sábado, 13 de setembro de 2008

MÍDIA MACHISTA

O mais interessante da campanha presidencial americana é como os conservadores acabaram de descobrir que o machismo existe. Eles estão reclamando do machismo da mídia liberal e nojenta (como um leitor republicano disse, “Enforque um jornalista por dia, isso afasta as más notícias”) contra a candidata a vice Sarah Palin. Antes, contra a Hillary, como a gente bem sabe, não existia machismo – a própria Sarah falou, quando a Hillary protestou, que não tem respeito por essas mulheres que ficam choramingando à toa. Mas agora sim o machismo é real e não ilusório, gente! E me parece que os republicanos têm toda razão pra ficarem indignados. Esses dois comentários de leitores conservadores eu traduzi de uma coluna do Pat Buchanan em que ele falava de como a mídia está sendo cruel com a Sarah (minha tradução):

A governadora seduz homens e mulheres. Ela seduz mulheres racionais como ela por causa da sua liderança forte, mas também por causa de seus instintos maternais. Ela seduz os homens por sua liderança e correção e, bem, muitos círculos masculinos já discutiram o fato que ela é uma esposa de sonho – é linda, mesmo depois de cinco filhos; é durona, mas não tão durona para perder o seu apelo sexual; e não nos lembra aquela vaca frígida como a outra candidata que estava concorrendo”.

Palin ousou ser uma mulher conservadora, dedicada e de caráter – e nada, nada mesmo, desperta tanto o ódio dos liberais quanto uma mulher como ela. A rainha deles, Hitlery [sic], não vale pra engraxar os sapatos da Palin. Hillary teve que ir na onda do seu marido para chegar aonde chegou hoje, e chupar o seu caminho ao topo não é admirável. Palin fez tudo sozinha, provando que mulheres de esquerda são preguiçosas e estúpidas”.

Pois é, essa mídia liberal é tão machista, como é que pode?! Ainda bem que os leitores conservadores estão aí antentos para defender a honra das mulheres!

P.S.: A melhor piada que eu ouvi até agora dos comediantes americanos foi uma do Bill Maher, em que ele diz algo como esta ser uma eleição histórica, já que o primeiro candidato negro vai concorrer com uma vice que está vendo um cara negro pela primeira vez na vida. Algo assim, veja aqui. Eu não sei contar piada.

14 comentários:

Gisela Lacerda disse...

Ai, mas esse negócio de ser "pit bull de batom" foi uma observação infeliz e nenhum contexto seria capaz de salvá-lo de cair no ridículo total.

A propósito, vi uma foto dela bem bonita outra dia. Fiquei sabendo que ela é contra o aborto gosta de uma caça, é vero?

Vitor Ferreira disse...

Essa mulher é um retrocesso. Acho que em lugar nenhum existem mais pessoas tão medievais como ela. Às Elizabeths da Cate Blanchett não chegam aos pés. Esse tipo de gente só deve existir lá mesmo, cevados em criatórios.

Sam disse...

Lola, adorei seu blog. Fiz um comentário lá no Demências a Parte, o blog da Sarah. tá boa a discussão.

bjs!

Nita disse...

Lola... eu não li o post ainda e o que eu vou falar não tem absolutamente nada a ver com ele, mas depois eu juro que leio e comento...
Acabei de chegar do cinema... fui assistir o Ensaio sobre a Cegueira... você pediu para não contar, então vou atender... só te digo que saí completamente encantada do cinema... fantástico x)
O filme tem cenas fortes e revoltantes, mas é absolutamente fantástico.

Beijos
E sim, eu só fui porque você falou do Nevoeiro... não sou muito fã de filmes adaptados do Stephen King... e amei mesmo x)

JAM disse...

acho que a palin e um retrocesso mesmo...mas o que esperar de um pais que ficou com bush durante todo este tempo?

lola aronovich disse...

Gi, veja meus outros posts sobre ela. Estão mais pra baixo. É só escrever “Sarah Palin” na busca que aparecem. Lá eu digo que ela é anti-ecologista, totalmente anti-aborto (inclusive em casos de estupro e incesto), pró-armas (adora matar animaizinhos – num dos posts eu coloquei uma foto horrível, dela com a filha e um alce atingido), etc etc etc. O sonho da direita cristã...


Terrível, né, Vitor? Imagina uma pessoa dessas sendo presidente dos EUA. Parece um pesadelo, mas não é. As chances disso acontecerem são enormes.

lola aronovich disse...

Sam, não entendi. Que blog é esse? Dá o endereço pra eu acompanhar a discussão. E apareça sempre.


Nita, que legal que vc adorou Cegueira. Eu tô louca pra ver, mas não sei como. E vc é uma fofa, indo ver um filme por causa de uma recomendação minha. Obrigada.


Jamine, pois é, a gente fala com temor da Palin mas eles tiveram o Bush durante quase 8 anos. Dá pra esperar qualquer coisa mesmo.

lu disse...

o gde problema que fica evidente com isso é que o povo simplesmente não faz a menor idéia do que é machismo. não é algo que se sabe simplesmente, se não se pensar no assunto e se deter um pouco nisso. por isso que digo que feminismo "intuitivo" não fuinciona: chega a ficar ridículo que eles, tão machistas, reclamem de machismo contra a palin - e muitas vezes eles reclamam de coisas que não são machistas, como a declaração do obama... é porque eles não fazem nem idéia do que isso seja, mesmo.

Tina Lopes disse...

Adorei a piada. Mas imagina só. O véio ganha e morre, e ela é entronada com direito a reeleição. Pelamor, os democratas vão ter que tirar a bunda do sofá e votar mesmo desta vez. Acho que essa perspectiva sombria de futuro é motivação suficiente. Espero.

lola aronovich disse...

Lu, esse pessoal é da direita cristã. Eles nem acham que mulher tem direitos, vão entender feminismo? Nem na teoria nem na prática! Pra eles, a Sarah é a mulher ideal porque, segundo eles, põe a família antes da carreira política, ou não teria cinco filhos. E ela é bonita, como toda mulher deve ser. Ela é mãe e bonita – isso é o que se espera das mulheres, certo? Se calhar d'ela ser presidente, é porque Deus quis assim. Eles não acham machismo algo horrível. Acham normal chamar a Hillary de bitch, porque taí uma que “se descuidou” fisicamente e ousou ter cara de poderosa. O que eles não suportam é que falem mal da Sarah, porque ela é especial. Esse pessoal chama feministas de feminazis. Não acho que eles querem aprender qualquer coisa sobre o que é machismo.


Tina, e tem mais: se o véio morrer, mas aguentar dois anos e um dia antes de bater as botas, a Sarah assume e pode ser eleita não uma, mas DUAS vezes. Isso daria 2 anos + 4 anos + 4 anos de Sarah. Não que eu ache que 10 anos de Sarah seria pior que 8 de Bush, ou 8 de McCain. Pra mim dá na mesma. É tudo gente muito atrasada. Tomara que os democratas se mexam sim. E que os eleitores "independentes" votem certo. Pode estar vindo um terceiro mandato consecutivo aí pros republicanos. Sinal de que Bush realmente conseguiu consolidar uma base evangélica muito forte.

Andie disse...

Ei Lola! Desculpa o desaparecimento, mas ainda to acompanhando o blog!

Da uma olhada no sketch dessa semana no SNL, com a Tina Fey e a Amy Poehler, exatamente sobre o sexismo (e outros). To morrendo de medo agora -- sera que o McCain ganha?

Anônimo disse...

Gente, estes Republicanos são um retorno à idade média, pelamordededeus...
Tomara que o Obama vença, mesmo com as infelizes declarações de seu vice, no melhor estilo 'Lula'...

Beijos,
Chris

lola aronovich disse...

Oi, Andie, querida! Como estão as coisas? Já começaram as aulas aí em Detroit? Vou ver o sketch que vc mandou. Não sei se os republicanos ganham, tá perigoso o negócio. O James vai votar, né? Que horror! Se vcs virem o Nick, namorado da Ju, convençam-o a votar no Obama. Ele vai votar no McCain!


Chris, vc viu que o Lula alcançou a melhor aprovação desde que esse tipo de pesquisa começou a ser feita, em 90? Segundo o Datafolha, são 64% de ótimo e bom. Só 8% de ruim e péssimo. Muitos analistas consideram “regular” como avaliação positiva tb. Mas, pela primeira vez na medição, o Lula conseguiu avaliação positiva em todas as regiões do país e classes sociais. Só que, dependendo de onde eu vou na internet, parece que eu só falo com esses 8% do ruim/péssimo...
Agora, quanto ao Obama, acho que ele errou em não pegar a Hillary como vice. Não sei se faria diferença, mas teria mais impacto.

Giovanni Gouveia disse...

"Chris, vc viu que o Lula alcançou a melhor aprovação desde que esse tipo de pesquisa começou a ser feita, em 90? Segundo o Datafolha, são 64% de ótimo e bom. Só 8% de ruim e péssimo. Muitos analistas consideram “regular” como avaliação positiva tb. Mas, pela primeira vez na medição, o Lula conseguiu avaliação positiva em todas as regiões do país e classes sociais. Só que, dependendo de onde eu vou na internet, parece que eu só falo com esses 8% do ruim/péssimo..."

Na verdade os "regulares" contam como metade, ou seja, a aprovação conta com os votos bom e ótimo, mais a metade dos votos regulares, já que "regular" significa nem bom nem ruim, ou que há metade das coisas consideradas boas e metade a serem corrigidas. Daí que, 100 - 64 - 8 = 28, portanto a popularidade seria 64 +14 = 78%. Quase um deus, o que pode ser perigoso.

Ah, eu não sou, nem de longe, parte dos 8%, mas, como militante da Esquerda acredito que o governo poderia, e deveria, avançar um pouco mais na plataforma deste campo...