segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

GLOBO DE OURO APONTA OS OSCARIZÁVEIS

Sei que é a primeira vez que falo do Oscar deste ano aqui, e sei que estou um tiquinho atrasada, mas como foi ontem o Globo de Ouro, que é sempre uma prévia da principal premiação do cinema, antes tarde do que nunca. Primeiro devo avisar que não vi o Globo (não tenho TV a cabo), e que ainda não vi nenhum dos candidatos. Muitos deles estão pra chegar ao Brasil em breve. Vamos ver se a relação dos indicados ao Oscar, que sai dia 22 de janeiro, segue a lista do Globo.
Mas pra que você não ache que sou uma completa inútil, eu vi o trailer da maior parte dos filmes, e preciso confessar que estou desapontada. Julgando apenas pelo trailer e adivinhando a trama, há várias produções que não me despertam nenhum interesse. Por exemplo, O Lutador. E eu lá quero ver um filme sobre luta livre? Não, sorry, é sobre um lutador decadente de luta livre. Acho que piorou. Mas vou ter que vê-lo, porque o Mickey Rourke levou o Globo e agora passa a ser o favorito ao Oscar. Siga aqui os principais premiados do Globo de Ouro (prováveis Oscarizáveis) e veja os trailers.
- Slumdog Millionaire, de Danny Boyle (Trainspotting). É sobre um rapaz na Índia que vai a um programa de TV de perguntas e respostas. Foi o grande vencedor do Globo ontem. Levou melhor filme, diretor, trilha sonora e roteiro. Veja o trailer aqui. Sem estreia prevista pro Brasil ainda. Não tem nem nome em português, como você pode notar.
- Apenas um sonho (Revolutionary Road), de Sam Mendes (Beleza Americana). Com Leonardo Di Caprio e Kate Winslet. Da leva, parece ser o filme mais maduro. É sobre um casal com intenções “revolucionárias” que se acomoda numa rotina, e todas as frustrações que vêm junto. Kate, mulher de Sam na vida real, ganhou o Globo. Até que enfim essa grande atriz vai chegar ao Oscar como favorita! Estreia prevista pro Brasil: 30/1. Veja o trailer aqui.
- O Lutador (The Wrestler) - Deu o Globo ao Mickey Rourke (lembra do galã canastra em 9 ½ Semanas de Amor?), que já havia sido ressuscitado por Sin City. Pra mim só mostra a diferença entre como homens e mulheres envelhecem. Seria inimaginável ver um filme com uma atriz que envelheça tão mal quanto o Mickey. É duro olhar pra cara dele, praqueles lábios esquisitos. Mas como ele é homem é favorito ao Oscar. Note que não estou me referindo a belas atrizes que são maquiadas pra ficarem feias, como a Charlize Theron em Monster - Desejo Assassino. Estou falando de, décadas depois do auge, a atriz conseguir ter um filme pra ela. Imagina a Kathleen Turner fazendo um filme sobre a sua decadência. Estreia: 6/2. Veja o trailer aqui.
- O Leitor (The Reader), de Stephen Daldry (As Horas). Com Ralph Fiennes e Kate Winslet. Sobre uma mulher que se envolve com um garoto e, mais tarde, é julgada por envolvimento com o nazismo. O trailer me pareceu bem fraco (veja aqui). A Kate ganhou o Globo de atriz coadjuvante (pois é, dois prêmios numa mesma noite, e olha que a favorita nesta categoria era a Penelope Cruz). Ela merece; adoro a Kate. Estreia: 6/2.
- Waltz with Bashir - levou o Globo de melhor filme estrangeiro, e já é favorito ao Oscar. É meio desenho animado no estilo de O Homem Duplo (atores filmados e depois coloridos; veja o trailer aqui). Se entrar na categoria de melhor animação do Oscar, pode dar algum trabalhinho ao favoritíssimo Wall-E (que ganhou o Globo de melhor animação).
Lembre-se que o Globo de Ouro, que é dado pelos correspondentes estrangeiros em Hollywood, divide as premiações em melhor drama e musical ou comédia. Portanto, sempre há vencedores que dificilmente entram pro Oscar, que não faz essa distinção e privilegia os dramas. O Globo de melhor musical e comédia foi pra Vicky Cristina Barcelona (eu pessoalmente prefiro os outros candidatos, Mamma Mia e Queime Depois de Ler - anyway, nenhum deve entrar no Oscar). O Globo de melhor atriz foi para Sally Hawkins, de Simplesmente Feliz (foto; Sally deve entrar no Oscar; veja o trailer aqui). Melhor ator foi pro Colin Farrell por Na Mira do Chefe. E um Globo póstumo foi pro excepcional trabalho de Heath Ledger em Cavaleiro das Trevas. Por mim podiam indicar esse Batman pra melhor filme no Oscar. E por que um dos meus filmes preferidos no ano, Ensaio sobre a Cegueira, foi totalmente ignorado? Deve ser porque ele foi mal de bilheteria e de crítica. Humpf.
Outros que saíram de os abanando do Globo mas é quase certo que estarão presentes no Oscar:
- O Curioso Caso de Benjamin Button, de David Fincher (Clube da Luta). Com Brad Pitt e Cate Blanchett. Odiei o trailer, sobre um velho que rejuvenesce. Talvez fosse um teaser. Na sexta vi um trailer maior no cinema, que também nem tchuns. Estreia: 16/1 (esta sexta).
- Milk, de Gus Van Sant (Gênio Indomável). Com Sean Penn, James Franco e Josh Brolin. O Sean parece maravilhoso, totalmente entregue ao papel. Dá vontade de ver o filme pelo trailer, ainda que seja um biopic sobre o primeiro político gay nos EUA (eu já falei do documentário aqui, só que cuidado que tem spoilers). Mas tem pinta de ser maior que o homem - um cenário do início do movimento gay nos anos 70, e isso é muito interessante. Estreia: 6/2. Veja o trailer aqui.
- Frost/Nixon, de Ron Howard (Mente Brihante). Com Frank Langella como Nixon. Pelo jeito, a história de uma entrevista decisiva de Nixon após ele ter renunciado, nos anos 70. Parece instigante, até deu vontade de ver. Mas isso significa que precisarei ver o Nixon do Oliver Stone? Estreia: 20/2. Veja o trailer aqui.
- Dúvida (Doubt). Com Meryl Streep, Philip Seymour Hoffman, Amy Adams e Viola Davis (ambas podem ser indicadas pra atriz coadjuvante no Oscar). Sobre uma escola religiosa, que a Meryl comanda com mão de ferro, e uma dúvida acerca de um padre que pode ter abusado de um menino (negro, ainda por cima). Muito bom o trailer, gostei. Veja aqui. Estreia: 6/2.
- Defiance, com Daniel Craig. Uma comunidade de judeus decide sobreviver na floresta e lutar contra o nazismo. Ahn, o meu nível de interesse pra filmes sobre a Segunda Guerra é muito baixo. Veja o trailer aqui. Estreia: 27/2.
- A Troca (The Changeling). De Clint Eastwood. Com Angelina Jolie. A luta de uma mulher pra reaver seu filho. Já estreou. Não aqui em Joinville, lógico. Veja o trailer, que não me chamou a mínima atenção.
- O Casamento de Rachel, de Jonathan Demme (Silêncio dos Inocentes). Anne Hathaway faz a irmã louquinha, cuja irmã tá se casando. Traz a Debra Winger (Laços de Ternura), que eu não vejo desde... 1992? Veja o trailer aqui. Estreia: 13/2.
- Austrália, de Baz Luhrmann (Moulin Rouge). Com Hugh Jackman e Nicole Kidman. Deve ficar longe das categorias principais do Oscar (fracassou nos EUA), mas ser lembrada nas mais técnicas. O trailer (veja aqui) não me agradou. Estreia: 23/1.
Ufa! Espero não ter esquecido nenhum. É bom saber que você já tem o seu dia todo ocupado, se você assistir a todos os trailers. Mas concorda comigo que alguns desses filmes não deveriam sequer ser conjugados com a palavra prêmio? E aí, qual dessas produções você tem mais vontade de ver?

75 comentários:

L. Archilla disse...

Segundo um blog de cinema da Folha (Ilustrada no Cinema), vários críticos americanos consideraram Happy-go-Lucky um dos 5 melhores filmes de 2008! Me diga como, meu Deus!!!

Vitor Ferreira disse...

Lola, te mandei semana passada os dvds. Quando chegar me avisa! E quanto ao Globo de Ouro, apesar de eu ter gostado de Slumdog, o meu favorito era Benjamin Button. Também achei Apenas um Sonho e Milk melhores.

Vitor Ferreira disse...

E comentando o comentário acima, achei Happy entendiante, mas a Sally tá bem.

L. Archilla disse...

Vale lembrar que, enquanto isso, maravilhas como Ensaio Sobre a Cegueira e Queime Depois de Ler estão sendo ignoradas pelos críticos e pelo Oscar...

Leo disse...

Como eu tô no trabalho não rola de assistir os trailers agora...
De qualquer forma, pelos que eu já tinha visto, tô em campanha por Revolutionary Road, que foi o que mais me chamou atenção até agora.
Esse Benjamin Button não me convenceu nem um pouco. The Wrestler deve ser interessante. Gosto da idéia do Mickey em um papel tão... biográfico!
Fiquei bem feliz com a vitória da Kate. E logo duas de uma vez! foi engraçado porque ao ganhar o primeiro, ela subiu bastante emocionada e disse que ía tirar o máximo daquele momento porque ela tinha o "hábito de não ganhar as coisas". Mal sabia ela que ainda tinha outro guardado com seu nome. Finalmente algum reconhecimento.
Fico feliz pelo Heath também. Ainda que "feliz" talvez não seja o termo adequado. De qualquer forma foi bem merecido.
Os americanos gostam da coisa mais mastigadinha. Nada de ter que pensar muito. Chorar só se for no filme idiota do Will Smith. Por isso ignoraram o "Ensaio" do Meirelles.
Minhas torcidas pelo globo de séries também foram em vão...
Só a Kate me deu alegrias ontem a noite. Ainda que não tenha visto nenhum dos filmes...

L. Archilla disse...

Eu confesso que tenho dificuldade pra avaliar a interpretação de um ator/atriz quando o papel é fraco. Realmente, a Sally não está péssima, mas não sei quanto talento é necessário pra fazer uma abobalhada como a Poppy...

Luciano disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vitor Ferreira disse...

Acho que é um papel bem difícil, porque é muito fácil de cair no caricato. Se fosse alguém como um Jim Carey que fizesse, seria toda careteira, cheia de tiques e faniquitos, e ela soube fugir disso e fazer da Poppy uma "abobalhada" real. Esse o mérito dela.

L. Archilla disse...

É verdade, não tinha pensado nisso... acho q, no fundo, oq mais me irrita no filme é ele me fazer lembrar que eu conheço um monte de gente assim...

Ana Rute disse...

ai é um saco isso de esperar pra chegar aqui ne?
queria ver milk, O Casamento de Rachel, dúvida, benjamin button, happy-go-lucky e slumdog.
até tentei ver o globo ontem mas desmaiei no meio, nunca aguento.
realmente ensaio nao ser indicado pra nada é uma vergonha.
quando começa o tradicional bolão do oscar? haha
beijo

lola aronovich disse...

Pois é, Lauren, vc falou tão mal do Simplesmente Feliz... Não posso falar nada até ver.


Vitor, super obrigada, chegaram na quinta! Esqueci de te avisar. Ainda não vi nadinha, mas verei (minha TV tá uma droga, muito vermelha, e é péssimo ver todos os rostos vermelhos. Minha TV vai virar um post). E, claro, depois que os filmes estrearem aqui (se estrearem), vejo tudo de novo no cinema.

lola aronovich disse...

Eu amei Ensaio, Lauren, e gostei muito de Queime. Por mim Ensaio concorreria a melhor filme, fácil, fácil. E Cavaleiro das Trevas tb, pra ser franca.


É, Leo, a primeira vez que vi o trailer de Revolutionary Road (Apenas um Sonho) no cinema, não fiquei muito entusiasmada. Mas frente aos outros concorrentes, este parece ser o filme mais adulto. Tenho muita vontade de vê-lo. O Benjamin Button é esquisito, não parece ser o meu tipo de filme. E vou ver O Lutador, mas sem a menor vontade.
Eu adoro a Kate Winslet. Li que ela declarou isso ontem, sobre não estar acostumada a ganhar coisas...

lola aronovich disse...

Lauren, eu tb! Quando um filme é muito, muito ruim (na minha opinião, claro), fica difícil salvar o ator/atriz. Sinto muito isso com Forrest Gump, por exemplo.


Luciano, Australia, Benjamin e Lutador não me despertam muito interesse. Ah, nem O Leitor. Mas Apenas um Sonho, Milk, e Dúvida sim. Claro, quero ver todos.

lola aronovich disse...

Vitor, vc tá falando mal do Jim Carrey? Lembre-se que eu adoro o Jim! E ele não tá ótimo em Truman Show? Aquele papel não é fácil. Não posso falar da Sally. Aliás, nunca tinha ouvido falar da atriz. Não que eu me lembre.


Lauren, pelo que vc descreveu, tb conheço pessoas assim.

lola aronovich disse...

Ana, pelo menos eles estão prometendo a maior parte das estreias pra antes do Oscar. Já tem coisa chegando na sexta. Tô achando mais cedo que de costume. O meu tradicional bolão do Oscar começa no dia seguinte às indicações do Oscar. Ou seja, dia 23. Falta pouco!

Vitor Ferreira disse...

Lola, acho o Jim bom às vezes. O normal dele é O Maskara, O mentiroso, O Todo Poderoso, Sim Senhor, Ace Ventura, Eu, eu Mesmo e Irene, Débi e Lóide, etc. Não tem ser no universo que me conveça que se ele fizesse alguém como a Poppy, ele não encheria ela de tiques e caretas.

Kaká disse...

Eu vi o The Wrestler e não acho que o Mickey Rourke atou, ele fez ele mesmo. E com aquela quantidade de plástica e botox nem dá para ver ele se emocionando com nada, a gente só sabe se ele está triste pela voz e respiração. A melhor coisa desse filme é a Marisa Tomei. Por mim esse globo de ouro ia para o qualquer um dos outros, até para o Brad Pitt.
O Benjamin Button eu gostei de algumas coisas e de outras não, mas é um filme legal e a idéia de nascer velho ir rejuvenescendo é contada de forma interessante. E é um filme romântico. E o filme é bem diferente do conto do F. Scott Fitzgerald.
A Troca achei muito chato, mas deve ser porque não gosto muito da Angelina Jolie.
O Revolutionary Road é muito bom, e a Kate Winslet está fantástica. Até o Leo DiCaprio está bem. Eu gostei muito desse.
Gostei de Milk. Frost/Nixon tem diálogos excelentes. E vou ver Slumdog Millionaire hoje.
Outro que eu gostei e ninguém falou, só concorreu a melhor música, foi o Gran Torino do Clint Eastwood.
Concordo: Dark Knight para o Oscar!
Mamma Mia podia ter ganho alguma coisa né?
Eu quero ver Australia e The Reader.

Unknown disse...

Não assisti a nenhum dos filmes citados. Nem mesmo o do Batman. Também adoro a Kate Winslet. Só fico meio triste em perceber que ela teve que emagrecer horrores para aparecer em Hollywood.

Anônimo disse...

Oi Lola!!! Qnto tempo hein!! Olha so, eu e meu marido assistimos O Curioso Caso de Benjamin Button esse fim de semana, aqui nos EUA. Vc sabe que meu forte nao eh cinema, mas nossa conclusao eh a seguinte - eh um filme bom no comeco (antes de focar tanto na love story e ficar super meloso), e conta com tracos de um Forrest Gump e um Titanic (a cena final nao precisava meeeeesmo!). De qq forma, o roteiro eh interessante, sim, mas o filme poderia ser melhor... depois que vc assistir posso ser mais especifica nos pontos que nao agradaram nem um pouco, ok.. Abracao!

Dai disse...

Eu tava torcendo pela Kate e pelo Heath, fiquei contente. Mas ainda estou digerindo o Michey Rourke, Sean Penn arrotando atua melhor do que ele recitando Shakespeare. O Rubens Edwald Filho disse algo como "este é o filme do retorno do Rourke, se bem que ninguém queria mesmo que ele voltasse". Dormi no meio da premiação e acordei com ele segurando o prêmio de melhor ator, por 1 segundo achei que fosse pesadelo. Hahah. Não vi nenhum dos Oscarizáveis, só Vicky, Cristina.. que não gostei tanto. Beijos!

Anônimo disse...

Lola, boas novas! A UFRN lançou edital de concurso para professores de diversas áreas, com mais de 150 vagas. Caso você ainda queira vir pra Natal (ou cidades próximas), dá uma olhada! O site é www.prh.ufrn.br.

Anônimo disse...

Esse Slumdog ta ganhando premios a torto e a direito. Pelo roteiro eu não me interessaria em ir assistir não, mas agora fiquei curiosa.

O Sean Penn ganhou o critics choice award semana passada por melhor ator. Eu tb adoro A Kate, mesmo ela tendo emagrecido vc pode ver que ela é toda natural, não é toda durinha, malhada, com os peitos duros e lá no queixo. E ela já foi nominada umas 486 vezes pro oscar e nunca leva nada. To achando que este ano a academia vai se redimir, por isso a chuva de premios. Na época do Titanic eu não gostei da atitude dela qdo perdeu o oscar. Ficou com a mior cara de c... mas hj em dia eu acho que ela amadureceu muito e é uma ótima atriz.

Ontem peguei o Globo pela metade e não entendi a atitude dela qdo ganhou o globo de melhor atriz. Meu marido ficou achando que ela tava encenando e eu achei que era pq ela nunca ganha nada. Mas hj qdo li no blog que ela ganhou 2, entendi que a reação dela era pq era o segundo da noite.

Unknown disse...

na verdade lola, a história de "the reader" é sobre uma mulher que se envolve com um garoto que anos depois descobre que sua amada mais velha foi levada a julgamento por ter se envolvido em atividades nazistas durante o holocausto. bjs!

Daniel Olivetto disse...

Ois... sobre O Juno...Sei lá né, Lola... gosto é gosto... cada vez acredito menos em "análises imparciais e técnicas"... eu, por exemplo achei Ensaio Sobre a Cegueira bem regular... se bem que eu não gosto do Meirelles desde Domésticas... [não vi o Jardineiro, by the way, que dizem ser o melhor dele...

Essa coisa do Juno ser queridinho pelos conservadores tenho um hipótese: se uma americano típico resolver achar Juno um filme legal provavelmente ele deve estar posando de modernex... americanos adoram isso...

arrasou no post sobre o Golden Globe... mas as mulheres viram Mickey Rourke tb... Exemplos disso: Gloria Meneses e Dolly Parton... sexos à parte, tenho me do ambos, rsss...

Ainda sobre o Golden Globe: adoro a Kate tb... merecidíssimo... agora, porque o Brasil ainda acredita que Rubens Ewald Filho é crítico de cinema? Sinto inveja de vc por não ter visto a cerimônia... o homem soltava uma pérola a cada dois minutos... rssss


abraços

Ana Cristina Powell disse...

"Slumdog Millionaire' eh maravilhoso! Assiti ontem a noite. Os americanos do meu lado assustados com a pobreza das favelas... O roteiro eh muito bom. Achou que mereceu os premios.
nao percam.
"Milk" eh muito bom, o Sean Penn ta demais mas eh muito aquele filme americano. Tambem me deu uma dor no coracao de ver o fim do filme porque apesar das vitorias que a comunidade gay teve no final dos anos 70 o "proximo capitulo" no inicio dos 80 em San Francisco (e depois o resto pais e do mundo) foi a AIDS e todas as acusacoes de "punicao" de Deus, etc. Sai do cinema chorando por causa disso.
Tambem gostei de "Rachel Getting Married". Vale a pena ver. Achoq ue a Anne Hathaway surpreendeu.

Anônimo disse...

Oi Lola! Estava esperando que vc fizesse algum comentário sobre os Globos mesmo... acompanhei a cerimônia ontem e fiquei felicíssima pela Kate Winslet, pela Sally Hawkins e de-tes-tei ver Mickey Rourke roubando prêmios do usualmente maravilhoso Sean Penn e tb do Frank Langella que dizem estar incrível em Frost/Nixon

Anyway, queria te fazer uma perguntinha sobre cinema, por pura curiosidade.
Vc sempre fala de filmes e dá pra ver que vc é uma enciclopédia sobre o assunto e tem ótimo gosto, mas e os atores? Quem são seus favoritos, do passado e do presente? É só uma curiosidade mesmo, mas adoraria saber.

Beijão pra vc e ótima semana!

Anônimo disse...

Eu me interessei em assistir dúvida!!
^^
Parece ser muito interessante!
Quanto ao prêmio que Heat ledger ganhoru, nossa, foi muito bem merecido! {E eu não acredito que ele se matou, ele foi assassinado!}
Não me interessei pelo filme do lutador... Parece meio besta.

Dai disse...

Epa, epa! Só vim fazer uma ressalvinha, embora eu tenha citado o R. Edwald Filho não sou nenhuma fã dele (mas, eu, pelo menos, também não tava com saudades dor ator de 9 semanas e 1/2). Realmente ele fez comentários impertinentes e venenosos, às vezes baixa um colunista de celebridades nele - não entendi até agora ele chamar a Laura Dern de feia, que horror!
Mas, mudando de assunto, fiz bem em passar por aqui, assim acabei sendo avisada pela Ivana do concurso novo da ufrn. Obrigada a você a ela. Estou baixando o edital agora.
beijinhos,
dai

Anônimo disse...

Kate perdeu o oscar de melhor atriz em Titanic?
Non sabia. 0.o
Não é à toa que Kate Winslet ficou danada, então. Ela atuou muito bem.

Luciano disse...

Só o fato de Benjamim ser dirigido pelo David Fincher já me faz querer ve-lo. Você não gosta muito dele, né? Sei que você não morre de amores por Clube da Luta, O Quarto do Pânico e Zodíaco, mas Seven não te diz nadinha?

Anônimo disse...

Mila, ela perdeu e fez a maior cara de desprezo. Lembro que achei ela bem petulante na época. Quem ganhou naquele ano foi a Helen Hunt por Melhor Impossível.

DIARIOS IONAH disse...

todos os filmes com a Kate Winslet
e com aquele ator que fez O Paciente Ingles.
esse filme dos judeus que se escondem na floresta eu tenho o livro, muito bom.

DIARIOS IONAH disse...

ah! tudo que vier de autoria do Saramago sera literalmente esquecido.

Anônimo disse...

Preciso parar de jogar video-game e assistir só séries, da lista eu só vi Batman e Wall-E. Vergonha.

Anônimo disse...

Eu acho que o Mickey Rourke - mesmo debaixo daquelas plásticas toscas e medonhas - continua um puta ator.

Um suspiro de lamento por Rourke. Infelizmente nem todos podem virar a Cher.

lola aronovich disse...

Vitor, concordo sobre o que é “o normal” do Jim. Eu nem vi essa Poppy, mas certamente seria um filme totalmente diferente com o Jim.


Kaká, é, pareceu isso mesmo pelo trailer: o Mickey interpretou a si mesmo. E concordo sobre só poder ver sua expressão através da voz. Que horror! Escrevi um post gigantesco sobre o Mickey; daqui a pouco publico. Eu indicaria o Heath Ledger pra ator principal, sabe? Mas eu gostaria mesmo que ganhasse o Richard Jenkins por The Visitor. Ele foi lembrado pelo Actors' Guild. Tomara que ganhe uma vaguinha no Oscar. Mas será como azarão. Então eu torço pelo Sean Penn.
O quê?! Benjamin Button é baseado num conto do Fitzgerald que eu nunca ouvi falar?! Preciso lê-lo!
Onde vc está morando que já viu todos esses filmes, Ká? É difícil te acompanhar! A cada momento vc tá num lugar diferente do globo!

lola aronovich disse...

Cris, nem mesmo o Batman?! Isso que dá ter filho pequeno! É, acho chato que a Kate teve que se conformar aos padrões de Hollywood. Ela era mais bonita antes, né?


Aline, oi! Onde vc está, nos EUA? Em lua de mel? Que legal! Quando vc volta? Vc precisa me contar como estão suas negociações pro doutorado. Tá, depois de ver Benjamin vou te perguntar sobre os pontos que não te agradaram...

lola aronovich disse...

D, concordo com o Rubens Ewald Filho. Quem queria que o Mickey voltasse? Eu não. Espero que ele não ganhe o Oscar... Mas fico feliz pela Kate e pelo Heath, sem dúvida.


Ivana, legal! Acho que eu já vi esse edital, mas não me enquadro em nenhuma das 150 vagas. Ainda preciso escrever um post explicando o porquê de nem poder fazer esse concurso. Ó céus, ó vida... Mas super obrigada pela informação!

lola aronovich disse...

É, Ana, pra mim o Slumdog não pareceu grande coisa, a julgar pelo trailer. Mas, claro, vamos ver. Se tiver música indiana já tá bom. Acho que este é o ano da Kate mesmo. Depois de levar dois globos de ouro ela se torna muito favorita ao Oscar. Nem me lembro da cara dela ao perder o Oscar por Titanic. Nunca achei que ela tinha chance. Não sei, foi o ano em que Titanic levou tudo, e ela estava ótima, claro, mas eu não achava que ela ganharia não.


Dani, obrigada por corrigir. Pelo jeito eu não entendi o trailer. Achei confuso mesmo. Meu, hoje de manha, quando montava o post, tentei encontrar uma imagem de The Reader. Não achei nada!

lola aronovich disse...

Daniel, claro, análises imparciais não existem. Não vi Domésticas, mas é difícil pra mim dizer qual o melhor do Meirelles: Cidade de Deus, Ensaio ou Jardineiro? São filmes muito diferentes entre si, e todos ótimos, na minha opinião. Sobre Juno, não, não é isso não. O “americano típico” que é conservador tem muito orgulho de ser conservador. Não quer posar de modernex nem nada disso. Acho que esse público conservador gostou de Juno porque no fundo o filme é anti-aborto.
Ah, claro, as mulheres viram Mickey Rourke. Fica horrível, né? Como que dá pra atuar com a cara daquele jeito?
Não posso falar nada contra o Rubens Ewald Filho. Não gosto (e é raro eu ler) o que ele escreve, mas eu o acho muito bom nessas transmissões (não vi o Globo de Ouro). Eu já vi a Babi transmitindo, e prefiro o Rubens a qualquer hora do dia e da noite...


Ana, vou ver Slumdog então. Eu já ia antes, claro. Será que chega ao Brasil? Bom, depois de ganhar o Globo de melhor filme, chega... Certamente Milk deve ter esse tom melancólico de que, depois da revolução dos anos 70, a comunidade gay (ou as feministas, ou os negros, ou demais minorias) não puderam colher os frutos. É muito triste isso.

Tayná Tavares disse...

Lola!!! Nossa, quanto filme.. Eu infelizmente não vi nenhum trailer.. Estou sem som no computador.. Mas escolhi dois que gostaria de ver, aquela animação que parece desenho animado, e o do Gus... Fora esses, acho que o resto eu vou esperar passar na sky...

A Kate ganhou.. Tomara que ela ganhe um oscar também, adoro os trabalhos dela...

lola aronovich disse...

Bá, eu tb não gostei nadinha da vitória do Mickey! Mas essa Sally Hawkins, sei lá, preciso ver o filme. Eu, enciclopédia em cinema? Quem dera! Eu já tive muito boa memória pra nomes e datas de filmes, mas isso quando eu tinha memória! Hoje esqueço tudo e dependo muito da internet. Meus atores favoritos? Ish, difícil, são tantos... Eu adorava o Marlon Brando e a Bette Davis, principalmente. Nos anos 70, mais o Robert de Niro e a Faye Dunaway. Hoje, nem sei. Mas gosto muito da Kate, do Sean Penn, do Leonardo Di Caprio, entre muitos outros.


Milla, Dúvida parece muito interessante mesmo.
Por que o Heath seria assassinado? Acho que não...

lola aronovich disse...

D, como eu respondi no comentário do Daniel, eu até gosto do Rubens como comentarista. De fato, não há necessidade alguma em dizer que a Laura Dern é feia. Tadinha! Então, vc vai tentar o concurso da UFRN? Que bom!


Milla, é, a Kate perdeu o Oscar de Titanic. Imagino que ela deve ter ficado chateada porque Titanic varreu os Oscars daquele ano.

lola aronovich disse...

Luciano, é, realmente, não sou grande fã do David Fincher. Não gosto nada de Clube da Luta ou Zoodíaco, e Quarto do Pânico é legalzinho, mas nada de mais. Meio medíocre até. Gosto bastante de Seven, embora não considere uma obra-prima nem nada. Sei que o Fincher tem fãs fiéis, mas pra mim, ele ainda não disse a que veio.


Ana, bom, a Helen Hunt tava muito bem por Melhor é Impossível. Sabe quem era pra estar na pele dela? A Holly Hunter, que recusou o papel porque achou a diferença entre o salário dela e do Jack Nicholson grande demais! Imagino que a Holly estaria melhor ainda no papel. Mas é o papel da vida da Helen.

lola aronovich disse...

Fátima, é, eu tb gosto muito da Kate e do Ralph Fiennes.
Sim, é verdade: pode muito bem ser que o desdém dos americanos a Ensaio, o filme, venha do desdém que eles têm àquele comunista, o Saramago... E aí, foto nova sua no pedaço? E como vão os preparativos pra viagem à Israel? Ainda vai, mesmo com a guerra?


Débora, não por isso: até agora quase todos nós só vimos Batman e Wall-E dessa lista. O resto nem chegou. Vc ainda tem salvação.

lola aronovich disse...

Guta, acho que nunca achei o Mickey um p*** ator. Não entendi seu comentário sobre a Cher. Ela ganhou o Oscar e virou atração turística pelas plásticas. Será que é isso que vai acontecer com o Mickey? Acho que não, com homem é diferente. Ele já foi contratado pra atuar em Homem de Ferro 2...


Tayné, é, acho que ver Milk é obrigação entre a comunidade GLBT. Mas não só entre ela, lógico. É bom pros héteros também aprenderem mais sobre a história do movimento gay. Tb adoro a Kate. Vamos ficar torcendo por ela e pelo Sean Penn no Oscar.

Kaká disse...

Lola, estou em Fortaleza mesmo (mas de malas prontas para um tempinho no Rio). Não aguentei esperar passar no cinema, aqui também demora ou não passa. :) Então eu apelo para o amigo "Paul Torrent". Mas os que eu mais gosto vejo no cinema outra vez.

Acabei de ver Slumdog Millionaire e achei ótimo. É bem bollywood e as músicas são ótimas. Mas para melhor filme eu preferi Revolutionary Road.

O conto do Fizgerald é o mesmo título do filme, mas a única coisa que os dois tem em comum é o fato que ele nasce velho e rejuvenesce. O resto é tudo bem diferente. Algumas coisas eu gosto mais no filme e outras eu prefiro no conto.

Alline disse...

Apesar de um pouco longo, Slumdog é um filme ótimo! Os outros ainda não vi. Bom saber que Heath Ledger levou o seu, mesmo tardiamente. Ainda vou ver o que me atiça a curiosidade nessa lista de premiados, já que nem sempre quem leva a estatueta me interessa. Vou tentar o Banjamin Button. Acho. ;)

Karla disse...

Gosto muito da Kate Winslet, então estou louca pra assistir "The Reader" e "Revolutionary Road". Também "Milk", "Slumdog Millionaire", "Frost/Nixon" e "Happy-go Lucky", pra descontrair. Tenho um certo preconceito com filmes de "superastros" como Brad Pitt, Tom Cruise e Angelina Jolie, então esses deixo por último na fila.

Daniel Olivetto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Daniel Olivetto disse...

hummm... concordo com vc sobre a coisa anti-aborto... num tinha pensado nisso...

sobre o Mickey Rourke, eu espero nunca ter que atuar com ele ... nem com a Marisa Tomei... medo

Ah... eu acho que o Rubens Ewald serve como legenda só... concordo que ele é ótimo em premiações neste sentido tecla sap, mas quando ele inventa de dar opinião...

besitos

Unknown disse...

eu encontrei no google procurando por coisas relacionadas aos vencedores do golden globe... encontrei esta, por exemplo http://theenvelope.latimes.com/media/photo/2008-12/43823555.jpg :))

Unknown disse...

e lola, eu tenho mania de corrigir os outros. não me orgulho disso. enfim, que bom que você levou numa boa. :D

Patricia Daltro disse...

Eu confesso minha torcida organizada para Batman,para mim, também é o melhor filme do ano passado. O problema é que não dá para entender o que se passa na cabeça dos jurados!

bibi move disse...

Esse filme SImplismente Feliz é ALUCINANTE!
Happy go Lucky em inglês.
Grandes atores, um texto super bem feito e narrativa simples- fotografia fosca e seca.
e de uma sutileaza incrível em relação à brutalidade das relações cotidianas.

Anônimo disse...

Eu explico, Lola. soltei um suspiro de lamento pelo Mickey porque lá por meados dos anos 80 eu o achava UM GATHO. E agora, hã, bem, esquece...

Mas continuo achando o cara um grande ator, sim. Rourke, disforme e tudo, é o único ator que me convence no meio de todos aqueles seres em quadrinhos, artificiais e desumanos, de "Sin City". E ele está mais do que adequado em "O Selvagem da Motocicleta", o mais poético dos filmes de Coppola, em que nos transmite uma aura que transmite: estranheza, amargor, sabedoria, desapego, melancolia, alienação. Tudo isso ao mesmo tempo. Não deve ter sido fácil.

A comparação com a Cher foi pelo Oscar mesmo(será que ele também leva?) e pelas mil plásticas dela... Lamento muitíssimo que a Cher tenha evaporado das telas depois de oscarizada por "Feitiço da Lua". Hollywood é fogo com suas atrizes, especialmente depois que elas passam de uma certa idade. Concordo em gênero, número e grau.

Neodo disse...

Lola.. fico intrigado? Como vc consegue fazer doutorado e encontrar tempo para escrever tanto?? E a Tese?

Anônimo disse...

Oi Lola!!!!! Estou estudando e escrevendo meu Open Seminar, pois tenho prazos, ne! a lua de mel oficial foi ainda no final de dezembro =) tu sabe como eh, trabalhando em casa parece ferias pra quem ve de fora, mas nao eh bem assim... hahahaha! o Sandwich sera apenas no segundo semestre, se Deus quiser. Abracao!

Unknown disse...

eu ando tão por fora dessas coisas de awards cinema...não assisto premiações nem amarrada! Evito "The Best Film" nas locadoras e cinemas do mesmo jeito que corro de best sellers em livrarias.
Que chata eu sou....

Felipe Guimarães disse...

Lola!
Também fiquei decepcionado com o esquecimento de Ensaio Sobre a Cegueira... o filme é muito bom! Fiquei muito feliz quando soube no sitio do meu tio que o Heath Ledger ganhou o globo de ouro... aposto que ele ganha o Oscar...

DIARIOS IONAH disse...

Sim Lola, ainda vou a Israel, com guerra ou sem ela.
não contra a guerra, sou contra a hipocrisia das pessoas.
o Oriente Medio, independente da guerra de hoje sempre viveu assim, eh so ler a HISTORIA.Enem por isso deixou de existir.haja visto que os palestinos, antigos FILISTEUS, que nem arabes são,continuam vivos ate hoje, fomentando o terrorissmo islamico.

lola aronovich disse...

Kaká, ah tá, agora explicou tudo direitinho. Eu tb vou ter que apelar pra ver alguns filmes no computador. O Vitor me mandou vários gravados. Os que chegarem aos cinemas daqui serão vistos novamente, sem dó. Vou procurar o conto do Fitzgeral, obrigada por avisar.


Alline, pois é, até agora não ouvi ninguém falar mal de Slumdog. Vou ver e depois opino. Vou ver tudo que puder... mesmo o que não me interessa nem um pouco, como O Lutador.

lola aronovich disse...

Karla, que desenho bonito esse do seu iconezinho! Adorei. Preconceito com filmes de superastros? Interessante! A Kate já já se torna uma super estrela, será que não? Bom, não. Se nem depois de Titanic ela se tornou uma super estrela...


Daniel, é, né? E Juno ainda finge que quem protesta contra clínicas que praticam aborto é uma menininha solitária de 16 anos, com um cartaz dizendo que fetos têm dedos. Quando na realidade há grupos da direita cristã que bombardeiam essas clínicas...
Marisa Tomei? O que vc tem contra ela, tadinha?
Acho que eu mais concordo que discordo das opiniões do Rubens Ewald Filho. Mas é deselegante ficar chamando atriz de feia, né?

lola aronovich disse...

Dani, mas não é estranho que só exista UMA foto de The Reader, e que seja tão difícil de encontrar? Pros outros concorrentes têm bastante foto. Esquisito.
Sobre me corrigir, por favor: sempre que vc perceber um erro, me corrija mesmo. Vc estará me fazendo um favor. Aliás, ainda preciso corrigir a frase que vc apontou...


Patricia, será que ele vai ser lembrado pra principal categoria no Oscar? Duvido, acho difícil. Se nem os correspondentes do Globo de Ouro (que vão mais pelo popular) se lembraram... É uma pena, porque é um senhor filme.

lola aronovich disse...

É, Bibi? Até agora li pouquíssima coisa sobre ele. Vi que a Lauren, do Acordei que Sonhava, odiou o filme. E que o Metacritic adorou. Dá média 84. Alta pacas. Espero que seja bom.


Guta, vc achava o Mickey bonito? Sabe que eu nunca achei? Mas sei que ele era símbolo sexual pra muita gente. Acho que ele está muito bem em Sin City (embora eu nem o tenha reconhecido ao ver o filme), e gosto muito de O Selvagem da Motocicleta. Escrevi um post bem longo sobre o Mickey, vou publicá-lo na sexta.
A Cher tava perfeita em Feitiço da Lua. Aliás, é um filme muito fofo, que eu não vejo faz décadas...

lola aronovich disse...

Nêodo, nem me pergunta. A tese às vezes não anda como deveria.


Aline S, sei que o sandwich é só pro semestre que vem, mas como vão as negociações? Pra quem vc pediu/vai pedir bolsa? CNPq? Capes? Boa sorte com seus prazos, Aline!

lola aronovich disse...

Mei, é um vício meu, sempre assisto ao Oscar. E faz 22 anos que organizo meu tradicional bolão do Oscar. Eu acho um bolão essencial pra aguentar a chatice que é aquela cerimônia. Fica muito mais legal torcendo pelas suas apostas, acredite! Entendo seu preconceito contra bestsellers. Nisso eu sou parecida.


Felipe, acho que o Heath leva o Oscar, sim. Mas é triste isso de dar Oscar póstumo. A pessoa nem pode aproveitar. Vc escreveu sobre o Globo de Ouro no seu blog?

lola aronovich disse...

Fátima, imaginei que, pelo seu fascínio por Israel, vc seria pró-Israel nessa e em qualquer outra guerra. Bom, acho que em Jerusalém o pessoal está bastante protegido. Pelo menos a enorme maioria das 20 baixas em Israel é militar. Já na Faixa de Gaza... Pra lá vc não iria, né? Nem eu!

Unknown disse...

uma divulgação mal feita né? um filme com tanto potencial pra prêmios deveria ter fotos e mais fotos espalhadas pela internet inteira.
procurando por "the reader kate winslet" encontrei algumas fotos de bastidores. mas mesmo assim, não é isso que se espera de um filme desses.

Anônimo disse...

Lola, como assim, MICKEY ROURKE MELHOR ATOR??? Será o fim do mundo? G-zuis, que pânico!

Também acompanhei os trailers, mas, MEU DEUS, MICKEY ROURKE FOI ESCOLHIDO O MELHOR ATOR, e fiquei surpresa com Benjamin Button e a Troca terem ficado de fora.

Acho que o Heath Ledger como melhor coadjuvante e a Kate Winslet em The Reader também eram barbada, mas, MICKEY ROURKE FOI ESCOLHIDO O MELHOR ATOR!!!

Nas séries, também não achei nada de excepcional, e adorei o Gabe Byrne ter ganho. Já estava na hora dele ser reconhecido.

C@RÁLE****, MICKEY ROURKE FOI ESCOLHIDO O MELHOR ATOR!

Acho que este ano não vou assistir aos Oscars, não... imagina rever esta cena dantesca... blérgh!

Beijos

Ana Cristina Moter Pereira disse...

Fiquei com vontade de assistir "Rachel getting married", e sobre a cegueira, eu vou fazer minha "crítica" só depois de ler o livro, que eu estou na metade. até agora está ajudando a preencher as cenas do filme, muito bom, apesar da escrita, que é um pouco diferente daquela que estou acostumada, mas mudar um pouco não faz mal a ninguém. Outra coisa, não sei se sei criticar muito bem, pois sou meio influenciada pela emoção que me toma certas obras cinematográficas, e o Ensaio foi o filme que mais quis ver no ano passado, então já adianto que até aquela cena do "abate", com uma musiquinha debochada, eu achei interessante.
Parabéns pelo blog, e obrigada pela visita ;]

Felipe Guimarães disse...

Ainda não escrevi sobre o globo de ouro no meu blog por dois motivos
1o- Não vi todos os filmes, então não é justo comentar (só o Ledger que merecia)
2o- Estava terminando meu livro: agora esta terminado.

DIARIOS IONAH disse...

lola,
eu sou totalmente PRO-ISRAEL.
mesmo antes desta batalha de gaza, este não seria o meu roteiro.
eu estou indo de Tel Aviv, Haifa,
Jerusalem e Safed.,
tivesse 20 anos menos e iria
querer ser uma voluntaria...

kai disse...

Lola, vi o Screener de Milk ontem. Screener, pra quem não sabe, são cópias feitas para críticos e é proibida a veiculação e exibição(claro que tem uma pessoa legal que sempre vaza um screener pela internet). É realmente maravilhoso! Nem dá pra VER o Sean Peen no papel, ele é o MILK, totalmente! Pela história ser muito linda e a atuação muito perfeita(de todo mundo), não dá pra reparar em coisas como fotografia ou trilha sonora e na minha opinião, quando uma coisa fica invisível ao seus olhos é que ela não incomodou. Fez o que tinha que fazer.

O filme é imperdível.

Andrea disse...

Oi Lola, assisti A Troca este final de semana e gostei do filme. Um típico nota 8-9. Pelo menos valeu muito mais o valor do ingresso do q alguns filmes brasileiros q assistimos nos ultimos meses.
Espero q chegue aí em Jvle pra vc poder assistir e comentar.
abraço!