sábado, 10 de janeiro de 2009

MELHORES MOMENTOS LOLÍSTICOS NAS CRÔNICAS DE CINEMA DE 2008

Reação do meu orientador quando souber que critiquei 90 filmes.

Um tiquinho de autopromoção, se me dá licença, pois estou quase chegando a um ano de blog. Em 2008, aqui neste bloguinho, foram quase 90 filmes criticados em crônicas grandonas, fora as cri-críticas de trailers e outras centenas de posts sobre cinema. É um número ridículo, e constatando isso consigo notar porque eu não escrevi minha primeira versão completa da tese enquanto estive nos States.
Certamente foi o ano em que mais fui ao cinema na vida. E, pra não me esquecer dele tão rápido, pincei uns pedacinhos do que considero meus melhores momentos nas crônicas de filmes em 2008. Ou, pelo menos, os momentos mais engraçadinhos. Veja se concorda:
Eu torço pelo mamute: pega, Rex!

Sobre 10,000 A.C.: Há uma narração do Omar Shariff pra dar um tom épico, como se dissesse: “Olha só, nesse filme há tanta veracidade histórica que incluímos até a voz de Deus”. Mas existem discrepâncias entre a narração e as imagens. Minha preferida é quando a voz diz que a Velha Mãe saudou e abençoou os bravos homens antes de partirem – e a gente vê ela cuspindo em cada um, ptui, ptui.
É impressão minha ou o Antonio Banderas chora ao beijar a Meg?

Mais do que Você Imagina: Todos os personagens vão dizer como [a Meg Ryan] é linda, gostosa, e deslumbrante. Não tô exagerando. Não entra um coadjuvante novo sem dizer: “Uau, quem é essa mulher maravilhosa?!”. Deve estar no contrato da Meg, não sei: “Só faço filme em que não se passe mais de dois minutos sem que alguém diga como sou divina”. E a gente, como espectadora, começa a se sentir como se estivesse num universo paralelo, pois tudo que consegue pensar é: o que é isso nos lábios dela, tadinha? Por que estão tão inchados? Ela bateu numa porta? Tão planejando refilmar Howard, o Pato? A Meg tá querendo fazer o próximo Coringa? Eu quero um James McAvoy só pra mim. Sem o filme que vem junto.

Procurado: Tirando o caráter anti-mulher, anti-gordas, anti-animais e pró-armas de Procurado, as cenas de ação são 100% inverossímeis. Porém, mais ridiculamente incrível que carro andando de cabeça pra baixo, bala se chocando contra bala, homem voando de um prédio pro outro, e as dezenas de outras situações absolutamente impossíveis no filme, é quando o James digita no Google “Wesley Gibson” e não aparece nenhum resultado de busca. Olha, se você escrever “O calhorda do Wesley Gibson ama a Lolinha”, realmente não tem resultado (eu testei). Mas só Wesley Gibson? Tem mais de três milhões. E todo mundo sabe que qualquer busca no Google cai neste blog que vos fala.Dar pulinhos com bota de salto alto é mais difícil.

Jumper: O mais interessante é que, assim que o Hayden [Christensen] descobre seu dom para teletransporte, em nenhum momento ele pensa em ajudar alguém ou salvar o planeta. Não. Ele usa seu superpoder pra se transportar da mesa da cozinha até a geladeira e, em momentos de suprema ambição, ir a Londres conhecer alguma gatinha num bar pra passar a noite. Aliás, quando o Hayden passa a dar pulinho ao invés de andar três passos até a geladeira, a gente pensa: tem que ser americano! Olhos arregalados, testa franzida: ninguém segura esse casal.

Fim dos Tempos: Outro ponto bastante assustador do filme é que o personagem do Mark [Wahlberg] tá em crise conjugal com a esposa. A mulher recebe telefonemas de um carinha, e a gente pensa que ela traiu o marido com esse sujeito. Lá pelas tantas ela confessa que comeu sobremesa com ele, e que tá se matando de culpa. Comentei isso com o maridão, e ele quis saber: “Qual sobremesa?”. De fato, tem uns chocolates por aí que podem significar muito mais que um adultério. Depois o Mark diz que comprou pastilhas pra tosse com uma farmacêutica atraente, e ele nem tava com tosse. Hello? O mundo na reta final e o casal brinca de provocar ciuminho um no outro? Na cama é mais confortável, vai por mim.

Crepúsculo: lá pelas tantas Bella descobre que seu namorado não tem cama, e ele conta que não dorme, logo, pra que cama? Tá, sei que ele é virgem, mas alguém precisa explicar pro rapaz que cama não é só pra dormir. O maridão, por exemplo, usa a cama pra ver TV. E eu gosto de ler na cama. Aí eu fiquei com pena dos vampiros: eles não comem, não dormem, não transam, e repetem o segundo grau eternamente. Quem quer viver pra sempre desse jeito? Daniel Craig não bate em mulher. Já o Sean Connery...

Quantum of Solace: Ô filminhos ultra-machistas aqueles com quem muita gente considera “o melhor Bond”. Só eu que noto? A misoginia tá tão presente na nossa rotina que ninguém percebe que o Bond do Sean [Connery] batia nas moças? E que havia uma personagem chamada Pussy Galore? Deixem-me traduzir: pussy é genitália feminina; galore é abundância. Ou seja, montes de vaginas. Eles realmente criaram uma personagem que se chamava Fartura de Calzones!Atrás do trio elétrico só não vai quem já morreu.

Controle Absoluto: fiquei imaginando uma máquina me mandando pegar sorrateiramente um celular de um cara dormindo do meu lado num vagão do metrô. Acho que essa parte – pegar o aparelho – eu até conseguiria, depois, claro, de perguntar pra todo mundo “onde está o celular que tá tocando do sujeito dormindo?”, e ter que me certificar com um “Isso é um celular?”. Mas e o resto? E atender a chamada? Ok, pra efeitos argumentativos, vamos fantasiar e assumir que eu consegui vencer o segundo passo (atender a ligação), e então o computador me manda descer na terceira estação. Ahn, eu teria que perguntar: “A terceira estação depois desta ou contando aquela que a gente já passou?”. E a máquina gritando comigo: “Não faça perguntas, só execute as ordens, sua fêmea!”
- Sujeira atrai barata, sabia?

Wall-E: Mas vem cá, quem falou pra Pixar que baratas são bichinhos de estimação queridos? Tá certo que não é uma barata real, é uma animação estilizada, mas faz barulhinho de barata, tem a maior pinta de barata, é indestrutível como uma barata! Perdão, sou mulher, e toda vez que a melhor e única amiga do robô aparecia na tela, eu queria jogar uma sandália. E quando a barata entra dentro do robô e ele sente cócegas? Vão se catar! Vou ter pesadelos com isso. Pixar, é o seguinte: existem tabus que não deveriam ser desafiados. Mulheres e baratas não podem ser amigas, ok? Já é bem chato quando vocês colocam um rato cozinheiro como protagonista.
O maridão não me suporta. Literalmente falando, claro.

Awake: Bem no início, o Hayden tá filosofando na banheira, quase se afogando. Abre os olhos, vê a Jessica, a puxa pra banheira, vestida, e lá eles fazem o que casais jovens antes de casar fazem. [No final da crônica há também uma deliciosa participação do maridão num diálogo que faz ainda mais sentido agora, após minha irmã passar uma semana aqui em casa].

Opa, ficou longo demais. Vou ter que separar em duas partes (parte 2 aqui). Se você tiver alguma sugestão ou preferência, é só dizer.

36 comentários:

Paola disse...

Lola,
Esse blog no quesito cinema já é referencia.
Espero que a tese te dê tanto prazer quanto o Blog!

Beijos

PAola

JAM disse...

realmente lola...amo suas criticas!! bjos

Ana Rute disse...

muito bom lola!
tmb adoro suas críticas!
divertidíssimas!
beijo

Leila Silva disse...

E eu fui muito pouco ao cinema nos últimos tempos, perdi muita coisa, mas tento remedias vendo em casa mesmo, aqui na escola (de línguas) temos um projetor que dá uns ares de cinema.
Mas vou ler as suas críticas antigas que perdi, são mesmo deliciosas.
Abraço

Masegui disse...

Eu prefiro as postagens nas quais o companheiro maridão está envolvido. E sempre torço pra ele vencer...

Tayná Tavares disse...

HAUHAUAHUAH Em pensar que dessa lista aí, eu só o Jumper (ontem), e nem gostei. E o procurado, que eu achei bem legal.
Sei lá, sou fã de Matrix, aprendi a aceitar toda essa realidade alternativa hollywoodiana e seus efeitos especiais *__*

Crepúsculo deve ser o único filme daí que eu não tenho intenção de ver.. Odiei o livro..

Anônimo disse...

Adoro!!!!

Lola, um dia eu descubro como fazer um comentario e deixar meu nomizinho no inicio do coments...um dia!

Ateh que esse dia nao chega, eu assino......

*desculpe a falta de acentuacao...to no lap top que nao fala portugues...

Mari Biddle

Anônimo disse...

A crônica do Quantum of Solace ficou ótima.

Unknown disse...

Oi, Lola!
Nunca comentei aqui mas venho lendo seus textos a algum tempo e tenho que te dizer que comecei a ver filmes com outros olhos!
Também amo cinema mas nem sempre me ligo de coisas que não passam despercebidas da sua perspicácia.
Além de tudo as criticas são divertidíssimas!
BeijO

Pedro disse...

Lolinha minha musa muáhaha, belo post como de costume haha.. Quero ver a segunda parte, ver aonde sua modestia te leva haha, não acho legal criticar a Meg Ryan e acho que a foto de Wanted deveria ser da Jolie de costas pelada saindo daquela banheira* lá... Ainda não vi Crepusculo, Quantum of Solace, o da Meg, Controle Absoluto (tem cara que funciona bem em casa)e 1000000000 AC ehauhaeu... E esse post me fez lembrar como vc caiu no meu conceito, por ter elogiado AWAKE.

Vai rolar um bolaozinho mais light, agora no globo ? hahaha Para fazer uma previa do bolão do Oscar ? Ia ser uma boa né hahaha fica mais divertido ver esses premios assim... E não sei vc, mas esse ano eu estou totalmente perdido hahaha em relação aos filmes que tem chances no Oscar, preciso ver praticamente todos haha, vou tentar "arranja-los".


Ah ainda não li a critica do Marley to esperando ver hahaha vc deve ter se acabado né ? Afogado geral no cine.

Pedro disse...

Como pode ? hahha
esqueci da minha peculiar assinatura,


abração do seu melhor fã.

Liris Tribuzzi disse...

Uma retrospectiva lolística. Adorei! Principalmente porque metade eu não tinha lido, costumo ler só quando eu já vi o filme ou quando não tem nenhuma chance disso acontecer. hehe.
Mas naõ sei o que foi melhor: a coletânea ou a legenda das fotos.

Unknown disse...

Lola, todas as suas crônicas são ótimas! Dessa lista acho que Crepúsculo, Quantum of Solace e Awake são as melhores. As crônicas com o maridão sempre são hilárias.

Sobre o post anterior onde vc perguntou se eu conehcia Joinville: eu estive aí faz uns oito anos, com uma excursão da escola. Visitamos o Museu do Sambaqui, a Fundição Tupi o centro da cidade e a baía da babitonga. Achei a cidade o máximo e continuo achando. Ainda não vi as filhotes de puma, me falta tempo e o ingresso está em R$ 10,00. Mas assim que der passo lá e mando um beijo.

Pedro disse...

ah HEAUAEHU quem foi que falou isso de "atrás do trio eletrico só não vai quem já morreu" ?

Essa foi uma das questões "culturais" que matou hahhaa, um teste bizarro aí que fiz de uma coisa do governo aí tinha umas questões SEM NOÇÃO, e como eu sou um grande conhecedor da minha terra fui eliminado vergonhosamente haha.

Anônimo disse...

Ooow, Lola! XD
Mas ela não parecia tão, tão barata assim!!
Eu também tenho fobia de barata - ainda bem que tenho umas amigas que não tem! - mas em Wall-E ela tava fofinha{para uma barata}! XD

Adoro seu blog!!! Também sou feminista e me identifico com muitos posts que você tem aqui! E adoro seu senso de humor! XD

Anônimo disse...

Oi Lola!
Faz uns dias que descobri seu blog, e fico rindo muito aqui, vc é muito divertida!

Desses filmes eu só assisti um, Wall-e, e fiquei revoltada com seu comentário, huahauhuaha! Coitada da baratinha!
Ela é muito fofinha, huahuahauhua!
Até minha melhor amiga, que tem baratofobia, gostou dela! xD

Mas, fora a baratinha, tem algo nesse filme maravilhoso que vc não tenha gostado? ^^

lola aronovich disse...

Paola, Jamine, Ana Rute: muito obrigada pelo carinho! Espero que vcs continuem acompanhando e gostando.


Leila, uau, um projetor na escola?! Isso deve ser ótimo! Claro que dá ares de cinema. Vá lendo as críticas que perdeu...

lola aronovich disse...

Mario, mas o “companheiro maridão” aparece em TANTAS crônicas. E que negócio é esse de “torcer pra ele vencer”?! Como se estivéssemos em guerra!


Tayná, tb sou fã de Matrix, mas de Procurado não. Ah é, vc odiou Crepúsculo, o livro? Dê uma chance ao filme!

lola aronovich disse...

Mari, pra fazer um comentário deixando o nome tem que abrir um perfil no Google, eu acho. Não é tão difícil. Até eu consegui a ajudar minha mãe a fazer um. E tudo bem não ter acentuação. Dá pra entender...


Obrigada, Leandro.

lola aronovich disse...

Marilia, que bom que vc começou a ver cinema com outros olhos! É ótimo ouvir isso. Obrigada!


Pedrinho,meu fã abandonador, a segunda parte sai amanhã. Eu gostava muito mais quando os meus fãs no orkut escolhiam os melhores momentos das crônicas. Mas sei que preciso acertar o arquivo daqui, que deixa bastante a desejar. E falando em orkut, quando que vc vai fazer alguma outra enquete por lá? Não aguento mais aquela de Awake! (mas viu como o filme não era ruim? Não o vi em nenhuma lista de piores de 2008).
Pro Globo de Ouro não vai ter bolão. Nem vou poder ver o troço amanhã, porque não tenho TV a cabo (nessas horas até faz falta). Eu tb estou perdidona em relação ao Oscar, mas já já sai o bolão, aí eu me preparo um tiquinho. Minha esperança é que vários filmes cheguem aqui antes do Oscar, será que não?

lola aronovich disse...

Li, metade vc não tinha lido?! Outra que me abandonou legal! Como é que pode?! Legal vc ter gostado das legendas!


Clau, obrigada. Eu tb gosto quando o maridão participa, mas não é sempre. Às vezes ele não tem absolutamente nada a comentar sobre um filme.
É, Joinville é muito legal. Gosto muito daqui. Sobre as filhotes de puma, li que elas pesam 5 quilos cada, por enquanto, mas podem chegar a 70. Fofinhas!

lola aronovich disse...

Pedrinho, vc não sabe quem falou isso de “atrás do trio elétrico...”? Que vergonha! Ahn... Eu tb não. Aliás, acabei de perguntar pro maridão se ele sabia, e nada. Aí eu me saí com uma das minhas sinceras perguntas cretinas: “Não foi Castro Alves? Rui Barbosa? Um desses?”. E o maridão: “Acho que eles morreram antes da invenção do trio elétrico”. Ele ainda lembrou que “Castro Alves é daquele lance do condor”. Somos um casal tão intelectual!


Milla e Débora, vcs combinaram pra fazer defesa sincronizada da barata de Wall-E?! Eu achei aquela barata hiper barata! E quando ela entra dentro da carapuça do robôzinho e fica fazendo cócegas? Vcs conseguiram dormir depois daquela cena de terror?
Obrigada pelos elogios, mas ninguém vai me convencer que barata (qualquer barata) é uma gracinha! Débora, na minha crítica a Wall-E eu falo do filme. Tem um link pra ela lá no post. Abração, e apareçam sempre!

L. Archilla disse...

Lola, críticas cinematográficas à parte, já que estávamos falando de comida no último post, me lembrei que vc ainda não passou a receita do pudim de café!!! e olha que sua mãe mora nos fundos da sua casa! que menina má q vc é!

Daniel Olivetto disse...

ai que inveja gente... 90 filmes...

postei minha humilde listinha de melhores de 2007 com comentários... mas eu nào vi metade do que vc viu esse ano... prendam essa mulher gente!!!

rsssss

Beijos

Liris Tribuzzi disse...

Poxa, Lola. Eu expliquei o motivo de não conhecer suas críticas... snif, snif..

canis sine dentibus disse...

Olá Lola,

Não gosto muito dos filmes que passam na maioria dos cinemas de shoppings, aliás, shoppings me fazem passar mal, detesto aquele ambiente sem janelas, quase irreal, mas, gosto das tuas críticas, teu texto é bem humorado e tem muita categoria.
Ah! estou te devendo algumas coisinhas, prometo que vou escrever.

ge 40 graus disse...

Gosto dos seus comentários sobre cinema mas não dos filmes que assiste que se me permite dizer, não passo nem perto, já sei de antemão que é lixo, ok, tenho 43 anos, experiência de vida serve para alguma coisa né? Existe muito filme bom por aí mas tem que saber escolher....

Denise Arcoverde disse...

Engraçado, Lola, eu já comentar alo parecido com o que a pessoa acima escreveu, não que você gosta de ver filmes ruins, mas que eu entendo que você, como atua, profissionalmente, como crítica de cinema em um jornal daí, tem de assitir tudo que passa nos cinemões, pra poder escrever sobre eles.

Mas, fico com pena de você, amiga, eu ia morrer de raiva se fosse obrigada a ver tanta coisa ruim, no geral, esses aí eu nem baixo e se tiver que ver algum (com ted), faço isso com o laptop no colo, pra não ter de prestar atenção.

Mas, esse é seu trabalho, né? haja paciência!

Beijocas!

Anônimo disse...

Ahhh Lola, eu gostei da barata do wall-e! hauahauha Ela é mto simpatica! kkkkkkkk E a hora q ele sente cócegas é mto engraçada! =P E ratattuille num tem nada de xato(só o nome q eu nunca aprendi a escrever direito!kkkkkkk)
A idéia da barata é por conta da poluição e as baratas tem a fama de conseguir sobreviver a tudo entãaao : num dava pra ser um cachorro ou uma lagartixa ¬¬
Suas criticas são óootimas e absolutamente divertidas!
"Aí eu fiquei com pena dos vampiros: eles não comem, não dormem, não transam, e repetem o segundo grau eternamente. Quem quer viver pra sempre desse jeito?" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Mtos parabéns pelo blog!

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkk...
É isso aí, Lolinha, passar a eternidade no segundo grau, naquela idade infernal (pelo menos a minha foi uma droga) chamada adolescência, isso deve ser um verdadeiro inferno!!!

beijos

lola aronovich disse...

Lauren, juro que quero colocar a receita do pudim de café! Mas não é culpa minha. Minha mãe tá passeando em SP, e só ela tem a receita. Quando ela voltar eu cobro de novo. Ela adiantou que é uma receita antiga da primeira classe da Varig. Fiquei meio chateada ao descobrir que minha mãe voava na primeira classe, mas deixa pra lá.


Daniel, na verdade, vi muito mais que 90 filmes no cinema. Vi vários que não escrevi as críticas. E fora muitos filmes em dvd. É, o segundo semestre de 2007 e o primeiro de 2008 foram épocas de muitos filmes. Foi muito legal! (ainda que a maior parte dos filmes não foi).

lola aronovich disse...

Li, eu sei, eu sei... Eu te perdoo, não precisa chorar...


Canis/Antonio (é Antonio, né? Eu tô esclerosada), eu tb não gosto de shoppings. Quer dizer, eu vou porque a maior parte dos cinemas hoje fica em shoppings, mas só vou lá pra ver filmes e, às vezes, pra comer. Pois é, quando tiver tempo, mande o guest post, por favor.

lola aronovich disse...

Ge 40 graus, eu sei que boa parte não presta, mas sempre vou cheia de esperança. Ë que eu adoro ir ao cinema. E, na maior parte das vezes, se a gente for muito exigente, não vê filme nenhum, porque a programação - tomada pelo cinema comercial americano - deixa muito a desejar. Em Detroit foi a mesma coisa. Mesmo tendo vários cinemas, eles passam sempre os mesmos filmes.


Paula, eu nunca conheci uma barata simpática na minha vida! E não tem nada de engraçado em sentir cócegas porque uma barata passeia por dentro da sua roupa! Tá, o Ratatouille é azul, anda em duas patas, cozinha bem, então a gente pode até relevar que ele seja um rato. Mas uma barata será sempre uma barata! Sei que só as baratas sobreviveriam, mas Wall-E não prima pela realidade. Até porque seriam milhões de baratas, não apenas umazinha. Obrigada pelos elogios!

lola aronovich disse...

Cris, mas não é?


Dê, bom, muitas vezes eu não tenho escolha. Em Joinville, onde vivo, há apenas 5 salas de cinema, e elas passam as mesmas coisas de sempre (cinemão americano). Em Detroit havia muito mais salas, lógico, mas só havia uma ou duas que passavam filmes “alternativos” (que geralmente se resumiam a cinema independente, também americano). Era raríssimo passar algum filme estrangeiro, filme de arte, qualquer coisa. Eu via algumas produções no museu perto de casa. Não adianta muito escrever sobre um filme que ninguém vai assistir, porque não vai ter acesso.
Na realidade, o jornal, depois de dez anos, parou de publicar minhas críticas de cinema, chuif! Eu estava com duas colunas, uma de cinema, às sextas, e outra, aos sábados, o Cartas da Lola. O jornal passou por uma reformulação, virou tablóide, perdeu espaço, e decidiu ficar apenas com a Cartas. Ainda bem que tenho o blog pra poder falar de cinema. Isso tira um pouco minha obrigação de ir ao cinema toda semana. Mas eu insisto e tento ir, porque gosto de ir ao cinema. Eu tento escrever sobre dvd tb, mas na videolocadora aqui perto de casa é raro ter algo que preste. Imagino que a maior parte das minhas leitoras(es) tenha o mesmo problema: falta de acesso. O monopólio é do cinemão americano. E aí na Coreia? (vc vai se livrar do acento?). Espero que eles não dublem os filmes em coreano! Gostaria que vc escrevesse um post sobre como é ir ao cinema aí. Quanto custa, se tem pipoca, se é tudo filme americano...

Giovanni Gouveia disse...

A cena da morte do rei/Deus EM 10000 AC tem MUIIIITOOOOOO a ver com uma certa sapatada que aconteceu no Iraque, ou será que só eu que notei a semelhança?

"He is not God",but DOG, o iraquiano Mutazem al Kaidi completou...

Ronny Knoch Gieseler disse...

sobre "o procurado" é isto mesmo..
filme de cenas exaltantes, como o final que me deixou extasiado.. cientificamentes impossíveis fazendo curvas com balas e blá blá blá, mas muito bom.
sou o Ronny namorado da Amanda e fui contigo no cinema ver "jason 18"
abraços