segunda-feira, 18 de abril de 2022

ECONOMIA EM FRANGALHOS: BRASIL NÃO SOBREVIVE A MAIS QUATRO ANOS DE BOLSO

Como disse o Soul Poeta de Campo Grande no Twitter,  o retrato do brasileiro no supermercado lembra o célebre quadro de Edvard Munch, O Grito.

Apesar de todas as adaptações possíveis, o desespero é real. Muita gente sente a inflação -- a mais forte em duas décadas -- na pele. A cesta básica custa hoje 50% a mais que em 2020. O salário mínimo não tem aumento real desde 2017. Aliás, todos os salários parecem estar congelados, ou pelo menos sem um reajuste que devolva o poder de compra. A renda das famílias não acompanha os preços.

A matéria do Uol deixa claro: "a tendência é todos ficarem mais pobres por anos. Só quem é promovido, muda de trabalho ou ganha algum prêmio ou herança pode conseguir uma reposição adequada".

Obviamente, os pobres sofrem muito mais. Mas mesmo os poucos privilegiados que ganham o suficiente para conseguir poupar algum dinheiro (menos de 10% dos brasileiros) estão guardando cada vez menos. 

Para 70% dos brasileiros, a economia está péssima ou ruim. E não adianta culpar a pandemia: o Brasil, graças a um governo genocida que desprezou as vacinas e a covid, causando mais de 662 mil mortes, está na lanterna do crescimento entre os países emergentes. Mesmo sem a pandemia, ainda estaríamos no buraco. E o pior ministro da economia da história ameaçou que, num segundo mandato do seu chefe, a gestão econômica continuaria igualzinha. 

(Esse sinistro, aliás, é o mesmo que há pouco tempo disse que não conseguia entrar num supermercado sem ser abraçado. Como revelou uma leitora, se ela vê o Guedes num mercado, ela perde o réu primário).

O Brasil não sobrevive a mais quatro anos de Bolsonaro. Volta logo, Lula! 

18 comentários:

avasconsil disse...

Ele não disse que num eventual 2o mandato do maligno a política econômica vai continuar a mesma, disse algo pior: vai ser "aprofundada", ou seja, vai ser ainda pior, com mais neoliberalismo e mais estado mínimo. O atual valor do auxílio Brasil vai cair (deve voltar a subir em 2025, quando ele deve tentar eleger Carluxo, Flavuxo ou Bananinha - estamos falando da hipótese-pesadelo de ele ser reeleito...). A PEC 32 vai voltar à pauta, acabando de vez com a produção científica e com a educação no Brasil, pois nela a docência em nenhum nível é carreira típica de estado (não vai ter mais concurso público no Brasil pra professor efetivo/estável nos estados, DF, municípios, União. Só vai entrar temporário, admitido por processo seletivo simplificado, ou por termo de cooperação entre as universidades e institutos de tecnologia, ou entre os entes públicos, e a iniciativa privada). Não vai ter mais concurso público pra médico ou outros profissionais da saúde de carreira (efetivos/estáveis), pois essas funções também não são consideradas típicas de estado na PEC 32. A Petrobrás vai ser entregue de uma vez à iniciativa privada, leia-se, aos André Esteves da vida, assim como a Eletrobrás. Caixa Econômica e Banco do Brasil vão ser vendidos a esses mesmos "investidores" também, assim como os Correios. Quem precisa dos Correios pra despachar as roupas das suas confecções, por exemplo, ou livros, vai pagar bem mais caro pelo frete (aqui no Ceará tem muita confecção de roupa). Enfim, se a gente já está achando ruim como está, o maligno sendo reeleito, o ruim vai ser "aprofundado". E a gente já sabe de cor nas costas de quem esse "aprofundamento" vai cair: não vai ser nas do Paulo Guedes milionário, nem nas do André Esteves e da Luíza Trajano, ou do Jorge Paulo Lemman, da Família Safra, esses bilionários em euros. E infelizmente não vai cair só nas costas de quem votar no psicopata. Quem dera fosse.

Luise Mior disse...

Pois é Lola, Brasil realmente não sobrevive a mais 4 anos do genocida. Tomara que consigamos eleger CN melhor, pois meras boas intenções do Lula não garantem nada.

avasconsil disse...

Sobre carros, faz uns anos vendi o meu à época pro meu irmão, por um valor abaixo do mercado. Pouco depois ele trocou esse carro por outro, e a concessionária pagou por ele mais do que o valor da minha venda pro meu irmão. Acredita que meu irmão teve que pagar imposto de renda sobre a diferença de preço, ou o ganho que ele teve com a negociação desse carro? Pois é. Como o preço dos carros está subindo muito, dos usados inclusive, quem vender seu usado por um preço superior àquele que pagou quando o comprou, vai ter que pagar imposto de renda sobre a diferença. Gente comum não escapa do fisco. Só os Guedes com seus depósitos em off-shores. Nós, os comuns, não escapamos jamais.

Anônimo disse...

Aqui no Rio de Janeiro a miséria explode na nossa cara o tempo todo. A população de rua aumentou muito (reparo isso ocorrendo desde 2016 mas de uns dois anos para cá explodiu). Não há uma ocasião em que eu vá ao mercado e não venha alguém me pedir para comprar algo, ou me pedir dinheiro mesmo. Final de semana teve o saque em um supermercado do subúrbio. Eu não me espantei com o saque mas em como não aconteceu antes. A polícia trabalha com a hipótese de ter sido ordenado pelo tráfico local mas sei lá. As coisas estão muito caras, material de limpeza, higiene pessoal, alimentos mesmo, tudo.

Anônimo disse...

"imposto de renda sobre a diferença de preço"...
Mentira! Não existe legislação tributária que mande fazer isso, de forma alguma! Somente com imóveis há essa obrigação, facilmente burlada se souber declarar. É Mentira essa história do carro.


Anônimo disse...

Mais quatro anos de Mijair Merdias Bolsoshower e teremos um quadro pior ao do filme Soylent Green da década de 70, embora alguns esperarem um governo do Lula semelhante ao seu primeiro e segundo mandato, pode esquecer, pois o FHC não destruiu as bases essenciais da República como o atual presibosta e seus gangsters, milicianos o fazem.

avasconsil disse...

Pois meu irmão pagou o imposto de renda. Claro que existe legislação. Se você comprou um carro por X, e vendeu por X+Y, incide imposto de renda sobre Y, que pra o governo é uma renda obtida. Carro é um bem móvel, não é imóvel. É uma coisa óbvia, mas pra uma criatura que não hesita em chamar quem não conhece de mentiroso, talvez não seja tão evidente assim. Tanta gente idiota que aparece. Que eu ganho mentindo sobre uma bobagem dessa?

avasconsil disse...

Reajuste de mais de 25% pra consumidor residencial. E não estou mentindo, viu, a notícia é real.

https://www.opovo.com.br/noticias/economia/2022/04/19/aneel-aprova-aumento-de-2488-nas-tarifas-da-enel-ceara-a-partir-de-sexta-22.html

avasconsil disse...

Imposto de renda: valorização do carro usado pode fazer você pagar imposto

Com a alta valorização dos carros usados, quem vende está sujeito a pagar Imposto de Renda por ganho de capital

https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/lucro-carro-usado-imposto-de-renda/

Anônimo disse...

Na declaração do IR, vc coloca o valor que quiser no carro. É só repetir o valor todo ano. Depois de vender, vc não coloca mais o carro na declaração, apenas informaa venda. Ex: situação em Dez 20: R$ 50.000,00 Situação em Dez 21: R$ 0,0
Isso indica à receita que o veículo foi vendido pelo mesmo valor da compra, não incidindo IR.

avasconsil disse...

Falta combinar com a concessionária. Ela também declara à receita federal quanto paga num carro. E aqui na minha casa a gente não tem o costume de sonegar tributo. Não fazemos a linha Paulo Guedes. E, apesar de não sermos religiosos (graças a Deus), acabamos espontaneamente seguindo o dar a César o que é de César. Só neoliberal tosco reclama de carga tributária alta. É ela quem financia todo tipo de benefício social. As isenções tributárias pra PCD na compra de veículos. O auxílio-maternidade. O SUS. Distribuição de remédios, enfim, um monte de coisa. Só gente espartalhona que bate panela e torce o nariz pro PT, alegando corrupção, é que gosta de sonegar tributo. Não é o nosso caso. Tá tudo pago. Nunca esperamos por Refis ou perdões fiscais. Não somos Neymar & Cia. Ltda.

Anônimo disse...

" É ela quem financia todo tipo de benefício social. "
A-ha! Tá bom! Só esquerdista que acredita que um Estado grande e patriarcal é competente para dar ao povo tudo isso que você citou. Veja a realidade: o Estado te rouba, não dá nada em troca e depois vc tem que pagar pelos mesmos serviços privados - que o Estado iria garantir- mas não garante. Plano de saúde, escola particular, condomínio fechado, etc etc e etc. Anarcocapitalismo é o único sistema que funciona. Estado 0! Quem gosta de dar $$$ pro Estado é comunista de Iphone.

avasconsil disse...

Ainda bem que você admitiu que é de direita. Ô gente idiota. E eu odeio iPhone, prefiro Samsung. iPhone só se conecta com aparelho da mesma marca. Por isso nunca tive nada da Aple e nem pretendo. Viu, Lola, seu blog não é frequentado só por "canhoto" eleitor do "09 dedos". Os votantes do Kim e da Tábata andam por aqui também. É a Lola contribuindo pra evolução da parte bocó da nossa sociedade. Como diria a Silvetty Montilla, é o que temos pra hoje.

avasconsil disse...

Apple. Faltou um P.

Anônimo disse...

Avaconsil

Só falta para fechar a tampa do vaso e dar descarga a criatura seguir Paulo Koko(também conhecido como Reginaldo do Pica pau) ou ser adepto da escola austríaca, é o tipo de ser que culpa o pobre pela pobreza, acha que uma pessoa que nasce na favela tem as mesmas oportunidades de quem nasce em bairro nobre e só não conquista porque não quer e por aí vai essa milonga mentirocratica, provavelmente trabalha em "investimentos" com cara de pirâmide financeira ou é coach que mente o tempo todo e dá risada de quem cai na lábia, porém ganha muito com gente otária. Pode também ser um pobre de direita com carro, casa parcelados, porém pensa que é milionário por de vez em quando apostar em bingo de aristocrata(bolsa de valores).

Jaime disse...

Estou muito triste pela situação do Brasil. 😟

Anônimo disse...

Engana-se muito, anon 18:44, Avasconsil e etc. Sou servidor público desde os 18 anos de idade, e sou AFRF há 09 anos. Nesse intervalo, trabalhei em 5 órgãos públicos em esferas diferentes de toda a Adm Pública, desde Judiciário até Executivo, onde estou hj e devo me aposentar aqui. Tudo por concurso público. E odeio a política, os políticos e as políticas públicas. São uma quadrilha muito mais organizada que o próprio crime organizado. Não servem pra nada, a não ser pra roubar o pobre povo. Sei do que estou falando, pois faço parte disso há 27 anos.

avasconsil disse...

A perfeição não é deste mundo, você deve ter ouvido falar desse ditado... Sua situação é melhor do que a minha. Na Receita Federal, os AFRFs (Auditores Fiscais da Receita Federal) são os equivalentes aos membros do Judiciário e do Ministério Público, e dos Professores nas Federais. São a elite dos órgãos ou instituições, aqueles que decidem tudo, e em função de quem tudo gira. Os melhores lugares no estacionamento do órgão, os melhores banheiros do lugar, as melhores cadeiras, tudo de melhor no lugar, enfim, são pra vocês, dados por vocês próprios. Eu entrei no serviço público em 2004, também aprovado em concurso público. Em 2006 mudei de cargo, um cargo melhor que o anterior, óbvio, também por aprovação em concurso. Não devo favor a ninguém. Mas sempre estive na categoria do "pessoal de apoio". Nunca estive na maçonaria dirigente do lugar. Como observador daqueles que estão acima, posso dizer que nem todo(a)s eles/elas são ruins. Acho até que os que andam na linha são maioria, embora os desalinhados são muitos sim, mais do que o desejável. Na classe política acontece algo semelhante. Mas, como são cargos eletivos, acho que nessa categoria de agente público, os desalinhados são mais numerosos do que entre os concursados. Mas mesmo entre eles não dá pra generalizar. E também não dá pra posar 100% de vítima, já que a população em geral é tão tolerante quanto eles/elas com a desonestidade, como a sonegação fiscal, p. ex. (e como racionalizam a desonestidade, entregando-se a todo tipo de desculpa...). Somos cocriadores da nossa realidade. O homem médio, a mulher média, a maioria, difusa, heterogênea, fragmentada, fraturada, é dela que surge nossa realidade. Por mais desagradável que ela seja. Afinal de contas, foi a maioria quem elegeu um Bolsonaro...