domingo, 11 de julho de 2010

FUTEBOLZINHO

Iniesta faz o único gol espanhol. Estava impedido?

Bem como eu havia previsto: o jogo pelo terceiro lugar seria mais interessante que a final da Copa do Mundo. Sério, Alemanha 3 x 2 Uruguai não foi muito mais jogo que o golzinho que a Espanha, só pra variar, precisou de quase 120 minutos pra fazer? Desculpa, gente, mas não consigo me empolgar com esse estilo espanhol de só tocar, tocar, tocar, e chutar a gol só de vez em quando. Tô com preguiça de checar, mas nos últimos quatro jogos a Espanha ganhou de 1 a 0. Acho que houve apenas um jogo na Copa que a Espanha conseguiu alcançar a extraordinária marca de dois gols (contra, hum, um timaço como Honduras). Eu sou da velha guarda que acha que futebol sem gol não tem graça. Imagino não estar sozinha nessa, já que toda hora divulgam estatísticas de média de gols por Copa (e este campeonato de 2010 foi o que teve a segunda pior média da história, 2,26 por partida, perdendo apenas para a Copa de 1990, da Itália). Não adianta passar bonito no meio de campo se não faz gol, como é a tática da Espanha (que marcou somente oito gols em toda a Copa, recorde absoluto em matéria de ineficácia). Na final, contra a Holanda, ela até tentou mais que em outros jogos, e quem brilhou foram os goleiros (de ambos os lados). Mas foi pouco. Foi um jogo chato, convenhamos, e bem sujo, com um monte de cartões amarelos (quatorze, recorde de todas as Copas). Pra mim, o símbolo do joguinho foi uma furada, primeiro por um jogador holandês, em seguida por um espanhol: cada um esperando o cruzamento na frente do gol, a bola chega, eles tentam chutar, e a bola passa por eles.
Com esses dois times na final, Espanha e Holanda, não dá pra dizer que a Copa foi boa. Não é um futebol bonito. Pode ser ofensivo, mas só no meio de campo. Não é eficaz. O melhor jogo, o mais emocionante, foi mesmo Uruguai e Gana, aquele em que Suarez defendeu com a mão. Alemanha e Argentina também foi um ótimo jogo – apesar do placar de 4 a 0 pra Alemanha, foi disputadíssimo, e as duas equipes jogaram bem, atacando sempre. Um dos lances mais marcantes de toda a Copa foi o frango do goleiro inglês Green, tadinho, contra os EUA. Culpa da Jabulani, na minha opinião.
Mas não houve um grande craque (pra mim, os melhores da Copa foram justamente os da melhor partida, ou seja, Fórlan do Uruguai, que ao menos foi um dos artilheiros, com cinco gols, e Gyan de Gana - opa, a Fifa elegeu Fórlan o melhor da Copa também! Parabéns, Uruguai!). E provavelmente o gol mais bonito foi mesmo o do Fórlan, ontem, contra a Alemanha, chutando de primeira. Torço pra que a próxima Copa, no Brasil, mostre um futebol mais envolvente. E que, até lá, todo mundo tenha se esquecido das vuvuzelas, pelamordedeus.

14 comentários:

aiaiai disse...

Concordo que a disputa do terceiro lugar foi muito melhor do que a final, mas, ainda assim estou muito feliz que a holanda não tenha levado a copa da áfrica do sul. primeiro porque seria uma ironia de mal gosto da história. Segundo porque esse time laranja é covarde e desleal. reclamam o tempo todo e batem o tempo todo.´Deve ser muito irritante jogar com esses caras, por isso estão saindo invictos da copa (eles só perderam na prorrogação, ou seja, no tempo normal continuam invictos).

craque da copa foi o forlan que, possivelmente e infelizmente, não estará em aqui em 2014. Mas fez história pelo futebol de seu país e da américa do sul.

gostei também que nesta copa o brasil ficou sabendo como os jornalistas da globo conseguem o que os outros não conseguem: eles pagam! Jornalismo desleal e covarde como a seleção vice.

outra coisa que gostei foi de acompanhar a copa no tuiter: é muito divertido e a gente fica sabendo de um monte de coisas que de outra forma não conseguiria saber. ADOREI!

agora, é esperar 2012 para ver as olimpiadas de londres.

Masegui disse...

Concordo em algumas coisas, principalmente quanto à Espanha não chutar a gol, uma falha séria. Também falta objetividade, eles costuram demais no meio.

Não houve impedimento no lance do gol. A TV não reprisou o primeiro lance e ficou claro que não houve irregularidade no segundo. Fiz questão de ver no site da globo a repetição do lance desde o início da jogada e não houve impedimento hora nenhuma.

Venceu o melhor futebol ou, para os mais exigentes, o menos pior.

Anônimo disse...

¡Viva España! :-)
Mônica

Claudia disse...

Concordo com voce, nao consigo entender toda a empolgacao com o time da Espanha. O jogo sim entre Alemanha e Uruguai foi emocionante e Forlan o melhor jogador do mundial (ganhou a Bola de Ouro da Adidas). Quanto as vuvuzelas, acredito que elas vieram para ficar!

Mariana disse...

Afff, também achei essa final a coisa mais chinfrim dos últimos tempos. Espanha pode ter ganho, mas vou continuar dizendo que é um futebolzinho chato, preciosista e engana-trouxa (principalmente os trouxas da imprensa, que não se cansam de puxar o saco dos espanhóis). Eu gosto de GOL, gente. GOL! Onde já se viu o campeão da Copa marcar só OITO gols durante o torneio inteiro?? Uó!

Mariana disse...

Tava torcendo pra Holanda, mas me decepcionaram com a quantidade de porrada distribuída. Ficou feio pra eles.

E pra quem fala de história, a Holanda como Estado foi um dos que mais condenaram o apartheid. Não dá para generalizar um país inteiro por conta da atitude de alguns descendentes... Se adotarmos esse critério, a Espanha nunca poderá ganhar na América Latina, já que os espanhóis do século XVI dizimaram as civilizações indígenas.

Voltando ao futebol, concordo que Alemanha vs Uruguai foi muito mais jogo! E que venha 2014, com mais futebol e menos vuvuzelas!

Wan disse...

Olá Lola,

Senti um certo pesar por ser a 3ª vez que a Holanda ficou em segundo lugar em Copas.

Merecida a vitória dos espanhóis, apesar de eles terem um ótimo toque de bola, não são ousados e chegam pouco no gol!

¡Viva España! :-)


Beijo!
http://escrevalolaescreva.blogspot.com/

Kaká disse...

Também achei o jogo de ontem muito melhor. E o Forlan foi eleito o melhor jogador da copa.\o/ Acho que isso diz alguma coisa: como assim o melhor jogador da copa não estava na final?
Anyway, foram 14 cartões amarelos (9x5 para Holanda) e um vermelho nessa final chatinha. Confesso que esperava mais.
Contudo, eu achei a copa divertida. Além desse jogos que vc mencionou, eu gostei de Inglaterra x Alemanha (que mesmo perdendo de 4x1 a Inglaterra jogou super bem), aquele jogo que os EUA fez o gol da vitória no finalzinho foi emocionante, e Alemanha x Argentina também foi bom.
Uma coisa foi boa a Espanha ganhar: o goleiro lindo Casillas levantando a taça. :)

Flávia CML disse...

O jogo de ontem foi muito mais emocionante mesmo, mas em regra o jogo de disputa pelo 3º lugar é mais aberto. Na final, os times acabam entrando mais tensos mesmo.

Eu até gosto do Sneijder, mas fiquei com vergonha da Holanda nessa final. Talvez se tivesse jogado futebol em vez de bater, tivesse ganhado o jogo.

Eu percebi que penso diferente da maioria por aqui. Não consigo achar feio o futebol da Espanha. Claro, falta um grande finalizador - o que normalmente Torres é, mas ele chegou com uma contusão grave.

A Espanha não desiste de procurar o ataque, está sempre tentando - e não sei que campeonatos vocês andam assistindo, mas nos que eu acompanho faltam times assim! Podem ter faltado gols à Espanha, mas não faltaram vários "quase-gols" por partida.

Eu achei o resultado mais do que justo, pois o time que entrou pra jogar (e não pra bater) foi o campeão.

Españoles, españoles, españoles!!!

Ah, e achei muito fofo o Casillas beijando a namorada dele no final - eu acho que ela não gostou muito, por questões profissionais... mas achei fofinho mesmo assim!!!

E muito mais merecido o prêmio de melhor da Copa pro Forlán! Eu estava torcendo por isso!!

Elaine Cris disse...

Também não gostei do jogo... Muito violento, a minha impressão é que eles ficaram mais tempo rolando no chão depois de terem sido atingidos do que jogando... às vezes em que eles chegavam perto de fazer um gol, quando não eram boas defesas dos goleiros, eles que erravam feio às vezes, vamos combinar... Quando finalmente saiu o gol, dei um suspiro, porque já tava imaginando que se fosse pros pênaltis, eles não acertariam quase nada, ia ficar uma final ainda mais sem graça...

Abçs Lola!!

Elaine Cris disse...

Ah, e quanto às vuvuzelas, socorro!!! Que esse barulho de enxame de abelhas, ou sei lá que barulho infernal era aquele, tenha começado e terminado por lá... Tive dificuldade em assistir alguns jogos de tão irritada com o ruído.

Umrae disse...

Nhé, essa Copa só valeu pelo polvo...

Ághata disse...

...é, mesmo, essa disputa entre a Holanda e a Espanha foi muito tediosa e chata...
Minha mãe e eu não aguentamos assistir tudo, e rimos muito das fitas dos jogadores, dos erros e da falta de esportividade...

Vitor Ferreira disse...

Essa copa foi um saco, Lola.

A vuvuzela é bem chatinha. E ainda é pessima de assoprar. O barulho parece o de um enxame de abelhas... Fizeram até esse site:
http://www.vuvuzelasucks.com.br/index.html

É bem legal!