sábado, 5 de novembro de 2011

DÁ-LHE, BERENICE!

Gosto muito deste trecho do conto “The Member of the Wedding”, da americana (sulista) Carson McCullers. Berenice é uma empregada no sul dos EUA. Além de negra num território racista, é baixinha, gordinha, e tem um só olho, outro de vidro. Passou por quatro maridos, só o primeiro prestava. O terceiro foi quem lhe arrancou o olho. Mas a narração conta que “Berenice sempre falou de si mesma como se ela fosse alguém belíssima”. A menina branca de 12 anos de quem Berenice toma conta tenta ser cruel com ela, lhe diz: você já tem quase quarenta anos, contente-se com seu atual namorado, já é hora de você descansar. A resposta de Berenice: “Tenho tanto direito como qualquer um de continuar me divertindo pelo máximo de tempo possível”. Pois é, por que ela deve se resignar a um cantinho da vida? Por que sua patroa mandou, em nome da sociedade? Que tal se tod@s nós adotássemos essa atitude, e falassemos de nós mesm@s como se fossemos belíssim@s? Imagina o que deve ser acordar todo dia, se olhar no espelho, e gostar do que vemos.

52 comentários:

@TonyTemaki disse...

Todos nós somos bonitos. Concordo quando você diz que devemos nos achar belíssimos. E acho toda mulher linda, inteligente e diferenciada. E como foi mostrado, todos nós temos o direito de sermos felizes. Be always Happy!

Adriana Riess Karnal disse...

Lola rules and rocks,rsrsr

Adriana Riess Karnal disse...

ou melhor, rocks and rules

Loja Moeggall disse...

Eu sei o que é gostar do que vê no espelho...e quando a gente gosta, os outros tb gostam,o problema é só não atrairmos a atenção de quem não presta...o resto a gente tira de letra.

Unknown disse...

Adorei!! Deu até vontade de ler o livro!
Ana Cristina

Veronica Maciel disse...

Lindo, Lola! Com certeza terei que ler esse livro agora, rs.

Pandora disse...

Amei essa sugestão Lola!!! Vou brincar de praticar esse esporte!!!

Loja Moeggall disse...

Também não nascemos prá agradar a ninguém...rs melhor que ser bonito é ser perfeito. Não que a imperfeição seja deplorável, mas a tirania da beleza é totalmente desnecessária, visto que simpatias e antipatias são determinadas por outros fatores que não o corpo em si.

Carla Mazaro disse...

Sabe, Lola, estava pensando sobre isso... Essa história toda de bullying... todo mundo já foi zuado ou discriminado de algum modo, mas parece que as coisas hoje tomam proporções maiores do que deveriam...

Estava lendo o guest post da Vitória e alguns dos comentários também e todo mundo e o modo como a gente encara essa discriminação depende sempre SEMPRE da nossa auto-estima... claro que no caso do guest, a gente percebe que a encheção de saco vinha de TODOS os lados... ai fica difícil ter auto-estima...

Divago... Enfim... acho que a solução pros problemas do mundo (ou quase todos eles) é aumentar a auto-estima e segurança das crianças (e adultos também)

Ana disse...

Sim, todos nós somos bonitos. Você, com certeza, é belíssima, Lola.

Annah disse...

Parece um bom livro.

Obrigada pela sugestão, Lola

aiaiai disse...

de alguém q já passou dos 40 e até tem os dois olhos: pode ter certeza, mesmo q você seja linda ou lindo, ao passar dos 40 vai ter muita gente mandando você não brincar mais no parque. O segredo é ignorar essas pessoas e se fartar!!!

Anônimo disse...

Lola, a primeira vez que ouvi sobre Carson McCullers foi há alguns anos numa entrevista da Julia Roberts qdo ela mencionou que seu livro preferido é "The Heart is a Lonely Hunter/O Coração é um Caçador Solitário". Oprah Winfrey, que entrevistava Julia R., se deliciou ao ouvir isso pq ela tb gosta demais de Carson McCullers. Bem, me prometi algum dia ler o romance... e nunca o fiz, mas volta e meia me prometo ler Carson McCullers. Agora vem vc com esse post e acho que desta feita não terei escapatória... particularmente agora que LULA está doente e a escritora em pauta foi registrada e batizada com o nome LULA Carson... http://en.wikipedia.org/wiki/Carson_McCullers

E quem quiser ler o livro do post:
Sinopse da Livraria Cultura
"A Convidada do Casamento" conta a história de Frankie, apelido de Francês Jasmine Addams, ou somente F. Jasmine, como ela gostava de ser chamada. Aos doze anos de idade, Frankie é uma menina frágil, cujos sonhos se chocam com sua inóspita realidade. Compartilha sua rotina com Berenice Sadie Brown, a cozinheira negra; e com seu primo de seis anos, John Henry West. No turbilhão da adolescência, Frankie sofre as angústias e as incertezas daquele verão solitário, denso e interminável.
============
“How can the dead be truly dead when they still live in the souls of those who are left behind? -- Como podem o mortos estar realmente mortos qdo eles ainda vivem nas almas daqueles que eles deixaram para trás?" -- Carson McCullers, "O Coração é um Caçador Solitário

“I think we look for the differences in people because it makes us less lonely. -- Acho que procuramos pelas diferenças nas pessoas pq isso nos faz menos solitários.” -- Carson McCullers, "O Coração é um Caçador Solitário"

EdFurtado disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
EdFurtado disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Carla, que tatuagem show!

Kátia Rodrigues disse...

"Imagina o que deve ser acordar todo dia, se olhar no espelho, e gostar do que vemos". O que deveria ser o padrão é excessão.

Lola estou adorando o seu blog, parabéns.

Anônimo disse...

Essa música traduz pacas cm estou agora!
http://www.youtube.com/watch?v=PIb6AZdTr-A

Anônimo disse...

Isso eu faço todo dia, é a minha realidade ;)

Unknown disse...

Eu não me acho bonito, mas não ligo.
Sei lá, aprendi a não ligar muito pra essas coisas.

Annah disse...

LisanaHD: Ayn Rand sobre mulheres e feminismo: aqui

"Uma mulher não poderia ser presidente, pois uma boa mulher não deve querer mandar em homens" A. Rand

Anônimo disse...

A.H.B., eu JÁ esse vídeo no YouTube mais de uma vez... infelizmente vc não transcreveu o pensamento dela completo. Você faz como evangélicos citando passagens bíblicas... selecionam partes de um todo tentando manipular os incautos.

Tenho acesso a TUDO o que Ayn Rand publicou incluindo entrevistas que estejam a dispor do público. E eu não sou de ler ouvir transcrever comentar assuntos pela metade.

A propósito, não estou interessada em abordar a filosofia (Objetivismo) de Ayn Rand. Meu interesse é na literatura (ficção). Estou lendo "The Fountainhead/A Nascente", romance de Ayn Rand. Vou interromper a leitura amanhã pra ler o livro que Lola abordou no último post... e depois vou ler outro romance de Carson McCullers, o primeiro que ela publicou aos 21 ou 23 anos e que foi sucesso de cara. Anote aí: "The Heart is a Lonely Hunter/O Coração é um Caçador Solitário" e vc poderá adquirir um exemplar na Livraria Cultura.

Anônimo disse...

Gente, acho que vcs levam aqui aqui muito a sério!Eh um lugar para debates, opiniões, não para brigar ou alfinetar os outros!

Anônimo disse...

Dayane, acho que vc vai gostar do livro do post da Lola... tem menos de 200 páginas... é sobre uma menina de 12 anos, com jeito de muleque, que se sente isolada... o livro conta sobre as férias da escola qdo algo marcante acontece na vida dela. Aliás acho que todas que se identificaram com o post da Vitória vão gostar do livro!

Anônimo disse...

A.H.B., LisAnaHD, Liana, Denise

Gostaria de retribuir os coments q vcs fazem em meu blog, mas vcs não tem blog =(

Anônimo disse...

Dayane Ok, obrigada flor. Já me sinto retribuída ;>)

Anônimo disse...

LisaAnaHD disse:'Tenho acesso a TUDO o que Ayn Rand publicou incluindo entrevistas que estejam a dispor do público.'

Então você também conhece esse trecho:
'Suppose Mr. Smith, a customer of Government A, suspects that his next-door neighbor, Mr. Jones, a customer of Government B, has robbed him; a squad of Police A proceeds to Mr. Jones's house and is met at the door by a squad of Police B, who declare that they do not accept the validity of Mr. Smith's complaint and do not recognize the authority of Government A. What happens then? You take it from there.
Ayn Rand”

'

Muito me admira então você ter ficado calada quando a AHB mente de propósito falando que a Ayn Rand era idolatrada pelos anarco capitalistas.

Gabriela Galvão disse...

Por enqanto ñ fica só na imaginação.
Se um dia isso mudar, desconfio qe estará tudo bem, também.

É gostoso me achar bonita, gostar do qe vejo no espelho. Mas é mais o olhar. Me sentir bonita. Tanto qe em dias em qe estou mais feliz, essa noção muda. Ou qando choro muito e meus olhos incham: adoro. Ou qando estou me sentindo feinha, boto um lenço gostoso, um batom cheiroso... Muda, também. Portanto, acho muito qe isso ñ mudará.

Também acho (acho. Ñ sei.) qe nem precisar me achar bonita, preciso.

Simplesmente ñ é algo muito relevante pra mim.

Dou as mãos à Berê.

Patrícia Santos Gomes disse...

Gostei! Dá-lhe, Lola! :-)

Annah disse...

soniaale: mente de propósito? Vá ver qualquer fórum de libertários, anarco-capitalistas - eles idolatram a Ayn Rand.

E não, ela NÃO É feminista. Os livros de literatura dela mostram cenas de estupro, algo que ela glorifica.

LisanaHD: eu traduzi só um trecho do que ela fala no vídeo. Não é você que sabe inglês? Então é só ir lá e ver. Se você viu várias vezes e ainda acha que essa mulher era feminista, simplesmente porque escreveu um livro, você precisa rever seus conceitos de feminismo.

starmeleon disse...

A Ayn Rand é uma defensora do estado de natureza, de um individualismo dos mais extremos.
Além dela atribuir ao sexo masculino uma posição de privilégio intelectual, que está presente em muitas outras escritas além daquele vídeo que a AHB mostrou, por exemplo: "I like to think of fire held in a man's hand. Fire, a dangerous force, tamed at his fingertips. I often wonder about the hours when a man sits alone, watching the smoke of a cigarette, thinking.
I wonder what great things have come from such hours. When a man thinks, there is a spot of fire alive in his mind--and it is proper that he should have the burning point of a cigarette as his one expression." Ela já exprimiu sim a idéia de que mulheres secretamente querem ser estupradas. O propósito da citação que a soniale mostrou é justamente justificar uma forma de anarquismo - a polícia, e a existência de polícias, como ela mostra, são uma aberração perante o estado de natureza. Ela realmente advoga um tipo de evolucionismo e sobrevivência do mais forte, inclusive pela força, isso é evidente pra quem não fica só procurando citações e leu a porcaria que é o Atlas Shrugged.

Flávio Brito™ disse...

Sempre fica mais triste se for uma negra, e é importante frisar que tem que ser pobre e explorada por brancos burgueses...

Liana hc disse...

"Imagina o que deve ser acordar todo dia, se olhar no espelho, e gostar do que vemos."

É uma revolução, Lola. Imagina uma sociedade inteira satisfeita consigo mesma, para além de qualquer hipocrisia e auto ilusão, este mundo seria muito diferente do que conhecemos hoje.

Anônimo disse...

soniaale,
eu disse que tenho acesso ao que Ayn Rand escreveu, MAS eu não disse que já li... i.e. o que eu quiser ler, a isso eu tenho acesso.

qto a vc dizer que "muito se admira... eu ter ficado calada", faltou vc ler qdo eu expressei nos comments que não sou uma estudiosa de Ayn Rand, não tenho interesse no Objetivsmo (filosofia de Ayn Rand). Meu interesse é na literatura/ficção de Ayn Rand.

A.H.B.,
eu não disse que Ayn Rand era feminista na maneira como vc entende/define feminismo. Estamos conversadas sobre Ayn Rand? Que tal Anaïs Nin? O que vc pode me ensinar sobre ela?

Paulo,
qdo vc se referir a uma obra como "porcaria" há que acrescentar "na minha (sua) opinião". "Atlas Shrugged" está entre os romances mais lidos no mundo; há quem diga que seja o mais lido e milhares de leitores acham-no uma grande obra. Eu não tenho opinião, pois ainda não o li. Estou lendo "The Fountainhead" que, se não me engano, antecede a "Atlas Shrugged".

Unknown disse...

Se só o primeiro prestava o que ocorreu com a relação?
E pq ela se sujeitou a "baixar o nível"?

Unknown disse...

como alguém aí citou isto:
"Ela já exprimiu sim a idéia de que mulheres secretamente querem ser estupradas."

Mostro isso que vi recentemente, mas já tinha visto noticias semelhantes muito antes
http://www.tudoeetc.com.br/2011/11/as-10-maiores-fantasias-sexuais.html >>Reparem nos comentários. Gente indignada e a autora responde
http://msn.bolsademulher.com/sexo/5-ideias-que-elas-tem-vergonha-de-pedir-ao-parceiro-109810.html
O que acham disso Lola e leitores
------------------------------------

É uma revolução, Lola. Imagina uma sociedade inteira satisfeita consigo mesma
>>Pessoas satisfeitas não precisariam de mais nada e se tornariam narcisistas e arrogantes. Não?

Carol M disse...

Pessoas satisfeitas consigo mesmas com certeza gastam menos nas coisas que o mercado empurra para vc se "enquadrar". O problema das pessoas se amarem e se aceitarem é que elas para de gerar lucros para certos setores.
E Moema, o problema não é atrair gente que não presta, é permitir que essa gente continue na nossa vida.

Jéssica disse...

Não gosto de alimentar trolls, mas...

Flasht, vi os 2 sites, e não vi nenhum método científico ou espaço amostral da pesquisa realizada.

Ou seja, é irrelevante.

Anônimo disse...

Flasht - "Imagina uma sociedade inteira satisfeita consigo mesma
>>Pessoas satisfeitas não precisariam de mais nada e se tornariam narcisistas e arrogantes. Não?"

Não, não se tornariam narcisistas e arrogantes. Você tem lido muito Oscasr Wilde... Meu marido, desde a adolescência, é plenamente satisfeito consigo mesmo. Qdo se trata de gastar dinheiro e cuidar da aparência e dar bola pra organização da casa, ele é páreo pra Lola. Ele não se importa com a vida de ninguém, nunca teria trabalhado pra Steves Jobs e nem trabalharia pra Bill Gates por dinheiro nenhum pelo simples fato de não concordar com as práticas éticas de ambos desde qdo esses dois despontaram no mundo da informática nos EUA. Uma pessoa satisfeita consigo mesma não se torna narcisista, pois o narcisismo é decorrente de uma INsatisfação psicólogica.

Carol - "O problema das pessoas se amarem e se aceitarem é que elas param de gerar lucros para certos setores. E Moema, o problema não é atrair gente que não presta, é permitir que essa gente continue na nossa vida."

Exatamente, Carol, exatamente!

Unknown disse...

Jéssica, sim estas pesquisas não são "sérias" mas vc acha que acreditaria se fosse?

A lola por aqui apresenta dados estatísticos? então tudo que ela escreve não vale?

Unknown disse...

Meu marido, desde a adolescência, é plenamente satisfeito consigo mesmo.

>>Se fosse realmente ele teria casado?
se casou ou namorou é por que necessitou não?¬¬

Pois não creio que ele ficou com vc por pena e para alimentar seu narcisismo ¬¬

Sara disse...

AIAIAI assino em embaixo, tudo o que vc falou, e não vou parar de brincar nem a pau. rrssss

Anônimo disse...

Flasht, por "plenamente satisfeito consigo mesmo" eu quis dizer dentro do contexto do post e dos comments ref. ao post... i.e. uma pessoa satisfeita consigo mesma que não precisa fazer nada pra impressionar a sociedade e nem o meio ambiente em que vive. Ter se casado comigo é a prova sacramentada da satisfação que ele tem consigo mesmo!!!

Anônimo disse...

'soniaale: mente de propósito? Vá ver qualquer fórum de libertários, anarco-capitalistas - eles idolatram a Ayn Rand.'

Conheço vários, todos são unânimes falando que anarco capitalista e libertário não são sinônimos.
Você bota tudo no mesmo saco, a diferença principal é que ao contrário do que vc disse, a Ayn Rand é uma libertária que é CONTRA o anarco capitalismo,coisa que é até evidente nesse texto dela que eu colei.

Anônimo disse...

' O propósito da citação que a soniale mostrou é justamente justificar uma forma de anarquismo'

Ela estava falando de justiça privada e policias privadas, coisas da imaginação dos anarco capitalistas.
Ela não estava justificando nada, ela estava criticando.Uma crítica que até hoje os anarco capitalistas se perdem na hora de responder.

Anônimo disse...

AHB, o que você disse foi que a Ayn Rand era idolatrada pelos anarco capitalistas.Ayn Rand era libertária sim, mas não anarco capitalista.

Wilma Felinto disse...

Dá-lhe Lola! Beijão.

Matheus disse...

"Tenho tanto direito como qualquer um de continuar me divertindo pelo máximo de tempo possível".

Certa (está) ela. Sem mais.

Anônimo disse...

Lola, um abraço enorrrrme pra você! obrigada pelo livro... tão lindooooo... acabei de ler e já dá vontade de reler! qta lição de vida!

denise disse...

coincidência. peguei a convidada do casamento esses dias mas não tava na vibe, cometi a heresia de adiar um livro.
de repente vai que tá na hora de dar uma insistida, rs..

Somnia Carvalho disse...

eu tenho exatamente 40 anos lolissima e fico chocada quando alguma piadinha ou coisa do genero sobre a pessoa estar velha e sem simancol (como escreve isso?) fala assim... voce esta com 40, 40 e tantos!

quando pergunto a amigas solteiras e paqueradoras se o cara com quem estao saindo e velho ou nao elas me dizem... ah... e mais ou menos velho, tem 40.

pooooorra! nao acredito nisso!

velho pra mim era meu avo que faleceu com 94... meu pai que tinha 70 quando faleceu ainda assim eu o considerava novo...

nao conheco o romance que vc trata nao, mas como ando louca pra ler algo legal, quem sabe se o livro nao cai nas minhas maos!

beijao,