quarta-feira, 18 de junho de 2008

CRI-CRÍTICA DE TRAILER: PROCURADO

Leia a crítica de Procurado aqui.
Não quero escrever muito sobre esta aventura, que estréia
em todo o mundo daqui a pouco, dia 27 de junho. Só uma palavrinha: Matrix. Vejamos. Rapaz ingênuo, inexperiente e gracinha é contatado por moça bonita, um tiquinho mais velha, que o leva pra conhecer seu novo mentor, um sábio homem negro. O treinamento pra se transformar num homem de verdade envolve realizar tarefas impossíveis, como lutar artes marciais em velocidade máxima (Matrix) ou atirar num alvo que está atrás de um pedaço de carne (Procurado). No problem, porque em ambos os filmes os projetos de herói vão aprender que a realidade não é como aparenta ser. Em Matrix, um menino explica como entorta uma colher com a mente, numa frase que particularmente adoro: “There is no spoon” (“Não há colher”), ao mesmo tempo em que o sábio mentor ensina a Neo truques com balas (como se desviar delas, pará-las, criar um escudo invisível etc). No trailer de Procurado, o sábio mentor explica ao lindo-porém-baixinho James McAvoy (Desejo e Reparação) que isso de balas andarem em linha reta é pura balela. Ele também o apresenta a uma escolha – permanecer comum, numa “existência miserável como carneiros” (enquanto a narração em off diz isso, a imagem copia até os escritórios compartimentados de Matrix!), ou ser um novo messias. Puxa, decisão difícil, esta. E cadê a pílula azul ou vermelha pra ele tomar? Deviam estar em falta quando fizeram o trailer de Procurado, então a opção da vez é entre ser carneiro e lobo. A fraternidade de Procurado é secreta, altamente organizada, fãzona de armas pesadas, e adepta de treinar em cenários pouco luxuosos - igualzinha à de Matrix. Quando a Angelina Jolie, com roupa de couro, se deita pra passar num túnel, ela remete imediatamente ao Keanu Reeves. Tem também o carinha entrando por um vidro, como na cena do helicóptero em Matrix. E note como ele atira com dois revólveres, cruzando os braços. Já vimos isso antes onde mesmo?

A grande diferença era que Matrix sabia do que estava falando. Por exemplo, lá já diziam que o déjà-vu podia ser uma indicação de que algo ruim estava por vir. Nota 2 pro trailer-plágio.

(O cartaz de Wanted com a Angelina eu peguei no Photoshop Disasters, que aponta como o braço da atriz está totalmente desproporcional, fora o polegar deformado. Clique na foto para ampliá-la).

8 comentários:

lola aronovich disse...

Desculpe, Cavaca, mas queria escrever sobre este trailer antes que Procurado chegasse às telas. Escrevo sobre Religulous pra semana que vem. E outras sugestões de trailers pra criticar também são bem-vindas. (e se alguém encontrar o trailer de The Women legendado, me avisa, por favor!).

Juliana disse...

Gostaria de ter visto o trailer antes de ter lido a cri-crítica... acabei assistindo procurando as semelhanças com Matrix, mas senti também um certo Matrix meets Velozes e Furiosos meets Sr. e Sra. Smith, mas esse último só pela Jolie atirando. E o Velozes e Furiosos só pela cena no carro pq tb não vi o filme, hahaha.

Eu venerava Matrix (ainda adoro) até descobrir que existem coisas que lidam com o filosófico de maneira bem mais interessante, tipo eXistenZ, Cronenberg, que é do mesmo ano. Mas ainda me pego pirando no Matrix.

Tayná Tavares disse...

Nossa, depois de um post desse, vou até passar longe da sala dele no cinema.. O nome do personagem principal ao contrário é alguma coisa à la messias também? XD

Andie disse...

Ju, se voce gosta de filmes existenciais tem que ver o Waking Life, uma animacao excelente sobre a nuances entre sonhos e realidades.
Quanto ao Wanted, nao to achando nada intessante, e olha que eu acho o James McAvoy gatissimo! Nao soh eh uma copia de Matrix como de tantos outros filmes de acao, principalmente os ultimos que a Angelina tem feito. Depre!

Suzana Elvas disse...

Gostou do Photoshop Disasters, né?
;o)

lola aronovich disse...

Ah, legal, Ju, quando a gente vê um trailer e começa a ligar as cenas até com as de filmes que NÃO vimos! Sinal de que eles se repetem muito mesmo. Existens tá na minha lista da Netflix faz um tempinho, só que ainda não deu vontade de pegar. Mas vamos lá. Um Cronenberg quase sempre é acima da média.


Huntress/Tayná, eu vou ver o filme... acho. Talvez. Quem sabe. Qual o nome do personagem ao contrário? Perdi essa parte!

lola aronovich disse...

Andie, eu nunca vi o Waking Life. Conheço tanta gente que adora o filme quanto gente que o detesta. Aí fiquei meio assim... Passei. Estão falando bastante da Angelina ultimamente porque ela andou dando umas declarações pró-armas, o que não casa bem com o trabalho comunitário que ela faz. Mas pra mim parece ser estratégia de marketing pra falar do filme.


Su, gostei do Photoshop Disasters em parte, porque ontem passei mais tempo que devia lá. Mas muito obrigada pela dica.

Juliana disse...

Fiquei interessada no Walking Life.
E também passei mais tempo no PS disasters do que podia...