quarta-feira, 9 de abril de 2008

PRECISO VER DE NOVO

Uma confissão pra fazer: nunca vi 10 Coisas que Odeio em Você inteiro. Só uns pedaços que não me entusiasmaram nem um pouco, e dublados, ainda por cima. Talvez eu precise dar uma outra chance ao filme (ainda mais agora, que se tornou mais adorado após a morte precoce do Heath Ledger). Eu só o incluí na lista porque sei que tá cheio de gente que ama 10 Coisas. Por enquanto, não estou entre vocês.

Gostei muito de Meninas Malvadas quando vi a comédia no cinema, três ou quatro anos atrás. Mas semana passada a revi em DVD e gostei muito menos. Há bons diálogos – afinal, o roteiro é da Tina Fey (30 Rock) -, mas no geral acho que fica longe dos outros clássicos teens. O mesmo aconteceu com Superbad. Na primeira vez adorei; já na segunda... Pode ser que eu precise ver Meninas e Super uma terceira vez pra decidir o que realmente acho deles. Ou, quem sabe, eles que precisam de tempo pra alcançar o status dos outros filmes adolescentes mais cultuados.

Só pra comparar, a Entertainment Weekly fez uma lista dos 50 melhores filmes sobre escola (segundo grau), e deu assim: primeirão – Clube dos Cinco, 2) Picardias, 3) Dazed and Confused (por esses dois últimos dá pra adivinhar a idade dos críticos que elaboraram essa lista), 4) Rebelde sem Causa (1955), 5) Atração Mortal (foto), 6) Loucuras de Verão (American Graffiti,1973), 7) Clueless (Patricinhas), 8) Os Donos da Rua (Boys n' the Hood, 1991. Tá, entendo que os clássicos adolescentes sejam muito brancos mesmo, mas tentar incluir um filme desses à força... nada a ver), 9) Eleição, e 10) Curtindo a Vida Adoidado. Meninas Malvadas aparece em 12o, Rushmore em 24o, Garota de Rosa Shocking em 26o, e 10 Coisas é completamente deixado de fora (a lista é de dois anos atrás, pré-Superbad).

25 comentários:

Anônimo disse...

Cena classica do 10 things:
http://www.youtube.com/watch?v=5_xdA-TcKEg

The Crow disse...

Nossa, eu adoro seu blog! Seu blog é show! Ah, quem dera eu ter um blog! Meu Deus, que legal é ter um blog bacana!

Ding-ling!

Amigos!

Gostei muito do seu blog! Vou sempre comentá-lo, assim que estiver consumindo. Palavras tão bonitas! Ah - vamos falar logo do assunto... Pois é!

Então, eu adoro os filmes teens! Principalmente porque eu sou do tipo Tarzan, sabe? Alma de teen, membro de macaco!

Yeah! Ainda mais sabendo que os macacos possuem os membros menos desenvolvios dentre os primatas, então...

Oh, o que digo! Estou a revelar O Segredo para vocês! Não, isso não pode estar por acontecer!

Amigos!

Voltando ao assunto... Macacos são adoráveis!

Ah! Gosto tanto de vocês, amigos!

E sobre os filmes teen... Teen inha que ter mais filmes desses, pra gente curtir in home, agarradinho no urso panda peluciado, comendo pipoca, bebendo refri e com o amor do lado - um macaquinho de Sumatra, talvez...

Ah, amigos! Macacos ou não - quero que saibam que vos amo sem censuras! A todos! Desde o pigmeu peludo atrás da paca até o rústico capitão sem dentes a beijar o antílope manco!

Vocês são a parte boa e colorida de minha alma!
Que faria eu sem vocês - ó amigos?

Por isso, aqui eu deixo claro, para toda a geração que vier futuramente, porque quando eu falo claro, claro se entende, claro se fica e de claro se estende - ao infinito - claro como a luz do sol numa ilha nas Bahamas:

"Amigos são como maçãs do Éden. Sabemos que é proibido, entretanto, as comemos mesmo assim."

Ah, amigos! Vocês movimentam esse pobre fermento murcho que aqui declama entre lágrimas as alegrias das amizades...

E viva os filmes teens, os macacos, eu e Fernão de Magalhães!

Yeah!

Lembrando que...

Comportem-se, jungle boys!

Ui, que loucura!

Groovy!

Continuem funcionando.

Funkx!

Juliana disse...

Posso contar a minha história de amor com o "10 coisas"? Talvez você nem se interesse, mas vou contar mesmo assim:

Eu adolescente era apaixonada por um ator da minha idade chamado Joseph Gordon-Levitt e outro chamado Andrew Keegan (cheguei a tirar foto da TV -- Andrew Keegan e eu...). Um belo dia estava eu vendo TV quando vi que ia lançar um filme com os dois juntos!! Enlouqueci, claro que fui ver logo que estreou. O que eu não esperava é que, além dos 2, eu ia conhecer Heath Ledger. É meio triste lembrar dessa história agora, com a morte do Heath, mas eu tinha o poster no quarto, tenho o dvd, já vi umas mil vezes. Dê uma chance a ele em inglês. Se quiser, vem ver aqui em casa quando vc voltar =)

lola aronovich disse...

Anonimo, estou no escri, e aqui nao da pra ver cenas no youtube. Eu vi aquela em que ela le a carta pro Heath. Eh essa?
Billy, tente conter seu entusiasmo em menos linhas, se possivel. Fica um tanto repetitivo.
Ju, nao precisa nem perguntar se pode contar seu caso de amor com 10 Coisas. Claro que me interesso! Vc foi apaixonada por um ator com 3 nomes?! Ta, vou tentar ver o filme inteiro, em ingles. Mas de cara nao gosto do cabelo do Heath no filme!

Liris Tribuzzi disse...

Acho que desses aí eu sí vi '10 coisas' pq pasosu na tv. Sempre tive um preconceito quanto a esses filmes.

Anônimo disse...

nao Lola, é a cena em que ele canta can't take my eyes off you :P

Liris Tribuzzi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Liris Tribuzzi disse...

Esse filme da última foto é um que a mina mata uma líder de torcida (ou algo assim) com um baita coquetel de seiláoquê e a idéia dela era dar pra defunda suco de laranja com leite? Pq se for, eu vi faz muito tempo, mas muito tempo mesmo e não me lembro do nome ou do resto da história, só de algumas cenas.

Andie disse...

Porque que todo mundo gosta tanto de Eleicao?? Tah, eh engracadinho, mas nao acho um classico do escalao de Clueless nem de longe...
Gostei muito muito de SuperBad, e pra mim Mean Girls eh Clueless Light (apesar de gostar muito e ter em dvd), mas pra mim nao sao marca de uma geracao (sera que serao daqui a uns 10 anos?)

Andie disse...

ahn...acabei de ler sua cronica sobre Eleicao. Ops!

lola aronovich disse...

Morda a língua, Andie!
Puxa, que droga! Vc viu o Elmore Leonard hoje no workshop? Deve ter sido bem em cima da hora, não? Eu só vi uns papéis anunciando o workshop hoje às 6:30. E ia só até as 7, então acabei não indo. Que coisa! Eu queria muito vê-lo! Vc foi?

Unknown disse...

Lola,
aqui entre a turma do meu filho, clássico adolescente é "Donnie Darko" e "Efeito Borboleta"........

Anônimo disse...

Opa Donnie Darko é classico por aqui tbm :D pelo menos para a este ser que vos fala...
heuhuehuea

Donnie
De Volta para o Futuro
Dear Wendy

E vamos parando pela letra D heuaheuaHEu pq o tempo anda escasso... mas são classicos adolescentes

Andie disse...

nao vi o Elmore naum... meus amigos tentaram me animar mas eu tava morrendo de sono e de preguica. Tambem so fiquei sabendo porque eles me contaram! Diz a minha amiga que acha que eles nao quizeram fazer mta propaganda pra nao encher demais. Deve ter sido bem legal neh.. deixa pra proxima i guess

Suzana Elvas disse...

"10 coisas" não é a "Megera domada" - adaptação teen?
Adoro esse filme.
Bjs

lola aronovich disse...

Anonimo, bonitinha a cena em que ele canta "Can't Take my Eyes". Mas nada que se compare a "Twist and Shout" no Curtindo a Vida, ne?
Mari, Donnie Darko ta na minha lista na Netflix faz um tempinho. Vou ve-lo semana que vem, acho. Nem sabia que era considerado filme adolescente. Agora, "Efeito Borboleta"... Manda seus filhos verem os filminhos dos anos 80 e 90!
Pedro, De Volta para o Futuro eh muito legal, mas nao ha consenso em volta de inclui-lo entre filmes adolescentes ou nao (e Peggy Sue?). Como com todos os generos, sempre ha uma controversia. O mesmo com Dear Wendy. Eu jamais o consideraria um filme adolescente! Acho que eh um filme independente, um filme de comentario social, contra as armas. AH, e ninguem reclamou pela ausencia de Welcome to the Doll House da enquete! Um filme muito bom do Todd Solondz sobre adolescentes!

lola aronovich disse...

Li, acho que Atracao Mortal se encaixa nessa descricao sua. Nao tenho certeza, faz tempo que nao vejo o filme. Mas veja, eh bem interessante.
Andie, fico chateada de ter perdido o Elmore. Eles nao divulgaram mesmo. Em compensacao, sabe quem vi hoje? O Bob Woodward! Vou escrever sobre isso.
Su, eh, 10 Coisas eh uma adaptacao da Megera Domada. Talvez seja por isso que nao me entusiasme muito. Nao gosto muito da peca, e nem das suas adaptacoes ate agora (a do Kenneth Bragath, Muito Barulho por Nada, ou a com a Elizabeth Taylor. Essa eh do Zefirelli?).

Suzana Elvas disse...

Lola, não entendi. O que tem a "Megera domada" a ver com "Muito barulho por nada"?

É engraçado, porque quem amava a "Megera domada" com a Elizabeth Taylor era meu sobrinho. Quando ele tinha cinco anos ficava fas-ci-na-do com Liz Taylor. Tirei o vídeo e ele assistiu zilhões de vezes.
Vai entender...

lola aronovich disse...

Eh, eu to pisando na bola. Mas o Kenneth Branagh fez uma adaptacao de Megera Domada, nao fez?
Ah, eu gosto de Elizabeth Taylor, mas nao gosto do flme...

Leo disse...

Como disse lá atrás eu gosto muito de meninas malvadas! Acho que, como Clueless, é sim um retrato de uma geração. O filme é um bocado americano. No Brasil a coisa é um pouco menos segmentada. Um POUCO. Mas ainda assim enxergava nítidamente minha turma naquele grupo. Adorei a Rachel MacAcdams como Regina George.
Não me apaixonei por Superbad não. É engraçadinho, fofinho.. enfim.. inho. Não o colocaria em uma lista de favoritos.
Colocaria sim (e sei que vou ser apedrejado por isso.. hehe) American Pie. Tanto o 1 quanto o 2. Cresci junto com os personagens do filme e, exageros a parte, me identifiquei muito com eles. Não foi um filme que mudou a minha vida, mas de certa forma me fazia sentir um pouco menos freak, e um pouco mais parte de um grupo num mundo cheio de freaks!

Unknown disse...

Lola,

em primeiro lugar, é um filho só.
em segundo lugar, eu não disse que ele gostou do "efeito borboleta".
na verdade, vimos juntos o filme, achamos meio patético e aí ele comentou "como é que pode um filme desse faz o maior sucesso entre a moçada, todas minhas amigas só falam nisso...!"
eu não tenho autoridade pra mandar os filhos dos outros verem nada, mesmo porque , se eu tivesse, mandaria eles serem mais bem educados, e já estava bom demais.

o que eu comentei é que nunca vi alguém da turma dele comentar sobre "clueless" ou "10 things...", mas falam à beça de "donnie darko" e "efeito borboleta".

esse comentário em nenhum momento reflete o meu ou dele gosto pessoal, é só um comentário.

meu filho na verdade gostou mesmo foi de "juno".

lola aronovich disse...

Mari, desculpe, não tive intenção de ofender você ou o seu fiho. Na verdade foi mais uma brincadeira. Se a gente pudesse mandar adolescente fazer alguma coisa, não iria gastar nosso tempo mandando-os ver teen movies... Mas isso que dá responder comentário correndo. Segunda mancada de hoje! Sabe, eu acho muito interessante que o que é referência pra uma geração passa totalmente despercebido pra outra. Contei que o maridão tava conversando com um americano adolescente que nunca tinha ouvido falar em Frank Sinatra?

lola aronovich disse...

Leo, vc adora American Pie? Vai ser apedrejadíssimo por isso! Não, no fundo eu sei que, às vezes, mesmo um filme ou uma música péssima nos trazem boas lembranças. Só isso pra explicar seu amor por American Pie (é como gostar de Porky's).

Unknown disse...

no meu tempo, teen movie era da turma da praia....todos patéticos, mas como passavam SEMPRE na sessão da tarde , eles têm aquele gostinho de "matei aula, estou de folga".

òbviamente, aqueles teens eram bem mais velhos que eu, e bem cafonas, mas sempre podia aparecer um Stevie Wonder!

o que eu assistia aos 15 anos? Tommy, The Graduate......

lola aronovich disse...

Ah, então vc é da época do maridão! Ele adora Tommy. Graduate eu tenho lá em casa em DVD, mas eu nasci naquele ano, não é bem da minha época. Todos aqueles filmes de praia da década de 60 podem ser considerados teen movies. Mas duvido que tenham entrado pra história...