terça-feira, 30 de setembro de 2008

BUSH, O GRANDE LÍDER

Já falei que a colunista de direita Ann Coulter deve ser a maior cheerleader do Bush. Ninguém, nem a mãe, pode gostar tanto do Bush quanto a Ann. Desta vez ela publica uma coluna dizendo que o grande mérito do Bush foi manter os EUA sem ataques de “terroristas islâmicos” durante sete anos. Ela diz que, quando Bush estava sendo alvejado por todos, ele podia ter ido embora, mas não foi, porque é um grande homem. E o compara a Gary Cooper em Matar ou Morrer. Nesse clássico de 1952, a população toda fica contra o xerife, que no entanto se mantém firme e enfrenta os criminosos forasteiros que vem atormentar a sua cidadezinha. “Por que ele faz isso?”, pergunta Ann. “Porque alguém precisa fazê-lo,” ela mesma responde. E termina:

Este é o Bush. Diga o nome de outra pessoa em Washington que enfrentaria os vilões sozinhos, porque alguém tem que fazê-lo. Ok, existe uma, mas ela ainda não está em Washington. Apropriadamente, no final de Matar ou Morrer, Cooper é cercado pelos dois últimos criminosos quando, de repente, sua mulher (Grace Kelly) aparece do nada e mata um dos assassinos! O xerife maduro é salvo por uma linda mulher que adora armas”.

Ah, que lindo! Pena que a Grace Kelly vivia em Mônaco e já morreu. Senão, McCain podia ter escolhido ela pra vice.

Há centenas de comentários de leitores enfeitando a coluna de Ann. A maioria é como esse:

Ann, você está absolutamente certa, Bush tem mantido esta nação segura! Ele é um grande presidente. Não ligo pra quem diga o contrário, ainda assim é verdade. Se ele concorresse novamente eu votaria nele, como votei nas últimas duas vezes”.

Ou esse: “Há apenas duas forças maiores que já se ofereceram a morrer por você: Jesus Cristo, e as forças armadas dos EUA. Um morreu pela sua alma, o outro pela sua liberdade”.

Entres os poucos americanos que votam, metade deles escolheram o Bush. Não há por que pensar que eles se bandeariam pro lado dos democratas agora. Apesar da recessão e do preço do petróleo, é uma questão de princípios.

Update: depois a Ann escreveu que a culpa da grande crise do momento é dos democratas. Foram o Clinton e demais liberais que, segundo ela, na década de 90 forçaram os bancos, tadinhos, a emprestarem dinheiro pra pobres, negros e latinos. E como esse pessoal não tem caráter e não pagou, a crise estourou. Essa mentalidade não é muito diferente da de uma revista de enorme credibilidade que temos por essas bandas. Sua capa do dia 24/9 merece um prêmio do jornalismo. Os EUA não estão provocando uma depressão como a dos anos 30. Não! Eles estão é nos salvando de uma! Tão bonzinho, o Uncle Sam. Pena que ainda ontem o congresso votou contra o plano do Grande Bush de abrir as torneiras pra dar dinheiro pra bancos privados. Agora o negócio vai ficar feio. Puxa, isso quer dizer que eles não vão mais nos salvar?

20 comentários:

Anônimo disse...

Lola, essa capa da Veja concorre ao prêmio "Engole sapo do ano". Se você, brasileiro, quer se manter informado do que ocorre no exterior, só lhe resta alguns blogs e sites, a maioria em língua estrangeira. O que, infelizmente, pra maioria, é um grande empecilho.

Anônimo disse...

Noooosa. Como não tinha ainda visto a capa da Veja dessa semana,eu achei a pensar que essa capa no seu post era montagem. Até onde vai a manipulação, a distorção e o falso jornalismo dessa revista?

Anônimo disse...

Ops, onde se lê achei pensar, leia-se cheguei a pensar. E já que o congresso americano recusou o poer deles, essa capa é forte candidata a "barriga" do ano.

Giovanni Gouveia disse...

olha a comparação das capas da (eca) Veja e Carta Capital, divinamente comparadas no blog de Nassif:
http://img221.imageshack.us/img221/5280/vejacartayj1.jpg

P.S> alguém sabe como eu posto links nos comentários? Já vi alguém fazer isso, mas não consegui reproduzir...

Tina Lopes disse...

Essa senhora que vc conta é tipo o Diogo Mainardi com agenda positiva. E sinceramente, quem além do meu dentista ainda lê a Veja?

Serge Renine disse...

Prezada Aronovich:

Há algum tempo, por conta de uma busca da crítica de um filme fui parar no seu blog.

Não gosto de fazer comentários porque cada um pensa uma coisa e não se chega a um ponto comum. Por costume comecei a ler todos os seus posts, os comentários dos seus leitores e sempre acabo me divertindo com as réplicas e, as vezes, até tréplicas, suas e dos comentaristas. Recentemente achei muito engraçado uma, quase, briga entre seus comentaristas um sujeito que você apelidou de troll, devido a truculência desenfreada de seus comentários anti-Lula e anti-politicamente correto. Você foi sempre muito educada, mas vi que a certa altura até você perdeu paciência com ele e com razão. Hoje lendo este post do Bush, e lembrando essa briga me animei a lhe escrever.
Sempre fui de esquerda, desde os tempos de ginásio e acompanho o Lula deste o começo da sua luta sindicalista e, neste aspecto em particular, o considero, literalmente, um herói, pois o risco de vida que ele correu neste período da ditadura militar foi inimaginável! Coisa de gente muito corajosa e até sem juízo eu diria. Digo isso porque, apesar de ter votado nele em todas as eleições, até para deputado, não estou nem perto de estar satisfeito com sua administração e com a dita distribuição de renda de R$ 15,00 do bolsa-escola. E mesmo agora, na atual crise americana, com sua atitude ufanista e delirante no diz respeito aos efeitos desta mega crise em nosso país. Acho que o fato de eu ser de esquerda estar ao lado dos mais fracos etc. não deve tirar minha capacidade crítica da realidade e o governo Lula não vai nada bem, a despeito dos altos índices de popularidade, mais calcados a sua figura altamente carismática do que em medidas efetivas para tirar o Brasil do atoleiro em que se encontrava e se encontra graças a direita irresponsável. Toda essa sensação de mehora de vida do momento é artificial e pode esfacelar com a simples contenção do crédito.
Com isso quero dizer que a ferocidade do seu "troll de estimação", como a vi clamá-lo, pode ser mal educada, mas muito do que ele falou está correto e, mesmo dentro do PT, há muitas pessoas que acham o mesmo. Ser de esquerda não pode ser fechar os olhos para os desmandos de um presidente que acoberta vários escândalos de parentes sendo estes, irmãos, genro, filho, amigos e outros, uma vez que isso causa o desmoronamento da esfinge de honestidade que ajudou a elegê-lo e a tantos do PT,. Não critica-lo porque é popular chega a ser perigoso. Todas as figurar totalitárias do mundo fizeram o que fizeram porque o povo estava cego para seus desmandos. Você e seus comentaristas podem reler as postagens anteriores e ver o que disseram. Não está certo. Temos que apoiar o governo Lula sim, porém, temos que ser mais severos na fiscalização dele que dos anteriores, até porque ele é melhor então não tem o direito de ser ruim. O fato dos anteriores terem feito coisa errada não o autoriza ao mesmo, pois ele foi eleito justamente porque era a face da honestidade, simplicidade e boa vontade para com os mais fracos. Como disse Julio Cesar: “à mulher de César não basta ser honesta, tem que parecer honesta" e esse governo não está parecendo honesto. Isso me preocupa.

Perdoe-me ter sido tão prolixo.

Anônimo disse...

Nossa...
como tem gente louca naquele país, né? Fala sério....


Beijos

Mica disse...

Simplesmente não consigo postar. Aff! Nova tentativa, desta vez em outro tópico:

Lola, ontem assisti Ensaio sobre a Cegueira (ganhei ingresso ^_^) e no domingo vi (finalmente!) Viagem ao Centro da Terra (em 3D e dublado, eca). Pensei imediatamente em vir comentar aqui, mas pensei que vc já estivesse viajando.
Adorei Cegueira, apesar de ser totalmente escatológico. Só fiquei com uma dúvida: aquela cena no final, quando eles estão andando nas ruas, é o Minhocão em São Paulo, né? Pq parece MUITO com o elevado (vulgo Minhocão).

Viagem é legal também, mas o melhor mesmo foi ver minha amiga dando um pulo de susto na hora que um peixe pula 'na tela'. Eu ri muito mesmo. Se ainda tivesse pipoca no pacote, teria voado pipoca para tudo quanto é lado, heheheh.
O filme é legalzinho, mas perde muito com a dublagem capenga. Ninguém merece...
Mas me deixou com vontade de ler Verner. Cegueira não me deixou com vontade de ler Saramago. Uma baqueada só já é o suficiente ^_^.

Masegui disse...

Caro Renini,

Muito interessante seus comentários e concordo em grande parte com eles.

Só posso responder por mim, mas o caso com o Troll é atípico, ele usa os bons argumentos para ofender as pessoas e não para convence-las.

Eu acho que nosso país continua com muitos problemas e não podemos tapar o sol com a peneira. Mas também acho que estamos muito melhores que quando estávamos nas mãos da direita.

O Lula, aquele que iria "comer as criancinhas" e dar calote na dívida externa, tem muitas falhas, muitas mesmo. Mas, repito, estamos muito melhores que antes.

Um pequeno exemplo: alguém ouve falar em FMI? Interessante que isso não saía de nossas cabeças e agora ninguém sabe mais do que se trata!

Eu não estou satisfeito com o governo Lula, claro que não! mas estou vendo uma luzinha lá no final do túnel. E estou vendo agora porque há 10 anos eu já tinha desistido de olhar...

Para terminar, repito: muito pertinentes seus comentários. Com você é possivel argumentar. Gostei.

Vamos tomar umas e outras no boteco da esquina? Com você eu bebo!

Abração, Mário Sérgio

Anônimo disse...

Oi, Lola!

A Veja é péssima.Mas leio de qq forma, pois mesmo sendo péssima, ainda é uma formadora de idéias e grande formadora de opinião nos menos informados (a turma do "li na Veja"), então acho importante saber de onde sai tanta besteira.

Serge, com todo respeito, mas de onde vc tirou que a Lola é cega em relação à eventuais falhas do PT, do Lula ou da Esquerda?
E por qual motivo vc acha que ela tem que usar o espaço DELA como um blog exclusivo de política, aproveitar cada post pra falar do Lula, pT, esquerda, Direita ou o escambau?
Não sei, mas me parece que vc, apesar do tom mais educado, pensa igualzinho o tal do Santigao, o qual, aliás, parece um cara muito esquisito.
Essa frase poderia ser dele:

"Não gosto de fazer comentários porque cada um pensa uma coisa e não se chega a um ponto comum".

Ora, quando a gente comenta, o objetivo não é chegar a um ponto comum, é trocar idéias, respeitando quem pensa diferente.

Anônimo disse...

Lola, desculpa, mas vou deixar mais uma observação para o Serge:

Da mesma foram que a esquerda não é cega em relação às falhas do partido, do governo, quem não é do PT/esquerda/Lula também não pode ser cego aos pontos positivos do governo dele.

Ressalto, vou votar no partido do PSDB para prefeito. Votei no Lula na primeira eleição, na segunda não.
Mas isso não impede que eu veja tudo que ele fez de bom e que aprove muito do que ele fez, mesmo não tendo sido eleitora dele na segunda eleição.

A esquerda não é cega, ao contrário, o povo da esquerda cobra bastante dos seus candidatos, e se vc tem amigos da esquerda (ou, como vc disse, que vc mesmo é) , sabe disso.

E o que vc disse de o Lula não receber críticas por conta da popularidade, d eonde tioru essa idéia? Ele recebe sim, muitas críticas, algumas sensatas, e outras descabidas. E a popularidade dele incomoda muita gente, mas é inegável que se chegou a esse ponto é porque ele tem dado muita coisa boa para o povo.
E aí, vamos dizer que po povo é burro? Que os humildes e sem escola que o elegeram não sabem o que fazem?
Essa idéia de que ele possui um ufanismo delirante é bem papo de radical de direita.

Serge Renine disse...

Cris:

Como disse, não gosto de discutir por escrito, prefiro conversar pessoalmente, mas é um gosto pessoal.

Fico contente que você pense assim e acho que muita gente de esquerda também pensa. O que eu disse é que não tenho visto essas críticas, ao governo Lula, neste bolg no período que o tenho lido, que é o período da pendenga com o tal troll.

Quanto ao ufanismo do Lula, você me desculpe, mas é latente, basta ver as declarações dele sobre o impacto da crise americana na economia brasileira. Eu sou do tempo de um Lula muito mais realista. Isso é uma das coisas ruins que ele aprendeu com a pior direita. Estou hoje mais a esquerda que o Lula, mas, talvez, se eu fosse o presidente do Brasil, estivesse com mais defeitos da direita que ele. Quem sabe?

Obrigado pela resposta.

Anônimo disse...

Quando você diz que a revista está decaindo, ela está decaindo mesmo. Já li muito a veja e era melhor, como o Fantástico, que era bom e hoje não vale nada. Ou talvez eu é que mudei.
Costumava ler Diogo mainardi e achar o máximo. Ele é o máximo, assumo. Escreve muito bem e tem uma irônia deliciosa. Mas a ideologia, digamos assim, toma partido contra o povo. E fácil apontar o defeito, necessário no caso dos politicos, coisa que ele sempre fez muito bem. Mas não dá para falar mal e bem ao mesmo tempo não é, o governo tem só defeitos ou nenhum defeito. Falta, acho, uma imprensa com colhões livre de afinidades.

Serge Renine disse...

Como sou novato, não sabia que você estava viajando; por isso estou repostando.


Prezada Aronovich:

Há algum tempo, por conta de uma busca da crítica de um filme fui parar no seu blog.

Não gosto de fazer comentários porque cada um pensa uma coisa e não se chega a um ponto comum. Por costume comecei a ler todos os seus posts, os comentários dos seus leitores e sempre acabo me divertindo com as réplicas e, as vezes, até tréplicas, suas e dos comentaristas. Recentemente achei muito engraçado uma, quase, briga entre seus comentaristas um sujeito que você apelidou de troll, devido a truculência desenfreada de seus comentários anti-Lula e anti-politicamente correto. Você foi sempre muito educada, mas vi que a certa altura até você perdeu paciência com ele e com razão. Hoje lendo este post do Bush, e lembrando essa briga me animei a lhe escrever.
Sempre fui de esquerda, desde os tempos de ginásio e acompanho o Lula deste o começo da sua luta sindicalista e, neste aspecto em particular, o considero, literalmente, um herói, pois o risco de vida que ele correu neste período da ditadura militar foi inimaginável! Coisa de gente muito corajosa e até sem juízo eu diria. Digo isso porque, apesar de ter votado nele em todas as eleições, até para deputado, não estou nem perto de estar satisfeito com sua administração e com a dita distribuição de renda de R$ 15,00 do bolsa-escola. E mesmo agora, na atual crise americana, com sua atitude ufanista e delirante no diz respeito aos efeitos desta mega crise em nosso país. Acho que o fato de eu ser de esquerda estar ao lado dos mais fracos etc. não deve tirar minha capacidade crítica da realidade e o governo Lula não vai nada bem, a despeito dos altos índices de popularidade, mais calcados a sua figura altamente carismática do que em medidas efetivas para tirar o Brasil do atoleiro em que se encontrava e se encontra graças a direita irresponsável. Toda essa sensação de mehora de vida do momento é artificial e pode esfacelar com a simples contenção do crédito.
Com isso quero dizer que a ferocidade do seu "troll de estimação", como a vi clamá-lo, pode ser mal educada, mas muito do que ele falou está correto e, mesmo dentro do PT, há muitas pessoas que acham o mesmo. Ser de esquerda não pode ser fechar os olhos para os desmandos de um presidente que acoberta vários escândalos de parentes sendo estes, irmãos, genro, filho, amigos e outros, uma vez que isso causa o desmoronamento da esfinge de honestidade que ajudou a elegê-lo e a tantos do PT,. Não critica-lo porque é popular chega a ser perigoso. Todas as figurar totalitárias do mundo fizeram o que fizeram porque o povo estava cego para seus desmandos. Você e seus comentaristas podem reler as postagens anteriores e ver o que disseram. Não está certo. Temos que apoiar o governo Lula sim, porém, temos que ser mais severos na fiscalização dele que dos anteriores, até porque ele é melhor então não tem o direito de ser ruim. O fato dos anteriores terem feito coisa errada não o autoriza ao mesmo, pois ele foi eleito justamente porque era a face da honestidade, simplicidade e boa vontade para com os mais fracos. Como disse Julio Cesar: “à mulher de César não basta ser honesta, tem que parecer honesta" e esse governo não está parecendo honesto. Isso me preocupa.

Perdoe-me ter sido tão prolixo.

30 de Setembro de 2008 15:27

lola aronovich disse...

Carolina, lastimável mesmo essa capa. Pior é que a Veja, pra variar, nunca admite que errou.


Lila, nesse caso da capa da Veja, não é bem manipulação ou distorção. Ela realmente acredita que os americanos são os grandes salvadores da humanidade. E odeia o terceiro mundo.

lola aronovich disse...

Gio, sim, eu tinha visto a capa da Carta Capital, escrito “eles não salvam ninguém”. Bem legal. Mas folheei a revista rapidamente e fiquei decepcionada com a cobertura. A revista nem menciona a capa da Veja...
Ah, pra colocar links dentro dos posts tem que fazer assim: < a href: ASPAS link que vc quer colocar ASPAS >, tudo junto. Aí escreva a palavra que vc quiser sublinhar em azul. Por exemplo, LEIA AQUI. E pra fechar, tudo junto, sem dar espaço, mais um < /a > . Só.


Tem razão, Tina. Pensando bem, Veja é a revista ideal pra quem vai enfrentar um tratamento de canal.

lola aronovich disse...

Serge, vou responder no post mais recente. Só um tiquinho de paciência, que hoje parece que não vai dar tempo...


Chris, tá cheio de louco!

lola aronovich disse...

Mica, vou escrever sobre Ensaio. Estou lendo o livro. Não aguentei e comprei, sabe? Também planejo escrever sobre ele. Viagem eu não me animo a ver se não for em 3D.


Mario Sergio, discordo totalmente sobre o troll usar bons argumentos. Ele só falava clichezão. Coisas que lia no Reinaldo Azevedo. Zero de originalidade. E uma gracinha vc falar pro Serge: “com vc eu bebo!”. Até parece que tem alguém com quem vc não beberia, Mario! Até com o troll! Falou em bebida e vc tá lá, entornando todas!

lola aronovich disse...

Cris, concordo que é importante saber o que a Veja anda aprontando. Mas eu não tenho mais estômago pra isso. Juro que passo mal ao ler a Veja! Obrigada por responder ao Serge, mas ele não tá falando a mesma coisa que o troll. É bem diferente. Concordo com o seu último parágrafo, Cris, em que vc diz que o objetivo de uma discussão não é chegar a um ponto comum. Não é mesmo!


Serge, quanto a sua resposta a Cris, acho que vc tem razão: eu não tenho criticado muito o Lula aqui no blog. E nem elogiado muito, não acha? O que acontece é que o troll aparecia nos comentários dos posts e ofendia o Lula, o PT, a esquerda, eu e os leitores do blog, tudo num pacote só. E geralmente não tinha nada a ver com o assunto do post. Aí eu defendia o Lula, o PT, a esquerda, eu e os leitores do blog.

lola aronovich disse...

Cavaca, sorry, nunca achei o Diogo Mainardi o máximo. É só um provocadorzinho, na minha opinião. E um macartista. Dedo-duro não tem a minha admiração. Eu gostaria que houvesse jornais e revistas de esquerda com grande circulação. Não acho que a Carta Capital ocupe esse espaço. E, no campo dos jornais diários, não há ninguém.


Tudo bem, Serge, vc não tem como saber que eu tava viajando. Já já respondo o seu comentário!