copa do mundo concordei 100%!!!

Besos!

=Maíra= disse...

Lola, checa com seus vizinho se o mesmo acontece no apto/casa deles. Aí vocês podem contactar o síndico ou a prefeitura e pedir por um espacialista. MInha profa fez isso com os cupins na casa dela. O cara que for até aí descobre a "casa subterrânea" dos bichos e faz a dedetização. Boa sorte!

MegMarques disse...

Louro, cravo e outras soluções caseiras vão afastar as traças mas por pouco tempo. O melhor mesmo é inseticida.

Lucas Vasconcelos disse...

Achei fofo seu escritório!!!

Regina Passos disse...

Você conseguiu eliminar as traças?
Estou sempre viajando e quando volto a casa tem um monte de traças pelas paredes.
Faço faxina, ponho naftalina nos armarios mas nas paredes não consigo eliminar.
Me ajude por favor.

lola aronovich disse...

Não consegui eliminar as traças não, Regina. Mas tb não testei todas as propostas das leitor@s. Reconheço que elas diminuiram bastante depois que as caixas de papelão da mudança saíram daqui. Mas ainda há várias traças. Todo dia pego algumas. Imagino que o jeito seja detetizar a casa mesmo, e estou pensando no assunto. Mas tenho dois gatos, fico com medo por eles...

Luis Soares disse...

Estou com o mesmo problema. Hoje, por exemplo, eu e minha filha acordamos às 7 da manhã e saímos à caça das "inevitáveis". Destruímos uma grande e uns 15 casulos: esmago bem as ditas num papel higiênico e depois jogo no vaso sanitário, como uma m. De fato, não sabemos mesmo o que faze, a não ser ficar nessa caça paranóica e louca. Te entendo muito bem e não te acusaria de desumana ou politicamente incorreta. Os politicamente corretos que vão às favas, ou viver junto às traças. Abraços em voce cá de longe de Belzonte.

Anônimo disse...

Eu também estou na luta contra as traças. É a minha psicose da semana. Imagino que elas sejam imortais, pois quando tiro uma da parede, logo vejo que aparecem outras, e sou eu sozinho para guerrear contra este exército.
Jogo todas no vaso sanitário, e só hoje já tirei mais de duzentas daqui de casa.
Vou tentar usar inseticida amanhã. Se bem que hoje apliquei SBP e aparentemente nada aconteceu.
Minha casa está infestada!!!

Anônimo disse...

E... quem é o cara da foto, todo enrolado e com um baita cadeado???/////////////////////////////////////

Unknown disse...

Olá L-ola!

Foi pesquisando sobre essas pragas que achei deu blog e não pude deixar de ler o artigo.

Sou super chata com limpeza, minha casa é toda branca, bem areijada e nem está com todos os móveis ainda mas, mesmo assim, de uns dias para cá essas coisinhas nojentas vêm aparecendo....constantemente.

Achei uma na mangueirinha do chuveiro do banheiro. Não sabia se ria ou se chorava.!! rsr!!

Mas não desistirei da luta contra elas e se for preciso...mando dedetizar o ap.
Como foi dito abaixo, pelo menos NÃO são baratas!!! Nem posso imaginar...meu chão alvo, com aquele bicho rubro negro (sem nehuma menção ao flamemguistas, hein!) passeando sobre ele!!

Seu escritório tá lindo.
Ainda vou montar o meu!!

Beijos......
Magda Lisboa - S.Gonçalo - RJ

Michelle disse...

amiga estou passando pelo mesmo problema c as traças. vim de uma cidade fria para uma cidade quente. qdo vi esse bicho nem imaginava o que era, até achar seu blog. obrigado.

Unknown disse...

menina, achei que quem vivia sufocada com tantas traças era apenas eu e meu marido!
Ele já virou assasino de traça! Já adquirimos 04 armas para matá-las. Uma pedra, um vidro, um cabo de escova e um puxador da porta do guarda-roupa que estragou.Aqui em casa está fora de sério! AS vezes estou ocupada e ouço: MEU DEUS OLHA SÓ são filhotes e começa a matança. Meu maridão diz que elas choram, as mamães traças morrem dizendo a d e u s ..piiiiiiii

sueli disse...

Estou desesperada minha casa tambem esta lotada de traças. Não sei mas o q fazer.

sueli disse...

Estou preocupada com tantas traças que estão aparecendo aqui em casa.

Iva disse...

Oi Lola! Fui procurar respostas para minha perguntas sobre traças e me deparei com seus blog, menina não sabia que a praga era tão devassadora assim, vou me deter um pouco mais na destruição delas....
To preocupada inclusive, pq com essa proibição das sacolinhas em Supermercados,com certeza as caixa de papelão terão uma circulação maior... Um abraço e Boa Sorte para nós simples Humanos......kkkkkkkkk Ivanir

Carol Campregher disse...

"tou" aqui na internet pesquisando como acabar com as traças daqui de casa, cai nesse post e, adorei! :)

blog da maria disse...

Amei o post ri bastante!!!
Mas devo dizer que as traças estão em todo lugar e morro de medo delas entrarem em meus ouvidos, só de pensar não durmo....
Tenho 5 gatos e não coloco veneno, também por ter minha mãe acamada.
Qto as caixas de mudança...rs um dia acabo com elas, e todos os papeis e livros encaixotados.Mas a casa já possuia traças quando entramos....nunca vimos isso, desta maneira....enfim se alguém souber mais alguam coisa alem do louro da pimenta e da naftalina me conte....bjs e parabéns pelo escritório!

Mente Hiperativa disse...

Mata tudo que for traça mesmo, mata. E se alguem tiver pena você faz um embrulho pra presente e manda pelos correios rsrsrrs.

Bjo

Anônimo disse...

Nossa, não sabia que era tão comum esse problema com traças. Já contratamos uma empresa especializada e essas pragas não desapareceram totalmente. Raramente vejo um casulo, mas agora encontro diariamente umas traças rastejantes e nojentas (parecem uma lacraia). Vamos tentar a desinsetização novamente... Boa sorte a todos!

Ellen disse...

Lola, tambem fico doida com as traças e como vc só eu vejo e saio catando, por coicidencia eu tb uso quase o mesmo recurso pq aqui da muitoooo sei lá pq, mas papel contact ou durex largo, só q não faço rolinho eu dobro colando durex com durex ai elas não saem, pelo menos espero.
Se souber de algo q realmente funcione te aviso!
ah... tem um veneno caseiro com alcool, louro, nafitalina e cravo da india q secam elas porem precisa ser jogado em cma delas ....
abraços!

Ellen disse...

Lola, tb faço isso, porém eu grudo durex com durex/ ou contact com contact para elas não sairem e morrer....
Tem um veneno caseiro q usa alcool, folhas de louro e cravo da india, esse mata masse jogar em cima da traça,
bj

eloisa bascheira disse...

Lola, aqui em casa sempre tinha umas e outras, mas depois duma reforms que eu e meu marido fizemos as traças estão se multiplicando, e olha que eu não descuido... esses dias meu marido abriu uma caixinha de tomada para uma manutenção e para nossa surpresa estava cheia de traças eu quase tive um enfarte e minha forma de elimina-las é quando estou com muita raiva delas eu as amasso nos dedos elas simplesmente dissolvem mas quando estou com nojo jogo no vaso sanitário e dou a descarga, até agora tudo que já tentei não é suficiente para acabar com elas !!!