domingo, 20 de novembro de 2011

GUEST POST: QUERO SER UMA GORDINHA BEM RESOLVIDA

Obrigada, Marilia querida, que me enviou este relato e autorizou sua publicação.

Eu conheci o seu bog há pouco tempo, e desde então, não consigo parar de ler.
Tenho 21 anos, 1,65 de altura e 95 quilos. Sempre fui acima do peso, e, dessa forma, passei por tudo aquilo que todas nós somos obrigadas a passar: insultos, piadas, e todas essas coisas cruéis que acabam por moldar a imagem que a gente tem da gente.
Então eu meio que cresci assim, cultivando essas coisas que eu ouvi. Involuntariamente eu acabei por torná-las o centro de quem eu sou e de todos os meus problemas, e é muito difícil ver algo em mim mesma além de uma gorda.
Sabe, eu sou completamente saudável. Não tenho nenhum problema de saúde, me alimento direito, colesterol baixo, não tenho problemas glandulares, nada. Eu chego até a ficar triste por ser assim, saudável. Se eu tivesse uma doença seria mais fácil, eu poderia simplesmente tratá-la e deixaria de ser gorda. Mas não tenho. Não posso culpar ninguém além de mim mesma por ser do jeito que eu sou.
Mas parece que ninguém acredita. Meu pai passou a minha vida inteira me levando a nutrólogos, nutricionistas, comprando remédios pra emagrecer -- remédios que me causam insônia e me deixam depressiva --, fazendo tudo o que ele podia pra eu ser "normal". Eu sei que ele não faz isso por mal, ele acha que é uma forma de cuidado, mas, inconscientemente, acho que ele pensa que se eu não emagrecer eu vou ficar sozinha pra sempre. Acho que eu também acho isso.
E é um ciclo, sabe? Eu fico me sentindo gorda e feia, não tenho um pingo de amor próprio, não tenho vontade de me arrumar, não tenho vontade de sair de casa, tenho me afastado até dos meus amigos. Resumindo, nos últimos tempos eu só saio de casa pra ir pra faculdade e pro estágio. Faz quatro anos que eu não me relaciono com ninguém, porque eu não quero que as pessoas me toquem, que elas olhem pra mim, que se envolvam comigo, porque eu acho que quando elas se derem conta da anormalidade do meu corpo elas vão se afastar de mim e vai ser mais difícil do que se eu nunca as tivesse conhecido.
E agora é a idade mais crítica, onde esse processo de "coisificação" da mulher é mais intenso. Às vezes eu desejo ter 80 anos só pra poder me livrar desse compromisso que é imposto pra gente, de ser magra, ser decorativa, ser um pedaço de carne.
E eu só queria dizer que o seu blog tem me ajudado bastante ultimamente. Antes eu estava plenamente decidida a fazer uma cirurgia no estômago, e agora já não acho uma boa ideia. Lógico que estou muito longe de superar todos os meus problemas, mas saber que tem alguém que entende toda a nossa frustração e ver que, apesar de toda essa sociedade maldita que fica tentando nos moldar segundo o que é mais lucrativo pra ela, apesar de todas as pessoas babacas que sustentam essa mesma sociedade, saber que em algum lugar do mundo existe uma gordinha feliz e bem resolvida, é algo que me dá vontade de sair do quarto e aproveitar a vida! Talvez um dia eu consiga o mesmo.

249 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 249 de 249
Anônimo disse...

@ Dri Caldeira
Obrigada pela sua análise sobre mim e pela sua genuína solidariedade. Vou me empenhar para que, me espelhando na sua sabedoria, eu consiga sair dessa confusão em que vivo, segundo e/ou seguindo suas palavras de conforto.

A bem da verdade, já me sinto aliviada e um clarão se me faz na mente... vou ali comer um filão de pão de linguiça com fatias grosssas de mortaNdela mais queijo muÇarela... tb vou tomar meio litro de Coca-Cola Diet (claro!!!)... pq o potão de sorvete da Haagen Dasz vai ser um arraso, antes de eu me afogar na panela de brigadeiro e afinal me fazer feliz feliz feliz. Ah! nada como manter o bom humor, hein? e confundir a galera!!! rs.. rs...

Denise disse...

Ivone,

eu tenho o mesmo problema aqui. Engordei feio depois da quimio e ainda mais depois de ter minha filha. Aos 35 eu estava em forma com 63 kg. Nunca quis ser magérrima, por sinal. mas agora aos aos 40 e poucos estou lutando para perder o sobrepeso. Cheguei a pesar 90 kg. E tenho que perder não porque me ache feia, mas porque na minha última cintilografia óssea, apareceram inflamações nas juntas dos joelhos e tornozelos. Meus exames são ótimos, aparentemente eu sou muito saudável. Colesterol de criança, glicose ótima, todo o resto. Mas com a idade o esqueleto aguenta menos e menos o peso. A gente quantdo tem 20 não pensa que vai ter 40 um dia... Então, para não ficar de cadeira de rodas antes do tempo, resolvi tomar vergonha na cara. Eu gosto de comer bem, gosto de doce e acho um saco ter que malhar todos os dias e perder meu tempo com a minha filha, meu marido e meus outros interesses. Adoro cozinhar tudo, especialmente doces e sou muito boa na cozinha. Mas não dá para continuar desse jeito.
O chato é que vai ser uma luta para a vida toda. O corpo se adapta a ser gordo e quer sempre voltar. Então eu vou ter que necessariamente comer menos e malhar mais para manter um peso saudável do que se eu nunca tivesse engordado. Não é mole não...

Anônimo disse...

Denise, relamente é uma perrenha ter de malhar, ir à academia... o legal seria se nosso estilo de vida nos permitisse caminhdas naturais como era no tempo das nossas avós. Tenho uma tia que trabalho durante 20 anos na Coletoria Estadual e ia à pé pro trabalho, vinha em casa almoçar e retornava ao escritório, voltava pra casa no final do dia tudo no solado. Foi magra (não seca) todo esse tempo e qdo se aposentou... voou pros 90 quilos em poucos meses.

Um dos maiores problemas da obesidade está no que judia do joelho pois alguns medicamaentos roubam nosso cálcio, como o medicmaneto pra lidar com a tiróide que minha mãe toma e eu tb tomo.

Além do que estu falando de obesidade séria e não como eu vi a Daniela Mercury agora pouco na TV portuguesa... eu a comparei há 10 anos atrás e sim ela engordou mas está dentro dos padrões saudáveis.

Capitã Amélica disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Capitã Amélica disse...

Gente, toda vez caem na mesma palhaçada! Isso me intriga muito! Pessoas esclarecidas se contradizendo!

Todo mundo defende as gordas atacando as magras. Como pode???

Vide a Dri Caldeira:

"convenhamos que É MUITO FEIO OS OSSOS DO QUADRIL APARECENDO"

Meus ossos do quadril aparecem. Tenho 30 anos e sou magra há 30 anos. Como fica?

'Convenhamos', sou feia então?

Devo me sentir mal porque meus ossos do quadril aparecem? Por que 'quem gosta de osso é cachorro'?

Sério que é assim mesmo? Devo suicidar-me então já que como tudo o que gosto e não engordo um grama e nenhum homem (ou mulher) vai querer esse corpinho magro?

Posicionem-se, mas sem se contradizer.

O mote aqui é nos amarmos como somos, e para isso não é necessário atacar o outro extremo. A menina ossuda aqui não fez nada pras gorduchas aí. Não preciso ser diminuída para vcs serem respeitadas, né?


Direito para as naturalmente magras serem como são, caramba!

Capitã Amélica disse...

Aliás, li os comentários e vi que protestaram contra esse tipo de 'abordagem', mas essas coisas atingem mesmo.

precisei escrever, desculpem se foi repetitivo! quando li dos ossos do quadril, rsrsrsrs, a carapuça serviu direitinho.

e que fique registrado que amo meus ossos no quadril (e todos os outros, salientes ou não) e quem não gostou que não olhe (ou toque).

Ivone Antunes disse...

Denise

Penso o mesmo que vc, tenho medo de acabar numa cadeira de rodas, tenho problema tb de inflamação nas juntas (osteoartrose), e depois que esse problema apareceu eu engordei mais, porque as dores nos fazem ter menos atividade física, e assim qto mais preciso emagrecer mais engordo. Por isso que eu digo que cada pessoa tem sua história de vida, saúde física e emocional, a receita de um não necessariamente dará certo com outro. Mas temos espaços assim que podemos trocar idéias e perceber que não estamos sózinha naquilo que sentimos. Espero que os posts tenham ajudado a Marilia.

Anônimo disse...

@ Capitã Amélica
Xapralá esse comentário sobre ossos dos quadris... eu os tive assim e curti muito. Seja feliz, muito feliz com seus ossos!

Anônimo disse...

@ Ivone Antunes
Pra esse problema das juntas ósseas a combinação gluscsamina e condroitina ajuda tremendamente!

Ivone Antunes disse...

LisAnaHD

Já estou usando esse medicamento, um pco caro, mas tem descto do laboratório, dá para comprar.
Obgda,

Capitã Amélica disse...

@LisAnaHD

Vc tem toda a razão. Acompanho o blog da lola há tempos e evito esse comentários 'mais do mesmo', ou 'indignação pura';

Mas acho que tem dia que essas coisas pegam mais a gente...

Obrigada pela mensagem!

Anônimo disse...

Faz tempo que não posto aqui, li quase todos os posts espero não ser repetitiva, mas algumas coisas me incomodaram bastante e eu gostaria de dar meu pitaco também:
1. Como muitos já disseram, o problema de auto-estima é, quiçá, o mais sério enfrentado por mulheres gordas, pois a impede de ser feliz, de se gostar, de se sentir parte do mundo. Isso ocorre porque somos constantemente bombardeados por uma ideologia cruel de opressão àqueles que não se adequam aos padrões impostos.
2. O pior conselho que você pode dar a uma mulher gorda é sobre métodos de emagrecimento, mesmo que tenha boas intenções, por questões, desculpem, um tanto óbvias. A mulher já convive, todos os dias, com gente dizendo pra ela emagrecer, liga a TV e se depara, a cada comercial, umas três propagandas sobre emagrecimento, sai na rua e é julgada por ser gorda, vai comprar uma roupa e se sente mal por não achar nada bonito para gordas (pois a maioria só confecciona roupas para magros), etc. Enfim, dá pra entender porque "aconselhar" uma mulher gorda a
emagrecer é interpretado como agressão/perseguição?
3. Deixo bem claro que não estou julgando ninguém aqui, mas vi um tipo de comportamento que me incomodou bastante. Justificar o errado. Claro que ninguém gosta de ser chamado de preconceituoso, mas negar, e tentar justificar, um posicionamento inadequado é, de certo modo, justificar o preconceito.

Bolenho disse...

Adorei o seu depoimento!
Seja forte e se ame, se ame muito! Você com certeza vai superar todas essas coisas e vai ser muito feliz! Torço para que toda mulher deixe de ser tão rígida consigo mesma na questão de beleza! Todas temos direito de ser do jeito que nos deixam felizes. Sejam gordinhas, negras, asiaticas, magérrimas, cabelo ondulado, cabelo curto, qualquer tipo!
Todas temos direito de sair de casa mal arrumadas se estivermos seguras de nós mesmas!
Por favor, se amem mais ♥

Carol M disse...

Pra mostrar que o ponto de referencia está errado. Se uma pessoa começa uma rotina de exercícios e mantém sua alimentação como era antes disso. Depois de alguns meses ela nota que algumas roupas estão mais folgadas, mas na balança seu peso aumentou.
Essa pessoa engordou ou emagreceu?

É estupidez achar que peso em quilos define tudo, nossa saúde vai muito além disso. Falam de fraqueza nos ossos, mas osteoporose e perda de cálcio são até mais fáceis de prevenir, também com exercícios e alimentação adequada.

O problema é achar que comer saudável+exercícios=perda de peso em kg
não é assim que funciona, não para todos

e antes de pensar se fulano ou beltrano devia emagrecer melhor pensar que porra de sociedade é essa que exige tanto das mulheres em termos de aparencia

qd se sentir mal por ser gorda pense nos padrões de beleza diferentes q ja houveram e pense q essa infelicidade foi fabricada por uma sociedade que lucra com gente infeliz
o conceito de beleza é uma construção social!

e entrar pra uma cirurgia sem isso ser extremamente necessário para sua saúde é algo doentio, mas um produto altamente lucrativo

Não é o que vc faz, mas pq vc faz.

E pra fechar, quem está "acima do peso" já ouviu mil dicas pra emagrecer, não venha dizer alguma aqui achando q está contando uma novidade, vc está apenas reforçando um discurso opressor.

Loja Moeggall disse...

Thiago Pinheiro,

Concordo com vc que devamos lutar contra padrões de beleza opressivos, mas um IMC de 20 a 25 não é opressivo, ou é? Você não acha os IMC 16 ou 36 mais opressivos?

Eu acho o padrão de beleza cabelo liso à custa de relaxamento e chapinha opressivo, mas tá todo mundo fazendo e ainda pondo mega hair...rsrs

Loja Moeggall disse...

No meu casamento, com 60kg e 1.57m, mal tive tempo de comer, porque fui em todas as mesas e conversei com meus convidados. Será que deveria ter me empanturrado? rsrs Prá piorar, esquecemos de levar os docinhos prá noite de núpcias...rsrs

Permaneci nos meus 60kg, só engordei 8kg em cada gravidez e de 3 anos prá cá, entrei no manequim 38 4ever. Descobri que não como mais POR prazer. muito menos por emoção e sim COM prazer e prá parar em pé. Mesmo se comer direito um monte (por ex., castanhas de caju o quanto aguentar, como faço às vezes) vou engordar no máximo uns 2kg, porque aprendi a me defender da INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA, na minha alimentação HABITUAL. Sei detectar porcaria em embalagem de comida a quilômetros de distância...kkkk

Ninguém tem o corpo que quer (embora jurem de pé junto) e sim o corpo que podem...

Esperando o linchamento!! :P

Loja Moeggall disse...

Thiago, sabe que eu acho que a obesidade é uma doença transmitida sim, pela INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA,hein? o que vc acha?

Assim como ela também transmite a anorexia, visto que a porcaria, digo, comida ÚNICA que todo mundo tem que enfiar goela abaixo é rejeitada por algumas meninas e meninos, que não sabem o que repor no lugar das porcarias impostas.

Bjs

rizk disse...

Moema!!!
Gente, acho tão importante isso que a Moema falou!
Toda mãe e todo pai se queixam que criança não quer "comer direito", e mesmo quando as crianças crescem continuam comendo errado.
Até que ponto o nosso próprio PALADAR não é condicionado por interesse mercadológico?

Estamos aqui no blog conversando sobre peso, sobre como se esconde o racismo na alegação do "gosto" e do "tesão" do indivíduo... acho importante pensar nisso também.

Foi aqui na Lola que saiu a propaganda do Ruffles para meninos e meninas? que os meninos tinham embalagem azul sabor bacon e as meninas tinham embalagem rosa sabor frango com ervas? Olha aí, ó.

Não estou conseguindo ligar coisa com coisa. Gente! Alguém coerente quer falar?

Dri Caldeira disse...

Esse vai ser meu último comentário postado aqui, pq já faz tempo q esse post foi publicado e outros assuntos merecem ser comentaods. Não se trata de pagar preconceito com preconceito: EU ACHO Q ossos aparecendo uma coisa feia. Demais. Entre ver a Kate Moss nua e a Juliana Paes, muito mais bonita a Juliana Paes, é MINHA opinião.
Amélica - não falei pra vc, nem de vc. Nem tinha visto vc aí, pois meus posts foram publicados no domingo. É impressionante como as pessoas acham q por serem simpáticas à determinadas causas, elas tem direito de opinar sobre como os q sofrem preconceito ou discriminação! A magra vem aqui e se vê no direito de dizer q é só fechar a boca, que existem "pulos do gato" e outras babaquice do genêro. Não levo em consideração nenhum depoimento de magra simpática querendo se passar de compreensiva com relação à situação da gorda. Sou uma gorda feliz. Se metade das que me criticaram ou se ofenderam com o q postei, fosse como eu, o mundo seria bem melhor. E com relação a LisAnaHD, seu problema necessita de acompanhamento profissional e não tenho direito de opinar a respeito. Não sou médica, nem terapeuta.

Capitã Amélica disse...

É, Dri Caldeira. Eu entendi perfeitamente o que disse com seu comentário.

Não tô aqui dando dicas de emagrecimento e concordo veementemente com seu ponto de vista sobre os 'aconselhamentos'. Nem acho que vc deva ser simpática para com eles.

O que levantei aqui foi que para defender um ponto não é necessário atacar outro. Isso é o que EU ACHO.

Você acha os ossos feios, como eu posso achar a banha feia (não é o caso), mas não vou ajudar nada difundindo isso aqui ou em qualquer outro lugar. Posso defender o osso sem atacar a banha. É isso.

Aliás, estava lendo o post sobre racismo e espero não ter parecido aqui a branca que reclama de 'racismo reverso' (piada na minha opinião). Não quero comparar situações.

Apenas levantei a bandeira de que não devemos perpetuar ataques. Não concordam?

Capitã Amélica disse...

E sim, você não falou de mim e nem para mim, mas me atingiu, como acredito que te atinja quando falam que tal gorda é sebosa e não se referem a você.

Vamos ser simpáticos à todas as causas que não desrespeitam o outro, por que não?

Dri Caldeira disse...

Amélica - o que eu disse sobre achar feio os ossos do quadril aparecendo é opinião minha e se vc se ofendeu, não posso fazer nada a respeito. Já disse e repito: não aceito comentários de pessoas que não passam pelos problemas q a Marília passa ou tb a Denise. Lola pediu que comentássemos a respeito da Marília sofrer por querer ser uma gordinha bem resolvida, enquanto todos ao redor dela acham o contrário. E sim, o gordo é tratado com um sub humano, um ser de segunda categoria e ser simpático á essa causa, é ser condescendente com quem discrimina. Simplista demais achar que por se sentir ofendida com meu comentário sobre os ossos do quadril EU sou a preconceituosa. É mais ou menos como sempre dizer: fulana é gorda, mas tem um rosto lindo. Ou, vc é gorda mas é simpática. E pelo simples fato de vc me lembrar q tenho banhas, já demonstra q vc usa o discurso do opressor condescendente: aceito o gordo como ele é, mas gordo tem banha. Daí vc tenta se justificar dizendo q não é seu caso. Não seria o caso, se vc não tivesse citado. Mas vc citou. Vc vê quem vendendo roupas em revistas, em desfiles, ou nos filmes: a banha feiosa ou os ossos do quadril aparecendo? Vc no caso, ainda q não tenha percebido, tá participando da indústria da opressão às gordas. Passe pelo problema e venha discutir comigo. Não seja condescendente nem queira se fazer de vitimizada. Não sou eu quem pediu ajuda, pois sou muito bem recebida com meu peso e me amo. Quem foi inadequada foi vc.

Capitã Amélica disse...

O dia em que 'exemplificar' for 'ser condescendente' o mundo tá perdido.

Um paralelo: só o negro então pode comentar sobre racismo, segundo seu ponto de vista. Você tava lá no outro post defendendo sua opinião, foi aceita e tudo mais. Não vi ninguém dizer que não aceita a sua opinião pelo fato de vc ser branca.

Seu comentário pode ter menos peso, mas não aceitar que você o faça seria algo muito sem sentido não acha? O que vc tá fazendo lá opinando se nem sabe o que é ser negra? Devo chegar lá no tópico e dizer absurdos porque vc se posiciona numa luta que nem sabe como é realmente?

Em nenhum momento disse que o gordo recebe bom tratamento e que você está viajando. Você está batendo na mesma tecla há alguns comentários. E sim, deixe-me ser simpática à causa que desconheço na pele. Não é uma ajuda?

Acho maravilhoso você ser bem resolvida, até bem mais do que eu aparentemente, mas use sua força para ajudar a mudar o mundo de todos, não só o seu. Qual o problema de eu pensar isso e me posicionar assim?

Em nenhum momento te chamei de preconceituosa. Mas achei equivocada sua forma de defesa, e posso sim opinar, vc aceitando ou não. É para isso os comentários.

Não entendi sua relação entre o preconceito por falar 'ossos feios' e 'gorda de rosto lindo'. Sinceramente. Inclusive acho esse lance de gorda com rosto lindo uma patifaria contra as mulheres gordas.

Citar uma verdade não faz 'ser meu caso'. Você reclama de opiniões 'simplistas' mas jogou uma atrás da outra no seu comentário.

Em nenhum momento discordei que exista a ditatura da beleza, não disse que gorda vende e magra não, não distorça tudo. É perceptível a opressão. Só acho que se defender atacando não é uma boa. Opiniões nós temos, mas acho que determinadas opiniões não precisam ser esfregadas na cara dos outros, ainda mais se temos tanta auto estima. Acredito que com a auto estima alta, queiramos que os outros também a tenham e não que ela exista apenas após a diminuição do outro.

Sua luta é muito mais que válida, só discordei com a maneira que defendeu seu ponto de vista.

E pode espernear aí falando que eu não posso falar nada. Mas eu posso. Assim como você pôde. Eu discordo, você discorda e alguém lê e constrói sua própria opinião e assim caminha a humanidade.

Deixei bem claro a não intenção de posar de vítima. Mas se vc ataca as formas do meu corpo, não fui vítima do seu comentário infeliz?

Inadequação é algo muito complexo para você querer resumir assim.

Dri Caldeira disse...

Eu leio o blog da Lola há meses. Mas nunca me inspirei a comentar nenhum post pois sempre achei q não me calavam na alma, não eram um problema meu. Ser gorda não me incomoda, ser pobre não me incomoda, não trabalhar fora tb não, sou dona de casa com orgulho. Não tenho também uma ideologia política e não carrego bandeira de nada, a não ser a da felicidade ser comum a todo ser humano, conheça-os eu ou não. Pois bem, no guest post do Quero ser uma gordinha bem resolvida, eu palpitei, pois sou gorda e dei um depoimento de como lido em ser assim. Me acusaram de não ser como eu disse q sou, só fazia isso pra chamar a atenção e pra fazer eu mesma acreditar q era feliz, mas que lá no fundo eu sou infeliz por ser gorda. Aqui nesse post ocorreu o mesmo. Tudo bem não sou negra, mas namoro um negro e vi já um pouco de preconceito contra ele, mas fui criticada por postar comentários há pouco tempo nesse blog. Tem que apresentar a carteirinha pra postar aqui? E essa carteirinha a gente só consegue depois de provar q acompanha o blog há ANOS é??? É com pesar que verifico que as pessoas postam os comentários aqui não para dar uma simples opinião, mas para dar a opinião definitiva. Para o post dela ser considerado o melhor de todos. "Agradar a si mesmo é orgulho; aos demais, vaidade" já dizia Paul Valéry. Fico e vivo a primeira opção.

Dri Caldeira disse...

Amélica - se vc pra combater um comentário que te ofendeu usa-se de outro pra me atingir, ainda q dizendo q não concorda com o que está sendo dito, é sim ser condescendente. Vou repetir quantas vezes forem necessária: se vc não passa pelo problema, ser simpática à causa e se sentir ofendida por colocações feitas por pessoas que há anos são diminuídas pela forma do corpo delas, é sim "bancar" o discurso do opressor. Eu poderia pedir desculpas por falar dos ossos do seu quadril, pois vc parece boa pessoa, mas não farei isso, uma que não sou hipócrita e outra, acho feio mesmo o que vc quer que eu faça? Minta? Não. Nem por vc, nem por ninguém.

Capitã Amélica disse...

Aparentemente estamos na mesma situação: tb nunca comentei por n motivos, fui opinar num post sobre racismo porque achei pertinente.

Realmente, vc namorar um negro te dá ideia do que ele passa, mas só ideia. E só por isso qualquer opinião q vc tivesse sobre o assunto teria q ser desconsiderada? Para mim pelo contrário, sou afeita à empatia!

É isso: não tem q ter carteirinha de fidelidade, nem sentir na pele. Opina quem quer.

Vi pelo outro post q vc deve ser uma ótima pessoa, então, que fique claro, apenas estou aqui opinando, definitivamente ou não, sobre o que acredito.

E ajudemo-nos todos nessas lutas, por si ou pelos outros. Paz e tudo de bom para você.

Capitã Amélica disse...

É Dri, eu tentei, mas acho que não vai ter jeito. Sinto muito mesmo que tenha colocado na cabeça que eu sou uma opressora condescente, justo eu q também, por outros motivos, entendo bem o que se passa com vc. Realmente, não sou gorda, mas sou negra, e acho que passamos por coisas parecidas.

Não quero que vc diga que meus ossos são bonitos, de forma alguma, nem que minta para mim nem para ninguém. Só disse que acho descenessário atacar para se defender! Seu discurso está contraditório!

Na minha ignorância eu não entendo mesmo porque não tenho o direito de me sentir diminuída quando uma pessoa que foi diminuída a vida toda ofende a forma do meu corpo.

É como se você estivesse usando 'ser gorda' como um escudo, onde vc pode me oprimir por opinar ou por ser ossuda e eu não posso reagir porque vc foi oprimida a vida toda.

Nesse raciocínio eu poderia 'agredi-la', já que minha vida toda fui oprimida por ser negra.

Não espero suas desculpas e muito menos que seja hipócrita. Escrevo para que entenda como eu penso ao invés de apenas me julgar.

Minha primeira postagem em resposta a você foi um desabafo, não espero que mude a forma de pensar, mas quis que soubesse que existem outras tão válidas quanto a sua. A minha por exemplo.

Como não tenho a intenção que isso seja uma guerra de ego gostaria de parar por aqui, com a oferta sincera de que meu email está à disposição para me adicionar onde quiser e debatermos como podemos ajudar a mudar as coisas para tod@s n@s, juntas. Sem hipocrisia.

Você parece ser forte e é dessa força que a luta precisa.

Um beijo.

Dri Caldeira disse...

Amélica - Isso foi postado pela Lola, dia 21/11, à 1:42:
"É muito chato pra uma gorda, que ouve todos os dias como é inadequada, ver que sua felicidade é posta em xeque. Quem está em posição privilegiada não consegue entender essa raiva. Vcs estão indo no caminho da falsa simetria. Eu vejo isso direto, em se tratando de qualquer minoria. Por exemplo: junta-se um monte de comentarista pra desqualificar a experiência de uma negra. Essa negra fica chateada, responde um pouco agressivamente (o que não é de estranhar, considerando que ela passa por isso direto, ou vcs não acreditam que ela sofre discriminação direto? O monte de comentarista privilegiado diz que não é pessoal. E termina dizendo que todo mundo só está contra ela por ela ser agressiva, por causa da personalidade dela, não por ela ser negra. Pra entender essa analogia tem que descer um pouco do seu degrau de privilégio. Sério mesmo, gente: a palavra chave aqui é privilégio. Algumas de vcs não estão conseguindo se colocar no lugar do outro."

Loja Moeggall disse...

Eu acho que todo gordo e gorda é bem resolvido/a por definição. Afinal eles podem fazer o que mais gostam na vida, i. e. COMER. Quem gosta de beber e beeeebe prá valer também é um bebum bem resolvido, quem gosta de jogar é um jogador bem resolvido. Todos fizeram uma opção, uma escolha e PODEM executá-la.

Por outro lado, tanta gente que não tem o que comer e não fica preocupado em ser um faminto bem resolvido, ou alguém como eu, que estou comprando até roupa de criança, não sonho em ser uma magra bem resolvida...


Todo mundo procura ser melhor, mais isso, mais aquilo, mas os gordos só querem comer, e pode fazê-lo com ou sem culpa (mas culpa todos temos, hein?). Fazem parte de uma classe privilegiada mesmo.

Vejam o caso da nossa colega aqui do forum...exala felicidade e discurso pró-ser uma gorda feliz...ora, todo gordo TEM QUE SER FELIZ, porque pode comer à vontade, de tudo, sem restrições, sem preocupações com a saúde, porque nunca ficam doentes...

E outra, os gordos podem ser magros, se quiserem...olhem que xuá...não sei por que tanta reclamação...

Loja Moeggall disse...

Lola, o Fat Acceptance deve estar mesmo conseguindo seus objetivos. É só olhar para a platéia do Dr. Oz Show...rs Sabe quem agradece de joelhos? a indústria alimentícia americana, pp os produtores da porcaria chamada High Fructose Corn Syrup, que a Michelle Obama não deixa entrar na casa dela.

Lamentavemente, essa porcaria já está se infiltrando no mercado brasileiro, via porcarias importadas ou adicionadas a porcarias nacionais mesmo.

HFCS lá e açúcar de cana aqui.
Precisamos de um Aceite-se Gorda aqui, sim, vez que o consumo dessa m. chamada açúcar está em 60kg/ano per capita no Brasil, infiltrado em praticamente tudo o que sai da linha de produção de alimentos, seja doce ou salgado. Depois o problema dos gordos é o preconceito, o bullying, a moda, a midia, mas a indústria açucareira segue ilesa (de mãos dadas com a indústria da farinha branca, 'comme il faut').

Bjs

Anônimo disse...

@ Moema G. 17:43
palmas pra vc e palmadas nela/s... rs...

Dri Caldeira disse...

Cada vez mais os comentários vão baixando de nível: agora pq o gordo COME foi comparado ao vício do alcoól e do jogo. Mais uma vez os comentários preconceituosos vem de uma pessoa que não se diz preconceituosa... Se alguém aqui ainda não percebeu, uma das comidas mais baratas q existem é o macarrão. Um pacote de macarrão custa 2 reais. O pão francês em determinados supermercados é vendido a 3 reais o quilo. E ter facilidade em engordar independe de classe social, com 2 pacotes de macarrão e 20 pãezinhos, a pessoa não gastou nem 10 reias. Por isso tem se engordado tanto. Comida barata engorda mais. Batata é mais barata do que fruta. Pois bem, a pessoa não tem dinheiro pra comer comida light, como fazem essas pessoas evoluídas que "comprendem" que a felicidade do gordo existe somente pq ele come. Eu não sou feliz somente por isso. Sou feliz pq sou uma boa pessoa, dentro do possível. Cumpro com minhas obrigações e deveres com alegria, sou tolerante quando consigo, como nas horas em que se precisa comer. Respeito os seres humanos de bem, protejo animais indefesos e amo viver. Moema, mais uma vez vc tentou me humilhar e mais uma vez confirmou o quanto preconceituosa, discriminatória e opressora vc é. Pesquisar na internet pra tentar me desqualificar, além de ridiculo, foi baixo da sua parte. Mas o que esperar de vc... poderia ser pior, eu talvez tivesse de ser obrigada a conviver com vc diariamente. Só posso lamentar por aqueles obrigados a fazerem tal sacrifício.

Dri Caldeira disse...

Moema - Ah, esqueci né? Eu sou uma invejosa reclamona, mas quem está desde o começo tentando me humilhar é vc. Pode continuar. Difícil conseguir.

Loja Moeggall disse...

Dri Caldeira, nem só de pão e macarrão vive o gordo...

Não vai me dizer que vc se empanturrou de pão francês e macarrão PUROS no seu casamento ...
e no restaurante vc põe 900g de macarrão e pão francês
PUROS no prato SÓ???

Tá querendo enganar a quem, dona?

facilidade de engordar...kkkk, não seria facilidade de comer?

Você fala demais...

Loja Moeggall disse...

A única coisa light que eu como é uma fatia de pão integral 12 grãos sem açúcar da Pullman por dia. Custa 5 reais a forma, duas coxinhas de galinha...

Vamos parar de nos fazermos de vítimas inocentes que ninguém aqui nasceu ontem?

Loja Moeggall disse...

Ivone, uma reserva de gordura, todos temos que ter. Hoje em dia não podemos conservar o hábito de comer muito por não sabermos quando vamos comer de novo. Não existe isso.
Podemos até fazer um estoque de comida que não vai à geladeira prá uma hora de desabastecimento...

Dependendo do peso com que queiramos ficar, não teremos onde gastar calorias vindas de carbo complexo, açúcar infiltrado e adicionado manualmente ou muita gordura. Maratonistas, pedreiros e estivadores à parte, o resto de nós só conservaremos um peso ideal adotando uma dieta low carb e low fat.


O próprio Dr. Dráuzio é franzino e tá ativo, produtivo, etc.

A tendência a engordar com a idade não é LEI, e você pode perder esses quilos que a estão atrapalhando, vc deve saber como, né? não precisa de ninguém ensinar padre nosso ao vigário...rsrs todas sabemos onde a jaca está,hein?

bjs

Dri Caldeira disse...

Moema - a única pessoa que quer enganar alguém aqui é vc, com um discurso de que compreende sim o problema da pessoa gorda que não consegue emagrecer, mas a todo momento destila maldade, preconceito e julgamento diante de fatos que algum imbecil passou a vc que é mentira ou então é alguém tentando se enganar. Não falava de mim. Falava de que as para as pessoas mais pobres, energúmena, é bem mais barato comprar macarrão, pão e batata. Mas vc vive numa redoma de vidro e é uma nazistazinha narcisista, que não perdoa que é diferente e gosta de ser assim. Como o que eu gosto. Não vivo comendo esses pães industrializados, cheios de produtos químicos, pq isso envenenam o corpo da gente. Mas vc, nem sente nada, pq vc é uma cobra, percebe-se pelo veneno que vc destila. E vc além de BURRA e IGNORANTE, vc sinceramente não leu os posts, apenas os meus. Sinal de q vc me persegue. Aqui ninguém está se fazendo de vítima, muito pelo contrário. A Marília, que vc nem levou em conta que foi por causa dela que esse guest post foi criado, pediu ajuda para se aceitar como ela é. Vc tá dando uma bélissima contribuição. Comparou o gordo a um viciado em jogo, e não me perdoa por eu amar em ser gorda. Agora vai lá, faz uma pesquisa na internet, que é o q vc vive fazendo, e pergunta pro Dráuzio Varella que sabe TUDO se é fácil para quem tendência a engordar emagrecer. Você é digna de risos, mas bom humor eu só gasto com quem vale a pena. E nem isso sinto por vc, pois vc pra mim não existe. Vc é o pior tipo preconceituoso que existe, o hipócrita: ah, eu aceito os gordos, mas essas criaturas preguiçosas e mentirosas que fiquem no lugar deles e não se manifestem. Vc me acusou de ter inveja de vc. Eu precisaria não ter um pingo de caráter para invejar alguém tão ignóbil quanto vc.

Carol M disse...

Moema G., eu to abismada com o grau de preconceito contra gordos vindo de alguém que lê o blog da Lola (q tirando os trolls eu acho pessoas esclarecidas). Seus comentários ignoram completamente a imensa variedade de tipos físicos geneticamente determinados que existem.
Sem dúvida a indústria alimentícia lucra muito com nosso paladar natural, desenvolvido ao longo de nossa evolução, e que aprecia gorduras! Acham que 10 mil anos de "civilização" apagam tendências selecionadas naturalmente em mais de 200 mil anos?
Dizer que é importante as pessoas escolherem bem oque comem é o básico, inclusive com acesso apropriado a alimentos frescos e não processados por todos.
Mas isso não dá o direito de julgar as escolhas dos outros, muito menos de dizer que todo gordo só quer saber de comer. Se não existe a preocupação em ser magro bem resolvido é pq o magro é socialmente aceito, ele é bem resolvido por princípio, como o branco e o hétero.
Não me interessa as escolhas que a outra pessoa faz, NADA dá a ninguém o direito de humilhar e maltratar os outros. Não culpe a vítima pelo preconceito que ela sofre.

Anônimo disse...

"EU ACHO Q ossos aparecendo uma coisa feia. Demais. Entre ver a Kate Moss nua e a Juliana Paes, muito mais bonita a Juliana Paes, é MINHA opinião."

Isso não é questão de opinião, isso é ofender o corpo alheio, igual a sociedade faz com as gordas você perdeu totalmente a razão ofendendo quem é muito magra (e sofre com isso, você não viu alguns posts abaixo de uma menina que sofria por parecer nova demais?) Então pensa antes de falar, por que as pessoas sim podem se magoar, se você é feliz gorda isso não é motivo pra rebaixar meninas que são MUITO magras, pra mim é a mesma pressão que as pessoas colocam nas gordinhas pra emagrecer, como se fosse fácil ou se fosse algo feio e não aceitável.

Loja Moeggall disse...

Carol, eu não tenho preconceito com relação aos gordos e muito menos com relação à indústria alimentícia. Se o gordo não vivesse comendo, não seria gordo, entendeu ou quer que eu desenhe?
E se a indústria alimentícia não contasse com isso, não lucraria seus milhões às custas da nossa saúde.

E gordos não vivem comendo verdura e legume, senão ingeririam 100 calorias, no máximo, A CADA KG DESTES ALIMENTOS.
Vivem para comer muito carboidrato complexo e muuuita gordura. Gordura é um sabor, tanto quanto o doce e o amargo e o azedo.

Eu também aprecio gorduras, mesmo tendo deixado de pô-la na boca por dois anos, inclusive os queijos, que adoro. Aprendi que gordura tem 9 calorias por grama e que não preciso de tanta gordura assim, porque 1. não moro no Polo Norte. 2. não sou maratonista nem pedreiro nem estivador.
3. quero ter uma silhueta fina.
4. Porque meus ancestrais moravam na caverna e devoravam um javali cru eu não sou obrigada a fazê-lo.



A presença de óleos processados na dieta é coisa recentíssima, prá sua informação...mesmo o azeite só era usado como combustível prá gerar luz de lamparina e era caríssimo. Hoje refogo minhas carnes com pouquíssimo óleo de gergelim...Gordura, só as embutidas na proteína animal (tirando as visíveis, porque não sou otária).

Então vamos parar de mimimi sem noção que enquanto você vai eu já estou vindo há tempos, e aprende de quem saber, viu?

tc

Loja Moeggall disse...

Mas isso não dá o direito de julgar as escolhas dos outros, muito menos de dizer que todo gordo só quer saber de comer. by Carol*

Carol, gostaria que os próprios gordos assumissem honestamente sua DECISÃO por viver comendo, viver pensando em comida, seja por que razão for, ao invés de virem com argumentos tais como 'tenho tendência prá engordar, tenho dificuldade de emagrecer, sou estressado, é genético, sempre fui gordo, tenho síndrome metabólica,
como pouco mas sou gordo assim mesmo, sou gordo porque pão é barato,' QUE NÃO COLA.

Alimentação e dieta é MATEMÁTICA DE MAIS (+) E MENOS (-). Comeu, tem que gastar. Não gastou, vira gordura estocada. Pronto.

Alguém falou de hipotireoidismo, problemas hormonais e talz, aproveito prá dizer que muitas das mazelas que a população de modo geral enfrenta é INSUFICIÊNCIA DE VITAMINA D que gera tudo isso e mais um pouco...É como a deficiência de vitamina C, que causa escorbuto. e a falta da vitamina A que causa cegueira noturna.

Outra pessoa comentou que estava vivendo de frutinhas há uma semana e não perdeu nada. Isso é porque a absorção do que ela já tinha comido não é instantânea, leva uns dias...Não gastamos imediatamente o que comemos, a não ser o ÁLCOOL, que não é estocado, e sim gasto antes de toda a comida que ingerimos. Daí o coma alcoólico e a magreza dos alcoólicos QUE NÃO COMEM.

Anônimo disse...

Olha é chato, a
mas eu concordo, tudo em exagero faz mal, comer gorduras toda semana (chocolate, junk food e muito carboidrato) não é ser feliz, é não ter amor próprio isso sim, digo isso por mim mesma, depois que eu criei forças pra cortar 80% das porcarias que eu comia toda semana tudo melhorou, minha saúde, minha pele, minha auto estima e eu não fiz isso por ninguém, FIZ ISSO POR MIM MESMA é o que importa, comer um doce é bom? é! mas tem que ter controle e quando você aprende, você vai ver que refrigerante e outros lixos não fazem falta.

Loja Moeggall disse...

carolpd, você escreveu o que eu queria ler. Obrigada, viu?

bjs

Vinicius disse...

Eu não sou mulher, nem gordinho, mas acho que tenho um problema. Eu só vou escrever pq tá entalado e eu não tenho com quem conversar sobre isso. Eu tenho 53kg, emagreci meio quilo de 3 meses pra cá, quando, na verdade, deveria ter engordado 10kg.


Eu não conseguido comer sem sentir culpa. Eu juro, não é brincadeira. Uma vez eu vomitei após ter tomado muito refrigerante e comida muita fritura, aí, pela primeira vez, o vômito me deu satisfação, não me deu repulsa, dor, nada.

eu não deixei de me alimentar, mas naõ consigo ficar em paz. Tem gente que fala que fica o dia todo pensando no trabalho, na família, no filho... Eu fico o dia todo pensando se eu comi muito no almoço e em como compensar isso sem comer na janta.

só queria desabafar...

Carol M disse...

Vinícius, isso pode ser o começo de uma disfunção alimentar, aparentemente bulimia. É bom procurar ajuda médica por que esse tipo de coisa pode prejudicar muito sua saúde.
Se cuide viu.

GORDA 29 disse...

Olá sou a antonia tenho 29 anos peso 159kg sofo de obesidade morbida e sou viciada em comer mal posso dar um exempo do meu hórario é bastante sedenta´rio.l
horário
10e meia acordar
11 e vinte e tal café-da-manha
uma torrada
taça de cereais cheia com açucar
uma barrica de chocolate
bolo de iugorte inteiro
copo de leite
baguete de manteigaa
bolinhos brigadiros
1e meia ver televisão ao mesmo tempo que como pizza ou lasanha
2almoço
lasanha muita lasanha agua
bife da argentina pizza 2 familiares
mousse de choclate umatça dsa grndes
até as8 dormo ao mesmo tempoque faço pequenos lanches
8emeia vejotv ejanto
muitos paquotes de batata frita
frango 2
carne vermelha comgurdora
bolos
até as nove como doces e batata frita depois dormo
Este meu estilo de vida é devido ao facto de estae muito mimada porcausa daminha histria de vida eu era filha de angolano pai e mãe portuguesa meu pai era rico emimava-me comtodo aquilo que podia pois minha mãe morreu aos 9 anos pesava 65 kg apesar do susecivos avisos dados pelas minhas professoars que tinha exesso de peso e não era boaaluna meu pai continou assim aos 15 sai das escola ficava em casa aver tv e agritar com os empregados aos 21 meu pai morreu e herdeitudo vendi a empresa rapidamente fiz amizades comas pessoas enradas que só queriam mal de mim deilhes tudo joias casa carros tudo mas acabei rapidamente vi a negordar cada vez mais fiz varias dietas mas decidi acabar comelas quando pesava 132kg depois veio o amor o homen que só queria meu dinheiro eque meretirou muito dinheiro ele fazia tudo para mim mas vi que era bom de mais agora so resto eu emais o meuscriados na minha mansão

Loja Moeggall disse...

Assisti umas semanas atrás o Dr Dukan (dieta Dukan) dizendo que não fomos programados para rejeitar comida, razão pela qual não conseguimos comer pouco. O jeito, eu digo, é comer muito do que não engorda (legumes/verduras/frutas com bagaço/fibras), muita proteína, pouquíssima gordura e quase nada acima de 20% de carboidrato (tubérculos/cereais refinados, açúcares simples).

Camy Hardy Filth//e//María Robertz disse...

eu sou camy e tbm sofro.todas as minhas amigas sao magrinhas e vejo que ate no mercado de trabalho preferem as magras.eu gosto mt de dançar,de ser agitada.mas as pessoas veem como algo engraçado,pois incomoda dançar com o corpo mque tenho.tive muitas crises,me corto ainda as vesez nas recaidas,mas me levanto depois e agora vou ate comprar um vestido curto para usar numa festa.eu nunca havia feito isso.nunca fui timida,sempre fui conhecida por todos pela minha extravagancia em tudo.so que agora decidi ser feliz,sair do armario e ver de uma vez por todas que a vida é unica e que preciso viver! estou seguindo o blog e fiz um blog também.muito obrigada pela atençao,camila

Unknown disse...

Não se sinta triste!! Eu tenho sobrepeso, acredite: tenho vários amigos que A-M-A-M gordinhas, quanto mais carne melhor, eles dizem. O segredo seja você talvez fazer psicanálise e se aceitar, uma vez que tomar essa decisão vai se sentir mais encorajada a emagrecer se você QUISER! Você é uma moça saudável, estuda, faz seu estágio, abra o coração para o mundo!! Beijos

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 249 de 249   Recentes› Mais recentes»