quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

LOMBARDI E LEILA LOPES

Ontem um leitor deixou um comentário aqui no bloguinho dizendo que o Lombardi havia morrido. Quando contei isso pro maridão, a reação dele foi igual a minha: “Quem é Lombardi? Aquele do Silvio?”. Acho que nunca havia visto uma foto do homi antes desta semana. Como não vejo TV, muito menos programa do Silvio Santos (se bem que, faz uns anos, peguei a febre do começo do Show do Milhão — até mandei perguntas, nunca selecionadas), mal sabia que o Lombardi estava vivo. Mas entendo por que ele é importante. Faz parte da nossa infância. Acompanhei o maridão ao oftalmologista na quinta e, enquanto aguardava na sala de espera, vi na TV a grande cobertura que uma emissora concorrente dava ao enterro do Lombardi (quando contratam um helicóptero pra imagens aéreas ao vivo, é porque a cobertura é grande). E fiquei pensando: pô, se esse carnaval é com um narrador sem rosto, só por conta de uma voz e um nome, imagina o que vai acontecer quando o patrão dele morrer. Sim, porque Senor Abravanel já tem quase 80 anos e, se tudo seguir o curso natural da vida, eu, com 42, estarei aqui quando ele se for. Não digo isso como torcida, mas como pura constatação. Não gosto dele, não vou chorar, politicamente ele é abjeto (ele saiu candidato a presidente em 89 por um partido nanico, após ser convencido pelo PFL, atual DEM, aquele dos panetones; depois teve a candidatura cassada), mas lógico que ele é hiper famoso no Brasil inteiro. É um ícone, sem dúvida.
Mas nenhuma alma me avisou da morte da atriz Leila Lopes. Isso eu vi num jornal online, e minha primeira reação foi “Quem é ela? O nome soa familiar”. E é: qualquer atriz que faça cinco novelas na Globo é conhecida, nem que seja por nome. Li que ela foi a professorinha Lu em Renascer, e esteve também em outras novelas “rurais” (pra mim, as piores, sempre), como O Rei do Gado. Parece que ela se matou tomando remédio de rato. Deixou bilhetes pra família e tal.
É estranha essa nossa relação com a morte de celebridades. A gente pode não ter ouvido falar na figura durante anos, décadas até, mas a notícia da sua morte parece que encerra um ciclo pra gente. Eu não sabia mais nada da vida de Leila. Não sabia que ela não fazia novelas desde 2000. Não sabia que ela fez filmes pornôs após deixar de ser chamada pela TV. E não sei por que esses reality shows com celebridades não chamam pessoas como ela. O que mais me chocou foi saber que ela tinha cinquenta anos, e não os quarenta que dizia em seus documentos e entrevistas. É tão fácil assim falsificar documentos? E é uma necessidade pra uma atriz mentir a idade?
Só sei que, se eu fico abalada com a morte de gente famosa que é meio desconhecida, imagina quando morrer deus (Chico Buarque). Não quero estar aqui pra var isso. Quer dizer, quero estar aqui por muito tempo, o máximo possível, mas realmente gostaria que o Chico vivesse mais do que eu.

24 comentários:

Fabiana disse...

Totalmente off, acabei de ver esse vídeo e lembrei do seu blog:

Why Are So Many Media Conservatives So Obsessed With Rape?

http://www.youtube.com/watch?v=MCY23hWWgRI

Eu quase chorei de rir (um riso meio desesperado) no minuto 2:02

Marcos Vinicius Gomes disse...

Nossa, hein, o SS não passa pela sua garganta mesmo Lola...
E o Macedão, que tal?
Imaginem os ministros de seus governos se os dois resolvessem sair candidatos a Presidência?

Gustavo Ca disse...

"A gente pode não ter ouvido falar na figura durante anos, décadas até, mas a notícia da sua morte parece que encerra um ciclo pra gente."

Pra mim não. Haha...

A morte do Lombardi realmente me causou um pequeno momento de reflexão. Poxa, era aquela voz, da Telesena, que anunciava os valores dos prêmios nos programas do Silvio.. um ícone, sabe? Coisa meio nostálgica da TV. Isso sim, quando acaba, com a morte da pessoa, faz a gente parar pra assimilar a notícia.

No caso da Leila Lopes, a pessoa não me faz pensar nada. Não o "quem", só o que me faz pensar alguma coisa é o "como", se foi mesmo suicídio..

Jux disse...

Lolakiss!
Olha... apesar da tristeza que muita gente deve estar sentindo, tenho a impressão que outros tantos até ficaram "menos-tristes-quase-alegrinhos" e sugiro a razão: o Lombardi sempre foi uma figura "lendária" por conta da voz única, narrando as peripécias do chefe SS, domingo após domingo, ao longo desses 40 e tantos anos e um dos segredos desse sucesso, além da voz, foi o fato de não ter mostrado o rosto em público. Assim, é de pasmar que, com a morte dele, finalmente as pessoas descobriram quem era o rosto! Sim, apenas um rosto, pois creio que aquela voz deve ter embalado infinitas fantasias nesse mundo...

Já a Leiloca... well... ela seria um desses casos emblemático a respeito da cobrança que a mulher vive em termos de manter uma juventude eterna a qualquer preço, e pra isso vale tudo: desde cirurgias plásticas e tratamentos estéticos cruéis, bem como esconder a idade ou mentir para menos. Para as atrizes isso é ainda mais grave: elas começam a carreira fazendo as mocinhas, daqui a pouco fazem mulher adulta, daqui a pouco só serve pra mãe/avó das mocinhas. Um pouco mais de tempo e... bom... é Dureza!

beijukka!

Jux disse...

Ah! uma sugestão sobre um blog muito legal sobre celebridades:

http://ligialana.wordpress.com/

é de uma doutoranda fofa chamada Ligia e ela está fazendo uma pesquisa muitooooo legal sobre celebridades, interesse das pessoas pela vida das pessoas-esterlas etc!

Vale a pena!

Unknown disse...

Assim com para Gustavo a morte de Lombardi foi chocante. Fiquei perplexa quando li em seu blog ontem lá pela meia noite e me perguntei " E Lombardi morre?" Pra mim, assim como SS Lombardi seria imortal. O que será agora dos programas do Sílvio? Talvez ele crie um concurso para escolher um novo locutor, ou quem sabe ele morre também? Alguém me disse que o SS já tem 83.
Quanto a Leila, ela apareceu há pouquissimo tempo em um vídeo no Orkut na qual ela aparentava estar "mucho loca". Vou procurar o link pra postar aqui mais tarde. Caiu na boca do povo...Mas como muito do que se lê ou assiste na Net é efêmero, eu nem sequer me lembro do que se tratava...Fiquei com pena da moçoila. Ela demosntava que estava "estranha" há um tempão. Até pizzaria ela abriu com um certo marido, mas acabar no cinema pornô...Bom, não aguentou.

Oliveira disse...

Lola; e admiradores o do Lula:

Quando você fala do DEN, seu desprezo é evidente, o que é coerente com sua linha ideológica. Por isso eu tenho um pergunta; o Lula declarou,à impremsa, que as imagens (inquestionáveis) de corrupção do governador do DF não provam nada. Eu não entendo. A prova é fantástica, ajuda a candidata do Lula, desvia a atenção da incompetência da Dilma nas Minas e Energia. Por que o Lula defende o DEM? Ele fez o mesmo com o PT no mensalão, mas o PT é a principal base eleitoral do Lula. Agora, o DEM...? Isso não soa estranho a você?

O Lula não sabe o que é certo ou errado? Sejam ditadores de outros países (Cuba Iram- etc.) e agora aceitando" bandidagens do DEM?

Eu, como a Regina Duarte, tenho medo!

Oliveira disse...

Lola: esqueci:

Essa informacão do link de entrada da Wikipedia, que deve ter usado como fonte está errada; basta clicar e entrar na propria Wikipedia para ver.

Obviamente, a Leila Lopez tem 40 anos.

Bárbara Reis disse...

Eu conheci o Lombardi, pessoalmente. Fui jantar na casa dele, quando eu tinha uns 9 anos. Minha mãe namorava um rapaz que também é locutor, que era muito amigo dele. Ele ligou pra minha mãe chorando ontem, e foi no enterro e tudo.

Eu fiquei 'triste', afinal ele morreu jovem, e eu o conheci. Ele morava em Santo André. E a unica coisa que eu lembro nitidamente, é que tinha uma tapeçaria linda na sala de jantar dele. E um aquário na sala. hahaha...


Não gosto do Silvio, adoooro Chico Buarque... e como eu estava cantando agora mesmo no chuveiro 'meu heróis morreram de overdose'... a grande maioria das pessoas que eu gosto no mundo artistico já morreu. Mas, se Marisa Monte morrer, terei uma sincope. Ela não pode morrer antes de eu ir a um show dela. [Egoísta]

E Lolinha, você tbm não pode morrer, antes de eu te conhecer pessoalmente tbm... :] combinado?

Beijão!

Bau disse...

Tenho pena do que o sucesso costuma fazer com algumas pessoas. Tem gente que não consegue segurar a cabeça, como aquele cara do Polegar, e, provavelmente esta moça, Leila Lopez, que morre jovem, certamente decadente profissionalmente, uma vez que, de "atriz global" passou a filmes pornográficos. Isso significa pouco talento, pouco QI (quem indica - não deu prá pessoa certa na hora certa), falta de sorte ou mesmo de habilidade profissional. A gente não sabe, não conhece os bastidores. Pode ter sido uma depressiva suicida. Acho as mortes sempre um pouco tristes, pois não levam só pessoas, mas levam pedaços da história que a gente viveu com elas, sem entrar no mérito da questão de quem, como, etc. Se bem que eu exultaria se morressem algumas figuras ligadas à ditadura militar.

Rita disse...

Oi, Lola
Fiz o post sobre as tais crises profissionais. Espero que você (e quem mais quiser) passe por lá e que a gente possa trocar ideias.
Bjocas
Rita

Eduardo Braga disse...

Oliveira! Lula não defendeu o DEM, ele foi apenas politicamente cauteloso! Está com a imagem boa para a opinião pública e não quer correr risco de se "queimar" precipitando conclusões sobre os deslizes do adversário.
A melhor estratégia é deixar a oposição se enforcar sozinha! É esperteza deixar que as críticas sobre o caso seja feita pelos outros membros do partido, seguidores da esquerda e a própria mídia. Isto mantém uma imagem de um Presidente íntegro e justo. Ganhou pontos! Eu, pra ficar bem no filme, faria o mesmo!

Anônimo disse...

Alguém disse aí em cima: "E lombardi morre?"

Pra mim também é assim. Agumas coisas ou pessoas estão sempre tão concretamente presentes de algum modo em nossas vidas, mesmo quando nós não damos importância, mesmo que não sintamos necessidade alguma de tê-las por ali, que é incrível o impacto que a repentina ausência delas nos causa.

Não é saudade, não é remorso... É susto. Susto porque isso significa que alguma coisa mudou, que um ciclo acabou. E mudanças, por mais necessárias e maravilhosas que sejam, sempre causam uma insegurançazinha, um frio na barriga, um medinho.

O lombardi era indiferente pra mim, eu nem assisto SBT (e nem tv direito), mas que foi um choque, foi. E quando o SS morrer, mesmo eu também não gostando muito dele, vai ser pior.
E a xuxa, então? A rainha dos baixinhos? Tem muita gente que não gosta dela, mas vai sim ser um acontecimento...

Alguém aí imagina o domingo sem o faustão? Eu detesto o programa dele, não assisto, mas me acostumei.

Lord Anderson disse...

Oh, eu só soube da morte da Leila, bem depois da do Lombardi...

Triste se foi suicidio.

Agora mais triste é ver gente sem respeito pela familia.

Um daqueles malas do CQC ja saiu com uma piadinha infame no twitter.

Levou reclamações e saiu (de novo) com aquela de as pessoas não tem humor.

Triste isso.

Alba Almeida disse...

Ola, Lolíssima.
Eu já tinha ouvido falar desse episódio que ocorreu no programa do Silvio Santos, me deixou muito chocada, e como tenho um hábito de deixar o vídeo passar, fico só ouvindo e vou fazendo outras coisas, só depois de passar todo é que vou ver e só o som,... é uma coisa chocante. Agora eu pergunto: Onde estavam os pais dessa criança??? Eu, teria invadido a gravação e tomado minha filha nos braços e putaquepariu, pra contrato. Mesmo o programa de o SS ter marcado nossas infâncias, depois que crescemos felizmente temos a capacidade de riscar esse tipo de pessoa. Como você, eu também nunca tinha visto o Lombardi, apenas agora. E a Leila, sempre me passou que fosse uma pessoa de extremos, (de personalidade forte) e ainda assim choca.
É isso, uns dias que não comento,... estou aqui todos os dias lendo, aprendendo, rindo muito e outras...
Beijos, querida. Boa sexta!

Anônimo disse...

Paulo Galdino

Eu gosto do SS, gosto do Chico Buarque e só vejo novelas "rurais", para mim são as melhores e mais autênticas, pois não escondem a realidade cênica do país, mostrando suas belezas naturais. As novelas urbanas, pelo contrário, omitem a real pobreza do povo brazuca, mostrando galãs em Yates, madames fazendo compras na Champs Elyseés em Paris. O que é aquilo? Onde estão as favelas e as criancinhas vivendo em meio a esgotos a céu aberto?
Leila Lopes e Lombardi eram pessoas legais. Mas a vida é assim mesmo, deixar de existir é apenas voltar à condição em que estávamos antes de nascermos. O mistério reside aí.

Marjorie disse...

Meu pai conheceu o Lombardi porque ele bateu na traseira de seu carro. O Lombardi bateu, não o meu pai. E aí o Lombardi pagou as despesas do estrago e tal. Como ninguém sabia qual era o rosto do Lombardi, essa era A história em reuniões de família.

Amanda Mirasierras disse...

Eu soube da morte dessa atriz porque trabalho em frente ao IML e vi a imprensa toda reunida quando saí do trabalho. Mas quanto me disseram o nome da falecida, levei uns bons minutos para começar a entender quem era.

Leo Cordeiro disse...

Assisto pouco tv, novelas nem uma, exceto quando vou visitar minha mãe e fico sentado com ela em frente a tv.
Se Leila não tivesse morrido ela conseguiria mais uns minutos de fama. Um jornalista da UOL disse que ela era explosiva e temperamental. Chegou a invadir a redação de um jornal para pedir satisfações sobre uma nota escrita a seu respeito e fez outras coisas do gênero. Vi não poupar palavras ao retrucar uma crítica de um diretor da globo que repudiou o fato de ela ter feito filme pornô. Ela disse que se ele gostava dela e se ela era boa atriz porque nunca a chamou para novelas, já que precisa pagar suas contas de um jeito?
Agora sobre a idade...
Senti um pouco de pena dela, antes era só dó.

Leo Cordeiro disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
L. Archilla disse...

eu quero morrer antes do André Abujamra e principalmente do Marcos Bowie...

Lola Churros disse...

Como dizia a minha avó ninguém fica pra semente... O Lombardi já devia estar velhinho, né.. já tava meio q com o pé na cova mesmo, coitado.
Sobre Leila: Tá certo q a cara dela tava mais esticada do q a da marqueza de Alba, mas nunca diria q ela tinha 50 anos! Ela tava completamente modificada artificialmente, implante nas bochechas, lipo na barriga, silico no peito, milhoes de botox e outras alteracoes e sabe Deus qts plásticas. Nao tem como nao pirar tentando lutar desesperadamente contra o inexorável, pq é tao difícil querer ser o q é, aparentar a idade q se tem?! Nao é só pq ela era mulher (e td o peso q isso significa na cobranca pela beleza perfeita), tem tantos homens fazendo o mesmo, tanto no q diz respeito a estética qt qd inventam de passear de maos dadas com mulheres algumas décadas mais jovens na frívola tentativa de reter uma juventude q já passou. A gente deveria entender q cada idade tem seu encanto e aprender q devemos viver a vida um dia de cada vez.

Veruska disse...

Senti a mesma coisa que você em relação à Leila: fiquei chocada com a mentira da idade. Em relação ao Chico, penso a mesma coisa... Ai, ai!

Anarquista disse...

Chico Buarque Deus?? Kkkkkk não tem um sucesso há anos, vive do passado. Uma voz medonha, mais as letras são boas! Agora ser chamado de cantor...muito exagero! Politicamente é ainda pior. O socialista que cobra 500 reais, de cada pessoa,por um show! Com aquela voz? Nem 10 eu pagaria.