domingo, 8 de junho de 2008

ENTRE BOLOS E NINJAS

Acabamos comprando o bolo de sorvete. Custou 22 dólares, e você pode ver algumas fotos do negócio. Mas admito que estou decepcionada. O bolo, que parece e é bonito, não chega aos pés do sorvete que comemos na loja. Aqui eles usam um troço chamado Devil's Food, comida do demo, que é um bolo de chocolate bastante enjoativo. Não entendi a diferença entre comprarmos uma caixinha de Devil's Food no supermercado (que eu já comprei e fiz, e ficou bem ruim), uma lata de sorvete de qualquer marca, e misturar os dois. Acho que sai igual, e muito mais barato.

Não sei, a lembrança que eu tenho de bolo de sorvete vem da minha infância. Na época, no Rio, pelo menos, a Kibon comercializava uns bolos desses, que eram uma delícia (pro meu paladar infantil). Nem eram de chocolate, e ainda assim eu gostava.

O que puxa uma outra memória. Minha irmã uma vez comemorou seu aniversário num salãozinho do prédio onde morávamos, em SP. Ela era pré-adolescente, e decidiu fazer seu próprio bolo. Não lembro se era de sorvete – acho que não -, mas por algum motivo ele foi colocado no congelador. Durante a festa, o pai de uma amiga dela apareceu. Completamente bêbado. Quando o japonês ia começar a fazer um escândalo, nosso amado pai interviu (por isso que acho que minha irmã era pré-adolescente. Ainda não tinha vergonha de ter os pais numa festa). E ficou conversando com o pai da menina durante um tempão. Eu só via os dois andando de um lado pro outro do salão, o cara falando muito, e meu papi, atencioso, escutando. Assim que o japonês deu uma folga, comentei com meu pai: “Puxa, que paciência, hein? Sobre o quê vocês tanto conversaram?”. E meu pai: “E eu vou saber? Ele tava falando japonês!”.

Aí chegou a hora de servir o bolo que minha irmã tinha feito. Cantamos parabéns, ela soprou as velinhas, pegou uma faca – e simplesmente não dava pra cortar o bolo. Ele tava congelado. A faca não entrava de jeito nenhum. Vários tentaram, como se fosse a lenda da espada do Rei Artur, ao contrário. Quem conseguisse pôr a faca dentro do bolo seria o rei. Houve um momento de pânico quando o japonês veio correndo e gritou: “Deixe eu tentar!”. Ninguém o queria empunhando uma faca.

No final, foi impossível cortar aquele cubo de gelo redondo, e as amigas mais solidárias deram uma mordididinha cada uma no bolo.

Enfim, quando eu voltar pra Joinville, minha mãe já avisou que fará seu glorioso Sacher Torte pra comemorar meu aniversário atrasado. Aquele é o bolo mais achocolatado que existe no mundo. Se minha mãe só faz meia receita, gasta dez barras de chocolate meio-amargo. Tô chutando, mas acho que é por aí. Na ocasião, tirarei fotos pra vocês compararem com o fajutinho bolo de sorvete. Infelizmente, não tenho fotos do bolo congelado da minha irmã. Ou do perigoso ninja.

20 comentários:

Unknown disse...

Lola, estava eu aqui em casa, muito deprimida por causa da gripe que não vai embora, quando comecei a ler seu texto. Tô rindo até agora. Você tem um jeito de escrever que manda embora qualquer depressão!
Mais uma vez parabéns pelo seu aniversário! Espero que o próximo bolo compense pela decepção do devil's food. Agora você sabe o porquê do nome, não é?
Beijos!

Anônimo disse...

A foto é bonita, e o bolo parece uma delícia. e eu cheguei a conclusão que meu paladar é mesmo infantil. Em algum momento do caminho eu não desenvolvi o paladar. Pq dizem que paladar de criança é que prefere coisas doces e gordurosas.

E a guloseima da sua mãe parece mesmo bua . Abraços, e mais uma vez, Feliz Ano Novo.

Juliana disse...

pelo menos parece bonito e vc tirou fotos dele =)

Mica disse...

Foto nada, o que eu quero é a receita do tal bolo da sua mãe, hehehehe.
Eu nunca comi um bolo de sorvete (mas passo todo dia em frente a uma confeitaria que tem e fico babando), e você não me animou muito...
Minha tia já congelou bolo uma vez. Mas foi o que sobrou do aniversário (mas como minha tia é exagerada, ela sempre faz inúmeros bolos, tortas, pudins e afins, e sempre sobra beeem mais da metade de cada um) e eu ia comendo um (bom, na verdade vários) pedaço por dia, congelado mesmo. Era uma delícia ^_^. (se bem que tudo que minha tia faz é uma delícia, então não dá para tirar muito por isso).

Quando vc vai à Jlle para sua mãe fazer o bolo?

McGregor disse...

Perdão pela minha ignorância, mas nunca tinha ouvido falar em Bolo de Chocolate... Mas pelas fotos deve ser muito bom! Vou procurar um modelo desses aqui por BêAgá [risos]
Agora confessa, sua história de vida deve dar um bom livro. Me amarro nessas suas lembranças! Qualquer dia desses, se der vontade, faz um resumão para a gente poder conhecer um pouco melhor o seu passado [que pelo que indica, teve muitos momentos divertidos].
Abração para você,

Vitor Ferreira disse...

Pessoal, eu gostaria que vcs me ajudassem! Eh o seguinte:

tenho que testar uns cartazes de filmes pro meu tcc com pessoas entre 15 e 30 anos. Vcs só tem que ir nesse site:

http://www.geocities.com/vff_vitor/posters.htm

observar os cartazes, responder as perguntas e me mandar as repostas por email:

vff.vitor@gmail.com

As perguntas sao abertas. Algumas pessoas podem ate achar chatinhas pra responder, mas nao sao muitas, e acho que nem precisa pensar tanto assim pra responder!

Agradeco muito as pessoas que tomarem um pouco do seu tempo pra me ajudar!!!

Valeu mesmo!

abs.

Liris Tribuzzi disse...

Lola, eu nunca tive vergonha de ter meus pais nas minhas festas de aniversário. Sempre quis ter a família toda por perto, junto com meus amigos.

Mas falando em chocolate e em sorvete, hoje tomei um sorvete no mcdonalds, daqueles que vêm em grandes copinhos, com massa de chocolate, cobertura de chocolate e pedaços de chocolate. Uma delícia.

lola aronovich disse...

Ah, Helen, fico feliz por te alegrar um pouquinho. Pois é, isso de Devil's Food a partir de agora eu vou chamar de Xô Satanás. Porque não é gostoso... (aliás, estranho isso de "demonizar" uma comida).

Nalu, interessante como nosso paladar muda (ou não) com o tempo. Eu costumava gostar muito mais de chocolate amargo do que gosto hoje. Estranho! Obrigada mais uma vez pelo "happy new year".

lola aronovich disse...

É, Ju, mas é mais bonita que gostoso. Anyway, tem coisas positivas. Se a gente não tivesse comprado, ficaria com vontade um tempão. Assim a gente já comprou, viu que não é nenhuma maravilha, e fica com o sorvete, que é muuuuuuito melhor. E mais barato!

Mica, a lembrança que eu tenho de bolo de sorvete era bem diferente. Lembro que tinha um monte de glacê em cima, e o recheio não tinha muita massa. Era mais sorvete mesmo, só que mais duro. Sei lá. Posso estar alucinando. Do glacê eu lembro bem. O bolo da minha mãe é divino. A receita é austríaca, Sacher Torte, mas com adaptações. Acho que na receita original vai ameixa ou algo assim, e lá em casa somos mais puristas. Não gostamos de misturar nosso chocolate com nada. Então é basicamente muito chocolate, creme de leite e Cointreau. Ou seja, é um bolo caro. Acho que nada pode dar errado quando se mistura chocolate meio amargo com creme de leite. É uma dessas receitas infalíveis, sabe? Eu volto pra Joinville no finalzinho de julho, começo de agosto. Dia 27/7 pegamos o vôo de volta pro Brasil!

lola aronovich disse...

Greg, procure mesmo um bolo de sorvete por aí. Se encontrar me avise. Eu tinha um pouco de receio que o bolo não seria nenhuma maravilha. Preferia ter provado uma fatia, ao invés de comprar o bolo todo, mas não vendem fatia.
Minha vida é bem comum, Greg. Não tem nada de excepcional. Mas eu gosto!

Pessoal, ajudem o Vitor! Eu ajudaria se estivesse dentro da faixa etária. Sobre o que é o seu tcc? (ou vc respondeu num outro post?). Aliás, é faculdade de design ou o que?

lola aronovich disse...

Li, pelo que sei, muitos adolescentes têm vergonha de ter os pais por perto. Fiquei surpresa uma vez, numa turma que eu adorava lecionar, em descobrir que a maior parte dos adolescentes lá não gostava dos pais, dizia que não queria ser como eles, e mais um monte de coisa. Talk about teen angst!
Ah, a foto desse sorvete do MacDonald's é bem apetitosa. Custa quanto o troço?

Vitor Ferreira disse...

Lola, a faculdade eh de design sim. E o tcc eh sobre cartazes de filmes. Te dei mais explicacoes por email. Nao quis responder muito aqui pra nao influenciar as respostas de quem quiser fazer parte da pesquisa.
Valeu!!!

Ana Rute disse...

huahua
o bolo parece ser bom mesmo! pena que é propaganda enganosa.
hmmm até me deu vontade de comer chocolate...

Nita disse...

o bolo realmente é bonito. Daí se tira o ditado: as aparências enganam.
Nossa Lola, minha prima chegou do Japão essa semana e trouxe chocolate de lá. Ela trouxe 6 barras e já acabou. É muito bom o chocolate

lola aronovich disse...

Vitor, obrigada. Recebi seu email. Depois respondo.

Ana, imagino que um monte de gente deve achar esse bolo delicioso. Mas pro meu gosto não agradou. Sabe o bolo que minha mãe faz? A maior parte das pessoas não gosta. Acha que tem chocolate demais, e ainda por cima, amargo. Brasileiro adora açúcar!

Nita, chocolate japonês é bom? Isso é novidade pra mim. Mas a realidade é que a gente não sabe nada sobre o chocolate alheio. Sabe quem tem a reputação de ter um dos melhores chocolates do mundo? A Venezuela. Nunca comi chocolate de lá. Aí, quando visitei Moscou, descobri que os russos acham que têm o melhor chocolate do mundo (melhor que o suíço e belga). Não sei se é o melhor, mas certamente é muito bom. Só que, antes de ir pra lá, nunca tinha ouvido falar dessa fama deles!

Nita disse...

pois é Lola, o chocolate japonês é bom! para quem gosta de chocolate meio amargo. Ele não enjoa e você consegue comer uma barra inteira brincando.

Liris Tribuzzi disse...

O troço custa R$5,00. Tive que ter muita coragem pra desembolsar esse valor num sorvete, mas valeu a pena.

lola aronovich disse...

Ah, Nita, pra comer uma barra inteira brincando o chocolate nao precisa ser especial... Eu tenho eh dificuldade pra nao comer uma barra inteira brincando! Mas o bolo de sorvete ta aguentando bem. Provavelmente porque eu nao gostei muito.

Caro, ne, Li? Eu nao estou acostumada a pagar 5 por um sorvete. Por mim eu comia aquelas casquinhas simples deles, que sao muito mais baratas. Mas sao tao sem gosto. La no nordeste havia casquinhas baratas de chocolate Chicabon (de maquina) bem baratas. E eram uma delicia. La a Kibon tem (ou tinha?) uma empresa especial, a Kibon Sorvane. (eh isso ou to falando muita besteira? Faz tanto tempo!). Eh uma delicia.

Anônimo disse...

Putz, Lola, adorei o causo do bolo congelado.
Pena que o japa não tinha uma hattori hanzo, né? ;)
Aqui no escritório todo mês tem o tradicional bolinho de aniversário e, em 90% das vezes, rola um minutinho de microondas ANTES de partir o bolo.
QUanto aos da Kibon, eu lembro de um de creme, que tinha uma casquinha crocante, deliciooooso para meu gosto infantil, mas que hoje em dia com certeza teria gosto de gordura hidrogenada. :s

Ah, sim, embora meio devil's cake, seu bolo estava muito bonito, viu?

Beijocas

lola aronovich disse...

Ai, Chris, aquele pai tava muito bêbado. Se ele tivesse uma hatori hanzo teria sido uma chacina, só que com um aniversário de cenário no lugar de um casamento.
Numa escola onde eu dava aula também tinha bolo de aniversário a toda hora. Não só entre professores, mas dos próprios alunos, que às vezes comemoravam aniversário durante a aula (é que a aula era de 2,5 horas, e como os alunos eram de classe média alta, não tinha problema eles gastarem dinheiro num bolo). Mas, não sei porquê, todo mundo comprava o bolo da mesma confeitaria. E chegou uma hora que ninguém aguentava mais, sabe? Mas esquentar bolo no microondas antes de servi-lo? Essa eu não conhecia!
Ish, é verdade! Aquele bolo da Kibon devia ser de gordura hidrogenada! Mas pro paladar infantil era a melhor coisa que tinha!
Me diga uma coisa: vc tem dois perfis, Chriscecilia e Chris Mãe da Cecília? Os dois são vc? (eu sou meio devagar, sabe como é. Deve ser o efeito de muita gordura hidrogenada no cérebro).