sexta-feira, 7 de março de 2008

TUDO, TUDO, TUDO NO BLOG

Meu irmão e cunhada, criadores do Lost Art, estão fazendo uma reformulação do site, e, como agora tenho meu próprio blog, minhas crônicas já não estão mais lá, disponíveis para os leitores. O lado bom é que acabei de colocar TODAS aqui, na base do copy e paste. Deu o maior trabalhão, já que são mais de 450 textos. Ainda falta pôr no blog os títulos, em ordem alfabética. Mas, por enquanto, é fácil encontrar essas crônicas: tá vendo um bezinho laranja no canto esquerdo superior da tela? Vá lá, digite o nome do filme que você procura, ator, atriz ou diretor, ou alguma palavra chave, e aparece tudo. Só pra testar, acabei de escrever “Amy Adams” lá e surgiu minha crônica sobre “Cloverfield”. Eu pensei na hora: pô, mas esse sistema tá pior que o Google pra mandar leitores incautos pros lugares errados! Ledo engano. Eu realmente escrevi sobre a Amy em “Cloverfield” (ficou curioso? Tá aqui. Agora que aprendi, adoro fazer linkizinhos!).

Você vai achar textos do ano 2000 pra cá. Eu tava relendo algumas coisinhas antigas, e notei que gosto da minha crítica pichando “Planeta dos Macacos” e, pasme, elogiando “Acquaria”; que tava inspiradinha quando, no texto sobre “O Tigre e o Dragão”, chamei o maridão de Velho Touro Sentado (e eu de Tartaruga Manhosa), mas não muito quando terminei meu artigo sobre o clássico “Taxi Driver” citando a música da Angélica, ou quando insinuei, na crônica de “Náufrago”, que eu levaria o Tom Hanks pruma ilha deserta (o Tom Hanks? Sério? Errei de Tom! E eu nem bebo). Sem falsa modéstia, adoro meus títulos pras crônicas de “Extermínio”,21 Gramas”, “Poseidon” e “Van Helsing” (se bem que definitivamente não pra “O Amor Pode Dar Certo”, “Madame Satã” ou “Vida Bandida” - mas o pior título deve ter sido pra “O Enviado”. O que eu tava fumando?)

E, se você, como eu, não tiver mais nada pra fazer fora escrever uma tese, veja o meu “processo de criação” (põe aspas nisso) em, por exemplo, “Anotações sobre A Rainha”. Acho que incluí três ou quatro “anotações sobre”, que são críticas que eu ia escrever mas por um motivo ou outro acabei não escrevendo. Tem só as anotações, às vezes com as gracinhas peculiares, depois de ver o filme, pra eu não esquecer.

E já que esta é uma sexta pobrinha, sem grandes estréias, que tal rever meus artigos sobre os piores e melhores filmes da década de 90? Fui muito estúpida ao incluir “Clube da Luta”? Você jamais, nem em mil anos, colocaria “Truman Show” nos top-tops? Dá uma olhada, e já manda seus palpites pros melhores e piores do século 21! Que daqui a pouco a década acaba e eu ainda não tenho a menor idéia pruma listinha...

13 comentários:

Anônimo disse...

Sensacional, já abri abas de todos os hiperlinks que vc colocou no seu texto, não sei se em homenagem ao fato de vc finalmente ter aprendido como fazer hahaha ou pela qualidade garantida de tdas cronicas sempre...
:D Abraços

Anônimo disse...

OI Lola, vc já conhecia ? http://blogdeblindness.blogspot.com/

:D Cuidado com spoilers
...

Andie disse...

Noooooossa!! Nao acredito que voce detestou A Vida eh Bela!! Putz, achei tao lindo... e concordo que Ghost nao eh dos melhores filmes, mas nao deixa de ser um classico (daqui a pouco voce vai falar que odeia When Harry Met Sally..)
E por colocar Clube da Luta entre os piores, nao perdoo mesmo! E vou tentar nunca comentar com voce (depois de aqui) que boa parte da minha vida academica na Federal foi dedicada ao Chuck Palahniuk.. :(

Andie disse...

ps. soh voce pra descrever O Sexto Sentido como "romantico"!

Gustavo J. Barreto disse...

ah, eu gosto de ghost, vc podia citar também alguns musicais, esses sim revolucionaram o cinema

Liris Tribuzzi disse...

Acabei de ver "Ed Wood" e tava procurando uma brecha no blog pra perguntar o que você achou. Depois dessa, nem preciso mais da pergunta.

Aposto que você já tem pelo menos um filme na sua lista dos piores da década de 00, e aposto também que vai voar tomate por causa disso.

lola aronovich disse...

Ai meu Deus, Li! Agora fiquei curiosa! Qual? Qual? Ah, vc ta falando de Senhor dos Aneis? Bom, eu realmente detestei...
Gu, digite no negocinho de busca "musicais", que vai aparecer um monte de coisa que escrevi. Inclusive sobre Cantando na Chuva e Cabaret.
Andie, eu AMO DE PAIXAO Harry e Sally! E concordo que Ghost seja meio que classico. Eu que nao gosto! Serio que vc gosta tanto assim de Fight Club? Pensei que so os homens gostassem...
Vida eh Bela?! Eu odiei! Argh! Cruz credo! Mas sei que tem muita gente que ama o filme...

lola aronovich disse...

Pedrinho, ta me estranhando? De jeito nenhum que vou ler qualquer coisa sobre um filme antes de ver o filme! Eh sobre blindness?
E obrigada pelos elogios, sempre tao gentis...

lola aronovich disse...

E vamula, pessoal! Concurso pro melhor e pior titulo que eu ja dei pruma cronica minha sobre filmes! Acabei de encontrar outro pra concorrer com "A culpa eh do Zacarias": "Rebolando o Nariz", sobre "A Feiticeira". Ui!

Anônimo disse...

Oi Lolinha, depois que vc terminar de ler, é interessante é o blog do Fernando Meirelles cada post falando dos problemas de filmagens e tal, da escolha dos atores, tem lances interessantes, ele falando como prepara a cena e a iluminação com uma "duble de corpo" da atriz mas que quando a Juliane Moore entra em cena ... Que o Mark Rufallo o tempo todo falava "O Sean Penn ainda deve estar disponivel, tem certeza que não quer me substituir ?"

No ultimo post, ele fala um spoiler que eu fiquei puto de ter lido, então é bom só ler depois que terminar de ler o livro mesmo ou ver o filme, mas vale uma folheada nos primeiros posts...
Ele fez isso com o Jardineiro Fiel, foi engraçado ler e acompanhar, pelo que me recordo a maior duvida era como matar Tessa (Rachel Weisz) haha as varias ideias dele eram sinistras.

Pelo que tenho lido o Blindness não tem sido bem recebido, essa ultima test screening a qual ele fala que aconteceria nesses ultimos dias, rolou e mta gente não continua satisfeita O_o parece que ele já ta na 11 montagem do filme...

Por mais que vc Lolinha considere, SDA ruim, colocar ele nos 10 piores acho que seria motivo suficiente para eu mudar o nome da comunidade do Orkut, para "WANTED LOLA DEAD OR ALIVE" com sua foto :D... aposto que vou ter varios apoios para arrecadação da recompensa.

A Maira se eu nao me engano também fez um trabalho sobre esse autor aí do Clube da Luta. Eu gostei muito de Clube da Luta, mas assisti nao tem mtos anos e falavam tanto que minha expectativa tão grande a respeito do tão surpreendente final e por favor, não sei na epoca que lancou foi o apice e muitos copiaram essa "ideia" e já estava manjado, ou sei lá oq. Mas quando vc assiste o filme novamente tende a apreciar mais.

A vida é bela, é um dos filmes mais ridiculos que eu pude assistir dos que ganharam o Oscar de melhor filme estrangeiro, oq tbm não são mtos. Aquele "jumento" todo pintado de verde né ? HEHE deve ter sido por isso que a Lola odiou, eu não gostei pq acho aquele ator Benigni não desce redondo.

Não lembrava do "Mark Uau,blergh", idolo da Maira hUAEHUEA.

Anônimo disse...

Ah e eu poderia zuar sua pergunta né ? HahahAh eu lhe mando o link "blogdeblindness.blogspot.com"
e vc me pergunta "eh sobre blindness?" HEHEHE
Olha aquela conversa antiga sobre sua verdadeira "eu" ser loira voltando a tona...

Anônimo disse...

Lola aqui ao litoral sul de Santa Catarina já é quase o dia internacional da mulher. Para homenagear a mulher escritora publiquei numa revista eletrônica
onde sou coliunista do COOJORNAL
a "LADAINHA das MALDITAS" aqui:
http://www.riototal.com.br/mulher/mulher28.htm
Se sobrar uns minutos dá uma olhadela. Há junto, ilustrando, um ensaio de bocas que fiz com uma tambem cronista do A Notícia.Feliz dia da mulher todos os dias! Pra voce e todas as leitoras. Feliz dia para a humanidade. Abraço carinhoso da Fatima .

lola aronovich disse...

Fatima, parabéns pelo Ladainha das Malditas! Pensei que o seu ensaio sobre bocas tivesse usado várias modelos. Se lá não estivesse escrito que era uma só...