quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

NOVIDADES NO BLOGUINHO

Vocês viram que maravilha o que aparece agora no lado direito do blog, no chamado sidebar? Umas letrinhas! Se você clicar numa delas, no B, por exemplo, aparecerão todas as minhas crônicas de cinema de filmes começados com essa letra (obviamente, se o filme for O Bicho Vai Pegar, a crítica estará na letra B, não na O - artigos não contam). Aí você clica no filme que quiser e tcharam! Tá lá a crônica. Não é bárbaro? Peço apenas que, se você quiser comentar algo numa crônica antiga, avise num post mais recente que deixou um comentário na crônica tal. Se não eu não vou saber.
Sempre quis isso de índice pro meu blog. Sabia que ele estava desorganizado, e que era difícil encontrar o que se procurava. São quase 700 crônicas de cinema, muita, muita coisa. Em março completo onze anos escrevendos sobre filmes, então a quantidade de críticas realmente é absurda. Eu tava louca pra organizar algo assim, só não sabia como. Primeiro perguntei a Cecília, que tem um blog de cinema estruturado e bacana, e ela me explicou que seria necessário fazer um post pra cada letra do alfabeto. Pareceu trabalhoso, então confirmei com minha especialista em assuntos internéticos, a Naomi, da Batata Trangênica. É isso mesmo, ela disse (e acrescentou que o Blogspot ainda tá atrás do Wordpress em vários aspectos). Bom, sabendo o que eu tinha que fazer, só me faltava tempo. Eu esperava bolar esse índice agora nas férias, mas pelo jeito não estou de férias, tudo tá corrido, e a tese clama. E aí o que eu recebo por email? Assim, do nada, sem pedir, sem implorar? Um presente de um leitor! É, o Julio pegou todas as minhas crônicas, as colocou em ordem alfabética, coletou o link de cada uma, e organizou o negócio todinho. Um baita presente, não há como negar. Perguntei pra ele quanto tempo ele gastou nessa brincadeira: doze horas! Não é incrível que uma pessoa que eu não conheça pessoalmente me dedique tanto tempo? Super obrigada, Julio!
Aí foi a hora de colocar o maridão pra trabalhar. Pedi pra ele pegar o que o Julio mandou e abrir um post pra cada letra. É copiar e colar, mas mesmo isso exige tempo. E ele fez! Obrigada, amor. E você reclamou tão pouquinho durante todo o processo...
Amanhã ou depois, assim que a euforia passar, vou jogar esse índice por ordem alfabética mais pra baixo no sidebar, tá? Mas é só procurar por ele e buscar os filmes. Ficou bem mais fácil. (Pra quem prefere ver as críticas em ordem cronológica, é simples. É só clicar num label de alguma crítica onde estiver escrito crônicas de cinema que aparecerão todas, em ordem descrescente). Algum dia quero fazer uma lista por gêneros também. E organizar melhor a parte feminista do blog. Mas por enquanto tá bom.
As leitoras(es) mais atentas provavelmente notaram que eu coloquei os seguidores (followers) no sidebar. Eu mal sei o que é isso, mas começou a pipocar nos blogs, o dispositivo tava disponível no Blogger, e decidi instalar. Fiz mais por motivos estéticos, confesso. Achei bonitinhos todos aqueles quadradinhos coloridos (aliás, alguém poderia me dizer como colocar no sidebar todas as caixinhas coloridas que aparecem, e não apenas uma amostra? O Blogger não diz). O Blogger explica que isso dos seguidores é um jeito de dizer ao mundo que você é fã do tal blog. Eu pensava que só ficava mais fácil pra pessoa acompanhar o blog. sei lá. Eu quero é a segunda vantagem que o Blogger indica: encorajar os leitores a acompanhar meu bloguinho com mais frequência. Então, se você ainda não é um seguidor(a), é só clicar no “acompanhar esse blog” e decidir se você quer acompanhar pública ou anonimamente. Publicamente, claro, se esconder pra quê? Aí capriche na foto pra que ela se destaque nas caixinhas coloridas. Nas que aparecem chamam demais a atenção a pimentinha da Ju R e o olhão da Liris. Concordam? Daí é só alguém clicar naquela caixinha que surge o perfil da pessoa. Se essa pessoa tiver um blog, é uma ótima maneira de se chegar até ele.
Ah, o maridão tá tentando colocar de volta no sidebar aquele troço dos “comentários mais recentes” e “comentaristas mais ativos”. Mas tá complicado. A gente desativou o negócio antigo porque ele tava mostrando comentaristas do semestre retrasado, gente que me abandonou totalmente, como o Pedrinho. Comentarista mais frequente, o Pedro! Ha! Será que foi ele que hackeou o dispositivo? Mas enfim, pouco a pouco o bloguinho caminha. E no final do mês a gente comemora um ano de blog! Eu diria que a festa é sua, a festa é nossa, é de quem quiser, quem vier, mas isso já tem dono.

49 comentários:

Paola disse...

Lola,
Eu tb sou do tipo que vai colocando umas coisinhas para dar um toque ao blog!
Fiquei encantada com a organizacão, com a facilidade que é essa ordem alfabética!
Beijo

PAola

Gisela Lacerda disse...

Lolita, deixarei aqui minha reclamação/sugestão: não tem crítica de filme europeu, não? Faz também. Eu adoro escrever sobre cinema, mas ando parada e querendo ler sobre. ;-) E você botou o link dos "seguidores". Que bom! Estou a fazer peregrinações nos blogs que gosto do Blogspot para falar ao povo sobre isso. Aproxima, acho ótimo.

Leila Silva disse...

Uau, muito bacana. Que ânimo você tem, nós, leitores, agradecemos.
Abraços

Ana Rute disse...

muito bom listar as crônicas por ordem alfabetica! realmente qndo voltei a frenquentar o blog decentemente, senti muita falta de achar as críticas de cinema antigas.
por que a partir de agora vc nao coloca tmb uma label com a letra inicial do filme na crítica e põe o maridão pra fazer isso nas postagens antigas? dai ao clicar na label da letra aparece todas as críticas que começam com aquela letra e em ordem cronológica! e agora tá facinho de fazer isso já que as antigas estão todas organizadinhas. só precisa ter tempo e paciencia
tá ótimo o blog!
beijo

Anônimo disse...

Uhullll!

Lolaaaa, eu tenho uma crítica...
As letras não podiam ficar tipo:
" A B C D E..." ao invés de :
"A

B

C"
?!?!?!
achei esse site bem legal ó: http://www.listal.com/list/almost-unrecognizable
De atores irreconheciveis após a maquiagem ou mais gordinhos... :)
É bem legal!

Bjo!

Margot disse...

dica: lola, vc pode programar o blogspot pra te mandar um e-mail sempre q alguém comentar em qquer post de hoje ou 5 anos atrás :-)

Anônimo disse...

Lola-2009 rsss

Adorei as novidades!


Beijos

Anônimo disse...

nossa, isso deve ter dado um trabaaaaalho...

PS - veja o último post do meu blog, Lola. Argh, tô puta. Anda cada vez mais difícil trabalhar aqui.

Giovanni Gouveia disse...

Tô frustrado, não encontrei uma crítica, ou citação, de "Corra, Lola, Corra" :p


Mas, Lola (por extensão Naomi) tentei usar o wordpress, mas não sei por que cargas d'água não consegui ir além de abrir a conta, e nada mais (claro que eu sempre freqüento batata e saramago)

Masegui disse...

Eu não disse que você não é ninguém sem o companheiro maridão? Depende dele pra tudo...







;-)

Anônimo disse...

Muito bom Lola! As crônicas de cinema são ótimas e dava um trabalhinho procurar as antigas mesmo. Esse blog hein, cada dia mais profissa, parabéns!

Vitor Ferreira disse...

Lola, você não habilitou o blog pra te enviar os comentários por email? Porque mesmo dos posts mais antigos, se alguém comentar, você recebe por email o comentário.

Giovanni Gouveia disse...

what about títulos "numéricos"? (10000 ac, por exemplo)

Anônimo disse...

Ah, que ótimo, Lola!!! Adorei as mudanças! XD
Aaah, estou sentindo falta daqueles posts que vc comentava das pesquisas do google!! t.t

Anônimo disse...

Adorei a sidebar, ótima!
Seu blog tá cada vez melhor. :)

Beijos

Anônimo disse...

OI, Lola!
Adorei a novidade! Andei sumida dos comentários pq não vi nenhum dos filmes. Em época de férias escolares, só filme infantil mesmo :o).
Estava dando uma olhada no seu índice e vi que vc fala de filmes antigos também. Pq vc não coloca do lado do título do filme algum símbolo que indique se vc recomenda ou não?
Bjs,
Anália

Anônimo disse...

Eita, isso aqui tá cada mais chique, hein?
Blog poderoso!!!
beijão, Lolinha!

Felipe Guimarães disse...

Lola...
tem uma coisa que to sentindo fala no seu blog e que você fala tanto..
O filme do South Park! Também adoro o filme e queria ver uma crônica dele...

bjos

:**

Andrea disse...

Parabéns Lola!
Amei a organização das crônicas. Agora sim fica bem fácil de achá-las.
Estou desaparecida do blog, mas é sempre por bons motivos. Coisas pra organizar em casa, artigos pra ler, e dissertação pra queimar a cabeça e pensar em escrever... Aff vidinha fácil essa né!
Mas não te esqueço não viu, pode ficar despreocupada.
Abração!

Mônica disse...

Lola,
eu passo por aqui todo dia, mas quase sempre 'mineiramente', bem quietinha... :-)
Mas nunca deixo de conferir seus textos, gosto muito!

Pra ser notificada pelo Blogger cada vez que alguém escrever um comentário (não importa em qual post), é só fazer o seguinte:

1. Vá até CONFIGURAÇÕES
2. Clique em COMENTÁRIOS
3. Descendo a página, você vai ver um box para ENDEREÇO DE EMAIL.

Voilà! Escrevendo seu email, o Blogger te avisa sempre que chegar novidade. Eu faço isso tanto no meu blog do Blogger como no do Wordpress. Funciona que é uma maravilha!

Bisous

Liris Tribuzzi disse...

Olha meu olho lá!! Ficou muito simpático no post!! hehe
Uso essa imagem em todas as minhas contas há mais de 3 anos. Pelo menos assim é fácil de me reconhecer.
E tá ficando mais profissa com o blog, hein Lola. Muito legal!

Serge Renine disse...

Gi:

Não deve ser fácil pra Aronovich, uma vez que já é dificil ver filme europeu aqui em São Paulo, imagine como deve ser em Joinville.

Serge Renine disse...

Aronovich:

Adorei essa das letrinhas, resolveu todos os meu problemas de busca de críticas no seu blog.

Obrigado!

lola aronovich disse...

Paola, que bom que vc gostou! Eu tava ansiosa pra fazer isso das crônicas em ordem alfabética.


Gi, às vezes tem, mas são poucos. Chegam pouquíssimos filmes europeus aqui em Joinville. Aliás, não chegam, ponto. Há locadoras melhores mais ao centro da cidade, mas vou pouco. Frequento mais aquela perto da minha casa, que não tem quase nada que não seja americano. E também, gosto de escrever sobre filmes acessíveis, que muita gente vê. Cultura popular mesmo.

lola aronovich disse...

Leila, obrigada a vc.


É, Ana, não tava fácil de encontrar não. Agora fica muito melhor. Letra inicial do filme nas labels? Pode ser, quem sabe? Ainda preciso colocar a palavra “crítica” e o nome do filme em quase todos os posts. Descobri que se não está escrito isso o Google não manda pra cá... (Não é de lascar? Ele manda tudo pra cá! Menos quem quer ler crítica de filme!).

lola aronovich disse...

Bobby, é, concordo, ficaria melhor com as letrinhas uma ao lado da outra, ao invés de uma abaixo da outra. Vc sabe como fazer?
É, gostei da lista dos atores irreconhecíveis. Mas tem uns que são iguaizinhos, mesmo depois da maquiagem (o carinha que faz o Freddy Krueger, por exemplo).


Mi, pois é, já me falaram isso, mas pense só: cada post tá com uma média de 45 comentários. Eu quero mesmo receber 50 notificações de email por dia? Minha caixa de email já vive cheia de spam e coisa pra deletar do jeito que tá...

lola aronovich disse...

Chris, obrigada! Agora vc pode correr aqui depois de ver todos os filmes que anda vendo.


Marj, deve ter sido um trabalhão mesmo. Deixei um recado lá no seu blog.

lola aronovich disse...

Gio, eu só vi o Corra, Lola, Corra uma vez, em dvd, e faz muito tempo. Não lembro de muito. Gostei, não amei. Quem sabe eu veja de novo? Virou o filme-hit que todas as faculdades de cinema adotam (geralmente pra discutir deconstrução e pós-modernismo).
Na época em que comecei o blog, há um ano, o maridão e eu vimos o que o Wordpress oferecia e o Blogger parecia mais simples. E pra quem sabe tão pouquinho, foi uma boa opção.


Mario, é, dependo dele ou de leitores gentis...

lola aronovich disse...

Mary V, legal, tb acho que ficou muito melhor. Claro que ainda dá pra clicar nos labels de “crônicas de cinema” e ver todas, em ordem decrescente, ou procurar alguma coisa na Busca do blog, no canto superior esquerdo. Mas tem que ter paciência.


Vitor, veja a resposta que eu dei a Mi.

lola aronovich disse...

Gio, pois é, ainda falta incluir esses títulos numéricos. Tem uns 15 que preciso colocar nos arquivos. O Julio (e o maridão) sugeriu um arquivo separado, mas não sei. Nos guias de cinema impresso, 10,000 AC e 2001 aparecem na letra D. 300, na letra T. Eu acho coerente, vc não?


Milla, eu ia colocar um post desses na terça, mas fui falar de um assunto sério e aí... já viu, né? Mas próxima terça eu publico um Google Search, sem falta.

lola aronovich disse...

Obrigada, Priscila. Vc é muito gentil.


Anália, é uma ideia, isso de recomendar ou não o filme. Talvez mais pra frente. É que, no fundo, eu recomendo que as pessoas vejam TODOS os filmes (mesmo os ruins, que de repente são ruins apenas pra mim).

lola aronovich disse...

Cris, ficou bom, né?


Eu adoro South Park, bem que eu poderia escrever sobre ele. Eu tinha o filme em dvd, aí não lembro o que aconteceu. Perdi! Sério, foi o único dvd que perdi. Fiquei só com a capa. Mas fizemos uma cópia, eu acho. Vc não acha que o filme tá um tanto datado em algumas partes, como as obsessões com o Saddam Hussein e tal?

lola aronovich disse...

Andrea, este ano é só escrever a dissertação, né? As classes terminaram, imagino. Eu ainda tenho dois capítulos da tese e todas as revisões...


Mônica, obrigada pelas instruções (assim que eu gosto, tudo explicadinho), mas respondi sobre isso no coment. da Mi. Comente mais, sua mineira!

lola aronovich disse...

Li, vc usa o seu olho faz 3 anos? Uau, em tempo de uma menina de 19 anos, isso é praticamente um sexto da vida! Brincadeirinha, não resisti. E aí, tá ansiosa com os resultados do vestiba?


Serge, obrigada pela “defesa” - é isso mesmo, filme europeu mal chega aqui (e fiquei incrédula como não chega em Detroit). Que bom que vc gostou das letrinhas! Acho que ajuda demais, sim.

Serge Renine disse...

Aronovich:

Aproveitei as letrinhas e li sua crônica, como prefere, do filme Miami Vice.

Como assisti muito na década de 80 resolvi dar uns pitacos para esclarecer algumas coisas.

1- O filme atual só é diferente da série nos atores e no clima mais escuro. A estória é chupada de três episódios diferentes da série, sendo que as falas de um personagem as vezes está na boca de outro (na série o traficante fala pro do John Johnson “gostei de você, mas não gostei do seu amigo, não que ele responde, não viemos aqui para fazer amizade” no filme, ao contrário o traficante fala pro policial negro e várias outras situações, enfim, o filme é uma colcha de retalhos.

2- O dinheiro que os policiais gastam em carrões, aviões, roupas etc. não saem do bolso do contribuinte americano, mas sim, dos traficantes que tem seus bem apreendidos e esse bens são repassados aos policiais graças a uma lei especial anti-máfias de 1993, chamada lei RICO. No Brasil podia se fazer o mesmo.

3- Você tem toda razão: enquanto houver demanda vai haver tráfico. O traficante é um homem de negócio e se não tiver pra quem vender não haverá lucro e ele vai fazer outra coisa. Só não vê quem não quer, e as autoridades não querem ver.

Felipe Guimarães disse...

Acho que todo filme tem isso. Se você pegar um filme de Charlie Chaplin, verá a sátira de Hitler. Em outro você verá o Osama Bin Laden. Em outro você verá Fidel Castro (exemplo). Quando assisto um filme eu penso no que ele fala e a época que passou... South Park fala do Saddam, mas ele estava vivo quando o filme lançou, então é só pensar como uma paródia, principalmente o jeito que ele morre(risos)...

bjos..

:**

Gisela Lacerda disse...

Pois é, eu depois pensei nisso, Serge. Não que você esteja perdendo muita coisa não, Lola. Comentei porque senti falta. ;-))

Masegui disse...

Provoquei, cacei briga, esperei a porrada... e recebi uma linhazinha... sniff

Juliana disse...

Eu ia dizer a mesma coisa que o Vitor falou, vc pode pedir para o blog te mandar email avisando quando alguém comenta. Facilita muito, acredito eu (não que eu tenha mto gabarito, pq só vc que comenta no meu blog mesmo, haah).

Adorei as crônicas estarem todas acessíveis agora. Que legal o Júlio e o Silvio terem feito isso tudo. Parabéns a eles (e a vc por ter escrito isso tudo, né?)

Dai disse...

Muito bem feito. Os demais leitores agradecem muitíssimo ao Júlio, super gentileza, ao Sílvio, e logicamente a ti. Lembro que no Lost Art as crônicas estavam em ordem cronológica, foi lá que comecei a te ler... assim fica mais fácil revisitar e achar a opinião da Lola. Agora, me veio à mente: e por que não selecionar as melhores para um livro, hein? Abraço.

Dai disse...

Ah, Lola, eu sou sua leitora constante e contumaz, mas acho que não vou ser seguidora, pq meu blog tá lá, aposentado no wordpress, inativo, e neste perfil só consta mesmo um D., não tem foto nem nada, ia enfeiar sua lista. Mas não é pq não me registro oficialmente como seguidora que deixo de o ser. beijo.

Liris Tribuzzi disse...

Lola, considera que minha banda larga vem daí, mais ou menos 3 anos é quase toda minha vida internetica praticante.
Tô tranquila com o resultado. Se tudo der merda, eu fico rica com logística (tão pagando bem pra caramba!!!).

Serge Renine disse...

CORREÇÃO:

AONDE ESCREVI JOHN JOHNSON, POR FAVOR LEIA DON JOHNSON.

DESCULPE; PRESSA É FOGO! SÓ VI AGORA.

lola aronovich disse...

Serge, eu lembro que gostei de Miami Vice. Mais do que eu esperava. Mas depois não vi o filme de novo. Obrigada pelos esclarecimentos. Não sabia que eles haviam juntado uns 3 episódios da série. Se vc puder copy and paste o seu comentário lá nos coments do filme, melhor ainda.


Felipe, sem dúvida, todo filme, livro, pintura etc reflete a época e o lugar em que foi feito. Mesmo que seja um filme de época. É só ver como os filmes de época de hoje são bem diferentes aos dos anos 60. Mas é isso também que deixa muitos filmes datados rapidamente. Acho que South Park é um deles, embora continue divertidíssimo.

lola aronovich disse...

Mario, é, eu vi o espação que vc deixou esperando briga. Percebi suas intenções! Mas vc teve um péssimo timing. Ontem o maridão e eu brigamos feio, aí fica difícil brincar com essas coisas.


Ju, é, eu sei, mas pense no meu drama: 50 emails por dia avisando que há novos comentários no blog? Sendo que a maior parte será nos posts recentes? Não dá, minha caixa de email vai ficar lotada. Eu já perco tempo demais com o blog. Legal como ficou a organização, né?

lola aronovich disse...

D, eu bem que adoraria publicar um livro com as melhores crônicas, mas não acho que haja mercado editorial no Brasil pra isso. Há pouquíssimos críticos que conseguem publicar suas críticas de cinema. Nem os super conhecidos.
Tudo bem não ser minha seguidora, sem problema. Pois é, ontem apareci no seu perfil, porque lembro que vc tinha um blog, e não encontrei nada.


Li, sério? Essa é uma ótima perspectiva: se tudo der errado, vc fica rica?! Agora nem sei se torço pra que vc não passe no vestiba...

Ademar de Queiroz (Demas) disse...

Lola, boas e práticas novidades, hein?! E para você não perder nenhum comentário nessas crí(cri)ticas mais antigas, há uma solução: entre no Blogger com seu email e senha; no Painel, clique em "Configurações"; agora, clique em "Comentários"; role a barra e em "Moderação de comentários", marque "Sempre", preenchendo seu email na lacuna logo abaixo. Salve suas alterações no final da página e pronto: todos os comentários feitos no seu blog, em posts recentes ou antiguíssimos, vão para seu email primeiro. Daí é só clicar em "Publicar" e já responder imediatamente se você quiser.
Abração

Júlio César disse...

12 horas de trabalho!! Quase uma escravidão. Felizmente tirei férias, fugi do nordeste e estou nas serras gaúchas por uma semana! rsss

Marcos Costa Melo disse...

Lola, primeira vez que passo por seu blog e adorei a qualidade do texto. Raro topar com vida inteligente nos blogs e quando isso acontece, trato logo de "favoritar".

Li boa parte dele e voltarei para novas visitas.

E, para minha surpresa, fui ler seu perfil e vi que também é de Santa Catarina!

abs
www.euforiamelancolica.blogspot.com