terça-feira, 22 de janeiro de 2008

VÁRIAS INDICAÇÕES E UMA MORTE

Saíram as indicações pro Oscar, aquela cerimônia que no fundo ninguém sabe como (se?) vai acontecer, devido à greve dos roteiristas. Será uma festa de tapinhas nas costas como a do Globo de Ouro? Ou vai haver astro discursando? Nenhuma surpresa enorme nas indicações. É chato que um filminho tão meia-boca como “Juno” e outro melhorzinho, pero no mucho, como “Conduta de Risco”, tenham sido lembrados em tantas categorias, enquanto filmaços como “Sweeney Todd” e “Senhores do Crime” apareçam discretamente. Gostei das nomeações de “Onde os Fracos Não Têm Vez”, “Sangue Negro” e “Desejo e Reparação”. Não gostei que o brasileiro “O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias” tenha ficado de fora da disputa pra melhor filme estrangeiro (por pouco. Chegou no meio de nove pré-selecionados).

O pessoal especializado considerou surpreendente a inclusão do Tommy Lee Jones na corrida pra melhor ator (por “No Vale das Sombras”). Ele não entrava em nenhuma previsão. Mas é só ler as críticas pra ver que é dele a performance mais elogiada de 2007 (eu não concordo muito. Acho que ele só está interpretando a si mesmo). Nessa categoria, torço pelo Viggo Mortensen desde criancinha.

E todo mundo chiando: como que um desastre como “Norbit” (recordista em indicações aos Razzies, as Framboesas de Ouro, dadas aos piores do ano) entra pra melhor de qualquer categoria? Não é a primeira vez, nem será a última, que as indicações do Oscar batam com as da Framboesas. Eu me lembro de “Con Air”, só pra dar um exemplinho.

Mas todas essas análises supérfluas ficam um tanto eclipsadas com a morte do Heath Ledger, né?


6 comentários:

Julio Cesar disse...

O primeiro comentário que fiz sobre os indicados para alguém foi Norbit na Maquiagem. É, os noticiários agora a noite deixaram as indicações em segundo plano e focaram a morte surpresa do Ledger.

Vai ter bolão???

Vitor Ferreira disse...

Pelo menos a canção de Con Air é bonita. Já o Heath foi muito inesperado. Uma pena realmente. Eu o via como um ator bem promissor no futuro próximo.

Fábio Carvalho disse...

acompanho sua coluna no anti-gravidade, sucesso pra vc!

Andrea disse...

Pô! Hoje mesmo tinha postado no antigravidade que queria saber sua opinião sobre as indicações. Você é rápida hein... uahuahuha
Um abraço!

PS - E também aguardo o bolão!

Liris Tribuzzi disse...

Será que Jonnhy Deep leva esse ano? Quando Deep e Burton de juntam sempre sai algo interessante.

lola aronovich disse...

Oi, pessoal, bem-vindos! Que bom ter vcs aqui. Vou escrever um post sobre o bolao ja ja, ok? Sobre Sweeney Todd, o filme é bárbaro! Eu amei, mas sou suspeita pra falar, porque adoro musicais. Aguardem minha critica do filme. Fico revoltada que um filminho como Juno tenha 4 indicacoes, e S.T. foi praticamente ignorado das principais. Nao acho que o Johnny vai ganhar. Ele ter sido indicado ja foi muito. Gostei d'ele ter levado o Globo de Ouro... Queria que a Helena Bonham-Carter tivesse sido indicada tambem.