terça-feira, 6 de janeiro de 2009

ENQUETE REVELA QUANTOS ANOS VOCÊ TEM E SE É MULHER OU HOMEM

Recentemente, realizei duas enquetes pra descobrir a faixa etária e o sexo de quem frequenta este bloguinho. Na primeira, 506 pessoas não tiveram vergonha de dizer a idade. 22% (113 pessoas) tem entre 20 e 24 anos. 19% tem entre 25 e 30. 16% tem entre 16 e 19. 11% tem entre 31 e 35. 7% tem entre 13 e 15. 4% tem menos de 12. Ou seja, 24 crianças, gulp! Como fica a minha responsabilidade? Espero estar passando valores nobres pra vocês. O que eu considero valores nobres obviamente não tem nada a ver com o que pensam os defensores do status quo. Mas eu ainda não tiraria as crianças da sala correndo, dizendo "isso não é pra vocês".
Reparei pela enquete que há super pouca gente mais velha vindo aqui. Entre 36 e 40 anos, apenas 5%. Entre 41 e 45 (onde eu me incluiria), 5% também. Entre 46 e 50, 1% só! Entre 51 e 55, 2%. E entre 56 e 70 anos, 1% (apenas 9 pesssoas). Acima de 70 anos, 1%.
Quem diria?! Descobri que não escrevo pra pessoas da minha faixa etária. Tá, não supunha que vocês fossem velhinhas caquéticas como eu, mas pensei que tivessem uns trinta e poucos. Nada disso. 27% dos meus leitores têm 19 anos pra baixo! A maior parte, 41%, tem entre 20 e 30. 16% tem entre 31 e 40. E, de 41 pra cima, os famosos “com um pé na cova” como eu, míseros 10%. Dá pra acreditar? Eu fiquei atônita.
Quanto ao sexo, nenhuma supresa. Só que muito menos gente votou, mas aí já era perto do natal, e pelo jeito o pessoal viaja. 329 responderam. Deu 236, ou 71% mulher, e 93, ou 28%, homem. Eu imaginava que a maior parte é mulher, tanto que comecei a chamar vocês de leitoras, com um (es) de cortesia pros rapazes. Porque acho muito esquisito chamar de leitores quem é apenas 30%. Não que eu não goste muito de cada um dos 93 (tirando um ou outro trololó - tradução do Gio pros trolls), e que vocês não sejam importantes, amados, queridos, e pedaços de mau caminho (os maiores de idade). É só que eu acho que a gente deve falar pra maioria. Daí leitoras ao invés de leitores. Por isso acho suspeito quando referem-se a professores, pedagogos, psicólogos, ou “os” nutricionistas. Nessas profissões, se tiver 10% de homem, já é muito. Então por que usar a denominação masculina?
Eu gosto dessas enquetes porque, através delas, percebi que vocês são a favor do casamento gay e da legalização do aborto, que ficaram felizes com a vitória do Obama, que são umas choronas em filmes, e que adoram Cavaleiro Negro e o Colin Firth (tremendo bom gosto - aliás, me dá uma fome ao ver essa foto, você não?). Na realidade, se você clicar em “enquete” no label abaixo, o blog te leva a todas as, hum, 43 enquetes já realizadas ou comentadas. Se quiser sugerir novas enquetes, tamos aqui pra isso.

39 comentários:

Leila disse...

SOU A PRIMEIRA, primeirinha *-* uau
Lolita, acho q vc nao deve se culpar pelos mais velhos não lerem seu bloguinho! Isso nao quer dizer q eles nao gostam do blog, as vezes eles só nao sabem a existencia de blogs. Vejo isso pelos meus pais e amigos dos meus pais, a internet pra eles servem para e mail, uma ou outra noticia, coletar informação sobre alguma coisa e só!
Nada de blogs, nada de orkut, nada de msn. Logo, isso pode nao ser uma "falha" sua, e sim de sua geração hahahaha!
E fiquei bem feliz que pessoas novas, com menos de 17 anos anda lendo o bloguinho, quanto mais cedo eles se questionam, o status quo, eles se tornam pessoas mais criticas! Fique feliz com isso lola!
E até o numero de pessoas que responderam a enquete me supreendeu, bastante gente entrando no bloguinho hein?!
E sobre a maioria ser mulher, EU JA SABIA! Eu penso q criticas sobre homens e estupro obviamente vai atingir mais as mulheres. Pq como muitos trolls já disseram e afirmaram: "eu sou homem mas eu nao faço isso, entao vou fechar os olhos e fingir q isso acontece pq afinal nao é comigo o problema"
Beijoooooooosss

Anônimo disse...

NOOOSSA! Me senti tão novinha por ainda não estar na faixa mais idosa da sua enquete!! :0)) Mas foi por pouco, temho 40 anos.
Bjs,
Anália

Giovanni Gouveia disse...

WEll, hômi, 40 aninhos, pelos próximos 22 dias... de idade, o gênero não tem como, nem porque, mudar

Gisela Lacerda disse...

Gosto de enquetes e não gosto ao mesmo tempo. Essa aí não respondi, porque parece meio "censo". ;-) Gosto daquelas de política, cinema. Comportamento e idade, opção sexual, coisa mais mecanizada não curto muito.

Gisela Lacerda disse...

Ai, ai, não respondi meio que respondendo; agora acabei de fazê-lo sem perceber. ;-)))))

Babi disse...

oi Lola!
Nao fiquei muito surpresa com o resultado nao... a internet é realmente povoada por menores de 30 anos (eu tenho 25)... Os mais velhos preferem ler jornais, revistas, etc, ainda nao se adaptaram aos blogs e a quantidade de informacao on line...
Já faz uns tempos q quero passar o link do seu blog pra minha mae (52 anos), mas acho q ela vai acabar nao lendo, ela nao lê nem o meu... isso porque ela é super ligada à internet, ela é moderadora de um grupo de e-mails para pais de homossexuais (minha irma é bisexual, mas em outra oportunidade te conto mais sobre esse grupo, cuja iniciativa é interessantíssima e louvável)
Enfim, esse post me lembrou q preciso passar o link pra ela, e pra minha irma tb... elas serao boas leitoras!!! (no caso da minha mae, se ela lembrar de entrar...rs)
bjinho

Anônimo disse...

Quando eu fui votar na enquete da idade levei um susto de como seus leitores são, na maioria, bem jovens. Daí, fiquei pensando do pq e cheguei à seguinte idéia: como vc tem idéias modernas, que combinam com o que os leitores acreditam, eles se identificam com os seus textos. Por exemplo, vc defende o casamento gay e é contra o machismo. São temas que, infelizmente, só pessoas consideradas modernas gostam de discutir, ou mesmo têm opiniões parecidas com as suas.

Abraço.

ge 40 graus disse...

Oi Lola, visito seu blog tem mais ou menos um mês, não entrei na enquete mas agora antes tarde do que nunca vou engrossar o coro dos maiores de 40 ! Vou fazer 44 anos em abril, ui mas meu coração é de menina.... beijos, Ge.

Cristine Martin disse...

Cof cof...

Acabei de descobrir que estou com o 'pé na cova', como diz a Lola... mas não me sinto velha com 44 anos, pelo contrário.

E quanto aos 'velhos' não gostarem de blogs e da Internet, isso é relativo. Realmente a grande maioria de usuários da Net deve mesmo ser de jovens, mas há muitas pessoas da nossa geração que gostam de blogs... eu, por exemplo, sou viciadona em blogs!
E uso a Internet diariamente para trabalhar e pesquisar, pois faço principalmente traduções técnicas.

Concordo com a Leila, é bom que os mais jovens estejam lendo blogs de qualidade como o seu, é ótimo despertar o espírito crítico e estimular o pensamento da moçada, pois a escola de hoje não ensina a pensar, o que é uma pena!

Um grande abraço!

Anônimo disse...

Olá Lola,

Feliz ano novo!
Quero sugerir uma enquete (espero que nao seja repetida): onde moram os seus leitores?

Abraços (do Chile),

Thais

Anônimo disse...

Eu discordo de você quanto às denominações das profissões, Lola. Porque tem profissão que é considerada "de homem", tipo engenharia, e profissão "de mulher", tipo enfermagem -- puro preconceito, claro.

E eu acho que o fato de certas profissões terem uma maioria de homens ou de mulheres é um reflexo de que muita gente não segue essas profissões porque é desencorajada, porque "não combina com seu sexo". Tenho um cunhado enfermeiro e um monte de gente faz piadinhas, acho o cúmulo. Ficam perguntando por que ele não é médico -- subentendendo-se que médico é profissão de macho, enfermagem é coisa de mulher. Argh.

Eu acho que as profissões tinham que ter nomes neutros, pra diminuir um pouco essa carga.

bjs

lola aronovich disse...

Leila, será que o meu blog já tem tantos comentários que a primeira em cada post tem que falar “Primeira!”? Isso é pra blog que tem 300 comentários por post... Falta muito pra chegar lá. Eu sei que tem muito mais jovens que pessoas com mais de 40 na internet. Tem uma nova geração que já nasceu com a internet, e isso é incrível. Mas eu pensava que, no meu blog, seria quase 50 a 50. 50% com mais de 35, e 50% com menos. Me enganei... Concordo que é bom que os jovens leiam essas ideias pouco convencionais que discutimos aqui. Sobre o sexo, eu imaginava que até mais gente fosse mulher. Pensava que seria uns 80%. Até que tem bastante homem por aqui! (isso é bom tb, né?).


Anália, vc tem 40? Pensei que vc fosse uma adolescente, juro! (mas acho que não tem mais adolescente que se chame Anália, tem? É como o nome do meu marido, Silvio. É raro ver gente mais jovem com certos nomes, não acha?).

lola aronovich disse...

Gio, daqui a 22 dias vc chega a minha gloriosa idade? Opa, precisa nos lembrar, se não vamos esquecer. Vc tá no orkut? Me add pra eu ser avisada. Nem sei se adianta pq não checo orkut todo dia. Vê se me lembra, please!


Gi, a ideia era justamente essa, fazer um tipo de censo. Eu quero sempre ter uma noção mais clara de quem frequenta o blog. Mas eu faço outras enquetes tb...

lola aronovich disse...

É verdade, Barbara. Suponho que o pessoal da mídia impressa deve estar apavorado por não estar conseguindo renovar seus leitores. Não tem tanta gente com menos de 30 que lê jornais e revistas. Passe sim o meu link pra sua mãe e sua irmã. Sua mãe é tão jovem! 52, só? É chocante lembrar que o maridão (que fará 52 em setembro) poderia ter uma filha da sua idade! Quero saber mais desse grupo para pais de homossexuais. Pergunta pra ela se não quer escrever um guest post?


Túlio, entendo o seu susto. Eu tb reagi assim! Via bastante gente votando nessas idades novinhas, menos de 19 anos, e pensava: tudo isso? Eu sabia que tinha alguns leitores menores de idade, só não imaginava que fossem tantos! Espero sim que as novas gerações sejam mais “modernas” em relação aos direitos das minorias. Quero muito acreditar numa mudança de mentalidade.

lola aronovich disse...

Ge 40 graus, que bom, mais uma leitora velhinha! Hi hi, brincadeira. Andam dizendo que a gente que tem 40 e poucos agora vai viver até os 90. Quero só ver. Se for verdade, tem muita vida pela frente!


Cristine, sabe que é brincadeirinha. Eu tenho 41, praticamente a sua idade, e não me considero nem um pouco velha. Em 2007 ouvi pela primeira vez alguém se referir a mim como “uma mulher de meia idade” e foi um pouco chocante, porque eu nunca tinha sequer pensado em mim dessa forma. Mas acho que estamos oficialmente na meia idade mesmo. Mesmo que exista muita gente como nós que adoramos a internet, imagino que ela seja majoritariamente dos jovens.

Anônimo disse...

Eu gostaria de propor uma nova enquete, qual o maior astro ou estrela do último século no cinema. Tem tantas caras novas que eu ainda não me inteirei a saber quem é Lindsay Lohan...tudo o que sei é que ela está sempre nos tablóides cor-de-rosa. Mas enfim, scarlet é uma estrela? Tobey maguire é um astro? Leonardo Di Caprio pode ser considerado o novo Harrison Ford? fica a sugestão.

lola aronovich disse...

Thais, ótima ideia. Eu tinha pensado nisso semana retrasada, mas ainda estou em dúvida sobre como fazer. Eu coloco muitas opções de países? Estados tb?


Marj, acho ridículo o preconceito sobre algumas profissões serem “de homens” e outras “de mulher”. O caso de enfermeiro não poder ser homem, por exemplo (aliás, isso tá naquele filme, Entrando numa Fria. O Robert de Niro critica o futuro genro por ser enfermeiro. Homem é médico, mulher é enfermeira...). Mas não é por causa das denominações que tem mais mulheres que homens em algumas profissões. A gente continua falando “pedagogo”, ainda que 90% das alunas de Pedagogia sejam alunAs, mulheres. Acho isso desrespeitoso com a maioria. Vc sai num grupo com 9 meninas e um carinha e nós mesmas perguntamos: “Todos prontOS?”. Porque um só homem já determina o sexo do grupo. Nos States, que “nurse” serve tanto pra homem quanto pra mulher, e “engineer” tb, há mais mulheres como nurses e homens como engineers. Não é a denominação que vai mudar isso.

lola aronovich disse...

Não entendi, Cavaca. O maior astro/estrela do último século ou da última década (de 2000 pra cá)? Admito que eu mal sei quem é Lindsay Lohan. Scarlet é uma estrela, sem dúvida. Acho que o Leo pode ser visto como um Harrison Ford da sua época, não sei. Vc não acha? Explica melhor como vc gostaria que essa enquete funcionasse, please.

Helena disse...

eu tenho 18 anos =P
(quaase 19..)

Tayná Tavares disse...

huahauha depois dessa, fiquei até com orgulho dos meus 20 aninhos (geralmente eu digo que tenho 16 e todo mundo acredita, ou me da até menos). Mas nossa, nunca percebi que enquetes pudessem ser tão importantes, até pq a única finalidade que elas sempre tiveram pra mim, foram a de passatempo. hauhauahuahauha.

PS: eu também acho injusto usarmos sempre masculino na nossa lingua, acho que devia haver um termo neutro, ou usar o que for maioria no caso.. Será que isso me afetou inconscientemente a gostar tanto desse blog? ahuahuahauha

Beijaaoo e Feliz Ano Novo =D

Babi disse...

oi Lola!
Vou passar o link do blog pra minha mae sim... eu sempre esqueco de comentar toda vez q ligo pra ela... ei falo q comentei com vc do grupo, certeza q ela aceita fazer um guest post! (ela escreve super bem)

outra coisa... essa sua nova mania de escrever no feminino eu acho ótima! me lembrei até de uma historinha q eu lia qdo era pequena... Ritinha danadinha, do Pedro Bandeira. Uma vez ela implicou com o fato de tudo ser masculino, ai, qdo o sujeito da acao era feminino, ela falava tudo com "a" no final... por exemplo, chega um vendedor na casa dela e pede pra falar com a mae... ela diz: "Ela nao pode, está tomandA banhA"
hauhuahuahuhuahuhauha

Anônimo disse...

Lola: sim, mas em inglês, ainda tem gente que vira e diz male nurse, por exemplo. o nome não é tudo, mas acho que ajuda um pouco, bjs

Anônimo disse...

Ai meu Deus, ainda não estou com o pé na cova, mas estou chegando lá, com 38 anos.

Lola, adorei que a grande maiora de leitores seja de idade mais nova, é uma pequena esperança de que quando eles tenham suas famílias pensem muito no que leram aqui e, quem sabe, não educam melhor seus filhos?

Bacci tutte

Masegui disse...

Quer dizer, então, que eu e o companheiro maridão estamos na faixa dos "um pé na cova e outro na casca de banana"?

O pior é que eu tenho consciência de que não faço parte dos "pedaços de mau caminho" (que coisa antiga, vixe!) Ah, falando nisso, aquela sua irmã da California é solteira, casada, viúva, desquitada ou tico-tico no fubá?

lola aronovich disse...

E quando vc faz 19, Helena?


Aliás, Helena é a Huntress? Por onde vc anda? Voltou ao seu blog? É, tem razão, enquetes não são tão importantes. É só que uma dessas que revela a idade dos meus leitores me faz lembrar que vocês não têm muitas das minhas referências. Por exemplo, agora acabei de escrever a crítica de “Se eu Fosse Você 2”, e aí falo que o Chico Anysio se casou com a Zélia. Senti necessidade de explicar que a Zélia foi ministra do Collor, porque vcs, que têm 20 anos pra menos, provavelmente conhecem muito pouco de um governo de quase 20 anos atrás. Também não quero que todas as minhas leitoras fiquem boiando, né?
É, a gente precisa questionar o machismo na língua...

lola aronovich disse...

Bárbara, isso, peça sim pra sua mãe escrever um guest post. Ela viu o documentário For the Bible Tells me So? Mostra pais aceitando ou recusando a orientação sexual do filho gay. É muito bom, e eu chorei um monte. Que graça essa história da Ritinha danadinha! Eu fico pensando como deve ser explicar pra uma menina de 2 anos, que está aprendendo a falar, que todo sujeito indeterminado é masculino. Que a língua discrimina as mulheres! Imagino que toda menina (toda criança, aliás, já que criança é curiosa) pergunte “Por que é assim?”. Eu devo ter ficado revoltada na época!


Marj, eu acho injusto que, se a maioria na profissão é mulher, o nome seja masculino. Falar “pedagogas” ou “psicólogas” não vai alterar em nada a proporção de 9 mulheres pra cada homem nas faculdades.

lola aronovich disse...

Chris, eu, por mim, não me sinto nem com a unhinha do dedão do pé na cova. É bom que tantos leitores sejam jovens, né? Já pensou a Ciça daqui a uns 5 anos lendo este blog? Tá, cinco não... Daqui a dez anos? Se o blog continuar vivo?


Mario, como é que vc sabe que não faz parte dos pedaços de mau caminho? Só por ter cara de padre? Alguém lançou um calendário com padres bonitões, eu vi em algum lugar.
Ah, minha irmã? Ela é divorciada. Foi casada com um americano que conheceu lá na Califórnia por uns 12 anos e se separou há uns 2, se não estou enganada.

Anônimo disse...

Pois é, Lola! Desde que eu era criança Anália já era um nome em desuso... Era o nome da minha bisavó, ai, ai!
Bjs,
Anália

Giovanni Gouveia disse...

Sugestão de enquete: Vilões mais chatos da filmografia. (re)Assisti ontem O franco atirador, e, que vietconguezinho chato da muléstia gritando "di di MAU"...

P.S. Anália, conheço "Análias" de várias idades...

Tayná Tavares disse...

ahm.. Eu não sou essa Helena ai não. O Helena do meu blog é só pq eu gosto do nome e achei que ficou bonitinho, Meu nome de verdade é Tayná.

E realmente, eu não sei nada sobre o Collor, mas isso é culpa da minha ignorância mesmo, e pq eu cabulei muita aula de história, e não por causa da idade. ahuahuahuahuha

Eu to tentando voltar com o blog, mas a vida de namorando num é fácil.. hauhauhauahua

Anônimo disse...

Eu sou do grupo infantil!!! Tia lola quse a chucha! Com CH pq com X já existe!
:)

Á... Nãooo que eu concorde com tuuudo q eu leio aqui, as vezes acho a lolinha meio exagerada! Mas eu gosto de vir aqui! Ler e perceber oq eu concordo e oq não me faz descobrir cada vez mais quem é este ser aqui escrevendo! :)
Beijo lola!
Feliz ano novo!

lola aronovich disse...

Acho um nome até bonito, Anália. Mas antigo...


Gio, vc conhece Análias de 20 anos? Eu não! Nem Silvios!
Vilões mais chatos? Eu tava pensando em fazer uma enquete de vilões mais terríveis. E vilãs tb, separadas! Tem alguma sugestão?

lola aronovich disse...

Ah é, Tayná, eu tinha esquecido de ligar Huntress a Tayná. É diferente a gente estudar história e viver história, Tayná. Eu me considero uma expert na era Collor e nas eleições de 1989 porque vivi aquilo tudo muito intensamente. Nunca estudei sobre isso. Por isso, pra mim, seria impossível esquecer a ministra, o Chico Anysio, e várias artistas que apoiaram o Collor na campanha, como Claudia Raia, Derci Gonçalvez, Marilia Pera etc. Por exemplo, quem tava bem vivo nas eleições de 2002 dificilmente vai esquecer a Regina Duarte com aquele discurso do “eu tenho medo”.
Que legal que vc tá namorando! Conta aí!


Bobby, pois é, difícil acreditar que vc seja tão novinho! Não tem que concordar com tudo, claro. Nem precisa concordar. Mas é bom te ver por aqui, Bobs. E aí, já tem foto sua no blog?

Anônimo disse...

Tem a do perfil do meu orkut, que anda me zuando... Passe lá!
Beijo!

Helena disse...

ahh.. faço 19 dia 19/02..

e, como a Huntress já falou, eu não sou ela.. e eu estava sumida mesmo, muitas provas.. e etc etc
mas acho que vou aparecer mais por aqui, pelo menos nas férias!

Anônimo disse...

Oi, Gio e Lola!

Obrigada :0))) Tem muitas Análias japonesas e é um nome super comum em países hispânicos. Mas era um saco quando eu era criança ter que falar umas três vezes o meu nome até que a pessoa entendesse (Amália? Amélia? Natália?). Depois que abriram o shopping Anália Franco aqui em SP minha vida ficou mais fácil, rsrsrs!
Bjs,
Anália

Anônimo disse...

Assim Lola, no passado Sigourney Weaver foi uma promessa de estrela quando fez Alien8 mas não cumpriu, Genna Davis também, mas morreu na praia. Julia Roberts não tinha simpatia para tanto e hoje chegou aos quarenta e Hollywood já a aposentou. Cameron Diaz começo a brilhar e depois virou uma estrela cadente. Quem conseguiu mesmo ser uma estrela foi Sharon Stone, com um único filme, Basic instict, foi alçada na constelação dos imortais. Depois disso só fez porcarias, com a exceção de um ou dois filmes, mas ainda assim continua sendo estrela. Mas hoje, quem se iguala a Greta Garbo, ou Marlene Dietrich? Scarlet com certeza ainda não, tem muito para provar que é boa. Meryl Strep, com suas milhares de indicações ao oscar? Quem é ou pode chegar a ser uma grande estrela, astro, de Hollywood nos dias de hoje?

Ana Rute disse...

helenão!

(lola, a helena estudou comigo!)

Anônimo disse...

Amiable post and this mail helped me alot in my college assignement. Gratefulness you seeking your information.