sexta-feira, 4 de abril de 2008

CRÍTICA: AWAKE / Filme faz a gente sofrer acordada, mas eu gostei

Ahá! Eu sei por que os críticos americanos odiaram Awake! Três motivos: 1) porque é de um diretor principiante; 2) porque conta com dois atores, Hayden Christensen e Jessica Alba, que não estão entre os melhores do ramo (pra ser gentil); e 3) principalmente, porque o filme foi direto pro cinema, sem ser exibido antes pra crítica. Esse é sempre um mau sinal, e talvez explique o Metacritic dar nota 33 (em 100) pro thriller, enquanto o público dá nota 73. Tá certo que tem o Pedro, que não é crítico nem americano, e ainda assim odiou Awake com todas as suas forças. Também posso arriscar uma explicação pro Fator Pedro. Ele foi ver o filme pensando que veria um suspense, e encontrou um drama água-com-açúcar (até a metade). Sem falar que a Jessica não quis entrar numa banheira com ele.

Já eu vi Awake com expectativas muito baixas e não achei ruim. O filme até me envolveu em alguns instantes (a vantagem é que é curtinho). Mas é o seguinte: o início é totalmente romântico, e só uma parte minúscula é um suspense psicológico. Então quem vai esperando ver um terrorzão deveria estar escrevendo cartas pra distribuidora que mandou O Nevoeiro direto pra DVD. Awake é muito mais um drama romântico que qualquer outra coisa. É pra quem quer ver dois jovens bonitinhos, o Hayden (de novo? A gente não acabou de vê-lo em Jumper?!) e a Jessica (de novo? A gente não acabou de boicotar O Olho do Mal?). Começa com explicações científicas demais. Tá, é ciência para idiotas, mas há um excesso de legendas contando pra gente que muita gente não dorme durante uma cirurgia. Parece que a anestesia não funciona para um pobre coitado em cada 700 pacientes operados. E o que isso tem a ver com os dois pombinhos em questão? Bom, acontece que o Hayden, apesar de ser um empresário rico e bem sucedido (a gente sabe disso porque ele fala japonês), tem um coração fraco. Fraco literalmente, e também fraco pela Jessica. Bem no início, o Hayden tá filosofando na banheira, quase se afogando. Abre os olhos, vê a Jessica, a puxa pra banheira, vestida, e lá eles fazem o que casais jovens antes de casar fazem. Isso me lembrou um momento igualmente erótico entre o maridão e eu. Estávamos numa cidade com águas termais e nos colocaram num quarto de hotel com banheira pra solteiro. Muito otimistas, tentamos imitar os filmes e nós dois entramos na banheira. E entalamos na banheira. Ficamos lá um tempão, calculando como sair. Felizmente, após muitos contorcionismos, conseguimos sair de lá sozinhos, sem precisar da ajuda do gerente.

O Hayden tem outros problemas, além da Alba. Sua mãe, Lena Olin (quando eu penso nela, penso em A Insustentável Leveza do Ser, e só), é uma dominadora que insiste que ele seja operado por um cirurgião top de linha, não pelo médico amiguinho (feito pelo Terrence Howard, que sem bigodinho botaria o Hayden no chinelo). Eu não tenho dinheiro pra ser muito rigorosa. Por mim, taria bom qualquer médico que, durante o procedimento, não gritasse: “OLHA! Ai meu Deus! Ó Deus! Ó Deus! Ó, pessoal, não vou poder ir ao jogo hoje esta noite” (como ocorre no filme). Mas entendo perfeitamente que o Hayden prefira ser operado pelo médico amigo ao invés do hiper cirurgião convencido que diz: “Eu já tive minhas mãos dentro de presidentes”. Eca! Fica com suas mãos longe de mim, seu pervertido!

E só aí começa o suspense. Imagina estar acordado e totalmente consciente enquanto abrem seu peito. Quer dizer, ao menos o Hayden não vê o que tá acontecendo, e o que os olhos não vêem, o coração não sente. Mas sério, qualquer coisa que envolva gente sem conseguir se mexer ou falar habita os meus pesadelos. Ou você nunca sonhou que algo terrível tava acontecendo e precisava gritar, mas na hora h o grito não sai da garganta? Tipo a Jessica Alba entrando na sua banheira? O quê, pra você isso não é pesadelo? Awake não é previsível. Verdade que no final a gente sabe quem não vai morrer, mas até chegar lá há algumas reviravoltas bem surpreendentes. Pelo menos vilão nenhum é punido com a pena de morte. E o filme rendeu um diálogo fofinho entre eu e o maridão (leia, mas não fique revoltado por eu estar sugerindo o que acontece no filme. O trailer conta muito mais!).

É assim: um personagem precisa do coração compatível de outro pra sobreviver, mas esse outro que vai doar seu único coraçãozinho terá que sacrificar a vida. Perguntei pro maridão:

- Amor, você faria isso por mim?

- O quê, matar a sua mãe pra você ficar com o coração dela? Claro!

- Não, anjo, queria saber se você faria isso por mim.

- Mas de quem mais eu poderia tirar a vida pra você ficar com o coração do infeliz? Não consigo pensar em mais ninguém! Deixa eu ver... Tá, talvez a gente pudesse chamar sua irmã pra uma visita, e quando ela não estivesse olhando, eu...

- Não, seu estúpido, queria saber se você daria o seu coração pra mim, se bem que nem sei se combina...

- Total incompatibilidade!

- E o seu fígado, você me daria seu fígado?

- Pra você estragar o meu também? Nananananina. Meu fígado tá em boas mãos.

- Tá, e o coração, tem jogo?
- Meu coração já é teu, minha flor.

- Não, eu quero saber se eu precisasse de um transplante cardíaco e o seu coração fosse o único disponível e...

[Morrendo de rir] - ...E?...

- Pára de rir, seu energúmeno!

E aí, na sua banheira ou na minha? Ou você prefere a mesa de operação?”

12 comentários:

Juliana disse...

bom se vc até que não achou ruim, acho que eu vou gostar... mas não sei se estou em clima de drama ultimamente...

Luciano disse...

Por essa eu não esperava. Mas eu sempre quis ver o filme, desde que vi a primeira vez o trailer. Agora é que eu vou mesmo...

lola aronovich disse...

Opa, nao to falando que eh um grande filme nem nada do genero! So to dizendo que nao achei ruim! E que quem quer ver um terror nao va ver Awake achando que eh terror, porque nao eh. Mas nao eh que eu esteja recomendando totalmente o filme, ok? Nao me comprometam!

Luciano disse...

Sim, eu entendi... Não vou com grande expectativa. Eu gostei do trailer e da premissa, acho que se eu pegar a sessão das 15h00 e pagar R$2,00 pode valer a pena.
Ah, e vc viu ou pretende ver Violência Gratutita? Eu quero muito ver. O trailer é de arrepiar!

lola aronovich disse...

Vi Violência Gratuita sim, Luciano. O original e o remake cena a cena. Vou escrever sobre ele quando estrear no Brasil (acho que tá marcado pro início de maio, se não for adiado).

Luciano disse...

Ok, mas da uma pontinha pra gente... Você gostou? bem, se vc gostou do original, e eu sei que você gostou, e o remake é cena a cena, então imagino que tenha gostado. Ou será que não?

lola aronovich disse...

Gostei sim, Lu. É idêntico ao original, só que falado em inglês e com outros atores. Tem uma ou outra ceninha diferente, uma fala deletada, mas o resto é igual. O mais interessante de tudo é que os críticos americanos elogiaram muito o original e sentiram-se ofendidíssimos com o remake! Odiaram! Por que será? Por ser um recado direto ao sistema de entretenimento made in USA?

Anônimo disse...

Ho hO ho não sei se foi a emoção de ser citado, mas bela critica, principalmente a conversa com o maridão. E sim estou no aguardo de The Mist :S, esse fds depois da prova sexta loquei alguns filmes, tornei a morrer de rir com Morte no funeral, achei fodao Mandando Bala e Os Donos da Noite.

E sim heuAHUae fator Pedro correto, maldita seja a Jessica e o trailer indica um suspense bem mais elaborado e foda, nisso ao menos vc deve ter que concordar hahahaha... eu achei o filme quase uma novela mexicana.

Alguem poderia me explicar oq era aquela pescagem que ele fazia ? O_o Como assim ? eHAUEAH Vai em qualquer rio joga sua "vara" e oq pegar é peixe ?

abr

lola aronovich disse...

Ha, nem reparei na cena da pesca! Como não faço a menor idéia de como se pesca, achei que era isso mesmo, joga a vara, o peixe vem, e pronto. O que, não é assim? Ainda tenho que ver Morte no Funeral! Tá na minha listinha do Netflix. ODEIO Mandando Bala, tá? Sobre Donos da Noite (com o Joaquin Phoenix, né?), tenho que confessar algo terrível: só vi os primeiros 40 minutos! Foi nesse esquema de ver vários filmes num dia só, e já tava tarde. E foi em Chicago, eu lembro. Agora preciso me animar pra ver o filme todo em DVD. Vale mesmo a pena?

Anônimo disse...

Lolinha a questão foi com relação a pesca no meio da cidade ? O_o Em um local movimentado e tal se joga lá e pronto ehaueahuea não era nem um Pesque e Pague ou podiam ao menos mostrar para gente como o personagem é rico e pegar um helicoptero só para ir pescar...
Se eu não me engano a cena de pesca é no intervalo do "amigo" do principal.

Morte no funeral é obrigatorio, "tio alfie" é otimo, o valium é otimo, e o anão AEHUEAHUAE.

Eu gostei, mas sei lá, é dificil continuar algum filme depois que a gente para depois dos 30 minutos hehehehe.

lola aronovich disse...

Participem da votação RIDÍCULA e CRUEL que o Pedro bolou pra explicar porque elogiei Awake:
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=23801811&tid=2499556906973838280
ESTÚPIDO!

Anônimo disse...

Não entendi o que acontece, você começou falando do filme e do nada mudava para suas historias com seu marido. Cade o final? O que acontece? Ele morre? Quem é culpado?
Isso não foi uma crítica!!