domingo, 21 de agosto de 2011

O MELHOR SORVETE DA MINHA VIDA

Só queria deixar registrado que se houver sorvete no mundo melhor que o italiano, eu ainda não conheci. Os melhores sorvetes que tomei (eu geralmente digo comer sorvete, porque eu mordo mesmo) foram em Roma. Como foram cinco dias naquela cidade, foram muitos cascões de sorvete. A minha sorveteria favorita ficava perto do metrô que pegávamos para ir do nosso hotel ao centro. Não era muito agradável chegar lá, porque já falei que Roma mal tem calçadas? Mas pertinho do metrô havia uma sorveteria pequena, propriedade de uma família do Sri Lanka que morava no andar de cima (aliás, cheio de gente do Sri Lanka por lá). O sorvete não era produzido lá mesmo, mas em outra localidade em Roma. Aquele sorvete de chocolate amargo foi o melhor da minha vida. A gente pode ver quanto chocolate tem num sorvete de chocolate pela cor, e aquele lá era preto, lindo, delicioso (veja na foto que o maridão tirou -- o de chocolate amargo é o na extrema direita, caso único em que algo à direita é bom). Cada cascão custava três euros e cinquenta centavos (aproximadamente R$ 8,50) e dava direito a três sabores. O chato é que se eu pedisse todas as três quantidades a que tinha direito só em chocolate amargo, vinha menos sorvete. Então eu misturava com café e chocolate comum, que eram fantásticos também, mas sem comparação. Sinto muitas saudades de lá. Se algum dia eu voltar a Roma, não será por causa do Vaticano, do Coliseu, das inúmeras (e belas) igrejas. Será por aquela sorveteria familiar e seu sorvete hiper cremoso de chocolate amargo.
Diga aí: qual foi o melhor sorvete da sua vida? Tem em Fortaleza?

74 comentários:

Aninha Arantes disse...

Pô, Lola!!! O melhor sorvete da minha vida foi EM FORTALEZA!!! Sorvete de tapioca da Sorveteria 50 Sabores!!!

paulinha disse...

os sorvetes de Roma são deliciosos, de fato. em Salvador, quando eu ainda morava lá, meu preferido era o de milho verde da Cubana (uma sorveteria antigona que fica na saída do Elevador Lacerda, na cidade alta). eta que só de pensar me deu desejo, vou ter que passar por lá na minha próxima visita à terra.

em São Paulo acho que as pessoas não tomam muito sorvete, né? a não ser no calorzão do verão. aqui ainda não descobri nada que me cativasse tanto... vou ficar atenta aos comentários pra ver se pesco alguma dica :)

Lene_fs disse...

O melhor sorvete pra mim é aquela famosa "moreninha". Um sorvete de qualidade bem inferior, que vendia muito nos colégios, não sei se ainda vende. Tinha uma casquinha dura de chocolate cobrindo todo o sorvete, chocolate caseiro, daqueles que se diz com gosto de sabão rs..

Mas essa moreninha é a cara da minha infância e começo de adolescência, a cara dos meus dias escolares.. Por pior que seja vou sempre achar maravilhoso :)

Leleski disse...

da cairu, em belém.

Nina disse...

O melhor sorvete da minha vida é o sorvete da Sorveteria A Deliciosa, no calçadão de Itajubá-MG. Todos artesanais, os de fruta são os meus preferidos!

Confesso que o único sorvete de limão (puro ou com hortelã) que eu acho realmente gostoso é o de lá. Mas o de maracujá, o de ameixa, o de abacate... Nhami! Deu água na boca! =)~

caso.me.esqueçam disse...

ta super quente aqui em lyon hoje, 38°, sensacao de 42°, uma delicia (tou quase morrendo). dai vejo esse post e, como quem nao quer nada, vou ao congelador e acho um pote de sorvete de baunilha :D lindo demais! obrigada!

Patrick disse...

O melhor sorvete de Natal/RN era na Real de 14, mas caiu um tanto de qualidade, depois que os fundadores argentinos venderam o negócio e foram embora.

Aliás, por falar em Argentina, o melhor sorvete que já tomei foi na Munchi's, em Buenos Aires.

shan-Tinha disse...

sorvete bom aqui em joinville é da Paviloche, delícias!!!
bj gelado de sorvete de chocolate e porque aqui tá muito frioooo hoje!!!

Tanize Monnerat disse...

A Itália é mega famosa pelos melhores sorvetes, mas o melhor da minha vida foi em Buenos Aires (nao sei o nome da sorveteria, mas lá nao tem erro).

Em Fortaleza o da 50 sabores sao deliciosos tb. Recomendo a vc Lola (se nao foi já, né?).

Na verdade eu acho que posso dizer o melhor em cada lugar que já fui. Sente o nível de paixao, né?

Eu sempre fico com os artesanais de frutas da regiao ou chocolate amargo, que pra mim sao os melhores sempre!!

Ai vontade que me deu...

Maíra disse...

Pertenço ao pequeno e discriminado grupo dos que acham que sorvete é uma coisa meio super estimada. sério! heheheehe

Aoi Ito disse...

Sorvete de capuccino, em MESQUITA, na baixada fluminense.

Melhor sorvete da minha vida.

So delicious.

Aoi Ito disse...

Maíra, também não sou muito de sorvete, mas adoro café e acho que qualquer coisa que envolva café é boa, então adorei o de capuccino dito anteriormente. :p

Daní Montper disse...

Não sei, Lola!! Acho que nenhum, pois nem ligo para sorvete...
Gosto de sorvete quando vem no brownie ou na pizza de chocolate, mas sorvete pelo sorvete acho que não tem nenhum que me deixa com vontade de comer.

S. disse...

O impressionante é que todo mundo que eu conheço que teve a sorte de viajar pra Itália fala que a melhor coisa de lá é o sorvete. Se um dia eu conseguir botar os meus pézinhos na Itália, já vou chegar com um mapa das sorveterias locais!

ANINHA disse...

Eu tenho mais sorte que vc, Lola!
Meu sorvete preferido é o "Chocolate africano", da Sorveteria Bali, de Maceió. Eu moro em Recife, mas pelo menos o sorvete da minha vida não está do outro lado do oceano...

Ághata disse...

Adorava sorvete quando morava em Recife. Da Johny's ou Jhonny´s... Ficava perto de onde eu morava, lá na Madalena. Perto da ponte e do mercado da Madalena.

Tinha a Free Sabor perto de onde estudei, no Salesiano, lá na Boa Vista...

Toda vez que vou pra Recife, vou lá tomar sorvete.

De preferência, menta com chocolate e sorvete de limão. Embora eu adore baunilha com doce de leite...

Lord Anderson disse...

Ja vi algumas pesquisas dizendo que brasileiros consomem uma quantia de sorvetes bem menor que os europeus, mesmo sendo um pais tropical.

E que em outros paises há uma maior percepção do sorvete como alimento e não apenas um "doce".


Eu amo sorvete em quase qualquer clima, os de coco, amendoim, maça e abacaxi são os meus favoritos, mas tb gosto daqueles misturados.

felizmente aqui na minha cidade tem duas otimas sorveterias e tb uma lanchonete que serve um mega sorvete como sobremesa.

Miss Freedom disse...

Lola, o sorvete argentino é uma delícia também! Como na Argentina há muitos descendentes de italianos (muitos mesmo, a quantidade é incrível!), acho que isso deve ter algo a ver com que seja tão delicioso. Sou louca por sorvete e em todos os lugares que vou, provo. E o mais gostoso da minha vida comi em Buenos Aires. São muito cremosos e os sabores são bem particulares... A maioria são artesanais, cada sorveteria faz o seu. Isso deve ser algo diferencial também...

lola aronovich disse...

Patrick, Tanize, antes deste sorvete de Roma, o melhor da minha vida tinha sido em Buenos Aires. Acho que lá eles copiam bem o modelo italiano. O sorvete de Buenos Aires é ótimo! E tá cheio de sorveteria. Eles não estão nem aí se tá frio ou quente. Consomem sorvete o ano todo.


Shan, eu já comi muito sorvete do Paviloche em Joinville, mas nunca achei muito bom. Estamos no final de agosto e ainda tá gelado por aí? Ah, saudades de Joinville! (não do frio). Adoro essa cidade que me abrigou durante 15 anos! Abração pra todo mundo aí.

lola aronovich disse...

Sorvete de capuccino deve ser muito bom, Aoi! Esse eu nunca comi. Eu só como de chocolate (quanto mais escuro melhor). Às vezes de café. E muito raramente de flocos. Mas picolé de fruta eu gosto.


Putz, Dani, isso de pizza de chocolate eu acho bizarro. Tô fora. Tem muita pizza doce que é servida com mussarela, pode isso? Como misturar queijo (que pra mim é sempre salgado) com chocolate ou sorvete (que pra mim é sempre doce)? Mas até entendo que vc e a Maíra digam que sorvete é superestimado. Tem muito sorvete que não é bom. E é caro demais. E engorda pacas (tem coisa mais engordativa que sorvete?). Eu prefiro barra de chocolate. Mas aquele sorvete de chocolate amargo em Roma... como não se derreter?

lola aronovich disse...

S, todo mundo diz isso do sorvete italiano? Sei que ele é famoso em todo lugar (as melhores sorveterias ostentam o nome “sorvete italiano”), mas não sabia que o pessoal acha que é a melhor coisa da Itália. Pior é que deve ser mesmo! E a diferença cruzando a fronteira e indo pra outro país é gritante! Não que não existam várias sorveterias “italianas” na França e na Espanha, mas não é a mesma coisa. Não é tão bom.


Miss Freedom, escrevi meu comentário antes de ler o seu. Pois é, concordo com tudo! É como o Lord falou: consumo per capita de sorvete do brasileiro é baixíssimo. Mas deve ter a ver com o preço. Acho absurdo um cascão custar 8 reais. Quer dizer, pensa só: uma família sai num domingo, casal, dois filhos, e gasta 32 reais só em sorvete?! Não me parece ser um programa da classe C. Tem que ser B pra cima pra poder gastar tanto numa futilidade.

lola aronovich disse...

Sobre o 50 Sabores, daqui de Fortaleza, as primeiras duas ou três vezes que tomei sorvete lá fiquei bem entusiasmada. Mas depois comecei a achar um pouco aguado... e caro! A última vez que fui tava 8 reais dois sabores. Quer dizer, sei que esse é o preço, e que em SP deve estar muito mais, mas eu acho um roubo. Eu fico meio assim porque com 10 reais ainda dá pra comprar pote de 2 litros de sorvete no supermercado. Sei lá. Só sei que o maridão e eu comparamos bastante o 50 Sabores com o sorvete que comemos em Roma. E, se a gente já não babava pelo 50 Sabores, agora é que ele caiu no nosso conceito mesmo!


Alguém se lembra da SEM NOME, de Búzios? Esse foi o sorvete da minha adolescência. Acho que nem era grande coisa, mas sabe como é: a gente costuma valorizar um monte de coisa que lembra a nossa juventude. Lembro bem que tinha uns 40 sabores; o pessoal até brincava que só faltava sorvete de arroz e feijão. Tinha Sem Nome no Rio também, né?

Jamille disse...

Eba Nina! Mais uma pessoa que conhece a sorveteria A DELICIOSA de Itajubá!

O melhor sorvete da minha vida continua sendo o de lá. Toda vez que viajo para visitar a minha avó tenho que passar lá para tomar uns (dois, três, quatro...) sorvetes de abacate, goiaba, ameixa preta, ameixa vermelha, maracujá, limão com hortelã, flocos, chocolate... a lista é grande!
=)

Aoi Ito disse...

Tem Sem Nome no Rio também, mas nunca comi lá. D: Picolé de fruta é meu favorito no geral. É barato e gostoso e refresca bastante nos verões de 43ºC do Rio. Já sorvete tipo cremoso acho que dá mais sede que refresca, por isso não como tanto. Mas de cappuccino é um manjar dos deuses mesmo, é de comer rezando como minha mãe fala.

Flavio Moreira disse...

Bom, aqui em Sampa tem a Sottozero que, se não é a melhor coisa do mundo, é, talvez, a mais correta de São Paulo - não fosse o pistache com gosto de essência de amêndoa...
No Rio, em Ipanema, tem uma que, se não me engano, chama-se Mil Frutas e tem um de pitanga que é delícia.
Já os melhores mesmo, aqueles inesquecíveis, cuja lembrança me atiça as papilas gustativas, foram o de pera da Berthillon, em Paris - a bola mais cara que já tomei na vida: €2,50 por uma bolinha de pingue-pongue - mas que delícia de bolinha!; e um de melão do roseiral de Provins, uma vila medieval a uma hora e pouco de Paris, famosa por suas rosas. Nesse roseiral, que pertence a um casal, há uma variedade enorme de rosas (+ de 300!), algumas até com nome de gente famosa (como Liv Tyler - rs). E tem uma lojinha com uma geladeira de sorvetes escondida atrás de uma porta, com sorvetes feitos por alguém dali da região. De comer de joelhos, esse de melão!

Van Magenta disse...

O melhor sorvete que comi foi o de Chocolate amargo do Fredo, em BsAs. Tinha pedaços inteiros de chocolate, uma maravilha! =D

Quando fui pra Florença, primeira coisa que fiz foi ir na Vivoli, que diziam ter o melhor sorvete do mundo. Cheguei lá, estava fechado, férias coletivas o mês todo. Detalhe que era Agosto, auge do verão!

Aqui de Floripa gosto do Amoratto.

Geórgia de Paula Lopes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Kaká disse...

O melhor sorvete do mundo é o da Itália. Fato. Eu sempre digo que uma viagem até lá vale só pelo sorverte. :) (e o de chocolate fondente - o amargo- é bom demais!!)
Quando vou a Roma tomo pelo menos 2 por dia.
Ai, até me deu vontade.
Aqui em Fortaleza eu gosto do Juarez para sorvetes de frutas e a Barbaresco tenta fazer um sorvete estilo italiano, e é bom. (A 50 sabores já foi melhor)
No Rio eu adoro o Mil Frutas, o sorvete Itália e os da Amarena, também estilo italiano.

Ed Diniz - ed_h80@yahoo.com.br disse...

Sorveteria "Ice Bode" de Belém é sem dúvida uma das melhores que já conheci. Ah, e tem também o "frozen yogurt" da Mojo nos EUA (acho que tem por todo o país)... não é sorvete, mas é uma delícia...

Marianna disse...

Melhor sorvete da minha vida foi na Itália tbm, lá em Florença! Aqui em BH tem uma sorveteria chamada Oficina do Sorvete, muito delícia!

snowhitequeer disse...

Nossa, esse post foi feito pra mim! Amo sorvete,sou capaz de tomar sorvete não importando qual o dia, a estação do ano, etc.
(aliás, 10ºC aqui e acabo de lavar minha xícara suja de sorvete)
Então,pra mim é difícil dizer só um. O sorvete da minha infância é o de Flocos da Triviali (leitor@s gaúch@s vão saber qual é, toda vendinha da esquina vende/vendia ele). Tem um monte de chocolate, que é ótimo (suponho que eles usem chocolate de Gramado pra fazer esses flocos, lembra um pouco, o gosto forte e tal), e ainda tem um preço relativamente baixo, comparado aos kibons da vida. Além do mais, minha avó sempre comprava pra mim quando íamos passar o fim de semana lá, e tudo relacionado a essa época me é muito querido.
De sorveteria, aqui em Porto Alegre tem duas de que eu amo de todo coração. Uma é a Jóia, na Cidade Baixa, que tem boa variedade de sabores e é super barata, e em porções bem generosas (cada bola tem mais ou menos o tamanho do meu punho - a ponto de ser meio difícil sair andando quando você pede uma casquinha de três sabores). Outra que é muito boa e tem ainda mais variedade de sabores é a São João, no shopping Total. Essa é em estilo buffet mesmo, ou seja, o preço depende do quanto você come. Por isso sempre vou lá com duas, três pessoas, dá pra pegar um monte de sabores e dividir o preço pra cada um. X3

dolcinha disse...

Fofaronovich :D

Dois sorvetes da minha vida:

* no ano passado descobri uma marca de sorvete bem boa, q segue essa linda dos sorvetes italianos: Diletto Gelatos (http://www.gelatodiletto.com.br/). Eles nao sao exatamente baratos, mas pra tomar um sorvete legal 1x por mês, vale a pena. No mesmo ano passado, disciplinadamente, eu tomei 1 sorvete por mês, sempre no dia 27. E dessa marca, morri mil vezes ao tomar o sorvete de coco da malasia. Simplesmente orgastico...

* eu adoro fazer sorvete em casa. Minha especialidade eh o gianduia. Esse sorvete se tornou particularmente especial pq fiz algumas vezes pra minha mae e meu pai. Eles pararam com os sorvetes industrializados pq sofriam com enxaqueca, dada a bomba conservante-espessante-acidulante-corante-aromatizante-e-mais-uns-mil-outros-antes. E esse meu sorvete eles amaram... por esse motivo esse se tornou, pra mim, o melhor sorvete - sem contar q o dandado eh bom pra xuxu :D

beijukkkas

Jux

EriCab disse...

Eu moro nos EUA e aqui tem alguns sorvetes bons (eu acho), mas eu sinto falta mesmo é do picolé chicabon rsrsrs

Mudando um pouco de assunto, aqui tem produtos muito bons de higiene pessoal (sabonetes líquidos, perfumes e hidratantes), mas eu sinto falta da boticário e da natura rsrsrs

Sou normal?

Barbara O. disse...

ericab,

acho que vc é normal sim. Na Áustria eu morria de saudades do sabonete Phebo. Prometi para uma amiga minha de lá mandar para ela.

corujinha disse...

Eu tenho um gosto bizarro, só pode! Porque sabendo da fama do sorvete italiano estive as últimas duas semanas lá e tomei muito sorvete (tava dando 38º com sensação térmica de 50 em Roma...rsrsrsr) e não gostei, achei tudo muito doce.
Mas pra mim o melhor sorvete que já tomei foi numa sorveteria italiana (mas não lembro o nome) no shopping em Porto Alegre. Era excepcional.
Mas não devo ser considerada porque não gosto muito de sorvete, apenas dos frutados, mais cítricos e frescos (apesar de experimentar tudo, afinal vai que é bom e eu não sabia!)...

snowhitequeer disse...

corujinha, seria a Troppo Buono? Os sorvetes de lá são bons, mas pqp, caros demais, 6 dinheiros por um copinho pequetitito daqueles? O de menta com chocolate e o de doce de leite são a umas maravilhas, no entanto. :c

M. H. da Costa disse...

Conheço os sorvetes da Cairu, sorveteria citada por Leleski, e, apesar de gostosos, acho-os muito doces. Tomei sorvetes maravilhosos na Itália e uns em Amsterdã, de uma marca de cujo nome não me recordo, sem leite, saborosíssimos. Mas meti o pé na jaca mesmo em Londres, onde estudei por uns tempos, porque tomava os sorvetes da Häagen Dazs quase todos os dias - e eu passei muito tempo lá, por isso ganhei uns bons quilos extra.

Esses da Diletto, mencionados pela Dolcinha também são muito gostosos.

Em Brasília, adorava o sorvete de canela da confeitaria Rappel, sem contar os da Saborella e os sem leite do Daniel Briand, uma casa de chá francesa. De se acabar.

dolcinha disse...

@Barbara O.

Concordo! Aqui na Alemanha a variedade de sabonetes eh triste e eu amo Phebo - 100% vegetal e nao testado em animais. Minha irma veio me visitar em junho e trouxe um estoque de 25 sabonetes :D
:D:D:D:D:D:D:

Nina disse...

Corujinha, eu entendo você! Apesar de amar chocolate, prefiro sorvetes e picolés de fruta, mais refrescantes. Não sou muito fã de sorvetes de massa com esses sabores cheios de chocolate e coberturas. Gosto um pouco, mas só pra tomar no inverno, no verão nem pensar.

Jamille! Que bacana alguém aqui conhecer A DELICIOSA! Eu nasci lá em Itajubá-MG, então o sorvete da Deliciosa tem sabor de infância! ^^

Dani Antunes disse...

Bom, nunca fui a Roma, nem à Italia. Mas, se é que o sorvete deles é italiano mesmo (duvido, mas, né, nunca se sabe!), eu amo o sorvete da Sorveteria Italia. Delicoso!

denise disse...

Não me lembro qual foi o melhor sorvete que ja tomei, mas uma coisa eu tenho certeza era de AMEIXA, porque adoro esse sabor.

Lia disse...

Oi Lola!
Sabia que eu te adoro? Sabia que eu me descobri feminista lendo o seu blog? Sabia que cada dia que passa eu aprendo mais com você?
Você é linda!! A mulher que eu quero ser! A mulher em quem me inspiro! Obrigada por nos presentear com posts tão bacanas todos os dias!
Beijos de uma grande fã e leitora!

Giovana Damaceno disse...

O melhor sorvete que já experimentei foi o finlandês, aqui da colônia finlandesa de Penedo/RJ.
Ainda não saboreei melhor.
Já provei o da sorveteria italiana de Paraty/Rj, mas fico com o finlan dês.

-lia- disse...

abacaxi francês, da sorveteria amaralina, em salvador!

-lia- disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Flavia Vianna disse...

Melhor sorvete que já tomei? Pistache, numa sorveteria em Niterói. Não lembro o nome dela, só sei que fica no bairro de Icaraí.

Liana disse...

Deu vontade de ir à Itália. Eu adoro experimentar sabores novos. Prefiro os sorvetes artesanais pois gosto de sentir bem o gosto da fruta.

Geladinho por geladinho.. vou pôr a carioquice pra fora e ficar com o açaí com calda de chocolate e granulado. Faço em casa, adoro o sabor forte do açaí derretendo na boca com a calda quentinha de chocolate meio amargo. Delícia.

Mari Andrade disse...

Descobri há pouco tempo uma marca de picolé italiano aqui em SP e quase fiquei doida, pois amo sorvete. A marca é Diletto e tem sabores tradicionais como coco, chocolate, morango, e outros que eu nunca tinha visto no palito, limão siciliano (super refrescante), chocolate com menta (maravilhoso), gianduia, chocolate de origem (70% de cacau, magnífico!). Pena que não tem em qualquer lugar!

Luiza Madeira disse...

o melhor que eu comi foi esse http://www.troppobuono.com.br/ aqui em Porto Alegre... não sei mais onde tem...

Maria Margareth disse...

Eu concordo com você que o sorvete italiano é delicioso. Um dia eu descobri uma sorveteria em Roma, lindamente decorada com vidros de Murano e deu vontade de tomar todos os sorvetes da loja, não só porque eram gostosos, mas também porque o calor na cidade estava insuportável. Agora, na minha opinião, nenhum sorvete do mundo, nem o italiano, bate o sorvete da Cairu em Belém do Pará. Se você realmente gosta de sorvete, vai se deliciar com os sorvetes da Cairu. As frutas paraenses são super diferentes e deliciosas, o que ajuda certamente nessa fama. Daí junta-se a fruta e a forma de fazer da Cairu e está pronta mais uma delícia da culinária paraense. Dizem que até a Rainha da Inglaterra toma esse sorvete de sobremesa. Vale conferir.

Tamires disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Viana, T. disse...

Os da Cairu em Belém. Dá uma olhada no google.

É bom demais. Conheço gente que mora em outro estado e vindo aqui, tomou 7 durante o dia. Isso deve significar algo, haha.

E a Ice Bode, que alguém falou aí em cima, é da Cairu.

Viana, T. disse...

Aqui:

http://colaemmim.com/2011/02/23/sorveteria-cairu/

E aqui:

http://www.estacaodasdocas.com.br/gastronomia/estacao-tem-o-sorvete-mais-pedido-de-belem/

Werner Wild disse...

Lola, o de doce de leite da 50 Sabores daqui de Fortaleza é de lamber os beiços (como dizemos em cearês!). Bom demais! Não tem melhor! Mas o sorvete é caríssimo. Uma pena, mas é melhor do que comprar 2 litros de sorvete meia-boca.

Mari Lee disse...

Confesso que eu não sou muito fã de sorvete, me enjoa fácil. Então, não costumo experimentar muito... costumo só gostar de chocolate, e às vezes de coco ou de pistache.
Mas em Salvador, no Pelourinho, tem um sorvete muito bom, de um francês. Não lembro o nome da sorveteria, infelizmente, mas fica junto à Igreja de São Francisco. Provei um de laranja, divino!

Mari Lee disse...

Eu já estive em Roma, mas estava gelaaaado e com uma ventania fortíssima! Não provei sorvete nenhum... :-(
Um bom motivo para voltar à Itália!

Nadja G. disse...

Lola, quando for de novo a Buenos Aires, tome sorvete em alguma das filiais do Un Altra Volta. DIVINO! Acho melhor ate que os italianos! Beijos

Caroll disse...

Lola,
Agora fiquei morrendo de vontade de ir a Roma, só pra tomar sorvete!rs
Pra mim o melhor sorvete é da minha mãe!
Nesse ano,no meu aniversário ela fez 4 sabores de sorvete.Meus amigos ficaram malucos e nem ligaram para as outras guloseimas da festa. Só queriam sorvete!!rsrs
E no final, sorteie um pote de 2 litros, ai que eles ficaram doidos mesmo!!rs

Já se passaram 6 meses e ainda tem gente que me fala que dia que vai ter sorvete de novo...rs
Bjs

ana_alice disse...

aqui no Rio eu compro no sorvete Itália ou no Alex (é uma lojinha pequena, acho q só tem em copacabana e ipanema), mas tenho a impressão que ambos já foram bem melhores.

quase não vou por ser muito caro mesmo, e eu sou que nem você: só tomo chocolate. sorvete de frutas é bom pra provar uma colherinha, mas pra se esbaldar tem que ser chocolate =9

Anna disse...

meu favorito é o Haagen Dasz midnight cookies... me senti tão demodé hahahaha

corujinha disse...

É esse mesmo: troppo Buono, é caro mesmo. Era 5 reais ano passado quando morava lá. Mas é ainda mais barato que os sorvetes aqui na Europa (fazendo a conversão). Na Itália até que as coisas são mais em conta, mas aqui na França uma bolinha é no mínimo 2,50 euros, com a bola bem menor que a do Shopping e não tão bons. Então de vez em quando vale essa de 6 reais, eu adorava o de frutas vermelhas...humm
Então recomendo esse Troppo buonno.
Nina eu tbm amooo chocolate, mas sempre prefiro os sorvetes de frutas. Vai entender a cabeça da gente!!????rsrsrssr

Mariana. disse...

gente, onde vocÊs moram não tem sorvete por quilo não? você mesmo se serve (no cascão ou no potinho), coloca as bolas de quanto saberes quiser e pesa?!

Eu aqui em Cuiabá tomo 3 ou 4 bolas por seis reais (e ainda coloco cobertura de fruta). A sorveteria mais popular é o alaska e alguns sabores realmente são uma delícia, frequento semanalmente (o de banana com chocolate e o de capuccino são meus preferidos). Tem também o "frutos da terra" mas o forte é picolé (de palito), feito com frutas naturais! uma delícia, e o melhor é que é perto da minha casa, mas não tem condiçoes de ir a pé: voces sabem que a capital mais quente do país é cuiabá né? essa semana, a noite marcava 36 graus, e de dia 43. calcula quanto sorvete eu consumi!

Yúdice Andrade disse...

Lola, dois de seus comentaristas citaram a Cairu e um a Ice Bode, aqui em Belém. Outra pessoa disse conhecer a Cairu, mas achar os sorvetes muito doces.
Vou defender os nossos sorvetes, não por mero bairrismo, mas porque são maravilhosos, mesmo. Meu argumento é objetivo: a Amazônia dispõe de uma quantidade extraordinária de frutas, dos mais variados tipos. Resulta daí um leque de opções de sorvetes que eu duvido - DUVIDO, em caixa alta - que alguém já tenha visto em qualquer lugar do mundo.
É muito fácil fazer 30, 40 sabores diferentes de sorvetes de chocolate. Ou variar as opções de creme, baunilha. Ou simplesmente misturar dois ingredientes. Ou ainda acrescentar um toque de exotismo (sorvete de limão siciliano com lascas de zimbro selvagem da Mesopotâmia). Isso é mais nome do que sorvete.
Na Cairu, um dos orgulhos de Belém (por isso que eu, mero consumidor, dou-me ao trabalho de escrever este libelo), você pode encontrar mais de 40 sabores originais de frutas (inclusive as não doces). Com as misturas e as modalidades com ingredientes banais, a oferta quase duplica.
Se são os melhores sorvetes do mundo, não sei (mas me atreveria a afirmá-lo). Para tirar a dúvida, venha aqui e experimente. Duvido que se arrependa.
PS - A Sorveteria Ice Bode, muito boa, não pertence à rede Cairu.

Daní Montper disse...

Então, Lola, eu gosto de pizza doce com muçarela, ou sem, tanto faz. Aliás, adoro a mistura doce com salgado!
E pizza de chocolate fica boa com confete, morango, chantilly, crocante, sorvete ...! *-*
Não curto sorvete sozinho ou chocolate sozinho, tem que ter algo junto, e se for com salgado, tá bom também.

Pessoal me sacaneia por ter um paladar requintado (o requinte é por minha conta, eles falam que é duvidoso mesmo), pois adoro misturas, adoro coisa nova e diferente, e às vezes me dá uns desejos e isso me leva a inventar no paladar, tipo fandangos de presunto com chocolate, pipoca salgada (queijo ou bacon) com leite condensado etc. Quem me conhece já está acostumado com meus desejos culinários, mas quem não acha que estou grávida devido ao absurdo dos desejos (absurdo pra eles, pra mim são normais rsrsrs)
O bom de ter um paladar assim é que ninguém quer provar e sobra mais pra mim *gulosa*

Lara disse...

Lola,
apesar de ser leitora assídua do seu blog, nunca fiz um comentário. Mas hoje você me deixou com água na boca!
O melhor sorvete que já tomei foi o de chocolate crocante da 50 Sabores, em Fortaleza. Na verdade é um sorvete de castanha de caju com crocante de chocolate. Imperdível!
Aqui em Brasília meu favorito é o de chocolate com passas e castanha do Mokas, na 112 sul. Sou cliente desde os 15 anos e olha que já cheguei nos "enta".
Continue escrevendo! Abraço,

Lara

Vinicius Barnabé disse...

Tem gente falando merda.

Vinicius Barnabé disse...

Tem gente falando muita abobrinha por ai!!! :S

Notas Insanas disse...

Eu sou friorenta demais e só tomo sorvete quando tá muito quente. Como em Porto Alegre faz 30 graus no inverno (vide semana passada) e 10 no verão, as sorveterias nem sempre estão preparadas, por isso não tomo muito sorvete. Mas os meus favoritos são:

- milho verde, da banca 40 do Mercado Público;
- pudim de leite condensado, série receitas caseiras, da Kibon;
- pitanga e butiá, do buffet da Gelomel em Garopaba, uma delícia! Puro sabor da fruta!

Alguém citou os da Jóia, aqui em Porto Alegre, mas eles não são mais os mesmos, são caseiros, fizeram sucesso por décadas e eram deliciosos mesmo, mas a qualidade baixou nos últimos 5, 6 anos.

A Troppo Buono é muito cara! Muita grana pra pouco sorvete, dizem (e eu acredito) que são muito gostosos, mas eu não dou meu dinheirinho pra eles não!

Beijos!

estela_ disse...

Aqui em São Paulo eu vou na Soroko. Fica na augusta, lado centro. Não tenho um sabor preferido, mas lá é ótimo pois os sorvetes de leite de soja são sempre deliciosos. É bastante frequentado por vegans. Custa uns 3 reais o grama e vale muito mais a pena que aqueles frozen yogurt que ficam na feixa de 6 reais e nem se sabe se são feitos de iogurte mesmo!
Porém, com o frio que está fazendo aqui na paulicéia nem eu que como sorvete em qualquer época está a fim! Gente, a máxima hoje foi 12 graus, quem consegue sobreviver?? Ainda bem que não moro no sul, por que olha...

Fabio Carvalho disse...

Sorvete é um derivado lácteo que, noves fora o sabor e eventual segredo de indústria, inclui um estabilizante e um emulsificante em proporções adequadas.

Sim, dá para fazer em casa, mas nunca vai ficar uma ma-ra-vi-lha se você é exigente. E, sim, você vai precisar de sorveteira (aquela "batedeira" que funciona dentro do congelador doméstico). Receitas que colocam leite condensado no freezer, please, podem adoçar a boca, mas não são sorvetes.

Para o leigo, a dica é: ou conhecer bem a sorveteria, ou olhar o rótulo. O "bom sorvete" tem exclusivamente creme de leite em sua parte cremosa. O sorvete "meia boca" tem adição de gordura vegetal. Fuja do segundo tipo, comum nos supermercados (inclusive na marca líder).

Outra dica? No supermercado (inclusive na marca líder), o "melhor" é o sorvete de creme. É o que costuma se sair melhor na relação "creme de leite" versus "gordura vegetal" se comparado a outros sabores. Se você adora chocolate, invista numa boa cobertura - que, aliás, pode ser servida quente - com sorvete de creme.

Dica confessional: sorvete com gordura zero e sorvete light servem para o lixo. São truques industriais que (vocês concordam?) não convencem o paladar de quem já provou um bom sorvete.

E não compre jamais sorvete que derreteu (e foi congelado novamente) ou que está derretendo. Ele perde características que não serão recuperadas e tem muito risco de apresentar defeitos.

Na fabricação, o que a máquina industrial (ou semi) faz é bater a mistura de ingredientes até virar sorvete, isto é, ... incorporar ar ENQUANTO se resfria tal mistura. Pagamos os tubos por ar. Porque, grosso modo, quanto mais ar incorporado, mais suave a textura. E ar pesa, viu! Eis a função do emulsificante: permitir a mistura de ingredientes que não se misturam tão bem (tipo a água já presente no leite e o creme de leite adicionado à mistura) e facilitar a incorporação de ar.

Dessa máquina, sai o sorvete tipo casquinha de McDonald, cuja fórmula (mistura de ingredientes) é adequada a essa forma de consumo. Algumas fórmulas, que compramos aos potes no supermercado, saem da tal máquina e devem ser congeladas a temperaturas mais baixas (uns dez graus negativos, eu acho). É o sorvete que se serve em bolas "bem delimitadas", digamos assim, pois ele é, em verdade, mais frio que quando sai da máquina.

E para que serve o estabilizante?

O sorvete costuma sofrer variações de temperaturas ao longo do processo de fabricação. O estabilizante impede que açúcares formem cristais de gelo ou confiram uma textura arenosa ao sorvete que sofre pequenas variações. Logo, sorvetes com cristais têm defeito de fabricação ou estabilizantes vagabundos. Mas, se o sorvete derreteu, phodeu: ele perde ar e não será o mesmo nunca; mesmo o bom sorvete poderá formar cristais ou ficar arenoso.

Dica final: ao servir-se de um pote, não cave um buraco (perceba que as sorveterias boas nunca fazem um buraco, adivinha por quê?). Vá raspando toda a superfície de modo mais ou menos uniforme. Isso evita a formação de cristais de gelo (pelo inevitável derretimento que o contato com o ambiente e força empregada para fazer a bolinha causam). Deixe o produto fora do congelador o menor tempo possível.

Letícia Didier disse...

Pra mim o melhor sorvete que já tomei é o da Sonho Gelado, em Natal/RN! Eu tomei uma feijoada de sorvete(NUNCA TINHA OUVIDO FALAR, KKK) quando fui lá, é realmente deliciosa! E tem um tal de sorvete de rosas que é muito diferente, nunca vi isso na minha vida, tem bem uns 50, 60 sabores, um melhor que o outro! EU RECOMENDO!

Anônimo disse...

As melhores sorveterias do Brasil estão em Belém do Pará.
As 3 melhores são a Cairu,Icebode e Blaus,Belém tá de parabens por essas sorveterias.

Ju Abreu disse...

Sorveteria Quasar! Tem em Icarai, São franscico, Camboinhas e Itaipu!

Miranda disse...


Em São Luis Maranhão existem varias sorveterias, mas tem uma em especial, seus sorvetes são realmente deliciosos, a GELATERIA PORTUGAL, fica localizada no espaço reviver. Há vários sabores de frutas da região, tais como:BACURI, CAJÁ CUPUAÇU, mas na realidade todos os sabores são deliciosos, tem um de delicia de abacaxi, que realmente é uma verdadeira delicia, nata com goiaba onde se encontra os pedaços da goiaba.