sábado, 5 de abril de 2008

CLÁSSICOS ADOLESCENTES QUE NUNCA VI NO CINEMA

Decidi ver alguns dos filmes que a crítica especializada considera clássicos teens, pra constatar se eles realmente merecem fazer companhia a Clube dos Cinco, Curtindo a Vida Adoidado, As Patricinhas de Beverly Hills e Eleição, entre outros, inclusive alguns mais recentes, como Superbad e Meninas Malvadas. Ah, todos os títulos em português que esses filmes receberam são totalmente alienígenas pra mim. Só pra constar, nunca tinha ouvido falar em Três é Demais ou Mundo Cão.

- Três é Demais (Rushmore) – uma delícia este filme de 1998, e possivelmente o melhor do Wes Anderson, diretor que está na lista do Stuff White People Like. Stuff aponta que o Wes é um dos diretores favoritos das pessoas brancas. Diz que Be Kind Rewind (que não é do Wes, mas do Michael Gondry, outro queridinho do público branco) é o acontecimento cinematográfico mais esperado pelas pessoas brancas desde... Os Excêntricos Tenenbaums (esse sim do Wes). Ironia à parte, Rushmore é infinitamente superior a Tenenbaums. É muito fofa a trama sobre um rapaz esquisitão que participa desesperadamente de todas as atividades acadêmicas que pode, apaixonando-se por uma professora. Tem o Bill Murray também, num papel sob medida. Uma comédia diferente e meiga do início ao fim. Na minha opinião, só vendo esse filme pra começar a justificar o culto ao Wes.

- Jovens, Loucos e Rebeldes (Dazed and Confused) – dá pra entender direitinho por que os críticos amam esta comédia de 1993: porque ela fala de uma escola nos anos 70, década em que esses mesmos críticos babões eram adolescentes. De minha parte, eu só entendi porque os soldados americanos cometem todas aquelas atrocidades com prisioneiros de guerra iraquianos. Dazed mostra alunos aplicando trotes em outros alunos. Todos aceitam tudo sem reclamar, e as violências e humilhações vão se perpetuando. Mas de jeito nenhum é uma crítica ao sistema. O maridão pelo menos pôde se distrair com a trilha sonora: “Tive todas essas músicas em LP!”. Eu precisei me contentar com o elenco estelar, antes desse pessoal virar astro: tem o Ben Affleck como o pior valentão, o Matthew McConaughey, a Milla Jovovich, a Parker Posey (que dirigiu o belo Longe Dela), e ganha um prêmio quem identificar a Renée Zellweger (eu não reparei). Um bom acompanhante pra Drillbit Taylor, que também aponta como bullying faz parte do sistema escolar americano, e ninguém denuncia. É apenas um rito de passagem!


-
Mundo Cão (Ghost World) – este drama de 2001 não pode entrar exatamente na categoria de filmes sobre adolescentes, porque é muito mais que isso. No que deve ser a melhor adaptação de uma história em quadrinhos pras telas, Ghost me fez rir alto em poucos momentos e chorar copiosamente no final. No resto do tempo eu tava com um sorriso nos lábios. A Thora Birch (adolescente problemática de Beleza Americana) está numa fase difícil: acabou de terminar o segundo grau e não tem a menor idéia do que vai fazer da vida. Briga com sua melhor e única amiga (uma Scarlett Johansson querida) e se envolve com o desajustado Steve Buscemi. Brad Renfro, que morreu de overdose uns dias antes do Heath Ledger, também está no elenco. É raro a gente ver um filme e se identificar com todos os personagens, mas isso se deve ao carinho que o diretor Terry Zwigoff tem por eles. Terry já havia feito isso antes no lindo documentário Crumb, de 94, que também me fez chorar baldes no fim, ao saber que o irmão maníaco-depressivo do desenhista Robert Crumb se matou. É o mesmo espírito: observações inteligentes e engraçadas no meio de algo muito, muito triste. E alguém pode me explicar por que qualquer filmeco como Juno concorre ao Oscar e um clássico como Ghost fica de fora? Ambos são sobre meninas tentando se encontrar.

25 comentários:

Alexxs disse...

Eu adoooro Mundo Cão! Comprei por R$10 numa promoção das Lojas Americanas e me surpreendi. Eu adoro essas comédias adolescentes e jovens alternativas. Uma que curto muito, que não é exatamente adolescente, mas super jovem, é "200 cigarros", vc já viu Lola?

lola aronovich disse...

Ghost World é ótimo mesmo! Eu compraria por 10 reais... Mas vc costuma comprar DVDs de filmes que ainda não viu? Nossa, eu fiz isso pouquíssimas vezes. Não, não vi 200 Cigarros, só o trailer. Mais um pra colocar na minha listinha do Netflix...

Leo disse...

Nossa Lola! Eu não conheço NENHUM desses três filmes... mas valeu pela dica! Vou procurar assistí-los!

Leo disse...

A propósito da enquete, gosto bastante do Clube dos Cinco. E curtindo a vida adoidado é clássico, né?! Provavelmente meu predileto. Meninas Malvadas e eleições são bem contemporâneos.. gostei bastante também.

lola aronovich disse...

Pois é, Leo, eu tampouco tinha assistido nenhum dos três. Vale a pena ver Rushmore e Ghost World. Dazed and Confused não gostei nem um pouco, então não recomendo. Eu ainda tenho que falar de cada um dos filmes que incluí na enquete. Só não quero fazer isso já pra não influenciar o voto de ninguém.

Liris Tribuzzi disse...

Fico com o Leo... Não vi nenhum!

Rodrigo Lessa disse...

Lola,
pode me dizer onde vc vê esse treco das buscas Google que acabaram levando as pessoas para teu blog?
To curioso com isso, e quero testar com meu blog :D
To em busca, na verdade, de alguma ferramenta que me mostre de onde vieram os cliques pra meu blog (e supus que esse q te mostra os do Google seja algo do tipo).
Valeu, Lola!
=*

Rodrigo Lessa disse...

ah, lola, q tapado q sou :D
ja encontrei o que queria, na parte de Estatisticas do meu blog :P hahahaha

Mas valeu mesmo assim :P
ah, e eis o blog: www.petcom.wordpress.com
Como vc vai perceber, tem mais 12 pessoas nese blog. Pra saber o que é "petcom" veja isso: http://petcom.wordpress.com/o-que-e-petcom/

;)
Beijo,
Rodrigo Lessa

Anônimo disse...

hUheuhEAU Primeiramente, eu se fosse a Lola não leria esse blog do rodrigo, blog de emo, não dá... heuheuea

Vamos lá a Maira tem esse e aí e me fez assistir, oq tem no elenco a Milla Jovovich, ela falava tanto do filme que eu acho que minha expectativa era tão grande que ela frustou. Achei divertido e só, não vejo motivo para classico nem nada, talvez por ter tantas estrelas de atualmente sei lá, nao lembro da Renee.

Lola por favor agiliza o passo comentando os trailers hahahaha, já tem mais dois para vc comentar ->
O incrivel Hulk (2008)
http://www.youtube.com/watch?v=Ia3uPDuojmU

e agora um que vai fazer vc ¬¬ esquecer os outros e comentar logo hahaha com certeza,

Blindness teaser

http://www.youtube.com/watch?v=r9S2KwhKGO8

Anônimo disse...

E o filme A Walk to Remember (2002)?
É um dos melhores :)

Kaká disse...

Confesso que adoro uma comédia estudantil americana, e assisti a todos os filmes que vc citou. :) Gostei de todos, até de Juno. Bem,de Heathers eu não gostei. E vc tem toda razão, fiquei fã do Wes depois de Rushmore.
Mundo cão é ótimo mesmo, Election é quase um terror (hehe) e me diverti muito com Meninas Malvadas. Achei Superbad fofinho, e aquele gordinho tagarela é muito engraçado.
Mas o meu favorito de todos os tempos é Ferris Bueller's day off, um clássico da sessão da tarde.

lola aronovich disse...

Oi, Rodrigo. Já expliquei isso do SiteMeter em algum post. Domingo passado instalei o Extreme (porque vi que a Ollie tem tb, e é um pouco diferente do SiteMeter), que é muito fácil de usar. Até agora, o mais chato é o Google Analytics.
Fui até o PetCom, tem um layout bem legal. Mas o que é aquele comercial do gato e do carro? Eu colocava todos os publicitários envolvidos com isso no paredón! Apareça mais por aqui, Ro!

lola aronovich disse...

Ai, ai, se depender do Pedrinho não faço outra coisa na vida além de ver trailer... A minha idéia inicial era uma crítica de trailer por semana, mas já vi que não vai dar! Putz, como que dá gente pra NÃO reconhecer a Renee Zelleweger? Ela não tem sempre a mesma cara?
Oi, Anônimo. Não vi e nem conhecia A Walk to Remember. Mas chequei no Metacritic e constatei o maior conflito entre crítica e público que já vi! A crítica dá nota 35 pro filme (em 100), e o público, nota 92! Acho que nem Patch Adams dá uma diferença assim! Valeu pela dica.

lola aronovich disse...

Puxa, Kaká, vc viu todos?! Ainda tenho que escrever mais sobre os filmes que estão na enquete... E quais outros vc sugere, vc que é um expert em filmes estudantis?

rayza. disse...

nossa adorei esse post!
tb adoro filmes adolescentes (principalmente os da década de 90)
fiquei morrendo de vontade de ver mundo cão! vou tentar achar pra locar.
=D

lola aronovich disse...

Que bom que vc gostou, Raiza. É só o começo! Planejo falar mais desses filmes (os da enquete).

OREM 2009 disse...

Bom, gosto de um que, é até um pouco famoso (passava muito no cinemax e uma vez vi no corujão, da globo) chamado 3 formas de amar. Não sei se entra no conceito de teen movie, visto que se passa na faculdade e tem assuntos muito mais serios do que apenas 'nossa, estou muito gorda para ir a festa de McAlgumaCoisa'.

Caso meu voto tenha sido entao, em vão, com certeza o filme mais memoravel é curtindo a vida adoidado. Sempre sonhei em matar aulas pra fazer algo útil, no entanto, era sempre pra jogar bola mesmo.

PS. acompanho seu blog faz tempo, lembro de ter te mandado um unico email, sobre um documentario chamado 'cinemania', algo em torno de 2002, acho.

mil beijos
Leonardo

lola aronovich disse...

É, Leonardo, eu gosto mais ou menos de Threesome, mas acho que não pode ser considerado filme de adolescente. Acho que só filme sobre a meninada na escola conta. Tenho até dificuldade em incluir nessa lista Rebelde Sem Causa, com o James Dean, Footloose e Grease, e olha que muitas enquetes jogam esses filmes no meio, mas nunca vi incluirem Threesome. Ah, espero que quando vc tenha me enviado o email, em 2002, eu tenha respondido. Respondi? Eu realmente respondo todos, mas já aconteceu de eu não receber o email, ou demorar demais pra responder, ou o email voltar... Apareça e participe mais!

Unknown disse...

Já que vc citou o Wes Anderson no post, vc viu o ultimo filme dele The Darjeeling Limited?

lola aronovich disse...

Não... O trailer (que vi milhares de vezes) não me interessou nem um pouco! Vc viu o filme?

Unknown disse...

Ainda nao vi Darjeeling mas tenho vontade de ver...Lola vc ja viu o filme da filha do David Lynch, Encaixotando Helena? Acho q foi lançado em 93 foi uma bomba total. E agora a filha do Lynch aparece com Surveillance, q ganhou varias notas 10 no imdb. Vc ja ouviu fala em algum desses filmes?

Kaká disse...

Filmes estudantis é o que mais tem na locadora, são muitos, claro que eu passo muitos, mas aqui vão mais alguns que eu lembro:
Da década de 80 ainda tem Sixteen Candles (também com a Molly Ringwald), e tem Class (com Rob Lowe) e The Outsiders (que não é comédia, mas é adolescente) com todos os atores famosos tipo Tom Cruise e Matt Dillon no começo de carreira.
Mallrats do Kevin Smith é engraçado, e Buffy virou um clássico dos anos 90, hence a série (nessa categoria eu teria que incluir o Pânico). E tem um de 2002 com a Jodie Foster fazendo uma freira chamado The Dangerous Lives of the Altar Boys (também não é muito comédia, mas eu gostei).
Grease é, teoricamente, adolescente já que eles estão na escola, mas com aquela cara de 30 anos a gente fica na dúvida né? (e eu adoro Grease)
Por enquanto só lembro desses.

abs!

lola aronovich disse...

Clau, o Boxing Helena eu vi na época, em video, e achei meio fraco. A premissa é interessante, mas o filme não é bom. Não foi esse que teve muuuuuita repercussão porque a Kim Basinger desistiu de fazer após ter assinado um contrato e a diretora a processou? E a Kim teve que pagar a maior grana? Surveillance? Não conheço! Vc conhece?

lola aronovich disse...

Kaka, estou preparando um novo post pra colocar amanhã ou terça, em que comento mais os filmes da enquete. Nele eu digo que talvez prefira Sixteen Candles (Gatinhas e Gatões) a Pretty in Pink. É verdade, acho que Class meio que se enquadra na categoria (mas é ruinzinho). Outsiders é um filme adolescente, mas não é estudantil (comentei sobre os astros de Outsiders num post que falo sobre o Tom Cruise. Uns 4 ou 5 posts atrás!). Mallrats eu não vi. Acho que não dá pra encaixar Pânico (Scream) nessa categoria de filmes adolescentes porque ele pertence tanto a um outro gênero (terror). Quase todos os filmes de terror matam adolescentes (Sexta-Feira 13, Halloween, Hora do Pesadelo etc), mas não são considerados filmes adolescentes, né? Tavez o mesmo ocorra com Grease, que eu também adoro (e Footloose). Eles pertencem a um outro gênero (musical), mais que ao gênero dos filmes adolescentes. Concorda?

Unknown disse...

Nao sei se tinha escândalo com Kim.
Surveillance no IMDB
http://www.imdb.com/title/tt0409345/

O IMDB nao traz muitas informações, mas é um começo. Será que o filme é bom?