domingo, 18 de julho de 2010

LINKS E NOTINHAS NO DOMINGÃO

Congresso argentino, julho de 2010.

Ressaca da Copa do Mundo? Ah, eu sei que eu tô. Então, se você tá aí de bobeira, sem fazer nada (eu te invejo! Nem sei mais o que é domingo sem trampo! Muito trabalho e nenhuma diversão fazem da Lolinha uma bobinha), que tal dar uma olhada em alguns textos interessantes? Eu gostaria de ter falado sobre esses temas aqui, mas não tive tempo. E, após ler alguns posts, pensei: por que vou falar neles se teve gente que já falou, e falou muito melhor do que eu?
O primeiro texto é em relação a um fato inédito na América Latina: a Argentina aprovou o casamento gay! Isso merece muita comemoração. Não foi uma vitória fácil, mas, pelo menos, a partir de agora, um casal de gays ou lésbicas passará a ter os mesmos direitos que temos nós, héteros. Pode parecer incrível que, num mundo que se vangloriza tanto da sua igualdade para todos, gays e lésbicas sejam privados de seus direitos. A Argentina é apenas o décimo país no planeta a aprovar o casamento gay. O Thiago escreveu um excelente post sobre o assunto.
Aqui no Brasil, ano eleitoral não é época de políticos discutirem temas polêmicos, porque eles precisam de votos de todas as facções, inclusive as mais retrógradas, e têm de pisar em ovos. Mas um dos autores do projeto atual, o deputado José Genoíno (PT), tem fé que um projeto que legalize o casamento gay no Brasil possa ser aprovado na Câmara ainda este ano. Lembra quando foi apresentado o projeto de lei da Marta Suplicy, né? Quinze anos atrás!
Por falar em eleições, o Marcelo compara duas capas da Veja pra mostrar que a campanha que a revista faz contra o PT hoje é exatamente igual à que fazia em 2002. Que deve ser igual à que fez em 2006. Ah, e em 1989, 94, 98... E por falar em eleições e cultura gay, amei esse vídeo que o Vitor me mandou. “Venha logo também ser amigo do homem”. Adoro pessoas tão seguras, confortáveis com o que são. Sabe, esse é um dos motivos que a gente vai ganhar. Ou você consegue imaginar alguém do PSDB/DEM fazendo algo tão chique?
Tem uma notícia que quase me deixou com peninha do vice do Serra, Índio da Costa. Serra recomendou quatro livros para Índio: três escritos por ele, Serra, e outro que é uma longa entrevista com ele. Megalomaníaco, ele? E, pra terminar, parece que todo mundo detestou o logo da Copa 2014. Eu não tenho opinião formada. Não achei feio, apenas um tiquinho simples demais. O que adorei foi a reação dos reacionários de plantão, que cismaram com uma parte em vermelho e querem a bandeira do Brasil de volta. Ha ha ha, toda vez que leio coisas do tipo “nossa bandeira não é vermelha!”, eu tenho que rir, porque essa é a marca registrada de todo reaça sem noção. Mas sabe, os outros logos das outras Copas não são tão maravihosos assim. Ou são?

17 comentários:

lola aronovich disse...

Probleminhas técnicos: tentei colocar este post escrevendo diretamente no Word, sem passar pro Wordpad, porque o blogspot não permite textos diretos do Word. E alguns recursos se perdem quando copio do Wordpad pro post, como o strikethrough, por exemplo. Enfim. Fiz tudo bonitinho e pensei que daria pra publicar. E deu... no Firefox o post parecia normal. Mas, no Explorer, bloqueava o blog inteiro, como alguns de vcs podem ter visto! Então tive que refazer tudo. Agora tá tudo bem, certo?
Acostumem-se: meus posts nunca terão palavras ou frases riscadas. Chuif.

Luma Perrete disse...

Quem me dera eu estivesse de bobeira. Estou no trabalho. Estou trabalhando na parte de internet na campanha para reeleição de Marcelo Déda para governador de Sergipe. Hoje está tendo a primeira grande carreata e cá estou eu de plantão.
Por falar nisso, a campanha de Déda está bombando na internet. Por enquanto tem só o blog http://www.deda13.com.br/blog/ (estamos preparando o site) e as contas em várias redes sociais (Twitter, Facebook, Orkut, Flickr etc. Tem o link para todas no blog).
Inclusive o próprio Déda tem Twitter onde ele mesmo posta: http://twitter.com/MarceloDeda

Fiquei muito feliz com a notícia do casamento gay na Argentina. Tomara que sirva como um bom exemplo para aprovarmos no Brasil também (e não um exemplo danoso como um certo deputado disse: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/internacional/2010/07/15/argentina-e-exemplo-danoso-diz-deputado-brasileiro-autor-de-projeto-anti-casamento-gay.jhtm)

No Twitter vi um monte de gente comemorando (não vi ninguém contra, mas eu só sigo pessoas inteligentes, né).

Por falar nisso, sinto sua falta no Twitter, Lola. Temos muitas discussões boas lá e muita gente falando coisas interessantes.

Muito bom o vídeo do Dilmaboy!

Sobre o logo da Copa, tem muita coisa que ainda não está esclarecida. Pra começar o processo de escolha do logo que não foi nem um pouco transparente.
Eu não achei ele tão ruim, mas acho que está mal resolvido. Parece trabalho amador.

E te passo de novo o link do Manifesto Paulista: http://www.manifesto.rg3.net/
Já tinha colocado esse link no seu blog, mas não sei se você chegou a ver.
Dá vontade de fazer um texto gigante rebatendo cada trecho do absurdo que é esse manifesto: http://www.petitiononline.com/estadosp/
Mas eles não estão sendo preconceituosos, é só a opinião deles, né?


Ah, Lola, você pode formatar seus posts usando html. Não sei como é o painel de edição do Blogspot, mas deve dar para você colocar html. Para riscar um post é só colocar < strike>o texto que vai ser riscado< /strike>. (sem o espaço depois do <).

Valney.gama disse...

Mas me diz se essa logo não é infinitamente superior.

Sobre os problemas em digitar textos no blog, recomendo o uso de uma aplicação voltada para isso, como o Windows Live Writer e o Zoundry Raven (recomendo esse). Perguntei a Deus sobre editores para blogs e ele me retornou com essas indicações, neste link (e ainda disse que eu escrevi 'editorse'. Pode isso?)

Vitor Ferreira disse...

Lola, tomara que mais paises sigam os passos da Argentina. Infelizmente nao consigo ver o Brasil fazendo o mesmo ainda esse ano. Um pais que nao consegue nem tornar a homofobia crime, nem discutir casos como a legalizacao do aborto, entre tantos outros. Fica dificil.


Valney, essa logo que voce colocou link eh um redesign da logo da copa de 2010, da Africa do sul. Seria alvo de criticas tambem por nao ser nada original. E ainda tem detalhes da logo da campanha pela copa 2014, e da logo da copa de 2002. Entao, pra ser uma logo, tem detalhe demais. Ela em tamanho reduzido perde toda a legibilidade. A logo escolhida nao sofre desse problema, mas eh hedionda de tao horrorosa. Quando eu a vi a primeira coisa que me veio a mente foi o roubo da Jules Rimet.

E o videozinho que mostra o juri de notaveis que a escolheu (http://www.youtube.com/watch?v=u0qQJsBL2gI) ao fim mostra tambem o video institucional da logo. Tem varios defeitos ali, tem hora que a bola vira de volei, e parece que a mao vai cortar a bola.

Enfim, nao gostei nem um pouco dessa logo, eu, modestia a parte, faria melhor. Se de fato houvesse um concurso, divulgado, onde estudantes e profissionais pudessem mandar suas criacoes e um juri competente escolhesse, eu teria participado.

Mas agora que a desgraca ja ta feita, so nos resta tirar sarro mesmo: http://www.youtube.com/watch?v=HizDJJ4EKkE

Anônimo disse...

Sobre o logo da copa, não tenho opinião sobre o do Brasil. Na epoca( 2006), gostei do logo da Alemanha.Deu a impressão( pelo logo e slogan da copa- acho que o tema era amizade)- que eles queriam mostrar que são um povo amistoso, educado, bem diferente dos nazistas de 60 anos atrás. faz sentido. conheço a Alemanha,é um povo extremamente cordial, educado, amistoso, apenas mais formal que em oturos países.O logo deles de 2006 ficou perfeito, pq pelo menso rpa mim, ilustrou essa mudança na imagem que o mundo fazia deles. beijão

Kaká disse...

Eu não gostei dessa logo, só consigo ver o Chico Xavier nela. Acho que poderia sim ser muito melhor. :)

Alba Almeida disse...

Olá, Lolíssima,

... voltei, maravilha.
Estava morrendo de saudades.
É isso, beijos

Elaine Cris disse...

Também fiquei muito feliz com a legalização do casamento homossexual na Argentina (e boba que sou, surpresa com tantos protestos e tanta indignação dos que eram contra, como se fosse fazer diferença na vida deles).
Uma pena que até então apenas 10 países legalizaram a união. Torço pra que o mesmo seja feito aqui no Brasil e que esse país se torne cada vez menos preconceituoso, machista, moralista e "falso-liberal" (porque liberdade sexual, se depender dos moralistas e machistas de plantão, só pra homem heterossexual, casado ou não, nessa hora eles esquecem da própria "moralidade"...)
Sobre o logo da copa, ainda não tinha visto, mas achei legalzinho e do mesmo nível que o dos outros, apesar de ter achado o da África do Sul o mais legal de todos.

Bjus Lola

Cacá disse...

o da alemanha e o da áfrica do sul são lindos

aiaiai disse...

Para conseguir leis modernas e igualitárias no brasil a gente tem que pensar em quem vai votar para senador e deputado federal...com esse congresso que está ai não daria nunca. O lula disse claramente que era a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo. Mas nem levou ao congresso...o desgaste não valeria a pena.

VOCÊ JÁ SABE EM QUEM VAI VOTAR PARA SENADOR E DEPUTADO FEDERAL?

CherryBlossomGirl disse...

com a mão na taça, essa é a idéia do nosso logo! =)

Andréia Freire disse...

Sério?

Eu e meu namorado achamos lindo o logo! O mais original, sinceramente. O da África do Sul é lindo também.

**Dre** disse...

Adorei as atualizações de BRasil...obrigada! Mas eu gostei mesmo foi o seu comentário com os problemas técnicos cheio de termos técnicos!!
Dale mulherada tecnológica!

caso.me.esqueçam disse...

bom demais, neh? e bem aqui pertinho. fico feliz com essas coisas. nao eh a mesma coisa de se ter o casamento gay aprovado na europa. eh bem aqui do lado. que bom que alguem tah dando o exemplo!

Bruno S disse...

Discutir o logo da Copa??
Não acho que seja o melhor ou pior que os outros e depois que aparecer em um monte de produtos todos vão achá-lo natural.

E a parte de questionarem a presenã do vermelho parece tirada de um programa de humor.

E eu posso falar que a ressaca da Copa está bem grande. Depois de um mês rodando pela África do Sul e seus estádios, está complicado retomar a rotina.

Era interessante a preocupação de todo o povo sul africano em perguntar o que estávamos achando do país. Eles sentiam o evento da Copa como a oportunidade de se afirmar para o mundo como um país grande que superou o apartheid.

E se desculpavam sempre pelo frio, que diziam estar maior que o normal.

Lucas Vasconcelos disse...

Adorei o posicionamento da Argentina no que tange ao casamento gay. Espero que realmente esse projeto tenha repercussão na política brasileira e que aqui ele também seja legalizado.
Vou nem mentir que meu sonho é casar (*_*), ter filhos e dispor de todos os direitos que hetereossexuais têm!!

Anônimo disse...

Acho que só eu gostei do logo e achei mais bonito do que todos que já vi.

Gosto da simplicidade, das formas como se alguém tivesse feito um rascunho e parado por aí, porque ficou legal.