sábado, 19 de dezembro de 2009

SERRA, UMA ALMA ATORMENTADA

E quando será que ele vai inaugurar a campanha?

Eu não gosto do Serra. Nunca gostei. Não sei nem se tem alguma coisa pra gostar, porque o cara é um tremendo de um antipático, e tem a reputação nada louvável de pisar no pescoço da mãe pra conseguir o que quer, e de ser desleal com seus adversários políticos. Ahn, também não gosto nada do Aécio, e não votaria em alguém do PSDB. Mas, imagem por imagem, a do Aécio é melhor que a do Serra. “O Serra é uma alma atormentada”. Quem diz isso não sou eu ou algum inimigo do homi. Não, essas são as palavras do FHC, o pai do Brasil, cacique político do PSDB, pra revista Piauí.
A revista fez um perfil extremamente elogioso ao Serra, ao contrário do que havia feito uns meses antes sobre a Dilma. Foi a Piauí que cavocou o currículo Lattes da ministra (desatualizado desde 2000) e constatou que ele estava errado, pois dava como concluídos o mestrado e o doutorado, e ela só havia concluído os créditos (ninguém é doutor sem antes defender a tese pra uma banca). Serra espertamente não tem mais currículo Lattes faz tempo, mas ele sempre se proclamou economista e engenheiro, apesar de não ser nem uma coisa nem outra, já que exilou-se no Chile e, assim, não terminou a faculdade. Mas, por algum milagre, conseguiu fazer mestrado e doutorado em dois anos nos EUA ― sem diploma universitário! A Piauí não considerou esses dados interessantes, pois sua abordagem é diferente. Quando Serra voltou ao Brasil, em 1978, foi dar aula na Unicamp. O economista João Manuel Cardoso de Mello, um dos idealizadores do Plano Cruzado, no governo Sarney, diz à jornalista: “Espero que não tenha vindo falar dessa baboseira de currículo. Ficar nessa coisa pequena, nesse detalhezinho, nessa mesquinharia se o Serra se formou ou não se formou. O Serra não terminou a graduação, e daí? Qualquer instituição de ensino pode te dar um título, depende só dos critérios que você usa. Mas não, todo mundo quer ficar nessa discussãozinha de classe média”. Engraçado: quando é pra atacar a Dilma, a discussãozinha parece ser totalmente válida.
Embora o tom do perfil sobre Serra na Piauí seja laudatório, vale a pena lê-lo, nem que seja porque, nas entrelinhas, sempre escapa algum detalhe mais picante. FHC fala sobre o amigo: “Antes de decidir, ele ouve bastante gente, mas leva mais a sério as mulheres. Como o Serra é muito competitivo, qualquer conversa dele com um homem tende a se tornar um embate. E com as mulheres ele acha que não tem competição”. Com amigos como este, quem precisa de inimigos? Outros amigos e aliados acham Serra implicante, mas ele discorda: “Eu gosto de provocar, isso sim. Gosto de pegar no pé para amolar as pessoas”. Uma flor de homem.
A segunda parte do perfil é ainda mais interessante, ainda mais pra quem tem dúvidas do tratamento diferenciado que a grande mídia dá ao PSDB. A jornalista conta que Serra, ao voltar do exílio, virou editorialista da Folha de SP e tornou-se amigo do dono do jornal (talvez a ordem dos fatores esteja incorreta). Ela completa: “A relação de Serra com a imprensa é paradoxal. A identidade política dos grandes jornais e revistas é muito maior com ele do que com Lula, Dilma Rousseff e Marina Silva. Ele tem boas relações com colunistas da imprensa escrita, apresentadores de rádio e televisão e diretores de redação. Telefona para eles amiúde, faz perguntas sobre sua vida profissional e familiar, diz que está com saudades e pede conselhos. E se dá muito bem com os patrões da grande imprensa. Tudo isso se reflete no noticiário. Mas, por outro lado, Serra é um dos políticos que mais reclama da mídia, dos erros e injustiças dos quais é, ou imagina ser, vítima”.
É bom saber que ele não é antipático com todo mundo. Será que ele vai ser mesmo candidato a presidente? Será que agora ele tem escolha em não ser, depois que Aécio declarou que concorrerá ao Senado de Minas mesmo?

18 comentários:

. disse...

Lola, José Serra é meu patrão atualmente. Há muito tempo não tínhamos governador tão autoritário e hipócrita. Têm sido tempos difíceis para a Educação paulista. Fico arrepiada de pensar nesse sujeito na Presidência.

Beijo!

OBS: Ontem, na sala dos professores, colegas comentavam como a Dilma não era boa candidata porque, vejam só, era "assassina" durante a ditadura.

Vivien Morgato : disse...

acho que com a retirada de cena do Aécio , sobra o Serra na parada.
Acho que é um candidato forte, o PSDB vai apostar todas as suas fichas, dado que jogou o Picolé de Xuxu na última vez, pra preservar o Serra.
Meu voto é pra Dilma. Acho que por ser a candidata do governo, sai com vantagem, dada o índice de aprovação.
Agora há que vencer o preconceito, como ela disse, é duro ser algu´me firme cercada de "homens fofos"...hahahah
Bom, a questão do Lattes é um saco. Primeiro que compeltar o Lattes é um saco, o meu está uma zonha porque aquela plataforma é um lixo.
Agora a figura é aprovada no doutorado, completa todos os créditos e é sacaneada como se nem tivesse passado na frente da universidade?
Essa mídia é ridícula.

Beijos, Lolita.

Vivien Morgato : disse...

Em tempo: minha mãe me ligou, histérica, dizendo "liga a tv, liga a tv, veja a Dilma arrebentando um idiota".
Liguei - faz tempo - e via super resposta dada ao imbecil que perguntou se ela falaria a verdade, dado que teria admitido mentir na ditadura.
Lembra da resposta?
Falar a verdade na ditadura é fácil, difícil é enfrentar a tortura e mentir.

Silvana Mendes disse...

Gozado que vc fala que o Serra é antipático e, quando jogam isso pra Dilma vc se revolta, dizendo que ninguém tem que ficar preocupado se a Dilma não tem carisma, se é antipática. Dois pesos e duas medidas né Lola?

Valéria Fernandes disse...

Quando me perguntam em quem eu vou votar em 2010, sempre respondo que não sei em quem votarei, mas posso dizer em quem não vou votar: SERRA.

A blindagem da imprensa, o autoritarismo deste governador que chama o tiro na cabeça da menina Eloá de "acidente" depois de mandar que protejam o seqüestrador, tudo junto tornam Serra o meu pior pesadelo.

Enfim, engraçado foi um articulista da Folha ontem dizer que Aécio não fez bem ao renunciar, porque Serra ainda não sabe se irá competir à presidência... Não sabe? Será que acham que somos idiotas?

aiaiai disse...

Tenho realmente confiança de que poderemos eleger a Dilma, mesmo com toda a perseguição que a imprensa fará. Estou militando no cotidiano. Falo da Dilma sempre que posso, procuro esclarecer as mentiras da imprensa e aponto os muitos erros de serra no governo paulista.
Sei que é pouco o que faço, mas se todos nós - que acreditamos na dilma como uma nova etapa no desenvolvimento do país, uma evolução dos mandatos do Lula - fizermos um pouco, não vai ter para outro candidato.

A marina silva poderia ser uma opção, mas já mostrou que por baixo daquela máscara de ecologista humilde é retrogada, antiguada e coloca a religião acima das questões do país.

O serra é uma desgraça de governador, que só se manteve no cargo porque construiu conchavos terríveis com os Demos (ex arena, PFL). Os paulistas estão pagando debaixo d´água pelo medo de mudar. Acredito que Serra presidente seria um retrocesso terrível para o país (sendo ele simpático ou não, silvana, a questão não é essa). A lola só falou em simpatia porque a imprensa martela a falta de simpatia da lola todo dia, como se o seu principal adversário fosse simpático, entendeu ou preciso desenhar procê?

lola aronovich disse...

É, Deh, parece que o PSDB tem o costume de não valorizar a educação. Aqueles 8 anos de FHC na presidência (sem aumento de salário, sem reajuste de bolsas de estudo, sem contratações) não foram exceção, mas regra. É só ver como está a educação no estado de SP, após 16 anos consecutivos de PSDB... Imagino que quem vota nesse partido não considera educação algo importante.
E sobre a “Dilma assassina”, é bem essa imagem que vão querer vender. Mas é triste que professores, que deveriam ser bem-informadas, adotem um discurso desses.


Vivien, há divergências sobre o que aconteceu em 2006. Não sei se é bem que o PSDB escolheu o Alckmin pra preservar o Serra. Dizem que o Serra desistiu de concorrer, diante o crescimento do Lula nas pesquisas. O próprio FHC diz isso. E dizem que o negócio pode se repetir se, até março (e Serra não vai se declarar candidato antes de março), Dilma crescer nas pesquisas.
Ah, fiquei curiosa! Vou procurar o seu Lattes. Sobre o Lattes da Dilma, acho que seu principal erro foi ter deixado o currículo lá, inativo, durante oito anos... Agora, as críticas aos erros do Lattes da Dilma parecem piada. Vem de gente que nunca tinha ouvido falar em currículo Lattes, e que não só não entendem nada de mestrado ou doutorado, como também tem uma grande raiva de mestres e doutores. Um ranço anti-intelectual mesmo, do tipo que fala “se fosse profissional competente estaria no mercado, não na academia”. Mas é contraditório, porque ao mesmo tempo que criticam mestres e doutores, criticam a Dilma por não ter terminado seu mestrado e doutorado.
E a Dilma respondendo ao Agripino Maia (que a criticou por ela ter dito que mentir durante uma sessão de tortura é inevitável) foi exemplar. Espero que mostrem esse vídeo várias vezes durante a campanha. Foi o momento em que Dilma virou candidata pra muita gente...

lola aronovich disse...

Silvana, ué, eu me revolto quando alguém diz que Dilma é antipática e não tem carisma? Onde vc viu essa minha revolta? Nada a ver. Eu me revolto quando vem falar da aparência física de Dilma (ou de qualquer outra política mulher), porque isso é machismo. Porque político homem não tem suas roupas e penteado avaliados. Eu já disse que carisma mesmo só quem tem é o Lula. E eu já disse uma coisinha tantas vezes que quase virou o meu mantra: que, quando criticam a Dilma pela antipatia e falta de carisma, eu só digo: e o Serra é um Mr. Simpatia, certo? Porque ambos são bem parecidos nesse aspecto. E quanto a dois pesos e duas medidas, quem adota isso não sou eu. É a mídia e muitos eleitores, que realmente avaliam coisas diferentes quando o político é homem e quando é mulher. Ou vc realmente acha que a antipatia da Dilma não tem um peso muuuuuito maior por ela ser mulher que a antipatia do Serra?


Shoujo Valeria, pois é, eu nunca gostei do Serra. Sempre o achei autoritário e antipático, desde a época das Diretas Já. Se eu já tive algum carinho (pouco) por FHC até 1985, isso nunca se repetiu com o Serra. E quanto à “renúncia” do Aécio, o Nassif diz que foi só uma jogada de xadrez, que agora que o Aécio está mais candidato a presidente do que nunca. Eu não sei... Mas uma coisa é certa: assim como foi em 2006, o Serra só concorre à eleição se for pra ganhar. Se ele se candidatar a presidente e perder, isso encerra sua carreira política. É um risco muito grande. Mas, como governador de SP, ele tem grandes chances de ser reeleito. E eles sabem, o PSDB sabe, a mídia sabe, que será uma eleição apertadíssima pra presidente, apesar do que as pesquisas apontam agora. E que as comparações entre os 8 anos de governo FHC (no qual Serra foi ministro duas vezes) e os 7,5 anos de governo Lula serão inevitáveis.

Anônimo disse...

É, pelo jeito nós estamos mal das pernas mesmo, também não acho o Serra simpático. Pra embolar o meio de campo, outro dia um amigo, que participa com certa frequência de reuniões em que a Dilma está presente, disse que ela é competente, mas pode ser de uma indelicadeza (pra não dizer grosseria) com as pessoas -do alto escalão ao moço do café- que às vezes assusta.

Bons modos parecem estar definitivamente 'out'. E eu tinha esperanças de ter, pelo menos por uns tempos, chefes de nação que não falassem que 'têm aquilo roxo' ou que estamos 'na merda'... Tá danado.

abraço,
Mônica

lola aronovich disse...

MINHA falta de simpatia, Aiaiai? Se entregou! Freudian slip procê! Ha ha, brincadeira. Bom, eu ainda quero escrever bastante sobre isso. Falar das minhas previsões pras eleições do ano que vem, da escolha dos vices, da minha DECEPÇÃO em ver que a perspectiva de ter uma primeira presidente mulher não significa nada pra muita gente, e também em ver que tá cheio de mulher que não vota na Dilma justamente por ela ser mulher. Mas é preciso militar, corrigir essas besteiras que dizem (como isso da Dilma ter sido assassina na ditadura). E nisso os blogs vão ter um grande papel, muito maior que nas eleições anteriores. Tá cada vez mais difícil a mídia veicular suas mentiras sem contestação. Hoje a mobilização é muito forte. Quanto a Marina Silva, eu não descarto nem a possibilidade que ela seja candidata a vice na chapa do Serra... Eu disse na metade do ano passado, quando falava da escolha entre Hilary e Obama pra ser o candidato democrata, que Serra seria esperto se lançasse uma mulher como vice, porque isso meio que anularia a “vantagem” que Dilma teria por ser mulher. Putz, eu sou tão ingênua, né? Vantagem por ser mulher?! É que eu pensava mesmo que o clima de euforia de elegerem um negro pela primeira vez na história nos EUA se repetiria aqui com a possibilidade de ter uma mulher presidente. Ledo engano... Será que a gente consegue reacender essa faísquinha de entusiasmo no ano que vem?

Rita disse...

Oi, Lola

você tocou num ponto sobre o qual tenho pensado também: como assim, ninguém nem fala da chance de elegermos a primeira presidente mulher no Brasil? É claro que só ser mulher não basta - é sempre bom falar pra ninguém me acusar de votar na Dilma só por ela ser mulher - porque se fosse uma reacionária fascista não teria meu voto por mais XX que fosse. Mas acho mesmo engraçado, não vejo quase nada a respeito disso, tipo "olha que beleza, o Lula tem uma boa opção para sucessor - e ainda por cima uma mulher!" Porque isso representa muito, seria algo impensável tempos atrás, como era um negro na presidência dos EUA. Então cadê o barulho??

Quanto ao papel dos blogs nas eleições, certamente é mais difícil hoje em dia uma notícia muito distorcida pela grande imprensa passar incólume. Mas em época de eleição as distorções, quase sempre noticiadas de forma bombástica, ainda vão conseguir embolar o pirão, sabe? Acho que mídias alternativas terão muito trabalho em esclarecer muita coisa, fazer muita pesquisa para desmentir jornalistas mal intencionados, mas talvez não consigam neutralizar totalmente o efeito de certas notícias de má fé. Sem falar que muuuuita gente país afora só tem acesso a TV aberta. Internet ainda é luxo em muitas regiões do país, onde o eleitorado fica completamente ao sabor dos ventos dos Jornais Nacionais da vida.

Abraços,
Rita

=draupadi= disse...

lolíssima, vc viu que já estão trabalhando isso da falta de simpatia na dilma, né? teve uma coletiva q ela foi dar em copenhagen em que ela começou a responder toda cri cri e à medida que falava, foi amaciando, até que no final deu um belo (belo mesmo!) sorriso aos repórteres, que responderam com um 'obrigada' muito entusiasmado... enfim. acho que simpatia é um ponto que precisa ser trabalhado. Não que eu me importe com esse quesito, mas isso para a política é um forte aliado. O serra sabe muito bem disso e fica pagando de ser humano lá no twitter, vc tem que ver, rs...
a propósito, leia esse texto, achei bacana: http://ow.ly/16bnlg

Marcos Vinicius Gomes disse...

Olá Lola,

Serra :(

Que nome para começar o fim de semana...
Você viu o cabidão de empregos que virou o governo de São Paulo? Até a herdeira da Band (Daniela Ferraz Saad) conseguiu uma boquinha na secretaria de Comunicação...Quem dá o furo é o blog da Namaria. Ela (Daniela)está em Copenhague (com passagens pagas com nosso dinheiro, tadinha)junto com o chefe Tio Chico.
http://namarianews.blogspot.com/2009/12/com-o-serra-no-cop15-e-alem.html
Quem quiser comprovar, o nome da moça está no DOE

http://www.imprensaoficial.com.br/PortalIO/DO/BuscaDO2001Documento_11_4.aspx?link=/2008/executivo%2520secao%2520ii/agosto/05/pag_0001_EUMITATKMGJ1UeA7R56UNM70D41.pdf&pagina=1&data=05/08/2008&caderno=Executivo%20II&paginaordenacao=10001

Leandro disse...

Eu só acho engraçado que os comentários aqui falam tanto da educação em SP, além de você comentar tanto sobre como o PSDB, qndo o FHC estava no poder, mantinha os salários de professores de ensino superior baixos, mas se esquecem que as três melhores universidades do país são universidades estaduais paulistas. Apenas lembrando que SP nunca teve um governador petista (verdade, não é?), e os 4 últimos governadores de SP (incluindo o atual) foram do PSDB e do DEM. Paradoxal, não?

Junior disse...

Não se enganem com essa "desistência" do Aécia.. essa "saída" dele de cena na verdade é uma apresentação. Ele se mostrou mais candidato do que nunca, e jogou a batata quente no colo do Serra, agora ou ele caga de vez ou sai da moite.

Rogerio disse...

Gosto do seu blog, é realista, não tem a visão "classe méRdia" de alguns. Ao contrário de um tal que tem um blog na Veja...tente fazer um comentário que ele não concorda, com certeza não será aprovado. Criei este slogan para a campanha dele. Que acha?

Serra. Você Conhece. Você Confia?

Vamos aguardar o início da campanha, não tem como o Serrágio se desvincular de FHC, são unha e carne, nem a Folha ou a Veja são capazes de separar.

Não sou petista, nunca fui, sempre fui oposição dos maus políticos, Serra e Kassab são péssimos políticos. Alckmin é um péssimo político, Covas era mestre dos piores. Trabalhei com todos, embora com certeza nenhum deles se lembre. Nem quero.

Sou só o "testa de ferro" da revista, felizmente me deram carta branca neste ponto e posso dizer as verdades que precisam ser ditas. Como você faz. Continue seu bom trabalho, vou tentar fazer algo assim também no blog da revista.

Boni disse...

Lola, você viaja demais.

Anônimo disse...

ESSE BLA-BLA-BLA DE SER OU NÃO SER SIMPÁTICO DE TER OU NÃO TER CARISMA SÃO PURAS BABOSEIRAS,,, NA CAMPANHA E ATÉ AGORA MESMO É IMPORTANTE LEMBRAR PARA TODOS QUE O GOVERNO LULA=PT TEM 83% DE APROVAÇÃO, É UM GOVERNO REALIZADOR, OUSADO, SOBERANO E INDEPENDENTE, E QUE TEM NA MINISTRA DILMA UMA DAS CABÊÇAS PENSANTES,COMPETENTE, IDEALIZADÔRA, EXECUTÔRA DE GRANDES PROGRAMAS E PROJETOS DO GOVERNO FEDERAL E É A PRINCIPAL RESPONSÁVEL, depois de Lula,claro,,,JUNTO COM OUTROS MINISTROS DO SUCESSO DESSE GOVERNO LULA=PT E DA CONQUISTA DOS 83% DE APROVAÇÃO,,,,,, VOTAREI NELA, NA DILMA Q TEM MINHA ADMIRAÇÃO ,,,, NÃO VOTAREI NUNCA EM NENHUM CANDIDATO DO PSDB=DEM=PPS POIS VÍ UM PASSADO DESASTROZO COM FHC=PSDB=DEM NO GOVERNO EM QUE SÓ SE FAZIA VENDER O PATRIMÔNIO PÚBLICO E VEJO ATUALMENTE ESSES PARTIDOS GOVERNANDO SÃO PAULO,RIO GRANDE DO SUL, DISTRITO FEDERAL,,, MINAS,,,,,,,, E O QUE VÊ ? E O QUE SE PASSA ??? ESTÃO AFUNDANDO LITERALMENTE EM TODOS OS ASPECTOS E SENTIDOS ESSES ESTADOS!!!! JOGAM-OS NO ABISMO,,,,,,, OS PAULISTAS QUE O DIGAM COM 16 ANOS DE PSDB=DEM,,,,,,, AFOGADOS NO FUNDO DO PÔÇO,,,,,,, CHEGA DE TANTA INCOMPETENCIA,,,,,,, FORA PSDB=DEM=PPS,,,,,,,, NÃO CITO NOMES PORQUE PARA MIM TODOS SÃO IGUAIS,, SEJA LÁ QUAL FOR O CANDIDATO DESSE TRIO : PSDB=DEM=PPS................