segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

MELHORES DE 2007 - E CHEGAM A 10!

Antes de divulgar minha lista dos melhores filmes de 2007 (a maior parte ainda não chegou ao Brasil, mas deve chegar até março), preciso explicar que só incluí produções faladas em inglês. Passei metade do ano nos EUA, e embora eu tenha visto e gostado de “Tropa de Elite” e “O Ano em que meus Pais Saíram de Férias”, não os considerei pra esta lista. Lá vai. Vou começar pelo topo, pra te poupar de ir direto pro fim da página.

1. Senhores do Crime (Eastern Promises, estréia prevista no Brasil: 8/2) – David Cronenberg faz sua obra mais forte e acessível desde “Gêmeos, Mórbida Semelhança”, que já tem duas décadas. De quebra, traz a grande interpretação de 2007, do Viggo Mortensen, e uma cena espetacular em que ele luta nu. Imperdível.

2. O Nevoeiro (The Mist, estréia 14/3 - a estréia no Brasil já foi cancelada três vezes) – Por que só o Frank Darabont (de “Sonho de Liberdade”) consegue adaptar bem o Stephen King pro cinema? Não consigo me lembrar de um filme de terror mais eficiente em toda a década, e é o melhor terror baseado no King desde “Iluminado”. E não é só um filme de terror. É sobre o que aconteceu com os americanos depois daquele fatídico 11 de Setembro.

3. Onde os Fracos Não Têm Vez (No Country for Old Men, estréia 1/2) – o melhor filme dos irmãos Coen desde “Fargo” deve faturar o Oscar. É uma obra-prima até a metade. Depois se perde bastante, e o público literalmente vaia o final, mas ainda assim é um grande filme.

4. Desejo e Reparação (Atonement, estreou em janeiro) – uma bela história sobre amor, culpa, e o poder da escrita.

5. Sweeney Todd, O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (estréia 8/2) – por favor, vá sabendo que é um musical. Um musical do Tim Burton, sem esperança, sombrio, canibal, e com o Johnny Depp cantando, mas um musical mesmo assim. Eu amei.

6. Across the Universe (estreou em dezembro) – não é todo mundo que gostou. Mas, pra mim, junte músicas dos Beatles e o visual mais esplendoroso de 2007 e a gente tem um clássico. Vai se tornar cult com o tempo.

7. O Assassinato de Jesse James (estreou em novembro) – um faroeste lento e pensativo com excelentes atuações do Brad Pitt e Casey Affleck. O filme teve problemas, brigas entre diretor e produtores, e ficou na prateleira dois anos antes de ser lançado. Valeu a espera.

8. Sangue Negro (There Will be Blood, estréia 15/2) – meio faroeste, meio drama, meio épico sobre a ganância e crueldade. Outro que se perde no terço final, e todavia consegue ser um grande filme. Nem tenho certeza da ordem de “Sangue” nesta minha lista. Podia estar mais pra cima.

9. SOS Saúde (Sicko, estréia 25/1) – mais um fantástico documentário de quem parece ser o único americano de esquerda, o Michael Moore. Fala do sistema falido de saúde nos EUA e o compara com o de outros países de primeiro mundo. Fica mal pacas pro império.

10. Longe Dela (Away from Her), empatado com Once (ambos sem previsão de estréia no Brasil) – dois filmes independentes e íntimos, o primeiro um drama com a Julie Christie (talvez a favorita pro Oscar) sobre Alzheimer e casamento; o segundo um musical muito romântico e nada convencional.

Explicações: gostei de “Na Natureza Selvagem”, “Medo da Verdade”, “Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto”, “Superbad” (acho que, na segunda vez, gostei mais de “Os Simpsons”), e “Ultimato Bourne” (se bem que, pra mim, o melhor filme de ação foi “Duro de Matar 4”), mas não o suficiente pra colocá-los na lista.

Ainda não vi alguns filmes bem-cotados entre os críticos, como “Persepólis”, “I'm Not There”, “O Caçador de Pipas”, e “O Escafandro e a Borboleta” (tenho um pouco de preconceito pra ver algo com esse título, confesso).

Esses filmes constam em várias listas de melhores de outros críticos, mas não na minha, de jeito maneira, porque me decepcionaram profundamente: “Juno”, “Conduta de Risco” (Michael Clayton), “Zodíaco”, “Os Indomáveis” (3:10 to Yuma), e “O Preço da Coragem” (A Mighty Heart). Quero dizer, TODOS os filmes sobre a intervenção americana no Oriente Médio decepcionaram, mas nenhum mais que este último.

No geral, 2007 foi um bom ano pro cinema americano. Duvido que nos outros anos eu conseguiria pinçar dez filmes pra fazer uma lista dos melhores...

Leia a lista dos piores aqui.

Um comentário:

lola aronovich disse...

Oi Lolinha,
boa sorte com o blog.
Tá super legal. Quem fez pra voce?
Silvio